Anda di halaman 1dari 5

Atos Administrativos

Fonte: http://www.advogador.com/2013/02/atos-administrativos-resumo-para.html Quando estudamos o ato administrativo devemos, em um primeiro momento, diferenciar o ato administrativo lato senso do ato administrativo stricto senso. 1. Ato Administrativo lato senso: toda manifestao de vontade no exerccio da funo administrativa mediante comandos bilaterais (e.g. contratos administrativos) ou unilaterais (e.g. Decretos), abstratos ou concretos, para viabilizar a aplicao da lei diante do caso concreto. 2. Ato Administrativo stricto senso: toda manifestao de vontade no exerccio da funo administrativa, mediante comandos unilaterais e concretos expedidos para viabilizar a aplicao da lei. Celso Antnio Bandeira de Mello define o ato administrativo nos seguintes termos: Declarao do Estado (ou de quem lhe faa as vezes como, por exemplo, um concessionrio de servio pblico), no exerccio das prerrogativas pblicas, manifestada mediante providncias jurdicas complementares da lei a ttulo de lhe dar cumprimento, e sujeitas a controle de legitimidade por rgo jurisdicional (MELLO, Celso Antnio Bandeira de. Curso de Direito Administrativo. 26 ed. So Paulo: Malheiros, 2008, p. 380) Ainda quanto ao conceito, Maria Sylvia Zanella Di Pietro ensina o seguinte: (...) pode-se definir o ato administrativo como a declarao do Estado ou de quem o represente, que produz efeitos jurdicos imediatos, com observncia da lei, sob regime jurdico de direito pblico e sujeita a controle do Poder judicirio (PIETRO, Maria Sylvia Zanella Di. Direito Administrativo. 21 Ed. So Paulo: editora Atlas. 2008, p. 185) O ato administrativo pode ser entendido a partir de 3 ticas: 1. Sob a tica das Funes Estatais: a. Funo legislativa: o ato jurdico tpico a lei; b. Funo jurisdicional: o ato jurdico tpico o ato processual; c. Funo administrativa: o ato jurdico tpico o ato administrativo. 2. Sob a tica de Renato Alessi a. Compreenso cinematogrfica: o estudo da funo administrativa, ou seja, um estudo dinmico, motivo pelo qual a ideia equipara-se a um filme que no para no tempo; b. Compreenso fotogrfica: o estudo do ato administrativo por meio da Teoria do Ato Administrativo, razo pelo qual a ideia equipara-se a uma fotografia que esttica. Sobre o tema, Alexandre Mazza esclarece:

So dois enfoques distintos que se complementam. Exemplificamos com institutos de Direito Administrativo. O Estudo da funo administrativa e do servio pblico revela uma compreenso do ramo visto na perspectiva dinmica do agir administrativo; enquanto a teoria do ato administrativo favorece uma anlise esttica de manifestaes pontuais da Administrao Pblica (MAZZA, Alexandre. Manual de Direito Administrativo. 2 ed. So Paulo: Saraiva. 2012, p. 180)

3. Sob a tica dos ramos do Direito Cada ramo do Direito possui um ato jurdico tpico . Por exemplo, o ato jurdico tpico do Direito Tributrio o tributo, ao passo que o ato jurdico tpico do Direito Administrativo o ato administrativo.

Natureza Jurdica do Ato Administrativo


O ato administrativo , sem dvida alguma, um ato jurdico, razo pela qual, em um primeiro momento, muitos doutrinadores utilizaram o conceito de ato e fato jurdico do Direito Civil. Neste contexto, seria ato jurdico aquele que decorre da manifestao de vontade e gera efeitos jurdicos, ao passo que seria fato jurdico aquele que no decorre da manifestao de vontade, embora gere efeitos no mundo jurdico. A diferena entre ato e fato jurdico, ento, estava na voluntariedade presente apenas no ato jurdico. O grande problema foi que Celso Antnio Bandeira de Mello encontrou um ato administrativo involuntrio, qual seja o ato administrativo praticado por mquinas (e.g. semforos). Para este brilhante doutrinador, o que caracteriza o ato administrativo, ento, no a voluntariedade, mas sim o contedo prescritivo que pode ser permitir, obrigar ou proibir (so tambm chamados de modais denticos). Da mesma forma, a existncia, validade e eficcia do ato administrativo no pode acompanhar o raciocnio da escada ponteana. Sobre o tema ato jurdico e escada ponteana, leia Resumo de Negcio Jurdico. No plano da Existncia, validade e eficcia, a metfora da escada ponteana no pode ser usada para atos administrativos, uma vez que possvel encontrar atos administrativos existentes, invlidos, porm, eficazes, ou seja, h autonomia entre os planos e no dependncia.

Existncia, validade e eficcia do ato administrativo


Como j foi dito anteriormente, a metfora a escada ponteana no pode ser aplicada para atos administrativos, pois possvel encontrar atos administrativos existentes, invlidos, mas eficazes. De forma introdutria, pode-se dizer que o plano da existncia relaciona-se ao cumprimento do ciclo de formao (aqui, o ato administrativo ato perfeito), o plano da validade tem relao com os requisitos do ato administrativo (competncia, finalidade, forma, motivo e objeto) e o plano da eficcia vincula-se a aptido do ato para produzir efeitos jurdicos.

Plano da existncia So elementos da existncia o contedo e a forma, ao passo que os pressupostos de existncia so o objeto e a pratica do ato no exerccio da funo administrativa. 1. Contedo: a necessria constatao de conduta decorrente do ato (e.g. multa no preenchida pela autoridade um ato inexistente, decreto que probe a morte, etc.); 2. Forma: a exteriorizao do contedo; 3. Objeto: o bem ou pessoa a que o ato administrativo se refere (e.g. demisso de servidor pblico j falecido um ato administrativo inexistente); 4. Prtica do ato no exerccio da funo administrativa: Ato praticado por no servidor pblico (usurpao de funo) tido, tambm, como inexistente.

Plano da Validade Para ser vlido, o ato administrativo tem que ser existente, e ainda, estar em perfeita sintonia (compatibilidade) com o ordenamento jurdico. O art. 2 da lei da ao popular (lei 4717) levanta uma srie de requisitos a serem respeitados pelo ato administrativo, sob pena de invalidade. Art. 2 So nulos os atos lesivos ao patrimnio das entidades mencionadas no artigo anterior, nos casos de: a) incompetncia; b) vcio de forma; c) ilegalidade do objeto; d) inexistncia dos motivos; e) desvio de finalidade. Pargrafo nico. Para a conceituao dos casos de nulidade observar-se-o as seguintes normas: a) a incompetncia fica caracterizada quando o ato no se incluir nas atribuies legais do agente que o praticou; b) o vcio de forma consiste na omisso ou na observncia incompleta ou irregular de formalidades indispensveis existncia ou seriedade do ato; c) a ilegalidade do objeto ocorre quando o resultado do ato importa em violao de lei, regulamento ou outro ato normativo; d) a inexistncia dos motivos se verifica quando a matria de fato ou de direito, em que se fundamenta o ato, materialmente inexistente ou juridicamente inadequada ao resultado obtido; e) o desvio de finalidade se verifica quando o agente pratica o ato visando a fim diverso daquele previsto, explcita ou implicitamente, na regra de competncia. a. Competncia (ou sujeito) um requisito vinculado, pois a lei no d margem/ espao para o agente pblico escolher ou decidir. No Direito Civil, para prtica do ato, o sujeito deve ter capacidade de direito (exerccio mnimo da personalidade jurdica) e capacidade de fato (condio de praticar, por si s, os atos da vida civil). Em Direito Administrativo, contudo, alm da capacidade, o sujeito deve ter

competncia para praticar determinado ato administrativo. Sylvia Zanella Di Pietro define a competncia como o conjunto de atribuies das pessoas jurdicas, rgos e agentes, fixadas pelo direito positivo grifo nosso (PIETRO, Maria Sylvia Zanella Di. Direito Administrativo. 21 Ed. So Paulo: editora Atlas. 2008, p. 192).

b. Finalidade A finalidade do ato administrativo necessariamente o interesse pblico, motivo pelo qual o requisito , tambm, vinculado. Sobre o tema, Marcelo Alexandrino e Vicente Paula explicam o seguinte: O que importa que no existe qualquer liberdade do administrador, e a busca de fim diverso do estabelecido (expressa ou implicitamente) na lei implica nulidade do ato por desvio de finalidade (ALEXANDRINO, Marcelo; PAULO, Vicente. Direito Administrativo Descomplicado. 16 Ed. So Paulo: editora Mtodo. 2008, p. 406).

c. Forma A forma um requisito vinculado do ato administrativo e possui, segundo a melhor doutrina, duas concepes: 1. Concepo restrita: relaciona-se a ideia de exteriorizao do ato (escrita ou verbal). Aqui, a anlise ocorre a partir do ato administrativo considerado isoladamente. 2. Concepo ampla: inclui todas as formalidades que devem ser observadas no processo de consolidao da vontade da Administrao no plano concreto, portanto, a anlise, aqui, feita a partir do procedimento e no do ato administrativo considerado isoladamente. Sobre o tema, a doutrinadora Maria Sylvia Zanella Di Pietro faz interessante comparao entre a forma no direito privado e no direito pblico, vale citar: No direito administrativo, o aspecto formal do ato de muito maior relevncia do que no direito privado, j que a obedincia forma (no sentido estrito) e ao procedimento constitui garantia jurdica para o administrado e para a prpria Administrao ; pelo respeito forma que se possibilita o controle do ato administrativo, quer pelos destinatrios, quer pela prpria Administrao, que pelos Poderes do Estado grifo nosso (PIETRO, Maria Sylvia Zanella Di. Direito Administrativo. 21 Ed. So Paulo: editora Atlas. 2008, p. 197)

d. Motivo O motivo um requisito discricionrio. Um bom conceito de motivo para concursos pblico aquele assinalado por Marcelo Alexandrino e Vicente Paula, cumpre destacar: O motivo ou causa a situao de direito e de fato que determina ou autoriza a realizao do ato administrativo, ou, por outras palavra, o pressuposto ftico e jurdico (ou normativo) que enseja a prtica do ato. O motivo pode vir expresso na lei como condio sempre determinante da prtica do ato ou pode a lei deixar ao administrador a avaliao quanto existncia do motivo e a valorao quanto

oportunidade e convenincia da prtica do ato ALEXANDRINO, Marcelo; PAULO, Vicente. Direito Administrativo Descomplicado. 16 Ed. So Paulo: editora Mtodo. 2008, p. 407)

e. Objeto um requisito discricionrio e se traduz no prprio contedo do ato administrativo. Seria a alterao no mundo jurdico que o ato provoca. Por exemplo, o ato de exonerao tem como contedo a prpria exonerao que de fato ocorre no mundo jurdico.

Plano da eficcia No plano da eficcia, h 3 efeitos dos direito administrativos importantes para concursos pblicos. So eles: a. Efeitos tpicos: a eficcia prpria daquele ato especfico; b. Efeitos atpico prodrmicos: So efeitos iniciais ou preliminares. Por exemplo, do decreto expropriatrio surge o efeito prodrmico de se fazer medies do imvel. c. Efeitos Atpicos Reflexos: atingem terceiros estranhos ao ato. Por exemplo, a desapropriao, forma originria de aquisio da propriedade, extingue todos os direitos dela decorrentes, tais como locao, usufruto, etc.

Anda mungkin juga menyukai