Anda di halaman 1dari 5

http://www.radiodx.qsl.br/galena.

htm

RDIO DE CRISTAL DE GERMNIO


PROJETO 4
Um radio a cristal bem simples de construir pois tem poucas peas e no utiliza pilhas ou bateria. Tal faanha se deve a propriedade do diodo de germnio em captar as ondas de radio e da sensibilidade do ouvido humano.

Construo:
Materiais: Tudo de plstico ou PVC. Pode ser usado um frasco de plstico desde que tenha entre 7 e 8cm de dimetro e de 10 a 15 cm de comprimento. 15 metros de fio de cobre esmaltado 22 (AWG). Diodo de germnio OA91, 1N34A ou equivalente Um fone (destes utilizado em telefone) Um lpis ou haste de madeira ou plstico Garras jacar ou prendedores metlicos Um antena composta de um fio de 10 a 15 metros, qualquer fio metlico serve Faa dois furos nas duas extremidades do tubo a uma distncia de 2.5 cm entre eles, estes furos serviro para fixar a ponta do fio de cobre esmaltado.

Enfie o fio de cobre esmaltado nos furos de uma das extremidade do tubo deixando uma ponta de mais ou menos 15 cm.

Agora pegue o outro extremo do fio de cobre esmaltado e comece a enrolar sobre o tubo. Quando

tiver enrolado cinco espiras coloque um lpis sobre as espiras e passe o fio de cobre esmaltado sobre o mesmo.

Continue enrolando outras cinco espiras sobre o tubo e passando a ltima sobre o lpis. Faa isso at qque o tubo esteje completamente envolvido.

Corte o fio de cobre esmaltado uns 15 cm alm do tubo e passe o mesmo pelos furos do tubo que esto na extremidade do tubo. Pronto, est pronta nossa bobina com seus taps a cada 5 espiras.

Retire cuidadosamente o lpis deixando destacadas as espiras que passaram sobre o mesmo.

Agora, munido de uma faca ou lixa fina, retiramos o esmalte das pontas e da parte superiora das espiras que passaram sobre o lpis deixando assim pronto para o contato eltrico.

Agora uniremos o diodo de germnio a uma garra jacar. melhor soldar esta conexo.

A outra extremidade do diodo dever ser conectada ao fone de ouvido que por sua vez, ter a outra extremidade ligada a ponta do fio de cobre esmaltado da extremidade inferior da bobina que tambm dever ser conectada ao fio terra. A outra extremidade da bobina, extremidade superior do tubo, devr ser conectado a nossa antena feita com o fio metlico. (veja o esquema eltrico)

Por ltimo, uniremos a garra jacar a um dos taps da bobina. Neste momento, dever ser ouvido nos fones os sinais de uma emissora prxima, com calma, v trocando a garra jacar de taps em taps at obter o melhor sinal sintonizado. A boa qualidade da antena e do terra influenciam na intensidade dos sinais..

Para que as conexes no se rompam, coloque todo o conjunto sobre uma pequena tbua.

Anda mungkin juga menyukai