Anda di halaman 1dari 5

FACULDADE INTEGRADA TIRADENTES-FITS BIOMEDICINA ANATOMIA HUMANA II EXERCCIO DE REVISO: SISTEMA DIGESTRIO

1- Anatmica e funcionalmente como podemos dividir o sistema digestrio?

Pode ser dividido em canal alimentar (ou trato gastrointestinal) e rgos anexos.
2- Marque V para as alternativas verdadeiras e F para as alternativas falsas: (V) O canal alimentar se estende da boca ao nus e atravessa a cavidade torcica e entra na cavidade abdominal no nvel do diafragma. (F) O canal alimentar formado pelos seguintes rgos: cavidade oral, FARINGEesfago, estmago, intestino delgado e intestino grosso. (F) A vescula biliar no considerada um rgo anexo do sistema digestrio porque faz parte do fgado. (F) Na deglutio o palato mole e a vula palatina se elevam fechando a parte da NASOFARINGEorofaringe e impedindo que alimentos e lquidos entrem na cavidade nasal. 3- Explique as principais funes da lngua.

um rgo anexo muscular que exerce importantes funes na mastigao, na deglutio, na gustao e na articulao da palavra.
4- Cite os principais mecanismos de defesa do corpo para se proteger contra materiais ingeridos que podem ser prejudiciais se forem absorvidos? O AMBIENTE CIDO DO ESTMAGO E O SISTEMA LINFTICO MATAM MUITAS BACTRIAS PREJUDICIAIS. O REVESTIMENTO MUCOSO AO LONGO DO TRATO GASTROINTESTINAL (GI) SERVE COMO CAMADA PROTETORA. O VMITO, E EM CERTOS CASOS, A DIARRIA, SO REAES A SUBSTNCIAS IRRITANTES DO TRATO GI.

5- Explique o que so glndulas salivares, e cite os nomes das 3 glndulas salivares extrnsecas. So responsveis pela produo da saliva que funciona como solvente, limpando os dentes e dissolvendo as molculas de alimento de forma que possam ser degustadas. As glndulas salivares maiores (extrnsecas) so: Glndula partida (maior). Abaixo da orelha. Glndula submandibular. Na metade interna da mandbula. Glndula sublingual. Debaixo do soalho da boca.

6- Explique a (as) principal (is) funo (es) do esfago. ESFAGO- a poro do canal alimentar que conecta a faringe ao estmago. 7- Cite a localizao e explique a(s) funo (es) do estmago. Localiza-se abaixo do diafragma, com sua maior poro esquerda do plano mediano. RECEBE O BOLO; MISTURA O BOLO COM O SUCO GSTRICO; INCIA A DIGESTO DAS PROTENAS; ABSORO LIMITADA; MOVIMENTA O ALIMENTO PARCIALMENTE DIGERIDO PARA O DUODENO; REGURGITA QUANDO NECESSRIO.

8- Cite as partes componentes do intestino delgado e qual o papel do mesmo na digesto do alimento. EST DIVIDIDO EM TRS PARTES: O DUODENO, O JEJUNO E O LEO. RECEBE O QUIMO (ALIMENTO + SECREES) DO ESTMAGO E AS SECREES DO FGADO E DO PNCREAS; REDUZ O QUIMO; ABSORVE NUTRIENTES; TRASPORTE POR PERISTALTISMO; IMPEDE O REFLUXO DOS RESDUOS DO INTESTINO GROSSO.

9- Cite as subdivises do intestino grosso e qual o papel do mesmo na digesto do alimento. INTESTINO GROSSO- RECEBE RESDUOS INDIGESTOS; ABSORVE GUA E ELETRLITOS; FORMA, ARMAZENA E ELIMINA AS FEZES. CONSTITUI A PORO FINAL DO CANAL ALIMENTAR E EST SUBDIVIDIDO EM: CECO APNDICE VERMIFORME COLO ASCENDENTE COLO TRANSVERSO COLO DESCENDENTE COLO SIGMOIDE RETO CANAL ANAL 10- Cite a localizao do fgado e as principais funes do mesmo. Est localizado imediatamente abaixo do diafragma e direita, embora uma pequena poro ocupe tambm a metade esquerda do abdome. Trata -se de uma glndula que desempenha importante papel nas atividades vitais do organismo, seja interferindo no metabolismo dos carboidratos, gorduras e protenas, seja secretando a bile e participando de mecanismos de defesa

11- Cite a localizao do pncreas e as principais funes do mesmo. Localizado no lado esquerdo do corpo na regio entre o estmago e o duodeno. A funo endcrina executada pelas ilhotas pancreticas (de Langerhans) que secretam os hormnios insulina e glucagon. A secreo excrina o suco pancretico, que contm enzimas, e conduzido pelo ducto pancretico at o duodeno.

12- Explique como o refluxo do cido do estmago pode afetar o sistema digestrio. Cite as principais partes que geralmente so afetadas pelo refluxo. O REFLUXO DO CIDO DO ESTMAGO DESTROI O ESMALTE DOS DENTES. O REFLUXO PODE FERIR A MUCOSA DA CAVIDADE ORAL E DO ESFAGO.

13- Explique o que a azia e qual a relao da mesma com o esfncter inferior do esfago. O ESFNCTER INFERIOR DO ESFAGO PERMITE, S VEZES, QUE O CONTEDO CIDO DO ESTMAGO ENTRE NO ESFAGO. ISSO PODE PROVOCAR UMA SENSAO DE ARDNCIA CHAMADA AZIA. 14- Explique o que so lceras ppticas. SO LCERAS QUE SURGEM QUANDO O CIDO CLORDRICO E A ENZIMA DIGESTIVA PEPSINA CORROEM A PAREDE DO ESTMAGO 15- Qual a nica funo do estmago que parece ser essencial para a vida? A SECREO DO FATOR INTRNSECO, O QUAL NECESSRIO PARA A ABSORO INTESTINAL DA VITAMINA B12 (ESSENCIAL PARA A MATURAO DAS CLULAS SANGUNEAS VERMELHAS NA MEDULA SSEA VERMELHA. 16- Explique o que apendicite e qual a estrutura anatmica que afetada. INFLAMAO DO APNDICE VERMIFORME DO INTESTINO GROSSO. APENDICITE A INFLAMAO DESSA ESTRUTURA. 17- Explique o que so hemorroidas e qual a parte anatmica que afetada. SO UMA MASSA DE VEIAS VARICOSAS NA REA ANAL CAUSADA, EM PARTE, POR DIFICULDADES NA DEFECAO. AS REAS AFETADAS SO O CANAL ANAL E O STIO ANAL. 18- Diferencie diarreia de constipao. CONSTIPAO- O ACMULO DE MATERIAL FECAL POR MAIS TEMPO DO QUE NOS PERODOS NORMAIS ENTRE AS DEFECAES. DIARRIA- A PASSAGEM DEPRESSA DO MATERIAL FECAL PELO COLO, DE FORMA QUE O TEMPO INSUFICIENTE PARA PERMITIR A ABSORO DE GUA.

Anda mungkin juga menyukai