Anda di halaman 1dari 28

PRINCIPAIS FUNES E ATIVIDADES DA CONTABILIDADE TRIBUTRIA

Prof. Orleans Martins

SISTEMA TRIBUTRIO NACIONAL


Direito e Contabilidade so cincias que caminham juntas e completam-se, desde longa data, acompanhando a natural evoluo das diversas sociedades.
Direito a cincia das normas obrigatrias que disciplinam as relaes dos homens em sociedade, existindo para isso as diversas jurisprudncias (como as normas gerais do direito tributrio). Contabilidade a cincia que estuda e pratica as funes de orientao, controle e registro dos atos e fatos de uma administrao econmica, servindo como ferramenta para o gerenciamento da evoluo do patrimnio e, principalmente, para prestao de contas entre scios e demais usurios da informao contbil, como autoridades responsveis pela arrecadao de tributos (governo).

No exerccio de suas funes, o contador deve obedecer, alm das normas e princpios da Contabilidade, legislao tributria. Justifica-se, portanto, a imperiosa necessidade de os contadores conhecerem determinados aspectos da legislao tributria, devido sua influncia nas rotinas da organizao.
Principais Funes e Atividades da Contabilidade Tributria
Prof. Orleans Martins 3

SISTEMA TRIBUTRIO NACIONAL


No Brasil, 46 normas tributrias so editadas por dia til (fonte: IBPT).
Do total de 4.155.915 normas gerais editadas nos 22 anos da atual Constituio Federal, 541.100 (13,02%) esto em vigor, enquanto que das 249.124 normas tributrias editadas neste perodo, o nmero chega a 18.409 (7,4%). Durante os 22 anos de vigncia da Constituio Federal, promulgada em 05 de outubro de 1988, foram editadas mais de 4,15 milhes de normas, resultando em 517 normas editadas todos os dias ou 774 normas por dia til. Isso o que revela estudo divulgado nesta tera-feira, 05/10/10, pelo Instituto Brasileiro de Planejamento Tributrio IBPT. Em matria tributria, foram editas 249.124 normas, ou seja, quase seis normas tributrias por hora, tendo j ocorrido 13 reformas constitucionais em matria tributria. Sem contar os inmeros tributos criados como CPMF, Cofins, Cides, CIP, CSLL, PIS Importao, Cofins Importao, ISS Importao que regem a vida dos cidados brasileiros. Segundo o coordenador de estudos do IBPT, Gilberto Luiz do Amaral, a legislao brasileira um emaranhado de temas. um conjunto desordenado de assuntos, tornando praticamente impossvel que o cidado conhea e entenda o seu contedo. Principais Funes e Atividades da Contabilidade Tributria
Prof. Orleans Martins 4

LEGISLAO TRIBUTRIA
A expresso 'legislao tributria' compreende as leis, os tratados e as convenes internacionais, os decretos e as normas complementares que versem, no todo ou em parte, sobre tributos e relaes jurdicas a eles pertinentes. (art. 96 da Lei n 5.172/66) A Constituio Federal de 1988 trouxe profundas alteraes no Sistema Tributrio Nacional, no s em relao quantidade e ao campo de incidncia dos tributos, mas tambm quanto prpria distribuio dos valores arrecadados entre Unio, Estados e Municpios, o que atualmente vem comprometendo uma razovel reforma tributria;
Principalmente em razo de no haver consenso entre os governantes de como devem ser repartidos os valores arrecadados.

Art. 97 do Cdigo Tributrio Nacional:


"Somente a lei pode estabelecer: I. A instituio de tributos, ou a sua extino; II. A majorao de tributos, ou sua reduo, ressalvado o disposto nos arts. 21, 26, 39, 57 e 65;
Principais Funes e Atividades da Contabilidade Tributria
Prof. Orleans Martins 5

LEGISLAO TRIBUTRIA
III.

IV.

V.

VI.

A definio do fato gerador da obrigao tributria principal, ressalvado o disposto no inciso I do 3 Q do art. 52, e do seu sujeito passivo; A fixao da alquota do tributo e da sua base de clculo, ressalvado o disposto nos arts. 21, 26, 39, 57 e 65; A cominao de penalidades para as aes ou omisses contrrias a seus dispositivos, ou para outras infraes nelas definidas; As hipteses de excluso, suspenso e extino de crditos tributrios, ou de dispensa ou reduo de penalidades. 1 Equipara-se majorao do tributo a modificao de sua base de clculo, que importe em torn-lo mais oneroso. 2 No constitui majorao de tributo, para os fins do disposto no inciso II deste artigo, a atualizao do valor monetrio da respectiva base de clculo.

Questionamento de ilegalidade no IRPF


Contribuintes do IRPF tm sido penalizados com aumentos abusivos da carga tributria, em virtude do desrespeito do princpio constitucional da legalidade tributria, pois esse imposto tem sido aumentado sem lei que o autorize (via Poder Legislativo). Houve congelamento dos valores contidos no RIR/99. Entre 1996-2011 a inflao acumulada foi de 259,11% e Tabela foi corrigida em apenas 66,57%. Principais Funes e Atividades da Contabilidade Tributria
Prof. Orleans Martins 6

Tributos Conceitos e Espcies


Tributo toda prestao pecuniria compulsria, em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir, que no constitua sano por ato ilcito, instituda em lei e cobrada mediante atividade administrativa plenamente vinculada. A natureza jurdica especfica do tributo determinada pelo fato gerador da respectiva obrigao, sendo irrelevantes para qualific-Ia:
A denominao e demais caractersticas formais adotadas pela lei; A destinao legal do produto da sua arrecadao.

ESPCIES DE TRIBUTOS Impostos: que decorrem de situao geradora independente de qualquer contraprestao do Estado em favor do contribuinte; Taxas: que esto vinculadas utilizao efetiva ou potencial por parte do contribuinte, de servios pblicos especficos e divisveis; Contribuies de melhoria: que so cobradas quando do benefcio trazido aos contribuintes por obras pblicas.
Principais Funes e Atividades da Contabilidade Tributria
Prof. Orleans Martins 7

Instituio de Tributos Federais, Estaduais e Municipais


Compete Unio Importao de produtos estrangeiros Exportao, para o exterior, de produtos nacionais ou nacionalizados Rendas e proventos de qualquer natureza Produtos industrializados Operaes de crdito, cmbio e seguro, ou relativas a ttulos ou valores imobilirios Propriedade territorial rural Grandes fortunas Compete aos Estados e DF Transmisso causa mortis e doao de quaisquer bens e direitos Operaes relativas circulao de mercadorias e sobre prestaes de servios de transporte interestadual e intermunicipal e de comunicao, ainda que as operaes e as prestaes se iniciem no exterior Compete aos Municpios

Propriedades predial e territorial urbana Transmisso intervivos, por ato oneroso, de bens imveis e de direitos reais sobre imveis, ressalvadas as excees legais

Propriedades de veculos automotores

Servios de qualquer natureza

Principais Funes e Atividades da Contabilidade Tributria


Prof. Orleans Martins 8

Tributos Federais, Estaduais e Municipais


A amplitude e o detalhamento dado pelo texto constitucional promoveram um crescimento desordenado dos tributos cobrados nos ltimos anos, o que tem provocado constantes recordes de arrecadao, com isso, de um lado aumenta a indstria da arrecadao e fiscalizao e, consequentemente, de outro, os custos necessrios a sua apurao e recolhimento, sem contar as possibilidades de ocorrncia de sonegao. Hoje se questiona o excesso de tributos em vigor, onerando populao e empresrios.
Lista de tributos do Brasil.

Essa situao tem causado forte campanha em favor da mudana do Sistema Tributrio Nacional, que passa por urna reviso de texto constitucional. Algumas sugestes primam pela radicalidade:
O caso do imposto nico; Reduo a quantidade (ou peso) de tributos, mas mantendo na essncia o que hoje se realiza, ou seja, a tributao sobre a renda, o consumo e a propriedade, e simplificando o processo de arrecadao. Principais Funes e Atividades da Contabilidade Tributria
Prof. Orleans Martins 9

PRINCPIOS CONSTITUICIONAIS TRIBUTRIOS


Prevalecem sobre todas as demais normas jurdicas. Sem prejuzo de outras garantias asseguradas ao contribuinte, vedado Unio, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municpios:
I. II.

III.

Exigir ou aumentar tributo sem lei que o estabelea (Princpio da legalidade); Instituir tratamento desigual entre contribuintes que se encontrem em situao equivalente, proibida qualquer distino em razo de ocupao profissional ou juno por eles exercida, independentemente da denominao jurdica dos rendimentos, ttulos ou direitos (Princpio da isonomia tributria); Cobrar tributos:
a) b) Em relao a fatos geradores ocorridos antes do incio da vigncia da lei que os houver institudo ou aumentado (Princpio da irretroatividade tributria); No mesmo exerccio financeiro em que haja sido publicada a lei que os instituiu ou aumentou (Princpio da anterioridade)."
Principais Funes e Atividades da Contabilidade Tributria

Prof. Orleans Martins

10

PRINCPIOS CONSTITUICIONAIS TRIBUTRIOS


Princpio da Competncia
Compete Unio, Estados (DF) e Municpios.

Princpio da Uniformidade Geogrfica


A tributao dever ser uniforme em todo o territrio nacional.

Princpio da No Discriminao Tributria


Probe a manipulao de alquotas, bases de clculo ou qualquer outra frmula tributria.

Princpio da Capacidade Contributiva


Estabelece a capacidade econmica do contribuinte, que seria a possibilidade de pagar o tributo.

Princpio da Autoridade Tributria


Justifica as prerrogativas da administrao tributria.

Princpio da Tipologia Tributria


Taxas e impostos no podem ter a mesma base de clculo. Principais Funes e Atividades da Contabilidade Tributria
Prof. Orleans Martins 11

ELEMENTOS FUNDAMENTAIS DOS TRIBUTOS


OBRIGAO TRIBUTRIA Nasce uma obrigao quando, por meio de uma relao jurdica, determinada pessoa (credor) pode exigir de outra (devedor) uma prestao (objeto), em razo de prvia determinao legal ou de manifestao de vontade (como, por exemplo, a satisfao de um pagamento pela utilizao ou disposio de um servio pblico etc.). Obrigao tributria a relao de Direito Pblico na qual o Estado (sujeito ativo) pode exigir do contribuinte (sujeito passivo) uma prestao (objeto) nos termos e nas condies descritos na lei (fato gerador). ELEMENTOS FUNDAMENTAIS DA OBRIGAO TRIBUTRIA A lei; O objeto; O fato gerador.
Principais Funes e Atividades da Contabilidade Tributria
Prof. Orleans Martins 12

ELEMENTOS FUNDAMENTAIS DOS TRIBUTOS


A LEI o principal elemento da obrigao, pois cria os tributos e determina as condies de sua cobrana (princpio da legalidade dos tributos). Um ponto que gerou muitas controvrsias foi a possibilidade de o governo criar e majorar tributos por meio da edio de Medidas Provisrias (MP), as quais, enquanto no apreciadas pelo Congresso Nacional, tm fora de Lei, perdendo eficcia aps 45 dias de sua edio, vedada a reedio aps esse prazo. O OBJETO O objeto representa as obrigaes que o sujeito passivo (contribuinte) deve cumprir, segundo as determinaes legais (obrigaes principal e acessria). Importante registrar que qualquer inobservncia de obrigao acessria possvel de ser convertida em obrigao principal em razo de multas previstas na legislao.
Principais Funes e Atividades da Contabilidade Tributria
Prof. Orleans Martins 13

ELEMENTOS FUNDAMENTAIS DOS TRIBUTOS


O FATO GERADOR a situao definida em lei como necessria e suficiente para sua ocorrncia. Ou seja, conceitua-se como "o fato" que gera a obrigao de pagar o tributo. Exemplo:
O fato gerador da obrigao fiscal com o Imposto de Renda, conforme definido no RIR/99, a obteno de renda e proventos de qualquer natureza, por pessoas fsicas ou jurdicas. O fato gerador da obrigao acessria qualquer situao que, na forma da legislao aplicvel, impe a prtica ou a absteno de ato que no configure obrigao principal.

BASE DE CLCULO o valor sobre o qual se aplica o percentual (ou alquota) com a finalidade de apurar o montante a ser recolhido.
Conforme a Constituio Federal, deve ser definida em lei complementar, estando sua alterao sujeita aos princpios constitucionais da legalidade, da anterioridade e da irretroatividade. Principais Funes e Atividades da Contabilidade Tributria
Prof. Orleans Martins 14

OBRIGAO TRIBUTRIA
SUJEITO PASSIVO o devedor da obrigao tributria. A depender de sua relao com o fato gerador da obrigao, pode ser classificado como:
Contribuinte: aquele que tem relao pessoal e direta com a situao que constitua o fato gerador. O empregado que recebe salrio o contribuinte do imposto de renda. Responsvel: aquele a quem, no sendo o contribuinte, a lei estabelece a obrigao de pagar o tributo. No caso do imposto de renda sobre salrios, a legislao encarrega o empregador (responsvel) de reter do empregado (contribuinte) o valor do imposto, providenciando seu recolhimento aos cofres pblicos.

SUBSTITUIO TRIBUTRIA o contribuinte responsvel pelo pagamento do tributo cujo fato gerador dever ocorrer posteriormente, num elo seguinte da cadeia produtiva, com o objetivo de simplificar a fiscalizao, antecipar a arrecadao de tributos e/ou evitar a sonegao fiscal. Exemplos sobre valores estimados: automveis e autopeas; cigarros e bebidas; tintas e vernizes; produtos farmacuticos; e combustveis.
Principais Funes e Atividades da Contabilidade Tributria
Prof. Orleans Martins 15

OBRIGAO TRIBUTRIA
SOLIDARIEDADE EM RELAO OBRIGAO TRIBUTRIA A responsabilidade pelos tributos pode ser atribuda de forma solidria a terceiros, no caso da impossibilidade de cumprimento da obrigao principal pelo contribuinte. Respondem solidariamente:
Os pais, pelos tributos devidos pelos filhos menores; Os tutores e curadores, pelos tributos devidos por seus tutelados ou curatelados; Os administradores de bens de terceiros, pelos tributos devidos por estes; O inventariante, pelos tributos devidos pelo esplio; O sndico e o comissrio, pelos tributos devidos pela massa falida ou pelo concordatrio; Os tabelies, escrives e demais serventurios de ofcio, pelos tributos devidos sobre os atos praticados por eles ou, perante eles, em funo de seu ofcio; Os scios, no caso de liquidao de sociedade de pessoas.

A responsabilidade atribuda a terceiros pelo CTN s se aplica aos tributos e penalidades de carter moratrio, e pressupe duas condies:
Que o contribuinte no possa cumprir sua obrigao; Que o terceiro tenha participado do ato caracterizado como fato gerador do tributo, ou tenha indevidamente se omitido. Principais Funes e Atividades da Contabilidade Tributria
Prof. Orleans Martins 16

OBRIGAO TRIBUTRIA
CRIMES TRIBUTRIOS: aes que envolvem dolo, m-f e inteno, que podem ser :

Principais Funes e Atividades da Contabilidade Tributria


Prof. Orleans Martins 17

OBRIGAO TRIBUTRIA
CRDITO TRIBUTRIO Com a concretizao do fato gerador da obrigao tributria, para materializar o seu direito, o Estado constitui um crdito tributrio. A materializao do crdito denominada lanamento.
O lanamento pode se dar de vrias formas: de ofcio, por declarao ou por homologao.

SUSPENSO, EXTINO E EXCLUSO DO CRDITO TRIBUTRIO Suspenso:


Uma vez lanado o crdito tributrio, ele pode ser suspenso, extinto ou excludo. A suspenso corresponde ao impedimento temporrio de exigir o crdito tributrio, por iniciativa do prprio poder pblico (moratria, parcelamento) ou por iniciativa do sujeito passivo de discutir a validade, no todo ou em parte, da cobrana do crdito tributrio (depsito judicial, recurso administrativo, processo judicial). Modalidades: moratria, parcelamento, depsito judicial, reclamaes e recursos administrativos, concesso de medida liminar em mandato de segurana ou em outras espcies de ao judicial. Principais Funes e Atividades da Contabilidade Tributria
Prof. Orleans Martins 18

OBRIGAO TRIBUTRIA
SUSPENSO, EXTINO E EXCLUSO DO CRDITO TRIBUTRIO Extino:
A extino corresponde ao trmino do direito do sujeito ativo de cobrar a obrigao tributria. Depois de extinto o crdito tributrio, a obrigao tributria tambm deixa de existir. Ocorre basicamente em 4 situaes: A obrigao quitada pelo contribuinte; A cobrana considerada indevida; A autoridade administrativa perde o prazo legal para efetuar o lanamento ou iniciar o processo de cobrana judicial; concedido, por lei, perdo total ou parcial do crdito vencido.

Excluso:
A excluso do crdito tributrio corresponde renncia do direito do sujeito ativo de exigir o crdito tributrio, configurando-se como uma concesso de benefcio em favor do sujeito passivo. Ocorre por iseno ou anistia, que no se confundem com imunidade. Enquanto que a imunidade determina uma proibio para a instituio de impostos, no caso da iseno, a entidade tributante tem o poder de tributar, mas opta por conceder o benefcio de no tributar. Principais Funes e Atividades da Contabilidade Tributria
Prof. Orleans Martins 19

IMUNIDADE E ISENO TRIBUTRIA


IMUNIDADE As imunidades podem ser classificadas como privilgios dados a algum para que se livre ou se isente de certas imposies legais em virtude de que no obrigado a fazer ou cumprir certo encargo de obrigao de carter legal:
Imunidade diplomtica; Imunidade judicial; Imunidade parlamentar; Imunidade tributria.

A imunidade tributria estabelecida pela Constituio e veda entes estatais a institurem impostos sobre:
O patrimnio, a renda ou os servios, uns dos outros; O patrimnio, a renda e os servios das entidades mantenedoras de templos de qualquer culto; O patrimnio, a renda e os servios das entidades representativas de partidos polticos, sindicatos dos trabalhadores, instituies de educao e de assistncia sem fins lucrativos; Livros, jornais, peridicos e papel destinado impresso destes. Principais Funes e Atividades da Contabilidade Tributria
Prof. Orleans Martins 20

IMUNIDADE E ISENO TRIBUTRIA


ISENO a dispensa, a imunidade, a concesso atribuda a alguma coisa ou alguma pessoa, para que se possa livrar, esquivar ou desobrigar de algum encargo que a todos pesa, ou para que se livre de qualquer obrigao. concedida por lei. PRINCIPAIS CASOS DE IMUNIDADE E ISENO NO IMPOSTO DE RENDA 1. 2. 3. 4. 5. Templo de qualquer culto; Instituio de educao sem finalidades lucrativas; Instituio de assistncia social; Partido poltico; e Entidade sindical de trabalhadores.
Principais Funes e Atividades da Contabilidade Tributria
Prof. Orleans Martins 21

RESPONSABILIDADES DO CONTADOR
Alta carga tributria; Os empresrios e executivos j esto cientes, h mais de duas dcadas, de que o gerenciamento das obrigaes tributrias j no pode ser considerado uma necessidade quotidiana, mas algo estratgico (planejamento); Alm da elevada carga tributria, o Sistema Tributrio brasileiro um dos mais complexos do mundo.
Estima-se a existncia de aproximadamente 60 tributos vigentes, com diversas Leis, Regulamentos e Normas constantemente alteradas.

Tais fatores penalizam sobremaneira o custo da maioria das empresas e acarretam grandes transtornos para o gerenciamento contbil e financeiro dos impostos e demais tributos. O contador precisa conhecer com grande profundidade a legislao tributria, devido a suas responsabilidades quanto eficcia e eficincia nesse gerenciamento.
Principais Funes e Atividades da Contabilidade Tributria
Prof. Orleans Martins 22

RESPONSABILIDADES DO CONTADOR
Caracteriza-se como ato criminoso, para todos os efeitos legais e judiciais, a elaborao e assinatura de qualquer documento e/ou demonstrao contbil com informaes inverdicas, tendenciosas ou preparadas de m-f. Os documentos e as demonstraes contbeis so frequentemente utilizados pelo mercado para obteno de informaes da empresa. Entre os usurios que podem ser prejudicados ou enganados em decorrncia de fraudes e irregularidades na escriturao contbil e fiscal, citam-se:
Instituies financeiras, fornecedores, acionistas, autoridades fiscais, investidores etc.

Caso as demonstraes e os relatrios contbeis sejam elaborados com informaes errneas, ou em desacordo com as normas e os princpios fundamentais de contabilidade, eles podem causar prejuzos a terceiros.
Nesse caso, as empresas e os profissionais responsveis que assim procederem, com ou sem m-f, podem vir a ser processados e condenados por perdas e danos. Principais Funes e Atividades da Contabilidade Tributria
Prof. Orleans Martins 23

CONTABILIDADE TRIBUTRIA
especializao da contabilidade que tem como principais objetivos o estudo da teoria e a aplicao prtica dos princpios e normas bsicas da legislao tributria. Ramo da contabilidade responsvel pelo gerenciamento dos tributos incidentes nas diversas atividades de uma empresa. FUNES
Apurao com exatido do resultado tributvel; Registro contbil das provises relativas aos tributos a recolher; Escriturao dos documentos fiscais em livros fiscais prprios ou registros auxiliares; Preenchimento de guias de recolhimento, informando o Setor Financeiro de Contas a Pagar da entidade sobre o valor e os prazos de recolhimento; Orientao fiscal para todas as unidades da empresa (filiais, fbricas, departamentos) ou das sociedades coligadas e controladas; Orientao, treinamento e constante superviso dos funcionrios do setor de impostos.
Principais Funes e Atividades da Contabilidade Tributria
Prof. Orleans Martins 24

CONTABILIDADE TRIBUTRIA
Escriturao e controle Escriturao fiscal das atividades do dia-a-dia da empresa e dos livros fiscais Apurao dos tributos a recolher, preenchimento das guias de recolhimento e remessa para o Departamento de Contas a Pagar Controle sobre os prazos para os recolhimentos Assessoria para a correta apurao e registro do lucro tributvel do exerccio social, conforme os princpios fundamentais de contabilidade Assessoria para o correto registro contbil das provises relativas aos tributos a recolher Orientao Orientao, treinamento e constante superviso dos funcionrios do setor de impostos Orientao fiscal para as demais unidades da empresa (filiais, fbricas, departamentos) ou das empresas controladas e coligadas, visando padronizar procedimentos Planejamento tributrio Estudo das diversas alternativas legais para a reduo da carga fiscal, tais como: Todas as operaes em que for possvel o crdito tributrio, principalmente em relao aos chamados impostos no cumulativos ICMS e IPI; Todas as situaes em que for possvel o deferimento (postergao) dos recolhimentos dos impostos, permitindo melhor gerenciamento do fluxo de caixa; Todas as despesas e provises permitidas pelo fisco como dedutveis da receita.

Principais Funes e Atividades da Contabilidade Tributria


Prof. Orleans Martins 25

PLANEJAMENTO TRIBUTRIO
Em paralelo discusso da urgente mudana de nosso sistema tributrio e a adoo de novos mecanismos para simplificao das rotinas tributrias, as empresas necessitam, cada vez mais, de um planejamento tributrio criterioso e criativo. Reduo de custos a estratgia que mais se ouve ser empregada nos dias atuais, em todo o mundo globalizado (inclui-se nessa estratgia o custo tributrio). Planejamento tributrio uma forma lcita de reduzir a carga fiscal, o que exige alta dose de conhecimento tcnico e bom-senso dos responsveis pelas decises estratgicas no ambiente corporativo. Torna-se claro o entendimento de que o planejamento tributrio o estudo das alternativas lcitas de formalizao jurdica de determinada operao, antes da ocorrncia do fato gerador, para que o contribuinte possa optar pela que apresente o menor nus tributrio.
Principais Funes e Atividades da Contabilidade Tributria
Prof. Orleans Martins 26

PLANEJAMENTO TRIBUTRIO
CONDIES NECESSRIAS PARA UM ADEQUADO PLANEJAMENTO TRIBUTRIO Para a correta execuo das tarefas inerentes ao planejamento tributrio, o contador precisa aplicar todos os seus conhecimentos sobre a legislao do tributo a ser reduzido, para que, a partir desses cenrios, possa planejar com bastante antecedncia a melhor alternativa para a empresa executar suas operaes comerciais. Para alcanar xito nessa atividade, o contador precisa, com profundidade:
Conhecer todas as situaes em que possvel o crdito tributrio, principalmente com relao aos chamados impostos no cumulativos - ICMS e IPI; Conhecer todas as situaes em que possvel o diferimento (postergao) dos recolhimentos dos impostos, permitindo melhor gerenciamento do fluxo de caixa; Conhecer todas as despesas e provises permitidas pelo fisco como dedutveis da receita; Ser oportuno e aproveitar as lacunas deixadas pela legislao, para tanto ficando atento s mudanas nas normas e aos impactos nos resultados da empresa.
Principais Funes e Atividades da Contabilidade Tributria
Prof. Orleans Martins 27

PLANEJAMENTO TRIBUTRIO
LEGISLAO TRIBUTRIA E PLANEJAMENTO TRIBUTRIO LEGAL De acordo com os preceitos tributrios, a vontade das partes no pode ser alterada ou modificada, aps o fato gerador ter ocorrido (antes, planejamento). Contudo, nada impede que o contribuinte antecipe a ocorrncia do fato gerador e comece a projet-lo e a dimension-lo, objetivando a economia de impostos. Com esse procedimento, o contribuinte tem a vantagem de adotar, entre as opes legais disponveis, as que com certeza lhe forem mais satisfatrias. Num planejamento tributrio estratgico, a empresa passa a desenvolver suas atividades de forma estritamente preventiva. Tambm procura projetar de forma clara os atos e fatos administrativos, de modo a deixar transparentes para todos os envolvidos as informaes sobre os nus tributrios em cada uma das opes legais disponveis.
Principais Funes e Atividades da Contabilidade Tributria
Prof. Orleans Martins 28

REFERNCIAS
FABRETTI, Ludio Camargo. Contabilidade Tributria. 11. ed. So Paulo: Atlas, 2009. NEVES, Silvrio das; VICECONTI, Paulo E. V. Curso Prtico de Imposto de Renda: pessoa jurdica e tributos conexos. 13. ed. atual. rev. e ampl. So Paulo: Fase Editora, 2007. PEREZ JNIOR, Jos Hernandez; OLIVEIRA, Lus Martins de; GOMES, Marilete Bezerra; CHIEREGATO, Renato. Manual de Contabilidade Tributria: textos e testes com as respostas. 9. ed. So Paulo: Atlas, 2010. REIS, Luciano Gomes dos; GALLO, Mauro Fernando; PEREIRA, Carlos Alberto. Manual de Contabilizao de Tributos e Contribuies Sociais. So Paulo: Atlas, 2010. REZENDE, Amaury Jos; PEREIRA, Carlos Alberto; ALENCAR, Roberta Carvalho de. Contabilidade Tributria: entendendo a lgica dos tributos e seus reflexos sobre os resultados das empresas. So Paulo: Atlas, 2010. SANTOS, Clenimo dos Santos; Barros, Sidney Ferro. Imposto de Renda Pessoa Jurdica para Contadores. So Paulo: IOB Thonsom, 2007..
Prof. Orleans Martins orleansmartins@yahoo.com.br Contedo disponvel em: informacaocontabil.blogspot.com

Prof. Orleans Martins

29

Anda mungkin juga menyukai