Anda di halaman 1dari 10

O interpretador do PHP

5. O interpretador do PHP

O PHP uma linguagem de alto nvel que necessita de um interpretador para traduzir o cdigo PHP numa linguagem que o computador entenda. O computador executa ento as instrues escritas pelo programador, que lhes so passadas pelo interpretador.

O interpretador do PHP tem duas verses, a usada para programar para a web e outra para ser usada na linha de comando

O interpretador do PHP
5.1 As tags do PHP

Como que o interpretador sabe que deve executar cdigo PHP? Atravs das tags do PHP, que delimitam pores de cdigo. As tags so geralmente definidas como o incio e fim de uma parte especfica de cdigo de uma linguagem. J todos os formandos devem conhecer as vrias tags, por exemplo, do HTML. Um exemplo do uso das tags HTML, pode ser observada no slide a seguir:

O interpretador do PHP
5.2 As tags do PHP (cont) As tags so os delimitadores de cdigo e permitem ao interpretador distinguir o cdigo PHP do simples cdigo HTML. Quando o PHP encontra um bloco delimitado pelas suas tags, sai do modo HTML para o modo PHP. Quando encontra a ltima tag PHP, volta ao modo HTML. Quando o interpretador encontra cdigo HTML, simplesmente faz output do mesmo sem qualquer processamento. Faz output tambm de eventual cdigo HTML gerado por cdigo PHP. Num ficheiro .php, podemos misturar sem qualquer problema cdigo HTML e PHP, desde que o cdigo PHP esteja perfeitamente delimitado.

O interpretador do PHP
5.3 As tags do PHP (cont)
<html> <head> <title>Ol Mundo...</title> </head> <body> <p> Aqui inserimos o texto do nosso website. </p> </body> </html>

O interpretador do PHP
5.4 As tags do PHP (cont)

De forma semelhante, o Javascript tambm usa tags para delimitar as partes de cdigo, como no exemplo abaixo:

<script language=javascript>
//Introduzir o cdigo aqui </script>

O interpretador do PHP
5.5 As tags do PHP (cont)

Outro exemplo para o ASP:

<% 'Introduzir o cdigo ASP aqui %>

O interpretador do PHP
5.6 As tags do PHP (cont)

As tags do PHP so as seguintes:


<?php echo "O meu primeiro script PHP!"; ?>

Estas tags so as tags mais usuais, sendo possvel tambm usar outras tags, como: as short open tag <??> ou mesmo as tags do ASP <% ..%> Nota: Requerem configurao especfica no php.ini. Como boa prtica e para que os nossos scripts no sofram de problemas de portabilidade, recomendado usar as tags por defeito.

O interpretador do PHP
5.7 O PHP e o HTML

O PHP nasceu para ser uma linguagem embebida no HTML. Isto continua at aos nossos dias, isto , a maior parte das aplicaes/web sites, contm um certo nvel de cdigo HTML e PHP misturado no seu cdigo fonte, no existindo uma clara separao da camada de negcio (o cdigo especfico que pretende resolver o problema) e a camada de apresentao. A necessidade de separar estas duas componentes levou a criao de dois conceitos distintos, o templating e, numa rea ainda mais avanada, as frameworks de desenvolvimento.

O interpretador do PHP

Ficheiro de texto (.php)

Ficheiro HTML
Ou PDF Ou uma imagem Ou XML

O interpretador do PHP
5.9 O Templating

O templating o uso de templates na criao de uma aplicao web ou web site. Um template uma estrutura que define os elementos bsicos da apresentao.
Um web site normal contm normalmente alguns elementos comuns, como um cabealho, um corpo, uma rea de menus e um rodap. possvel, com o uso de templates, manter um aspecto consistente do nosso web site e ao mesmo tempo alterar partes do mesmo, repondendo por exemplo a eventos de utilizador.

Anda mungkin juga menyukai