Anda di halaman 1dari 11

Universidade de So Paulo - Faculdade de Educao Disciplina: Metodologia do Ensino de Cincias Sociais II Perodo: Vespertino

Sequncia didtica Tema: Introduo ao estudo de Cincias Sociais Pblico: 1 ano do ensino mdio

A necessidade e a possibilidade de uma cincia do social Pretende-se oferecer subsdios e ideias para o professor de Cincias Sociais em suas aulas iniciais de introduo disciplina. Sabe-se que uma das dificuldades do aluno iniciante perceber a sociedade como objeto de estudo cientfico e as Cincias Sociais como algo que se coloca como muito alm do simples debate acerca do senso comum. Recursos didticos desta sequncia: anlise de textos e de fotografias, estudo do meio, elaborao de pesquisa e de entrevista.

1. Aula: textos clssicos 1.1 Inicialmente o professor deve perguntar aos alunos o que eles entendem como Cincias Sociais e o que elas estudam e anotar as respostas espontneas, tanto na lousa quanto em uma folha a parte para posterior utilizao. 1.2 Dividir os alunos em grupos ou duplas dependendo da quantidade de alunos e caractersticas da turma e distribuir um dos trechos de autores clssicos (anexo) para cada dupla. 1.3 Pedir para que eles, aps a leitura atenta do trecho, relacionem-no com as seguintes questes: I) como a sociedade deveria ser; II) por que vivemos em sociedade; III) como manter a ordem na sociedade. Como os textos so de difcil leitura, essa parte da atividade visa facilitao da interpretao dos textos. Pedir aos alunos que anotem suas observaes no caderno.

1.4 Pedir para que os alunos pesquisem, em casa, sobre os textos e autores de seus respectivos grupos. Trata-se de uma pesquisa simples na qual eles devem fornecer o
1

perodo em que a obra foi feita, uma minibiografia do autor e a importncia da obra, que sero utilizados na aula seguinte. A critrio do professor, a pesquisa pode ser cobrada como elemento de avaliao ou apenas sugerida, bem como a interpretao dos textos em grupos.

2. Aula Debate e concluses 2.1 Pedir aos alunos a devolutiva de suas pesquisas e debater sobre como cada autor procurou responder s questes da aula anterior. Pedir para que os alunos leiam a concluso do trabalho tambm da aula anterior. 2.2 Promover debate sobre as questes de 1.3: I) como a sociedade deveria ser; II) por que vivemos em sociedade; III) como manter a ordem na sociedade. 2.3 Aps isso, mostrar a diferena entre uma proposta dogmtica ou filosfica sobre a sociedade e uma anlise cientfica. Propor as questes: IV) Como a sociedade , e V) Como a sociedade funciona. 2.4 Explicar que a mudana do enfoque filosfico para o enfoque cientfico aconteceu aps a Revoluo Industrial e relacionar esse evento com a necessidade do surgimento das Cincias Sociais. 2.5 Pedir, para a aula seguinte, imagens que representam a Revoluo Industrial, ressaltando a importncia dessa pesquisa de imagens para uma futura avaliao. 2.6 Exemplos de imagens encontrveis na internet:

Fontes: http://www.planetaeducacao.com.br/portal/artigo.asp?artigo=1055
http://www.klick.com.br/enciclo/encicloverb/0,5977,cliente-415,00.html 2

http://imagenshistoricas.blogspot.com.br/2012/04/revolucao-industrial.html

3. Aula Preparao para estudo do meio (ou trabalho de campo) 3.1 Recolher as imagens trazidas e elencar as imagens que apareceram como: operrios, mquinas, capitalistas, crianas trabalhando, ferrovias, etc. 3.2 Guardar as imagens para futura utilizao. 3.3 Orientar sobre estudo de meio que ser realizado na Vila de Paranapiacaba, na semana seguinte. Explicar como funciona um caderno de campo e o uso de fotografias com finalidade histrica e cientfica (como documento).

4. Aula Estudo do meio / trabalho de campo 4.1 Conferir se os alunos esto levando o material necessrio para a atividade, basicamente um caderno para anotaes de perguntas, reflexes, anlises, etc. e uma mquina fotogrfica, que pode ser o prprio celular, desde que haja condies de imprimir a imagem depois. 4.2 Entrega de uma lista com as observaes feitas com relao s imagens da Revoluo Industrial. Orientar os alunos para que fotografem o que acharem semelhante ou comparvel com os itens dessa lista. 4.3 Visita ao museu do castelo, ao museu funicular e vila em si. Aspectos importantes: a estrutura social representada pela arquitetura das casas, a noo de progresso e o crescimento desordenado da parte alta. 4.4 Exemplo de imagens da vila de Paranapiacaba:

Fontes:

http://www.amantesdaferrovia.com.br/profiles/blogs/document-rio-sobreparanapiacaba-a-transforma-o-sens-vel-neblina?xg_source=activity http://pt.wikipedia.org/wiki/Paranapiacaba

5. Aula Retorno do estudo do meio/ trabalho de campo 5.1 Elaborao de um painel com fotos da vila e imagens da Rev. Industrial, talvez com o auxlio do professor de Histria. 5.2 Importante, para essa elaborao, discutir as semelhanas e diferenas entre as fotografias. 5.3 Separar as imagens que no encontram semelhanas, por exemplo, muitas imagens da Revoluo Industrial mostram crianas trabalhando nas linhas de montagem. Outra questo que na vila no h mais operrios como havia. 5.4 Mostrar a importncia da Inglaterra no cenrio mundial e a continuidade histrica que leva da Ver. Industrial construo das ferrovias no Brasil

6. Aula - O incio das cincias sociais 6.1 Retomar os temas discutidos at ento: desde as questes da primeira aula at o trabalho de campo. 6.2 Fazer uma relao entre o mundo antes e depois da Revoluo Insdustrial, mostrando a necessidade do surgimento de uma cincia do social.

6.3 Elencar alguns dos problemas sociais agravados ou desenvolvidos pela Revoluo Industrial. 6.4 Dividir os alunos em grupos e pedir que elenquem alguns dos principais problemas que a nossa sociedade enfrenta, ou, se o tempo no permiti-lo, apenas escrever na lousa quais problemas eles rapidamente identificam. 6.5 Explicar ento as diferenas entre problema social e problema sociolgico. No uma questo simples primeira vista, ento explicar para eles que faro um exerccio de pesquisa sociolgica na aula seguinte. 6.6 Sugerir a eles a seguinte questo, para pensarem em uma resposta: Que motivos levam algum a escolher uma carreira profissional?. Como se trata de alunos iniciando o ensino mdio, tal questo procura relacionar-se com preocupaes reais ou futuras dos estudantes.

7. Aula Projeto de Pesquisa 7.1 Iniciar a aula anotando as respostas e observaes com relao questo anterior. 7.2 Atentar para o fato de que so apenas opinies e questionar se h alguma maneira de se chegar a uma resposta mais concreta. Levantar propostas de mtodos para a apurao da resposta. 7.3 Sugerir ento um projeto de pesquisa por meio de entrevistas. Elaborar, com os alunos, as hipteses para a o problema de pesquisa. 7.4 Verificar a possibilidade de delimitar o problema a um nmero pequeno de hipteses. Embora o ideal seja que os alunos desenvolvam essa delimitao, possvel que as opes de interesse sejam: A) as pessoas escolhem a carreira por motivos pessoais e B) as escolhas so socialmente determinadas. 7.5 Elaborar com os alunos o pblico alvo da pesquisa e as perguntas a serem efetuadas. O pblico pode ser pessoas formadas, pessoas adultas com ou sem ensino superior, estudantes de faculdade ou vestibulando, ou cruzar essas categorias. Profissionais de carreira e vestibulandos podem ser uma boa escolha para fins de comparao.

8. Aula Resultado do Projeto de Pesquisa 8.1 Colocar na lousa o resultado da pesquisa dos alunos formando uma tabela com as colunas e linhas previstas pela estrutura do projeto, por exemplo: colunas: "formados" e "vestibulandos"; e linhas: "motivos pessoais" (como vocao, interesse, curiosidade, dom...), "motivos socialmente determinados" (como salrio, ascenso da carreira, tradio familiar...).
5

8.2 Comentar as concluses e limitaes da pesquisa e o provvel resultado, que pode tanto confirmar a hiptese A ou a hiptese B, ou mesmo ficar entre as duas. (O mais provvel, porm, segundo experincia anterior, que fique na hiptese dos motivos pessoais.) 8.3 Mostrar a seguinte tabela para os alunos: Declarao de cor espontnea em 1995 e 2008 Qual a sua cor? Branca Moreno Parda Negro Moreno Claro Preta Amarela Mulato Clara Outras No sabe Total em % Fonte: DataFolha 1995 50 13 20 7 2 2 1 1 0 1 4 100 2008 32 28 17 7 5 5 2 1 1 3 1 100 % -18 15 -3 0 3 3 1 0 1 2 -3 0

8.4 Discutir os resultados possveis da leitura desses dados. possvel dizer que de 1995 para 2008 os brancos no Brasil diminuram e os morenos aumentaram drasticamente? Anotar as hipteses possveis para esse fenmeno. 8.5 Comparar os dados da pesquisa feita pelos alunos com essa tabela de declarao de cor. Observar, com os alunos, a dificuldade de se obter dados conclusivos com pesquisas de opinio sem nada que se compare a elas. 8.6 Mostrar para os alunos uma anlise feita por um Cientista Social dos dados da declarao espontnea de cor e discutir esse resultado com os alunos:
Ou seja, minha sugesto de que a cor da pele pode estar se destacando entre os elementos considerados na nossa classificao, justamente porque o ideal de embranquecimento tem-se enfraquecido. Para dizer de outro modo: medida que a ideologia do embranquecimento perde importncia, tambm o sistema de classificao em tipos raciais, que considera traos fsicos e posio social, perde salincia. Do antigo sistema racial, a

cor

da

pele

passa,

portanto

destacar-se

(GUIMARES, 2011, p.265-271)

8.7 Entregar, para os alunos, as duas tabelas seguintes, retirados de um estudo sobre o ensino superior no Brasil e com dados do Provo, para leitura e comparao com a pesquisa realizada por eles:

(PINTO, 2004, p.743-744)


7

9. Aula Concluses da Pesquisa 9.1 Comparar, com os alunos, a tabela lida em casa, cotejada com o resultado da pesquisa feita pelos alunos. Dependendo do resultado as tabelas podem confirmar ou contrariar a concluso dos alunos. 9.2 Mostrar que o resultado de uma pesquisa de opinio restringe-se, na maioria das vezes, opinio e no realidade dos fatos, pois no fcil perceber, por no serem bvias, as relaes sociais. O resultado da pesquisa dos alunos ento s pode ser A maioria das pessoas considera que so (ou no) responsveis pela escolha da carreira profissional 9.3 Refletir ento sobre a especificidade dos objetos das cincias scias, bem como das cincias humanas e problematizar tambm os objetos das cincias ditas exatas. A fsica quntica, por exemplo, com princpios como o da incerteza e a teoria do caos fogem viso tradicional da cincia exata como algo cem por cento objetivo e palpvel. 9.4 Trazer de volta as respostas dos alunos na aula 1 e na aula 6 para definir ento, de maneira mais formal, o que so as Cincias Sociais e o que so os problemas sociolgicos. Fim da sequncia.

Referncias Bibliogrficas: PINTO, Jos Marcelino de Resende. O acesso educao superior no Brasil. In: Educao e Sociedade, Campinas, vol. 25, n. 88, p. 727-756, Especial - Out. 2004 GUIMARES, Antonio Srgio Alfredo. Raa, cor da pele e etnia. In: Cadernos de Campo, So Paulo, vol.20, n. 20, p. 265-271, Jan-Dez. 2011

Anexo A natureza deu a mesma forma a todos; aqueceu-os todos com o mesmo calor, envolve todos com o mesmo amor; o que ela reprova, aumentar o prprio bem estar agravando a infelicidade de outrem. por isto que os utopianos pensam que necessrio observar no s as convenes privadas entre simples cidados, mas ainda as leis pblicas, que regulam a distribuio das comodidades da vida, em outros termos, que distribuem a matria do prazer, quando estas leis foram justamente promulgadas por um bom prncipe, ou sancionadas pelo consentimento geral de um povo, nem oprimido pela tirania, nem embado pelo artifcio. A sabedoria reside em procurar a felicidade sem violar as leis. A religio trabalhar pelo bem geral. Calcar aos ps a felicidade de outrem, em busca da sua, uma ao injusta. Ao contrrio, privar-se de algum prazer, para comunic-lo a outrem, indcio de um corao nobre e humano, e que, alis, torna a ach-lo muito superior ao prazer sacrificado. Primeiro que tudo, esta boa ao recompensada pela reciprocidade dos servios; em seguida, o testemunho da conscincia, a lembrana e o reconhecimento dos que foram obsequiados causam alma delcia maior que no poderia ter dado ao corpo o objeto de que se foi privado. Finalmente, o homem que tem f nas verdades religiosas, deve estar firmemente persuadido de que Deus recompensa a privao voluntria de um prazer efmero e passageiro, com alegrias inefveis e eternas MORUS, Thomas. Utopia

O motivo que leva os seres humanos a criar os Estados o desejo de abandonar essa miservel condio de guerra que [] [surge] quando no existe poder visvel que os controle []. O nico caminho para criar semelhante poder comum, capaz de defende-los contra a invaso dos estrangeiros [], assegurando-lhes de tal modo que por sua prpria atividade e pelos frutos da terra podero alimentar-se a si mesmos e viver satisfeitos, conferir todo o seu poder e fortaleza a um homem ou a uma assembleia de homens [] que representem sua personalidade []. Isso algo mais que consentimento ou concrdia; uma unidade real de tudo isso em uma e mesma pessoa, instruda por pacto de cada homem com os demais []. Feito isso, a multido assim unida em uma pessoa se denomina Estado. HOBBES, Thomas. O Leviat.

No h Estado, nem governo nem sequer um indivduo que do mesmo modo possa jamais se tornar perfeito, antes que a esses filsofos pouco numerosos a que agora chamam, no perversos, mas inteis, a necessidade, sada das circunstncias, os force, quer queiram quer no, a ocupar-se do Estado, e que este lhes obedea; ou antes que um verdadeiro amor da filosofia verdadeira, por qualquer inspirao divina, se apodere dos filhos ou dos prprios homens que esto atualmente no poder ou ocupam o slio real. Dizer que uma ou outra destas hipteses impossvel de se dar,

ou nenhuma delas, acho que no h razo para tal. Se assim fosse, seria justo que troasse de ns, por no passarmos, nas nossas conversas, de meras fantasias. PLATO, A Repblica

Quem quiser praticar a bondade em tudo o que faz est condenado a penar, entre tantos que no so bons. necessrio, portanto, que o prncipe que deseja manter-se aprenda a agir sem bondade, faculdade que usar ou no, em cada caso, conforme seja necessrio. [] Pode-se observar que todos os homens especialmente os soberanos, colocados em posio mais elevada tm a reputao de certas qualidades que lhe valem elogios ou vituprios (palavra ou atitude ofensiva). Assim, alguns so tidos como liberais, outros por miserveis []; um considerado generoso; o outro, vido; um cruel; o outro, misericordioso; um, efeminado e pusilnime (covarde); e outro bravo e corajoso; [] e assim por diante. Naturalmente, seria muito louvvel que um prncipe possusse todas as boas qualidades acima mencionadas, mas como isso no possvel, pois as condies humanas no o permitem, necessrio que tenha a prudncia necessria para evitar o escndalo provocado pelos vcios que poderiam faz-lo perder seus domnios, evitando os outros, se for possvel; se no for, poder pratica-los com menores escrpulos. Contudo no dever preocupar-se com a prtica escandalosa daqueles vcios sem os quais difcil salvar o Estado; isto porque, se se refletir bem, ser fcil perceber que certas qualidades que parecem virtudes levam runa, e outras, que parecem vcios, trazem como resultado o aumento da segurana e do bem-estar. MAQUIAVEL.O Prncipe.

O primeiro que tendo cercado um terreno se lembrou de dizer: "Isto meu", e encontrou pessoas bastante simples para o acreditar, foi o verdadeiro fundador da sociedade civil. Quantos crimes, guerras, assassnios, misrias e horrores no teria poupado ao gnero humano aquele que, arrancando as estacas ou tapando os buracos, tivesse gritado aos seus semelhantes: "Livrai-vos de escutar esse impostor; estareis perdido se esquecerdes que os frutos so de todos, e a terra de ningum" ROUSSEAU, Discurso sobre a Origem e os Fundamentos da Desigualdade entre os Homens.

Assim como na Ctara, nas flautas, no canto e nas prprias vozes se deve guardar certa consonncia de sons diferentes, sob pena de a mudana ou a discordncia ferirem ouvidos educados, e tal consonncia graas a combinao dos mais dessemelhantes sons, se torna concorde e congruente, assim tambm igual tonalidade na ordem poltica admitida entre as Classes alta, mdia e baixa suscitava o congraamento dos cidados. E aquilo que no canto os msicos chamam harmonia era na cidade a concrdia, o mais suave e estreito vnculo de coexistncia em toda a repblica, que sem justia, no pode em absoluto subsistir. Santo Agostinho, De Civitate Dei

Considero, portanto, o poder poltico o direito de fazer leis, para preservar e regular a propriedade
10

o homem procura juntar-se em sociedade com outros que j esto unidos, ou pretendem unir-se para a mtua conservao da vida, da liberdade e dos bens que chamo propriedade LOCKE, Segundo Tratado sobre o governo civil

11

Anda mungkin juga menyukai