Anda di halaman 1dari 4

Motores

Ver artigo principal: motor de ar comprimido Carros de ar comprimido so movidos por motores impulsionado por ar comprimido , que armazenado num tanque de alta presso, tais como 30 M Pa (4500 psi ou 310 bar). Ao invs de pistes de motores de conduo com uma mistura de ar-combustvel inflamado, carros de ar comprimido a usar expanso do ar comprimido, de um modo semelhante para a expanso do vapor de um motor a vapor. Houve carros prottipos desde 1920, com ar comprimido usado em torpedo de propulso .

Tanques de armazenamento
Em contraste com as questes de hidrognio de dano e perigo envolvido em acidentes de alto impacto, o ar, por si s, no inflamvel. Foi relatado na Seven Network de Beyond Tomorrow que em seu prprio [ esclarecimentos necessrios ] pas, de fibra de carbono frgil e pode dividir sob stress suficiente, mas no cria estilhaos quando ele faz isso. Tanques de fibra de carbono segurar com segurana ar a uma presso de algo em torno de 4.500 psi, tornando-os comparveis aos tanques de ao. Os carros foram concebidos para ser cheio a uma bomba de alta presso.

Densidade de energia
O ar comprimido tem relativamente baixa densidade energtica. Ar a 30 MPa (4500 psi) contm cerca de 50 Wh de energia por litro (e normalmente pesa 372g por litro). Para comparao, umabateria de chumbo-cido contm 60-75 Wh / l. A bateria de ltio-ion contm cerca de 250-620 Wh / [1] l. gasolina contm cerca de 9.411 Wh por litro; No entanto, um motor a gasolina tpico, com eficincia de 18% s pode recuperar o equivalente a 1.694 Wh / l. A densidade de energia de um sistema de ar comprimido pode ser mais do que duplicado se o ar aquecido antes da expanso. A fim de aumentar a densidade de energia, alguns sistemas podero utilizar os gases que podem ser liquefeitos ou solidificado. "CO2 oferece muito maior compressibilidade que o ar quando ele faz a [2] transio da forma gasosa para supercrtico".

Emisses
Carros de ar comprimido so de emisso -livre no escape. Desde a fonte de energia de um carro com ar comprimido geralmente eletricidade, o seu impacto ambiental total depende de como limpar a fonte dessa energia eltrica . Diferentes regies podem ter diferentes fontes de energia, que vo desde as fontes de energia de alta emisso, tais como carvo para fontes de energia com emisso zero, como vento . A determinada regio tambm pode atualizar suas fontes de energia eltrica ao longo do tempo, melhorando ou piorando, assim, as emisses totais. No entanto, um estudo mostrou que, mesmo com premissas muito otimistas, o armazenamento de ar de [3] energia menos eficiente do que o armazenamento de produtos qumicos (bateria).

Vantagens
As principais vantagens de um veculo movido a ar so: Reabastecimento pode ser feito em casa, utilizando um compressor de ar [ 4 ] ou em estaes de servio. A energia necessria para comprimir o ar produzido em grandes instalaes centralizadas, tornando-o menos oneroso e mais eficaz de gerenciar as emisses de carbono do que de veculos individuais. No entanto, os compressores de 250-300 bars no esto normalmente disponveis para utilizao em casa padro, considerando os perigos inerentes a estes nveis de presso. Motores de ar comprimido a reduzir o custo de produo de veculos, porque no h necessidade de [5] se criar um sistema de refrigerao, as velas de ignio, o motor de arranque, ou silenciadores. A taxa de auto-descarga muito baixa contrrio de baterias que destroem sua carga lentamente ao longo do tempo. Por isso, o veculo pode ser utilizado durante longos perodos de tempo do que os carros eltricos. A expanso do ar comprimido reduz a sua temperatura, o que pode ser explorado para o uso como o ar condicionado . Reduo ou eliminao de produtos qumicos perigosos, como gasolina ou bateria cidos / metais Algumas configuraes mecnicas pode permitir a recuperao de energia durante a frenagem, compactar e armazenar ar. Lund relatrios Universidade da Sucia que os nibus poderiam ver uma melhora na eficincia de [6] combustvel de at 60 por cento atravs de um sistema de ar hbrido Mas isso s se refere a conceitos de ar hbrido (devido recuperao de energia durante a frenagem), e no ar comprimido somente veculos.

Desvantagens

A principal desvantagem o uso indireto de energia. A energia usada para comprimir o ar, que - por sua vez - fornece a energia para executar o motor. Qualquer converso de energia entre as formas resulta em perda. Para os carros de motor de combusto convencionais, a energia perdida quando a energia qumica em combustveis fsseis convertida em energia mecnica, a maioria dos quais vai para o lixo como o calor perdido. Para os carros de ar comprimido, a energia perdida quando a energia qumica seja convertida em energia elctrica (se a electricidade produzida a partir de fontes de produtos qumicos), quando a energia elctrica convertido para o ar comprimido, e quando o ar comprimido convertida em energia mecnica. Quando o ar se expande no motor esfria dramaticamente e deve ser aquecida at temperatura ambiente usando um permutador de calor. O aquecimento necessrio para se obter uma fraco significativa da produo de energia terica. O permutador de calor pode ser problemtico: enquanto ele executa uma tarefa semelhante a um permutador de calor para um motor de combusto interna, a diferena de temperatura entre o ar que entra e o gs de trabalho menor. No aquecimento do ar armazenado, o dispositivo fica muito frio e gelo pode-se em local fresco, climas midos. Isto tambm conduz necessidade de desidratao completamente o ar comprimido. Se subsiste qualquer umidade no ar comprimido, o motor ir parar devido a gelo interior. A remoo da humidade completamente requer energia adicional que ainda no podem ser reutilizados e perdido. Inversamente, quando o ar comprimido para encher o reservatrio, a sua temperatura aumentase. Se o ar no for armazenado refrigerado enquanto o reservatrio est a ser enchido e, em seguida, quando o ar arrefece mais tarde, a sua presso diminui e as diminuies de energia disponvel. Para atenuar este, o tanque pode ser equipado com um permutador de calor interno, a fim de arrefecer o ar rapidamente e eficientemente durante o carregamento. Alternativamente, uma mola pode ser utilizado para armazenar o trabalho a partir do ar, uma vez que inserido no tanque, mantendo, assim, uma diferena de baixa presso entre o tanque e [ carece de recarregador, o que resulta em uma temperatura mais baixa para elevar a ar transferido.
fontes? ]

Reabastecer o recipiente de ar comprimido com uma casa ou low-end compressor de ar convencional pode demorar at quatro horas, embora equipamentos especializados nas estaes de [4] servio podem encher os tanques em apenas 3 minutos. Para armazenar 14,3 kWh @ 300 bar em 300 reservatrios de litros (90 m3 de ar @ 1 bar), requer cerca de 30 kWh de energia compressor (com um nico estgio adiabatic compressor), ou aprox. 21 kWh com uma unidade de mltiplos estgios padro industrial. Isso significa que a potncia do compressor de 360 kW necessrio para encher os reservatrios em 5 minutos de uma nica unidade de estgio, ou 250 kW para uma multi[7] plataforma um. No entanto, intercooler e compresso isotrmica muito mais eficiente e mais prtico do que a compresso adiabtica , se for suficientemente grandes permutadores de calor [8] esto equipados. Eficincias de at 65% talvez possa ser alcanado, (Considerando que a eficincia atual para grandes compressores industriais max. 50%), no entanto, este menor do que a eficincia do Coulomb com baterias de chumbo-cido. A eficincia global de um veculo com ar comprimido de armazenamento de energia , usando os [ carece de fontes? ] nmeros de reabastecimento acima, de cerca de 5-7%. Para fins de comparao, bem ao volante eficincia de um sistema de transmisso de combusto interna [9] convencional de cerca de 14%, Os primeiros testes demonstraram a capacidade dos tanques de armazenamento limitado,. Teste apenas publicada de um veculo funcionando com ar comprimido por si s foi limitada a uma gama [ 10 ] de 7,22 km Um estudo de 2005 demonstrou que carros movidos a baterias de ltio-on realizar-se tanto de ar [ 11 ] comprimido e veculos de clula de combustvel mais de trs vezes na mesma velocidade. MDI alegou em 2007 que um carro com ar ser capaz de viajar 140 km na rea urbana conduo, e tm [ 12 ] um alcance de 80 km, com uma velocidade mxima de 110 km / h (68 mph) em estradas, quando estiver operando sozinho ar comprimido, mas em to tarde quanto meados de 2011, MDI ainda no produziu qualquer prova para esse efeito. A 2009 da Universidade de Berkeley Carta Research descobriu que "Mesmo sob premissas altamente otimistas do carro de ar comprimido muito menos eficiente do que um veculo eltrico a bateria e produz mais emisses de gases de efeito estufa do que um carro movido a gs convencional, com um mix de energia intensiva de carvo." No entanto, eles tambm sugerido, "um hbrido pneumtico de combusto tecnicamente exequvel, de baixo custo e pode, eventualmente, [ 13 ] competir com os veculos elctricos hbridos".

Crash segurana [ edio ]


Reivindicaes de segurana para os tanques de ar para veculos leves de peso em colises graves no foram verificadas. Teste Norte Americana acidente ainda no foi realizado, e os cpticos questionar a capacidade de um veculo ultraleve montado com adesivos para produzir resultados de segurana de coliso aceitveis. Shiva Vencat, vice-presidente de MDI e CEO da Zero Pollution Motors, afirma que o

veculo iria passar testes de coliso e cumprir as normas de segurana dos EUA. Ele insiste que os milhes de dlares investidos no carro areo no seria em vo.At hoje, nunca houve um leve, 100-plus carro mpg que passou no teste norte-americana acidente. Os avanos tecnolgicos em breve poder tornar isso possvel, mas o carro areo ainda tem que provar a si mesmo, e as questes de segurana de [ 14 ] coliso permanecem. A chave para alcanar um nvel aceitvel com um carro com ar reduzir a energia necessria para conduzir o carro, tanto quanto prtico. Isso empurra o projeto no sentido de minimizar o peso. De acordo com um relatrio do governo dos EUA Administrao Nacional de Segurana do Trfego Rodovirio , entre 10 classes diferentes de veculos de passageiros, "carros muito pequenos" tm a maior taxa de mortalidade por quilmetro rodado. Por exemplo, uma pessoa dirigindo 12.000 milhas por ano, por 55 anos, teria 1% de chance de estar envolvido em um acidente fatal. Isso o dobro da taxa de mortalidade da classe segura do veculo, um "grande carro". De acordo com os dados deste relatrio, o nmero de acidentes fatais por milha apenas fracamente correlacionado com o peso do veculo, tendo uma correlao coeficiente de apenas (-0,45). A correlao mais forte visto com o veculo de tamanho dentro de sua classe, por exemplo, os carros "grandes", picapes e utilitrios esportivos, tm taxas de mortalidade mais baixas do que os carros "pequenos", pickups e SUVs. Este o caso em 7 das 10 classes, com excepo dos veculos de mdio porte, onde minivans e carros de mdio porte esto entre as classes mais seguras, enquanto a de tamanho mdio SUVs so o segundo mais fatal depois de muito pequenos carros. Mesmo que os veculos pesados, por vezes, so estatisticamente mais seguro, no necessariamente o extra de peso que faz com que eles sejam mais seguras. A NHTSA relatrio afirma: "Os veculos mais pesados tm feito historicamente um trabalho melhor amortecimento seus ocupantes em acidentes suas capas longas e espao extra no compartimento do ocupante proporcionar uma oportunidade para uma desacelerao mais gradual do veculo e dos ocupantes dentro do veculo.. .. Embora seja possvel que veculos leves poderiam ser construdos com similarmente capuzes longos e leguminosas desacelerao suaves, provavelmente exigiria grandes mudanas em materiais e design e / [ 15 ] ou tirar o peso de seus motores, acessrios, etc " Carros de ar podem usar pneus de baixa resistncia ao rolamento , que normalmente oferecem menos [ 16 ] [ 17 ] aderncia do que os pneus normais. Alm disso, o peso (e preo) de sistemas de segurana, como airbags, ABS e ESC podem desencorajar fabricantes de inclu-los.

Carro movido a ar-comprimido chega ao mercado


Redao do Site Inovao Tecnolgica - 30/05/2007

Carros a ar comprimido Esto chegando ao mercado os primeiros carros movidos a ar-comprimido. Pelo menos ao mercado da ndia, onde a MDI International, pertencente a Guy Ngre, ex-engenheiro da Frmula 1, fechou um acordo com a maior fabricante de automveis do pas, a Tata Motors. Ngre o responsvel pelo projeto do MiniCat e do CityCat, dois pequenos veculos com carroceria em fibra de vidro e cujo motor funciona unicamente com o ar-comprimido armazenado em um tanque muito parecido com o tanque de gs natural j largamente utilizado no Brasil. Enchendo o tanque com ar A empresa planeja produzir 6.000 unidades do carro a ar j em 2008, em diversas verses. A carroceria de fibra no o nico fator responsvel pelo baixo peso do veculo, que viabilizou a utilizao do motor a ar: uma tecnologia de multiplexao permite que todos os equipamentos eltricos do veculo sejam acionados por um nico fio - microprocessadores identificam quando o comando se refere lmpada do pisca-pisca ou ao limpador de para-brisas, por exemplo.

S no chicote eltrico, um dos componentes individuais mais caros de um automvel, foram economizados 22 quilos. Os pequenos carros a ar-comprimido atingem velocidades de at 110 km/h, com uma autonomia de 200 quilmetros. O reabastecimento fcil e rpido, podendo ser feito em poucos minutos em estaes dotadas de compressores industriais. Mas o proprietrio tambm tem a alternativa de recarregar o tanque em casa mesmo, utilizando um pequeno compressor embutido no veculo. Nesse caso, a recarga do tanque leva quatro horas. A Tata Motors tem uma joint-venture com a Marcopolo, fabricante brasileira de carrocerias para nibus. No foram divulgadas informaes sobre a possibilidade de que o carro a ar-comprimido venha a ser fabricado no Brasil.
Share on twitter Twitter Share on facebook Facebook Share on orkut Orkut Share on myspace MyS

Anda mungkin juga menyukai