Anda di halaman 1dari 11

Aula

O MODO DE PRODUO FEUDAL E O CRESCIMENTO DAS CIDADES NA IDADE MDIA


META
Descrever as caractersticas do feudalismo e como as cidades foram sendo estruturadas neste perodo.

OBJETIVOS
Ao final desta aula, o aluno dever: conhecer os principais acontecimentos histrico-sociais ocorridos na Idade Mdia, de forma que se analise o desenvolvimento das relaes de produo. reconhecer como era a cidade medieval e qual a importncia dos feudos na manuteno das relaes econmicas. descrever as causas da crise do feudalismo e de sua decadncia.

PR-REQUISITOS
O contedo da segunda aula( o modo de produo primitivo e o escravista)

Cidade medieval (Fonte: http://www.aticaeducacional.com.br).

Geografia Urbana I

INTRODUO
Ol,pessoal! Nesta terceira aula vamos estudar o processo de desenvolvimento das cidades na Idade Mdia, perodo que vai do sculo V, com a Queda do Imprio Romano, em 476 d.C, at o sculo XV, perodo que tem como referncia o fim da guerra dos cem anos, em 1453. Nesta poca, os territrios eram divididos em feudos, com milhares de donos chamados senhores feudais.O trabalhador da terra era denominado de servo. O homem no era mais escravo, mas ainda tinha sua vida quase que totalmente determinada pelo senhor feudal. O modo de produo feudal refletia uma sociedade atrelada aos dogmas da Igreja. Quem contestasse as idias religiosas da poca era morto. Era comum queimar na fogueira quem era considerado traidor ou bruxo. Muita gente de bem e de grande inteligncia, como Joana DArc, foi queimada viva, por se opor s doutrinas da Igreja. Outros tiveram que negar suas idias e escritos, para no serem mortos, como Galileu. A Idade Mdia, embora seja considerada a idade das trevas, foi bero de vrias invenes, como as de Leonardo da Vinci, de grandes obras plsticas e de grandes obras literrias.

(Fonte: novoze.blogger.com.br).

30

O modo de produo feudal e o crescimento das cidades na Idade Mdia

Aula

TRANSFORMAES SOCIAIS NA IDADE MDIA


Na Idade Mdia, durante o feudalismo, as cidades ficaram estagnadas por vrios sculos, at que, a partir do sculo XI, o sistema comeou a passar por vrias transformaes que fizeram ressurgir as cidades. Segundo o Manual de Histria Geral, ( de Antonio Tota e Pedro Bastos, 1994, p.49),
Novas formas de atrelar o arado aos animais, a inveno de um novo tipo de arado e novas formas de aproveitamento das terras - todas essas inovaes tcnicas resultaram no aumento da produo de alimentos. A maior oferta de alimentos coincidiu com um vertiginoso crescimento da populao.

Com esses acontecimentos, a cidade medieval passou por vrias mudanas, pois foi aumentando sua populao, medida que ocorria o renascimento comercial. Surge assim, segundo os autores citados acima, um vertiginoso crescimento populacional. Por sua vez,
Cruzadas

As regies porturias atraam pela abundncia de novas mercadorias que chegavam de outros lugares. A aliana entre o povo, a burguesia e a Coroa ganhou ainda mais incentivo durante o reinado de D. Dinis, de 1279 a 1325. Alm de criar a Ordem de Cristo, com a ajuda e a fortuna dos Templrios, para continuar com as Cruzadas contra os mouros tanto por terra como por mar,... (FLORIDO, 1999, p.7) (Grifo nosso).

Expedio militar de carter religiosa e com o objetivo de abrir novos caminhos com o Oriente, ocorrida na Idade Mdia. Templrios A Ordem dos Templ-rios, ou guardies do Templo de Jerusalm, era o brao armado da Igreja, formado para participar das Cruzadas. Os Templrios se tornaram muito ricos com os saques realizados no Oriente (FLORIDO, 1999, p. 7).

Com a participao dos Templrios nas Cruzadas, o comrcio se expandiu com o Oriente e as cidades europias aumentaram em muito as suas populaes, como tambm o espao construdo cresceu tanto que os muros das cidades no suportavam mais e comearam a se multiplicar novos povoamentos fora e ao redor das cidades. Por outro lado, as Cruzadas foram conquistando novas terras, ampliando o comrcio com o Oriente e os Templrios se tornaram muito poderosos;
Com a participao das Cruzadas e a ajuda dos Templrios, a Igreja ficou mais fortalecida e a conquistas por novas terras aumentou, mas surgiram outros problemas. Alm de motivos religiosos, as Cruzadas tiveram o objetivo de abrir novos caminhos terrestres de comrcio com o Oriente, conquistar terras, ainda que de outros reinos cristos, e ajudar aliados nas disputas dinsticas. Com os saques realizados no Oriente Mdio, os Templrios enriqueceram tanto que acabaram por se transformar em um poder paralelo dentro da prpria Igreja. O Papa, ento,

31

Geografia Urbana I

decidiu dissolver a Ordem. Seus integrantes comearam a ser perseguidos por toda a Europa e foram acolhidos, juntamente com sua fortuna, por D. Dinis, em Portugal. (ibidem).(Grifo nosso)

Mapa da Europa na Idade Mdia, Coleo Brasil 500 anos (FLORIDO, 1999, p.7).

O FEUDALISMO
Na Idade Mdia, o modo de produo feudal definia o territrio, ou a terra, como o meio de produo mais importante. O chefe poltico e econmico era o senhor feudal e os reis, pois determinavam as leis, as mais absurdas possveis; como exemplo, podemos citar Thomas Hobes, que escreveu os fundamentos tericos do Absolutismo. Nos seus escritos do Leviat, ele descreve que o monarca deveria ter o poder absoluto na Terra, uma vez que
Em sua teoria, o rei absoluto salvou os homens da barbrie. E por isso, atravs de um contrato, os homens deveriam ceder o poder ao Estado, encarnado na figura do monarca absoluto.(TOTA; BASTOS, 1994, p.79).

Diferentemente do escravismo, o territrio, durante este modo de produo, era fragmentado em pequenas e mdias pores, chamadas de feudos. No mais existiam imensos e contnuos territrios antes denominados de imprios. O poder no pertencia a um nico imprio, nas mos de um imperador, mas era descentralizado, nas mos de vrios senhores feudais. Ser proprietrio de terra era determinante para se manter no po-

32

O modo de produo feudal e o crescimento das cidades na Idade Mdia

Aula

der poltico e social.O comrcio era feito dentro do feudo ou entre feudos. No existia o comrcio externo, pois a economia era auto-suficiente dentro dos feudos, neste perodo, principalmente na fase inicial da Idade Mdia. Entre o sculo V e o sculo X as cidades iam aos poucos aumentando em quantidade de habitantes, mas quase sempre tinham a mesma extenso.

AS CIDADES NA IDADE MDIA


A Idade Mdia era conhecida como idade das trevas por vrios motivos. Foi neste perodo que ocorreu uma grande estagnao econmica e atraso das foras produtivas. Tambm ocorreram inmeras guerras e invases, provocando a retrao da economia, o que provocou um atraso no desenvolvimento tcnico e tambm a desacelerao do processo de crescimento urbano. Alm disso, houve a Peste Negra, que exterminou 30% da populao europia, pois saneamento bsico e coleta regular de lixo no existiam; o adensamento da contaminao que aumentava com o passar do tempo favoreceu para que ocorressem vrias epidemias.

Ruas na cidade medieval (Fonte: http://lh5.ggpht.com).

Nesta poca, nenhum burgo tinha sistema de esgoto nem coleta de lixo organizada. As transformaes ocorridas, consequentes da prpria evoluo da humanidade, fizeram com que as cidades fossem, aos poucos, recebendo novas mudanas tanto nos aspectos da arquitetura, no traado das ruas, nas caractersticas das ruas, que eram ruelas, pequenas ruas estreitas, tortuosas, de nvel irregular, sem caladas e irregulares; em muitos locais, nem existiam. Rolnik (1988.32)
O desenho das ruas e praas de um burgo - assim poderia ser chamada uma cidade medieval - no obedecia a qualquer traado preestabelecido. No havia, portanto uma demarcao de lotes ou
33

Geografia Urbana I

desenho de uma rua. Sendo comunal, a terra urbana era simplesmente ocupada pelos moradores, medida que ali iam se instalando.

A influncia da natureza era ainda muito forte. Uma montanha e a curva de um rio funcionavam como arquitetura de defesa, assim como as muralhas dos burgos com suas torres e imensos portes.O determinismo geogrfico era uma caracterstica marcante; embora j existissem algumas pontes e estradas, quase todas seguiam o curso dos rios e o relevo das montanhas. As tcnicas de construo utilizadas eram precrias e os materiais pouco transformados pelo trabalho humano. A cidade se adaptava mais natureza do que a transformava, ao contrrio do que ocorre no mundo moderno e contemporneo. Ainda citando Rolnik (1988), a grande torre da igreja dominava a paisagem da cidade medieval e, ao seu redor, as casas eram distribudas de forma irregular, comprimindo-se entre as muralhas que definiam os seus limites. No sculo XIII, a cidade medieval comeou a acentuar sua crise, decorrente das pssimas condies de infra-estrutura existente.
A partir do sculo XIII, o medo peste instigou uma fuga peridica da cidade; e, naquele mesmo sentido, pode-se dizer que o subrbio moderno comeou como uma espcie de enfermaria de isolamento rural. Ainda hoje, num levantamento das razes de se mudarem os suburbanos de Cleveland para os arrabaldes, a maior percentagem de razes favorveis a essa mudana, 61 por cento, foi viver numa vizinhana mais limpa e sadia, ao passo que apenas 48 por cento das respostas eram favorveis a melhores escolas ou oportunidade de possuir suas prprias casas, e apenas 28 por cento desejavam ter um quintal ou jardim. (MUNFORD, 1965, p. 620).

No sculo XIV, acentuada a decadncia da cidade medieval, devido a vrios fatores, tais como o crescimento do comrcio entre os burgos. A populao aumenta nas cidades e h um aumento do interesse em morar na cidade ou prximo a ela. Ocorre a fuga dos servos da gleba, que deixavam os feudos, revoltados pelas pssimas condies em que viviam. Acontece, desta forma, a escassez da mo-de-obra camponesa e, em contrapartida, aumenta a oferta da mo-de-obra nas cidades, fazendo com que ocorresse a necessidade de requalificao. Quem trabalhava com as plantaes e arado, agora era obrigado a se enquadrar em outro tipo de qualificao tcnica, quer seja para trabalhar no comrcio de vendas de tecidos, na confeco e tingimento de tecidos, como ferreiro, na cunhagem de moedas, como construtor de casas de madeira e de barro, etc. Com as grandes navegaes, ocorridas nos sculos XV, XVI e XVII, o comrcio se amplia alm do mar Mediterrneo e das regies europias. Iniciam-se, deste modo, as relaes econmicas com os outros continen34

O modo de produo feudal e o crescimento das cidades na Idade Mdia

Aula

tes, levando ocupao da Amrica, da sia e da frica pelos europeus. As longas caravanas conduzidas por animais atravessavam a Europa, transportando pessoas com caractersticas tnicas e culturais diversas. Alm disso, vrios produtos manufaturados no Oriente e tesouros existentes eram trocados quando as navegaes e caravanas eram encontradas nos rios, onde, nas suas margens, eram realizadas as transaes comerciais que favoreceram mais ainda o crescimento da rea urbana, consequentemente ampliando o comrcio entre as cidades mais antigas e as mais recentes. Para agravar mais ainda o sistema feudal, surgiram vrias rotas comerciais vindas do Oriente, o que favoreceu a multiplicao do comrcio, o aumento da populao, provocando milhares de quilos de lixos e dejetos que foram acentuando o odor e a proliferao de doenas com as chuvas. Todos estes fatores foram determinando a ocorrncia da peste negra de que j falamos. Outras questes de ordem poltica e econmica tambm concorreram para a crise do sistema feudal. O que favoreceu tambm a decadncia da cidade medieval foi a intensa circulao de mercadorias, que aumentava a passos largos, colocando, tanto para o senhor feudal como para os servos, a necessidade de ter dinheiro para comprar as mercadorias que eram trazidas pelas caravanas de outras regies da Europa e da sia. Outra questo, tambm, que importante salientar, tem a ver com o aspecto urbano, visto que neste perodo (sculos XIV e XV) o crescimento das cidades se dava numa intensidade cada vez maior e multiplicava a necessidade de mais mo-de-obra. Neste sentido, surgia outra opo de trabalho para os servos, alm do trabalho nos feudos. Assim, as revoltas cresciam entre os servos e seus senhores, favorecendo a migrao, ou fuga para as cidades mais prximas ou outros centros de maior porte. Os servos foram forados a se adaptar nova vida, como citado pelos autores a seguir:
A fuga dos servos para as cidades ocorreu ininterruptamente por toda a Idade Mdia. Esses servos, perseguidos no campo por seus senhores, chegavam isoladamente s cidades, onde encontravam uma comunidade organizada contra a qual eram impotentes e na qual deviam se submeter posio que lhes designavam. A procura por seu trabalho e o interesse de seus concorrentes urbanos organizados. (MARX e ENGELS, 1983,79-80).

Outro ponto que interferiu na economia medieval, que afetou diretamente as cidades da poca, foi o arrendamento das terras que passavam a formar matria-prima para os mercadores, tais como a l e o linho, modificando a relao existente entre o senhor feudal e a terra, consequentemente afetando os servos, j que no havia a necessidade de grande quantidade de mo-de-obra como antes. Assim ocorreu uma nova

35

Geografia Urbana I

diviso social do trabalho, passando o servo para a condio de proletrio urbano, O que lhe conferia a dupla condio de livre e despossudo (ROLNIK. 1988.35). O servo, agora, proletrio, passa a receber pagamento pelos seus servios, mas de maneira alienada. Exercia a sua atividade sem questionar, nem refletir sobre a sua condio humana e sobre os seus direitos bsicos, tais como o que comer, onde morar e dormir. O proletrio vivia despossudo de quase tudo, apenas tinha a sua fora de trabalho. Agora, o senhor feudal passa a ser latifundirio e arrendatrio aumentando a especulao, e a terra passa a ter uma valorizao diferenciada, agora mais como valor de troca.

Cercamento (Fonte: http://img375.imageshack.us).

CONCLUSO
Assim, vimos que, na Idade Mdia, o chefe poltico e econmico era o senhor feudal. A Igreja era tambm poderosa e a ordem dos Templrios, atravs das conquistas realizadas com as Cruzadas, criava um poder paralelo, sendo por isso dissolvida pelo Papa. A fora produtiva era centrada na mo-de-obra do servo, que quase no tinha direitos. Na metade do sculo XV, este sistema entra em crise, devido a vrios fatores j analisados. Tambm ocorre o crescimento urbano, o aumento do comrcio e da populao nas cidades, aprofundando ainda mais a crise do sistema. At o sculo XV, a terra o centro de toda atividade. A partir da, o comrcio se estende pelo mundo e so estabelecidas novas relaes econmicas de produo, dando incio a uma nova fase que chamamos de Idade Moderna. Assim, as reas que passam a ser urbanizadas, ou seja, as cidades, tornamse o centro das decises econmicas e polticas em toda a Europa e depois no mundo todo, iniciando-se o modo de produo capitalista.
36

O modo de produo feudal e o crescimento das cidades na Idade Mdia

Aula

RESUMO
Nesta aula, percebemos como no perodo compreendido entre o sculo V o sculo XV, denominado de Idade Mdia, foi sendo desenvolvido o modo de produo feudal. Neste modo de produo, a terra era o meio de produo mais importante. O poder, que no modo de produo escravista era centrado nas mos do imperador, como um nico e poderoso soberano, na Idade Mdia passa a ser descentralizado, agora com vrios grupos e pessoas interferindo nele, os senhores feudais, que tinham uma relao estreita com os reis e os seus representantes. No incio da Idade Mdia, o comrcio era fechado, sendo realizado dentro dos prprios feudos e mais tarde entre os feudos. O domnio do comrcio era feito de maneira hierarquizada, do feudo maior para o menor. S a partir do sculo XI, com o renascimento comercial, que as cidades comeam a renascer e o comrcio sai dos limites das terras dos feudos e passa a ser feito entre os diferentes reinados, ultrapassando, mais tarde, o territrio da Europa. O modo de produo feudal comeou a entrar em crise, a partir do sculo XV, visto que, com o aumento do comrcio alm dos territrios europeus, as cidades se multiplicaram, e com isso ocorre a consequente necessidade de muito mais mo-de-obra, visto que surgem novas profisses e ofertas de novos empregos nas cidades, de maneira crescente. Os senhores feudais passaram a arrendar as suas terras, para diminuir o prejuzo de sua falta de produtividade nos feudos. Alm disto, as enchentes peridicas, a fuga dos servos dos feudos e a necessidade de novos produtos, para a manuteno dos feudos, fizeram com que a crise do sistema fosse sendo intensificada. Portanto, o sistema feudal entra em crise e novas relaes sociais de produo comeam a surgir, transformando a estrutura econmica e social, antes existente, do tipo servil para o tipo comercial urbano. Neste captulo estudamos as caractersticas do modo de produo feudal. O perodo em que existiu este modo de produo foi entre os sculos V e XV. Podemos dividir a Idade Mdia em duas fases. A primeira fase, de estagnao urbana, compreendida, mais ou menos, entre o sculo V e o sculo X. E a fase do renascimento urbano, compreendida entre o sculo XI at o sculo XV, quando o sistema medieval entrou em crise, com o aprofundamento do comrcio mundial e com a implantao da nova diviso social do trabalho, decorrente das inovaes tcnicas comerciais e do crescimento das cidades, ultrapassando, em muito, os limites dos burgos.

Burgos Do Germ. Burc, burg, pequena cidade, pelo b. lat, fortaleza. 2- Na Idade Mdia, Castelo, ou casa nobre, ou mosteiro, etc, e suas cercanias, rodeados por muralhas de defesa, muitos dos quais vieram transformar-se em cidades. Dicionrio Aurlio.).

37

Geografia Urbana I

ATIVIDADES
1. Os alunos devero fazer um quadro, mostrando os diferentes modos de produo e suas caractersticas principais vistas at esta aula, finalizando com as conseqncias no processo de crescimento das cidades e a mudanas na estrutura econmica. 2. Descrevam os principais motivos pelos quais a Idade Mdia entrou em crise e qual a participao das cidades neste contexto.

COMENTRIO SOBRE AS ATIVIDADES


Para entender melhor os acontecimentos que influenciaram na vida da populao da poca, leiam mais sobre as descobertas (tais como a Bssola e o Astrolbio), que foram inventados pelos chineses e utilizados pelos portugueses nas grandes navegaes. Leiam sobre a influncia de Galileu, e de Miguel ngelo, nas artes e pinturas. Leiam o livro O Nome Da Rosa, que relata como era a vidas dos monges, em mosteiros, e a influncia que a Igreja tinha sobre a vida das pessoas. Leiam mais sobre as indulgncias pagas, que tratam da compra do perdo. Assistam ao filme Rei Artur, para ilustrar e visualizar como eram as cidades e o cotidiano medieval. Outro filme que podemos citar A conquista do paraso, sobre o descobrimento do Brasil. Tambm podemos citar Carlota Joaquina

AUTO-AVALIAO
Sou capaz de descrever o modo de produo feudal? Percebi que o homem continua escravo? Como ocorrem as relaes comerciais entre os feudos? Entendi as causas da decadncia do feudalismo? Ficou claro, para mim, como se organizavam as cidades na Idade Mdia?

PRXIMA AULA
Na prxima aula vamos estudar o modo de produo capitalista. Sabemos que este modo de produo foi dividido em trs fases. Nesta prxima aula, vamos nos deter em analisar a fase do capitalismo comercial e manufatureiro.
38

O modo de produo feudal e o crescimento das cidades na Idade Mdia

Aula

REFERNCIAS
FLORIDO, Janice. Coleo: Brasil 500 anos, v. 7. So Paulo: Nova cultural, 1999. MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. A Ideologia alem (feubarch). 9 ed. So Paulo: Hucitec. 1983. MUNFORD, Lewis. A Cidade na Histria, v. 2. Belo Horizonte: Itatiaia, 1965. ROLNIK, Raquel. O que cidade. So Paulo: Brasilense. 1988. TOTA, Antonio Pedro; BASTOS, Pedro Ivo de Assis. Histria Geral (Novo manual, Nova (Cultural). So Paulo: 1994.

39

Anda mungkin juga menyukai