Anda di halaman 1dari 4

MINISTRIO DA EDUCAO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-RIDO DEPARTAMENTO DE AGROTECNOLOGIA E CINCIAS SOCIAIS Disciplina: QUMICA ANALTICA LISTA DE EXERCCIOS

EQUILBRIOS QUMICOS 1 Considere a seguinte reao de oxi-reduo: Ce4+ + Fe2+ Ce 3+ + Fe3+ 11 , sabendo que a constante de equilbrio dessa reao igual a 2,0 x 10 . a) Escreva a expresso que representa a constante de equilbrio. b) Calcule a concentrao de ons Ce4+ que existe no equilbrio, em uma soluo cujas concentraes de Ce3+ , Fe3+ e Fe2+ so todas iguais a 0,1 mol/L. 2 O equilbrio entre a hemoglobina (Hm), o monxido de carbono (CO) e o oxignio (O2) pode ser representado pela equao: Hm.O2 (aq) + CO(g) Hm.CO (aq) + O2 , sendo a constante de equilbrio K igual a 210. Estima-se que os pulmes de um fumante sejam expostos a uma concentrao de CO igual a 2,2 x 10 -6 mol/L e de O2 igual a 8,8 x 10-3 mol/L. Nesse caso, qual a razo entre a concentrao de hemoglobina ligada ao monxido de carbono e a concentrao de hemoglobina ligada ao oxignio ? 3 No grfico abaixo esto esquematizadas as variaes das constantes de equilbrio com a temperatura, para trs reaes distintas: I, II e III. Partindo dos respectivos reagentes; todas as trs reaes so espontneas na temperatura ambiente. A partir dessas informaes correto prever que: a) A reao I deve ser exotrmica, a II praticamente atrmica e a III endotrmica. Keq b) O aquecimento do sistema onde ocorre a reao I, sob volume constante, acarretar a formao de maior quantidade do produto. c) Se as trs reaes so espontneas, elas necessariamente ocorrero com liberao de calor. d) A reao I endotrmica para altas temperaturas e exotrmica para baixas temperaturas, enquanto que para a reao III ocorre o oposto

I II III
Temperatura

4 Nos equilbrios gasosos abaixo, indique se haver deslocamento do equilbrio e em qual senso, caso aumentemos a presso total do sistema. a) 3H2 (g) + N2 (g) b) SO2Cl2 (g) c) H2 (g) + O2 (g) d) FeO(s) + CO(g) e) 2SO2 (g) + O2 (g) 2NH3 (g) SO2 (g) + Cl2 (g) H2O (g) Fe(s) + CO2 (g) 2SO3 (g)

5 A 250 C, o PCl 5 se decompe em PCl3 e Cl2 . Quando o equilbrio estabelecido, [PCl5] = 4x10-4 mol/L, qual o valor de [PCl3] no equilbrio. (Dado: Kc = 4x10-2 a 250 C para o processo). Reao: PCl5 (g) PCl3 (g) + Cl2 (g)

6 - Considere a seguinte experincia, realizada em 03 etapas: I) II) III) Adio de ons OH- a uma soluo de ons Al 3+, originando um precipitado branco. Adio de maior quantidade de ons OH-, com desaparecimento do precipitado branco. Goteja-se uma soluo de HCl sobre a soluo o que provoca o reaparecimento do precipitado branco. Al(OH)3 (s)
ppt branco

Informao adicional:

+ OH-(aq)

[Al(OH)4]-(aq)
incolor

Proponha um mecanismo para a experincia. 7 A constante de equilbrio Kc mudar de valor se: a) b) c) d) e) mudarmos a concentrao de um participante. for acrescentado um catalisador ao processo. a temperatura for alterada. a presso total for alterada. o volume diminuir.

8 Na reao descrita pela equao A + B C + D, o grfico representa a variao das concentraes das espcies em funo do tempo. Considerando as informaes fornecidas pelo grfico, podemos dizer que (marque verdadeiro ou falso): ( ) A velocidade da reao direta em t1 menor do que em t2. ( ) As concentraes das espcies em t3 so as mesmas que em t2. ( ) No equilbrio, a reao est deslocada no sentido da formao dos reagentes. ( ) O sistema atinge o equilbrio em t2. ( ) O valor da constante de equilbrio, Kc, 0,44.

[ ] mol/L

4 3 2 1

t1

t2

t3

Tempo (s)

9 Considere a reao H+(aq) + OH-(aq) H2O(l) em equilbrio a 25 C. Sabendo que para a reao direta H+(aq) + OH-(aq) H2O(l) , a velocidade v1 = 1,0x1011[H+] [OH-] e que para a reao inversa H 2O(l) H+(aq) + OH-(aq) , a velocidade v 2 = 2,0x105 [H2O]. Calcule o valor para a constante de equilbrio, a 25 C, da reao global.

10 A 620 K o valor de Kc para a reao CO(g) + H2O(g) CO2 (g) + H2 (g) 324. Nmeros iguais de moles de CO e H2O so adicionados a um recipiente, a 620 K. Depois de estabelecido o equilbrio a concentrao de CO 2 igual a 9,0 M. Qual a concentrao de CO no equilbrio ?

11 O metanol (CH3OH) um combustvel alternativo que pode se produzido, em condies adequadas, a partir do gs de gua (H2) de acordo com a reao: CO(g) + 2H2 (g) CH3OH(g) + calor

Para aumentar a produo do metanol, uma das modificaes abaixo pode ser aplicada, excerto: a) b) c) d) e) Retirada do metanol. Adio de hidrognio. A diminuio da temperatura. A adio de um catalisador. O aumento da presso total

12 A equao qumica no balanceada C 6H12O6 + NO3- + H+ CO2 + H2O + N2 , representa a reao que ocorre em solos pouco aerados e envolve a reduo de nitrato a nitrognio em meio cido, na presena de carboidrato. O fenmeno, conhecido como desnitrificao, prejudica a fixao de NO 3- pelas plantas. possvel aumentar a concentrao de NO3- no equilbrio, adicionando-se no solo, espcie qumica capaz de: a) b) c) d) e) liberar ons OHliberar ons H+ absorver CO2 reagir com N2 consumir H2O

13 Refrigerantes possuem grande quantidade de gs carbnico dissolvido. A equao abaixo representa, simplificadamente, o equilbrio envolvendo esse gs em soluo aquosa: CO2 (g) + H2O(l) HCO3-(aq) + H+(aq)

A dissoluo de gases em lquidos favorecida pelo aumento da presso e pela diminuio da temperatura. Por outro lado, a concentrao de ons hidroxnio no estmago elevada. luz destas informaes, explique a eructao (arroto) provocada pela ingesto de refrigerante. 14 (Concurso da Polcia Federal Perito - 1999) A 440 C, a constante de equilbrio para a reao: H2 (g) + I2 (g) 2 HI(g) 49,5. Um reator de 10,0 dm 3 est cheio com 0,40 mol de HI a 440 C. Qual ser a concentrao de hidrognio, ido e cido ioddrico no equilbrio.

15 Suponha que uma mistura de SO 2, NO2 , NO e SO3 foi preparada a 460 C, possuindo as seguintes concentraes: [SO 2] = 0,01 M, [NO2] = 0,02 M, [NO] = 0,01 M, [SO3] = 0,015 M. A essa temperatura, a reao: SO2 (g) + NO2 (g) NO(g) + SO3 (g) possui uma constante de equilbrio igual 85,0. Quais as concentraes no equilbrio para os quatro gases?

Anda mungkin juga menyukai