Anda di halaman 1dari 7

FONTES DA NORMA PROCESSUAL Noes Iniciais: Etimologicamente, a palavra fonte vem de fons, que significa lugar de onde provm

ou de onde promana algo. Chamam-se fontes formais do direito os meios de produo ou expresso da norma jurdica. Conforme sejam apreciados em seu aspecto genrico ou particular, as fontes das normas processuais no direito brasileiro podem ser encaradas em abstrato ou em concreto.

Fontes Abstratas: As fontes abstratas da norma processual so as mesmas do direito em geral, a saber: a lei, os usos e costumes e o negcio jurdico, e, para alguns, a jurisprudncia. Deve-se entender como uso e costume a utilizao reiterada a utilizao reiterada de determinada prtica, que acaba por criar, no seio da comunidade, uma conduta reiterada de determinada prtica, que acaba por criar, no seio da comunidade, uma conduta padronizada, no caso de natureza processual (que, muitas vezes, incorporada futuramente pelos textos legais). Trata-se, na realidade, das praxes processuais. Fontes Concretas: As fontes concretas da norma processual so aquelas atravs das quais as fontes legislativas j examinadas em abstrato efetivamente atuam no Brasil. Tais fontes concretas desdobram-se em fontes constitucionais, fontes da legislao complementar Constituio e fontes ordinrias. A Constituio Federal, como fonte concreta da norma jurdica processual, contm: a) normas de super direito, relativas s prprias fontes formais legislativas das normas processuais; b) normas relativas criao, organizao e funcionamento dos rgos jurisdicionais; c) normas referentes aos direitos e garantias individuais atinentes ao processo, e d) normas dispondo sobre remdios processuais especficos.
1

Na legislao de nvel complementar Constituio assume primeiro posto o Estatuto da Magistratura (Const., art. 93), que dever conter: a) normas sobre a carreira dos magistrados (inc. II); b) normas sobre acesso aos tribunais de segundo grau (inc. III); c) "previso de cursos oficiais de preparao e aperfeioamento de magistrados como requisitos para ingresso e promoo na carreira" (inc. IV); d) normas sobre vencimentos dos magistrados (inc. V); e) normas sobre aposentadoria com proventos integrais (inc. VI); f) imposio de residncia do juiz titular na comarca (inc. VII); g) normas sobre remoo, disponibilidade e aposentadoria do magistrado por interesse pblico (quorum e ampla defesa, inc. VIII); h) normas impondo publicidade nos julgamentos e motivao de todas as decises, inclusive administrativas (incs. IX-X); i) normas sobre a instituio de rgo especial nos tribunais com nmero superior a vinte-ecinco membros (inc. XI). O Estatuto da Magistratura uma lei complementar Constituio Federal (lei n. 35, de 14.3.79). No tocante legislao ordinria, naturalmente, o Cdigo de Processo Civil (lei n. 5.869, de 11.1.73) e o Cdigo de Processo Penal (dec. lei n. 3.689, de 3.10.41) constituem, juntamente com a Consolidao das Leis do Trabalho (Tts. VIII, IX e X), o Cdigo de Processo Penal Militar (dec.-lei n. 1.002, de 21.10.69) e a Lei dos Juizados Especiais (lei n. 9.099, de 26.9.95), o maior manancial de normas processuais, modificado e completado por vrias leis extravagantes e por convenes e tratados internacionais.

DIREITO PRESTAO JURISDICIONAL AO: NATUREZA JURDICA Conceito: Vedada em princpio a autodefesa e limitadas a autocomposio e a arbitragem, o Estado moderno reservou para si o exerccio da funo jurisdicional, como uma de suas tarefas fundamentais. Cabe-lhe, pois, solucionar os conflitos e controvrsias surgidos na sociedade, de acordo com a norma jurdica reguladora do convvio entre os membros desta. Mas a jurisdio inerte e no pode ativar-se sem provocao, de modo que cabe ao titular da pretenso resistida invocar a funo jurisdicional, a fim de que esta atue diante de um caso concreto. Assim fazendo, o sujeito do interesse estar exercendo um direito (ou, segundo parte da doutrina, um poder), que a ao, para cuja satisfao o Estado deve dar a prestao jurisdicional. Ao, portanto, o direito ao exerccio da atividade jurisdicional (ou o poder de exigir esse exerccio). Mediante o exerccio da ao provoca-se a jurisdio, que por sua vez se exerce atravs daquele complexo de atos que o processo.

NATUREZA JURDICA DA AO A ao dirigida apenas contra o Estado (embora, uma vez apreciada pelo juiz, v ter efeitos na esfera jurdica de outra pessoa: o ru, ou executado). Nega-se, portanto, ser ela exercida contra o adversrio isoladamente, contra este e o Estado ao mesmo tempo, ou contra a pessoa fsica do juiz. A garantia constitucional da ao tem como objeto o direito ao processo, assegurando s partes no somente a resposta do Estado, mas ainda o direito de sustentar as suas razes, o direito ao contraditrio, o direito de influir sobre a formao do convencimento do juiz, tudo atravs daquilo que se denomina tradicionalmente devido processo legal (art. 5, inc. LIV).

CONDIES DA AO Embora abstrato e ainda que at certo ponto genrico, o direito de ao pode ser submetido a condies por parte do legislador ordinrio. So as denominadas condies da ao (possibilidade jurdica, interesse de agir, legitimao ad causam), ou seja, condies para que legitimamente se possa exigir, na espcie, o provimento jurisdicional. Mas ainda que a resposta do juiz se exaura na pronncia de carncia da ao (porque no se configuraram as condies da ao), ter havido exerccio da funo jurisdicional. Para uma corrente, as condies da ao so condies de existncia da prpria ao; para outra, condies para o seu exerccio. Possibilidade jurdica do pedido - s vezes, determinado pedido no tem a menor condio de ser apreciado pelo Poder Judicirio, por que j excludo a priori pelo ordenamento jurdico sem qualquer considerao das peculiaridades do caso concreto. Nos pases em que no h o divrcio, por exemplo, um pedido nesse sentido ser juridicamente impossvel, merecendo ser repelido sem que o juiz chegue a considerar quaisquer alegaes feitas pelo autor e independentemente mesmo da prova dessas alegaes. Outro exemplo comumente invocado pela doutrina o das dvidas de jogo, que o art. 1.477 do Cdigo Civil exclui da apreciao judiciria. Nesses exemplos, v-se que o Estado se nega a dar a prestao jurisdicional, considerando-se, por isso, juridicamente impossvel qualquer pedido dessa natureza. Interesse de agir - Essa condio da ao assenta-se na premissa de que, tendo embora o Estado o interesse no exerccio da jurisdio (funo indispensvel para manter a paz e a ordem na sociedade), no lhe convm acionar o aparato judicirio sem que dessa atividade se possa extrair algum resultado til. preciso, pois, sob esse prisma, que, em cada caso concreto, a prestao jurisdicional solicitada seja necessria e adequada. Legitimidade "ad causam" Ainda como desdobramento da idia da utilidade do provimento jurisdicional pedido, temos a regra que o Cdigo de Processo Civil enuncia expressamente no art. 6: "ningum poder pleitear, em nome prprio, direito alheio, salvo quando autorizado por lei". Assim, em princpio, titular de ao apenas a prpria pessoa que se diz
4

titular do direito subjetivo material cuja tutela pede (legitimidade ativa), podendo ser demandado apenas aquele que seja titular da obrigao correspondente (legitimidade passiva). Os casos excepcionais, previstos na parte final do art. 6 do Cdigo de Processo Civil, caracterizam a chamada legitimao extraordinria, ou substituio processual. H certas situaes em que o direito permite a uma pessoa o ingresso em juzo, em nome prprio (e, portanto, no como mero representante, pois este age em nome do representado, na defesa de direito alheio. ocaso, por exemplo, da ao popular, em que o cidado, em nome prprio, defende o interesse da Administrao Pblica;

CARNCIA DE AO Quando faltar uma s que seja das condies da ao, diz-se que o autor carecedor desta. Doutrinariamente h quem diga que, nessa situao, ele no tem o direito de ao (ao inexistente); e quem sustente que lhe falta o direito ao exerccio desta (v. consideraes a respeito, no incio desta exposio). A conseqncia que o juiz, exercendo embora o poder jurisdicional, no chegar a apreciar o mrito, ou seja, o pedido do autor (em outras palavras, no chegar a declarar a ao procedente, nem improcedente). O Cdigo de Processo Civil faz referncias expressas carncia da ao, ditando o indeferimento liminar da petio inicial (art. 295, incs. II, III e par. n., inc. III) ou a posterior extino do processo em virtude dela (art. 267, inc. VI, c/c art. 329). Tais conceitos aplicam-se da mesma maneira ao processo trabalhista e ao penal, no-obstante a falta da mesma clareza dos textos legislativos a respeito. dever do juiz a verificao da presena das condies da ao o mais cedo possvel no procedimento, e de ofcio, para evitar que o processo caminhe inutilmente, com dispndio de tempo e recursos, quando j se pode antever a inadmissibilidade do julgamento do mrito. Se a inexistncia das condies da ao, todavia, for aferida s a final, a deciso ser de carncia da ao, a sentena nesse caso ser de mrito.
5

IDENTIFICAO DA AO Cada ao proposta em juzo, considerada em particular, apresenta intrinsecamente certos elementos, de que se vale a doutrina em geral para a sua identificao, ou seja, para isol-la e distingui-la das demais aes j propostas, das que venham a s-lo ou de qualquer outra ao que se possa imaginar. Esses elementos so as partes, a causa de pedir e o pedido. to importante identificar a ao, que a lei exige a clara indicao dos elementos identificadores logo na pea inicial de qualquer processo. A falta dessas indicaes acarretar o indeferimento liminar da petio inicial, por inpcia (CPC, arts. 284 e 295, par. n., inc. I). Partes - So as pessoas que participam do contraditrio perante o Estado-juiz. aquele que, por si prprio ou atravs de representante, vem deduzir uma pretenso tutela jurisdicional, formulando pedido (autor), bem como aquele que se v envolvido pelo pedido feito (ru), de maneira que uma sua situao jurdica ser objeto de apreciao judiciria. Causa de pedir (ou causa petendi) - Vindo a juzo, o autor narra os fatos dos quais deduz ter o direito que alega. Esses fatos constitutivos, a que se refere o art. 282, inc. III, do Cdigo de Processo Civil, e que so o fato. Mas o que constitui a causa petendi apenas a exposio dos fatos, no a sua qualificao jurdica. Por isso que, se a qualificao jurdica estiver errada, mas mesmo assim o pedido formulado tiver relao com os fatos narrados, o juiz no negar o provimento jurisdicional (manifestao disso o art. 383 CPP). Pedido (petitum) - No se justificaria o ingresso de algum em juzo se no fosse para pedir do rgo jurisdicional uma medida, ou provimento. Tratar-se-, ento, de uma sentena de mrito (meramente declaratria, constitutiva ou condenatria). Ou ter natureza executiva, quando se tratar de medida atravs da qual o juiz realiza, na prtica, os resultados determinados atravs da vontade concreta do direito (no processo de execuo). H
6

tambm o provimento cautelar, que visa a resguardar eventual direito da parte contra possveis desgastes ou ultrajes propiciados pelo decurso do tempo .

Anda mungkin juga menyukai