Anda di halaman 1dari 10

A HISTRIA DA EDUCAO INFANTIL: CENTRO DE EDUCAO INFANTIL EUSBIO JUSTINO DE CAMARGO NOVA OLMPIA MT Luciani Gallo Machado Barreto

o Professora da rede pblica de ensino, no municpio de Nova Olmpia gallobarreto@bol.com.br Neide da Silva Professora da rede pblica de ensino, no municpio de Nova Olmpia neidesilva_66@hotmail.com Solange dos Santos Melo Professora da rede pblica de ensino, no municpio de Nova Olmpia sol_mel13@hotmail.com.

Resumo: Este trabalho tem como objeto de estudo a histria do Centro de Educao Infantil Eusbio Justino de Camargo em Nova Olmpia - MT. A expanso da Educao infantil no Brasil tem ocorrido de forma progressiva nas ltimas dcadas, acompanhando a intensificao da urbanizao, o trabalho extradomiciliar da mulher e suas repercusses no ambiente familiar. Hoje a Educao Infantil constitui um segmento importante no processo educativo, reconhecida como a primeira etapa da Educao Bsica na nova Lei das Diretrizes e Bases da Educao Nacional (LDB, Lei 9394/96). Parte da a necessidade de se construir um ambiente voltado ao atendimento institucional criana pequena, neste caso o Centro de Educao Infantil Eusbio Justino de Camargo em Nova Olmpia com o objetivo de proporcionar aos alunos conhecimento e criticidade num contexto interdisciplinar, envolvendo temas voltados para a sua realidade, alicerando assim sua aprendizagem, desenvolvimento critico e participativo. A ideia de elaborao deste trabalho surgiu, portanto, no intuito de proporcionar informaes concretas acerca da histria da Educao Infantil no Brasil e principalmente historiar o Centro de Educao Infantil Eusbio Justino de Camargo na cidade de Nova Olmpia, bem como apontar a relevncia do trabalho pedaggico desenvolvido nesta unidade de ensino infantil, no que diz respeito ao desenvolvimento das crianas que o freqentam. Este texto, apesar de priorizar a histria do Centro de Educao Infantil Eusbio Justino de Camargo, no ignora aspectos to importantes quanto ele, como por exemplo, a definio do que a Educao Infantil e qual a funo pedaggica desempenhada nestas instituies para o desenvolvimento da criana, aborda tambm a importncia da organizao de um espao fsico adequado ao desenvolvimento de atividades que contribuam para o processo de ensinoaprendizagem das crianas na Educao Infantil, como devem ser organizadas essas atividades no tempo e no espao e tambm sobre as diversificaes destas atividades. Palavras-chave: Educao infantil Espao - Desenvolvimento

EDUCAO INFANTIL

O que a Educao Infantil A Educao Infantil deve ser entendida em amplo sentido, pois ela pode englobar todas as modalidades educativas vividas pelas crianas pequenas na famlia e na comunidade, antes mesmo de atingirem a idade da escolaridade obrigatria. Diz respeito tanto educao familiar e a convivncia comunitria, como a educao recebida em instituies especficas (PROINFANTIL, 2005). Segundo Kuhlmann, (2003, p.469):
Pode-se falar de Educao Infantil em um sentido bastante amplo, envolvendo toda e qualquer forma de educao da criana na famlia, na comunidade, na sociedade e na cultura em que viva. Mas h outro significado, mais preciso e limitado, consagrado na Constituio Federal de 1988, que se refere modalidade especfica das instituies educacionais para a criana pequena, de 0 a 6 anos de idade.Essas instituies surgem durante a primeira metade do sculo XIX, em vrios pases do continente europeu, como parte de uma srie de iniciativas reguladoras da vida social, que envolvem a crescente industrializao e urbanizao.

Vista num sentido mais restrito, portanto, a Educao Infantil designa a freqncia regular a um estabelecimento educativo exterior ao domiclio, ou seja, trata-se do perodo de vida escolar em que se atende pedagogicamente crianas entre 0 e 5 anos de idade no Brasil, lembrando que nesta faixa etria as crianas ainda no esto submetidas a obrigatoriedade escolar. A Constituio de 1988 define de forma clara a responsabilidade do Estado para com a educao das crianas de 0 a 6 anos em creches e pr escolas sendo como educao noobrigatria e compartilhada com a famlia (art. 280, inciso IV). A Lei das Diretrizes e Bases da Educao Nacional (Lei 9394/96) denomina a instituio educacional que atende crianas de 0 a 3 anos de Creche, e a instituio que atende crianas de 4 a 5 anos de idade de Pr escola. De acordo com a Lei no 11.274, de 6 de fevereiro de 2006, o ensino fundamental passa a ser de nove anos de durao e no mais de oito, com isso as crianas de seis anos de idade devero entrar obrigatoriamente no ensino fundamental e no mais na pr-escola. Vejamos o que diz a LDB sobre a Educao Infantil:
No art.29. A Educao Infantil conceituada como a primeira etapa da Educao Bsica e tem como finalidade o desenvolvimento integral da criana at cinco anos de idade, em seus aspectos fsicos, psicolgico e social, complementando a ao da famlia e da comunidade. No art. 30 a Educao Infantil ser oferecida em creches para crianas de at trs anos de idade e em pr- escolas para crianas de quatro a cinco anos de idade. No art. 31. Na Educao Infantil a avaliao ser feita mediante acompanhamento e registro do seu desenvolvimento, sem o objetivo de promoo, mesmo para acesso ao Ensino Fundamental.

importante ressaltar que a Educao Infantil tem uma funo pedaggica, um trabalho que toma a realidade e os conhecimentos infantis como ponto de partida e os amplia atravs de atividades que tem significado concreto para a vida das crianas, e simultaneamente asseguram a aquisio de novos conhecimentos.Diante disso importante que o educador na Educao Infantil preocupe-se com a organizao e aplicao das atividades contribuindo assim para o desenvolvimento da criana de 0 a 5 anos. O Referencial Curricular Nacional para a Educao Infantil (1998, p.32) relata:
Cabe ao professor individualizar as situaes de aprendizagem oferecidas s crianas, considerando suas capacidades afetivas, emocionais, sociais, cognitivas assim como os conhecimentos que possuem dos mais diferentes assuntos e suas origens socioculturais diversas. Isso significa que o professor deve planejar e oferecer uma gama variada de experincias que responda, simultaneamente, s demandas do grupo e as individualidades de cada criana.

Em outras palavras, deve-se considerar que as crianas so diferentes entre si, que cada uma possui um ritmo de aprendizagem. Por isso o professor deve estar preparado para propiciar s crianas uma educao baseada na condio de aprendizagem de cada uma, considerando-as singulares e com caractersticas prprias. Portanto, o grande desafio da educao infantil e de seus profissionais compreender, conhecer e reconhecer o jeito particular das crianas serem e estarem no mundo. O Referencial Curricular Nacional para a Educao Infantil (1998, p.23), deixa claro que a instituio de Educao Infantil deve tornar acessvel a todas as crianas que freqentam, indiscriminadamente, elementos de cultura que enriquecem o seu desenvolvimento e insero social. ALGUNS ASPECTOS DA HISTRIA DA EDUCAO INFANTIL NO BRASIL

A histria da educao infantil relativamente recente no pas. Foi nas ltimas dcadas que o atendimento a criana menor de sete anos de idade em creches e pr-escolas nasceu mais significativa e aceleradamente. Esse crescimento motivado pelo aumento da demanda por instituies de educao infantil decorrente da insero, cada vez maior, da mulher no mercado de trabalho. O pesquisador brasileiro Moyss kuhlmann Jr. relata que a primeira creche do pas surgiu ao lado da Fbrica de Tecidos Corcovado, em 1899, no Rio de Janeiro. Naquele mesmo ano, o Instituto de Proteo e Assistncia Infncia do Rio de Janeiro deu incio a uma rede assistencial que se espalhou por muitos lugares do Brasil. Vista por este ngulo, as instituies de educao infantil surgiram com carter puramente assistencial.

Atravs de muita luta a partir da Constituio de 1988, que a Educao Infantil pela primeira vez na histria do Brasil reconheceu um direito prprio da criana pequena que era o direito creche e pr-escola. H a reafirmao da gratuidade do ensino pblico em todos os nveis. A partir da tanto a creche quanto a pr-escola so includas na poltica educacional, seguindo uma concepo pedaggica e no mais assistencialista. Esta perspectiva pedaggica v a criana como um ser social, histrico, pertencente a uma determinada classe social e cultural. Foi na Lei das Diretrizes e Bases da Educao nacional, (LDB N 9394/1996), que o termo Educao Infantil ganhou a forma mais favorvel criana pequena desde que existe legislao Nacional no Brasil. A LDB declara que a Educao Infantil comea dos 0 aos 3 anos de idade para quem precisa estar numa creche, prosseguindo de 4 a 5 anos de idade como pr-escola, tornando-se Educao Infantil, tambm um ciclo de 5 anos de formao contnua e parte integrante, constituidora, da Educao Bsica brasileira. Foram muitas lutas, conquistas e derrotas. Por hora, dizer que aps uma longa trajetria, a criana brasileira de 0 a 5 anos hoje concebida como um sujeito de direitos educao, direitos que devem ser atendidos por instituies no mbito dos sistemas escolares e no mbito das esferas do governo. A Educao Infantil , portanto, um direito da criana, dever do Estado e opo da famlia.

A IMPORTNCIA DA ORGANIZAO DO ESPAO NA ESCOLA INFANTIL O espao fsico o lugar do desenvolvimento de mltiplas habilidades e sensaes e, a partir de sua riqueza e diversidade, ele desafia permanentemente aqueles que o ocupam. Esse desafio constri-se pelos smbolos e pelas linguagens que o transformam e o recriam continuamente (BARBOSA, 2006 p. 120). Para Vygotsky (1987) o espao fsico e social fundamental para o desenvolvimento das crianas, j que atravs da interao com esses fatores a criana constri seu conhecimento de si mesma enquanto sujeito. Segundo o Referencial Curricular Nacional para a Educao Infantil (1998, p.69):
O espao na Instituio de Educao Infantil deve propiciar condies para que as crianas possam usufru-lo em benefcio do seu desenvolvimento e aprendizagem. Para tanto preciso que o espao seja verstil e permevel sua ao, sujeito a modificaes propostas pelas crianas e pelos professores em funo das aes desenvolvidas.

O espao fsico e os materiais so componentes ativos do processo educacional, que auxiliam na aprendizagem, no entanto a melhoria da ao educativa esta relacionada tambm

ao uso que os educadores fazem deles junto s crianas com as quais trabalham.

ORGANIZAO DAS ATIVIDADES NO TEMPO E NO ESPAO E A DIVERSIFICAO DAS ATIVIDADES A organizao do trabalho pedaggico na Educao Infantil deve ser orientada pelo princpio bsico de procurar proporcionar, criana, o desenvolvimento da autonomia, isto , a capacidade de construir as suas prprias regras e meios de ao, que sejam flexveis e possam ser negociadas com outras pessoas, sejam eles adultos ou crianas. Para se organizar o cotidiano das crianas da Educao Infantil se faz necessrio antes de tudo, conhecer o grupo de crianas com os quais se ir trabalhar e conseqentemente partir para o estabelecimento de uma seqncia de atividades dirias conforme as necessidades delas. E importante salientar que o educador deve estar atento aos espaos que as crianas mais gostam de brincar, como estas brincadeiras se desenvolvem, o que mais gostam de fazer, o que mais lhes chama a ateno, em quais momentos esto mais tranqilas e mais agitadas. Este conhecimento fundamental para que a estruturao espao-temporal tenha significado. De acordo com o Referencial Curricular Nacional para Educao Infantil (Vol. 1, 1998), o tempo didtico pode ser organizado em trs grandes modalidades e projetos de trabalho. Atividades permanentes: So aqueles que respondem s necessidades bsicas de cuidados, aprendizagem e de prazer para as crianas, cujos contedos necessitam de uma constncia. Seqncia de atividades: So planejadas e orientadas com o objetivo de promover uma aprendizagem especfica e definida. So seqenciadas com o objetivo de oferecer desafios com graus diferentes de complexidade para que as crianas possam ir paulatinamente resolvendo problemas a partir de diferentes proposies. Projeto de trabalho: So conjuntos de atividades que trabalham com os conhecimentos especficos construdos a partir de um dos eixos de trabalho que se organizam ao redor de um problema para resolver ou um produto final que se quer obter. Possui uma durao que pode variar conforme o objetivo, o desenrolar de vrias etapas, o desejo e o interesse das crianas pelo assunto tratado.

A HISTRIA DO CENTRO DE EDUCAO INFANTIL EUSBIO JUSTINO DE CAMARGO

O Centro de Educao Infantil Eusbio Justino de Camargo foi criado pelo Decreto Municipal n 197/94 originrio do projeto de Lei n 46/96 ao 1 dia do ms de janeiro de 1994. A escola foi construda na gesto de 2001 a 2004 do prefeito Dr. Francisco Soares de Medeiros. Iniciando seu funcionamento oficial em 07 de abril de 2003, nesta data a instituio funcionava como extenso da Escola Sagrado Corao de Jesus e atendia 260 crianas. O prdio possua cinco salas de aula, um refeitrio, trs banheiros, cozinha, sala dos professores e um amplo espao para atividades ao ar livre. O Centro de Educao Infantil Eusbio Justino de Camargo est localizado Rua Tefilo Barbalho s/n, bairro Jardim Santa Rosa no municpio de Nova Olmpia. A escola foi construda com a inteno de funcionar como uma creche municipal, porm foi transformada em Centro de Educao Infantil atravs da Lei Municipal n 619 de 29 de outubro de 2004 pelo prefeito Dr. Francisco Soares de Medeiros, sendo mantida pela Secretaria Municipal de Educao Esporte Turismo e Lazer. A escola possui o nome de um dos pioneiros desta cidade, o Sr. Eusbio Justino de Camargo, em virtude do grande trabalho que desenvolveu e desenvolve at hoje neste municpio, atualmente trabalha como juiz de paz no Municpio. Antes da criao do Centro de Educao Infantil, as crianas eram atendidas nas escolas municipais da cidade, sendo que funcionavam duas salas de Educao Infantil em cada uma das escolas de Ensino Fundamental, acrescenta ainda que no existiam mveis adequados e nem horrio diferenciado. Parecia at mesmo que esta etapa de Educao no tinha importncia para as crianas e seus familiares, pouco se fazia pela Educao Infantil.Como toda instituio, o Centro de Educao Infantil Eusbio Justino de Camargo, tambm passou por inmeras dificuldades no incio de seus trabalhos, a professora Helena relata como foi a sua experincia como primeira coordenadora deste Centro de Educao Infantil:

Ao fazer parte da coordenao do Centro de Educao Infantil, gostei muito apesar de no receber suporte pedaggico e tambm o apoio necessrio por parte da direo j que a escola funcionava como extenso, e nem da secretaria de educao. Fiz o que foi possvel e o que estava ao meu alcance. Apesar das dificuldades que enfrentei nessa instituio de ensino, tive um grupo de pessoas maravilhosas que estiveram ao meu lado durante estes dois anos, isso fez com que superssemos os desafios que tnhamos aceitado enfrentar. E importante dizer que mesmo com o pouco recurso que recebamos conseguamos realizar os nossos trabalhos e o mais importante que dentro do nosso perodo de gesto vencemos todas as barreiras. Sabendo da importncia que desempenha no desenvolvimento da criana esta etapa da Educao, vejo que nossa cidade ainda deixa muito a desejar no que diz respeito ao espao adequado pra o Ensino Infantil. Precisamos equipar o nosso Centro de Educao Infantil com espao fsico e material pedaggico que vem auxiliar nossos professores no melhor desempenho de suas funes tornando suas aulas mais atrativas e dinmicas.

No dia 10 de janeiro do ano de 2005, por indicao do prefeito Jos Elpdio de Moraes Cavalcante assume a coordenao da Escola a professora Rosenilda Lima Almeida e no dia 17 deste mesmo ms assume a direo a professora Neide da Silva, ambas esto at hoje na instituio. Em 04 de dezembro de 2005 a escola da incio ao processo de credenciamento, que ao ser analisado, observou-se a necessidade deste estar retornando Secretaria Municipal para ajustes nos termos da resoluo n 384/04 em 09/12/2006, conforme informaes tcnicas n 147 e 148/05 (fls 169/170). Retornado ao conselho em 08/03/2006 para continuidade de analise e procedimento de tramite, sendo concludo em 26 de abril de 2006. Atualmente, a escola atende aproximadamente 500 crianas na faixa etria de 04 e 05 anos de idade nos perodos matutino e vespertino. O prdio funciona com 09 (nove) salas de aula , somando um total de 18 turmas. importante ressaltar que a demanda pela Educao Infantil muito grande no municpio, e que o Centro de Educao Infantil ainda no suficiente para atend-la obrigando assim a escola de Ensino Fundamental Ren Barbour a assumir tambm a responsabilidade com o ensino infantil, atendendo hoje a 03 turmas (92 alunos) no total. Segundo consta Projeto Poltico Pedaggico PPP do Centro de Educao Infantil, a escola tem como filosofia propiciar um ensino responsvel e construtivo, na certeza de uma cidadania crtica e participativa, bem como colocar-se contra qualquer discriminao de classe, de crena, de raa, de sexo, de etnia ou outras caractersticas individuais e sociais. Despertar no aluno a apreciao de valores ticos primando pela formao de sua personalidade em comum acordo com a famlia, como tambm o desenvolvimento de sua auto-estima. Quanto ao professor, deve assumir o papel de orientador, propiciando a liberdade das descobertas em grupo, ter uma viso integrada das disciplinas compactuando com a realidade do educando, respeitando seu nvel de desenvolvimento. No que diz respeito ao seu objetivo geral, direcionar as aes pedaggicas para proporcionar o desenvolvimento contnuo do processo educativo em seus aspectos cognitivos, psicomotor, scio-afetivo, integrando a famlia e a comunidade, obtendo a interao com o ambiente fsico e social, com base nos princpios ticos da autonomia, da responsabilidade, da solidariedade e do respeito ao bem comum. Quanto s caractersticas da populao a ser atendida e a comunidade na qual se insere, a meta principal da escola favorecer a demanda que em sua maioria formada por crianas carentes, na busca de uma ao integrada que incorporem atividades educativas e

cuidados especiais, direcionando trabalhos de qualidade para contribuir com o desenvolvimento integral de suas identidades, tornando-os capazes de crescer como cidados cujos direitos infncia so reconhecidos. Em relao ao regime de funcionamento, este feito conforme a LDB (Lei das Diretrizes e Bases da Educao) lei complementar n 9394/96, que diz que a Educao Infantil a primeira etapa da Educao Bsica e que deve ser oferecida gratuitamente pela rede pblica. O corpo tcnico-administrativo da escola constitudo por uma diretora, 01coordenadora, 01 agente administrativo, 02 merendeiras e 05 agentes de servios pblicos. Atualmente consta no quadro docente da escola um total de 18 professores, todos com curso superior. No que se refere avaliao, considera-se que no se trata de avaliar a criana, mas sim as situaes de aprendizagens que lhes foram oferecidas. Isso significa a observao das formas de expresso das crianas, de suas capacidades de concentrao, envolvimento nas atividades, de satisfao com sua prpria produo e suas prprias conquistas. A tendncia pedaggica do Centro de Educao Infantil Eusbio Justino de Camargo esta baseada na pedagogia da Escola Nova, na qual seu princpio norteador a valorizao do indivduo como um ser social, livre, ativo e capaz. Seu currculo escolar foi formulado dentro de uma proposta construtivista e interacionista, seguindo tambm as determinaes dos Parmetros Curriculares Nacionais, que permite interpretar a realidade construindo significados e novas possibilidades de ao, de conhecimentos, por meio de propostas que conduzem a construo do conhecimento, aprendizagem e interao social. No que se refere importncia da organizao de um espao fsico adequado ao desenvolvimento de atividades que contribuam para o processo de ensino-aprendizagem das crianas principalmente em idade pr-escolar, o Centro de Educao Infantil Eusbio Justino de Camargo deixa muito a desejar por no dispor de uma estrutura fsica que venha atender todas as necessidades das crianas que o freqentam, pois no possui parque infantil no qual as crianas possam brincar livremente e interagir umas com as outras, no conta com uma brinquedoteca onde possam ser desenvolvidos jogos diversos, brincadeiras de faz de conta, casinha de bonecas, fantoches, carrinhos, montagens de pecinhas e outros ampliando assim a socializao, o desenvolvimento da imaginao e o raciocnio lgico atravs do brincar, no possui uma biblioteca onde as crianas possam manusear livros, inventar histrias, ler histrias, contar histrias, manusear ficheiros de imagens, enciclopdias, revistas, fotografias, possui pouca arborizao no seu espao livre, enfim uma escola que no foi

construda de forma apropriada para o atendimento a esta etapa de ensino que a Educao Infantil. O fato de a escola no possuir todos esses requisitos bsicos referentes estrutura fsica ideal para uma escola de ensino infantil, que sem dvidas seriam relevantes para o enriquecimento do trabalho pedaggico do professor, bem como para o desenvolvimento do aluno em todos os seus aspectos no implica dizer que a escola no desenvolva esse tipo de trabalho. A escola busca trabalhar dentro de suas possibilidades, improvisando espaos, ou seja, esse trabalho desenvolvido dentro das prprias salas de aula, no refeitrio, na quadra, seguindo algumas restries, j que estes no so espaos apropriados para o desenvolvimento de todas as atividades acima citadas. Em sua prtica pedaggica, a escola procura oferecer diversas possibilidades educacionais, afim de que as crianas descubram suas potencialidades. Trabalha as diversas reas do conhecimento simultaneamente atravs de projetos didticos, de forma que a aprendizagem ocorra de forma significativa e contextualizada. Alm do trabalho com projetos, outras diversas atividades fazem parte do dia-a-dia do Centro de Educao Infantil Eusbio Justino de Camargo, como artes, movimentos corporais, msicas brincadeiras, modelagens, pinturas, teatro, alm das atividades de iniciao a leitura e escrita. Espera-se que o Centro de Educao Infantil Eusbio Justino de Camargo possa adequar a sua estrutura fsica de acordo com as necessidades da faixa etria atendida pelo mesmo, e que continue desenvolvendo um trabalho orientado pelo princpio bsico de procurar proporcionar criana o desenvolvimento da autonomia, isto , a capacidade de construir as suas prprias regras e meios de ao, que sejam flexveis e possam ser negociadas com outras pessoas, sejam eles adultos ou crianas. Obviamente, esta construo no se esgota no perodo dos 0 aos 5 anos de idade, devido s prprias caractersticas do desenvolvimento infantil. Mas tal construo necessita ser iniciada na Educao Infantil

REFERNCIAS

AROEIRA, Maria Luisa Campos. Projetos para a educao infantil. Belo Horizonte: Dimenso, 2004. A NOVA, pr escola. 2.ed. Curitiba; Bolsa Nacional do livro, 2004 BARBOSA, Maria Carmen Silveira. Por amor e por fora: rotinas na educao Infantil. Porto Alegre: Artemed, 2006. BRASIL. Referencial curricular nacional para a educao infantil. Braslia, MEC/SEF, 1998. vol. I, vol. II. KRAMER, Sonia (org.) Profissionais da educao infantil: Gesto e Formao. So Paulo: tica, 2005. KUHMANN JR. Moyss. Infncia e Educao Infantil: uma abordagem histrica. Porto Alegre: Mediao, 1998. _________. Educando a infncia brasileira. LOPES, E. M. T.; FARIA FILHO, L. M.; VEIGA, C. G. 500 anos de Educao no Brasil. 3. ed. Belo Horizonte: Autntica, 2003.

MONROE, Paul. Histria da Educao. 19. ed. So Paulo: Editora Nacional, 1998 PROINFANTIL, coleo mdulo I. unidade 4. livro de estudo - vol. 2. Karina Rizek Lopes (Org.) Roseana Pereira Mendes (Org.) Vitria Lbia Barreto de Faria, Braslia 2006. Disponvel em: http://portal.mec.gov.br. Acesso em: 06 set. 2008. RADESPIEL, Maria. Alfabetizao sem segredos: coleo cirandinha educao infantil. Contagem MG: Iemar, 2003. SANTOS, Clvis Roberto dos. Educao escolar brasileira: estrutura, administrao, legislao. So Paulo: Pioneira, 1999.

Anda mungkin juga menyukai