Anda di halaman 1dari 2

Segunda Lei da Termodinmica impossvel converter uma dada quantidade de energia trmica completamente em trabalho til.

. Essa caracterstica que todas as mquinas trmicas possuem a base da cogerao. A eficincia do processo de converso de mquina trmica nunca de 100%, sempre h perda de calor, e a cogerao aumenta essa eficincia usando o calor no aproveitado.

DESVANTAGENS - Como o vapor e a gua quente no podem ser levados a longas distncias, devero existir localmente demandas para suas produes, sem o que a eficincia trmica global do processo ficar prejudicada. Alm disto, estas utilidades devero ser geradas s temperaturas requeridas localmente. - alto custo de implementao - o calor s pode ser usado perto do centro produtor, devido maior dificuldade no transporte da energia trmica (perdas trmicas nas tubagens), o que limita estas instalaes a unidades relativamente pequenas se comparadas com as centrais trmicas convencionais. - Baixa eficincia com baixos nveis de carga (Turbina a gs) - Tarifas do gs e da eletricidade interfere na rentabilidade da instalao

VANTAGENS - reduo de gastos de transporte e distribuio - maior eficincia - menores custos de energia e produtos - venda dos excedentes - menor dependncia do supridor de energia - menor impacto ambiental: como a cogerao utiliza o calor que iria ser desperdiado, diminuir o aquecimento dos rios e mares. uma questo importante, pois com o aquecimento ocorre mortandade dos peixes, corais e do microfauna, que a base da cadeia alimentar.

Os benefcios energticos e ambientais da cogerao so de tal forma evidentes que a Unio Europia determinou como meta a atingir em 2010 os 18% de energia elctrica produzida por

esta via.

Pelos nmeros da Associao Paulista de Cogerao de Energia (Cogen/SP), esto em operao 376 projetos no Brasil, num total de 6.414,58 MW, o equivalente a cerca de 6% da capacidade instalada do pas. Deles, 329 (6.164,94 MW) so de autoprodutores de energia, principalmente sucroalcooleiros e indstrias do setor qumico e petroqumico e de papel e celulose. Outros 47 (249,64 MW) so sistemas de cogerao desenvolvidos por prestadoras de servios para indstrias alimentcias, shopping centers, edifcios corporativos, hotis e outros. No incio desta dcada, a potncia instalada de projetos de cogerao no Brasil era de 3.927,3 MW, pouco mais da metade do total existente hoje. Na mesma comparao, o nmero de unidades de cogerao instaladas no pas saltou de 575 para 760.

Mudanas que ocorreram no sector energtico nos ltimos anos vo no sentido de incentivar a produo local de energia, aumentando a eficincia e diminuindo o custo. Ao mesmo tempo, a tecnologia de cogerao energtica evolui cada vez mais, fazendo com que seja uma alternativa aos processos convencionais de produo de energia.

Anda mungkin juga menyukai