Anda di halaman 1dari 2

ISSN 1516-554X

INSTRUO TCNICA PARA O SUINOCULTOR


rea de Comunicao Empresarial

Sunos e Aves

9
Mar/1999

GRANULOMETRIA DO MILHO EM RAES PARA ENGORDA DE SUNOS


Dirceu Luis Zanotto, Bilogo, M. Sc., Embrapa Sunos e Aves Antnio Loureno Guidoni, Eng. Agr., D. Sc., Embrapa Sunos e Aves Luiz Carlos Pieniz, Md. Vet., M. Sc., Embrapa Sunos e Aves

O que granulometria e como medi-la?


Por denio, granulometria um mtodo de anlise que visa a classicar as partculas de uma amostra pelos respectivos tamanhos e a medir as fraes correspondentes a cada tamanho. Na prtica, o termo granulometria usado para caracterizar o tamanho dos grnulos de um produto modo, dado pelo Dimetro Geomtrico Mdio (DGM) de suas partculas. Para medir a granulometria do milho, o produtor deve coletar uma amostra do milho modo e enviar um laboratrio especializado, ou utilizar o granulmetro, que um instrumento apropriado para estimar o tamanho das partculas do milho.

Importncia da granulometria do milho para sunos


Um dos pontos a ser considerado na qualidade do milho, para o uso em raes de engorda de sunos, a sua granulometria. Dependendo, principalmente, do dimetro dos furos da peneira usada no moinho, o milho modo pode apresentar variaes em seu DGM de, aproximadamente, 400 micrmetros (muito na) at 1.200 micrmetros (excessivamente grossa). Essa variao no DGM pode inuenciar alguns aspectos importantes na produo de sunos, tais como: digestibilidade dos nutrientes, desempenho e ocorrncia de lcera gstrica. Visando melhorar a produtividade do setor, tem sido realizado estudos, na Embrapa Sunos e Aves, com o objetivo de identicar a granulometria do milho que maximize o retorno econmico, por meio da melhoria da digestibilidade dos nutrientes e como conseqncia, do melhor desempenho dos sunos, sem comprometer a sade do animal.

Granulometria e valor energtico do milho


Tem-se evidenciado que a reduo no DGM das partculas do milho, aumenta o seu valor nutricional. Milho modo com DGM de 1.054, 746 e 502 micrmetros, apresentaram valores de energia metabolizvel de: 3.322, 3.392 e 3.491 kcal/kg, correspondendo a aumentos de 2,1 e 5,1%, para os DGM de 746 e 502 micrmetros, respectivamente, comparados ao DGM de 1.054 micrmetros. Isso indica que o valor energtico do milho, pode ser aumento em at 169 kcal/kg, em funo da reduo do DGM at 502 micrmetros.

Granulometria e desempenho de sunos


A reduo no DGM das partculas do milho de aproximadamente 1.000 para 500 micrmetros, promove benefcios no desempenho dos sunos, em termos de diminuio de consumo de rao e melhoria na converso alimentar, sem afetar o ganho de peso. O fornecimento de rao contendo milho com DGM de 509 ou 645 micrmetros, proporciona uma economia compreendida entre 20 e 27 kg de rao/suno, para mesmos peso e idade de abate, comparado ao fornecimento de rao contendo milho com DGM de 799 a 1.026 micrmetros.

Granulometria e lcera esfago-gstrica


A lcera esfago-gstrica entendida como uma doena multifatorial. encontrada em animais submetidos a estresse permanente, decorrente de prticas inadequadas de manejo: mistura de lotes, superlotao e ms condies de transporte, ou pelo desconforto ambiental: temperaturas extremas, oscilaes trmicas e altas concentraes de amnia. A granulometria na das raes tambm tem sido apontado como uma das causas dessa leso. Entretanto, h controvrsias a esse respeito. Ocorrem situaes em que animais submetidos a raes com granulometria grossa (1.000 micrmetros) desenvolvem lcera, enquanto que animais alimentados com raes de granulometria na (menor que 400 micrmetro) no apresentam o problema. Assim, evidencia-se que a granulometria na, como um fator isolado, no causadora de lcera. H de se atentar para o fato de que, na presena de condies favorveis ao desenvolvimento da lcera, conforme citado acima, a granulometria na da rao poder agravar o problema.

Recomendao da granulometria do milho para sunos


Recomenda-se o uso de milho com DGM das partculas compreendido entre 500 e 650 micrmetros, o que proporciona uma economia mnima de 20 kg de rao por suno terminado.

Cuidados para obteno de uma boa granulometria


A recomendao quanto a granulometria do milho deve ser baseada no Dimetro Geomtrico Mdio (DGM) das partculas e no somente no dimetro dos furos das peneiras, por tratar-se de uma medida mais precisa, considerando que no existe uma padronizao nos moinhos. Para saber se o DGM das partculas do milho est de acordo com o recomendado, deve-se realizar a anlise de granulometria, que poder ser feita em laboratrio ou estimada em um instrumento especco, como por exemplo o granulmetro. O modo mais prtico para ajustar o DGM aos valores recomendados (500 a 650 micrmetros) atravs da substituio da peneira no moinho. Deve-se evitar o uso de milho com granulometria inferior a 500 micrmetros, sob risco de, na presena de fatores pr-ulcerativos, promover a potencializao dessa leso. Milho com granulometria superior a 650 micrmetros, diminui a ecincia de sua utilizao pelo suno, contribuindo, assim, para o aumento da poluio ambiental, haja visto o maior volume de dejees. Nota: O granulmetro um instrumento desenvolvido pela EMBRAPA e tem como objetivo estimar o DGM das partculas do milho a nvel de campo. O referido instrumento encontra-se em fase de multiplicao e em breve dever estar disponvel no mercado.

PARA INFORMAES ADICIONAIS: Consulte a rea de Comunicao Empresarial da Embrapa Sunos e Aves BR 153, km 110, Vila Tamandu, Caixa Postal 21, CEP 89700-000 Concrdia, SC Fone: (49) 442-8555 Fax: (49) 442-8559

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuria Centro Nacional de Pesquisa de Sunos e Aves Ministerio da Agricultura e do Abastecimento Caixa Postal 21, 89700-000, Concrdia, SC Telefone: (49) 442-8555 Fax: (49) 442-8559 http: / / www.cnpsa.embrapa.br / sac@cnpsa.embrapa.br

Anda mungkin juga menyukai