Anda di halaman 1dari 8

CONHECENDO A REA DE TRABALHO DO WINDOWS 7

A rea de trabalho a principal rea exibida na tela quando se liga o computador e faz logon no Windows. onde se exibe tudo o que aberto (programas, pastas, arquivos) e que tambm organiza as atividades. A imagem que fica em exibio na maior parte da tela chama-se Plano de fundo da rea de Trabalho ou Papel de Parede (wallpaper, em ingls). Desde as mais antigas verses do Windows, sempre foi possvel trocar essa imagem com bastante facilidade. Uma novidade do 7 a fcil aplicao de temas que trocam o papel de parede automaticamente. Basta clicar com o boto direito do mouse, selecionar a opo Personalizar e escolher a opo que mais agrada.

O Windows 7 conta com gadgets, ou seja, pequenas ferramentas que agilizam o cotidiano do usurio, como calendrio, relgio, previso do tempo, etc. Eles ficam no lado direito da rea de trabalho. Para inseri-los s clicar com o boto direito do mouse na rea de trabalho e selecionar a opo Gadgets.

A parte de baixo da tela composta pela Barra de Tarefas. esquerda, est o Menu Iniciar; direita, fica a rea de Notificao, com relgio e cones. A rea de trabalho contm cones para acesso rpido a arquivos, aplicativos e diferentes reas do sistema. Os cones Computador, Rede e Lixeira so exibidos por padro, mas voc pode facilmente remov -los. Clique com o boto direito na rea de Trabalho e em Personalizar. No Painel de Controle, clique em Alterar cones da rea de trabalho e marque somente a queles teis para voc.

Clique com o boto direito do mouse sobre a tela e explore as opes do Menu de contexto para ajustar o tamanho dos cones, organizar e alinh-los. Caso haja preferncia por uma rea de Trabalho mais limpa, voc pode simplesmente no exibir os cones e os gadgets, clicando com o boto direito e em Exibir. Desmarque as opes Mostrar cones da rea de trabalho e Mostrar gadgets da rea de trabalho.

A Barra de tarefas do Windows 7 um pouco diferente das verses anteriores. Ela exibe os cones de todos os programas abertos. Quando em funcionamento, o cone destacado como voc confere na imagem abaixo.

A Barra de tarefas tambm serve para guardar os atalhos que voc quiser, e ento basta clicar neles para abrir o arquivo, programa e at mesmo pgina da internet em questo. Por padro, o Windows 7 exibe os cones do Internet Explorer, Media Player e do Windows Explorer. Para adicionar um atalho na Barra de tarefas, abra o arquivo ou aplicativo desejado. Clique com o boto direito sobre o cone correspondente e em Fixar este programa na Barra de tarefas. Faa o mesmo para tirar um cone da Barra (a opo apenas troc a de nome para Desafixar este programa...).

O Menu Iniciar exibe, de um lado, arquivos e aplicativos executados recentemente; de outro, acesso rpido a documentos, imagens e outras reas do sistema. Um recurso bastante til o campo de busca. Basta digitar o nome do arquivo ou programa para que o Menu Iniciar localize o que voc precisa. Alm disso, caixa bastante prtica, pois voc no precisa digitar exatamente o nome de um recurso para acess-lo. Por exemplo, digite mouse e veja que so listados atalhos referentes configurao do uso do mouse. O mesmo serve para teclado, rede, papel de parede e vrias outras palavras.

extrema direita da Barra de tarefas, est o relgio. Com um clique sobre ele, o Windows mostra o calendrio e permite que o usurio altere as configuraes de data e hora.

Essa parte da rea de trabalho tambm exibe cones de sistema, como volume, rede, Centro de Aes do Windows e nvel de bateria se estiver em um notebook. Por padro, o Windows oculta os cones de aplicativos em execuo por meio de uma simples seta. Voc clica nesta seta e um pequeno Menu se abre para exibir os cones. uma maneira de compactar a visualizao mesmo que o usurio tenha dezenas de cones ativos.

possvel alterar o aspecto da Barra de Tarefas e como os cones so exibidos nela. Clique com o boto direito sobre a barra e em Propriedades. As configuraes esto divididas em trs abas: Barra de Tarefas, Menu Iniciar e Barras de Ferramentas.

Na parte de cima da primeira aba, esto as configuraes de aparncia (bloqueio da barra, tamanho dos cones etc.). Logo abaixo, em rea de notificao, clique em Personalizar para escolher quais cones devem ser exibidos ao lado do relgio e como as notificaes devem ser feitas.
7

Nas configuraes da segunda aba, Menu Iniciar, possvel escolher quais itens do computador devem ter at alho nesse menu. A terceira aba, Barras de Ferramentas permite ao usurio escolher quais ferramentas devem ser linkadas na Barra de Tarefas para fcil acesso. As opes so Endereo (para digitar um caminho e abri -lo instantaneamente no Windows Explorer), Links (que exibe links de pginas salvas no Internet Explorer), Painel de Entrada do Tablet PC e rea de Trabalho (com atalhos para v rios locais disponveis no Windows).

Anda mungkin juga menyukai