Anda di halaman 1dari 12

Cognio e Msica

Msica e Cognio
Cognio a habilidade que temos de pensar e fazer associaes.
o processo de receber e processar informao/conhecimento. Este processo pode ser consciente ou inconsciente. Filsofos sempre tentaram entender como funciona nossa mente. A cognio representou um papel central na tentativa de

entendermos nossa relao com o mundo.

Teorias cognitivas foram formuladas tentando explicar a maneira

com que nosso crebro funciona quando adquire conhecimento ou durante as vrias situaes da vida.

Cognio alguns fatores histricos

Plato mtodos empricos no resultam em real conhecimento. A realidade est no mundo ideal das formas perfeitas. Se nossa viso de mundo imperfeita, ela s levaria a concluses imperfeitas. Aristteles, por sua vez, acreditava que conhecimento pode ser adquirido atravs de nossas experincias. Na Idade Mdia a Igreja Catlica era tida como a nica fonte de buscar a Deus e entender nosso mundo. No renascimento acabou-se com a ideia de que somente a Igreja era detentora da verdade. Galileu Galilei, Newton, Coprnico etc, abriram o caminho para o mtodo cientfico. Todos eles fizeram da observao o fundamento de suas concluses no a f religiosa. O ingls Francis Bacon (1561-1626) props que o pensamento cientfico deveria ser puramente emprico sem ser guiado pela teoria. Suas teorias fizeram com que seus contemporneos comeassem a pensar na cognio e discutir se a teoria nos ajuda ou no no processo de conhecimento. O assunto voltou a ser discutido por Rene Descartes (1596-1650), que discordava das ideias de Bacon. Sua viso era de que o pensamento introspectivo era melhor do que qualquer mtodo emprico na busca do conhecimento. Disto vem seu famoso pensamento Penso, logo existo.

Cognio alguns fatores histricos

Outro contemporneo de Descartes, John Locke (1632-1704) deu um importante passo em direo ao mtodo emprico moderno. Ele acreditava que, apesar da dualidade corpo/mente, nossa mente aprende com as experincias de nosso corpo. James Mill (1733-1836) tentou explicar o processo cognitivo atravs da mecnica. Ele afirmou que eventos prximos tendem a ser associados na nossa mente. Mas foi Emmanuel Kant (1724-1804) que deu o passo mais importante durante este perodo. Ao invs de se perguntar Onde a mente se localiza no corpo, ele tentou responder as perguntas: O que pode nossa mente fazer? Que ferramentas podemos usar para fazer tais coisas? O resultado um complexo sistema cognitivo baseado em faculdades ou poderes mentais. Para ele ns primeiramente pensamos nas coisas; depois temos sentimentos ou uma mera percepo delas; por ltimo, temos desejos sobre as coisas. Ele divide assim as faculdades mentais em 3 reas cognitivas: o entendimento, o julgamento e a razo. No sentido racionalista ou emprico, Kant acreditava que ambos eram importantes no processo de se adquirir conhecimento. Ele no nos deu um esquema definitivo, mas desenvolveu reas que os filsofos anteriores tiveram dificuldade em teorizar. No decorrer do sc. XIX surgiu a psicologia, que era vista inicialmente como parte da medicina ou filosofia. Quando a psicologia passou a ser creditada como cincia, esta passou a estudar o funcionamento do nosso corpo e mente. A cognio passou ento a ser objeto de estudo no s da filosofia, mas tambm da psicologia. Muitas foram as teorias que surgiram no sc. XX para explicar o processo cognitivo: estruturalismo, funcionalismo, Freud s para citar algumas.

Cognio e expectativa musical


Mas afinal, quais so as implicaes do processo

cognitivo? Nossa relao com o mundo forma uma vasta rede de associaes durante nossa vida. Podemos dizer que aprendemos com nossa vida diria. Diariamente abrimos portas, acendemos luzes e esperamos que estas coisas continuem funcionando da mesma forma toda vez que as usamos. Esta a associao cognitiva que aprendemos por experincia. Mas certos eventos so complicados demais para serem previstos. Muitos eventos suportam vrios resultados possveis.

Teoria da Expectao David Huron


David Huron props uma teoria da expectativa

baseada em estados antes e ps evento.

Pr-evento
Imaginao

o que motiva um organismo a mover-se. Ao imaginar o que pode ou no acontecer em certa situao um organismo acumula energia necessria para um determinado objetivo. Tenso tem a funo de prepara o organismo para o que est prestes a acontecer. Aumenta de acordo com o grau de incerteza do evento.

Teoria da Expectao
Ps-evento

Resposta de predio o sistema de recompensa de nosso crebro. Ele refora a formao de previses corretas. Resposta de Reao nosso crebro tende a assumir o pior cenrio. Resposta de Avaliao reforo negativo ou positivo baseado no resultado final. So as impresses finais em nosso crebro deixadas por todo o processo desde o estgio da imaginao.

Grfico de expectao de Eventos


EVENTO

Imaginao

Nvel de Tenso

Avaliao

Ns aprendemos com o resultado dos eventos


Eventos tendem a imprimir uma imagem em nosso

crebro
Ns esperamos que eventos se repitam da mesma

maneira nas outras vezes.

Cognio e Msica
A maneira com que ouvimos a msica tem muitas

similaridades com a maneira que experimentamos os eventos. Como no mundo natural, a msica possu um conjunto de regras e ferramentas com as quais compositores constroem as composies. Uma vez que msica experimentada no tempo ela lida com um grande fator de expectativa. Expectativa tem um papel central no drama musical.

Msica
A mesma teoria que define os eventos pode ser

transposta para a experincia do artista no palco.


PERFORMANCE

Imaginao
Preparao Estudo

Nvel de Tenso

Avaliao

Msica
No estgio da imaginao o msico une as energias

necessrias no estudo e preparo da obra visando um objetivo que a apresentao da obra. Quanto maior for a demanda tcnica da obra para o msico, maior ser o nvel de tenso na fase prperformance. A expectativa do pblico em relao a performance pode tambm aumentar os graus de tenso. Aps a performance os nveis de tenso voltam ao normal deixando apenas impresses em nossa mente sobre nosso desempenho.

Anda mungkin juga menyukai