Anda di halaman 1dari 100

Prof.Ten.

Matos

ABORDAGEMAVECULOS

APRESENTAO
y Objetiva Obj ti padronizar d i procedimentos di t
operacionais e orientar os p policiais p militares para a tomada de decises sobre a ttica mais adequada nas abordagens a veculos. y As tcnicas e tticas foram testadas por um grupo de policiais, policiais que analisaram e validaram a aplicabilidade p dos procedimentos.
2

CONSIDERAESINICIAIS
y Aabordagemaveculosumtipodeinterveno

policial, li i l emvia i pblica, bli comobjetivo bj ti d de: orientareprestarassistncia; distribuirfoldersDicasPMoupeasgrficas relacionadasseguranapblica; fiscalizardocumentosdeporteobrigatrio; averiguarosequipamentosobrigatrios; notificarocondutoremcasosdeinfraodetrnsito; adotarp providnciasq quantoaoestadodeembriaguez; g ; vistoriarveculo; efetuarapriso; realizarbuscapessoalnosocupantesdoveculos.

CONSIDERAES INICIAIS
y A vistoria veicular e a busca pessoal so procedimentos

que podem ocorrer ao longo de uma abordagem a veculos, principalmente naquelas que se configuram intervenes de nvel 2 (preventiva) e 3 (repressiva). (repressiva) y O artigo 244 do CPP descreve que a busca pessoal independer de mandado, mandado e o artigo 245 condiciona a necessidade de mandado apenas para a busca domiciliar. Portanto, nos veculos em que o proprietrio/condutor no o utiliza como moradia, a busca p pessoal e a vistoria veicular independem p da necessidade de mandado.

CONSIDERAES INICIAIS
y Durante uma abordagem, g , a busca p pessoal e a vistoria

veicular devem ocorrer de forma fundamentada e no aleatria, diante da suspeita de que algum esteja ocultando consigo os seguintes objetos: arma proibida; p coisas obtidas por meios criminosos; instrumentos de falsificao ou objetos falsificados; armas e munies, instrumentos utilizados na prtica de crime ou destinados a fim delituoso; objetos necessrios prova de infrao ou defesa de ru; qualquer elemento que demonstre indcio de infrao.

Nveisdeabordagem g a veculos a) abordagem a veculo nvel 1


y Aes e operaes policiais de carter educativo e

assistencial (risco nvel I). Estado de prontido: ateno (amarelo). Exemplos: distribuio de folders Dicas PM, no feriado de Carnaval; distribuio de folders Viagem Segura, em Blitz policial; policiais que prestam assistncia a veculo na via.

Nveisdeabordagemaveculos

b) abordagem a veculo nvel 2 y Aes e operaes de d carter preventivo (risco ( nvel l II), ) em fatos que indiquem ameaa segurana pblica. E t d de Estado d prontido: tid alerta l t (laranja). (l j )
y Exemplos: aes e operaes de fiscalizao de

documentos e equipamentos obrigatrios; abordagens d iniciativa i i i i decidida d idid com base b li de d riscos; i de na avaliao denncia de veculos em locais ermos ou parados em frente a estabelecimentos comerciais; operaes com parada de veculos para fiscalizao de porte de armas, busca e apreenso de drogas. drogas

Nveisdeabordagemaveculos
c) abordagem a veculo nvel 3 y Aes e operaes p de carter repressivo, p , caracterizado por situaes de fundada suspeita ou certeza do cometimento de delito ( (risco nvel III). ) O estado de prontido: alerta (vermelho). y Exemplos: veculo produto de furto ou roubo; veculo utilizado em sequestro ou tomado de assalto; denncia de ocupantes armados no interior do veculo; veculo utilizado para fuga ou para transporte de drogas e outros produtos ilcitos.
8

Conceitosaplicveisreadeabordagem

a) rea de conteno b) rea de risco c) ) rea d aproximao de i

d alcance l d) rea de
e) Setor de busca f) Setor de custdia
9

Conceitosaplicveisrea deabordagem
readeconteno:areadeabrangnciadaemque ospoliciaisdeveromanterconstantemonitoramento comobjetivodeconterosabordadoseisolarolocal contraaintervenodeterceiros. readerisco:compreendesetodooespaolivreem torno(360)doveculoabordado.Nessarea,existem i oupotenciais. i i ameaas,reais readeaproximao:faixadeaproximadamente75cm d l de largura,queseinicianaaltura l d doparachoques h traseiroeterminaantesdoraiodeaberturadaporta. olocal l lqueoferece f menorrisco i aopolicial. li i l

Conceitosaplicveisreade abordagem g
rea de alcance: o espao situado dentro da rea de risco em que o policial estar vulnervel agresso fsica por parte de ocupantes do veculo. Compreende um raio de extenso de aproximadamente um metro, metro partindo das janelas do veculo; Setor de busca: o espao destinado realizao de busca pessoal e ser definido aps anlise do local e avaliao de riscos, de forma a garantir segurana. Setor de custdia: espao definido pelos policiais, dentro da rea de conteno, para onde os abordados sero encaminhados enquanto aguardam.

VistaArea

12

Distribuiodefunes
a) PM Comandante: o militar mais antigo; responsvel l pela l coordenao d e controle l da d operao; b) PM Verbalizador: o policial responsvel pela comunicao com os ocupantes do veculo abordado; c) PM Vistoriador: responsvel pela verificao de documentos e vistoria do veculo; d) PM Revistador: responsvel pela realizao da busca pessoal nos ocupantes do veculo abordado; e) PM Segurana: responsvel pela integridade e segurana dos componentes da equipe durante toda a interveno.

PROCEDIMENTOSPARAA ABORDAGEMAVECULOS
Aabordagemaveculosocorre:
a) durante uma operao blitz, de acordo com o

objetivo bj i e o nvel l da d interveno; i b) durante o patrulhamento, por acionamento ou de i i i i iniciativa; c) durante perseguio policial, numa operao de cerco e bloqueio. bl

Avaliao deriscos
1. Identificao de direitos e garantias sob ameaa: Observar, dentre outros aspectos: presena de crianas, gestantes e idosos no veculo ou nas proximidades; p ; se o local e as condies da via oferecem segurana; o comportamento do condutor (cooperativo ou resistente, a direo ofensiva; possveis alteraes provocadas por ingesto de substncias como lcool, drogas, medicaes); se h presena de refns. f

Avaliao deriscos
2.Avaliarameaas: C Considerar id as caractersticas i d cada de d tipo i de d veculo l (de (d transporte de passageiros ou cargas; de duas ou quatro rodas; nmero de portas). portas) Identificar quantas pessoas esto visveis no interior do veculo, para definir os pontos de foco e pontos quentes. quentes Analisar as caractersticas fsicas dos ocupantes e fazer a correlao com dados j conhecidos, consultar a placa, identificar se existe algum veculo dando cobertura, observar se foi dispensado p algum g material e se h armas utilizadas pelos infratores.

Avaliaoderiscos
3.Classificaoderisco: 3 y Quanto mais especficas forem as respostas s Etapas 1 e 2 e as informaes colhidas, colhidas antes da abordagem, abordagem mais precisa ser a classificao de risco. Esses fatores contribuiro para o preparo mental e para a adoo de um estado de prontido adequado, alm de subsidiar a elaborao de um plano de ao mais eficaz. y A classificao de risco poder ser alterada no transcorrer de uma interveno policial, consoante elevao ou diminuio da gravidade da ocorrncia.

A li d Avaliao deriscos i
4.Anlisedasvulnerabilidades: 4 Consiste em verificar se h supremacia de foras, averiguar se o armamento e os equipamentos existentes na viatura so suficientes, analisar se h necessidade de cobertura, cobertura escolher o local e o momento da abordagem, de forma a garantir a segurana de todos os envolvidos. Devese evitar a abordagem em regies com grande fluxo de pessoas (prximo a grandes eventos, estdios, escolas, hospitais, bares ou bancos) e em aglomerados urbanos, do terreno. , em decorrncia da topografia p g

A li de Avaliao d riscos i
5.Avaliaodepossveisresultados: Consiste em analisar os riscos que a abordagem acarretar para a guarnio, para terceiros e para a via, bem como os resultados e p possveis reflexos da ao p policial. Trata se de avaliar a real necessidade de abordar o veculo em funo da relao custobenefcio da interveno.

Avaliaoderiscos
y Ao iniciar uma abordagem g veicular, ,op policial deve:

repassar central a localizao exata da guarnio; fazer com que o veculo abordado pare em um local fora da pista de rolamento (ou onde haja menos trfego); estar atento quanto s possveis rotas de fuga; evitar abordar prximo a locais onde pessoas hostis possam interferir na abordagem; noite escolher locais com luminosidade favorvel; evitar i reas com prdios di que possuam vidraas id refletivas, pois podero anular a vantagem ttica; verificar ifi a existncia i i de d outros veculos, l que podero d dar cobertura ao veculo abordado.

Tticasdeabordagemaveculo
Tticadeaproximao
Posicionamentodaviaturaa45

TticadeCercoeBloqueio q

Tticadeaproximao
y Consiste no deslocamento do policial at o veculo

parado, posicionandose na rea de aproximao para a verbalizao e abordagem. Ser empregada em g p g abordagem a veculos, nveis 1 e 2 (em operaes p preventivas). y As demais situaes de abordagem a veculos nvel 2, em q que existe fundada suspeita dever ser empregada a p p g ttica com posicionamento de viatura a 45.

T i de Ttica d aproximao i
y Procedimentos: P di

Mantendo M d uma distncia di i d de aproximadamente 3 metros do automvel, o PM Verbalizador identificase, se anuncia o motivo da abordagem e orienta que o veculo seja desligado. y Aps o motorista do veculo desligar o motor, motor o PM Verbalizador seguir pela rea de aproximao, e obrigatrios solicitar os documentos obrigatrios. y Estado de ateno (amarelo), arma de fogo na posio arma localizada ou guarda baixa. As portas e vidros do veculo so os pontos de foco e os ocupantes so os pontos quentes.

Tticadeaproximao

Tticadeaproximao
y Realizaodebuscapessoaleveicular: y Na rea de aproximao, o PM Vistoriador determinar

que um a um saia do veculo com as mos sobre a cabea e se posicionem um ao lado do outro, no setor d custdia. de di y Aps todos os ocupantes sarem do veculo e se posicionarem para a busca b no setor de d custdia, d devero permanecer sob a guarda do PM Segurana, que far, f juntamente j t t com o PM Revistador R i t d (antes ( t da d busca denominado PM Vistoriador), a tcnica de aproximao triangular. triangular

Tticadeaproximao
Identificaodeocupantesarmados: y Elevar o estado de prontido para alarme (vermelho), resposta e sair posicionar a arma na posio 4 pronta resposta, rapidamente da rea de aproximao, efetuando o recuo ttico, posicionandose atrs da viatura ou se protegendo em outro abrigo existente na via. y At a chegada da viatura de apoio, os policiais devero verbalizar com o motorista e os passageiros, mantendoos contidos no interior do veculo, , enquanto aguarda a cobertura policial.

Tticadeaproximao p

Policiaisemrecuottico

Tticacomposicionamentode viaturaa45
y Ser empregada em abordagens a veculos nvel 2

(risco nvel II). II) y Estado de prontido alerta (laranja). y Exemplos: E l veculo l que avanou sinal i l em alta l velocidade; veculo parado em local ermo; veculo circulando reiteradas vezes ou parado prximo a estabelecimento comercial, em atitude suspeita; veculo cujas caractersticas dos ocupantes faam presumir serem usurios de droga, entre outros.

Tticacomposicionamentode viaturaa45
y Tambm dever ser empregada em abordagens a

veculos nvel 3 (risco nivel III). III) y Nesse caso, o estado de prontido o de alarme (vermelho). (vermelho) y Exemplos: veculos com caractersticas semelhantes a veculo utilizado em fuga logo aps cometimento de crime; veculo em que a denncia aponta que os ocupantes esto portando armas de fogo; veculo em que o disquedenncia afirma se tratar de transporte de grande quantidade de drogas.

Tticacomposicionamentode viaturaa45
y Utiliza a prpria viatura como formadora de uma rea

de segurana, segurana permitindo que a abordagem ocorra mesmo em locais sem a presena de abrigos fsicos. y A parte frontal da viatura o local mais seguro porque onde est localizado o bloco do motor. y A parte central dos veculos onde esto localizadas as portas que no oferecem proteo contra disparos de arma de fogo. fogo y A parte traseira dos veculos onde geralmente se encontra o portamalas que tambm no oferecem proteo contra disparos.

Tticacomposicionamentode viaturaa45
y Outra parte dos veculos que oferece proteo contra

disparos de arma de fogo so as rodas. rodas y A viatura que iniciar a abordagem dever posicionarse a uma distncia entre 3 e 5 metros atrs do veculo abordado, na diagonal, com a parte frontal voltada para a direo do fluxo da via e a parte traseira para o passeio, formando um ngulo aproximado de 45 em relao ao veculo a ser abordado.

Tticacomposicionamentode viaturaa45
Esse posicionamento ttico da viatura favorece: a formao f de d uma rea d segurana. A viatura de i ser utilizada como abrigo; a celeridade l id d no desembarque d b e embarque b d policiais; dos li i i o controle visual (pontos de foco e pontos quentes) das portas e janelas j l do d veculo, l sem exposio i na AR; AR uma posio segura para emprego da tcnica de verbalizao; b l maior facilidade no caso de necessidade de uma sada rpida da viatura.

Tticacomposicionamentode viaturaa45
No perodo noturno a viatura poder ser posicionada de forma paralela via, via com o objetivo de utilizar os faris para dificultar a viso dos abordados. Ao desembarcar os policiais devero estar com a arma na posio 2 arma em guarda baixa ou 3 arma em guarda alta. alta O motorista dever desembarcar, deixando o rdio de comunicao do lado de fora da janela. janela

Tticacomp posicionamentode viaturaa45

Pensamento Ttico: enquanto os passageiros estiverem no interior do veculo abordado, deve considerar as portas e vidros do lado esquerdo como ponto de foco, e os ocupantes do l d esquerdo lado d do d veculo l como ponto quente; durante a retirada dos ocupantes para a busca pessoal, seu ponto de d foco f ser o abordado b d d e os pontos quentes sero as mos, pernas e cinturas dessa pessoa;

Posicionamentottico:viaturaa ,com02p policiais 45,

45 Posicionamentottico:viaturaa45, com03policiais

36

Posicionamentottico:viaturaa ,com04p policiais 45,

Duasviaturascomdoispoliciais emcadauma

2viaturascom2policiaisna principale4policiaisnadeapoio

V b li Verbalizao
y O nervosismo dos ocupantes do veculo pode dificultar a

compreenso das ordens, fazendo com que apresentem diferentes comportamentos face s mesmas determinaes policiais, como: infratores: alguns podem ser cooperativos, cooperativos acatando as determinaes dos policiais, enquanto outros podem tentar a fuga a p, efetuar disparos contra os policiais ou tomar refns; vtimas: algumas entram em pnico e correm de forma indiscriminada, inclusive em direo aos policiais. Outras assumem comportamento cooperativo. Podem, p p , ainda, entrar em estado de choque e ficar paralisadas.
40

Verbalizao

Verbalizao

Vi t i Vistoria
y O PM Segurana g se aproximar p pelo lado direito do p

veculo, enquanto o PM Vistoriador se aproximar pelo lado esquerdo. Ambos devero deslocarse com a arma na posio 2 arma em guarda baixa ou 3 arma em guarda alta, posicionandose na rea de aproximao. y Aps realizar a varredura no interior do veculo e constatarem que no h a presena de outros passageiros, os policiais devero realizar a vistoria no portamalas do veculo abordado. y Caso identifiquem a presena de passageiro escondido no interior do veculo, executar o recuo ttico e iniciar novo processo de d verbalizao b li na rea d segurana. de

Vistoria

Vistoria
y Os recursos tecnolgicos que estejam disposio

para comprovar a atuao legtima do policial e a resistncia do abordado podero ser utilizados. o caso de aparelhos p celulares q que fotografam, g , filmam, , gravam udio. Na utilizao desses recursos, o policial deve proceder de maneira especial com relao postura e segurana, de maneira que no se torne vulnervel na interveno. Esses registros eletrnicos s ser utilizados podero d ili d de d maneira i oficial, fi i l sendo d vedada a divulgao ou distribuio destes imprensa t ou a outros rgos.

Vi Vistoria i emveculos l
y Dever se iniciar pelo portamalas, malas seguida pela

vistoria da parte externa, da prosseguindo at a regio do motor. p g g

parte

interna,

y O policial deve considerar que o portamalas o local

no veculo onde haver a maior possibilidade de ocultao de pessoas ou materiais ilcitos.

Vistoriaemveculos
a) Vistoriaexterna: y Seguir S i o sentido id horrio, h i na seguinte i ordem: d porta

dianteira direita, lateral traseira direita; traseira; lateral traseira esquerda, esquerda porta dianteira esquerda; cap, cap observando: se existem avarias, avarias para identificar a ocorrncia de acidente de trnsito recente; se a suspenso traseira t i encontra t se rebaixada; b i d outras peculiaridades externas como o lacre rompido e avarias i na placa l e perfuraes f causadas d por disparos di d de arma de fogo.

Vistoriaemveculos
b) Vistoria interna: Comea pela porta dianteira direita, se segue: levantar o vidro para verificar a numerao gravada do chassi; localizar o nmero do chassi, no assoalho e no motor e verificar se existem indcios de adulterao; abrir a porta e verificar a existncia, de pintura encoberta b d veculo; do l verificar f se existe algum l objeto b escondido no forro das portas; y prosseguir a vistoria pela porta e compartimento traseiro do lado direito; seguir para a porta do lado esquerdo d e, aps, para o assento t do d condutor. d t

VECULOSCOM CARACTERSTICASESPECIAIS
Motocicletas
nibus/micronibus

M t i l t esimilares Motocicletas i il
p permitem transitar com rapidez p entre veculos, , mesmo em situaes de congestionamentos das vias; pe permitem te t transitar a s ta e em becos, escada escadarias as e vielas, e as, be bem como converses rpidas, em espao reduzido; facilidade de criminosos cometerem furto ou roubo de motocicletas que podero ser utilizadas na prtica de outros crimes; a utilizao do capacete permite a aproximao dos criminosos sem identificao.

Modelosdemotocicletase crimescorrelatos
a) Motos esportivas: no so comumente utilizados para a prtica de crimes, crimes bem como no so veculos visados para furtos e roubos. Por serem relativamente pesadas tm menor mobilidade no meio urbano, pesadas, urbano na transposio de canteiros ou obstculos. b) Motos tipo Custom: Tambm so motos tpicas de via pavimentada e no teriam boa estabilidade em estradas. Esses modelos no so comumente utilizados para a prtica de crimes, bem como no so veculos visados p para furtos e roubos.

Modelosdemotocicletase crimescorrelatos
c) Motos de trilha: so utilizadas por infratores para a prtica de crimes, crimes principalmente que utilizem como rota de fuga via rural, pois so motocicletas com boa potncia e grande versatilidade para transpor obstculos, canteiros , meiofios, dentre outras. d) Motos de rua: possuem motores entre 50 e 750 cc, cc tm um design prprio para serem utilizadas no trnsito urbano. Dividemse em trs tipos: 125cc a 150cc: utilizada no trfico de drogas 250cc a 500cc: pratica de delitos e visada para furtos 600cc a 750cc: pouco utilizada na prtica de delitos

Procedimentostticospara g amotocicletas abordagem


a) Tticadeaproximao: y Area d deaproximao: i 1m,nadiagonal, di l retaguarda d

edoladoesquerdodocondutor. y Antes A de d seaproximar, i opolicial li i ldever d determinar d i queopassageiroemotoristaretiremoscapaceteseos coloquemnoguido. guido

Abordagemmotocicleta (tticadeaproximao) ( p )

Procedimentostticospara g amotocicletas abordagem


b)Tticacomposicionamentodeviaturaa45: y O passageiro i ser o primeiro i i conduzido d id ao setor de d busca, na rea de segurana, devendo retirar o capacete deixandoo com o condutor. capacete, condutor y O condutor ir sair da motocicleta aps deixar os capacetes sobre o guido e colocar a moto no descanso. descanso y Aps a abordagem, o policial verificar a d documentao t da d motocicleta t i l t e dos d passageiros. i Dever, ainda, ser feita a vistoria na motocicleta.

Abordagemmotocicleta (tticadeviaturaa45) ( )

ib / i nibus nibus/micro ib
y So

veculos com capacidade p para transportar p p passageiros em p, caracterstica que impe uma ttica policial especfica. y As aes criminosas podem causar reflexos diretos ou indiretos no sentimento de segurana g das p pessoas. Os crimes de furto, roubo, como os relacionados a eventos esportivos e greves, atingem diretamente os usurios dos coletivos. y Alguns crimes influenciam indiretamente os usurios, que sofrero suas consequncias. o caso do transporte de substncias entorpecentes e armas il i ilcitas.

nibus/micro / nibus
yO

policial li i l precisa i d de um preparo especfico fi considerando: diferentes tipos de coletivos, capacidade de passageiros, passageiros diferentes finalidades do transporte. transporte Geralmente, nesse tipo de interveno, o nmero de envolvidos ser superior ao de policiais. policiais y Os micronibus tm capacidade de at vinte maior passageiros e os nibus capacidade maior. y Os nibus podem ter uma, duas ou trs portas. O sistema de roleta divide os nibus em dois compartimentos, dificultando ainda mais a abordagem.

nibus/micro / nibus
y Efetivo Ef i mnimo: i 4policias li i y Para efeito de segurana nas abordagens a coletivos

com trs portas recomendase que a porta central permanea fechada. f h d


y OPMRevistadordeveriniciara buscaligeirae

vistorianabagagemdepessoasematitudesuspeitaa partirdoltimoassentoatafrentedonibus.

Abordagemanibus/micro nibusnvel1
y Operaes

educativas

nas

aes

de

carter

assistencial assistencial. y As abordagens de carter educativo, em sua maioria, ocorrem em operaes conjuntas, conjuntas em que a Polcia Militar atua como garantidora do poder de polcia dos integrantes de outros rgos. rgos y As abordagens de carter assistencial geralmente ocorrero em aes isoladas de guarnies bsicas, bsicas por iniciativa ou empenho via Central de Operaes.

Abordagemanibus/micronibus (operao ( p educativa) )

Abordagemanibus/micro nibusnvel2
y Aes e operaes de carter preventivo com parada

obrigatria de nibus/micronibus para fiscalizar documentos, equipamentos obrigatrios ou averiguar pessoas em atitude suspeita, suspeita bem como identificar infratores. y No planejamento de operaes preventivas, preventivas sugerese o emprego de quatro policiais: 01 PM Verbalizador, 01 PM Revistador e 01 PM Segurana, que adentraro o coletivo, ficando o quarto policial da guarnio responsvel p pela segurana p g externa.

nibussendoparadoemum p tticotipo p Blitz dispositivo

a)Abordagemanibus/micro nibus, ,semroleta


y O comandante dever ser o PM Verbalizador e,

juntamente com outros dois policiais, policiais dever se aproximar da porta dianteira e determinar ao motorista que abra a porta. porta y Um quarto policial dever se posicionar sob a calada/acostamento assumindo a funo de PM calada/acostamento, Segurana, onde permanecer com a ateno voltada para o veculo. y O PM Verbalizador dever se posicionar prximo ao assento do motorista, momento que se identificar e anunciar o motivo da abordagem.

nibussendoparadoemum p tticotipo p Blitz dispositivo

b)Abordagemanibus/micro nibus, ,comroleta


Commaisdeumaportadeacesso: y Os O nibus ib que possuem roletas l di id dividem o veculo l em dois compartimentos, requerendo maior ateno para o controle visual e verbalizao com os passageiros. passageiros Para essa abordagem, sugerese o posicionamento ttico com quatro policiais: y 01 PM Verbalizador e 01 Revistador: parte dianteira; y 01 PM Segurana S i t interna: parte t traseira t i do d coletivo; l ti y 01 PM Segurana externa: sob o passeio/calada, na parte t central t l do d coletivo. l ti

b)Abordagemanibus/micro nibus, ,comroleta


y A abordagem aos suspeitos ser dividida em duas fases.

Primeiro, ser feita a inspeo visual e a identificao Primeiro de passageiros, localizados na parte dianteira do nibus antes da roleta. roleta y Realizada a primeira fase, o PM Comandante permanecer na parte dianteira do coletivo, coletivo mantendo a ateno nos passageiros. O PM Revistador desembarcar e se deslocar para a porta traseira do coletivo, enquanto os demais policiais mantm o p posicionamento.

PMRevistadornocorredordo p traseiro. compartimento

b)Abordagemanibus/micro nibus, ,comroleta


Comapenasumaportadeacesso: y Feita F i a inspeo i visual, i l o PM Comandante C d d determinar i que a pessoa em atitude suspeita desembarque, acompanhada do PM Revistador, Revistador para ser submetida busca do lado externo. y O PM Comandante permanecer na parte dianteira do coletivo, mantendo o controle dos passageiros. y Sempre S que o excesso de d passageiros i i impedir di a segurana da abordagem, os policiais adotaro o procedimento de desembarque de pessoas em atitude suspeita para a realizao da busca do lado externo.

Abordagemanibus/micro nibusnvel3
y Intervenesdecarterrepressivo:

comportamentoquecoloque l emrisco i aprpria i vida id ou adeterceiros(surfrodovirio); atosde d vandalismo, d li caracterizado i d pelo l alto l graude d extensodaameaa; agressof fsica i oumoral; l passageirosportandoarma(s); passageirostransportandodrogaseoutrosprodutos; autoresdecrimenointeriordocoletivo; assaltoaospassageiros,dentreoutros.

Posicionamentotticodeviatura quatrop policiais, ,a45 comq

Abordagemanibus/micro nibusnvel3
y A viatura ser posicionada frente do veculo, somente

na abordagem nvel 3, 3 pelas seguintes razes: quando a viatura pra atrs, o PM Verbalizador tem diminuda sua viso do interior do coletivo ou do agente infrator; o policial ter maior facilidade para verbalizar, verbalizar monitorar pontos de foco e pontos quentes, determinar procedimentos e confirmar se suas ordens esto sendo acatadas.

Abordagemanibus/micro nibusnvel3
y Aps a parada do coletivo, a viatura se deslocar da

parte traseira para a frente do nibus, nibus e ficar a uma distncia de aproximadamente entre 3 a 5 metros, a 45 na via, via com a frente voltada para o centro da pista. pista
y Caso a ocorrncia evolua para situaes de crise, crise como

presena de refns e artefatos explosivos, no interior do coletivo a avaliao de risco poder indicar a coletivo, necessidade de apoio policial de unidades especializadas.

Vistoriaemnibus/micro nibus
y Com a finalidade de burlar a fiscalizao, os infratores

procuram ocultar objetos nos mais diversos locais: letreiro: localizado na parte da frente do coletivo; lixeiras: li i so comumente utilizadas ili d para ocultao l de d armas e drogas, bem como objetos de menor porte; mesa do d trocador/caixa: d / i os infratores i f costumam, obrigar o funcionrio a esconder armas, drogas e outros t objetos; bj t caixa de acesso ao eixo do coletivo: o acesso e o t tamanho h podem d f ilit facilitar a ocultao lt de d vrios i materiais;

Vistoriaemnibus/micro nibus
compartimentodeacessoaotanquedecombustvel; caixa i de d fusveis; f i pertencesdosfuncionrios; estofadoseoutroscompartimentos; bagageirosebagagens y Comumente,infratorestentamdispensaros comprovantesenegam g responsabilidadesobreas bagagensquecontenhamilegalidades.

PERSEGUIOPOLICIAL, Q CERCOEBLOQUEIO
Intervenes policiais de nvel 3 (repressivas) P Perseguio i policial li i l: ao policial li i l que ocorre antes ou durante uma operao de cerco e bloqueio. Consiste em acompanhar ou seguir um suspeito de prtica de delito em fuga. Objetivo: abordagem, identificao e, se confirmada a i f a priso. infrao, i

PERSEGUIOPOLICIAL, Q CERCOEBLOQUEIO
y Motivosprincipaisparaodesencadeamentodeuma

perseguiopolicial:

a) Militarpersegueoagente decrime, )APolcia P l i Milit t d i logoapsocometimentododelito b)Umcidadosuspeitodesobedeceordem policiallegaldepararseuveculo

PERSEGUIOPOLICIAL, Q CERCOEBLOQUEIO
Cerco/Bloqueio uma ao ttica, que consiste no posicionamento de policiais e viaturas em um ponto estratgico, dentro de um espao geogrfico. Cerco posicionamento conjunto de policiais e viaturas (e outros recursos logsticos). Objetivo: cercar rotas de fuga de pessoa e/ou veculo evasor, evasor de forma a viabilizar a interceptao ou a abordagem. Bloqueio ponto estratgico especfico. Objetivo: bloquear, reduzir ou reter temporariamente o fluxo de veculos, permitindo a interceptao ou a abordagem a veculos e pessoas.

Fundamentao legal g
y Interveno policial legal, coercitiva, e que expressa o

poder discricionrio conferido ao policial para que promova com eficincia o policiamento ostensivo, atendendo inclusive, inclusive aos requisitos de um poderdever, dever de que no poder se furtar. y A medida de restrio do direito de ir e vir das pessoas envolvidas deve ser justificada pela necessidade de segurana e bemestar da coletividade.

Fundamentao legal g
y Art, 301 do CPP: qualquer do povo poder e as

autoridades policiais e seus agentes devero prender quem quer que seja encontrado em flagrante delito. y Art. Art 302: Considerase em flagrante delito quem: III perseguido, logo aps, pela autoridade, pelo ofendido ou por qualquer pessoa, pessoa em situao que faa presumir ser autor da infrao; ( it (situao do d flagrante fl t imprprio, i i ou da d chamada h d quase flagrncia)

Fundamentaolegal
y O flagrante imprprio ocorre quando o agente conclui

a infrao penal, ou interrompido pela chegada de terceiros, i mas sem ser preso no local l l do d delito, d li pois i consegue fugir, fazendo com que haja perseguio por parte da polcia, polcia que poder demorar horas ou dias, dias desde que tenha incio logo aps a prtica do crime. y Ao A tratar t t das d situaes it de d perseguio, i o art. t 290 do d CPP acrescenta que o encalo ao infrator dever ser ininterrupto contnuo e imediato ao cometimento do ininterrupto, delito, para que no se rompa o estado de flagrncia, que justificar sua deteno/priso.

Fundamentao legal g
y CPP, Art. 290, 1 Entenderse que o executor vai

em perseguio do ru, ru quando: a) tendoo avistado, for perseguindoo sem interrupo, embora depois o tenha perdido de vista; b) sabendo, por indcios ou informaes fidedignas, que o ru tenha passado, passado h pouco tempo, tempo em tal ou qual direo, pelo lugar em que o procure, for no seu encalo. encalo

Fundamentao legal g
yA

perseguio policial tambm poder ser desencadeada para conter um cidado que desobedece ordem policial de parada para que seja abordado. Podese inferir que o crime de desobedincia encontra se materializado. y CTB, CTB Art. Art 209 Transpor Transpor, sem autorizao bloqueio virio com ou sem sinalizao ou dispositivos auxiliares, deixar de adentrar as reasdestinadas pesagem de veculos ou evadirse para no efetuar o pagamento p g do p pedgio. g Infrao grave;

Fundamentao legal g
y Art. 210. Transpor, sem autorizao, bloqueio virio

policial; Infrao gravssima y A direo di ofensiva f i imposta i pelos l policiais, li i i durante d a perseguio, encontra respaldo noCTB, na medida em que as viaturas so definidas como veculos de emergncia. Esses veculos gozam de livre circulao, estacionamento e parada, parada quando, quando comprovadamente, comprovadamente estejam prestando socorro sociedade.

F d Fundamentao legal l l
y Mesmo tendo prioridade no deslocamento, deslocamento esses

veculos no esto autorizados a desenvolver velocidades excessivas que coloquem em risco a segurana no trnsito. Uma vez comprovada a falta de cautela ou a ocorrncia de acidentes, , a Administrao Pblica poder ser acionada para o ressarcimento dos danos. y Uma vez justificada a perseguio policial e o cerco e q p estar evocando bloqueio, a Polcia Militar sempre todos os meios legais para restabelecer a ordem pblica e para prevenir que as consequncias danosas de determinado delito se multipliquem.

Planejamentoe desenvolvimento
y Uma operao de cerco e bloqueio pode surgir de um

p planejamento j prvio, p , em funo da certificao de conduta criminosa, ou desencadeada durante o turno de servio. y A DGEOp instrui que no se admite a ao de uma frao da Polcia Militar ou de um militar isolado que no obedea a um planejamento oportuno e, via de regra, escrito. Nos casos simples ou de urgncia, poder d ser verbal b l ou mental. l

Planejamentoe desenvolvimento
y Quando a operao for necessria e no houver tempo

para um planejamento prvio, haver um conjunto mnimo de procedimentos a serem observados: a unidade de comando; o compartilhamento de dados e informaes sobre a ocorrncia; a definio de funes e pontos de bloqueio; a atuao sistmica. sistmica

Caractersticasdoslocaisde q CercoeBloqueio
y Pontosideaisparaocercoebloqueiodeveroobservar:

distncia di i de d vias i marginais i i quepossamfavorecer f afuga f doveculosuspeito; distncia di i de d abismos, bi paredes d abruptas b oud ded danos naturaisnavia(buracos,obras); ausncia i de d curvas,aclives, li declives d li oude d grande d circulaodepessoas; proximidade d d d dosredutores d d develocidade l d d ( (quebra b molas,lombadaseradareseletrnicos).

E t d de Estados d Prontido P tid


ciente de q que o confronto p provvel, , adequar q seu estado de prontido para o estado de alerta (laranja), e se manter vigilante ameaa, sempre fazendo o clculo do nvel de fora adequado; diante do risco real do confronto, dever estar no estado de alarme (vermelho), mantendo extrema ateno ao perigo e s medidas necessrias sua segurana. y O prolongamento desnecessrio do estado de alarme poder acarretar reaes adversas no policial: esgotamento mental (estresse crnico); oscilao dos estmulos fisiolgicos (percepo, ateno ou pensamento) ) e a consequente sobrecarga b f i fsica.

EstadosdeProntido
y No estado de alerta ( (laranja), j ), durante o cerco e

bloqueio, antes da visualizao do veculo suspeito, a posio coerente das armas ser a posio 2 (guarda baixa) ou a posio 3 (guarda alta); no estado de alarme (vermelho), ser a posio 4 (pronta resposta), ) no momento da abordagem.
y Ao

trmino da interveno, restabelecida a normalidade, os policiais retornaro ao estado de ateno (amarelo), coerente com a situao do patrulhamento ordinrio.

Comunicaes eLogstica g
y Sempre que possvel, as viaturas lanadas no turno

devero equiparse, se previamente, previamente com os recursos logsticos necessrios ao emprego imediato nesse tipo de interveno policial: armamento (porte e porttil), porttil) escudo balstico, apitos, rdios HT, cavaletes, cones, dentre outros. o comandante deve pedir prioridade na rederdio e determinar que os policiais mantenham a disciplina, a qualidade e a serenidade nas comunicaes.

Procedimentostticospara perseguio p g policial p


a) deslocarse utilizando o cinto de segurana;

b) Identificar Id ifi e repassar central l de d comunicaes, i dados do veculo suspeito; c) ) acionar i os sinais i i luminosos l i e a sirene; i manter as armas no coldre e saclas somente no momento da d parada d do d veculo l em fuga; f Distncia mnima de segurana: 10 metros ou 50 metros, se os ocupantes efetuarem f d disparos d arma de de d fogo contra a viatura. Nessas circunstncias, os policiais li i i no devero d revidar id a agresso;

Procedimentostticospara perseguio p g policial p


y Trsrazesessenciaisparaadisciplinadas

comunicaesnarederdio: fazercomqueasordensdocomandantedaoperao alcancemtodososenvolvidos; auxiliarnocontroledonveldeestressedaocorrncia; impedir i di quemensagensconfusas f alterem l oestado d de d prontidodospoliciais.

Procedimentostticospara perseguio p g policial p


y Ospoliciaisnopodero:

ultrapassar l ou emparelhar lh a viatura i com o veculo l suspeito; forar f uma parada d abrupta b d veculo, do l efetuando f d manobras perigosas (fechadas); disparar di arma fogo f contra o veculo l em fuga, f pois i haver risco de atingir transeuntes ou provveis refns em seu interior. i t i

Procedimentostticospara perseguio p g policial p


y Dificuldadesmaiscomuns:

escassez de d dados d d sobre b os ocupantes do d veculo; l fluxo da via, velocidade excessiva, desrespeito s regras d trnsito de i pelo l veculo l em fuga, f obstculos b l naturais i durante o trajeto, dentre outras; h a possibilidade ibilid d de d existir i i refns f ou pessoas pertencentes a grupos vulnerveis (crianas, adolescentes, d l t pessoas portadoras t d d necessidades de id d especiais) no veculo em fuga.

Procedimentostticospara perseguio p g policial p


y Nem sempre um veculo em fuga implica cometimento

de crime. d i D Dentre os inmeros i exemplos, l citam i se menores inabilitados, condutores sem documentao obrigatria ou veculo particular prestando socorro a pessoas em situaes de urgncia.

Montagemdedispositivodecerco parcialdavia p

Bloqueiodepistasimplescomuma p viaturaedoispoliciais

Bloqueiodepistaduplacomduas quatrop policiais viaturaseq

y A abordagem ser realizada pelos militares envolvidos

na perseguio do veculo, veculo sempre que possvel. possvel Os policiais empregados no cerco/bloqueio permanecero abrigados e daro cobertura abordagem. abordagem
y y Cuidado: o veculo suspeito ficar entre as viaturas que

executam o bloqueio e a viatura que realiza a perseguio. perseguio

Anda mungkin juga menyukai