Anda di halaman 1dari 7

ESPECIAL

APOIO
WWW.CONCURSEIROSOLITARIO.COM.BR
FASCCULO 5 - DEZEMBRO DE 2012

PEQUENO GUIA DE PLANEJAMENTO DE ESTUDOS Monte sua tabela de planejamento de estudos

EDITORIAL

oncurseiros precisam fazer de tudo para tornar a vida mais prtica. Quaisquer coisas que os faam perder tempo devem ser analisadas a fim de evitar que tal desperdcio de recurso to precioso continue.

Muitos concurseiros no utilizam uma tabela de planejamento de estudos e, com isso, perdem tempo diariamente tentando decidir o que estudar, quando estudar e com que material estudar. No dia a dia, dez ou quinze minutos podem parecer pouca coisa numa semana j d mais de uma hora, em um ms meio dia de estudo desperdiado, em um ano um dia e meio de estudo jogado no lixo e esse tempo desperdiado faz diferena na hora da prova, podem ter certeza. Aprenda neste fascculo como montar uma tabela de planejamento de estudos de forma simples e prtica. Com isso voc no ter mais desculpas para no utilizar essa importante ferramenta indispensvel para quem se prope a estudar srio para concursos pblicos. Charles Dias
Editor do Blog do Concurseiro Solitrio, servidor pblico federal, autor de livros de preparao para concursos pblicos e concurseiro

FASC. 5 | DEZ. 2012

Coordenador e Editor

CHARLES DIAS
concurseirosolitario@gmail.com

Reviso

DENISE CAMARGO
dercamargo@yahoo.com.br

Editorao

CARLOS RELVA
carlosrelva@gmail.com carlosrelva.blogspot.com
As imagens usadas nesta revista so copyright free e disponibilizadas no site www.sxc.hu 2 DEZEMBRO 2012 - FASCCULO N 5 ESPECIAL CONCURSEIRO SOLITRIO

PASSO 5

MONTE SUA TABELA DE PLANEJAMENTO DE ESTUDOS


Q
uando voc quer marcar uma consulta, a secretria do mdico consulta a agenda do seu patro a fim de verificar em quais dias ele atender, quais os horrios vagos ou tomados por consultas e cirurgias. Imagine se ela no tivesse essa importante ferramenta e tivesse de saber de cabea quando haver horrio livre para voc se consultar com o mdico! Pois bem, concurseiros tambm precisam utilizar uma ferramenta parecida por vrios motivos, dentre eles: 1 - Para poder distribuir de forma eficiente as matrias que tm para estudar no tempo que tm disponvel para isso; 2 - Para poder estudar mais as matrias que requerem maior ateno, sem penalizar os estudos das matrias menos importantes; 3 - Para poder otimizar os estudos sob a tica dos materiais de estudo utilizados; 4 - Para poder lidar com os inevitveis contratempos que impediro o estudo planejado; 5 - Para poder saber rapidamente o que estudar, quando estudar e com que material de estudo fazer isso. H diversas formas de montar uma tabela de planejamento de estudos. Como a inteno neste fascculo no enrolar, mas ir direto ao ponto, ensinarei uma forma rpida e prtica de fazer isso. Essa uma tima forma de comear a planejar os estudos de forma sistematizada. Se voc quiser aprender uma forma mais detalhada e eficiente de fazer isso, sugiro a leitura do livro Guia de Preparao do Concurseiro Solitrio, de Charles Dias (Editora Campus). rio 1 passo - O que voc ter de estudar? Antes de qualquer coisa, o concurseiro precisa saber exatamente o que

Por CHARLES DIAS

precisar estudar para determinado certame. E vou alm, precisa saber, dentre o rol de matrias a ser estudado, o que demanda mais ou menos ateno. Mas como diria nosso bom amigo Jack, o estripador, vamos por partes. Voc j deve estar cansado de ler e ouvir que o edital a lei do concurso, e no para menos, j que esse documento oficial traz tudo o que valer para o certame e que regra, inclusive, as matrias, tpicos e subtpicos que sero cobrados. Ora, indiscutvel que voc ter de tomar o edital como base para o que dever estudar e ponto final. Muitos concurseiros caem na armadilha de assumir ingenuamente que devero estudar todas as matrias de forma igualitria. Infelizmente, as coisas no so to simples assim, por diversos motivos:
Algumas matrias so mais fceis e outras mais difceis de aprender; Algumas matrias so mais extensas e complexas do que outras; O prprio edital pode prever pesos diferentes para as diversas matrias.

Portanto, ser preciso fazer uma anlise crtica das matrias previstas no edital a fim de identificar as que devero receber maior ateno. 2 passo - Quanto tempo voc ter para estudar? Um dos mitos de concurseiros mais famosos o repetido exausto: Eu estudo 12 horas por dia. Esse um mito porque muitos ainda se referem s horas brutas de estudo, ou seja, no descontam as vrias paradas ao longo do dia para comer, descansar, ir ao banheiro e por a vai. Concurseiros srios so muito sinceros quanto ao tempo que realmente podero dedicar efetivamente aos estudos, referem-se apenas s chamadas horas lquidas de estudo. Ser esse tempo que utilizaremos na tabela de planejamento de estudos, para que esta efetivamente reflita o quanto o concurseiro ter de se desdobrar para conseguir estudar com qualidade todas as matrias previstas no edital.

WWW.CONCURSEIROSOLITARIO.COM.BR

DEZEMBRO 2012 - FASCCULO N 5

PASSO 5
3 passo - Que material de estudos voc ter disponvel? > Atualidades: Exerccios; Atualmente, existe uma grande variedade de materiais de estudos espe> Informtica: Resumo + exerccios; cficos para concursos pblicos. H os tradicionais livros, cursos em > Direito Constitucional: Curso em vdeo + exerccios; PDF, cursos em vdeo, aulas presenciais e on-line, Mapas Mentais, > Direito Administrativo: Livro de doutrina + exerccios; resumes, ufa, a variedade mesmo grande. > Administrao Pblica: Curso em PDF + Mapas Mentais + exer muito fcil de o concurseiro se perder em meio a essa variedade de > ccios. materiais de estudo. Quais so os melhores? No, essa no a pergunta mais importante que devemos fazer no tocante a materiais de Jogamos todos esses ingredientes na batedeira e o resultado este aqui: estudo. Devemos perguntar, isso sim, quais so os mais adequados para os estudos para determiSegunda-feira Tera-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira nado certame. 1 Bloco de estudo Administrao Administrao Administrao Administrao Administrao Pblica - Curso em Pblica - Curso em Pblica - Mapas Pblica - Curso em Pblica - Curso em Como disse, preciso analisar PDF PDF Mentais PDF PDF Direito Direito Direito Direito de forma crtica o que o edital 2 Bloco de estudo Constitucional Administrativo Atualidades Constitucional Administrativo Curso em vdeo Livro de doutrina Curso em vdeo Livro de doutrina prev de matrias que sero cobradas em prova a fim de determinar quais demandam estudo mais Sbado Domingo aprofundado e rigoroso. Do que adiantar estudar com um livro ultra1 Bloco de estudo PortugusPortugus Resumo Exerccios detalhista uma matria que ter menor importncia na prova, enquanto Administrao Administrao 2 Bloco de estudo se estudar apenas com mapas mentais uma matria superimportante? Pblica - Mapas Pblica Mentais Exerccios Entendeu aonde quero chegar. 3 Bloco de estudo Informtica Informtica Resumo Exerccios Concurseiros srios so organizados e tm separados por matrias 4 Bloco de estudo Direito Direito os materiais de estudo, reservando apenas materiais de tima qualiConstitucional Administrativo Exerccios Exerccios dade, claro. Dessa forma, com base na anlise crtica do edital, ser Agora observe com cuidado esses quadros de estudo atentando para: fcil determinar quais materiais utilizar nos estudos para determinado certame. A receita de bolo Pois bem, vejamos um exemplo prtico de como planejar os estudos. Comecemos com os ingredientes:
Matrias que devero ser estudadas com seus respectivos pesos

e nmero de questes: > Portugus - Peso 1 - 5 questes; > Atualidades - Peso 1 - 5 questes; > Informtica - Peso 1 - 5 questes; > Direito Constitucional - Peso 2 - 10 questes; > Direito Administrativo - Peso 2 - 10 questes; > Administrao Pblica - Peso 3 - 15 questes.
Tempo disponvel para estudar:

1 - Como as matrias foram distribudas ao longo da semana de forma que h uma alocao de tempo de estudo diretamente proporcional importncia de cada matria expressa pelo nmero de questes e peso da mesma na prova (informao colhida no edital); 2 - Como os diferentes materiais de estudo foram distribudos ao longo da semana de forma que os mais intensivos so mais utilizados e os outros, auxiliares, so utilizados de forma a quebrar a rotina; 3 - Como essa uma tabela fcil de ler e entender, o que facilitar muitssimo a vida do concurseiro que a utilizar, pois basta bater o olho nela para saber em segundos o que estudar, em que hora estudar e qual material de estudo utilizar. RESUMO DA PERA Como vocs puderam ver, no h nenhum segredo para se montar um planejamento de estudos simples, prtico e muito eficiente. O que h so mtodos mais refinados de se fazer isso. Logo, no h mais desculpa para voc no incorporar a utilizao da tabela de planejamento de estudos em sua rotina de concurseiro.
Charles Dias Servidor pblico federal, editor do blog Concurseiro Solitrio e concurseiro

> Durante a semana: 4 horas lquidas todas as noites; > Fins de semana: 8 horas lquidas diariamente.
Material de estudo que ser utilizado:

> Portugus: Resumo + exerccios;

DEZEMBRO 2012 - FASCCULO N 5

ESPECIAL CONCURSEIRO SOLITRIO

WWW.CONCURSEIROSOLITARIO.COM.BR

JULHO 2012 - FASCCULO N 1

ESPECIAL

ESPECIAL
APOIO
FASCCULO 1

ESPECIAL
APOIO
FASCCULO 2

ESPECIAL
APOIO
FASCCULO 3

WWW.CONCURSEIROSOLITARIO.COM.BR

WWW.CONCURSEIROSOLITARIO.COM.BR

WWW.CONCURSEIROSOLITARIO.COM.BR

PEQUENO GUIA DE PLANEJAMENTO DE ESTUDOS O que , porque e como planejar os estudos

PEQUENO GUIA DE PLANEJAMENTO DE ESTUDOS


Defina o tempo que ter disponvel para estudar

PEQUENO GUIA DE PLANEJAMENTO DE ESTUDOS

1
FASCCULO 4

2
FASCCULO 5

Saiba com certeza o que ter de estudar

3
FASCCULO 6

ESPECIAL
APOIO
WWW.CONCURSEIROSOLITARIO.COM.BR

ESPECIAL
APOIO
WWW.CONCURSEIROSOLITARIO.COM.BR

ESPECIAL
APOIO
WWW.CONCURSEIROSOLITARIO.COM.BR

PEQUENO GUIA DE PLANEJAMENTO DE ESTUDOS

Invista no melhor material de estudo

PEQUENO GUIA DE PLANEJAMENTO DE ESTUDOS Monte sua tabela de planejamento de estudos

PEQUENO GUIA DE PLANEJAMENTO DE ESTUDOS


Incorpore o planejamento de estudos em sua vida

ama C e s Deni
oe evis Prep
79-0

rgo
s Texto
erca marg o hoo @ya .com .br

de rao

99 1-9 el.: 1

930

il: d E-ma

DESIGN GR

carlosre carlosre lva@gmail.com lva.blog spot.com

FICO ILU STRAO

PUBLICIDAD

Anda mungkin juga menyukai