Anda di halaman 1dari 5

OS ROMANOS NA PENNSULA IBRICA

A PENNSULA IBRICA LUGAR DE PASSAGEM E DE FIXAO


Os Romanos na Pennsula Ibrica Resistncia e romanizao
Produto de uma miscigenao entre Latinos e Etruscos, o povo Romano conseguiu a proeza de, em poucos sculos, expandir as suas fronteiras para alm da Pennsula Itlica, iniciando um processo de expanso que resultaria na construo de um poderoso e vasto Imprio. Em 219 a. C., aps terem dominado todo o Mediterrneo, as legies do general Cornlio Cipio logram entrar na Pennsula Ibrica. Mas o seu processo de conquista ser dificultado pela aco de um povo que um dia Estrabo qualificar como o mais poderoso de todas as naes ibricas: os Lusitanos, descendentes directos dos Celtiberos. As mais evoludas tcticas militares romanas esbarram num organizado exrcito lusitano alicerado em combates de guerrilhas e emboscadas que detm eficazmente os invasores. Habituados a um elevado nvel de eficcia militar, os invasores romanos no hesitam em deitar mos a expedientes como o ardil e a traio para dizimar os Lusitanos. Em 150 a. C. o pretor Srvio Galba, aps ter aceite um perodo de armistcio, no hesita em ordenar uma desleal chacina contra os Lusitanos. Estes, quase derrotados, escolhem como lder um pastor dos Montes Hermnios, habituado vida na montanha: Viriato. Durante dez anos, guiar o seu exrcito num impressionante percurso vitorioso, que s terminar com o seu assassinato s mos de trs dos seus companheiros, subornados pelos sestrcios romanos. Conseguida a paz, d-se a romanizao dos derrotados, que passaro a viver segundo os cnones da civilizao romana. Como agentes dessa romanizao, destacam-se os legionrios e os colonos que se fixam na Pennsula Ibrica construindo um interessante processo de urbanizao do territrio, fundando novas cidades ou modificando povoaes lusitanas. Surgem assim os alicerces de Braga, Chaves, Lisboa, Idanha-a-Velha, Santiago do Cacm, vora e Beja, interligados por uma boa rede de estradas. Fruns, teatros e termas encarregar-se-o de polarizar novos colonos que consigo trazem novas tcnicas agrcolas, introduzindo o cultivo da vinha, do trigo e da oliveira, ou uma nova tecnologia proto-industrial bem expressa em oficinas de forja, de olaria, de salga de peixe ou at extraco mineira. Neste ciclo de alteraes sociais, polticas e culturais haver uma distinta marca unificadora, o latim, que favorecer a divulgao das ideologias e que ao longo do tempo sofrer transformaes estruturais, dando origem a novos idiomas como o portugus e o castelhano.

OS ROMANOS NA PENNSULA IBRICA

SUGESTES DE EXPLORAO

Assinala num mapa as seguintes provncias romanas: Glia, Lusitnia, Bretanha, Germnia, Mauritnia e Judeia. Como descreverias um legionrio romano? Quais os poderes de um imperador? Procura nesta sopa de letras o nome destes imperadores romanos: Tibrio, Calgula, Cludio, Nero, Galba, Vespasiano, Tito e Cmodo. N E R Y A B H F S G S B W D C V H U I P L M S Z L F B H T H E D V E S P A S I A N U D S C F B W P M N B Y F C I S X N G A L B A U V P L M O Q T P M U T V C A E M O U N B V F D K P M B V X G W A F G C B E C H Y F G V B N J K O L M D C H A N V Q A E D C V R D S Z A R T U J N O P L M J S A C O M O D O D A X V D C T Y N M K P L K N B Q E L M N H B V F P L I O M N H B C D E K N H B F C B H N V E S P A S I A N O L P M T I T G B O L P U S X Y B J I M K O M L P R E W Q F C V B H W K N E R A D C N E R D C L A U D I A S C V G T J A N H K O P L M N B G F V H U Y C L A U D I O A B H T G V N E R O A R T I B E R I H J N V C E M D C V G A D C H U N K L C A L I G U L A D C B V T I T O K L N M J Y B G V C F D P L M I O H N J T O M N T I B E R I O C V B U J M N I K H F H I Associa os elementos da coluna da esquerda com os da direita correspondentes.

Aquae Flaviae Bracara Augusta Olissipo Ossonoba Pax Jlia Mirbriga Egitnia

Lisboa Idanha-a-Velha Chaves Santiago do Cacm Braga Beja Faro

Refere o nome de algumas lnguas actuais que nasceram a partir do latim.


2

OS ROMANOS NA PENNSULA IBRICA

Trabalho de pares ou de grupo Tenta recriar nas aulas de Educao Tecnolgica os utenslios militares de um guerreiro lusitano: o escudo, o punhal, a lana, o dardo e o manto. Podes usar esferovite, latas, panos ou madeira. Elabora uma pequena biografia sobre Viriato. Faz um levantamento sobre todos os vestgios romanos que existam na tua regio: estradas, pontes, aquedutos e marcos milirios. Visitas de estudo

Conmbriga Runas de Tria vora (Templo de Diana) Chaves (Ponte Romana) Braga (Museu de D. Diogo de Sousa)

Sabias que?

Os legionrios romanos s tomavam uma refeio por dia? Era composta de uma sopa
que, entre outros ingredientes, tinha trigo, queijo, toucinho e muito sal.

Os Lusitanos no conheciam o trigo? Comiam uma espcie de po feito base de


bolotas modas.

Viriato infligiu algumas derrotas humilhantes aos Romanos? Para solucionar este
problema, os Romanos subornaram trs dos seus guardas, que assassinaram Viriato a golpes de punhal enquanto este dormia.

Houve imperadores romanos que se tornaram clebres pela sua loucura? Calgula, por
exemplo, nomeou senador o seu cavalo favorito. Nero mandou assassinar a me e incendiar Roma para construir uma nova cidade. J Cmodo gostava de mostrar a sua valentia lutando contra gladiadores no Coliseu de Roma.

Alguns imperadores romanos nasceram na Pennsula Ibrica? Trajano e Adriano so os


mais clebres.

Foram os Romanos que inventaram as termas e as canalizaes?


Na Internet www.infopedia.pt www.terravista.pt/AguaAlto/2019/ Histria www.viriatus.no.sapo.pt
3

FICHA DE VISIONAMENTO

OS ROMANOS NA PENNSULA IBRICA RESISTNCIA E ROMANIZAO

Aps teres visto este Vdeo Educativo, chegou o momento de colocares em prtica todas as tuas capacidades de observao e deduo.

OS ROMANOS NA PENNSULA IBRICA

1. Qual era o tema do vdeo?

2. De que Pennsula eram originrios os Romanos?

3. Como era o seu exrcito?

4. Qual o nome que se dava ao chefe do Imprio Romano?

5. Quais os continentes por onde se espalhava o Imprio Romano?

6. Em que ano entraram os Romanos na Pennsula Ibrica?

7. Quem foi Viriato?

8. Quais as principais provncias romanas que se formaram na Pennsula Ibrica?

9. O que foi a romanizao?

10. Quais os vestgios deixados pelos Romanos na Pennsula Ibrica?

OS ROMANOS NA PENNSULA IBRICA

11. Que tipo de coisas podemos encontrar em Conmbriga?

Anda mungkin juga menyukai