Anda di halaman 1dari 4

LISTA DE TERMOLOGIA - DILATAO E MUDANAS DE FASES

1. INTRODUO

medida que aumenta a temperatura de um corpo, aumenta a amplitude e suas agitaes ou vibraes moleculares e, em conseqncia desse fato, as distncias mdias entre as molculas aumentam, alterando as dimenses fsicas do corpo, que tem seu volume aumentado (dilatao). Quando a temperatura do corpo diminui, temos o efeito contrrio: a diminuio do volume (contrao). Veja alguns exemplos: 1. Deixam-se pequenos vos entre os trilhos de uma estrada de ferro, para prevenir o aumento do seu comprimento, nos dias quentes. 2. As caladas de cimento no devem ser inteirias, pois o cimento se dilata, provocando rachaduras, por isso, colocam-se ripas de madeira a intervalos regulares. 3. Ao receber gua quente, uma vasilha de vidro pode rachar, pois as camadas internas se dilatam antes das camadas externas. 4. Voc j deve ter percebido que, quando um recipiente de vidro est fortemente fechado com tampa metlica, basta mergulh-lo na gua quente ou derramar gua quente sobre a tampa e ela abrir facilmente. A tampa de metal dilata-se mais que o vidro, ficando frouxa.
2. DILATAO LINEAR

chapa na temperatura T0 chapa na temperatura T

rea S0 rea S

4. DILATAO VOLUMTRICA

A dilatao volumtrica diretamente proporcional ao volume e variao da temperatura. Por isso, podemos estabelecer o seguinte esquema:
chapa na temperatura T0 chapa na temperatura T volume V 0 volume V

5. LEITURA COMPLEMENTAR

Considere uma barra metlica de comprimento inicial L0, na temperatura To. Aquecendo-se esta barra at a temperatura T, seu comprimento passa a ser L. A barra sofreu um acrscimo de comprimento L = L L0, quando sua temperatura variou T = T T0. Esquematizando, temos:
L

T 0

L0

3. DILATAO SUPERFICIAL

Dilatao irregular da gua A maioria das substncias, ao ser aquecida, sofre aumento em seu volume. Outras, no entanto, ao serem aquecidas, sofrem reduo em seu volume. A gua um exemplo deste comportamento irregular. Verifica-se experimentalmente que uma certa massa de gua, ao ser aquecida de 0C at 4C, apresenta uma reduo em seu volume. Aps 4C, a gua se dilata normalmente. Isto ocorre porque, no estado slido, cada molcula da gua se liga a outras quatro atravs de pontes de hidrognio. Isso forma uma estrutura hexagonal semelhante a um favo de mel, com lacunas entre as molculas. Quando o gelo se funde, esta estrutura se quebra e os espaos vazios comeam a ser preenchidos. A partir de 4C, o volume da gua vai aumentando com a temperatura em conseqncia da maior energia cintica das molculas. O fato de a gua apresentar esse comportamento irregular muito importante na natureza. graas a ele que, nos pases onde o inverno rigoroso, os lagos e rios se congelam na superfcie, enquanto no fundo permanece gua a 4C, que se deslocou para esta posio em virtude de sua densidade ser mais elevada nesta temperatura. Aplicaes da dilatao Dilatao de uma lmina bimetlica - lmina bimetlica o conjunto de duas fitas de materiais diferentes presas uma outra. Por exemplo, tome uma fita de zinco e outra de cobre e rebite-as, como na figura. Aquea-as com o auxlio de uma chama. O zinco se dilatar mais que o cobre e as lminas se
1

Considere uma chapa metlica de rea inicial A0 na temperatura T0. Aquecendo-se esta chapa at a temperatura T, sua rea passa a ser A. A chapa sofreu uma dilatao superficial S = S S0, quando sua temperatura aumentou T = T T .
0

curvaro. Veja, na Tabela 1, que o coeficiente de dilatao linear do zinco maior que o do cobre. Lminas como estas podem ser usadas como reguladores de temperaturas em ferros de engomar, em estufas, em fornos eltricos e em lmpadas de pisca-pisca.
Cu

Zn

Tenso trmica A tenso trmica nos d uma explicao para o fato de um copo de vidro grosso comum romper-se ao receber gua fervendo em seu interior. Como o vidro mal condutor de calor, as camadas internas dilatam-se mais rapidamente do que as camadas externas. A tenso a criada provoca a ruptura do vidro. Isso no acontece com o pirex, pois este possui um coeficiente de dilatao bem menor que o vidro comum. Portanto, apresenta uma tenso trmica bem menor tambm.
6. MUDANAS DE FASES

passa aos poucos de uma fase para a outra. prpria das substncias cristalinas. A fuso do gelo ntida, porm a da parafina, da cera, no . Enquanto parte do gelo j se fundiu (virou gua), a outra parte continua slida. Por outro lado, a parafina vai amolecendo, passa por um estado pastoso e, em seguida, vai de uma vez para o estado lquido. Vaporizao a passagem da substncia do estado lquido para o estado gasoso. Liquefao a passagem do gasoso para lquido. a transformao inversa da vaporizao. Sublimao a passagem da substncia diretamente do estado slido para o gasoso ou do gasoso para o slido. A experincia mostra que a fuso e a vaporizao se processam sempre com recebimento de calor, sendo, pois, transformaes endotrmicas. J a solidificao e a liquefao se processam com desprendimento de calor sendo, pois, transformaes exotrmicas.
8. TEMPERATURA DE MUDANA DE FASE

A matria (as substncias, os elementos etc) pode apresentar-se em trs estados fsicos fundamentais: slido, lquido e gasoso. Analisando, de uma maneira muito simples, sob o ponto de vista fsico, podemos dizer que slidos so os corpos que apresentam forma e volume prprios, resistncia a esforos de trao, compresso, cisalhamento etc; j os lquidos tm volume prprio, mas no tm forma prpria, tomando a forma do recipiente que os contm; finalmente, os gases no tm forma prpria e nem volume prprio, tomando sempre a forma e o volume do recipiente em que so colocados. Os lquidos e os gases, que podem ser chamados indistintamente de fluidos, no apresentam resistncia a esforos de trao e cisalhamento, mas resistem compresso; os lquidos apresentam grande resistncia compresso, mas nos gases a resistncia muito pequena. Por isso mesmo, os lquidos so considerados como incompressveis e os gases como compressveis.
7. DEFINIES

A fuso e a solidificao se processam na mesma temperatura, chamada temperatura (ou ponto) de fuso ou de solidificao (TF). Por exemplo, a gua sob presso atmosfrica normal sempre se funde e se solidifica a 0C. A ebulio e a liquefao se processam na mesma temperatura, chamada temperatura (ou ponto) de ebulio ou de liquefao (TE). Por exemplo, a gua sob presso atmosfrica normal sempre entra em ebulio e liquefaz a 100C. Durante a mudana de fase de uma substncia pura presso constante, a temperatura permanece constante.
9. DIAGRAMAS DE FASE
Para a maioria das substncias: Lquido
Fuso

PT

Va po

Slido
o a m bli Su

riz a

Gs Vapor

TC

Fuso a passagem de uma substncia do estado slido para o estado lquido. Solidificao a passagem de lquido para slido. a transformao inversa da fuso. Fuso (ou solidificao) ntida aquela em que h a coexistncia das fases slida e lquida. O corpo
2

PT = Ponto Triplo Ponto onde h coexistncia dos trs estados de agregao em equilbrio. TC = Temperatura Crtica Temperatura acima da qual a substncia gasosa no pode ser liquefei-

ta por compresso isotrmica, passando de vapor a gs.


Para a gua:
Vaporiz ao

Lquido
s Fu o

Slido
lim

o P T Gs a Vapor b Su

11. PRESSO X TEMPERATURA DE EBULIO

10. PRESSO X TEMPERATURA DE FUSO

Na maioria das substncias, o aumento de presso acarreta aumento na temperatura de fuso. Na gua, um aumento de presso diminui a temperatura de fuso. A fuso de um material slido puro obedece a dois princpios bsicos: A uma dada presso, todo o material sofre fuso a uma temperatura determinada. No havendo variao de presso, a temperatura de fuso se mantm constante. Vamos estudar a influncia da presso na temperatura de fuso das substncias em duas partes: para a maioria das substncias e para a gua. A maioria das substncias ao sofrer fuso sofre expanso (aumenta de volume). Para tais substncias, o aumento da presso acarreta um aumento da temperatura de fuso. A gua faz exceo regra, pois ao sofrer fuso ela sofre contrao (diminui de volume), para a gua um aumento de presso leva a uma reduo da temperatura de fuso. Experincia de Tyndall Considere um bloco de gelo numa temperatura inferior a 0C. Se passarmos sobre o bloco de gelo um fio fino de metal com dois pesos de alguns quilogramas nas extremidades, o acrscimo de presso nos pontos de contato do fio com o gelo diminui a temperatura de fuso e provoca o derretimento do gelo sob o fio. Nas regies em que o fio j atravessou o bloco, a gua, livre de presso do fio volta a se congelar (regelo). Desta forma, o fio de metal atravessa o bloco de gelo sem que haja rompimento deste.

Um aumento da presso sobre um lquido far com que o ponto de ebulio aumente. Assim, no alto do Everest, a gua sofre ebulio abaixo de 100C e dentro de uma panela de presso, acima de 100C. A tabela ilustra a temperatura de ebulio da gua em algumas cidades.
Cidade La Paz Quito Braslia So Paulo Rio de Janeiro Temperatura de ebulio (C)

87 90 96 98 100

ESTUDO DIRIGIDO

Por que existem pequenos vos entre os trilhos de ferro? Quando um pedreiro faz uma calada, ele costuma deixar ripas de madeira entre os blocos de cimento. Por que ele faz isso? O que acontece com a temperatura de uma substncia pura durante uma mudana de fase? Qual a influncia da presso durante a fuso da maioria das substncias? E do gelo?
EXERCCIOS

(PUC) Uma porca est muito apertada no parafuso. O que voc deve fazer para afroux-la? a) indiferente esfriar ou esquentar a porca. b) esfriar a porca. c) esquentar a porca. d) indiferente esfriar ou esquentar o parafuso. e) esquentar o parafuso.

(FURG-RS) Uma chapa metlica tem um orifcio circular, como mostra a figura, e est a uma temperatura de 10C. A chapa aquecida at uma temperatura de 50C. Enquanto ocorre o aquecimento, o dimetro do orifcio: a) aumenta continuamente. b) diminui continuamente. c) permanece inalterado. d) aumenta e depois diminui e) diminui e depois aumenta. Baseado no grfico e em seus conhecimentos, julgue os itens:
Pesso A. B. C.
Temperatura

Na panela de presso: a) a gua ferve mais rapidamente, a menos de 100C, acelerando o cozimento dos alimentos. b) a gua atinge temperaturas acima de 100C sem ferver, acelerando o cozimento dos alimentos. c) a gua ferve a 100C e a grande presso interna acelera o cozimento dos alimentos. d) a temperatura interna menor que nas panelas comuns. Se, para uma dada temperatura constante e menor que a temperatura do ponto triplo, a presso da gua lquida diminuda, que transformao se espera que ocorra com a gua? a) Vaporizao. b) Sublimao. c) Condensao. d) Fuso. e) Solidificao.
GABARITO

1 O grfico representa o diagrama de fases da 2 3 4 5


gua. O ponto A representa o estado slido. O ponto B representa o estado gasoso. O ponto A representa o estado de vapor. Se o corpo estiver inicialmente em B, ao diminuirmos sua temperatura, ele se solidificar. 1 2

Estudo dirigido Para que os trilhos possam se dilatar em dias muitos quentes. O pedreiro faz uso das ripas para permitir a dilatao do concreto. Caso ele seja uma placa s, em dias quentes, tende a rachar. A temperatura permanece constante.

A transformao a seguir representa a:


p (atm)

3 4

t(C)

Para a maioria das substncias um aumento de presso eleva a temperatura de fuso, j para o gelo um aumento de presso baixa o ponto de fuso, ou seja, o gelo passa a derreter a temperaturas abaixo de zero. Exerccios 1 2 3 4 5 6 7 C A E, C, E, E, C D C B E

a) solidificao. b) fuso. c) vaporizao. d) condensao. e) sublimao. 5 Ao nvel do mar, a gua lquida entra em ebulio a 100C. Em Braslia, que fica a 1000m acima do nvel do mar, correto dizer que: a) A gua ferve a mais de 100C. b) A gua ferve a 100C. c) A gua ferve a menos de 100C. c) A temperatura de fervura da gua depende da potncia do fogo/aquecedor e no pode ser calculada s com esses dados. d) A temperatura de fervura da gua depende da umidade relativa do ar e no pode ser calculada s com esses dados.
4

Anda mungkin juga menyukai