Anda di halaman 1dari 16

Ateno: expressamente proibido a cpia deste texto e imagens sem a autorizao prvia do autor O que nos faz lembrar

r de uma detalhada histria ocorrida no passado? Como deixamos fluir naturalmente as frases complicadas de longas canes? Por que nunca nos esquecemos de como se dirige um automvel? Nestes exemplos, a memria surge como um processo de reteno de informaes no qual nossas experincias so arquivadas e recuperadas quando as chamamos. uma funo cerebral superior relacionada ao processo de reteno de informaes obtidas em experincias vividas. O termo memria tem sua origem etmolgica no latim e significa a faculdade de reter e /ou readquirir idias, imagens, expresses e conhecimentos adquiridos anteriormente reportando-se s lembranas, reminiscncias. A memria uma faculdade cognitiva extremamente importante porque ela forma a base para a aprendizagem. Se no houvesse uma forma de armazenamento mental de representaes do passado, no teramos uma soluo para tirar proveito da experincia. Assim, a memria envolve um complexo mecanismo que abrange o arquivo e a recuperao de experincias, portanto, est intimamente associada aprendizagem, que a habilidade de mudarmos o nosso comportamento atravs das experincias que foram armazenadas na memria; em outras palavras, a aprendizagem a aquisio de novos conhecimentos e a memria a reteno daqueles conhecimentos aprendidos. Esta intrigante faculdade mental forma a base de nosso conhecimento, estando envolvida com nossa orientao no tempo e no espao e nossas habilidades intelectuais e mecnicas. Assim, aprendizagem e memria so o suporte para todo o nosso conhecimento, habilidades e planejamento, fazendo-nos considerar o passado, nos situarmos no presente e prevermos o futuro.

Tipos e Caractersticas da Memria


Pense na diferena entre memorizar a data de aniversrio de alguns amigos versus aprender a andar de bicicleta. As diversas coisas que aprendemos e lembramos no so processadas sempre pelo mesmo mecanismo neural. Existem diferentes categorias de memrias, entre elas esto: A memria ultra-rpida cuja reteno no dura mais que alguns segundos.

A memria de curto prazo (ou curta durao), que dura minutos ou horas e serve para proporcionar a continuidade do nosso sentido do presente A memria de longo prazo (ou de longa durao) , que estabelece engramas (ou traos duradouros (dura dias, semanas ou mesmo anos). Voc acaba de ouvir o telefone ditado por algum, mas em poucos segundos incapaz de se lembrar de parte ou de todos aqueles nmeros. Por que ? Esta memria temporria e limitada em sua capacidade, sendo armazenada por um tempo muito curto no crebro, da ordem de milisegundos a poucos minutos. a memria de curta durao. Para que ela se torne permanente, ela requer ateno, repeties e idias associativas. Mas, atravs de um mecanismo ainda no conhecido, voc pode se lembrar subtamente de um fato esquecido, como aquele nmero de telefone que havia esquecido. Neste caso, a informao foi armazenada na memria de longa durao que mais permanente e tem uma capacidade muito mais ampla. Para uma boa explicao sobre como formada a memria de longa durao, veja o artigo do Prof. Izquierdo Os Labirintos da Memria. O processo de armazenar novas informaes na memria de longa durao chamado de consolidao. A memria para datas (ou fatos histricos e outros eventos) mais fcil de se formar, mas ela facilmente esquecida, enquanto que a memria para aprendizagem de habilidades tende a requerer repetio e prtica. Uma elaborao do conceito da memria de curta durao que tem sido feita nos ltimos anos a memria operacional (veja abaixo), um termo mais genrico para o armazenamento da informao temporria. Muitos especialistas consideram memria de curta durao e memria operacional como a mesma coisa. Entretanto, uma caracterstica chave que distingue uma da outra , no somente o seu aspecto operacional, como tambm as mltiplas regies no crebro onde o armazenamento temporrio ocorre. Isto implica que ns podemos no ser conscientes de todas as informaes armazenadas ao mesmo tempo na memria operacional, nas diferentes partes do crebro. Tomemos o exemplo de dirigir um carro. Esta uma tarefa complexa que requer diversos tipos de informaes processados simultaneamente, tais como a informao sensorial, cognitiva e motora. Parece improvvel que estes vrios tipos de informao sejam armazenados em um nico sistema de memria de curta durao. Nossa habilidade de lembrar eventos no se reflete na operao de um nico sistema de memria, mas em uma combinao de no mnimo duas estratgias usadas pelo crebro para adquirir informao. Uma das

estratgias denominada de memria explicita, ou memria declarativa, requerendo participao consciente e envolvendo o hipocampo e o lobo temporal. a outra estratgia a memria implcita, a qual no requer participao consciente, utilizando estruturas no corticais. Vejamos o significado de cada uma delas.

Memria operacional - crucial tanto no momento da aquisio como


no momento da evocao de toda e qualquer memria, declarativa ou no. Atravs dela armazenamos temporariamente informaes que sero teis apenas para o raciocnio imediato e a resoluo de problemas, ou para a elaborao de comportamentos, podendo ser esquecidas logo a seguir. Em outras palavras, ela mantm a informao viva durante poucos segundos ou minutos, enquanto ela est sendo percebida ou processada. Armazenamos em nossa memria operacional, por exemplo, o local onde estacionamos o automvel, uma informao que ser necessria at o momento de chegarmos at o carro. Esta forma de memria sustentada pela atividade eltrica de neurnios do crtex pr-frontal (a rea do lobo frontal anterior ao cortex motor). Esses neurnios interagem com outros, atravs do cortex entorrinal, inclusive do hipocampo, durante a percepo, aquisio ou evocao.

Memria declarativa (ou explcita) a memria para fatos e eventos,


por exemplo, lembrana de datas, fatos histricos, nmeros de telefone, etc. Rene tudo o que podemos evocar por meio de palavras (da o termo declarativa). Subcaracterizada em

episdica- quando envolve eventos datados, isto relacionados ao tempo. Usamos a memria episdica, por exemplo, quando lembramos do ataque terrorista em 11 de setembro. semntica- Abrange a memria do significado das palavras (do latin "significado"). a co-participao partilhada do significado de uma palavra que

possibilita s pessoas manterem conversas com significado. A memria semntica ocorre quando envolve conceitos atemporais. Usamos este tipo de memria ao aprender que Einstein criou a teoria da relatividade, ou que a capital da Itlia Roma.

Memria no-declarativa (ou implcita) - Se difere da explcita


(declarativa) porque no precisa ser verbalizada (declarada). a memria para procedimentos e habilidades, por exemplo, a habilidade para dirigir, jogar bola, dar um n no cordo do sapato e da gravata, etc. Pode ser de quatro subtipos.

memria adquirida e evocada por meio de "dicas" (Priming) (ou memria de representao perceptual) - que corresponde imagem de um evento, preliminar compreenso do que ele significa. Um objeto, por exemplo, pode ser retido nesse tipo de memria implcita antes que saibamos o que , para que serve, etc. Considera-se que a memria pode ser evocada por meio de "dicas" (fragmentos de uma imagem, a primeira palavra de uma poesia, certos gestos, odores ou sons). memria de procedimentos - refere-se s habilidades e hbitos. Conhecemos os movimentos necessrios para dar um n em uma garvata, nadar, dirigir um carro, sem que seja preciso descrev-lo verbalmente. memria associativa memria no-associativa - Estas duas ltimas esto estretitamente relacionadas a algum tipo de resposta ou comportamento. Empregamos a memria associativa, por exemplo, quando comeamos a salivar pelo simples fato de olhar para um alimento apetitoso, por termos, em algum momento de nossa vida associado seu aspecto ou cheiro alimentao. Por outro lado, usamos a memria no associativa quando, sem nos darmos conta, aprendemos que um estmulo repetitivo, por exemplo, o latido de um cozinho, no traz riscos, o que nos faz relaxar e ignor-lo.

Adaptado de 1

O hipocampo e o cortex temporal (veja abaixo) parecem estar envolvidos na formao da memria declarativa, mas no na memria de procedimentos. Enquanto que certos ncleos do cerebelo e medula espinhal parecem ser necessrios para a formao de memrias de procedimento, mas no intervm na memria declarativa. Devido a esta organizao anatmica, assume-se que a memria declarativa controlada por mecanismos cerebrais superiores, enquanto que a memria de procedimentos parece depender de sistemas e regies inferiores.

Os Mecanismos Cerebrais da Memria


A memria no est localizada em uma estrutura isolada no crebro; ela um fenmeno biolgico e psicolgico envolvendo uma aliana de sistemas cerebrais que funcionam juntos. O lobo temporal uma regio no crebro que apresenta um significativo envolvimento com a memria. Ele est localizado abaixo do osso temporal (acima das orelhas), assim chamado porque os cabelos nesta regio frequentemente so os primeiros a ser tornarem brancos com o tempo. Existem considerveis evidncias apontando esta regio como sendo particularmente importante para armazenar eventos passados.

O lobo temporal contm o neocrtex temporal, que pode ser a regio potencialmente envolvida com a memria a longo prazo. Nesta regio tambm existe um grupo de estruturas interconectadas entre si que parece exercer a funo da memria para fatos e eventos (memria declarativa), entre elas est o hipocampo, as estruturas corticais circundando-o e as vias que conectam estas estruturas com outras partes do crebro. O hipocampo ajuda a selecionar onde os aspectos importantes para fatos e eventos sero armazenados e est envolvido tambm com o reconhecimento de novidades e com as relaes espaciais, tais como o reconhecimento de uma rota rodoviria. A amgdala, por sua vez, uma espcie de "aeroporto" do crebro. Ela se comunica com com o tlamo e com todos os sistemas sensoriais do crtex, atravs de suas extensas conexes. Os estmulos sensoriais vindos do meio externo como som, cheiro, sabor, visualizao e sensao de objetos, so traduzidos em sinais eltricos, e ativam um circuito na amgdala que est relacionado memria, o qual depende de conexes entre a amgdala e o tlamo. Conexes entre amgdala e hipotlamo, onde as respostas emocionais provavelmente se originam, permitem que as emoes influenciem a aprendizagem, porque elas ativam outras conexes da amgdala para as vias sensoriais, por exemplo, o sistema visual. O Crtex pr-frontal exibe tambm um papel importante na resoluo de problemas e planejamento do comportamento. Uma razo para se acreditar que o crtex pr-frontal esteja envolvido com a memria, que ele est interconectado com o lobo temporal e o tlamo.

O Crescimento do Crebro
O processo de memorizao complexo envolvendo sofisticadas reaes qumicas e circuitos interligados de neurnios. As clulas nervosas ou neurnios, quando so ativadas liberam hormnios ou neurotransmissores que atingem outras clulas nervosas atravs de ligaes denominadas sinapses. Os fatos antigos naturalmente tm mais tempo de se fixar em nosso banco de dados e da sua melhor fixao, o que no ocorre com fatos recentes, que tm pouco tempo para se fixarem e ainda podem ter sua capacidade de fixao alterada por razes relacionadas a variaes de estado emocional ou a problemas de ordem fsica.

Voc sabia que toda vez que voc aprende alguma coisa ou adquire alguma experincia, as clulas do seu crebro sofrem uma alterao e essa alterao refletir em seu comportamento? Por exemplo, se voc j passou por uma rua noite e percebeu que ali haviam pessoas com aparncia estranha e perigosa, voc evitar passar por aquela rua novamente. Ou, se uma criana levou um choque ao colocar o dedinho dentro de uma tomada eltrica, ela nunca mais emitir aquele comportamento. Nestes exemplos, o comportamento foi modificado em decorrncia de uma experincia.Cadaclula cerebral(ou neurnio)contribui para o comportamento e para a atividade mental, conduzindo ou deixando de conduzir impulsos. Todos os processos da memria so explicados em termos dessas descargas.

Neurnio
Neurnios recebem sinais nervosos de axnios de outros neurnios. A maioria dos sinais liberada aos dendritos (1). Os sinais gerados por um neurnio so enviados atravs do corpo celular (2), que contm o ncleo (2a), o "armazm" de informaes genticas. Axnios (3) so as principais unidades condutoras Fig.1. A Estrutura do Neurnio. Um neurnio tpico tem quatro do neurnio. O cone regies morfologicamente definidas: dendritos (1), corpo celular (2), axonal (2b) a regio axnio (3), e terminais pr-sinpticos (5). na qual os sinais das clulas so iniciados. Clulas de Schwann (6), as quais no so partes da clula nervosa, mas um dos tipos das clulas gliais, exercem a importante funo de isolar neurnios por envolver seus processos membranosos ao redor do axnio formando a bainha de mielina (7), uma

substncia gordurosa que ajuda os axnios a transmitirem mensagens mais rapidamente do que as no mielinizadas. A mielina quebrada em vrios pontos pelos nodos of Ranvier (4), de forma que em uma seco transversal o neurnio se parece como um cordo de salsichas. Ramos do axnio de um neurnio (o neurnio pr-sinptico) transmitem sinais a outro neurnio (o neurnio pssinptico) em um local chamado sinapse (5). Os ramos de um nico axnio podem formar sinapses com at 1000 outros neurnios.

As alteraes celulares decorrentes da aprendizagem e memria so chamadas de plasticidade. Elas se referem a uma alterao na eficincia das sinapses e podem aumentar a transmisso de impulsos nervosos, modulando assim o comportamento. A experincia pode se dar por uma aprendizagem ativa ou pela convivncia em lugares enriquecidos com indivduos, cores, msica, sons, livros, cheiros, etc. Em laboratrios cientficos tambm foi possvel demonstrar que ratinhos apresentam um nmero muito maior de clulas cerebrais interconectadas umas com as outras quando eles vivem em conjunto em uma gaiola cheia de brinquedos como rodinhas, bolas, etc., do que os ratos que vivem em uma gaiola sozinhos e sem nada para fazer ou aprender. Alguns dos maiores estudiosos do fenmeno da aprendizagem e memria na dcada de 40, Donald Hebb, de Montreal , e Jersy Konorski, da Polnia, foram os primeiros a acreditar que a memria deve envolver mudanas ou aumentos nos circuitos nervosos. Circuitos nervosos so conjuntos de neurnios que se comunicam entre si atravs de junes denominadas de sinapses.

do de Racicocnio Lgico Matemtico, 2002. Tese de doutorado de Waldemar de Maio

Quando uma clula ativada, desencadeada a liberao de substncias qumicas nas sinapses, chamadas neurotransmissores, tornando-as mais efetivas. Pesquisas encontraram que neurnios "exercitados" possuem um nmero maior de ramificaes (dendritos) se comunicando com dendritos de outros neurnios. Assim, para que as memrias sejam criadas, preciso que as clulas nervosas formem novas interconeces e novas molculas de protena.

Perda da Memria
A perda de memria pode estar associada a determinadas doenas neurolgicas, a distrbios psicolgicos, a problemas metablicos e tambm a certas intoxicaes. A forma mais freqente de perda de memria conhecida popularmente como "esclerose" ou demncia. A demncia mais comum a doena de Alzheimer que se caracteriza por acentuada perda de memria acompanhada de graves manifestaes psicolgicas como por exemplo a alienao. Estados psicolgicos alterados como o estresse, a ansiedade e a depresso podem tambm alterar a memria. A falta de vitamina B1 (tiamina) e o alcoolismo levam a perda da memria para fatos recentes e com freqncia esto associados a problemas de marcha e de confuso mental. Doenas da tireide, como o hipotireoidismo, se acompanham de comprometimento da memria.

O uso de medicao tranqilizante ("calmantes") por tempo prolongado provoca a diminuio da memria e favorece tambm a depresso, o que leva a uma situao que pode se confundir com a demncia. A vida sedentria com excesso de preocupaes e insatisfaes, bem como uma dieta deficiente, favorece a perda de memria. Contrariamente ao esquecimento comum ocorrido normalmente no dia-adia de nossas vidas, existem algumas doenas e injrias no crebro que causam sria perda de memria e tambm interferem com a capacidade de aprender. A esta inabilidade d-se o nome de Amnsia.

Fatores que podem causar perda total ou parcial da memria:


Concusso Alcoolismo crnico Drogas e Medicamentos Tumor cerebral Encefalite Concusso A Concusso ou traumatismo do crebro pode causar perda da memria manifestada de diferentes formas: - Amnsia retrgrada: Os eventos ocorridos antes do trauma (no momento ou meses e anos antes) no sero lembrados, mas a pessoa se lembra de coisas aps o trauma. - Amnsia antergrada: Os eventos ocorridos aps o trauma no sero lembrados. Em casos mais severos, a pessoa pode ser incapaz de aprender qualquer coisa nova, como o caso de um paciente que todas as vezes que encontrava o seu mdico o cumprimentava como se fosse a primeira vez que o visse. - Amnsia transitria global: uma forma de amnsia que dura um curto perodo de tempo e envolve a amnsia antergrada acompanhada pela retrgrada. Este tipo de amnsia causado por isquemia cerebral (reduo temporria do suprimento sanguneo). De acordo com Bear e cols., 1996 , embora raros, existem registros deste tipo de amnsia causado por:

Stress Acidente de carro Jogo de futebol Drogas Banho frio Sexo

Alcoolismo crnico Alcool. O alcoolismo um dos mais srios candidatos a afetar a memria. O alcool afeta especialmente a memria a curta durao, o que prejudica a habilidade de reter novas informaes. Estudos mostraram que mesmo a ingesto de baixas quantidades de bebida alcolica durante toda a semana interfere com a habilidade de lembrar. Drogas e Medicamentos Medicao.Algumas drogas podem causar perda da memria: tranquilizantes, relaxantes musculares, pilulas para dormir, e drogas antiansiedade, particularmente os benzodiazepnicos que incluem o diazepam (valium) e lorazepam. Algumas drogas cardacas, tais como o propanolol, que usada para contralar a presso alta (hipertenso) pode causar problemas de memria e depresso. Fumo. J conhecido que o fumo quebra a quantidade de oxignio que chega ao crebro e este fato muitas vezes afeta a memria. Estudos mostraram que fumantes de um ou mais pacotes de cigarros por dia tiveram dificuldades em lembrar de faces e nomes de pessoas em teste de memria visual e verbal, quando comparados com indivduos no fumantes (Turkington, 1996). Cafena. Caf e ch tm um efeito muito positivo para manter a ateno e acabar com o sono, mas a excitao provocada por estas bebidas pode interferir com a funo da memria. Tumor cerebral O Tumor cerebral pode evoluir com problemas de memria alm de outros sintomas prprios. Encefalite Nas Encefalitese no acidente vascular cerebral tambm podem ocorrer problemas em diversas fases da memria.

Como Melhorar a Sua Memria


Existem muitas coisas que voc pode fazer para melhorar a sua memria, entre as quais o uso de determinadas tcnicas mentais, e os cuidados com a nutrio e os medicamentos. Estimular a memria. Utilize ao mximo a sua capacidade mental. Desafie o novo. Aprenda novas habilidades. Se voc trabalha em um escritrio, aprenda a danar. Se for um danarino, aprenda a lidar com computador; se trabalhar com vendas, aprenda a jogar xadrez; se for um programador, aprenda a pintar. Isto poder estimular os circuitos neurais do seu crebro a crescerem.

Prestar ateno. No tente guardar todos os fatos que acontecem, mas focalize sua ateno e se concentre naquilo que voc achar mais importante, procurando afastar de si todos os demais pensamentos. Exerccio: pegue um objeto qualquer, por exemplo, uma caneta e se concentre nela. Pense sobre suas diversas caractersticas: seu material, sua funo, sua cor, sua anatomia, etc. No permita que nenhum outro pensamento ocupe a sua mente enquanto voce estiver concentrado na caneta. Relaxar. impossvel prestar ateno se voc estiver tenso ou nervoso. Exerccio: prenda a respirao por dez segundos e v soltando-a lentamente. Associar fatos a imagens. Aprenda tcnicas mneumnicas.Elas so uma forma muito eficiente de memorizar grande quantidade de informao. Visualizar imagens. Veja as figuras com os "olhos da mente". Exerccio:

Feche os olhos e imagine um bife frito, grande e suculento. Sinta o o aroma e a maciez da carne. Imagine-se cortando a carne com uma faca e um garfo e soboreando-a.

Se a sua boca se encheu de gua enquanto voc visualizou esta cena, ento voc fez um bom trabalho! Faa exerccios com outros objetos como: um prato de sopa, uma taa de sorvete, uma torta de chocolate, em uma sala de dentista, em uma sala de exame, etc. Alimentos. Algumas vitaminas so essenciais para o funcionamento apropriado da memria: tiamina, cido flico e vitamina B12. So encontradas no po e cereais, vegetais e frutas. Alguns especialistas afirmam que vitaminas sintetizadas melhoram a memria, mas outros duvidam dizendo que estudos no comprovaram que estes nutrientes funcionam. gua.A gua ajuda a manter bem funcionante os sistemas da memria, especialmente em pessoas mais velhas. De acordo com a Dra.Turkington, a falta de gua no corpo tem um efeito direto e profundo sobre a memria; a desidratao pode levar a confuso e outros problemas do pensamento. Sono. Afim de se conseguir uma boa memria, fundamental que se permita sono suficiente e descanso do crebro. Durante o sono profundo, o crebro se desconecta dos sentidos e processa, revisa e armazena a memria.

A insnia leva a um estado de fadiga crnica e prejudica a habilidade de concentrar-se e armazenar informaes. Dicas tais como : tomar notas, organizar-se, usar um dirio, manter-se em forma, check up regular da sade, etc

Como Melhorar Sua Memria


A contnua atividade intelectual como a leitura, exerccios de memria, palavras cruzadas e jogo de xadrez auxiliam a manuteno da memria. O estilo de vida ativo com atividade fsica feita com regularidade e uma dieta saudvel so bsicas para a manuteno da memria. A diminuio da memria que ocorre na 3a. Idade, na maioria das vezes absolutamente benigna, mas freqentemente, por falta de melhor informao, angustia o idoso que tem dificuldade de aceit-la como um fato normal. A perfeita compreenso do fato inexorvel e a utilizao de uma agenda para as anotaes dos fatos recentes, ajudam a conviver satisfatoriamente com o problema. Uma excelente oportunidade para o resgate e desenvolvimento de potencialidades presentes durante toda a vida, a participao em grupos educativos e teraputicos. Exerccios cerebrais feitos de maneira rotineira apresentam efeitos muito positivos sobre a memria. Semelhante ao que ocorre com exerccios musculares realizados para se manter a forma fsica, a atividade cerebral tambm deve ser realizada com freqncia, sempre procurando estimular nossos principais sentidos: olfato, paladar, tato, viso e audio, bem como nossa memria e inteligncia. Esse tipo de exerccio pode ser denominado "Fitness" Cerebral, que a capacidade de se manter um estado adequado, em forma. O declnio de nossas funes mentais que ocorre com a idade, se deve em grande parte falta de atividade mental que com freqncia segue paralelamente ao envelhecimento. Vrios trabalhos cientficos realizados em diversos pases demonstram claramente que o declnio mental que ocorre com a idade pode ser evitado. O conceito de que a funo faz o rgo aplica-se tanto ao "fitness" muscular quanto ao "fitness" cerebral. Devemos identificar nossas diversas habilidades mentais e exercit-las sempre com regularidade.

Devemos estimular nossas percepes, nossa memria (recente e antiga), noes espaciais, habilidades lgicas e verbais, etc. Os exerccios cerebrais nada mais so do que estmulos s funes cerebrais que podem estar decadentes devido idade e que j foram ativas no passado. A ativao deve ser feita diariamente, durante as atividades normais, como o caminhar, durante as refeies ou mesmo durante as compras. Todo dia procure observar um objeto ou pessoa e desenhe suas principais caractersticas. No fim de semana procure recordar as figuras. um tipo de exerccio de memria. Procure identificar ingredientes dos alimentos pelo gosto e pelo cheiro. Faa isto diariamente e depois procure recordar dos mesmos. Memorize os preos das coisas sempre que possvel e procure recordlas mais tarde. Procure identificar as pessoas pela voz ao usar o telefone, por exemplo. Memorize nmeros de telefones. Memorize no fim do dia as pessoas com quem falou. Depois, procure lembrar-se do mesmo para toda semana. Utilize sempre de anotaes para consultas posteriores. Inmeras outras situaes podem ser criadas a partir dessas idias ( vide tambm Informe do dia 20-10-2000 - Memria ). DICAS PARA MELHORAR A MEMRIA Estimular a memria: Atividade diria: Praticar jogos de xadrez, palavras cruzadas, exerccios simples como recordar fatos do dia-a-dia (o que comeu no almoo, o que leu no jornal do dia, o que ocorreu no ltimo captulo da novela, etc.) Aprender novas habilidades: computador, pintura, msica, etc. Cultivar a ateno: Ater-se aos fatos mais importantes dos que ocorreram durante o dia e procurar guarda-los; exercitar-se com objetos simples mantendo a concentrao. (pegue um relgio, por exemplo, e procure concentrar-se no mesmo, observando suas caractersticas, etc); exercitar-se com um texto e procurar refletir somente sobre o mesmo (um poema, um salmo, etc). Exerccios mnemnicos: Associar fatos a imagens e procurar guard-los na memria. Imaginar um

alimento suculento e imaginar todas as suas caractersticas a ponto de sentir prazer. Alimentao: A boa alimentao fundamental para a conservao da memria. Devese evitar excessos. Deve-se entender que uma boa alimentao a bem balanceada entre protenas, gorduras e acar, sendo rica em vitaminas. A tiamina, o cido flico e a vitamina B12 so importantes para o metabolismo dos neurotransmissores envolvidos no processo da memria, devendo ser utilizados de preferncia produtos naturais . A gua muito importante, devendo se ter cuidado em manter-se a hidratao. Psiquismo: Estar relaxado e emocionalmente bem, fundamental para manter uma boa ateno de conservar a memria. A tenso e a ansiedade prejudicam a memria. A depresso dificulta muito o processo de memorizao. Atividade fsica: Os exerccios feitos regularmente trazem benefcios importantes para o processo de memorizao. Uma simples caminhada diria o suficiente. Sono: O repouso cerebral muito importante para se ter uma boa memria. Quem sofre de insnia tem sua memria prejudicada. LEMBRE-SE: No existem medicamentos especficos para o tratamento da perda da memria. A Gingko Biloba a droga hoje em dia mais utilizada numa tentativa de diminuir a perda da memria ou mesmo regredir um quadro j instalado. Ela extrada de folhas de uma rvore muito comum na Europa e nos Estados Unidos, sendo muito popular na Alemanha, onde tem seu uso aprovado oficialmente. conhecida h centenas de anos, tendo ampla gama de efeitos, atuando em problemas cardiovasculares, neurolgicos e metablicos. uma substncia que atua na circulao cerebral, sendo muito utilizada na velhice, com a finalidade de melhorar problemas de memria, dificuldades de concentrao e confuso mental. Tem sido utilizada nas fases iniciais da Doena de Alzheimer, no combate aos problemas cognitivos prprios da doena, melhorando o comportamento. Infelizmente esses resultados so muito discutidos e controversos. No se sabe bem como age, mas parece ativar a circulao cerebral melhorando o aproveitamento do oxignio pelas clulas nervosas. Ento, para conservar ou melhorar sua memria, a melhor maneira EXERCIT - LA !

Bibliografia

1. Bear, M.F.; Connors, Barry W. e Paradiso, Michael - Neuroscience: Exploring the Brain. Em: Memory Systems, pp514 a 545. Editora Williams & Wilkins, 1996. 2. Bear, F.M.; Connors, B.W and Paradiso, M.A. - Structure of the Nervous System. In: Neuroscience. Exploring the Brain - F.M. Bear.; B.W Connors, and M.A. Paradiso (eds.) - Williams & Wilkins pp.152-185, 1996 3. Turkington, C. - Improve your memory through your lifestyle. Em: C. Turkington (ed.). 12 Steps to a Better Memory.Editora Macmillan. 12:129140, 1996.

Para Saber Mais


Em Portugus Os labirintos da Memria - Ivan Izquierdo - Cincia Hoje Seminrio de Neurofisiologia: Memria Neurofisiologia - Memria Aprendizagem e Memria Em Ingls How Memory Works: Memory Scientists Reveal Details of Brain Cell Communication: Implications for Learning & Memory How Good Is Your Memory? How Does Our Memory Work? Physiology of our memory Uncovering the molecular networks in brain synapses that are the substrate of learning and memory Learning and memory I

Anda mungkin juga menyukai