Anda di halaman 1dari 16

E - REA PROFISSIONAL ENFERMAGEM E 05 - ENFERMAGEM EM CARDIOLOGIA Titulao: Aprimoramento e Especializao Supervisora: Jurema da Silva Herbas Polomo Vice Supervisora:

Ftima Gil Ferreira Caractersticas: (durao 12 meses) Dirigido ao enfermeiro, tem como objetivo oferecer fundamentao terico-prtica, para uma abordagem clnica e cirrgica de atendimento de enfermagem, qualificando o profissional para a assistncia a pacientes cardiopatas de alta complexidade, ensino e desenvolvimento de projetos de pesquisa. Temrio Bsico: Fundamentao terico-prtica do processo de enfermagem, aplicada ao paciente assistido nas diferentes unidades do hospital. Reviso dos aspectos de fisiopatologia das cardiopatias clnicas e cirrgicas. Conhecimento de mtodos de diagnstico em cardiologia. Fundamentos pedaggicos para a prtica de enfermagem. Planejamento, execuo e avaliao da assistncia de enfermagem sistematizada ao paciente portador de cardiopatia de alta complexidade, nas diversas fases de seu atendimento: Ambulatrio, Emergncia, Internao, Centro-Cirrgico, Unidade Infantil, Unidades de Terapias Intensivas Clnicas e Cirrgicas. E 06 - ENFERMAGEM EM CENTRO CIRRGICO Titulao: Aprimoramento e Especializao Supervisora: Selma Aparecida Dias de Siqueira Vice Supervisora: Terezinha Hideco Tase Caractersticas: (durao 12 meses)

Dirigido ao enfermeiro, objetiva preparar o aprimorando, para a assistncia ao paciente no perodo pr, intra e ps operatrio imediato e execuo, superviso e avaliao do reprocessamento de materiais por meios fsicos e qumicos. Temrio Bsico: Planejamento e estrutura organizacional do Centro Cirrgico e Centro de Material Esterilizado. Riscos e medidas de segurana no ambiente e controle de infeces. Papel do enfermeiro na assistncia ao paciente no perodo pr, intra e ps-operatrio imediato. Preparo acondicionamento, esterilizao, armazenamento e distribuio de artigos mdicohospitalares. Especificao de materiais e equipamentos e controle quantitativo e qualitativo. Aspectos tico-legais na doao e transplante de rgos. Medicamentos anestsicos e gases medicinais. E 07 - ENFERMAGEM EM CONTROLE DE INFECO HOSPITALAR Titulao: Aprimoramento e Especializao Supervisor: Dirceu Carrara Vice Supervisora: Isabel Cristina Caractersticas: (durao 12 meses) Dirigido a enfermeiro, objetiva capacitar o aprimorando no planejamento, organizao e execuo de programas de controle de infeco hospitalar. Temrio Bsico: Aplicao de mtodos de vigilncia epidemiolgica no controle das infeces hospitalares. Reviso, estabelecimento e implantao de normas, rotinas e procedimentos tcnicos que norteiam as atividades desenvolvidas em reas hospitalares, no tocante preveno e ao controle de infeces hospitalares. Atualizao nos mtodos gerais para organizao (implantao e funcionamento) do Servio do Controle de Infeco Hospitalar. Promoo da educao continuada do pessoal frente problemtica de infeco hospitalar.

E 08 - ENFERMAGEM EM NEFROLOGIA Titulao: Aprimoramento e Especializao Supervisora: Maria Aparecida Fadil Romo Vice Supervisora: Carmem Mohamad Rida Saleh Caractersticas: (durao 12 meses) Dirigido a enfermeiro, objetiva mediante atividades terico-prticas e bibliografia complementar, capacit-lo a planejar e prestar assistncia de enfermagem a pacientes portadores de insuficincia renal aguda e crnica. Temrio Bsico: Fundamentao tcnico-cientfica da assistncia de enfermagem, reflexo sobre os aspectos filosficos, ticos e metodolgicos: na recuperao de pacientes com comprometimento renal agudo ou crnico, no contexto familiar e hospitalar, nos procedimentos de terapia renal substitutiva. No transplante renal: aspectos filosficos, ticos e metodolgicos da assistncia de enfermagem, abrangendo o doador e o receptor no contexto hospitalar e na comunidade. Participao do profissional nas diversas fases do plano teraputico do paciente portador de insuficincia renal aguda e crnica, juntamente com os demais elementos que integram a equipe: mdico, farmacutico, nutricionista, assistente social, psiclogo e outros. E 09 - ENFERMAGEM EM NEONATOLOGIA Titulao: Aprimoramento e Especializao Supervisora: Edi Toma Vice Supervisora: Patrcia Ponce de Camargo Caractersticas: (durao 12 meses) Dirigido a enfermeiro, objetiva mediante atividades terico-prticas, capacit-lo a planejar e prestar assistncia de enfermagem a recm-nascidos de alto risco e iniciao a ensino e pesquisa. Temrio Bsico: Gerenciamento e estrutura organizacional de Unidade Neonatal.

Fundamentao terico-prtica do processo de enfermagem, aplicada ao recm-nascido de alto risco. Papel do profissional enquanto elemento da equipe de especialistas em Neonatologia em seus aspectos ticos, filosficos ,biopsicossocial, espiritual e metodolgicos. Planejamento, execuo e avaliao da assistncia de enfermagem aos recm-nascidos de baixo, mdio e alto risco e de portadores de doenas infecto-contagiosas e m formao congnita. Medidas de segurana no ambiente e controle de infeces. Tecnologia e procedimentos de alta complexidade aplicados na rea neonatal Iniciao em pesquisa neonatal. E 10 - ENFERMAGEM EM NEUROLOGIA Titulao: Aprimoramento e Especializao Supervisora: Carmen Mohamed Rida Saleh Vice Supervisora: Sandra Celidonia da Silva Caractersticas: (durao 12 meses) Dirigido a enfermeiro, o curso tem como objetivo oferecer fundamentao terico-prtica e bibliografia complementar para capacit-lo a planejar e prestar assistncia de enfermagem ao paciente neurolgico e seus familiares. Temrio Bsico: Papel do enfermeiro enquanto elemento da equipe de neurologia clnica e cirrgica nos programas de assistncia de enfermagem ao adulto e criana, nos aspectos ticos, filosficos, biopsicossocial e espiritual. Assistncia de enfermagem ao paciente crtico, que apresenta alm dos problemas neurolgicos inerentes sua patologia, complicaes em vrios sistemas como: insuficincia respiratria, cardiocirculatria, renal, heptica e gstrica. Procedimentos de enfermagem em Unidade de Terapia Intensiva, Unidade de Internao e Ambulatrio; participao no programa de Assistncia de Enfermagem Dor e Preveno de Infeces Hospitalares. Manuseio de material e equipamentos especficos: ventiladores, monitores, bombas de infuso, cardioversores e manta trmica.

E 11 - ENFERMAGEM EM ONCOLOGIA Titulao: Aprimoramento Supervisora: Daniela Vivas dos Santos Caractersticas: (durao 12 meses) Dirigido a enfermeiro, tem como objetivo proporcionar conhecimentos e habilidades ao profissional, na promoo da assistncia de enfermagem aos pacientes portadores de afeces oncolgicas, bem como aos familiares. Temrio Bsico: Sistematizao da assistncia de enfermagem a pacientes oncolgicos Conceituao bsica sobre: Oncognese Epidemiologia do cncer Nutrio e cncer Tabagismo e cncer Princpios da quimioterapia Princpios da radioterapia Hormonioterapia Quimiopreveno Terapia para controle da dor Drogas quimioterpicas Orientao de procedimentos especficos dos protocolos existentes Orientao sobre medidas de preveno e controle sistemtico de danos durante o tratamento do paciente oncolgico Formao e desenvolvimento do pessoal de enfermagem E 12 ENFERMAGEM ORTOPDICA E TRAUMATOLGICA Titulao: Aprimoramento e Especializao Supervisora: Arlete M.M. Giovani Caractersticas: (durao 12 meses) Dirigido a enfermeiro, o curso tem como objetivo a complementao da formao terico-prtica do profissional nos aspectos de Assistncia, Ensino e Iniciao Pesquisa. O desenvolvimento

das atividades inclui aulas, grupos de discusso, reunies, estudo de casos, seminrios e outras atividades didticas. Temrio Bsico: Fundamentao tcnico-cientfica da assistncia de enfermagem ao paciente com afeces ortopdicas e traumatolgicas, por meio das aes de planejamento, execuo e avaliao nas diversas fases de seu atendimento: ambulatrio, pronto-socorro, internao, centro cirrgico e recuperao ps-operatria Reviso nos aspectos etio-fisio-patolgicos das leses do sistema msculo-esqueltico congnitas e adquiridas Atualizao nos mtodos diagnsticos e nas condutas teraputicas conservadoras e cirrgicas Desenvolvimento de procedimentos tcnicos especficos como: enfaixamentos, posicionamento dos pacientes mantendo alinhamento correto com o eixo longitudinal da coluna vertebral, manuteno dos membros afetados apoiados em frulas, coxins ou tipias Consideraes sobre infeces hospitalares e gerncia da Unidade de Enfermagem E 13 - ENFERMAGEM EM PRONTO SOCORRO Titulao: Aprimoramento e Especializao Supervisora: Fabiane Almeida Mota Caractersticas: (durao 12 meses) O curso dirigido aos enfermeiros com o objetivo de complementar teoria e prtica dos profissionais quanto assistncia e internao de enfermagem nas urgncias e emergncias intra-hospitalares, capacitando-os a assistir de forma adequada nas diferentes especialidades mdicas. Temrio Bsico: Estrutura organizacional de um servio de Pronto-Socorro. Atendimento as emergncias clnicas e cirurgias nas diversas especialidades mdicas. Atendimento na triagem de enfermagem. Assistncia integral ao paciente crtico. Atendimento em situaes de desastres e catstrofes.

Manuseio de aparelhos e equipamentos utilizados em situaes de urgncia e emergncia. Noes sobre infeces hospitalares. E 14 - ENFERMAGEM PSIQUITRICA E DE SADE MENTAL Titulao: Aprimoramento e Especializao Supervisor: Jos Gilberto Prates Caractersticas: (durao 12 meses) Dirigido a enfermeiro, o curso tem como objetivo capacit-lo para prestar assistncia integral ao doente mental, bem como desenvolver o papel especfico do enfermeiro e iniciar o desenvolvimento de pesquisas. Temrio Bsico: Papel e funo do enfermeiro psiquitrico Fundamentao terico-prtica da assistncia de enfermagem a pacientes com transtornos mentais Fundamentao terico-prtica da relao enfermeiro-paciente Teorias de enfermagem que embasam a assistncia em enfermagem psiquitrica Planejamento, implementao e avaliao de assistncia de enfermagem a pacientes psiquitricos assistidos em Unidades de Internao, Ambulatrio e Centro de Reabilitao Assistncia de enfermagem famlia do paciente psiquitrico Pesquisa em enfermagem psiquitrica E 15 - ENFERMAGEM EM REABILITAO Titulao: Aprimoramento e Especializao Supervisora: Renata Maria Ortiz de Silva Caractersticas: (durao 12 meses) Dirigido a enfermeiro, objetiva capacit-lo para planejar e aplicar conceitos, mtodos e procedimentos da assistncia de enfermagem em reabilitao a indivduos portadores de incapacidade fsica, famlia e comunidade, dentro dos princpios da poltica social e da sade. Oferece ao aprimorando a oportunidade de analisar os referenciais de Reabilitao, participar de

equipe interdisciplinar e vivenciar a atuao de enfermagem no campo do auto-cuidado e de educao em sade. Temrio Bsico: Referencial Terico de Reabilitao: principais teorias de reabilitao; conceito e processo reabilitativo. Estrutura organizacional e funcional dos servios de Enfermagem em Reabilitao num sistema regionalizado e hierarquizado: nveis funcionais e competncias, organizao de servios, dimensionamento e administrao de pessoal. Aspectos tericos e operacionais das funes do enfermeiro de reabilitao. Planejamento da assistncia de enfermagem em reabilitao aos indivduos portadores de incapacidade fsica, sua famlia e comunidade. Atuao da equipe interdisciplinar na reabilitao. E 16 - ENFERMAGEM EM TERAPIA INTENSIVA Titulao: Aprimoramento e Especializao Supervisora: Lgia Maria Dal Secco Caractersticas: (durao 12 meses) Dirigido a enfermeiros, objetiva capacitar o aprimorando a planejar e prestar assistncia de enfermagem a pacientes em estado crtico e desenvolver habilidades prticas em unidades de terapia intensiva das diversas especialidades como molstias infecto-contagiosas, trauma, nefrologia, pacientes clnicos e cirrgicos. Temrio Bsico: Papel do enfermeiro como elemento da equipe de especialistas em unidade de terapia intensiva em seus aspectos ticos, filosficos e metodolgicos. Reviso de conceitos sobre unidade de terapia intensiva em seus aspectos arquitetnicos, organizacionais, recursos fsicos, materiais e humanos. Planejamento, execuo e avaliao da assistncia de enfermagem ao paciente de alto risco e portadores de patologias com comprometimento dos sistemas cardiocirculatrio, renal, vascular, locomotor, gastrintestinal, nervoso, respiratrio e outros.

Manipulao de aparelhos e equipamentos, como ventiladores mecnicos, monitores multiparamtricos, eletrocardigrafos, bombas de infuso, hemodialisadores e outros. Consideraes sobre infeces hospitalares. PROGRAMA E BIBLIOGRAFIA PARA AS PROVAS DA 1 E 2 FASE PARA TODOS OS PROGRAMAS DA REA DE ENFERMAGEM Programa para as provas: tica e exerccio profissional da enfermagem: Cdigo de tica dos Profissionais de Enfermagem, Lei do Exerccio Profissional e Principais Legislaes para o Exerccio Profissional Enfermagem Mdico-Cirrgica: alteraes biopsicosscio-espirituais nos pacientes com afeces dos sistemas: cardiorrespiratrio, digestivo, endcrino, urinrio, neurolgico, locomotor, imunolgico e tegumentar, situaes crticas ou de emergncia. Enfermagem em Centro-Cirrgico e Centro de Material: estrutura tcnica e administrativa, recuperao ps-anestsica, mtodos de desinfeco e esterilizao. Enfermagem em doenas transmissveis: epidemiologia das infeces, sistema de prescrio e controle das infeces hospitalares. Enfermagem em Sade Pblica: sade da comunidade, imunizaes. Enfermagem Peditrica: aspectos biopsicossociais da criana e do adolescente hospitalizado e em tratamento ambulatorial. Enfermagem Psiquitrica e de Sade Mental: assistncia de enfermagem a paciente com transtornos do pensamento, transtornos do humor e transtornos decorrentes do uso de lcool e outras drogas. Tratamento com drogas psicotrpicas. Medidas teraputicas de enfermagem. Polticas de Sade Mental e Diretrizes do Ministrio da Sade. Administrao aplicada Enfermagem: princpios e elementos de administrao, estrutura organizacional, superviso, avaliao de desempenho, planejamento em enfermagem, administrao de recursos humanos e materiais. Processo de Enfermagem: Fases do processo de enfermagem; Anotao de enfermagem; Taxonomias e Classificaes da Linguagem de Enfermagem Farmacologia aplicada enfermagem Polticas de sade: Constituio da Repblica Federativa do Brasil e suas emendas; Diretrizes e bases para a implantao do SUS; Poltica Nacional de Humanizao-SUS. Sade e Segurana no trabalho: NR-32

Fundamentos de enfermagem: Anatomia, Fisiologia, Fisiopatologia aplicada enfermagem, Semiologia; Procedimentos e tcnicas bsicas de enfermagem. Bibliografia:
Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria. Organizao dos Servios de Sade. www.anvisa.gov.br Alcntara TFDL, Marques IR. Avanos na monitorizao neurolgica intensiva:

implicaes para a enfermagem. Rev Bras Enferm; 62(6): 894-900, nov.-dez. 2009. Alcntara, TFDL;Marques, IR.Avanos na monitorizao neurolgica intensiva: Implicaes para enfermagem.Rev Bras Enferm;62(6):894-900,nov-dez,2009. Alfaro-Lefevre R. Aplicao do processo de enfermagem: um guia passo a passo. 4 ed, Porto Alegre: Artmed; 2000. APECIH - Associao Paulista de Estudos e Controle de Infeco Hospitalar. Preveno de Infeco relacionada Dilise. So Paulo, 2005. Associao Norte Americana de Enfermeiros Anestesistas. American Association of Nurse Anesthetist (AANA). www.aana.com ASSOCIAO PAULISTA DE ESTUDOS E CONTROLE DE INFECO
a

HOSPITALAR. Precaues e Isolamento. APECIH, So Paulo, 2012. Associao Paulista de Estudos e Controle de Infeco Hospitalar. APECIH. Limpeza, desinfeco de artigos e reas hospitalares e anti-sepsia. 2ed. So Paulo: APECIH; 2004. Barros ALBL. Anamnese e Exame Fsico: avaliao diagnstica de enfermagem no adulto. 1 ed. Porto Alegre: Artmed, 2002. Bonassa EMA, Santana TR. Enfermagem em teraputica oncolgica. 3 ed. So Paulo: Atheneu, 2005. Brandt, RA; Zukerman,E. A prtica clnica e cirrgica por meio de casos. Manole Editora, 2011. Brasil. AGNCIA NACIONAL DE VIGILNCIA SANITRIA - ANVISA. Ministrio da Sade. Pediatria: preveno e controle de infeco hospitalar. Braslia, 2005. Brasil. AGNCIA NACIONAL DE VIGILNCIA SANITRIA - ANVISA. Ministrio da Sade. Higienizao das Mos em Servios de Sade. Braslia, 2007. Brasil. AGNCIA NACIONAL DE VIGILNCIA SANITRIA - ANVISA. Ministrio da Sade. Segurana do Paciente em Servios de Sade: Higienizao das Mos. Braslia, 2009. BRASIL. Ministrio da Sade. Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria. Resoluo RDC n 153, de 14 de junho de 2004. Determina o Regulamento Tcnico para os procedimentos hemoterpicos, incluindo a coleta, o processamento, atestagem, o armazenamento, o transporte, o controle de qualidade e o uso humano de sangue, e seus componentes, obtidos do sangue venoso, do cordo umbilical, da placenta e da
a a

medula

ssea.

Disponvel

em:

http://e-legis.anvisa.gov.br/leisref/public/showAct.php?id=11662&word= Brasil. Ministrio da Sade. Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria (ANVISA). Resoluo RDC n.50, de 21 de fevereiro de 2002. Dispe sobre o regulamento tcnico para planejamento, programao, elaborao e avaliao de projetos fsicos em estabelecimentos assistenciais de sade [legislao na internet]. Braslia; 2002. Disponvel em: http//www.anvisa.gov.br/legis/resol/2002/50_02rdc.pdf. Acesso em 27 de maio de 2013. Brasil. Ministrio da Sade. Orientaes gerais para central de esterilizao. Braslia; 2001. BRASIL. Ministrio da Sade. Poltica Nacional de Humanizao Humaniza SUS. Documento para gestores e trabalhadores do SUS. Disponvel em:

http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/doc base.pdf Brasil. Ministrio da Sade. Portaria MS n. 2616 de 12 de maio de 1998. Estabelece as normas para o programa de controle de infeco hospitalar. Dirio Oficial [da Repblica Federativa do Brasil]. Braslia, 13 de maio de 1998. BRASIL. Ministrio da Sade. Secretaria de Ateno Sade. Relatrio de Gesto 2003- 2006: sade mental no SUS: acesso ao tratamento e mudana do modelo de ateno. . Disponvel em: http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdflrelatorio gestao saude 003 2006.pdf BRASIL. Ministrio do Trabalho e Emprego. Portaria n 485 de 11 de novembro de 2005. Aprova a norma regulamentadora n? 32 (Sade e Segurana no Trabalho em Estabelecimentos de Sade). Disponvel em: http://www.mte.gov.br/legislacao/normas regulamentadoras/nr 32.pdf BRASIL. Presidncia da Repblica. Constituio da Repblica Federativa do Brasil de 1988. Disponvel em: mental 2

http://www.planalto.gov.br/cciviI03/constituicao/constitui%C3%A7ao.htm BRASIL. Presidncia da Repblica. Lei n 8080 de 19 de setembro de 1990. Dispe sobre as condies para a promoo, proteo e recuperao da sade, a organizao e o funcionamento dos servios correspondentes e d outras providncias. Disponvel em http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/Lei8080.pdf BRASIL. Presidncia da Repblica. Lei n 8142 de 28 de dezembro de 1990. Dispe sobre a participao da comunidade na gesto do Sistema nico de Sade (SUS) e sobre as transferncias intergovernamentais de recursos financeiros na rea da Sade. Disponvel em http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/Lei8142.pdf Brunner LS, Suddarth DS. Tratado de enfermagem mdico-cirrgica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2011.

Calil AM, Paranhos WY. O Enfermeiro e as situaes de emergncias. 2 ed. So Paulo: Atheneu, 2010. Camargnani MIS . Procedimentos de Enfermagem: Guia Prtico. 1 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2011. Campos-Sousa, RN et al. Knowledge of stroke among a brazilian urban population. Arq. Neuro-Psiquiatr., Sept 2007. Campos-Sousa, R N. et al. Knowledge of stroke among a brazilian urban population. Arq. Neuro-Psiquiatr., Sept 2007. Carta dos Direitos dos usurios da Sade. Disponvel em
a

http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/cartilha_integra_direitos_2006.pdf Carvalho R, Bianchi ERF (org). Enfermagem em centro cirrgico e recuperao. So Paulo: Manole; 2010. Clayton BD, Stock YN. Farmacologia na prtica de enfermagem. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006. Coimbra RSM, Solda SC, Casaroli AA, Raslan S. Emergncias traumticas e no traumticas: manual do residente e do estudante. So Paulo: Atheneu, 2001. Conselho Regional de Enfermagem de So Paulo. Anotao de enfermagem. Disponvel em http://www.coren- sp. gov ;br/d ru paI6/sites/defau Itlfi les/anotacoes enfermagem. pdf Conselho Regional de Enfermagem de So Paulo. Principais Legislao para o Exerccio da Enfermagem. Disponvel em http;//www.corensp .gov. br/d

rupaI6/sites/defau Itlfiles/cod igo-etica-enfermagem-2009. pdf Cruz. J. Emergncias em nefrologia para o clinico. Rio de Janeiro: Sarvier, 2008. Daugirdas J. Manual de Dilise. Rio de Janeiro: Mdsi, 2006. Davis, S; Lees, K; Donnan, G. Treating the acute stroke patient as an emergency: current practices and future opportunities. J Clin Pract 2006. Diccini S; Koizumi MS. Enfermagem em neurocincia: fundamentos para a prtica clnica. So Paulo: Atheneu, 2006. Diccini,S; Whitaker, IY. Exame Neurolgico. In: Barros ALBL e cols. Anamnese e Exame Fsico. So Paulo (SP): Artmed Editora; 2002. Dochterman JM Classificao das Intervenes de Enfermagem. 4 Ed.Porto Alegre: Artmed, 2008. Falo, LFR., COSTA, L.H.D., AMARAL,J.L.G. Emergncias Fundamentos & Prticas. So Paulo:Martinari, 2010. Faro ACM. Enfermagem em Emergncia Ortopdica. 1 ed. Barueri SP: Manole, 2011. Fonseca, LF;Xavier, C;Pianetti,G. Compndio de Neurologia Infantil.2 Ed.Medbook Editora,2010. Gelain I. Deontologia e enfermagem. 3 ed. So Paulo: EPU, 1998.

Giovani AMM. Enfermagem Clculo e Administrao de Medicamentos, 13 ed. So Paulo: Rideel, 2011. Giovani AMM. Enfermagem: clculo e administrao de medicamentos. 13 Ed. So Paulo: Ridel, 2011. Giovani AMM. Medicamentos: Clculo de dosagens. 3 ed. So Paulo: Scriniun, 2006. Gonalves EL (org). Gesto Hospitalar. Administrando o Hospital Moderno. So Paulo: Saraiva; 2006. Greenfield LJ et al. Cirurgia: princpios cientficos e prtica. 3ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 2004. Guimares HP, Orlando JMC, Falco LF,Guia Prtico de UTI da AMIB. So Paulo: Atheneu, 2009.

Infusion Nurses Society Brasil. Diretrizes Prticas para Terapia Intravenosa. So Paulo 2008.

Jegier MA, Leone FJ. Manual de anestesiologia: conceitos e aplicaes para prtica diria. Porto Alegre (RS): Artmed; 2007. JERONIMO, R.A.S. Tcnicas de UTI. 2 edio. So Paulo: Rideel, 2011. Kavanagh CMG. Elaborao do manual de procedimentos em central de materiais e esterilizao. So Paulo: Atheneu; 2007. Kerrigan S; Ormerod I. Advance planning in end-of-life care: legal and ethical

considerations for neurologists. Pract Neurol; 10(3): 140-4, 2010 Jun Kerrigan ,S; Ormerod, I. Advance planning in end-of-life care: legal and considerations for neurologists. Pract Neurol; 10(3),2010. KNOBEL E. Condutas no paciente grave. 3 Ed. So Paulo: Atheneu, 2006. KROGER, M.M.A., BIANCHINI, S.M., OLIVEIRA, A.M.L., SANTOS, L.S.C. Enfermagem em Terapia Intensiva do ambiente da unidade assistncia ao paciente. So Paulo: Martinari, 2010. Kroger, MMA., Bianchini, SM., Oliveira, A.M.L., SANTOS, L.S.C. Enfermagem em Terapia Intensiva do ambiente da unidade assistncia ao paciente. So Paulo: Martinari, 2010. Kurcgant P, Gerenciamento em enfermagem. 2 Koogan, 2012. Lacerda RA (coord). Controle de infeco em centro cirrgico: fatos, mitos e controvrsias. So Paulo: Atheneu; 2003. Leone CR,Tronchin DMR,Toma E. Assistncia Integrada ao Recm-nascido de Baixo Risco.2ed.Atheneu;2012 Leone, CR, Tronchin DMR, Toma, E. Assistncia Integrada ao Recm-nascido de Baixo Risco. 2 ed, So Paulo, Atheneu, 2012. LOPES JL, FERREIRA FG. Eletrocardiograma para Enfermeiros. So Paulo: Atheneu, 2013.
a a

ethical

ed. Rio de Janeiro: Guanabara

Lopez MA, Cruz MJR. Centro cirrgico: guias prticos de enfermagem. Rio de Janeiro: Mc Graw-Hill; 2000. Malagutti W, Bonfim IM (org). Enfermagem em centro cirrgico: atualidades e perspectivas no ambiente cirrgico. So Paulo: Martinari; 2008 Manual prtico de procedimentos: assistncia segura para o paciente e para o profissional de sade/ Grupo de Controle de Infeco Hospitalar GCIH. So Caetano do Sul, SP: Yendis Editora, 2013.

Martins HS, ET AL. Emergncias Clnicas, 7 edio, Barueri, SP : Editora Manole, 2012.

Martins HS, Neto AS, Veloso IT. Emergncias Clnicas Baseadas em Evidncias. So Paulo: Atheneu, 2005. MARTINS, H.S. et al. Emergncias Clnicas: abordagem prtica. 7 Edio. Barueri, SP: Manole, 2012. Martins, HS; Scalabrini Neto, A.; Velasco, IT. Emergncias Clnicas Baseadas em Evidncias. So Paulo, Editora Atheneu, 2005. Meeker MH, Rothrock JC Alexander. Cuidados de enfermagem ao paciente cirrgico. 13 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2007. Mello IM. Bases psicoterpicas da enfermagem. So Paulo: Atheneu, 2008. Moorhead S, Johnson M, Mass M Classificao dos Resultados de Enfermagem. 3 Ed. Porto Alegre: Artmed, 2008. Morton PG, Fontaine DK, Hudak CM, Gallo BM.Cuidados Crticos de Enfermagem: uma abordagem holstica, Guanabara Koogan, 2007. Moura MLPA. Enfermagem em centro de material e esterilizao. 9 edio. So Paulo: Senac; 2007. NANDA-Internacional. Diagnsticos de enfermagem da NANDA: definies e classificao. Porto Alegre: Artmed, 2012-2014. Neto AS, Dias RD, Velasco IT. Procedimentos em Emergncias, So Paulo: Manole, 2012. Nitrini R, Bacheschi LA. A neurologia que todo mdico deve saber. 2 Edio, Editora Atheneu, So Paulo, 2003.
a

Oliveira RB, Cruz J Emergncias em Nefrologia para o Clnico, So Paulo: Savier, 2008. Padillha KG, Vattimo MFF, Silva SC, Kimura M. Enfermagem em UTI: Cuidando do paciente critico. So Paulo: Manole, 2010. Padoveze MC, Graziano KU. Limpeza, desinfeco e esterilizao de artigos em servios de Sade. So Paulo: APECIH; 2010. Palomo JSH. Enfermagem em cardiologia: cuidados avanados. So Paulo: Manole, 2007.

Parra OM, Saad WA. Instrumentao cirrgica. 3aed. So Paulo: Atheneu; 1999. Pessini L, Barchifontaine CP. Problemas atuais de biotica. 5 ed. So Paulo: Edies Loyola, 2000. PIMENTA, C.A.M; MOTA, D.D.C.F; CRUZ, D.A.L.M. Dor e cuidados paliativos: enfermagem, medicina e psicologia. Barueri, So Paulo: Manole, 2006. Pinto,FCG;Lima,CL.Exerccios e posturas para o paciente com sequelas de acidente vascular cerebral e outras doenas neurolgicas.Santos Editora. 2010. Polit DF, Deck CT, Hungler BP. Trad. Ana Thorell. Fundamentos de pesquisa em enfermagem: mtodos, avaliao e utilizao. 5 ed. Porto Alegre: Artmed, 2004. Possari JF. Assistncia de enfermagem na recuperao ps-anestsica. So Paulo: Itria; 2003. Possari JF. Centro cirrgico: planejamento, organizao e gesto. 4ed. So Paulo: Itria; 2009. Possari JF. Centro de material e esterilizao: planejamento e gesto. 4ed. So Paulo: Itria; 2010. Posso MBS. Semiologia e semiotcnica de enfermagem. So Paulo: Atheneu, 2004. Potter PA, Perry AG. Fundamentos de Enfermagem. 7 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009. Riella MC. Princpios de Nefrologia e Distrbios Hidroeletrodialticos. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2003. Riella MC. Princpios de nefrologia e distrbios hidroeletrolticos. 5 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2010. Rothrock,JC. Alexander Cuidados de enfermagem ao paciente cirrgico. Editora Donna R. McEwen;trad. de Jos Eduardo Ferreira de Figueiredo et al.. 13 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007.
a a a

SALLUN, A.M.C.;PARANHOS,W.Y.; SILVA, S.C.F. Discusso de Casos Clnicos e Cirrgicos - Uma importante ferramenta para atuao do enfermeiro. So Paulo: Editora Atheneu, 2009.

Santos NCM. Centro cirrgico e os cuidados de enfermagem. 2ed. So Paulo: Itria; 2005. SCHETTINO, G. Et AL. Paciente crtico, diagnstico e tratamento: Hospital Srio Libnes. 2 Edio. Barueri. So Paulo: Manole, 2012. Silva MG. Enfermagem em Endoscopia digestiva e respiratria. Editora Atheneu. 2010.

Silverthorn DU. Fisiologia humana: uma abordagem integrada. Barueri: Manole, 2003.

Smith, WS; Hauser, SL; Easton, JD. Doenas Cerebrovasculares. In Braunwald E, Fauci AS, Kasper DL, Hauser SL, Longo DL, Jameson JL (Eds). Harrison: Medicina Interna. (15.Ed). Rio de Janeiro: McGraw-Hill, 2002.

Sociedade Brasileira de Enfermeiros de Centro Cirrgico (SOBECC). Prticas recomendadas: centro cirrgico, recuperao ps-anestsica e centro de material e esterilizao. 5 ed. So Paulo: SOBECC, 2009.
a

Sousa RMC, Calil, AM, Paranhos WY, Malvestio MA . Atuao no Trauma:uma abordagem para Enfermagem. Atheneu, 2008. Springhouse. As melhores prticas de enfermagem: Procedimentos baseados em Evidncias. 2 edio, 2010. Editora Artmed.

Stefanelli MC, FakudalM, Arantes EC. Enfermagem psiquitrica em suas dimenses assistenciais. Barueri: Manole, 2008. Stuart GW, Laraia MT. Enfermagem Psiquitrica: princpios e prtica. Porto Alegre: Artes Mdicas, 2001. Timby BK. Enfermagem Mdico Cirrgica. 8 ed. Barueri: Manole, 2005. VAN DE GRAAF KM. Anatomia humana. 6 ed. Barueri: Manole, 2003. Volpato ACB, Santos VC Tcnicas Bsicas de Enfermagem. 2 ed. So Paulo: Martinari, 2007 . WHITAKER, I. Y. ; SALEH, Carmen Mohamad Rida . Nurse to Nurse - cuidados no trauma. Porto Alegre: AMGH Editora Ltda, 2011.
a a a

WONG OL. Fundamentos de Enfermagem Peditrica. 7 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006.

Anda mungkin juga menyukai