Anda di halaman 1dari 3

SEQNCIA DIDTICA - BIOLOGIA

1. Discutir com o alunado a importncia da gua para o meio ambiente e realizar visitas a estaes de tratamento de gua. 2. Oferecer palestras com funcionrios da COMPESA, e os AGENTES DE SADE COMUNITRIA do municpio, propiciando aos alunos momentos de reflexo sobre a importncia da gua vida, conscientizando-os quanto a sua manuteno. 3. Confeccionar cartazes buscando gerar conscincia entre a comunidade escolar para que possam usar gua moderadamente, tendo em vista que a economia de gua no uma questo de moda, mais um bom hbito. 4. Apoiar o processo de crescimento da f na comunidade escolar Dr. Mota Silveira, por meio de um despertar para a conscientizao crtica, madura e participativa sobre a gua. 5. Elaborar uma pesquisa com perguntas subjetivas para ser aplicada no ambiente escolar, tendo a GUA, um dos componentes do ambiente essenciais vida. 6. Elaborar uma pesquisa experimental sobre a utilizao da gua no dia-a-dia do aluno. 7. Fazer apurao de dados e divulgar resultados da pesquisa para comunidade. 8. Pesquisar o processo de tratamento utilizado por uma ETA (estao de tratamento de gua). 9. Devido capacidade de transporte a gua tem sido utilizada tambm para o lanamento de resduos. Levando-se em conta este fato, questionar junto secretaria de saneamento do municpio o porqu da no existncia na cidade de uma ETE (estao de tratamento de esgoto). 10. Ao trmino das etapas acima citadas o alunado levantar questes e solues para realizao de um projeto que vise limpeza do rio tracunham. Que sero demonstrados na escola e divulgados na home page da mesma, como sugesto aos governantes e ONGs que se mostrarem interessadas sobre o assunto.

PESQUISA 1
1. Voc utiliza gua diariamente? 2. Relacione as atividades em que voc e seus familiares utilizam gua. 3. Voc sabe de onde vem a gua que voc consome em sua casa? Explique. 4. Voc conhece diversos tipos de gua? Quais so eles? 5. Todos os tipos de gua podem ser consumidos diretamente da fonte? Por qu? 6. Que tipo de tratamento voc d gua em sua casa antes de consumi-la? 7. Voc sabe para onde vai gua, aps sua utilizao? 8. Alguma vez voc teve que economizar gua em sua casa, para que ela no faltasse? 9. De quanto em quanto tempo caixa d'gua de sua casa limpa? 10. Pea uma pequena ajuda a seus pais e descubra, olhando a conta de gua de sua casa, quanto vocs gastam por ms. 11. Na sua opinio, o gasto com gua em sua casa pequeno, moderado ou exagerado? 12. Se voc fosse obrigado a economizar gua em sua casa, de que maneira faria essa economia? 13. Levando-se em conta todos os benefcios que a gua nos proporciona, voc acha que o preo da gua de torneira caro ou barato? Alis, qual o preo de um litro de gua de torneira?
FONTE: kidlink.com

PESQUISA EXPERIMENTAL SOBRE A GUA EXECUO


1. Verifique como a gua est sendo utilizada na lavagem de roupas, louas, carro, quintal, demais cmodos da casa etc. Quantas vezes por semana estas atividades ocorrem? Qual o gasto mdio de gua nestas atividades? 2. Agora faa o mesmo com a gua que voc gasta em sua higiene pessoal (banho, higiene bucal etc.). 3. Estipule um horrio, de preferncia no final da tarde ou incio da noite, para fazer a leitura do hidrmetro (relgio que mede a quantidade de gua consumida em residncias) durante uma semana. Caso voc more em apartamento, dever conversar com o zelador para que ele o ajude nesta parte de sua pesquisa. Lembre-se: a quantidade de gua gasta num edifcio deve ser dividida pelo nmero de apartamentos existentes no prdio, para que voc possa ento calcular a mdia gasta por apartamento em seu edifcio. 4. Verifique, observando as contas de gua dos ltimos 4 meses, se houve aumento ou diminuio da quantidade de gua gasta neste perodo. 5. Caso haja aumento de consumo de gua, qual a atitude de seus pais? 6. Verifique se h algum corte de gua peridico na regio de sua residncia e o perodo do corte. 7. Verifique se h algum vazamento de gua nas torneiras de sua residncia. Se houver, coloque um recipiente sob esta torneira e observe em quanto tempo voc recolher 1 litro de gua; depois calcule o desperdcio total de gua em um dia nesta nica torneira. Caso no haja nenhum vazamento faa a seguinte experincia: a) Ajuste a torneira de forma que fique pingando. b) Coloque um recipiente de capacidade conhecida (1 litro, de preferncia). c) Marque o tempo gasto para encher o recipiente. d) Calcule quantos litros de gua seriam desperdiados caso sua torneira pingasse durante o dia todo.

FONTE: kidlink.com

Anda mungkin juga menyukai