Anda di halaman 1dari 6

Entrevista

estudos avanados

26 (76), 2012

389

390

estudos avanados

26 (76), 2012

do liberalismo no Brasil
Jos Murilo de Carvalho

O papel e a complexidade

entrevistou o historiador Jos Murilo de Carvalho sobre aspectos diferenciados da ideologia liberal no Brasil. Descartando generalizaes e frases feitas, o nosso melhor estudioso da poltica do Brasil Imprio e da Primeira Repblica traou um quadro preciso do sistema eleitoral brasileiro. Leiam-se tambm as suas reflexes sobre as estreitas relaes que o nosso mundo intelectual oitocentista manteve com a cultura europeia. (Alfredo Bosi)
studos avanados

Em que medida o sistema eleitoral vigente no Brasil Imprio adotou as normas dos sistemas liberais do Ocidente Europeu? Jos Murilo de Carvalho O modelo da legislao eleitoral brasileira foi o da Constituio de Cdiz (1812), que tinha sido restabelecida na Espanha em 1820. Com algumas adaptaes, ele presidiu eleio dos deputados s Cortes luso-brasileiras de Lisboa em 1821 e Assembleia Constituinte brasileira de 1822. Tratava-se da constituio mais liberal da Europa da poca no que se refere extenso do direito do voto. Ela adotava, praticamente, o voto universal masculino no primeiro grau da votao, excludos apenas os eclesisticos. Essa liberalidade no primeiro grau era reduzida pela existncia de mais trs graus de votao. A legislao adotada pela Constituio de 1824 limitou a dois os graus da eleio, um passo democrtico, mas introduziu alguns pr-requisitos como a renda (muito baixa, 100$ no primeiro grau e 200$ no segundo) e algumas excluses, como a dos criados de servir. Manteve o voto dos analfabetos e dos libertos. Era, sem dvida, democrtica para os padres europeus da poca. Nesse quesito, comeamos bem. Ao longo do sculo, em movimento comum a toda a Amrica Ibrica e oposto ao que se dava na Europa, foram sendo introduzidas restries ao direito do voto, a maior delas em 1881. A lei da eleio direta desse ano reduziu a votao a um s turno e permitiu a eleio de libertos e o voto de no catlicos, mas, em movimento oposto, tirou o direito de voto aos analfabetos que compunham 85% da populao. A participao eleitoral que, desde a dcada de 1830, girava em torno de 10% da populao total, mais alta do que a de quase todos os pases da Europa, caiu para cerca de 1%. A excluso dos analfabetos foi mantida pela Repblica. Terminamos mal o sculo. Os 10% de participao s foram superados a partir de 1945, 64 anos depois da lei de 1881.
estudos avanados

estudos avanados

26 (76), 2012

391

Foto Cortesia ABL

Joaquim Nabuco um liberal democrata.


estudos avanados

Arajo Lima um liberal escravista.

O liberalismo econmico pregado na Inglaterra foi assimilado pelas classes dominantes brasileiras ao longo do sculo XIX. A quem aproveitou essa incorporao de uma ideologia nascida na Europa? JMC Essas generalizaes, posto que atraentes, se tornam um tanto problemticas diante de exames mais acurados. O visconde de Itabora, por exemplo, pode ser considerado, sem dvida, membro da classe dominante. Tavares Bastos, dificilmente. No entanto, o primeiro, saquarema de quatro costados, era protecionista na economia e liberal (no intervencionista) no social. O segundo era liberal ortodoxo na economia e intervencionista no social (escravido, educao). Na poltica de terras (lei de 1850), os cafeicultores do Rio de Janeiro eram intervencionistas e favorveis limitao do tamanho das propriedades e ao imposto territorial. Os liberais de Minas e de So Paulo eram contra as duas medidas. No Conselho de Estado, que abrigava o topo da elite poltica, predominava a posio protecionista e estatista em matria econmica, talvez como sobrevivncia do mercantilismo do Antigo Regime. Dito isso, a liberao do comrcio e, lentamente, do capital interessava, sobretudo, aos exportadores e burocracia estatal. Aos primeiros porque favorecia a exportao, segunda porque a principal fonte das rendas do Estado provinha dos impostos sobre o comrcio externo. Esses impostos representavam cerca de 70% das rendas do governo central. Era do interesse da burocracia proteger essa fonte de receita. Mas havia conflito entre os dois grupos quando se tratava do imposto de exportao que no Brasil era muito alto (cerca de 15%

392

estudos avanados

26 (76), 2012

Foto Reproduo

da renda alfandegria), em contraste com os Estados Unidos onde o imposto no existia. Os exportadores opunham-se a esse imposto, mas prevaleceram as razes de Estado. No final das contas, quem mais se beneficiava do sistema eram os produtores para o mercado interno que, em matria de imposto direto s pagavam uma taxa de escravos. No que se refere ao imposto de importao, o sustentculo da renda do Estado, o conflito era com os interesses ingleses. Dizia-se abertamente no Conselho de Estado que o que era bom para a Inglaterra (a liberao do comrcio) no era bom para o Brasil. Enfim, conflitos de interesses por todo o lado, mesmo dentro do que se poderia chamar de classe dominante.
estudos avanados Aps o movimento das independncias vitorioso na Amrica Latina, constituiu-se algum sistema ideolgico que no tivesse origem na cultura [europeia] ocidental? JMC Havia mitologias incas e astecas. Ideologias propriamente ditas, ao que me consta, nenhuma.

A difuso do liberalismo e do positivismo no Brasil foi um fenmeno puramente local (farsa ideolgica, disparate), ou acompanhou as tendncias econmicas e polticas correntes em todo o Ocidente? JMC O mundo intelectual brasileiro oitocentista sempre esteve muito atento ao que se passava na Europa, sobretudo na Frana e na Inglaterra. Os debates no Conselho de Estado e os textos dos principais pensadores da poca, liberais e conservadores, esto repletos de citaes de autores europeus. Mas as citaes deviam-se, em boa parte, a um recurso de retrica, o argumento de autoridade. Raramente, talvez nunca, se tratava de cpia acrtica, de macaqueao, de farsa tropical. A recepo do liberalismo, do positivismo, do evolucionismo, era crtica e seletiva, voltada para as preocupaes locais. A fascinao com modismos intelectuais europeus, alis, continua at hoje em nossas Cincias Sociais, na Historiografia, na Filosofia. Qualquer aluno de doutorado se sente obrigado, pelo orientador ou pela presso do meio, a citar os gurus europeus do momento. Nem por isso, a produo resultante deve ser considerada disparate. No mximo, pouco original. Para fazer a crtica de nossos antecessores do sculo XIX teramos que fazer tambm uma autocrtica.
estudos avanados

razovel admitir que se foram consolidando, ao longo do Segundo Reinado, dois movimentos distintos da corrente liberal: um centralista e escravista; outro, democrtico e abolicionista? Quais foram as condies objetivas dessa diviso? JMC Talvez por vis de historiador, vejo as coisas como sendo um pouco mais complexas. Os grandes debates polticos e sociais do Segundo Reinado deram-se durante a dcada de 1860. Aps 1870, em virtude do surgimento do Partido Republicano, a disputa concentrou-se na questo do sistema poltico
estudos avanados

estudos avanados

26 (76), 2012

393

(Monarquia e centralizao versus Repblica e federalismo) e da escravido. O debate econmico reduzia-se ao problema do equilbrio oramentrio e da poltica fiscal. Ele s ganhou fora depois da proclamao da Repblica, quando se enfrentaram o nacionalismo econmico de Serzedelo Correia, ministro da Fazenda de Floriano, e o liberalismo ortodoxo de Joaquim Murtinho, ministro da Fazenda de Campos Sales. O drama aps 1870 foi que, por causa do privilegiamento da questo do regime poltico (Monarquia versus Repblica), criou-se um divrcio entre o reformismo social monrquico-parlamentar (Nabuco, Rebouas, Taunay) e o reformismo liberal republicano (Bernardino e Amrico de Campos). Os prprios reformistas republicanos dividiram-se entre liberais, como os dois citados, jacobinos (Silva Jardim), e autoritrios (positivistas), todos em luta contra os reformistas monarquistas. A ciso redundou, aps a proclamao da Repblica, no isolamento do reformismo monrquico, no enfraquecimento do reformismo republicano e na vitria do que Rebouas chamou de landlordismo republicano (Prudente de Morais, Campos Sales), acoplado ortodoxia econmica de Murtinho. Os liberalismos poltico (repblica e federalismo) e econmico derrotaram o liberalismo social de republicanos e monarquistas, dividido e sem bases de sustentao poltica.

Jos Murilo de Carvalho Professor Emrito da Universidade Federal do Rio de Janeiro, membro da Academia Brasileira de Cincias e da Academia Brasileira de Letras. Publicou, entre outros livros, A construo da ordem: a elite poltica imperial; Os bestializados: o Rio de Janeiro e a Repblica que no foi; Teatro de sombras: a poltica imperial; e A formao das almas: o imaginrio da Repblica no Brasil. @ jmurilo@centroin.com.br

394

estudos avanados

26 (76), 2012

Anda mungkin juga menyukai