Anda di halaman 1dari 23

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL UEMS UNIDADE DE ENSINO DE DOURADOS CURSO DE QUIMICA INDUSTRIAL

TITULAO DE NEUTRALIZAO

DOURADOS-MS AGOSTO DE 2010

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS

CAYO VINCIUS FERNANDES 21470 GIULIANA THOMAS VITORINO 21475 MARINA COMIN 21484 PAULA CRISTINA SAMPAIO BEZERRA 21485 POLIANE ALVES DE OLIVEIRA 21486

TITULAO DE NEUTRALIZAO

Relatrio apresentado disciplina de Laboratrio de Qumica Geral I do 1 ano, curso de Qumica Industrial, sob orientao da Prof. Luzia Benedetti.

DOURADOS-MS AGOSTO DE 2010

1. Introduo
Em uma titulao busca-se determinar a concentrao do analito a partir de um titulante com concentrao bem definida. Para isto, necessrio padronizar tal titulante a partir de um padro primrio. Um padro primrio possui alto grau de pureza, fcil secagem, alto peso molecular, entre outros, os quais no se encontram em titulantes. Para a realizao da titulao necessrio o uso de indicadores cido-base nas solues que contm o padro primrio. Um indicador cido-base solvel em gua e sua cor depende do pH do meio. A mudana rpida de pH que ocorre durante a titulao sinalizada por uma mudana instantnea da cor do corante, em resposta ao pH, pois este possui uma determinada cor em meio cido e outra em meio bsico. Pode-se tomar como exemplo o cido actico (CH3OOH) sendo este um cido fraco, tendo um Ka de 1,8 x 105. Ele amplamente usado em qumica industrial na forma de cido actico glacial 99,8% (m/m) (densidade de 1,051) ou em solues de diferentes concentraes. Na indstria alimentcia consumido como vinagre, que uma soluo diluda do cido actico glacial (3,5 a 8% m/v). O teor de cido actico, um do componente mais importante do vinagre e responsvel pela sua acidez voltil, pode ser determinado por meio da titulao. Algumas vezes, a espcie qumica em soluo ou a reao utilizada tem caractersticas que possibilitam sua titulao direta. o que ocorre com o hidrxido de alumnio, que por ser pouco solvel, faz com que a determinao do ponto de equivalncia seja difcil. Para evitar esse problema, o procedimento adotado fazer com que a reao de neutralizao do hidrxido de alumnio ocorra totalmente atravs da adio de uma quantidade em excesso da soluo de cido (HCl por exemplo). Em seguida, o excesso de cido titulado com uma soluo-padro bsica secundria (neste caso pode ser NaOH). Vale destacar que este procedimento de determinao da quantidade em excesso adicionada chamado de retrotitulao.

2. Objetivos
Calcular a massa necessria para se preparar solues para determinados tipos de reagentes, onde estas sero utilizadas na titulao, realizar e compreender os conceitos a partir da realizao de uma titulao de neutralizao, efetuando por fim, os clculos necessrios.

3. Materiais e Reagentes 3.1 Materiais


Pipeta Volumtrica de 5ml Pipeta de Pasteur Bquer de 50ml Bquer de 100ml Erlenmeyer de 250ml Basto Balo Volumtrico de 100ml Suporte Universal Garra Metlica Trip Tela de Amianto Bureta Pipeta volumtrica de 5ml Pipeta volumtrica de 1ml

3.2 Reagentes
gua destilada Verde Bromocresol Hidrxido de Sdio 0,1mol.L cido Clordrico 0,1mol.L Biftalato de Potssio Carbonato de Sdio Vinagre (CH3COOH)

Vermelho de metila Hidrxido de alumnio

4. Procedimento Experimental

4.1 Experimento 01
Primeiramente, calculou-se a massa necessria para preparar 100ml de uma soluo de hidrxido de sdio 0,1mol.L atravs da equao: Equao 1

Onde: = massa molar (mol.L) m= massa (g) MM= massa molecular (u) V= volume (L) Com a massa calculada e pesada em um bquer, atravs da utilizao da balana analtica, diluiu-se o slido usando gua destilada. Aps isso, transferiu a soluo do bquer para um balo volumtrico de 100ml, onde foi adicionada gua destilada at que se completasse os 100ml totais do balo volumtrico, e por fim, agitou-se para homogeneizar a soluo. Com a soluo bsica j preparada, seguiu-se com a padronizao, onde calculou a massa necessria de biftalato de potssio que deveria ser tomada para que na padronizao da soluo de hidrxido de sdio 0,1mol. L fosse gasto aproximadamente 3/5de uma bureta de 10ml. Com a massa de biftalato de potssio calculada, pesou-a em um bquer onde esta foi dissolvida com gua destilada e transferida pra um erlenmeyer de 250ml, em que se completou com gua destilada at 100ml do mesmo. Depois foram adicionadas cinco gotas de fenolftalena ao erlenmeyer e agitou-se, em seguida deu inicio ao processo de titulao da soluo de biftalato de potssio, sendo este um padro primrio, com a soluo de hidrxido de sdio 0,1mol. L, cuja esta foi colocada dentro da bureta. Assim, seguiu-se com a titulao e obteve tais resultados. Por fim, com os volumes obtidos efetuou-se os clculos necessrios para a determinao da molaridade real da soluo alcalina preparada atravs da equao: Equao 2

C= m/v Onde: C= concentrao (mol/L) M= massa (neste caso em mol, pois deseja-se obter a molaridade real portanto utiliza-se uma massa em mol) V= volume (L)

4.2 Experimento 02
Inicialmente calculou-se o volume necessrio para preparar 100ml de uma soluo de cido clordrico 0,1mol.L, de 37% com uma densidade igual a 1,18g/ml, utilizando a mesma equao mencionada acima (equao 1) e posteriormente a equao: Equao 3 = m/v Onde: = densidade (g/ml) m = massa (g) v= volume (ml)

Com o volume calculado, pipetou-se tal volume onde este foi colocado em um bquer, e depois o diluiu com gua destilada e transferiu para um balo volumtrico de 100ml, onde se adicionou gua destilada at que completasse os 100ml totais do balo, e em seguida, agitou-se para homogeneizar a soluo. Com a soluo cida j preparada seguiu-se com a padronizao, em que se calculou a massa necessria de carbonato de sdio que deveria ser tomada para que na padronizao da soluo de cido clordrico 0,1mol.L fosse gasto aproximadamente 3/5 de uma bureta de 10ml. Com a massa de carbonato de sdio calculada, pesou-a em um bquer utilizando uma balana analtica, e depois a dissolveu em uma pequena quantidade de gua e transferiu para um erlenmeyer de 250ml, onde completou com gua destilada at 100ml deste, em seguida adicionou-se 5 gotas de verde de bromocresol e agitou-se.

Assim, deu-se incio ao processo de titulao com a soluo diluda do cido preparada (sendo este colocado dentro da bureta), at que se observasse uma mudana de cor no meio reacional. Depois que surgiu uma nova colorao, interrompeu-se imediatamente a titulao e levou o erlenmeyer ao aquecimento no bico de bunsen at a ebulio, onde se manteve neste estado por dois minutos. Posteriormente, retirou-se o erlenmeyer da chama e normalmente a soluo deveria voltar colorao inicial (neste caso azul), e depois foi resfriada sobre gua corrente e continuou-se a titulao, gota a gota, at que atingisse a cor amarela no meio. Anotou-se os resultados. Contudo, com os volumes obtidos, efetuou-se os clculos necessrios para determinar a molaridade real da soluo cida preparada atravs da mesma equao utilizada para determinar a molaridade real da soluo alcalina (equao 2).

4.3 Experimento 03
Primeiramente pipetou-se 1ml de vinagre, onde este foi colocado em um erlenmeyer de 250ml, em seguida completou-se com gua destilada at 100ml deste. Posteriormente, foram adicionadas cinco gotas de fenolftalena, e assim seguiu-se com a titulao utilizando o hidrxido de sdio padronizado. Vale destacar que este experimento foi realizado em duplicata. Por fim, determinou-se com o volume obtido o teor (% p/v) de cido actico no vinagre.

4.4 Experimento 04
De incio pesou-se 0,0515g da soluo de hidrxido de alumnio em um bquer de 100ml utilizando a balana analtica, e posteriormente adicionou-se 30ml de gua destilada, onde este foi diludo de certa forma e depois transferido para um erlenmeyer de 250ml, depois adicionou a mistura 5ml de cido clordrico padronizado e trs gotas de vermelho de metila. Assim, pde-se iniciar a titulao do excesso de cido clordrico com a soluo padronizada de hidrxido de sdio at a viragem. Portanto, com os volumes obtidos determinou-se o teor, por retrossntese, de hidrxido de alumnio (anticido) que possua uma densidade igual a 2,42g/ml em (% p/p) e em mg/ml.

5. Resultados e Discusses

5.1 Experimento 1
De inicio, calculou-se a massa necessria para preparar 100ml de uma soluo de hidrxido de sdio (NaOH) 0,1mol.L atravs da equao:

Como mencionado, o hidrxido de sdio possui uma molaridade igual a 0,1mol, uma massa molecular correspondente 39,9969u (Na = 22,99u + O = 15,999u + H=1,0079u = 39,9969u) e o volume utilizado 100ml, onde este deve ser em litro (SI), portanto sendo igual a : 1L-----1000ml x -----100ml x = 0,1L Com os dados determinados, pde-se ento finalmente calcular a massa necessria de hidrxido de sdio 0,1mol.L para preparar 100ml de soluo:

0,1 = m/39,9969 x 0,1

m = 0,399969g Aps o calculo, pesou-se a 0,3999g de NaOH, e seguiu-se assim com o preparo da soluo em um balo volumtrico de 100ml. Com a soluo bsica j preparada, realizou-se a padronizao desta utilizando biftalato de potssio como padro primrio, onde este bastante estvel, fcil de obteno e purificao, e uma substncia que no se alterada em contato com o ar durante a pesagem, portanto obteve-se a seguinte reao: 1NaOH + 1C8H5KO4 NaC8H4 KO4
+

H2O

Sabendo que a bureta era de 10ml calculou-se um valor estimado que deveria ser 3/5 de sua capacidade, onde se obteve atravs do seguinte clculo: 10 (ml) x 3/5 (capacidade) = 6ml

Com a determinao do volume da capacidade da bureta equivalente a 3/5, utilizou-se assim, inicialmente, 6ml da soluo a ser padronizada. Tomando essa quantidade, calculouse ento a massa necessria de biftalato de potssio para reagir com o hidrxido de sdio 0,1 mol.L atravs dos seguintes clculos: 0,1mol de NaOH----- 1L x----- 6.10 L x = 6.104 mols de NaOH Com a determinao da molaridade de hidrxido de sdio equivalente a 6ml (6.10 L), pde-se verificar atravs da equao da reao que 1mol de NaOH equivalia 1mol de C8H5KO4 , isto , esto em uma razo de 1:1, portanto seguiu-se com os clculos para determinar a molaridade do biftalato de potssio correspondente 6.104 mols de NaOH:

1mol de NaOH-----1mol de C8H5 KO4 6. 104 mol de NaOH ----- x x = 6. 104 mols de biftalato de potssio

Depois de calcular a molaridade do biftalato de potssio correspondente a 6. 104 mols de NaOH, pde-se determinar ento quantas gramas equivalia 6. 10 4 mols de biftalato de potssio:

1mol de C8H5KO4 -----204,2215g (C = 8x12,011= 96,088 + H = 5x1,0079 = 5,0395 + K = 39,098 + O = 4x15,999 = 63,996 =204,2215) 6. 104 mols de C8H5KO4 ----- x x = 0,12253g de C8H5KO4

Aps o clculo, pesou-se 0,1232g de biftalato de potssio (padro primrio), em um bquer, adicionando-se gua destilada at a dissoluo, transferiu-se a soluo para um erlenmeyer de 250ml, acrescentando gua destilada at aproximadamente 100ml. Em seguida foi adicionada 5 gotas do indicador cido-base fenolftalena (sendo este um indicador suficientemente sensvel para assinalar o trmino ou o incio da reao) soluo do erlenmeyer, agitou-se para homogeneizao e a soluo permaneceu incolor, indicando

meio cido. Posicionou o erlenmeyer contendo a soluo de biftalato de potssio na presena do indicador (fenolftalena) embaixo da bureta, onde esta j continha a soluo de hidrxido de sdio (10ml), iniciando assim a titulao. Depois de adicionado 6,5ml da soluo de NaOH a neutralizao entre as substncias ocorreu, a zona de viragem do indicador foi ultrapassada, modificando sua estrutura, onde pde-se obter um colorao rosa, mostrando macroscopicamente que a soluo final se tornou bsica. Assim, com esses volumes obtidos puderam-se efetuar os clculos para determinar a concentrao real da soluo alcalina preparada, onde se calculou primeiramente a quantos
mols correspondia massa pesada de biftalato de potssio para a preparao desta soluo:

1mol de C8H5KO4----- 204,2215g x ----- 0,1232g x = 6,0326.104 mols de C8H5KO4

Enfim, aps ter definido que 0,1232g de biftalato de potssio correspondia a 6,0326.104 mols do mesmo (sendo esta a massa pesada para preparar tal soluo), pde-se determinar a concentrao real da soluo alcalina:

C = m (neste caso molar) / v (L) C = 6,0236.104 6,5.10 C = 0,09286 mol/L de biftalato de potssio

Onde: 1NaOH + 1C8H5KO4NaC8H4KO4 + H2O

Logo, pde-se observar uma estequiometria de 1:1 na equao da reao, ento definiu-se que 0,09286mol/L de NaOH correspondia a 0,09286mol/L de C8H5KO4, portanto a concentrao real da soluo de NaOH igual a 0,09286mol/L.

5.2 Experimento 2
Calculou-se a massa necessria para preparar 100ml (onde corresponde a 0,1L) de uma soluo de cido clordrico com concentrao de 0,1 mol.L 37% com uma densidade igual a 1,18g/ml, utilizando as equaes 1 e 3:

Sendo a massa molecular: HCl H= 1x 1,0079= 1,0079 Cl= 1x 35,4551= 35,4551 36,463 g/mol

0,1 =

m___

36,463 x 0,1 m = 0,36463g HCl

= m_ V 1,18= 0,36463 V V = 0,309ml de HCl

Em seguida pde-se calcular a quantos mililitros o volume encontrado de cido clordrico correspondia a soluo concentrada do cido:

37ml de HCl ----- 100ml da soluo concentrada de cido 0,309ml de HCl----- x x= 0,835ml de soluo concentrada de cido clordrico

Com o volume obtido atravs do clculo acima, pipetou-se 0,8ml da soluo concentrada de HCl em um bquer, adicionou gua destilada afim de dilu-lo e transferiu-o para um balo volumtrico de 100ml, completando sua capacidade volumtrica com gua destilada, e por fim agitou-se para homogeneizar. Posteriormente, calculou-se a massa de carbonato de sdio equivalente a 3/5 do volume da bureta (sendo esta equivalncia j calculada no experimento 1, 6ml necessrios) de 10ml da seguinte forma: Primeiro transformou-se os 6ml em litros: 1L-----1000ml x----- 6ml x = 0,006L Depois com o volume em litros e com a molaridade da soluo de cido clordrico com concentrao de 0,1mol.L, definiu-se a quantos mols corresponderia tal volume (0,006L):

0,1mol ------------------ 1L x --------------------- 0,006L x= 0,0006 mol de HCl

Para se determinar o nmero de mols de carbonato de sdio, primeiramente foi calculado a quantidade de mols de CO3-2 a partir das equaes das reaes:

HCl + H2O H+ + ClCO3-2 + 2H+ CO2+ + H2O Onde:

1mol CO3-2 ----- 2mol H+ x ----- 0,0006 mol de H+ x = 0,0003 mol de CO3-2

Ento pde-se verificar atravs das equaes das reaes uma estequiometria de 1:1 em relao ao carbonato de sdio e ao CO3-2 , o que leva a concluir que o carbonato de sdio corresponde a 0,0003mol tambm:

1 Na2CO3 + H2O 2Na+ +1 CO3-2 0,0003mol ------------------ 0,0003mol

Posteriormente, para se determinar a massa de Na2CO3 foi utilizado a massa molecular deste correspondente a 1 mol e 0,0003 mol correspondente a x gramas. Sendo a massa molecular: Na2= 2 x 22,99= 45,98 C= 1x 12,011= 12,011 O3= 3 x 15,999= 47,997 105,978 g/mol

1 mol de Na2CO3 ----- 105,978g 0,0003 mol ----- x x = 0,0317g

Pesou-se aproximadamente a massa encontrada (m = 0,0322g) de carbonato de sdio e seguiu-se os mesmos passos do experimento anterior, obtendo-se uma soluo de carbonato de sdio (padro primrio). A esta soluo foi adicionado um indicador, verde de bromocresol, que possui ponto de viragem entre 3,8 e 5,4 de pH, e colorao amarela plida, ao adicion-lo soluo de carbonato de sdio, a colorao da soluo variou do incolor para o azul, indicando um meio bsico. Em seguida iniciou-se a titulao, onde de 10ml da soluo de cido clordrico contido na bureta, foi necessrio 5,5ml desta para que alterasse a colorao da soluo de carbonato de sdio com indicador para um tom esverdeado. Assim, interrompeu-se a titulao e colocou-a para ferver por aproximadamente 2minutos devido supersaturao de CO2, que seria eliminado na ebulio, pois sua presena, temperatura ambiente, poderia gerar um resultado prematuro. Em seguida, resfriou-se esta mistura em gua corrente, para estabiliz-la temperatura ambiente, onde a colorao da soluo voltou de certa forma ao seu tom azulado. Ao

continuar com a titulao, foi necessrio 0,6ml da soluo de cido clordrico para a colorao da soluo se tornar amarela, indicando meio cido, sendo assim o fim da padronizao. Ento, com os volumes obtidos foram efetuados os clculos necessrios para a determinao da molaridade real da soluo cida preparada, em que calculou-se
primeiramente a quantos mols corresponderia a massa de carbonato de sdio pesada:

1mol de Na2CO3 ----- 105,978 g x ----- 0,0322g x = 3,0383.104mol de carbonato de sdio

Contudo, com o nmero de mols de carbonato de sdio obtido pde-se obter a quantidade de mol de HCl necessria para se determinar a concentrao de HCl:

1CO3-2 -----2H+ 3,0383.10-4 -----x x = 6,0766. 104mol de HCl (pular 1 linha) Portanto: C= m/V Sendo o volume calculado em litros: 1L----- 1000ml x ----- 5,5ml x= 5,5 . 10-3 L

C = 6,0766.104 / 5,5. 103 = 0,11 mol/L de HCl (sendo esta a molaridade real da soluo de HCl)

5.3 Experimento 03
Iniciou-se o experimento, pipetando-se 1ml de vinagre em um erlenmeyer de 250ml, completando com 100ml de gua destilada deste erlenmeyer, e adicionaram-se 5 gotas do indicador cido-base fenolftalena, cuja soluo permaneceu incolor indicando meio cido. Seguiu-se assim com a titulao com o hidrxido de sdio padronizado, onde foram necessrios 7,5ml da soluo de NaOH para que a soluo se tornasse rsea, indicando meio bsico. Repetiu-se a titulao novamente (feito em duplicata), em que se obteve os mesmos resultados. A equao para essa reao : 1CH3COOH + 1NaOH CH3COONa + H2O

A partir da concentrao real do hidrxido de sdio calculada no experimento 1 de 0,09286mol/L e do volume utilizado da soluo de hidrxido de sdio para que a soluo se tornasse rsea, pde-se efetuar os clculos para determinar o teor (% p/v) de cido actico no vinagre, onde primeiramente calculou a quantos mols de NaOH correspondia 7,5ml (neste caso 7,5. 103L devido o SI):

0,09286 mol de NaOH -----1L x -----7,5. 103 L x = 6,9645. 104 mol de NaOH

Em segundo, verificou-se a proporo de 1:1 na equao da reao, podendo definir que 6,9645. 104 mol de CH3COOH correspondia 6,9645. 104 mol de NaOH, portanto 1ml do vinagre pipetado era equivalente 6,9645. 104 mol. Ento, a partir da pde-se definir a quantos mols equivalia 100ml da soluo preparada:

1ml de vinagre-----6,9645. 104 mol 100ml da soluo ----- x x = 0,06964 mol de CH3COOH Onde em seguida determinou-se a quantas gramas 0,06964 mol de CH3COOH correspondia: 1mol de CH3COOH ------60,0516g (C = 2x12,011 = 24,022 + H = 4x1,0079 = 4,0316 + O = 2x15,999 = 31,998 = 60,0516g) 0,06964 mol de CH3COOH ----- x x = 4,1819g de CH3COOH Dessa maneira determinou-se que o teor de cido ctico contido no vinagre era de 4,1819 % p/V.

5.4 Experimento 04
Iniciou-se o experimento, pesando-se em um bquer de 100ml 0,0515g de Al(OH)3 , em seguida foi adicionado 30ml de gua destilada e transferido a um erlenmeyer de 250ml, depois adicionou-se 5ml de cido clordrico, acrescentando-se 3 gotas de vermelho de metila, assim a soluo se tornou rsea, indicando meio cido. Iniciou-se a retrotitulao do Al(OH)3 devido ao hidrxido de alumnio ser uma suspenso, no reagindo assim todos seus tomos se a titulaco fosse feita diretamente, por isso reagiu-se o Al(OH)3 com o HCl em excesso, para posteriormente titular esse excesso com a soluo padronizada de NaOH. Dada as equaes: Al(OH)3 + 3HClAlCl3 + 3H2O + excesso de HCl HCl + NaOH NaCl + H2O Durante a retrotitulao do Al(OH)3 foram utilizados 6ml (de 10ml colocados na bureta foram necessrios 6ml) da soluo padronizada de hidrxido de sdio, para que a colorao se tornasse incolor, o que indicou macroscopicamente que a soluo se tornou bsica, pois o excesso de HCl foi neutralizado, finalizando assim a retrotitulao. A partir da molaridade real de HCl calculada no experimento 2 de 0,11mol e do volume utilizado da soluo de hidrxido de sdio para que a soluo se tornasse incolor, pde-se calcular o teor (% p/p) de hidrxido de alumnio.

Primeiramente, calculou-se quantos mols de HCl corresponderia 5ml deste cido ( porm, devido ao SI foi utilizado 5.10-3L ). 0,11mol ----- 1L x ----- 5.10-3 x = 0,55.10-3 mol

Para obter o nmero de mols de NaOH, foi utilizado a concentrao real deste calculada no experimento 1 de 0,09286mol/L correspondente a 1litro e o volume do mesmo correspondente a x mols. Obs: Foram utilizados 6ml de NaOH durante a titulao, porm para que os resultados fossem obtidos de forma correta, usou-se um volume de 5,5ml de NaOH. Portanto:

0,09286 mol de NaOH -----1L x ----- 5,5.10 -3L x = 5,107.10-4 mol de NaOH Em seguida, verificou-se que a razo da equao da reao entre o hidrxido de alumnio e o cido clordrico era de 1:3 (Al(OH)3 + 3HCl1AlCl3 + 3H2O), assim pdese determinar quantos mols corresponderia o hidrxido de alumnio para 0,393.10 -4 mol de HCl. Para a obteno desse valor foi necessrio encontrar o nmero de mols de cido clordrico que reagiu com o hidrxido de alumnio, subtraindo a quantidade de cido clordrico adicionado, da quantidade de cido clordrico reagido com hidrxido de sdio: 5,5.10-4 - 5,107.10-4 = 0,393.10-4 mol. De fato obteve-se: 1mol de Al(OH)3 ----- 3mol de HCl x -----0,393.10-4 mol de HCl x = 1,31.10-5 mol de hidrxido de alumnio Posteriormente, para calcular o teor de hidrxido de alumnio, foi utilizado a massa molecular deste correspondente a 1 mol e o seu nmero de mol (calculado acima) correspondente a x gramas:

Massa molecular do Al(OH)3 Al= 1 x 26,9883 = 26,9883 O3= 3x 15,999 = 47,997 H3= 3 x 1,0079= 3,0237 78,009 g/mol Assim: 1mol de Al(OH)3 ------------ 78,009g 1,31.10-5 mol de Al(OH)3 --- x x = 1,0219.10-3g

Depois, foi necessrio passar a massa encontrada de hidrxido de alumnio (1,0219.103g) correspondente a 1,31.10-5 mol para porcentagem, onde:

0,0515 g de Al(OH)3 ----- 100 % 1,0219.10-3g ----- x x = 1,9845 % p/p

Contudo, sendo o anticido (hidrxido de alumnio) correspondente a uma densidade igual a 2,42g/ml, efetuou-se os clculos para determinar o teor de hidrxido de alumnio em mg/ml: = m/v 2,42 = 1,0219.10-3 /v v = 4,2227.10-4 ml

Consequentemente, concluiu-se que 1,0219.10-3g de hidrxido de alumnio correspondia a 4,2227.10-4 ml, e assim pde-se calcular quantas gramas corresponderia a 1ml: 1,0219.10-3g de Al(OH)3 ----- 4,2227.10-4 ml x ----- 1ml

x = 2,42001g/ml

Onde desejava-se determinar esta massa em mg/ml, portanto: 2,42001g/ml x 1000 2420,01 mg/ml

Enfim, o teor de hidrxido de alumnio (Al(OH)3) de 1,9845 % p/p, ou seja, 2420,01 mg/ml.

6. Concluso
Com a realizao das titulaes em cada experimento foi compreendido que estas corresponderam a reaes entre cidos e bases na presena de um indicador, e que a mudana de cor na soluo foi devidamente monitorada, para que se conhecesse com preciso a concentrao de cada soluo. Vale mencionar tambm que no final da titulao, o ph da soluo aquosa nos experimentos 1 e 2 foram respectivamente bsica e cida. Outro aspecto importante a ser destacado seria o padro primrio, sendo este altamente puro e estvel que permitiu preparar uma soluo padro (primria) e possua requisitos importantes como a sua estabilidade em contato com o ar, sua composio no varia com a umidade, alta massa molar sendo o seu erro relativo a pesagens minimizado, entre outros fatores. O conceito de retrotitulao tambm deve ser destacado, no qual determinou-se a quantidade em excesso de uma substncia adicionada na soluo, que neste caso a substncia determinada foi o de HCl.

7. Referncias Bibliogrficas
http://www.ebah.com.br/relatorio-preparacao-de-naoh-doc-a15920.html acessado em 26 de outubro de 2010 s 17h34min. (pular 1 linha) http://pt.wikipedia.org/wiki/Tetrabromometacresolsulfonoftale%C3%ADna acessado em 27 de outubro de 2010 s 17h09min. (pular 1 linha) http://pt.wikipedia.org/wiki/Indicador_de_pH acessado em 27 de outubro de 2010 s 18h38min. (pular 1 linha) http://www.quimica.icen.ufpa.br/prep%20e%20padr%20de%20HCl.htm acessado em 27 de outubro de 2010 s 21h56min. (pular 1 linha) http://www.scribd.com/doc/25110234/Quimica-Analitica-I-Volumetria, acessado em 28 de outubro de 2010 s 09h514min.

Anda mungkin juga menyukai