Anda di halaman 1dari 6

A PRESENA DA FILOSOFIA GREGA NA EDUCAO

Isabel Cristina Costa Lamas Professora Tutora Externa Fernanda Ribeiro Centro Leonardo da Vinci Uniasselvi Curso Licenciatura Pedagogia (PED 0649) 27/10/2012 RESUMO Analisando o setor educacional desde a antiguidade vai se encontrar a Grcia como ponto de partida, como bero da civilizao, sendo que com o desenvolvimento das sociedades e culturas tambm surgiu o pensamento pedaggico, que sempre esteve entrelaado com a Filosofia. Esta entendida como uma reflexo crtica a respeito de tudo o que se relaciona com a existncia do homem, nasceu na Grcia Antiga. Este estudo faz uma anlise a respeito dos trs primeiros pensadores da educao a deixar uma obra cuja influncia que chegou aos nossos dias Scrates, Plato e Aristteles. Palavras-chaves: Grandes Pensadores. Filosofia. Histria da Educao. 1 INTRODUO Situada entre as mais desenvolvidas civilizaes da antiguidade, a Grcia possua como suporte deste desenvolvimento um notvel acmulo de saber, guardado na mente dos homens de sua sociedade. Uma das maiores contribuies dos gregos para a humanidade foi no campo da Filosofia, pois procuraram a partir da razo explicar o mundo e o ser humano. Os antigos filsofos gregos desempenharam um papel fundamental na formao da tradio filosfica na educao, atravs do incentivo, por questionamentos do surgimento da humanidade e do universo de uma viso geral. Sendo assim, a Filosofia uma cincia que contribui com o homem, auxiliando-o a pensar e exprimir esses pensamentos, colaborando ainda com a viso de mundo que se tem. Atravs da filosofia, os gregos instituram as bases e os princpios fundamentais do que chamamos de razo, racionalidade, cincia, tica, poltica, tcnica, arte e tambm da educao. Este trabalho procura fazer uma anlise da relao existente entre a Filosofia Grega e suas contribuies para a educao. Como forma de aprofundar-se no tema proposto far-se- um estudo

2 dos Grandes Pensadores Scrates, Plato e Aristteles, e suas contribuies para a rea da educao nos dias atuais.

2 A INFLUNCIA GREGA NO SETOR EDUCACIONAL A Grcia tida como bero da civilizao, assim chamada devido o fato de suas leis, sua arte e sua cultura como um todo influenciaram todo o mundo ocidental moderno como conhece-se hoje em dia. A Grcia tinha como princpio o desenvolvimento individual do ser humano, tanto na sua personalidade e na cidadania, para tanto, os gregos tinham seus ideais pautados na liberdade poltica moral. O estudo da Filosofia origina-se da, no sculo VI a.C, como busca de responder aos mais profundos anseios humanos. Os primeiros pensadores chamados filsofos concentravam seus esforos em tentar responder racionalmente s questes da realidade humana. A palavra Filosofia vem do grego e em sua etimologia, aborda o significado sinttico: philos ou philia que quer dizer amor ou amizade; e sophia, que significa sabedoria; ou seja, literalmente significa amor ou amizade pela sabedoria. Em outras palavras,
[...] a Filosofia o estudo das inquietaes e problemas da existncia humana, dos valores morais, estticos, do conhecimento em suas diversas manifestaes e conceitos, visando verdade; porm, sem se considerar como verdade absoluta, nem tentando achar essa mxima como verdade absoluta. (http://origem-da-filosofia.info/)

Hoje, sabe-se que o homem um ser cheio de questes em busca de respostas, no buscavam verdades absolutas como se viu, mas buscavam compreender o mundo a sua volta, sendo que hoje muitas daquelas consideraes ainda tm valor para o nosso dia-a-dia. Os gregos foram os primeiros a refletir sobre o processo educacional, contrastando com as culturas que se tinha at ento. O termo pedagogia de origem grega, derivado da palavra paidagogos, nome dos escravos que conduziam as crianas escola.
Assim, a Grcia clssica pode ser considerada o bero da pedagogia, at porque justamente na Grcia que tem incio as primeiras reflexes acerca da ao pedaggica, reflexes que vo influenciar por sculos a educao e a cultura ocidental. [...] Na Grcia Clssica, [...] a razo autnoma se sobrepe s explicaes puramente religiosas e msticas. A inteligncia crtica, o homem livre para pensar e formar os juzos a cerca da sua realidade, preparado no para submeter-se ao destino, mas para influenciar e ser agente de

3
transformao como cidado, eis no que resume-se a revolucionria concepo grega da educao e seus fins. (RICOMINI)

Os gregos destacaram-se acima de tudo por formar no homem o pensamento filosfico, e na sua sociedade, buscavam influenciar e transformar o mundo ao seu redor, sendo que a educao foi o caminho para trilhar esse conhecimento:
A educao grega era centrada na formao integral do indivduo. Quando no existia a escrita, a educao era ministrada pela prpria famlia. A escola ainda permanecia elitizada, atendendo aos jovens de famlias da nobreza ou dos comerciantes. O ensino das letras e dos clculos demorou um pouco mais para se difundir, j que nas escolas a formao era mais esportiva que intelectual. As mulheres no recebiam qualquer educao formal, apenas aprendiam ofcios domsticos e trabalhos manuais, no entanto, aos homens o propsito da educao era form-los cidados. (http://www.historiadomundo.com.br/grega/educacaogrega.htm)

Esparta e Atenas constituam-se de duas cidades-estados que despontavam em vrios aspectos, dentre eles na rea da educao. O foco de Esparta era formar nos modos militares, com nfase na educao fsica, possuam timas condies fsicas mas eram ignorantes; somente alguns sabiam ler e escrever. J em Atenas, os meninos entravam nas escolas aos seis anos e ficavam sob a tutela de um pedagogo, eram destinados aos fins militares somente quando atingiam dezoito anos, quando sua educao j estava completa. (RICOMINI) Observa-se assim esse formato de educao clssica com o formato existente nas escolas, onde os alunos tambm recebem toda uma formao e vo para o exrcito na mesma idade.

3 GRANDES PENSADORES Neste contexto, grandes pensadores como Scrates, Plato e Aristteles trouxeram suas contries dentro do pensamento filosfico. 3.1 SCRATES Scrates nascido em Atenas, no ano de 469 C., de origem muito simples, filho de um escultor e uma parteira. No teve mestres que o orientasse, mas apesar disso estava plenamente consciente das ideias de todos os grandes pensadores que o antecederam. Fez-se um sbio por si mesmo custa de um enorme esforo pessoal. Ele passava horas e horas pensando e meditando, enquanto isso, no comia, no bebia e nem falava com ningum. Dedicava seu tempo ao dilogo

4 com seus discpulos, ajudando-os na busca da verdade. Seus ouvintes eram fascinados por ele, pela forma calma e serena que tinha de expressar suas lcidas palavras. Seu ideal na educao foi conquista da virtude que para ele era sinnimo de sabedoria. (Revista Nova Escola)

Todo esse trabalho, no entanto, no visa a um objetivo puramente intelectual. O que Scrates pretende, usando mxima Conhece-te a ti mesmo, o reto conhecimento das virtudes humanas, a fim de se poder levar uma vida igualmente reta. A filosofia favorece, portanto, a vida moral, porque conhecer o bem e pratic-lo so para Scrates a mesma coisa, assim como a maldade provm da ignorncia, j que ningum mau voluntariamente. Chamamos de intelectualismo tico a doutrina socrtica que identifica o sbio e o virtuoso. (ARANHA; MARTINS, 1993, p. 70-71)

Ao exemplo de Scrates pode-se ver que o homem na busca de seus ideais pode ir muito alm, sendo que muito est na sua busca pessoal de se autoconhecer e conhecer seu mundo. Outro fator importante a se destacar, que indiferente do contexto em que se nasce, ns podemos fazer as nossas escolhas e seguir as inclinaes para as quais somos vocacionados, aprende-se ento com Scrates que os limites na verdade esto dentro de ns. 3.2 PLATO Plato nascido em 427 a. C. Seu nome verdadeiro era Aristteles, mas devido a sua forma fsica recebeu o apelido de Plato que vem do grego, plat que significa: de ombros largos. Ele foi discpulo de Scrates, criou uma srie de mitos para explicar a sua filosofia. Para Plato a educao tinha um papel fundamental na reorganizao da sociedade.
Na histria das idias, o grego Plato (427-347 a.C.) foi o primeiro pedagogo, no s por ter concebido um sistema educacional para o seu tempo mas, principalmente, por t-lo integrado a uma dimenso tica e poltica. O objetivo final da educao, para o filsofo, era a formao do homem moral, vivendo em um Estado justo. (REVISTA NOVA ESCOLA)

Para Plato, toda virtude conhecimento. Ao homem virtuoso, segundo ele, dado conhecer o bem e o belo. A busca da virtude deve prosseguir pela vida inteira portanto, a educao no pode se restringir aos anos de juventude. Educar to importante para uma ordem poltica baseada na justia como Plato preconizava que deveria ser tarefa de toda a sociedade. Sendo assim, Plato em seu pensamento, estabeleceu o princpio da escola pblica, para ele, a educao era algo to especial que deveria ser promovido pelo estado. 3.3 ARISTTELES

5 Nascido em 384 a.C. em sua doutrina, Aristteles dizia que o mundo das ideias no existia separado das coisas que vemos, mas constitua a sua essncia. No terreno educacional defendia que no desenvolvimento de uma boa educao devamos considerar como fundamental: a formao de hbitos, o aprimoramento da razo. Sua importncia no campo da educao tambm grande, mas de modo indireto, com estudos no campo da poltica e da tica. Em suas reflexes sobre tica, Aristteles afirma que o propsito da vida humana a obteno do que ele chama devida boa. Isso significava ao mesmo tempo vida do bem e vida harmoniosa. Ou seja, para Aristteles, ser feliz e ser til comunidade eram dois objetivos sobrepostos, e ambos estavam presentes na atividade pblica. O melhor governo, dizia ele, seria aquele em que cada um melhor encontra o que necessita para ser feliz. (ARANHA, MARTINS, 1993).

4 CONTRIBUIO PARA A EDUCAO Assim como em outras reas do saber, a cultura grega da Antiguidade teve influncia nos caminhos da educao. Essa civilizao adotou o dualismo escolar, que pode ser entendido, portanto, como diferenciao entre o ensino da elite ou classes mais abastadas e do povo em geral, transmitida por todos a todos, notadamente pelo exemplo e convvio, adotada nas sociedades tribais. Nem todos tinham acesso educao, no entanto, o modelo educacional grego ainda base para o modelo educacional presente em nossos dias, como o turno inverso proposto pelo Mais Educao ou Escola Aberta, nos finais de semana, por exemplo. Onde os alunos, permanecem algumas horas a mais no ambiente escolar, realizando atividades que contemplam no s sua formao tcnica, mas sim, uma busca de formao integral, onde o aluno exposto a outras atividades como de lazer, de cultura, entre outras visando a amplitude de conhecimento dos estudantes. Na formao pedaggica dos professores, conhecer como se formou o pensamento filosfico e, por tambm se dizer, o pensamento pedaggico, constitui um estudo fundamental aos futuros professores, pois todo esse embasamento histrico e terico, d valor a todo aprendizado, sabendo que um caminho j foi trilhado para que hoje se pudesse andar mais livremente na educao.

6 CONSIDERAES FINAIS notria a influncia da filosofia grega na histria da educao, saber que tivemos um dia grande pensadores como os que foram citados acima, nos incentiva muito em vrias questes, tanto na educao como na vida pessoal, no modo de visualizar vermos as problemticas, questionamentos, na forma de pensar e educar. As contribuies para um universo mais culto e intelectual foram muitas e gratificante, poder estudar e se aprofundar na filosofia, pois nela abordam-se vrias etapas, como a educao, por exemplo, que o nosso tema principal. Cada pensador assume um caminho e um postulado, no entanto, no discorrer das ideias, elas parecem se completar, mesmo que destoando um do outro, em alguns aspectos. Contribuindo cada um para uma sociedade hoje mais inteligente, pensante.

REFERNCIAS ARANHA, Maria Lucia de Arruda; MARTINS, Maria Helena Pires. Filosofando: introduo Filosofia. 2.ed. rev. atual. So Paulo: Moderna, 1993. Educao Grega - Histria da Educao Grega. In: R7 Histria do Mundo. Disponvel em: <http://www.historiadomundo.com.br/grega/educacao-grega.htm> Acesso em: 31 out. 2012.

FERRARI, Mrcio. Histria: prtica pedaggica. In: Revista Nova Escola, Histria Geral. Edio Especial. Out. 2008. Origem da Filosofia. Disponvel em: <http://origem-da-filosofia.info/> Acesso em: 31 out. 2012. RICOMINI, Luciana. Educao Grega. Disponvel em: <http://pedagogia.tripod.com/gregos.htm> Acesso em: 5 nov. 2012.

Anda mungkin juga menyukai