Anda di halaman 1dari 3

CERTIDO DE NASCIMENTO O que ? A certido de nascimento o primeiro passo para o pleno exerccio da cidadania.

. Ela comprova sua existncia, seu local e data de nascimento, o nome dos seus pais e avs. Sem esse documento, os cidados ficam privados de seus direitos mais fundamentais e no tem acesso aos programas sociais. Adultos, no podem obter a carteira de identidade, CPF e outros documentos. Como fazer? Tirar uma certido de nascimento um processo fcil, rpido e o ideal que os bebs j saiam das maternidades com nome e sobrenome. Se a criana nasceu em hospital ou maternidade, os pais recebem uma via da Declarao de Nascido Vivo (DN) que deve ser levada a um Cartrio de Registro Civil. Se a criana nasceu em casa, os pais ou a pessoa responsvel pelo registro podem ir direto a um cartrio. A certido de nascimento pode ser feita em qualquer cartrio, de preferncia um que seja prximo ao local de nascimento. O prazo mximo de 15 dias aps o nascimento da criana, mas caso os pais morem a mais de 30 quilmetros do cartrio mais prximo, o perodo aumenta para trs meses aps o nascimento. Se for a me a pessoa a registrar a criana, o prazo para declarao prorrogado por 45 dias. O registro deve ser feito pelo pai da criana. Caso o pai no possa, a me quem deve realizar o registro. Veja a ordem de quem pode fazer o registro da criana: 1. Pai 2. Me 3. Parente mais prximo 4. Administradores do hospital onde nasceu a criana 5. Mdicos e parteiras que assistiram o parto Pessoa idnea da casa em que ocorreu o nascimento (se for fora da residncia da me) 6. Encarregados da guarda da criana. CARTEIRA DE IDENTIDADE (RG) O que ? um documento emitido para cidados nascidos e registrados no Brasil e para nascidos no exterior, que sejam filhos de brasileiros. Serve para confirmar a identidade da pessoa e para solicitao de outros documentos. Onde deve ser feito? O Registro Geral emitido pela Secretaria de Segurana Pblica de cada estado do Brasil. O cidado deve procurar postos de identificao civil para solicitar o RG. Para mais informaes, entre em contato com o Instituto de Identificao de seu estado.

Como deve ser feito? O solicitante deve ir a um posto de identificao civil em sua cidade, com uma foto recente em formato 3x4 (com fundo branco) e com a Certido de Nascimento, a Certido de Casamento ou o Certificado de Naturalizao, de acordo com cada caso. CERTIDO DE CASAMENTO O que ? A Certido de Casamento confere aos cnjuges comunho plena de vida, com base na igualdade de seus direitos e deveres. No aceita a unio de pessoas que j estejam casadas, uma vez que o Cdigo Civil estabelece a monogamia (que o cidado tenha apenas um cnjuge). Onde deve ser feita? O casal deve ir a um Cartrio de Registro Civil. A celebrao do casamento pode ser feita na sede do cartrio ou em edifcio pblico ou particular, caso seja opo das partes e com consentimento da autoridade que for realizar a cerimnia. Quem pode tirar? A Certido de Casamento obtida pelos prprios interessados. O cidado menor de 16 anos pode se casar mediante autorizao do pai e da me ou de seu representante legal, enquanto no atingir a maioridade civil. O requerimento de habilitao para o casamento dever ser firmado pelo casal ou, a seu pedido, por um procurador. Como deve ser feita? O casal deve se dirigir a um Cartrio de Registro Civil e apresentar o requerimento de habilitao para o casamento assinado, junto com os seguintes documentos: 1. Certido de Nascimento ou documento equivalente; 2. se for o caso, autorizao por escrito das pessoas sob cuja dependncia legal estiverem as partes ou ato judicial que a substitua; 3. declarao de duas testemunhas maiores, parentes ou no, que afirmem conhecer o casal e no haver impedimento para a unio; 4. declarao do estado civil, do domiclio e da residncia atual dos noivos e de seus pais, se forem conhecidos; e 5. se for o caso, Certido de bito do cnjuge, de sentena declaratria de nulidade ou de anulao de casamento ou de sentena de divrcio. O oficial do Registro Civil far a habilitao para o casamento, que, aps audincia do Ministrio Pblico, ser homologada por um juiz. Cumpridas as formalidades, no havendo impedimento para o casamento, ser emitido pelo oficial um certificado de habilitao. A data e o local de celebrao do casamento sero previamente designados pela autoridade que for presidir a solenidade, que ser realizada na sede do cartrio (com pelo menos duas testemunhas). Caso seja opo das partes, e com consentimento da autoridade, a cerimnia pode acontecer em edifcio pblico ou particular (com quatro testemunhas).

Na ocasio, o livro de registro dever ser assinado pelo presidente do ato, pelos cnjuges, pelas testemunhas e pelo oficial do registro. Ao final, emitida a Certido de Casamento. O registro civil do casamento religioso segue os mesmos procedimentos exigidos para o casamento civil. Deve ser feito no prazo de 90 dias, a partir de sua realizao e comunicado ao ofcio competente.

Certido de bito O que ? A Certido de bito o registro do falecimento do cidado, feito em Cartrio Civil do distrito onde ocorreu o bito. A apresentao exigida, por exemplo, quando o vivo ou viva desejam se casar novamente em Cartrio Civil, para dar entrada no requerimento de penso ou iniciar processo de inventrio ou testamento. Onde deve ser feita? A Certido de bito deve ser emitida por Cartrio de Registro Civil do distrito onde o cidado faleceu. Quem pode tirar? O funcionrio da agncia funerria quem encaminha os dados do falecido ao Cartrio de Registro Civil para solicitar a Certido de bito. O documento deve ser retirado por um familiar. Como deve ser feita? Para requerer a certido de bito so necessrios os seguintes documentos do cidado que faleceu: 1. Atestado de bito; 2. Carteira de Identidade; 3. Certido de Nascimento (no caso de menores de idade) ou de Casamento; 4. Carteira de Trabalho e Previdncia Social (CTPS); 5. Ttulo de Eleitor; 6. Certificado de Reservista, se for o caso; 7. Cadastro de Pessoa Fsica (CPF); 8. Carto do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS); 9. Nmero de inscrio no Programa de Integrao Social (PIS) ou no Programa de Formao do Patrimnio do Servidor Pblico (Pasep). Aps o envio dos dados, um familiar, mediante a apresentao do canhoto de entrega dos dados pelo agente funerrio, dever retirar a certido em um Cartrio de Registro Civil.

Anda mungkin juga menyukai