Anda di halaman 1dari 8

SELEO, AQUISIO E DESCARTE DE MATERIAIS DE INFORMAO PARA BIBLIOTECAS ESCOLAR: UMA SUGESTO COERENTE COM A ATUAL REALIDADE ESCOLAR.

Luiz Carlos Peres * Maria Ins da Silveira **

Resumo O presente artigo objetiva servir como uma fonte a mais de consulta para elaborao de manuais de poltica de seleo, aquisio e descarte de materiais de informao de biblioteca escolar, considerando A realidade das escolas catarinenses em geral, bem como os materiais que freqentemente formam seus acervos. Palavras chave: Biblioteca - servio de aquisio: biblioteca escolar: livros - seleo: livros - poltica de seleo: poltica de seleo de matrias de informao.

1. INTRODUO
A existncia de uma biblioteca no ambiente escolar justificada, tendo em vista que esta complementa todo o processo educacional, servindo de suporte para todas as disciplinas, fonte de consulta do corpo docente e discente, alm de incentivar o hbito da leitura. Logo, a Biblioteca escolar uma

* Biblioteconomista da Escola Tcnica de Comrcio de Santa Catarina Biblioteconomista da Secretaria do Estado da Sade / Hospital Infantil Joana de Gusmo Ps-graduando em Administrao Hospitalar. ** Biblioteconomista Responsvel da Academia de Comrcio de Santa Catarina
REVISTA ACB: BIBLIOTECONOMIA EM SANTA CATARINA, FLORIANPOLIS, V.3, N.3, 1998 125

necessidade imprescindvel, pois, no se constitui como entidade independente, um mero depsito de livros organizados disposio de usurios, ou ainda, um refgio dos profissionais em fim de carreira, e sim, uma das ferramentas essenciais no processo de ensino/ aprendizagem. Para a estruturao de uma biblioteca, fundamental a formao de seu acervo. Esta formao se dar por compra, doao e posteriormente por permuta. Neste nterim, h necessidade de criarmos uma normatizao, chamada tecnicamente de "Poltica de Seleo de Materiais de Informao", para atingir uma melhor qualidade na formao da respectiva coleo, dentro das disponibilidades e recursos existentes na Instituio na qual a biblioteca est inserida. E neste documento que estaro presente sinteticamente todos os procedimentos bsicos necessrios para seleo e aquisio dos materiais que iro compor o acervo da biblioteca, bem como os futuros descartes que julgarmos necessrios. Assim sendo, procuraremos a seguir, de modo sucinto, descrever genericamente todos os principais itens que devero estar presentes em um documento formal de "Poltica de Seleo" de uma biblioteca escolar, considerando o contexto atual de nossas escolas, onde a carncia de recursos financeiros, materiais, humanos, demonstram claramente a falncia da educao no Brasil Nosso propsito na descrio a seguir no fazer deste um modelo a ser seguido rigorosamente, mas servir apenas de ferramenta de consulta e referncia para a elaborao de poltica de selees, que devero estar amplamente adaptadas realidade de cada biblioteca.

2. OBJETIVOS GERAIS E ESPECFICOS


necessrio que saibamos claramente qual o objetivo da criao desta poltica de seleo. Neste item devero estar presentes, a preocupao em melhor desenvolver e aproveitar a coleo que estamos formando. Deve-se levar em considerao os tipos de materiais disponveis que podero fazer parte da coleo bem como o pblico alvo, o tipo de escola e respectiva biblioteca. Os cursos e as disciplinas oferecidos tambm sero priorizados e considerados na elaborao e formao da coleo, como os objetivos educacionais da instituio escolar.

126

REVISTA ACB: BIBLIOTECONOMIA EM SANTA CATARINA, FLORIANPOLIS, V.3, N.3,1998

3. RESPONSABILIDADE DE SELEO, AQUISIO E DESCARTE


A responsabilidade imediata e final em todo o processo de seleo de material de informao dever ficar a cargo do bibliotecrio, devendo ser assessorado por uma comisso formada por representantes do corpo docente, superviso escolar e direo da escola. 3.1 Atribuies do Bibliotecrio Responsvel
Pesquisar no mercado livreiro local ou nacional as obras pertinen-

tes Biblioteca e sua Instituio; Coletar sugesto de material de informao para compra junto aos professores e alunos; Selecionar materiais a serem adquiridos para a compra em conjunto com o corpo docente da Escola; Selecionar material adquirido por doao; Fazer avaliao peridica do acervo j existente; Elaborar listagem final de materiais a serem adquiridos; Encaminhar listagem para o setor responsvel pelas compras. Fazer descarte ou desbastamento de material. 3.2 Atribuies da Comisso de Seleo Indicao de bibliografias e materiais especiais; Seleo de materiais adquiridos por doao; Seleo de materiais previamente levantado no mercado livreiro; Seleo de materiais para descarte.

4. CONSTITUIO DO ACERVO DE UMA BIBLIOTECA ESCOLAR


O acervo de uma biblioteca pode ser composto de vrias formas de materiais de informao desde que sejam pertinentes s metas da Biblioteca e da Instituio.

REVISTA ACB: BIBLIOTECONOMIA EM SANTA CATARINA, FLORIANPOLIS, V.3.N.3,1998

127

Todavia, nem sempre o bibliotecrio tem informao suficiente que lhe permitam determinar ou fazer uma estimativa de quantidade, qualidade e tipologia dos documentos. Para tentar fazer esta avaliao, dever utilizar todos os dados disponveis, sejam em literaturas relevantes ou ouvindo a opinio de outros profissionais da mesma rea. Tipos de Materiais:
Obras de Referncia: Incluem enciclopdias, dicionrios, ndices,

abstracts, almanaques e outras fontes de consulta que permitam introduzir o estudante na busca de informao; Didticos e paradidticos: incluem livros adotados para o ensino e desenvolvimento do currculo escolar exigido; Livros de literatura: incluem autores clssicos e modernos que trazem momentos de lazer e conhecimento usando a imaginao, fantasia e realidade. Geralmente so recomendados por professores como leitura complementar; Peridicos: Jornais e revistas de circulao nacional e peridicos especializados; Folhetos: materiais obtido, normalmente por doao; Multimeios*: Incluem fitas de vdeo, mapas, globos, cartazes, cds, fitas cassete, diapositivos, entre outros.

5. CRITRIOS PARA SELEO E AQUISIO


Atravs de reviso de literatura constatou-se que os critrios muitas vezes se repetem, ou se contradizem quanto ao julgamento de materiais a

* Ressaltamos que quanto aos multimeios necessrio que a Biblioteca disponha de equipamentos necessrios para sua exibio.

128

REVISTA ACB: BIBLIOTECONOMIA EM SANTA CATARINA, FLORIANPOLIS, V.3, N.3, 1998

serem selecionados ou adquiridos. De todo modo, eles servem para guiar o bibliotecrio no trabalho contnuo de seleo, garantindo a coerncia do acervo no transcorrer do tempo. Neste contexto, considerando o objetivo deste trabalho, optou-se por agrupar os muitos critrios utilizados na seleo de materiais em bibliotecas, em itens gerais de forma sucinta e objetiva. 5.1 Forma de Aquisio Compra, doao e permuta. 5.1.1 Compra A aquisio por compra obedecer seguinte rotina: Seleo de material a ser adquirido; Anlise dos materiais de informao selecionados (interesse, autoridade, preciso, imparciabilidade, atualidade, cobertura, idioma, relevncia); Levantamento de preo no mercado livreiro, catlogos de editoras, bibliografias, resenhas, ou nas editoras de peridicos; Apresentao da listagem final, junto Comisso para aprovao; Verificao dos recursos financeiros necessrios; Efetivao da aquisio. 5.1.2 Doao A aquisio por doao obedecer seguinte rotina: Verificao da relevncia dos materiais de informao para o acervo; Anlise do estado fsico; Atualizao temtica da obra; Investigao da existncia de equipamentos necessrios para a exibio de multimeios; Em caso da no pertinncia dos materiais no acervo, encaminhlos a outras instituies similares.

REVISTA ACB: BIBLIOTECONOMIA EM SANTA CATARINA, FLORIANPOLIS, V.3, N.3, 1998

129

OBS.: necessrio que fique estabelecido que as doaes s sero aceitas com o acordo explcito de que as mesmas podero ser incorporados ao acervo, permutados, doados, ou descartados, visando atender as prioridades estabelecidas pela biblioteca para o desenvolvimento de sua coleo. 5.1.3 Permuta Consiste em trocar obras em duplicatas com outras bibliotecas congneres, com o objetivo de enriquecer o seu acervo. Este tipo de aquisio obedecer seguinte rotina: Verificao de obras e peridicos em duplicatas; Confeco de listagem; Troca de listagem com bibliotecas escolares prximas; Anlise das listagens recebidas; Permuta das duplicatas nas bibliotecas pr-selecionadas.

6. CRITRIOS PARA SUBSTITUIO E DESCARTE DE MATERIAIS DE INFORMAO


A biblioteca dever substituir ou mesmo descartar materiais de informao quando estes se encontrarem nas seguintes condies: Materiais desatualizados; Materiais no utilizados; Materiais no relevantes aos cursos oferecidos ou objetivos da escola; Condies fsicas precrias.

7. RECONSIDERAES DA DECISO DE SELEO


Nem sempre as decises de seleo obtm consenso; s vezes os itens que foram selecionados e adquiridos desagradam aos usurios bem como tambm prpria Comisso. Tal fato pode ocorrer pelo conhecimento parcial
130 REVISTA ACB: BIBLIOTECONOMIA EM SANTA CATARINA. FLORIANPOLIS, V.3, N.3.1998

do material de informao, material de difcil manuseio, dados incorretos, etc, levando o bibliotecrio a decidir a permanncia ou no do material dentro do acervo. Esta tomada de deciso dever ser feita em conjunto com a Comisso, formalizando em documento prprio os motivos reais da deciso.

8. CONCLUSO
Acreditamos que uma Poltica de Seleo bem formulada, com objetivos claros e precisos, pode garantir que o acervo de uma biblioteca seja formado com equilbrio e a qualidade almejada. Entendemos, porm, que uma Poltica de Seleo e Aquisio no poder ser definitiva, j que a biblioteca uma organizao dinmica e em constante mutao. Esta poder ser expandida ou modificada para refletir as possveis transformaes dos objetivos e programas da Escola. Finalmente, como j prevamos, no se pretendeu aqui esgotar o tema, tendo visto sua complexibilidade, buscou-se apenas fazer uma abordagem sucinta dentro da realidade vivenciada, porm, com a perspectiva da possibilidade. Tal constatao nos faz lembrar Prof. Waldomiro Vergueiro, que afirma em uma de suas obras que llo fascinante nisso tudo que no existem limites possveis atuao profissional, bastando apenas que se tenha coragem de ousar; mais do que nunca, agora compensa sonhar".

REVISTA ACB: BIBLIOTECONOMIA EM SANTA CATARINA, FLORIANPOLIS, V.3. N.3, 1998

131

BIBLIOGRAFIA
GUINCHAT, Claire, MENOU, Michel. Introduo geral s cincias e tcnicas de informao e documentao. Traduo de Miriam Vieira da Cunha. 2. ed. Braslia IBCT, 1994. p. 83-86. Traduo de Introduction gnrale aux sciences et techniques de F information et de Ia documentation. LAGES, Augusto R. S., RONCO, Emlia. Tcnicas de secretariado: biblioteconomia, arquivstica e documentao. 2. ed. So Paulo: Atlas, 1988. p. 28-32. MOURA, Ketrin Eloisa Krieger, Manual de poltica de seleo da Biblioteca Vtor Lima da Academia de Comrcio de Santa Catarina. Florianpolis, 1995. 12 p. Texto datilografado. PRADO, Helosa de Almeida. Organizao e administrao de bibliotecas. 2 ed. So Paulo : T. A. Queiroz, 1992. p. 26-30. VERQUEIRO, Waldomiro de Castro Santos. Desenvolvimento de colees. So Paulo : Polis/ APB, 1989. 96 p. ____ . Seleo de materiais de informao: princpios e tcnicas. 2. ed. Braslia : Briquet de Lemos : Livros, 1997.126 p.

132

REVISTA ACB: BIBLIOTECONOMIA RM SANTA CATARINA, FLORIANPOLIS, V.3.N.3,

Anda mungkin juga menyukai