Anda di halaman 1dari 21

BALANO PATRIMONIAL

E DEMONSTRAO DO RESULTADO DO EXERCCIO

ANLISE DE BALANOS
CONCEITO uma arte por meio da qual so analisadas e interpretadas as principais demonstraes financeiras de uma entidade, visando fornecer informaes acerca do estado do seu Patrimnio. Pela anlise de Balanos possvel avaliar a situao econmica e a situao financeira de uma entidade. A anlise da situao econmica feita com base nos elementos que compem a Demonstrao do Resultado do Exerccio, pelo estudo e interpretao do resultado alcanado pela movimentao do Patrimnio. Essa anlise possibilita conhecer a rentabilidade obtida pelo Capital investido na entidade. Por sua vez, a anlise da situao financeira feita com base nos dados constantes do Balano Patrimonial. Ela permite conhecer o grau de endividamento, bem como a existncia ou no de solvncia suficiente para que a entidade possa cumprir seus compromissos de curto ou longo prazo.

Balano Patrimonial
CONCEITO Reflete a posio das contas patrimoniais em determinado momento, normalmente no fim do ano ou de um perodo prefixado.

Balano Patrimonial Ativo Bens Direitos


Lado esquerdo

Passivo Obrigaes Exigveis Patrimnio Lquido


Lado direito

FONTES E APLICAES DE RECURSOS


Aplicaes de Recursos Bens e Direitos Instrumentos de produo e comercializao. Fatores de produo. Fatores de comercializao.

Ativo

Externas

Passivo Circulante ______ e ______ Passivo exigvel a Longo Prazo Patrimnio Lquido

Capital de Terceiros

Fontes de Recursos

Internas

Capital dos Proprietrios

Resultados de Exerccios Futuros Origem = Aplicaes Ativo = Passivo + PL

GRUPOS DE CONTAS DO BALANO PATRIMONIAL Balano Patrimonial ATIVO


Ativo Circulante

PASSIVO
Passivo Circulante

Ativo Realizvel a Longo Prazo

Passivo Exigvel a Longo Prazo

Ativo Permanente Investimentos Imobilizado Diferido

Resultados de Exerccios Futuros

Patrimnio lquido

AT ATIVO TOTAL

PT PASSIVO TOTAL

ATIVO No ativo, as contas que representam os bens e os direitos devem ser dispostas na ordem decrescente do grau de liquidez dos elementos nelas registrados.

PASSIVO No Passivo, as contas que representam AS OBRIGAES obedecem ordem crescente dos graus de exigibilidades.No Passivo Circulante, so aquelas cujos vencimentos ocorrem durante o exerccio social seguinte; e no Passivo Exigvel a Longo Prazo, aquelas cujos vencimentos ocorrem aps o trmino do exerccio social seguinte.

Grupos de contas do Ativo Ativo Circulante O dinheiro (caixa ou banco), que o item mais lquido, agrupado com outros itens que so transformados em dinheiro, consumidos ou vendidos a curto prazo, ou seja, menos de um ano. Neste grupo so classificadas as contas que representam as Disponibilidades, os Direitos Realizveis a Curto Prazo e as Despesas do Exerccio Seguinte. Ativo Realizvel a Longo Prazo Os direitos a receber aps o encerramento do exerccio seguinte so considerados neste grupo. Neste item so classificados os emprstimos ou adiantamentos concedidos s sociedades coligadas ou controladas, a diretores, acionistas etc. Ativo Permanente So aqueles ativos que dificilmente sero vendidos, pois sua caracterstica bsica no se destinarem venda. Outra caracterstica que so itens usados por vrios anos (vida til longa) e sua reposio, ao contrrio do Circulante, lenta. No permanente encontram-se prdio, equipamentos, instalaes, mveis etc.

O Permanente subdivide-se em trs grupos: Investimentos: as participaes em outras sociedades e outras aplicaes de caractersticas permanente que no se destinam manuteno da atividade operacional da empresa, tais como: terrenos, obras de arte etc. Imobilizado: as aplicaes que tenham por objetivo bens destinados manuteno da atividade operacional da empresa, tais como: instalaes, veculos, marcas e patentes etc. Diferido: so as aplicaes de recursos em despesas, ou gastos, que contribuem para a obteno de receita ou para a formao do resultado de mais de um exerccio social, tais como: gastos pr-operacionais, pesquisa e desenvolvimento de produto etc.

Grupos de contas do Passivo


Passivo Circulante So as obrigaes com terceiros que normalmente so pagas dentro de um ano: contas a pagar, dvidas com fornecedores de mercadorias ou matrias-primas, imposto a recolher (para o governo), emprstimos bancrios com vencimento nos prximos 360 dias etc. Passivo Exigvel a Longo Prazo So as dvidas com terceiros que sero liquidadas com prazo superior a um ano: financiamentos, ttulos a pagar etc.

Resultado de Exerccios Futuros


So classificadas neste grupo as receitas de exerccios futuros recebidas ou faturadas antecipadamente, que no corram o risco de devoluo por parte da empresa, tais como aluguel recebido antecipadamente (com clusula de noreembolso). Patrimnio Lquido O PL representa os investimentos dos proprietrios mais o lucro acumulado, no decorrer dos anos, retido na empresa, ou seja, no distribudo. Alm desses itens, podem-se observar neste grupo de contas as reservas de capital, de reavaliao e de lucros.

REQUISITOS DO BALANO PATRIMONIAL

A Cabealho
B Corpo C Colunas comparativas

Denominao da empresa:____________________________
BALANO PATRIMONIAL ATIVO Ano Atual BENS DIREITOS D Reduo de dgitos Ano Anterior PASSIVO P. LQUIDO PASSIVO Ano Atual Ano Anterior

DRE
CONCEITO um relatrio contbil que evidencia a situao econmica da entidade. DEMONSTRAO DEDUTIVA um resumo ordenado das receitas e despesas da empresa em determinado perodo (12 meses). apresentada de forma dedutiva (vertical), ou seja, das receitas subtraem-se as despesas e, em seguida, indica-se o resultado (lucro ou prejuzo).

Receita ( - ) Despesa Lucro ou prejuzo sentido vertical (dedutivo)

DRE (simples)

DRE (completa)

Receita (-) Despesa Lucro ou Prejuzo

V E R T I C A L

V E R T I C A L

(-) Receita (-) Dedues (-) Custos do Perodo (-) Despesas (-) - - - - - - - - - - Lucro ou prejuzo

RECEITA: corresponde a venda de bens ou servios ou o resultado positivo dos investimentos realizados pela empresa.

DESPESA: todo sacrifcio realizado pela empresa no sentido de obter receita.

RECEITA OPERACIONAL BRUTA Neste item devero figurar os saldos das seguintes contas: Vendas de Mercadorias (empresas comerciais); Vendas de Produtos (empresas industriais);

Vendas de Servios ( empresas prestadoras de servios).

DESPESAS OPERACIONAIS So as despesas necessrias para vender os produtos, administrar a empresa e financiar as operaes. Enfim so todas as despesas que contribuem para a manuteno da atividade operacional da empresa.

Os principais grupos so: Despesas de vendas: abrangem desde a promoo at sua comercializao e distribuio. So despesas com o pessoal de venda, propaganda e publicidade etc. Despesas administrativas: so aquelas necessrias para administrar a empresa. Ex: aluguis de escritrios, materiais de escritrio, assinaturas de jornais etc. Despesas financeiras: so as remuneraes aos capitais de terceiros, tais como: juros pagos ou incorridos, descontos concedidos etc. RECEITA E DESPESA NO-OPERACIONAL As despesas e receitas no relacionadas diretamente com o objetivo do negcio da empresa so classificadas como No Operacionais. Normalmente, trata-se de ganhos ou perdas. Ganhos ou Perdas de Capital so os lucros ou prejuzos na venda de itens do ativo permanente: venda de um veculo, de mquinas e equipamentos, de aes, com lucro ou prejuzo.

REGIME DE COMPETNCIA
Este regime universalmente adotado, aceito e recomendado pela Teoria da Contabilidade. Evidencia o resultado da empresa de forma mais adequada e completa. As regras bsicas para a contabilidade pelo regime de competncia so: A receita ser contabilizada no perodo em que for gerada, independentemente do seu recebimento. A despesa ser contabilizada como tal perodo em que for consumida, incorrida, utilizada, independentemente do pagamento. O lucro ser apurado, portanto, considerando-se determinado perodo: toda a despesa gerada no perodo ser subtrada do total da receita, tambm gerada no mesmo perodo.

DEDUES
So ajustes realizados sobre a Receita Bruta para se apurar a Receita Lquida. Devolues: so mercadorias devolvidas por estarem em desacordo com o pedido. Abatimento: s vezes, a empresa vendedora, na tentativa de evitar devoluo, prope um abatimento no preo, um desconto, para compensar o prejuzo ao comprador.

CUSTO DAS VENDAS Pode ser especificado por setor da economia: para empresas industriais o custo das vendas denominado Custo do Produto Vendido (CPV); para empresas comerciais o custo das vendas denominado Custo das Mercadorias Vendidas (CMV);

para empresas prestadoras de servios o custo das vendas denominado Custo dos Servios Prestados (CSP).

PARTICIPAES NO LUCRO
Debntures Empregados e administradores Partes beneficirias Doaes

Balano Patrimonial
R$ milhes 31/3/2006 31/12/2006 31/3/2007 Ativo Circulante Realizvel a longo prazo Permanente Total 13.715 4.551 41.917 60.183 27.169 6.627 89.150 122.946 26.340 5.629 93.435 125.404

Passivo Circulante Exigvel a longo prazo Outros Patrimnio lquido 10.078 16.292 2.085 31.727 16.644 61.198 6.008 39.096 16.391 60.082 4.739 44.192

Capital social
Reservas Total

19.492
12.235 60.183

19.492
19.604 122.946

19.492
24.700 125.404

Demonstrao do Resultado
R$ milhes 1T06 Receita operacional bruta Impostos Receita operacional lquida Custo dos produtos vendidos Lucro bruto Margem bruta (%) Despesas operacionais Vendas Administrativas Pesquisa e desenvolvimento Outras despesas operacionais, lquidas Lucro operacional antes do resultado financeiro e de participaes societrias 8.281 (316) 7.965 (3.944) 4.021 50,5% (781) (105) (331) (156) (189) 3.240 4T06 16.692 (370) 16.322 (7.524) 8.798 53,9% (1.718) (121) (481) (375) (741) 7.080 1T07 16.629 (380) 16.249 (7.247) 9.003 55,4% (923) (57) (545) (239) (82) 8.080

Resultado de participaes societrias

16

(144)

(253)

Equivalncia patrimonial
Amortizao de gio Outras Resultado financeiro lquido Despesas financeiras Receitas financeiras Variaes monetrias

77
(38) (22) (259) (527) 108 160

118
(262) (771) (1.426) 410 245

35
(263) (25) (208) (1.404) 291 905

Lucro operacional Resultado no operacional


Lucro antes do Imposto de Renda e Contribuio Social IR e contribuio Social Participaes minoritrias Lucro lquido

2.997 19
3.016 (585) (247) 2.184

6.165 (1.006)
5.159 (1.420) (371) 3.368

7.619 7.619 (2.075) (449) 5.095

BIBLIOGRAFIA IUDCIBUS, Srgio de. Anlise de balanos. 7. ed. So Paulo: Atlas, 1998. MARION, Jos Carlos. Contabilidade Bsica. 8. ed. So Paulo: Atlas, 2006. RIBEIRO, Osni Moura. Estrutura e Anlise de Balanos. 6. ed. So Paulo: Saraiva, 1999. S, Antonio Lopes de. Teoria da Contabilidade. 2. ed. So Paulo: Atlas, 1999. SAVYTZKY, Taras. Manual de Anlise de Balanos. 1.ed. Curitiba: Sigma, 1985. WALTER, Milton Augusto. Introduo Anlise de Balanos: de acordo com a nova Lei das Sociedades Annimas, Lei n. 6.404, de 15 de dezembro de1976. 1. ed. So Paulo: Saraiva, 1978.

www.cvrd.com.br/

Anda mungkin juga menyukai