Anda di halaman 1dari 2

Extrado: http://teologiafraterna.blogspot.com/2011/05/igreja-meio-nao-fim.

html 11/06/2011 16h57

Igreja: Meio, no Fim Por Jlio Zabatiero

Estou de volta ao blog. J expliquei as razes da ausncia prolongada, e acrescento mais duas: passei a semana em So Paulo - no Congresso da ANPTCRE (Associao Nacional de PsGraduao e Pesquisa em Teologia e Cincias das Religies) e no lanamento de dois livros: A Bblia sob Trs Olhares (escrito a seis mos, com Joo Leonel e Paulo Nogueira) e Para uma Teologia Pblica (escrito a duas mos), ambos pela Fonte Editorial de So Paulo.

Dentre as atividades do Congresso (onde apresentei um pequeno texto sobre Hermenutica em Tom Ps-Metafsico), contatos institucionais e lanamento, aproveitei para conversar com colegas, ex-alunos, que esto no ministrio pastoral e educacional em So Paulo. Em meio s conversas, apesar do esforo em manter os assuntos no ambiente mais coloquial possvel, no conseguimos evitar tocar em temas teolgicos e pastorais. Duas questes que discutimos me motivaram a escrever estas mal-traadas linhas (essa l dos tempos do ba ...)

Vivemos em um perodo ps-denominacional, ou seja, ps-institucionalidade denominacional das igrejas crists. H tempos as instituies denominacionais se tornaram fins em si mesmas, desligadas irremediavelmente da vida das comunidades crists, dos anseios e necessidades das comunidades e das pessoas concretas que delas participam, as sustentam e so sua razo de ser. As instituies eclesisticas crists so monstrengos que, apesar da roupagem moderna do Protestantismo, mantm os mesmos defeitos e limitaes das anteriores formas de institucionalizao do cristianismo nas igrejas territoriais ou paroquiais. Sei que este tipo de crtica no novo. Por exemplo: "Deixei o Brasil h dezessete anos. Desde ento o questionamento crtico ao qual fui levado pelos acontecimentos no Brasil ainda no cessou. Meu pensamento inicial quanto obstinao - e o potencial demonaco - das instituies religiosas, levaram-me a perder toda a confiana nelas". (Richard Shaull, citado em FERREIRA, Valdinei. Protestantismo e Modernidade. So Paulo: Reflexo, 2010, p. 226.) Shaull se referia aos anos de chumbo da ditadura militar ps-1964. Hoje vivemos em tempos democrticos, mas as Instituies Eclesisticas ainda insistem em defender posicionamentos arcaicos de Cristandade diante das transformaes sociais e suas consequncias legais e culturais. O crescimento acelerado do pentecostalismo e do neo-pentecostalismo (que prefiro chamar de protestantismo neo-liberal) afetou todas as instituies crists no Brasil que, cada vez mais, recrudescem a luta pela identidade - e por identidade infelizmente se entende a forma identitria velha, desgastada, irrelevante, demonaca (para usar o termo de Shaull).

Mas, e a veio a segunda questo: o problema da institucionalizao na forma de Cristandade no est mais restrito grande organizao denominacional. Tomou corpo e forma nas prprias comunidades locais. Se j criticvamos nas ltimas dcadas do sculo passado o carter de programas e festividades das atividades de igrejas locais, voltadas a si mesmas e no misso, hoje a crtica precisa ser ainda mais contundente. As comunidades locais sucumbiram ao apelo demonaco do crescimento numrico de recursos - financeiros, patrimoniais e humanos - e notem: quando fazemos de seres humanos meros "recursos", apoiamos a desumanizao capitalista da pessoa e de toda a criao divina. Pessoas (e as demais criaturas de Deus) no so "recursos", so pessoas - dignas de amor, amizade, companheirismo, justia, responsabilidade tica, etc. Na velha, mas no desgastada, linguagem da teologia latino-americana da integralidade da misso: igrejas so agncias do Reino de Deus. Hoje, porm, tornaram-se agncias "bancrias", do reino de Mamon, promotoras da expanso da ideologia gerencial da captao e acumulao de recursos, com vistas acumulao de prestgio, influncia e exerccio de poder dominador.

Essas duas questes nos levaram, enfim, a conversar sobre a educao teolgica, mas no vou tocar nesse tema agora. Volto temtica das comunidades diante da institucionalizao.

Precisamos, hoje em dia, mais ainda do que no final do sculo passado, de uma eclesiognese (BOFF, Leonardo. Eclesiognese: a reinveno da igreja.Record, 2008 - reedio de texto de 1977). Ou seja, precisamos deixar que o Esprito engravide nossas comunidades com a sua semente de vida em amor e justia. Precisamos reinventar, na novidade do Esprito, o jeito de ser comunidade crist - assim como as CEBs foram uma linda tentativa de se abrir novidade do Esprito. Que pistas o Esprito tem nos deixado para percebermos a sua fora gestacional?

Comunidades geradas pelo materno Esprito de Deus so comunidades de companheirismo entre irms e irmos - soror-fratern-idades. So comunidades de servio s pessoas que dela participam, mas, principalmente, de servio s pessoas que sofrem no mundo capitalista demonaco, especialmente persente nas grandes cidades, metrpoles e megalpoles. So comunidades que se renovam nas formas de convivncia, de organizao e de ao. So comunidades que priorizam a misso, e no a expanso; o amor a Deus atravs do amor ao prximo, acima do "amor igreja". So comunidades de estudo da Bblia e dos mundos em que vivemos: o mundo social, o cultural, o existencial, o natural ... Em linguagem da Bblia, so comunidades que se alegram com os que se alegram, choram com os que choram, andam a segunda milha, do a outra face, andam por onde Jesus andou.

tempo de uma nova reforma? No, tempo de eclesiognese, comear de novo, reinventar o cristianismo - pois no adianta reformar o que no tem conserto.

Anda mungkin juga menyukai