Anda di halaman 1dari 20

CURSO DE INICIAO DOCNCIA(CID)

Psgraduandos

Plano de Atuao da docncia

Objetivos (Atividades)

Metodologia

Avaliao

CID

Relatrio da atuao docente

Atividades

Resultados obtidos

Dificuldades encontradas

CID
Destinado aos alunos dos cursos de Ps-Graduao da UFRN, que vo fazer a Docncia Assistida; Contextualiza a funo social da universidade brasileira notadamente na educao superior em relao ao projeto institucional da UFRN. Nesse sentido, o ps-graduando dever se apropriar de referenciais metodolgicos do processo ensinoaprendizagem e dos aspectos didticos que devem nortear uma atuao tica e consciente nas disciplinas ou reas de conhecimento na qual realizar o estgio docncia.

Objetivos do CID
Objetivo geral:
Desencadear uma reflexo crtica acerca da docncia, do processo ensino-aprendizagem e da formao do professor no ensino superior brasileiro, considerando o trinmio ensino, pesquisa e extenso na integrao da ps-graduao com a graduao.

Objetivos especficos:
Refletir sobre o papel sociopoltico e tecnolgico da profissionalizao docente, da universidade e do ensino no contexto socioeconmico atual; Analisar os aspectos de sistematizao do processo ensinoaprendizagem objetivos, contedos, mtodos, procedimentos didticos e processos avaliativos, fundamentando-se para a prtica de ensino na Universidade; Discutir a prtica do professor do ensino superior assentada sobre o contedo em sua rea de domnio, relacionando esse saber ao contexto social e construindo habilidades que lhe permitam uma efetiva ao pedaggica; Refletir sobre as dimenses do processo ensino aprendizagem, fundamentadas na pesquisa e atividades extensionistas, considerando o significado desse processo na prtica docente do Ensino Superior.

O que um plano de atuao. Para que e para quem elaborar.


Toda prtica docente

tem intencionalidade (ao planejada);


Descrio das atividades a serem realizadas durante o estgio docncia revela aspectos desta inteno; A elaborao do plano visa garantir que a atuao do bolsista seja previamente planejada e organizada;

Assim o plano visa: - planejamento de aes pedaggicas


Mostrar ao ps-graduando que como estagirio, ele tem a oportunidade de exercitar habilidades para desenvolver competncias ligadas a docncia.

O plano colabora no processo formativo do ps-graduando

Gesto do tempo; Gesto das aes do estgio; Oportunidade de planejar uma ao pedaggica; Colabora para o alcance dos objetivos do Estgio Docente.

Partes do plano de atuao


Justificativa Mostra a relevncia da realizao do estgio docncia naquele componente curricular. Articulada com PP do curso e com programa do componente. Objetivos O que este plano de atuao se prope a realizar; O objetivo deve ser escrito como uma proposio que ser alcanada pelo trabalho do bolsista; Devem ser possveis de serem alcanados em seis meses.

Atividades
Aes pedaggicas que sero desenvolvidas pelo ps-graduando visando alcanar os objetivos propostos no plano. O que atividade? Aes do docente para organizar o contato (mediao) entre seus alunos e contedos curriculares; Esta ao pressupe a interao entre ps-graduando e alunos da graduao, professor do componente;
Processo de ensino-aprendizagem; Construo coletiva e individual do conhecimento ;

Diz respeito a construo de vnculos.

Atividades - Sigaa
Atendimento individualizado; Atuao em aula terico e/ou prtica; Avaliao dos componentes curriculares; Discusso de artigos e/ou textos tericos; Grupo de estudos; Observao e registro das atividades em sala de aula; Planejamento de atividade didtico-pedaggica; Planto de dvidas; Produo de material didtico; Seleo de material bibliogrfico.

OFICINA(Relatrio Final)
As atividades postadas no sigaa no PLANO DE ATUAO sero automaticamente listadas para elaborao do RELATRIO FINAL. Para cada atividade listada o estagirio deve preencher os RESULTADOS OBTIDOS e as DIFICULDADES ENCONTRADAS, conforme modelo de relatrio final apresentado a seguir.

OFICINA(Relatrio Final)

Relatrio Final Exemplo de atividade


Planejamento de atividades
Resultados obtidos
O planejamento permitiu a aproximao do professor titular da turma e a reflexo acerca do processo de ensino e aprendizagem considerando: a seleo de contedos, os objetivos, a metodologia e os instrumentos de avaliao a serem adotados nas atividades do estgio.

Dificuldades encontradas
Adequar o planejamento ao perfil da turma e do professor titular.

Relatrio Final Exemplo de atividade


Elaborao de material didtico
Resultados obtidos
-Produo de

banco de dados da rea para utilizao na disciplina; - Elaborao de apostila com textos a serem utilizados na disciplina;

Dificuldades encontradas
- Grande volume de leitura em um tempo restrito para subsidiar a produo e seleo do material didtico

Relatrio Final Exemplo de atividade


Atuao em aula terica
Resultados obtidos
Envolvimento da turma com os contedos ministrados a partir das aulas expositivas dialogadas.

Dificuldades encontradas
-Verificar at que ponto os alunos estavam assimilando o contedo ministrado e

buscar instrumentos avaliativos que pudessem revelar esse nvel de assimilao. - Tempo para estudo e apropriao dos contedos da disciplina para ministrao das aulas.

Relatrio Final Exemplo de atividade


Atuao em aula prtica
Resultados obtidos
Melhor acompanhamento aos alunos, auxiliando o professor da turma na realizao dos procedimentos no laboratrio xxxxx.

Dificuldades encontradas
-O grande nmero de alunos para acompanhamento. - Conciliar as atividades do Estgio com as atividades do mestrado.

Relatrio Final Exemplo de atividade


Atendimento individualizado
Resultados obtidos
Por meio do estudo individualizado os alunos puderam obter um espao para tirar suas dvidas, o que contribuiu para a melhoria do rendimento acadmico da turma.

Dificuldades encontradas
O nmero de alunos que buscavam o atendimento era pequeno no decorrer do semestre e apenas prximo as provas esse nmero aumentava. Assim, havia momentos de ociosidade do estagirio e momentos de difcil conciliao da demanda.

Anda mungkin juga menyukai