Anda di halaman 1dari 11

Aula

O MODO DE PRODUO CAPITALISTA MONOPOLISTA E O CRESCIMENTO MUNDIAL DAS METRPOLES


META
Descrever as caractersticas do modo de produo capitalista em sua fase monopolista, exemplificando as mudanas no que concerne a relaes sociais de produo, organizao urbana, o incio da formao do mercado mundial e as inovaes tecnolgicas.

OBJETIVOS
Ao final desta aula, o aluno dever: conhecer as caractersticas do modo de produo capitalista em sua fase monopolista. identificar as grandes mudanas pelas quais o capitalismo passou, at chegar a uma sociedade internacional globalizada. reconhecer as especificidades das cidades globais e sua influncia nas populaes mundiais. entender como o mundo multipolar e suas implicaes nas regies perifricas e dependentes.

PR-REQUISITOS
Ter estudado as caractersticas do modo de produo capitalista industrial, e as transformaes que ocorreram, nesta fase, em relao ao desenvolvimento tcnico, cientfico, territorial, como tambm, nas relaes sociais, na urbanizao das cidades e no aumento do nmero das metrpoles mundiais.

A construo de novas cidades pela Housing Development Board de Cingapura um exemplo de urbanizao planejada (Fonte: http://pt.wikipedia.org).

Geografia Urbana I

INTRODUO
Caro aluno, Estamos aqui para mais uma aula. Esperamos que estejam entendendo o assunto e gostando da disciplina. muito interessante saber como se desenvolveram as cidades ao longo da Histria. Nesta aula, vamos estudar o processo de desenvolvimento por que o capitalismo passou at se tornar monopolista. Aps as transformaes ocorridas desde o sculo XIX at o sculo XX, o sistema capitalista passou para a fase conhecida como monopolista internacional. O modo de produo capitalista se aprofundou, passando a controlar, mais ainda, as regies perifricas mundiais, do ponto de vista econmico, de maneira mais completa e complexa. Voc j percebeu que a explorao de um grupo bem maior por um menor continua? A sociedade evolui, os processos se modificam, mas a explorao do homem pelo homem a mesma. O capitalismo agora monopolista, como a prpria palavra expressa, exerce um controle mundial da produo e dos meios de produo. A partir desta poca, as grandes indstrias mundiais passam por uma estruturao do controle de produo, visando a um maior aumento de seus lucros. Para isso, grandes conglomerados de empresas passam a controlar de maneira mais profunda as regies e os pases ditos perifricos ou subdesenvolvidos. Aps ocorrerem vrias guerras na Europa, na sia, na frica e na Amrica, em busca de novas conquistas territoriais, matria-prima e mode-obra barata, as naes que tinham o poder econmico e militar buscavam aumentar a quantidade de suas reservas de matria-prima; isso gerou grandes contingentes populacionais dependentes de seus servios e de produtos industrializados. Depois de vrias guerras e conquistas, as naes comandadas pelo bloco europeu e depois pelo americano passam a controlar a produo econmica mundial. Logo, vamos relacionar, de forma geral, os motivos e as conseqncias deste processo de expanso do capitalismo internacional, em sua fase monopolista, segundo LNIN (1979), para sua fase Maquina a vapor (Fonte: http://www.eb23-cmdt-conceicao-silva.rcts.pt). imperialista.

64

O modo de produo capitalista monopolista e o crescimento mundial...

Aula

O CAPITALISMO FINANCEIRO INTERNACIONAL


No final do sculo XIX e incio do XX, o capitalismo comeou a passar para outra fase mais adiantada, de explorao das foras produtivas, que o capitalismo financeiro internacional. Neste perodo de aprofundamento da expropriao dos instrumentos de produo, o sistema econmico passou a contar com a participao mais aperfeioada e complexa dos bancos que pertencem ao sistema financeiro de grupos de naes desenvolvidas. Ou seja, os conglomerados eram formados por empresas que tambm detinham o controle de finanas e grandes recursos de capitais. Assim, os grupos mais fortes passam a se unir em busca de um maior controle na economia e poltica mundial. Essa participao dos bancos e das organizaes que controlavam a economia j existia desde a Idade Moderna, inclusive muitas cidades surgiram em funo dos bancos. Agora, com a influncia internacional, os bancos passam a ter uma estreita relao monetria com os industriais, e as cidades, nos pases perifricos, passam a depender e ter influncia mundial dos grandes conglomerados de indstrias, que se unem para aprofundar e multiplicar, ainda mais, as negociaes e os lucros das instituies bancrias. As grandes naes (ou as naes de maior poder econmico), passaram a investir em regies, na periferia dos grandes centros urbanos, fornecendo emprstimos a juros altos, o que aprofundou a dependncia das ex-colnias, hoje formada por pases subdesenvolvidos, que passaram a ser mais ainda dependentes das metrpoles mundiais. O mapa mundi com a denominao de Os Brbaros do Sul foi utilizado por VICENTINO (1992) e SCALZARETTO (1992). Neste trabalho, eles separam o mundo entre o Norte desenvolvido e o Sul, subdesenvolvido.
A linha de pobreza no a linha do Equador. O Sul pobre invade o Norte geogrfico. Todos os pases do Sul so subdesenvolvidos, exceto a Austrlia. Impressiona o nmero de pobres e miserveis, que somam mais de 1,5 bilho de habitantes no Sul. (VICENTINO;SCALZARETTO, 1992, P.47) (Os dados de pobres e miserveis citados so da dcada de 90).

65

Geografia Urbana I

O mapa mundi: Os brbaros do Sul (Fonte: VICENTINO; SCALZARETTO, 1992, p. 47).

Esses pases subdesenvolvidos procuravam tambm, de maneira incessante, os bancos das naes desenvolvidas, em busca de emprstimos, para tentar solucionar as crises econmicas internas, que se vinham avolumando desde a sua independncia poltica. As concesses feitas atravs de emprstimos e doaes, pelos grupos dos pases ricos, aprofundaram a dependncia e a crise econmica dos pases pobres, em vez de melhorar as suas condies financeiras. Isto ocorreu porque os pases desenvolvidos no esto preocupados, na verdade, em resolver as crises dos pases pobres, mas pelo contrrio, esses pases financiadores aprofundam a misria e as desigualdades das naes perifricas e subdesenvolvidas. Organizam-se em grupos de empresas que promovem e alcanam o controle da produo, dos mercados e das vendas dos produtos no mundo todo. Com isto, o capitalismo industrial, agora monopolista e internacional, que formado pela articulao entre as potncias, fez surgir mais uma forma de aprofundar o domnio do mercado internacional, controlando o que se produz, onde e quando se produz e para quem se produz. Desta maneira, foram sendo estruturados cartis, trustes e holding, que foram novas maneiras criadas pelos capitalistas, para explorar mais ainda as ex-colnias e at pases que alcanaram a sua independncia poltica, como foi o caso do Brasil, que proclamou a sua Repblica no final do sculo XIX (1889). Com este processo de avano tecnolgico e de controle da produo, as naes desenvolvidas se tornaram mais ricas. As matrizes das indstrias comearam a implantar as filiais em todos os continentes, criando

66

O modo de produo capitalista monopolista e o crescimento mundial...

Aula

meios de melhor controlar a produo dos trabalhadores nas fbricas e indstrias, de modo que eles eram monitorados desde a produo, na hora da refeio ou do lanche e at nas suas vidas particulares. Estavam implantando novas formas de regulao de produtividade, o taylorismo, com as idias de James Taylor.

Cena do filme Tempos Modernos (Fonte:http://www.moedeiro.blogspot.com).

Posteriormente, tambm no final do sculo XIX, Henry Ford, pensando em baratear o custo de produo e do produto final, como tambm em acelerar a produtividade, implantou a linha de produo (acrescentar o filme: A vida de Henry Ford), fazendo com que os operrios fossem treinados para executar s uma tarefa, de maneira repetitiva e com certa qualidade. Assim, o trabalhador da indstria se torna robotizado, ou seja, treinado para executar uma determinada tarefa cada vez que um determinado produto (um ventilador, um automvel, uma televiso, por exemplo) fosse passado na linha de produo. Assim, foi criado o termo conhecido como modelo fordista de produo, que era mais uma estratgia dos capitalistas e donos de fbricas, para controlar a produtividade, barateando o produto e diminuindo o tempo para a produo deste produto. No filme sobre a vida de Henry Ford, podemos constatar a existncia da linha de produo, onde a fabricao do automvel (Ford, modelo T) era realizada ao mesmo tempo por centenas de funcionrios, numa linha que parecia uma linha frrea, onde o veculo iase deslocando e cada operrio, com sua especialidade, ia montando partes deste automvel. Assim, o tempo para que um automvel ficasse pronto diminuiu consideravelmente.

67

Geografia Urbana I

(Sobre o Fordismo e o desenvolvimento das tcnicas de produo do automvel, iremos estudar mais aprofundadamente na prxima aula). Outro aspecto a ser colocado neste perodo que aps um sculo da Primeira Revoluo Industrial, constatamos tambm vrios benefcios para a populao mundial como um todo, visto que ocorreram vrias descobertas e invenes na Medicina, na Engenharia, na alimentao, na indstria txtil etc.
O progresso cientfico, ao melhorar a alimentao (atravs da introduo de novos produtos como o trigo e a batata, alm da carne durante todo o ano) e propiciar a melhoria da sade, diminuem a taxa de mortalidade. A utilizao do ladrilho e da madeira, em vez de argila e da palha na construo das casas cria novas condies de vida e uma nova configurao espacial.

O mundo rural perde seu papel na sociedade que se est criando na medida que o processo de produo se d sob a base de um novo regime de produo de diviso do trabalho entre o comrcio e a manufatura assentados na cidade e a atividade agrcola, no campo. (CARLOS, 1992, p.33) (Grifo nosso). Voc percebeu que muitas transformaes foram fruto da Revoluo Industrial? Inicialmente, pela mquina a vapor, depois pela descoberta do petrleo e depois com a inveno da energia eltrica. Todas essas invenes vieram transformar a vida do homem e das cidades, em todas as regies mundiais. claro que o progresso e as novidades no ocorreram ao mesmo tempo e em todas as partes do mundo. Mas notrio que, paulatinamente, as naes menos desenvolvidas foram usufruindo das benesses das inovaes tcnicas desenvolvidas a partir da Primeira Revoluo Industrial ocorrida na Inglaterra. Como conseqncia dessas inovaes, ocorre um aumento da urbanizao, de maneira mais ainda acelerada.

AS CIDADES NO CAPITALISMO MONOPOLISTA


Como vimos, na fase do capitalismo industrial monopolista, as cidades vo sendo incorporadas s redes urbanas; as maiores (metrpoles) comandavam o processo produtivo, existindo assim uma escala decrescente das redes urbanas maiores para as menores; as grandes regies metropolitanas mundiais aprofundam o controle das demais metrpoles existentes nos pases menos desenvolvidos, at que o processo produtivo se torna padronizado e dependente. A Primeira Revoluo Industrial trouxe vrias melhorias nas condies de vida dos cidados, quer seja na infra-estrutura bsica das cidades, com novos tipos de esgoto, saneamento mais planejado, pavimentao

68

O modo de produo capitalista monopolista e o crescimento mundial...

Aula

mais moderna, quer seja no campo cientfico, com novas vacinas, controle de epidemias, novos antibiticos, como tambm na indstria alimentar e txtil. Tambm fez multiplicar a produo e aprofundar a diviso social e territorial do trabalho mundial. Antes o homem produzia para a sua subsistncia; depois passou a acumular e a reproduzir, no s os produtos, mas o capital, que um produto voltil e abstrato, fazendo tornar gigante a estrutura econmica capitalista mundial. Aps 1860, outras inovaes aprofundaram mais ainda a distncia entre os pases desenvolvidos e subdesenvolvidos, mediada que o capital mundial se reproduzia. Neste caso, podemos citar Ana Fani, que destaca estas condies de mudanas:
a) inovao nos instrumentos e mtodos de trabalho; b) incremento da produtividade do solo, liberando a populao do campo que migra para a cidade e vai servir de mo-de-obra para a manufatura e, posteriormente, para a grande indstria; c) ampliao do comrcio; d) desenvolvimento dos transportes e melhoria das vias de comunicao, expandindo o mercado interno e externo; e) utilizao de outras fontes de matria-prima; f) diminuio dos preos das mercadorias; g) desenvolvimento do crdito; h) melhoria da vida da populao (sade, habitao, alimentao). (Idem, p.28) (Grifo nosso).

Nesta fase do capitalismo monopolista, a diviso do trabalho sofre vrias transformaes que revelam uma nova fase de produo; agora, com maior especializao e vrios turnos de trabalho, o cidado passa a incorporar uma vida urbana, com exigncias e controle na vida dos trabalhadores. Apesar das melhorias citadas acima por Ana Fani, o trabalhador assalariado incorpora um custo de produo mais barato, o que aumenta mais e mais o lucro dos empresrios e dos representantes dos conglomerados mundiais. Todos esses grupos tm seu capital aplicado e desenvolvido em vrias regies mundiais. Este custo de produo se torna mais barato, devido s pssimas condies a que os trabalhadores da periferia do mercado mundial vm sendo historicamente submetidos, visto que, alm dos baixos salrios, existem os incentivos para as Naes onde esto localizadas as matrizes dos grandes conglomerados industriais. Podemos citar algumas empresas que fazem parte desta teia industrial, como a Nestl, a Coca-cola, a Nike, a Adidas, a Renault, a Volkswagen, a Ford, a Toyota etc. Todos esses grupos tm seu capital aplicado e desenvolvido. Assim, ficam isentos de impostos e recebem condies bastante vantajosas para instalarem as filiais nos pases que fazem parte da periferia do mercado mundial. Existe tambm uma padronizao dos produtos destas empresas em todo o mundo, o que lhes favorece mais ainda e aprofunda a dependncia dos consumidores mundiais, principalmente
69

Geografia Urbana I

dos pases perifricos, onde a populao, quase na sua totalidade, s usufrui das inovaes tecnolgicas mundiais, em pequena parcela, ou atravs da compra de produtos falsificados. O resultado final deste processo de evoluo por que passou o capitalismo, da fase industrial para a monopolista internacional, foi que o trabalhador tornou-ser um objeto do sistema e no um membro com direitos, nesta sociedade. O autor Horieste Gomes descreve muito bem a situao vivenciada pelos trabalhadores em todas as regies mundiais:
Com o aperfeioamento dos instrumentos e das tcnicas de produo, bem como do invento de novas mquinas e ferramentas, o capitalismo imprimiu um ritmo de maratona em seu processo de produo e capitalizao. A disciplina no controle de produo tornou-se muito mais exigente, muitas vezes por meio de implacveis medidas de coao e violncia. A jornada de trabalho longa e o salrio irrisrio envolvem adultos, mulheres e crianas em nveis exploratrios elevados em termos de mais valia, e reduzem os operrios mera condio de objetos da produo capitalista. (GOMES, 1992, p.50) (Grifo nosso).

(Para demonstrar a explorao da classe trabalhadora, indicamos o filme Denz, um grito de revolta, que revela a situao dos operrios nas fbricas de fiao e tecido no final do sculo XIX, na Europa). Com o capitalismo monopolista, o desenvolvimento se alastrou, mas de forma desigual e esta desigualdade do crescimento aconteceu de maneira planejada, tanto em nvel mundial, nacional, como tambm local. Esse processo de dominao x dependncia em que os pases pobres esto inseridos faz parte de uma estratgia articulada pelas naes hegemnicas, com o objetivo de perpetuar e aprofundar a dependncia econmica, poltica e hoje, de maneira mais evidente, nos meios de comunicao, na Internet. Assim, podemos citar, mais uma vez, para exemplificar as palavras da autora:
fcil questionar esta anlise, quando nos lembramos de que a industrializao (sinnimo de desenvolvimento) tem sua origem na acumulao de capital, decorrente do renascimento comercial e da indstria manufatureira, fenmeno para os quais o pacto colonial era necessrio. Alm disso, esta indstria dos pases centrais pde se desenvolver atravs da descolonizao (lembram-se como a Inglaterra apoiou este processo?), com vistas formao e ampliao dos mercados consumidores necessrios produo em larga escala. Isto quer dizer que h uma articulao desenvolvimentosubdesenvolvimento, e no apenas seqncias ou fases de um

70

O modo de produo capitalista monopolista e o crescimento mundial...

Aula

desenvolvimento nico, engendradas pelo capitalismo avanado, e concretizadas em diferentes escalas do territrio (partindo da cidade, passando pela regio e atingindo o nvel nacional). A evidncia da articulao entre as economias nacionais sob o capitalismo, e de sua integrao numa economia global o fato de que apesar de haver um desenvolvimento e industrializao a nvel mundial, ele seja diferenciado, embora combinado. (SPOSITO, 2001, P.69). (Grifo nosso).

A partir da citao, podemos concluir que h exemplo disto em todas as regies mundiais, e aqui, localmente, constatamos tambm estas contradies, pois existem inmeras filiais que esto ligadas s matrizes, quer seja no ramo alimentcio (Nestl, Mac Donald, Coca-cola, etc) quer seja no ramo automobilstico (Volkswagen, Renault, Ford, GM etc) ou no ramo de calados (Adidas, Nike, Puma, etc). Existe, de fato, uma articulao que vem sendo historicamente planejada, desde a estruturao do modo de produo capitalista. Mais recentemente, no final dcada de 80, reuniram-se na capital dos Estados Unidos vrios organismos internacionais, com o objetivo de controlar as economias dos pases perifricos. Esta reunio ficou conhecida como o Consenso de Washington, em que foi delineada a estratgia para controlar e direcionar as decises desses pases, sem os interesses dos presidentes ou, principalmente, de suas populaes. Na prxima aula, vamos detalhar um pouco mais este assunto.

CONCLUSO
O capitalismo em sua fase mais avanada que chamamos de monopolista favoreceu o desenvolvimento das cidades, modernizouas, dando conforto aos cidados, por um lado. Por outro lado, gerou o empobrecimento das classes exploradas pelos grandes empresrios e acentuou as desigualdades sociais, fomentando a misria, numa poca em que no deveriam mais existir problemas sociais dessa natureza. As cidades, com bairros ricos e modernos ao lado das favelas, tornam evidente essa realidade, mostram o grande contingente da populao que luta para sobreviver em meio a tantas possibilidades de ter uma vida digna. Assim, percebemos que o sistema capitalista de produo no serviu para favorecer a igualdade e a fraternidade entre os povos, o to sonhado bem de muitos pensadores, filsofos e, por que no dizer, da humanidade.

71

Geografia Urbana I

RESUMO
Estudamos, nesta aula, que o capitalismo industrial evoluiu, passando para a fase monopolista. Vimos tambm que as inovaes tcnicas, decorrentes da Revoluo Industrial, trouxeram melhorias na vida da populao mundial, mas aprofundaram tambm as diferenas e a valorizao do territrio nas cidades mundiais.Portanto, as inovaes tcnicas se alastraram para o mundo, mas o usufruto da propriedade dos produtos e da produo ficou para aqueles que detm poder aquisitivo. Tanto a diviso do trabalho, como a diviso territorial se aprofundou. O processo de desenvolvimento pelo qual passou o capitalismo no final do sculo XIX e inicio do sculo XX revelou que as inovaes tcnicas ps Revoluo Industrial comearam a se espalhar, a partir deste perodo, por todas as regies mundiais. Tambm, com estas inovaes, foi necessria uma requalificao da mo-de-obra nas indstrias e fbricas. Isso revelou uma rediviso territorial do trabalho, o que fez com que as regies metropolitanas fossem sendo enquadradas em uma rede de hierarquia urbana mundial. Assim, o capitalismo monopolista passou a controlar e monopolizar as regies e conseqentemente as cidades que fazem parte da periferia do mercado internacional. Neste sentido, se por um lado as inovaes trouxeram uma melhoria nas condies de vida dos moradores das cidades, o preo da moradia se elevou assustadoramente, fazendo com que ocorresse uma filtragem dos moradores das cidades de acordo com suas condies financeiras. Cada bairro vai delineando quem pode morar nele: nos bairros nobres h infra-estrutura; por outro lado, nos bairros pobres, h falta desses servios para a grande maioria da populao que aumenta a cada dia.

ATIVIDADES
Descrevam os pontos positivos e negativos do modo de produo capitalista, na fase monopolista. Vocs devem fazer uma tabela onde de um lado descrevam os pontos positivos e do outro os pontos negativos. Depois vocs faro uma anlise critica desse contexto.

COMENTRIO SOBRE AS ATIVIDADES


Para facilitar o entendimento, vocs devem, tambm, assistir aos filmes indicados nesta aula e relatar o que pode ser associado ao seu contedo. O filme Tempos Modernos, de Charles Chaplin, mostra a explorao dos trabalhadores em uma indstria. Nas cenas, mostrada a produo em srie na linha de montagem. Leiam tambm o livro: Imperialismo; fase superior do capitalismo de Vladin Irlich Lenin.
72

O modo de produo capitalista monopolista e o crescimento mundial...

Aula

AUTO-AVALIAO
Sou capaz de explicar os processos por que passou o capitalismo na sua fase monopolista? Ficaram evidentes para mim as conseqncias dessa fase avanada do capitalismo? Em relao ao processo de urbanizao, compreendo por que as cidades modernas tm caractersticas to fortes do processo de explorao de uma minoria detentora do capital sobre uma maioria destituda de conforto material? Prxima aula. Na prxima aula, vamos analisar o processo de formao e consolidao da diviso internacional do trabalho e como este processo influenciou nas vidas das populaes mundiais, desde as metrpoles at os povoados das cidades pequenas existentes no mundo subdesenvolvido.

PRXIMA AULA
Na prxima aula, vamos analisar o processo de formao e consolidao da diviso internacional do trabalho e como este processo influenciou nas vidas das populaes mundiais, desde as metrpoles at os povoados das cidades pequenas existentes no mundo subdesenvolvido.

REFERNCIAS
CARLOS, Ana Fani Alessandri. A cidade. 3 ed. So Paulo: contexto. 1997. GOMES, Horieste. A produo do espao geogrfico no capitalismo. So Paulo: Contexto. 1990. LENIN, Vladim Irlich. Imperialismo: fase superior do capitalismo. So Paulo: Global. 1979. SPOSITO, Maria Encarnao B. Capitalismo e urbanizao. 11 ed. So Paulo: Contexto. 2001. VICENTINO, Cludio; SCALZARETTO, Reinaldo. Nova ordem mundial, (Encarte). So Paulo: Scipione, 1992.

73

Anda mungkin juga menyukai