Anda di halaman 1dari 19

PRIMEIROS PASSOS O curso Introduo para este produto no um stand-alonedescription.

. uma parte do manual e pode ser chamado atravs de "Primeiros Passos".

First Steps

Primeiros Passos
Introduo
Este captulo "Primeiros Passos" destina-se como um incio para recm-chegados ao CFC que desejam conhecer o pacote rapidamente. O exemplo dividido em vrias tarefas e guias passo-a-passo de configurao para a criao de um grfico (chart) com Quadro I / O e blocos em CFC.

Nota: Voc vai encontrar um exemplo pronto no SIMATIC Manager da seguinte forma: File > Open... > Sample projects" tab > ZDt04_01_CFC (German). (English: ZEn..., French: ZFr..., Spanish: ZEs..., Italian: ZIt...)

Neste exemplo, assume-se que o CFC ser usado no ambiente STEP7. Isto significa que o pacote padro STEP7, SCL, e CFC esto instalados. O PLC usado o S7-300 ou o S7-400. Voc pode criar o exemplo do projeto "CFCEXA_2" descrita abaixo com o SIMATIC Manager.

First Steps - CFC for S7 A5E00198892-01

First Steps

Criando - Controle de malha em um processo simulado


Criando o Projeto
Esta seo descreve as etapas envolvidas na criao de um projeto com os comandos de menu do SIMATIC Manager. Voc pode configurar o hardware com HW Config (isso pode ser feito mais tarde, mas deve ser feito antes de baixar para a CPU). Este exemplo restrito para o programa S7: Na barra de ferramentas, selecione ou File> New .... Na caixa de dilogo "New Project", digite o nome do projeto "CFCEXA_2" e inseri-lo com "OK". Com a pasta do projeto selecionada, clique no comando de menu Insert > Program > S7 Program. O programa S7 criado no "Component View" com uma pasta de arquivos de origem, pasta de bloco, e tabela de smbolos. Com a pasta Programa S7 selecionado, clique no menu de comando Insert > S7 Software > Chart Folder. A pasta chart criada. Com a pasta de grfico selecionado, clique no comando de menu Insert > S7 Software > CFC. Um chart "CFC (1)" criado; D a este o nome de "Control". Clique duas vezes no grfico CFC para abri-lo. Todos os requisitos para trabalhar com o editor CFC j foram satisfeitos.

First Steps - CFC for S7 A5E00198892-01

First Steps

Criando a Chart
Aim
Agora voc ir criar um controlador com simulao de processos em que o processo simulado por um valor mdio de deslizamento. Voc vai usar dois blocos para isto, SAMP_AVE, e CONT_C. O bloco SAMP_AVE forma o valor mdio de um nmero de valores de entrada e o CONT_C um controlador PID que controla este valor varivel mdio.

Inserindo os Blocos

Abra o catlogo

se no estiver aberto (default).

No catlogo, clique no boto das bibliotecas. Aqui voc pode abrir a CFC Library. Esta uma coleo de bibliotecas de blocos. Agora, abra a pasta ELEM_300. Trata-se de uma biblioteca de blocos adequadas para a CPU S7-3xx. Se voc estiver usando a CPU S7-4xx, abra a pasta ELEM_400. Voc pode arrastar os blocos a partir da lista que aparece na chart. Clique CONT_C, segure o boto do mouse e arraste o bloco para o grfico. Posicionndo-o no canto superior direito na folha 1. Em seguida, pegue o bloco SAMP_AVE e posicione-o na esquerda, ao lado do bloco CONT_C. D um duplo clique em uma posio livre perto dos dois blocos para mudar para a vista de folha (ou, no clique barra de ferramentas ).

First Steps - CFC for S7 A5E00198892-01

First Steps

Na sheet view, voc pode ver os blocos como objetos grficos com um cabealho e vrios I/Os no corpo. Os I/Os (entradas esquerda, sadas direita) so exibidos como campos com o nome de I/O e no "grande display" o tipo de dados. Com Options > Customize > Block/Sheet Bar Width......, voc pode definir a largura do bloco "Estreito" (Narrow) ou "Largo (Wide). Se "Narrow" definido (padro), os blocos so exibidos mais estreito e sem o tipo de dados que est sendo mostrado.

Interligando os Blocks
Agora interligue os blocos da seguinte forma: No bloco SAMP_AVE, clique na sada OUT e clique na entrada PV_IN no bloco CONT_C. No bloco CONT_C, clique na sada LMN, e em seguida, clique na entrada IN do bloco SAMP_AVE.

Como alternativa, voc tambm pode arrastar uma sada do bloco para a entrada com o qual voc deseja conect-lo usando o mouse. Os dois blocos foram interligados.

Mudando a Aparncia dos Blocos.


Os blocos so exibidos no grfico com todos os seus I/Os (entradas e sadas), como ditado pelo tipo de bloco. No nosso exemplo, no entanto, que no necessitam de todos os I/Os e para fazer a exibio mais simples, podemos fazer os I/Os desnecessrios ficarem invisveis no grfico. No mesmo dilogo, vamos tambm mudar os nomes dos blocos. Clique duas vezes no cabealho do bloco do bloco CONT_C: A caixa de dilogo "Properties" aberta para este bloco. O nome ("1") j est selecionado e voc pode digitar o novo nome "Contr" imediatamente. Agora selecione a guia "Inputs/Outputs". Usando a barra de rolagem horizontal, v para a direita at que o "Not displayed" coluna aparece. Clique na clula primeira seleo, mantenha o boto do mouse pressionado e arraste o ponteiro do mouse verticalmente para o final da coluna: A coluna inteira est selecionada. Com o ponteiro do mouse na rea selecionada, clique no boto direito do mouse e selecione o comando "Set" no menu.

Todos I/Os desconectados so definidas como " Not displayed ". Alguns I/Os, no entanto, podem ser necessrios mais tarde, no modo de teste com valores de entrada. Vamos fazer estes visveis novamente. Na coluna " Not displayed ", clique nas caixas de verificao da seguinte forma: MAN_ON SP_INT MAN GAIN TN TV DEADB_W.

First Steps - CFC for S7 A5E00198892-01

First Steps

Definindo parmetros para os I/Os e selecionando-os para testar

Na guia "Inputs/Outputs", v para a coluna "Watched" e definir todas os I/os visveis incluindo a sada interligada LMN. Na coluna "Valor", digite "20" para SP_INT (este o ajuste padro para o controlador). Feche as propriedades do objeto, clicando em "OK".

Voc tambm pode definir os parmetros diretamente para um I/O indivdual: Clique duas vezes no bloco de entrada MAN_ON do controlador. Na caixa "Value", altere o "1" para "0". Isso desativa o "Manual Mode", que iria interromper o ciclo de controle. Feche a caixa de dilogo, clicando em "OK". Siga o mesmo procedimento com o bloco SAMP_AVE (usando a caixa de dilogo Properties dos I/Os indivduais ou na caixa de dilogo Properties do bloco, como descrito abaixo). Clique duas vezes no cabealho do bloco SAMP_AVE. Nome este bloco "Process". Na guia "Inputs/Outputs", defina a entrada N na coluna "Watched" (se j no estiver definido).

Na coluna "Value", digite o valor "30" para N. (Este o nmero de valores de entrada a ser utilizado para o valor mdio.) Feche a caixa de dilogo, clicando em "OK". Os blocos esto interligados e tm os parmetros necessrios para o nosso processo de simulao.

First Steps - CFC for S7 A5E00198892-01

First Steps

Compilando e Descarregando a Chart


O prximo passo compilar o grfico como um programa.

Selecione o boto na barra de ferramentas seguinte CFC ou Chart > Compile > Charts as Program.... Na caixa de dilogo que aparece, defina "Compile: Entire program". Complete a caixa de dilogo com "OK". A Compilao iniciada e o progresso exibido em uma caixa de dilogo. Confirme a mensagem final com os S7 logs com "Close" (voc pode ignorar o aviso exibido).

Nota: O prximo passo s possvel se voc tiver configurado e conectado a CPU do tipo S7-3xx ou S7-4xx ao seu PC. A definio da chave na CPU deve ser: RUN-P.

Para baixar o programa para a CPU, selecione o boto ou PLC> Download .... Na caixa de dilogo, selecione o tipo de download (isso j est definido: "Entire program"). Antes de baixar o programa, a CPU ir para STOP (depois de um aviso que voc dever responder com "Yes") e todos os blocos j existentes no CPU so excludos. O download exibido em uma caixa de dilogo. Depois de baixar os programas com sucesso (with no erros), uma mensagem exibida para mostrar que o download foi concludo e perguntando se voc deseja reiniciar a CPU. Se voc responder "Yes", voc pode voltar a CPU para o modo "RUN". A CPU muda para o modo de execuo "RUN". O programa carregado e pode agora ser testado.

First Steps - CFC for S7 A5E00198892-01

First Steps

Testando o Programa
No modo de teste, voc pode monitorar os valores dos blocos de I/Os e alterar os valores das entradas do bloco. Os valores registrados para o teste so mostradas em um fundo amarelo. Se voc alterar alguns dos parmetros, voc pode monitorar a resposta do controlador, por exemplo, como o valor se aproxima do valor nominal manipulados e se instala.

Mudando para o Modo de Teste


Antes de mudar para o modo de teste, altere o modo de "Process Mode" para "Laboratory Mode" ("Test > Laboratory Mode"). Isto significa que todos os blocos I/Os so ativados automaticamente para "Watching". Nota: No "Process Mode", a configurao padro no I/O registrados para assistir (watching). Neste modo de teste, voc teria que selecionar os blocos relevantes e registr-los explicitamente para assistir (clicando ).

Ativando o Modo de Teste:

Clique em

ou selecione Debug > Test Mode.

Alterando Valores Online


Voc pode definir um ponto de ajuste diferente (setpoint) para o exemplo, como segue: No controlador, clique duas vezes na entrada SP_INT e defina um valor diferente (<100) como a referncia interna na caixa de dilogo que se segue. Clique em "Apply" para que o valor seja aceito e a caixa de dilogo permanece aberto para novas mudanas.

Depois de ter feito algumas mudanas e observado a resposta do controlador, feche a caixa de dilogo com "OK". possvel, por exemplo, influenciar a velocidade de resposta para as entradas do bloco: GAIN TN TV (ganho Proporcional, (tempo de Reset, (tempo da Derivada, determina o controle de ganho P ) determina a ao I ) determina a ao D )

Se alterar "GAIN" para um valor mais baixo e "TN" para um tempo mais longo, a resposta dinmica do controlador alterada e a resposta de controle do exemplo mais "lenta". Com a entrada do bloco MAN_ON, voc pode interromper o circuito de controle e passar a "Modo Manual" (= 1). O valor manipulado (por outras palavras, o valor na sada LMN) ento definida pelo valor da entrada MAN.

First Steps - CFC for S7 A5E00198892-01

First Steps

O Resultado
Nesta parte do exemplo, voc j conhece os aspectos fundamentais de configurao no CFC. Voc criou um projeto com o SIMATIC Manager, criou um grfico CFC, e inseriu blocos a partir de uma biblioteca. Voc interligou os blocos e setou os parmetros. Voc criou um programa executvel e o transferiu para a CPU. No modo de teste, voc foi capaz de controlar e modificar a resposta dinmica da malha de controle.

First Steps - CFC for S7 A5E00198892-01

First Steps

Fazendo mudanas na Chart


Vamos agora sair do modo de teste.

Voc muda para o modo de edio clicando no boto

Alterar as propriedades em tempo de Execuo (Run-Time Properties)


Introduo
Os blocos de um grfico de ter determinadas propriedades de tempo de execuo. Estas propriedades em tempo de execuo determinam quando e em que ordem os blocos so executados na CPU. Para estruturar a sua execuo, os blocos so instalados em OBs. Neste exemplo, o padro de instalao dos blocos na OB35 (cclico interrupo de 100 ms) e porque eles tambm esto envolvidos em um reincio, eles esto instalados em OB100 (warm restart). De modo que voc no precisa se preocupar com a sequncia de execuo de cada bloco, o CFC instala os blocos, um aps o outro, aps um determinado bloco. Este bloco tambm o "Predecessor para a instalao" para blocos instalados posteriormente. Na barra de status CFC (no canto inferior direito da janela), voc pode ver que o bloco atualmente o "Predecessor for Installation". Quando voc cria um grfico de CFC, um grupo de tempo de execuo criado automaticamente e tem o mesmo nome do grfico (chart). Pode-se atribuir ao grupo de atributos em tempo de execuo que decidir a velocidade de varrimento do ciclo de OB e o desvio de fase com a qual os blocos so executados.

Alterando as Propriedades de Run-Time


Voc quer que os blocos sejam executadas em uma seqncia diferente. Com o modo de teste desativado, voc deve chamar o editor de run-time com a seqncia de execuo.

Clique no boto na barra de ferramentas ou selecione Edit > Run Sequence.... Uma nova janela aberta mostrando todos os OBs. Objectos que j foram instaladas no OB100 e OB35 e como pode ser visto pelo + dentro de uma caixa na frente do cone OB.

Selecionar OB35 e o grupo de tempo de execuo "Ctrl" que ele contm. Os blocos so exibidos na janela do lado direito detalhadamente. Nota: O grupo de tempo de execuo foi criado automaticamente quando voc criou o grfico.

Mantenha o ponteiro do mouse sobre o grupo de tempo de execuo e selecione as Object Properties... comando de menu com o boto direito do mouse. Uma caixa de dilogo exibida.

First Steps - CFC for S7 A5E00198892-01

10

First Steps

Faa as seguintes entradas na caixa de dilogo:


Name: Comment Scan rate Phase offset Optimizing the Run Sequence Active Ctrl U8_PV0 8 0 (default retained) (default retained) (default retained) (default retained)

Entre suas configuraes com "OK".

Com a configurao que voc fez para a taxa de varredura (scan rate), os blocos so agora executada cada oito ciclos de interrupo, em outras palavras, como o ciclo bsico para o OB35 de 100 ms eles sero executados cada 800ms. O deslocamento de fase pode ser usado para conseguir uma melhor distribuio de carga sobre o CPU quando tem blocos em vrios grupos de tempo de execuo. Uma vez que isto no relevante para este exemplo, o padro de "0" continua, em outras palavras, no h fase de deslocamento .. A opo "Optimize Run Sequence" opo determina se o grupo em tempo de execuo est includa em uma corrida de otimizao que deve ser iniciado de forma explcita (ver Seo 3.7.4 no Manual CFC para S7). Com a opo de "active", o grupo de tempo de execuo ativada ou desativada para o processamento na CPU.

Copiando Blocos na Chart


Como um exerccio prtico, agora voc vai copiar o contedo da folha 1 para a folha 2 e continuar a editar l. Quando voc copia blocos interligados as interconexes so mantidas. Mude run time para a edio da chart. Para fazer isso, clique em qualquer ponto da janela de grfico (CFCEXA_2 \ S7 Program (1) \ ... \ \ Control)

ou clique

novamente e mude para a viso geral clicando

Na folha 1, segure o boto esquerdo do mouse e desenhe um lao em torno dos blocos interligados. Os blocos esto agora selecionados (azul) Permanea na seleo com o ponteiro do mouse, segure a tecla Ctrl e arraste os blocos para folha de 2 (abaixo da folha 1). Selecione a opo "Contr1" bloco, copie e insira-o na mesma folha novamente. O bloco chamado de "Contr2".

First Steps - CFC for S7 A5E00198892-01

11

First Steps

Alterando a Interconexo
Clique na linha de conexo ou na sada LMN do "Contr1" e pressione a tecla "Del". A conexo com a entrada IN de "Process1" apagada. Clique LMN de "Contr1" e, em seguida, SP_INT de "Contr2". (Mais tarde, voc vai aprender um mtodo mais elegante de "religao", sem excluir e interligando novamente). Clique LMN de "Contr2" e depois IN do "Process1". Clique em OUT de "Process1" e depois PV_IN de "Contr2".

Com os blocos posicionados como se mostra, a interligao exibida desta forma:

First Steps - CFC for S7 A5E00198892-01

12

First Steps

Compilando, Descarregando e Testando as Mudanas


O grfico deve ser compilado novamente e depois transferido para a CPU.

Selecione o boto na barra de ferramentas. Na caixa de dilogo, defina a opo " Compile: Changes only " e clique em "OK". A compilao iniciada, confirme a mensagem com "Close".

Para baixar o programa, selecione o boto . Na caixa de dilogo, defina " Download: Changes only " e confirme com "OK". Quando voc baixar as alteraes (ao contrrio de quando se baixa todo o programa) a CPU no precisa ir para STOP. Cuidado! Se voc est trabalhando com um projeto real, certifique-se que voc est familiarizado com as informaes em " Reasons for STOP when Downloading Changes Online " na ajuda on-line. (Help > Contents, "Index" Tab: Digite " Reasons for " e clique no boto "Display") Aps o download, voc pode voltar para o modo de teste e testar o programa modificado.

O Resultado
Nesta parte, voc aprendeu que os blocos do grfico CFC tm certas propriedades em tempo de execuo da CPU e que voc pode modific-los. Voc tambm viu que subestruturas conhecidos como grupos de tempo de execuo so utilizados na sequncia de execuo e quais atributos voc pode atribuir a eles. Voc copiou blocos dentro de uma carta e viu que as interconexes entre os blocos so mantidos. Voc modificou interconexes e mais uma vez criou um programa executvel. Voc j viu a diferena entre baixar todo o programa e baixar apenas as alteraes feitas.

First Steps - CFC for S7 A5E00198892-01

13

First Steps

Criando Chart de I/Os e Chart-in-Chart


Nesta seo, voc ir criar chart de I/Os para um chart de CFC e inserir este grfico em uma chart CFC diferente.

Criando uma Chart com Chart I/Os


O grfico de I / O de um grfico pode ser utilizado para "encapsular" tabelas de CFC para uma utilizao posterior. Quando voc criar o grfico I / Os, voc pode especificar qual bloco I / Os so relevantes para a interligao com outros grficos ou blocos que devem ser aplicadas ao chart I/Os.

Preparativos

Criar um novo grfico clicando na barra de ferramentas. Na caixa de dilogo, digite o nome do objeto: "Sim_reg" e confirme com "OK". O novo grfico exibido.

Ao clicar na barra de ferramentas, o grfico "Sim_reg" e o grfico "Control" so exibidos um ao lado do outro.

Ajuste a tela de viso geral para ambos os grficos clicando em

Copie os blocos da folha 1 do grfico "Control" para a folha 1 do grfico "Sim_reg" da mesma forma como fez quando copiar blocos dentro de um grfico. Feche o grfico "Control" e mude para a vista da folha (folha 1) do quadro "Sim_reg".

Abra o bloco de catlogo no catlogo clicando no boto bloco da famlia MULTIPLX.

e em seguida, no

Arraste o bloco SEL_R para a folha 1 e nomeie-o como "Switch" (na caixa de dilogo Properties).

Para incluir o bloco "Switch" no nosso exemplo, voc deve agora "religar" uma interligao existente; Em outras palavras voc modifica uma interconexo sem apagar o existente. No bloco "Contr", selecione a entrada PV_IN, segure o boto do mouse e arraste o I/O para o "Switch" IN1. A sada OUT do "Process" est agora ligado a IN1 de "Switch".

Como alternativa, voc tambm pode excluir a conexo existente e criar novas interconexes. A sada do "Switch" tem agora de ser ligada entrada para a varivel de processo de "Contr". Conectar OUT de "Switch" com PV_IN de "Contr". O "Switch" agora alterna, dependendo do valor da entrada K, o valor da entrada IN0 (K = 1) ou IN1 (K = 0) para a sada OUT. Em um projeto real, isso lhe permitiria passar entre uma simulao de processo (IN1) e um processo real (valor do processo do processo ligado IN0).

First Steps - CFC for S7 A5E00198892-01

14

First Steps

Criando Chart I/Os para uma Chart


Agora voc cria o grfico I/Os para o grfico. Estes so ento ligados aos blocos

seleccionados de I/Os.

Clique no boto na barra de ferramentas ou selecione View > Chart I/Os. A caixa de dilogo para edio grfico I/Os aberto e "encaixado" na parte superior da janela do grfico. Na janela do lado esquerdo, clique no cone Block das entradas IN. As entradas do bloco so exibidos na janela do lado direito (atualmente vazio). No campo de trabalho do grfico, selecione MAN_ON no bloco I/O em "Contr" e arraste o I/O para a janela direita do grfico I/O para o "Name". O I/O ento, entrou

com todas as suas propriedades.

Siga o mesmo procedimento com todas as entradas adicionais no-interligadas (ver tabela). Mudar o nome de I/O K do bloco "Switch" no grfico I/Os clicando duas vezes no campo "Name" da caixa. Digite SIM aqui. Em vez de IN0, digite PV (valor de processo). Na janela esquerda do grfico I/Os, clique no cone do bloco das sadas OUT. Selecione a sada LMN no "Contr", mantenha pressionada a tecla Ctrl e arraste o I/O para a janela direita do grfico I/O para o campo "Name".

O grfico I/Os deve estar da seguinte forma:

A barra de folha exibe os nomes de I/O e comentrios, I/O tipo e tipo de dados aplicada ao grfico I/Os. Voc j criou todo o grfico I/Os para o grfico.

Agora voc pode fechar a janela do grfico I/Os clicando em "arrumar" o grfico para que fique mais claro de ler.

novamente e pode

Mova os blocos no grfico de modo que, as linhas de conexo cruzem com outras linhas o menos possvel. Um arranjo possvel mostrado abaixo.

First Steps - CFC for S7 A5E00198892-01

15

First Steps

First Steps - CFC for S7 A5E00198892-01

16

First Steps

Inserindo uma Chart em outra Chart


O grfico "Sim_reg" criado na etapa de configurao anterior com o grfico I/Os sero inseridos em outro grfico. Criar a nova tabela da seguinte forma:

Clique no boto na barra de ferramentas. Na caixa de dilogo, digite "Top Chart" em Object Name: e confirme com "OK". O novo grfico exibido.

Abra o "Charts" catlogo clicando no boto . Em uma hierarquia de rvore que voc vai ver as charts "Top Chart", "Control" e "Sim_reg". Nota: Se o catlogo contm apenas a mensagem "!"! (no hierarchy folder exists) ento voc deve definir a opo "Display catalog with plant hierarchy" em Options Customize > Display... na caixa de dilogo. Desde que o projeto foi criado sem hierarquia da planta, esta opo deve ser desativada (clique na caixa de seleo: marca de seleo removida). ", > a a

Selecione a chart "Sim_reg" e arraste-a para a rea de trabalho de "Top Chart". A chart original copiada. Mude para a vista de folha. A chart com a chart I/Os aparece como um bloco e pode ser reconhecido como um chart pelo seu cone:

De modo que voc pode ver que esta uma cpia do grfico criado anteriormente, abra-o selecionando-o e, em seguida, selecionar o comando Open com o boto direito do mouse. Na barra de ttulo, voc vai reconhecer que este um "grfico aninhado" (nested chart) pelo caminho: ... \ \ Top Chart Sim_reg \. No catlogo das charts, um + exibido na frente do "Top Chart". Clicando na caixa (ou duplo clique no cone do chart), voc pode abrir a rvore e a hierarquia da carta tornase visvel: O "Sim_reg" chart exibido neste ramo como um grfico ativo (cone da pasta aberta) . Para voltar a chart de cima, voc pode selecionar "Open Parent Chart" com o boto direito do mouse ou selecione o caminho para o "Top Chart" no menu "Window".

O Resultado
Nesta parte, voc aprendeu como editar um chart para que ele tenha uma chart I/Os que lhe permitem ser interligado a outro bloco de I/Os e para ser usado sempre que necessrio. Voc viu como um grfico pode ser inserido como um bloco com a tcnica de grfico em grfico. Viu que, em contraste com o bloco, o grfico inserido pode ser aberto e modificado. Com a tcnica de grfico em grfico, voc pode criar grficos aninhados e, portanto, criar uma estrutura de acordo com os aspectos tecnolgicos, com maior clareza.

First Steps - CFC for S7 A5E00198892-01

17

First Steps

Criando um Block Type


Normalmente, a toda a pasta da chart contendo o chart aberta compilada. Isso produz um programa que pode ser baixado para um CPU. Voc pode, no entanto, tambm compilar um nico grfico e criar um tipo de bloco a partir dele. Este , ento, colocado na biblioteca de blocos ou no programa S7 de modo que ele pode ser usado de novo.

Compilando uma Chart como um Block Type


Voc ir agora compilar a chart original "Sim_reg" como um tipo de bloco. Feche todos os grficos (Window > Close All). Certifique-se de abrir a chart original "Sim_reg" que est localizado no mesmo nvel hierrquico que o grficos "Top Chart" e "Control". Selecione o chart "Sim_reg" no "Charts" catlogo e abra-o com "Open" com o boto direito do mouse. Selecione Chart > Compile > Chart as Block. Aparecer uma caixa de dilogo na qual voc pode inserir informaes adicionais. Em "Properties Block Tipe", digite o seguinte:
FB number: Symbolic name: Name (header): Family: Author: Version (Header): 110 REG_1 REG_1 CONTROL TEST 0.1

and confirm with "OK". A compilao iniciada e o progresso indicado em uma caixa de dilogo. Aps a compilao terminar com sucesso, o bloco "FB110" est na pasta de blocos e o nome do smbolo "REG_1 inserido na tabela de smbolos.

First Steps - CFC for S7 A5E00198892-01

18

First Steps

Testando o Bloco
O passo seguinte o de criar um novo grfico e inserir o bloco REG_1 nele. Criar um novo chart "Teste". Pressione a tecla "F5" (ou View > Update) para que CFC leia as alteraes na tabela de smbolos e a pasta bloco. Abra o programa S7 no catlogo dos blocos. Aqui, voc vai ver o novo tipo de bloco REG_1. Inserir o REG_1 no chart "Test" grfico arrastando-o com o mouse e mudar para a sheet view. Voc vai ver o bloco de I/Os que voc criou como um chart de I/Os. O EN e ENO I/Os so adicionados pelo sistema (de modo que o bloco pode ser ativado e desativado). Estas I/Os so invisveis (padro). Se voc desejar exibir estes I/Os bem, voc deve torn-los visveis nas propriedades do objeto, na guia "Inputs/Outputs". Compilar as charts como um programa nico e fazer o download do programa para a

CPU. Clique . Voc recebe uma mensagem que o programa foi alterado e deve primeiro ser compilado. Responda a pergunta " Do you want to compile now and then download?" com "Yes". Voc ver uma caixa de dilogo com as guias "Compile Charts as Program" e "Download S7".

Selecione "Scope: Changes" em ambas as abas e start com "OK".

Em seguida, mudar para o modo de teste bloco.

para watch e mudar os I/Os do

Com a entrada SIM, voc pode alternar entre a simulao interna (= 0) e o valor processo externo (de entrada PV) (= 1).

Comentrios Finais
Neste breve exemplo, voc conheceu algumas das possibilidades disponveis no CFC. Os exerccios ilustraram de forma simples e conveniente que voc pode criar um programa para uma tarefa de automao, que podem ento ser executado na CPU. Depois de ter trabalhado com este exemplo, voc vai saber CFC o suficiente para comear a lidar com tarefas mais complexas. Os captulos seguintes e com a ajuda on-line abrangente de CFC ir lhe fornecer mais informaes.

First Steps - CFC for S7 A5E00198892-01

19

Anda mungkin juga menyukai