Anda di halaman 1dari 53

Ambientes de Trabalho * Livres de Fumo

Manual para tornar sua empresa mais segura e saudavel.

SSbr
Alianga de Controle do Tatwgismo

globalsmokefreepartnership

Apresentaao
O tabagismo e considerado um problema de saude publica que mata, aproximadamente, 5 milhoes de pessoas por ano em todo mundo, 200 mil somente no Brasil. A ACT e uma organizagao nao-governamental voltada a promogao de agoes para a diminuigao do impacto sanitario, social, ambiental e economico, gerado pela produgao, consumo e exposigao a fumaga do tabaco. E composta por cerca de 300 organizagoes da sociedade civil, associagoes medicas, comunidades cientificas e congrega tambem pessoas comprometidas com o controle do tabagismo (www.actbr.org.br). Hoje, a ACT trabaiha pela implementagao e execugao das polfticas publicas preconizadas na Convengao Quadro para o Controle do Tabaco, primeiro tratado internacional de saude publica, do qual o Brasil e signatario, buscando desenvolver capacidade para o controle do tabagismo em organizagoes parceiras das cinco regioes do pais. A presente publicagao e a tradugao para o portugues do guia elaborado pela Global Smokefree Partnership (Parceria Global para Ambientes Livres do Fumo). A divulgagao desse trabalho e oportuna pois, de forma clara e abrangente, contribui para o estabelecimento de polfticas de ambientes livres de tabaco nos locals de trabalho, tornando-os mais saudaveis para todos. A ACT possui iniciativas que reiteram a importancia da adogao de ambientes livres do tabaco e este manual so vem contribuir para o alcance deste objetivo.

MC
A J l o r n o <fc Cisnir<})e do

br
Isiric

INTRODUQAO
Nos ultimos vinte anos, em todo o mundo, cada vez mais empresas estao se movimentando para adotar polfticas de ambientes de trabalho livres do fumo. Muitas estabelecem programas desse tipo voluntariamente, com o objetivo de proteger a saude de seus colaboradores e clientes dos perigos comprovados do fumo passivo. Outras, adotam locals de trabalho llvres do fumo para se adequarem

MAPA DO MUNDO LIVRE DO FUMO


1. LEIS A DE Q U AD AS
l.a Raises com leis nacionais, onde nao ha excegoes para ambientes livres do fumo, ou com isengoes limitadas a espagos residenciais ou semi-residenciais. Os pafses nessa categoria nao perm item locals reservados para fum antes (os "fum odrom os"). Esse grupo Inclul os pafses: Be rm u da s , Irlanda, Nova Ze la nd ia , Reino Unido e Urugua i. l.b Raises onde os " f um o d ro m os " sao permitldos e onde existem algumas Isengoes que se apllcam a um pequeno numero de locals, como salas para f u m a r charutos. Se nao fosse por Isso, suas lels serlam classlflcadas como abrangentes. Esse grupo Inclul os pafses: Estdnia, Franga, Is la n di a , I t a l i a , Lituania, Malta , No rue ga , Cinga pura, Eslovenia, Africa do Sul, Suecia e Ta ila n dia .

s,

TT

2. LEIS LIMITADAS
2.a Rafses onde ha Isengoes Importantes no setor hoteleiro, como bares e restaurantes aclma de determlnado tamanho. Esse grupo Inclul: Belgica, Ira, L ux e m b u r go , P ort ugal e Espanha. 2.b Rafses onde ha lels potenclalmente eflcazes, mas nao totalm ente Implementadas ou cumprldas. A balxa observancia da lei e deflnlda por um resultado Inferior a 7/10 (Relatorlo Mpower da OMS, 2008 - Tabelas dos Dados sobre Prevalencia e Polfticas. DIsponfvel online em h t t p : / / ww w. wh o . l n t / t o b ac c o/ m p o we r/ en/ ). Esse grupo Inclul os pafses: Bulgaria, Nige ria , P aquista o, U ga nda e lemen.

3. AgOES L O C A L I Z A D AS
3. Rafses onde nao ha lels abrangentes ou extenslvas em nfvel naclonal, apenas local. Esse grupo Inclul: Arge nt in a , Aus t ra l ia , Brasil, China, Ca na da , A l e m a n h a , I n d i a , I n d o n e s i a , Q ue nia , Republica do Laos, Pa ra gua i, Filipinas, Suiga, Estados Unidos e Ve ne z ue la .

4. PRESTES A SE TORNAREM LIVRES DO FUMO


4 .a Rafses onde a leglslagao fol aprovada, mas nao Implementada. Nesse grupo estao: Brunei, D i n a m a r c a , Djibut i, Finla ndia, Mexico, O m a , P a n a m a , Servia e Tur quia . 4 .b Rafses que fizeram progresso na diregao de aprovar lels adequadas para ambientes llvres do fumo. Esse grupo Inclul: Butao, G u a t e m a l a , Malasia, I l h a s Mauricio, Paises Baixos e Nige ria .

as leis existentes. As empresas que assim fizeram, descobriram que essas praticas nao so poupam dinheiro, mas tambem vidas. Alem disso, melhoratTi a satisfagao dos funcionarios e a i m a g em publica corporativa.

Este mapa mostra o progresso de politicas contra tabaco em todo mundo, desde margo de 2008.

Mostramos aqui um documento para ajuda-lo a avaliar as vantagens de um ambiente de trabalho livre do fumo. Mesmo nao havendo um modelo unico de implementagao, esse conjunto de informagoes baseia-se na experiencia global de diversas empresas e contem os elementos basicos de um piano eficaz para atingir esse objetivo. Cada organizagao deve adaptar as recomendagoes as suas caracterfsticas especfficas. A experiencia das empresas que adotaram ambientes livres do fumo mostra que isso exige planejamento e coordenagao. Esse documento fornece aos lideres, gerentes e equipes, conselhos simples e praticos sobre como proceder, a partir do momento em que a empresa decide implementar uma polftica semelhante.

Este documento e um projeto da Global Smokefree Partnership (Parceria Global para Ambientes Livres do Fumo), uma iniciativa formada em 2005 para promover essa politica em todo o mundo. Os parceiros incluem mais de 500 organizagoes e individuos, em mais de 60 paises, e e administrada pela American Cancer Society e pela Framework Conven tion Alliance. Para mais informagoes sobre a Global Smokefree Part nership ou sobre am bientes livres do fumo, acesse o website www. globalsmokefreepartnership.org ou entre em contato pelo email: info@globalsmoke freepartnership.org.

INDICE
Locals de Trabalho Livres do Fumo: Fatos Essenciais Mitos e Verdades sobre os Programas para Ambientes Livres de Fumo Cotno Tornar o Local de Trabalho Livre do Fumo: Cronograma de Atividades Apoio dos Funcionarios ao Programa Como Elaborar uma Polftica de Local de Trabalho 100% Livre do Fumo, incluindo um p ro grama -mod elo e exemplos de polfticas de outras e m p r e s a s Exempio de Programa para a S aud e e Bem-Estar no Trabalho Estrategias de Comunicagao Como Ajudar Funcionarios a Parar de Fumar Monitoragao e Avaliagao do Imp acto do Programa Estamos Prontos? Checklist para Implantaro Programa de Ambiente de Trabalho Livre do Fumo Estudos de Caso: Como e s s as Emp res as Conseguiram Tornar-se Livres do Fumo? 6 11

14 19

22 28 29 32 35

37

39

Recursos para os P rogramas de Ambientes de Trabalho Livres do Fumo ....47 Recursos Genericos Agradecimentos 48 50

LOCAIS DE TRABALHO LIVRES DO FUMO: FATOS ESSENCIAIS


Empresas e governos, em nivel global, estao tomando serias medidas para proteger os trabalhadores dos danos causados pelo fumo passive. Milhoes de pessoas em todo o mundo ja contam com a protegao de ambientes de trabalho 100% livres do fumo, e seu numero cresce rapidamente Tres importantes fatos fomentam a tendencia global em favor dos locals de trabalho livres do fumo: 1. Existe um forte consenso, entre autoridades medicas e cientfficas de varios paises, de que o tabagismo passivo e uma importante ameaga a saude publica, sendo a unica maneira eficaz de protegao eliminar a fumaga do tabaco de todos os locals de trabalho e lugares publicos. 2. As medidas contra a fumaga ambiental mostraram-se populares, eficazes e respeitadas em diversos paises, como Hong Kong, Irlanda, Italia, Franga, Nova Zelandia, Reino Unido e Uruguai. 3. A Convengao-Quadro para o Controle do Tabaco (CQCT) - um tratado internacional para controle do tabaco - impoe uma obrigagao legal aos mais de 150 paises" que o ratificaram de adotar leis contra a fumaga ambientaP. As diretrizes adotadas pelo corpo diretivo, em 2007, deixam claro que somente leis abrangentes contra o fumo em ambientes fechados cumprem as exigencias do tratado.

Riscos para a Saude do Tabagismo Passivo


O tabagismo passivo, tambem conhecido como poluigao tabagfstica ambiental, e uma complexa mistura de cerca de 4.000 componentes quimicos, dos quais quase 70 sao carcinogenicos comprovados ou provaveis. Autoridades cientfficas e sanitarias de varios paises concordam que a exposigao ao tabagismo passivo e uma seria ameaga a saude humana e que medidas eficazes devem ser tomadas para reduzila. Suas conclusoes: A Organizagao Internacional do Trabalho (OIT) estima que, por ano, cerca de 200.000 trabalhadores morram por causa da exposigao a fumaga tabagistica no ambiente de trabalho. O tabagismo passivo e uma das principals causas de doengas em nao-fumantes, incluindo cancer do pulmao, doenga isquemica do coragao e morte por parada cardfaca. Nao existe um nfvel seguro de exposigao a fumaga do tabaco. Trabalhadores do setor de servigos de alimentagao estao sujeitos a um risco muito maior de morte por cancer de pulmao do que a populagao em geral, em parte devido a exposigao ao fumo passivo em seu local de trabalho

Cadmio, benzeno, chumbo e arsenico sao apenas alguns dos mais de 4.000 componentes quimicos perigosos presentes na fumaga ambiental do tabaco, que sao tambem toxinas comuns em locals como o chao de fabrlca. A sinergia entre a fumaga tabagistica e as toxinas presentes no local de trabalho pode multlpllcar em ate 53 vezes o risco de contrair cancer do pulmao . para os trabalhadores do chao de fabrlca

Politicas contra o fumo salvam vidas e protegem a saude dos empregados


Dlversos estudos documentam um declinio signlflcatlvo das Internagoes hospltalares devldas a ataques cardfacos, depols da Implementagao de lels abrangentes para controle da fumaga tabagistica ambiental. Os problemas resplratorlos dos trabalhadores de bares escoceses dlmlnuiram em 26%, depols que a leglslagao para amblentes llvres do fumo fol Implementada em 2006; os trabalhadores asmatlcos apresentaram menores indices de Inflamagao das vlas resplratorlas e relatam melhora na sua qualldade de vlda.'' . As Sete, entre cada dez fumantes, desejam parar de fumar' medldas para controle do tabaco podem ajuda-los a ter sucesso, porque reduzem os estimulos amblentals e Inlbem a dissemlnagao do tabaglsmo. Um estudo" Internaclonal sobre amblentes de trabalho llvres do fumo conclulu que: DImlnulu em 4% o numero de fumantes Os fumantes que nao abandonaram o tabaglsmo passaram a fumar tres cigarros a menos por dia

Somente politicas abrangentes sao eficazes para eliminar a exposigao ao fumo passivo; medidas parciais nao funcionam
As diretrlzes para Implementagao das exigenclas legals da CQTC exigem que os amblentes fechados, corporatlvos e publlcos, flquem 100% llvres da fumaga tabagistica. Declaram, tambem, que os sistemas de ventllagao e de flltragem do ar, bem como as "areas especlals para fumantes", nao sao eficazes." O MInlsterlo da Saude amerlcano conclulu que as tecnologlas de ventllagao e flltragem, assim como a separagao dos fumantes e naofumantes dentro do mesmo amblente, nao fornecem uma protegao eflcaz contra os riscos para a saude do tabaglsmo passivo. O mesmo relatorlo conclul que a exposigao dos nao-fumantes ao fumo passivo nao pode ser controlada pela purlflcagao ou troca mecanica do ar.

Programas de Ambientes Livres do Fumo sao bons para os negocios.


Estudos independentes e bem planejados demonstram que as leis para controle do fumo nao causam impactos economicos negativos nas industrias do turismo ou hotelaria Os beneffcios para os empregadores incluem aumento na produtividade dos funcionarios, redugao de doengas relacionadas com 0 tabagismo ativo e passivo, redugao de acidentes de trabalho e do risco de incendios. Em Taiwan, tais beneffcios foram calculados em mais de US$ 1 bilhao por ano. Se todos OS locais de trabalho dos Estados Unidos se tornassem livres do fumo, seriam economizados mais de US$ 60 milhoes com despesas medicas, no primeiro ano, e US$ 280 milhoes (estimados) num periodo de sete anos". Na cidade de Nova York, os impostos cobrados dos bares e restaurantes aumentaram 8,7% e o setor hoteleiro abriu mais de 10.000 novos postos de trabalho, apenas um ano depois que a lei proibindo o fumo nos ambientes fechados passou a vigorar ' .

As taxas de observancia as leis para controle do fumo sao altas.


A grande maioria das pessoas e empresas obedece a essas leis. Normalmente, as taxas de observancia sao acima de 90%

Tabela 1

Inglaterra Irlanda Ottawa Cidade Nova York Nova Zelandia Italia Massachusetts Noruega Escocia Pais de Gales

98%26 940/,27 95%28 97%29 97%3o 98.5%2i 96.3%22 97%33 94.2%3 98%3=

Ref erencias
1 Global Voices for a Smokefree World: Movement Towards a Smokefree Future, Global Smokefree Partnership (2007). Disponivel online em: http://www.globalsmokefreepartnership.org/files/ members/files/82.pdf. Acesso em 11.01.07 World Health Organization (2007). Protection from Exposure to Second-hand Tobacco Smoke. Policy Recommendations. Disponivel online em: http://www.who.int/tobacco/resources/publications/ wntd/2007/poLrecommendations/en/index.html. Acesso em 11.01.07 Global Voices for a Smokefree World: Movement Towards a Smokefree Future, Global Smokefree Partnership (2007). Disponivel online em: http://www.globalsmokefreepartnership.org/files/ members/files/82.pdf. Acesso em 11.01.07 The World Health Organization (2008). WHO Framework Convention on Tobacco Control. Disponivel online em: http://www.fctc.org/docs/ treaty/fca-fctc-ratification-overview-en.pdf. Acesso em May 7, 2008 The World Health Organization (2003). WHO Framework Convention on Tobacco Control. Disponivel online em: http://ww w.w ho.i nt/ tobacco/fctc/text/final/en/ 6 "Adoption of the guidelines for implementation of Article 8'. World Health Organization, Conference of the Parties to the WHO Framework Convention on Tobacco Control, second session, decision FCTC/COP2(7). Disponivel online em: http://www.who.i nt/gb/fctc/ PDF/cop2/FCTC_COP2_DIV9-en.pdf. Acesso em 11.01.07 US Department of Health and Human Services (2006). The health consequences of involuntary exposure to tobacco smoke: a report of the Surgeon General (Atlanta, GA): Department of Health and Human Services, Centers for Disease Control and Prevention, National Centre for Chronic Disease Prevention and Health Promotion, Office of Smoking and Health: Washington, DC. Disponivel online em: http://www.surgeongeneral.gov/library/ secondhandsmoke/report. Acesso em 11.01.07 Takala J (2005). Introductory report: decent work, safe work. International Labor Organization: Geneva. Disponivel online em: http://www.ilo.org/public/english/protection/safework/wdcongrsl7/ intrep.pdf. Acesso em 11.01.07 9 World Health Organization (2007). Protection from Exposure to Second-hand Tobacco Smoke. Policy Recommendations. Disponivel online em: http://www.who.int/tobacco/resources/publications/ wntd/2007/who_protection_exposure_finaL25June2007.pdf Acesso em 11.01.07 20 10 World Health Organization (2007). Protection from Exposure to Second-hand Tobacco Smoke. Policy Recommendations. Disponivel online em: http://www.who.int/tobacco/resources/publications/ wntd/2007/who_protection_exposure_finaL25June2007.pdf Acesso em 11.01.07 14 11 Shopland, D.R.; Anderson, C.M.; Burns, D.M.; Gerlach, K.K., "Disparities in smoke-free workplace policies among food service workers," Journal of Occupational and Environmental lledlcine, 46(4): 347-356, April 2004. Building Trades Unions Ignite Less Tobacco [BUILT] Project, "Unions yes [and] tobacco no," California: Department o f Health: Services, 2001. See, e.g., Barone-Adese F et al (Oct. 2005). "Short-term effects of Italian smoking regulation on rates of hospital admission for acute myocardial infarction," Eur Heart J 2006 Oct; 27(20): 2468-72. Epub 2006 August 29. Disponivel online em: http://eurheartj. oxfordjournals.org/cgi/rapidpdf/ehl201vl. Acesso em 11.01.07 Menzies D et al. (2006). Respiratory symptoms, pulmonary function and markers of inflammation among bar workers before and after a legislative ban on smoking in public places. JAMA. 296:17421748. Disponivel online em: http://jama.ama-assn.org/cgi/content/ full/296/14/1742. Acesso em 11.02.07 15 Centers for Disease Control and Prevention (2002). Cigarette Smoking Among Adults United States, 2000. Morbidity and Mortality Weekly Report [serial online];51(29): 642-645. Disponivel online em: http://www.cdc.gov/m mw r/previ ew/mmwrht ml / mm5129a3.htm. Acesso em 11.02.07. UK Department of Health (2006). Smoke-free premises and vehicles. Consultation on proposed regulations to be made under powers in the Health Bill Partial Regulatory Impact Assessment. London: Department of Health. Disponivel online em: ht tp://www. dh.gov.uk/prod_consum_dh/groups/dh_digitalassets/@dh/@en/ documents/digitalasset/dh_4137326.pdf. Acesso em 11.02.07 17 Moskowitz, J., et al (May 2000). "The Impact of Workplace Smoking Ordinances in California on Smoking Cessation." American Journal o f Public Health, 90(5), May 2000. Fichtenberg CM and Glantz SA (2002). Effect of smoke-free workplaces on smoking behaviour: systematic review. British Medical Journal 325:188. 'Adoption of the guidelines for implementation of Article 8'. World Health Organization, Conference of the Parties to the WHO Framework Convention on Tobacco Control, second session, decision FCTC/COP2(7). Disponivel online em: http://w ww.w ho.i nt/ gb/fctc/ PDF/cop2/FCTC_COP2_DIV9-en.pdf. Acesso em 11.01.07 US Department of Health and Human Services (2006). The health consequences of involuntary exposure to tobacco smoke: a report of the Surgeon General (Atlanta, GA): Department of Health and Human Services, Centers for Disease Control and Prevention, National Centre for Chronic Disease Prevention and Health Promotion, Office of Smoking and Health: Washington, DC. Disponivel online em: http://www.surgeongeneral.gov/library/ secondhandsmoke/report. Acesso em 11.01.07

12

13 3

16

18

19

10

30 21 Scollo M et al. (2003). Review of the quality of studies on the economic effects of smoke-free policies on the hospitality industry. Tobacco Control 12:13-20. Disponivel online em: ht t p : / / tobaccocontrol.bmj.com/cgi/reprint/12/1/13. Acesso em 11.04.07 22 Tsai SP , Wen CP , and Hu SC et al. (2005). Workplace smoking related absenteeism and productivity costs in Taiwan. Tobacco Control 14:133-137. Disponivel online em: http://tobaccocontrol. bmj .com/cgi /repri nt/14/s upp Ll /i 33?maxt os how=&HITS=10& hi ts= 10&RESULTFORMAT=&authorl=tsai&andorexactfulltext=and&searc hid = l&FIRSTINDEX=0&sortspec=relevance&volume=14&resourcet ype=HWCIT. Acesso em 11.04.07 23 Ong MK and Glantz SA (2004). Cardiovascular health and economic effects of smoke-free workplaces. American Journal o f Medicine 117(l ):32 -8. Disponivel online em: http://www.tobaccoscam.ucsf. edu/pdf/Ong-CV-Disease.pdf. Acesso em 11.04.07 New York City Department of Finance, New York City Department of Health and Mental Hygiene, New York City Department of Small Business Services, and New York City Economic Development Corporation (March 2004). The State of Smoke-Free New York City: A One-Year Review. Disponivel online em: http://www.nyc. gov/html/doh/downloads/pdf/smoke/sfaa -2004report.pdf. Acesso em 11.04.07 Global Voices for a Smokefree World: Movement Towards a Smokefree Future, Global Smokefree Partnership (2007). Disponivel online em: http://www.globalsmokefreepartnership.org/files/ members/files/82.pdf. 26 Department of Health (2007) Awareness, attitudes and compliance: three months after the commencement of smokefree legislation - a summary report. Online em: http://www.smokefreeengland.co.uk Office for Tobacco Control (2005). Smoke-free workplaces in Ireland: A one year review. Clane, Ireland: Office for Tobacco Control. Disponivel online em: http://www.otc.ie/Uploads/l_Year_ Report_FA.pdf. Acesso em 11.04.07 Gallus S et al. (Nov. 2005). Effects of new smoking regulations in Italy. Annals o f Oncology. 17:345-347. Disponivel online em: http://ann0nc.0xf0rdj0urnals.0rg/cgi/reprint/17/2/345. Acesso em 11.04.07 Harvard School of Public Health (2005). Evaluation of the Massachusetts Smoke-free Workplace Law: Preliminary Report. Harvard University: Boston. Disponivel online em: http://www. hsph.harvard.edu/academics/public-health-practice/files/Smokefree_Workplace.pdf. Acesso em 11.04.07

New York City Department of Finance, New York City Department of Health and Mental Hygiene, New York City Department of Small Business Services, and New York City Economic Development Corporation (March 2004). The State of Smoke-Free New York City: A One-Year Review. Disponivel online em: http://ww w. nyc.gov/ html / doh/downloads/pdf/smoke/sfaa -2004report.pdf. Acesso em 11.04.03 National Research Bureau (2005). Smoking in New Zealand Bars: A Pre and Post December 10th Legislation Survey. Disponivel online em: http://www.ash.org.nz/pdf/NewsandPress/Main/2005/ backgrounder.pdf

31

32

Lund KE (2007) The introduction of smoke-free hospitality venues in Norway Impact on revenues, frequency of patronage, satisfaction and compliance Oslo: SIRUS. Online em: http://www.sirus.no/ internett/tobakk/publication/375.html. Acesso em 25.02.08 Luk, R et al (2003) The Economic Impact Of A Smoke-Free Bylaw On Restaurant And Bar Sales In Ottawa, Canada. Ontario Tobacco Research Unit: Toronto. Online em: ht tp://www.otr u.org /pdf/ updates/updatej une2003.pdf. Acesso em 25.02.08 Scottish Executive (2006). Smoke-Free Legislation - National Compliance Data: Summary 1 October - 31 December, 2006. Edinburgh: Scottish Executive. Disponivel online em: http://www. clearingtheairscotland.com/latest/index.html. Acesso em 11.04.07 Welsh Assembly Government (2008) Compliance data for Wales 1st - 31st December 2007. Online em: http://www.smoki ngban-iwales. co.uk/english/compliance-data. Acesso em 26.02.08

33

24

34

25

35

27

28

29

11

MI TO S E VERDADES SOBRE AS PO LITICA S PARA AMBIENTES LIVRES DO FUMO


Ao considerar a implementagao de locals de trabalho llvres do fumo, e possivel que a empresa tenha que contra-argumentar uma serle de mltos allmentados pela Industha tabaglsta e seus allados, a respelto do fumo passlvo e do Impacto das medldas de controle da fumaga tabagistica amblental. Abalxo, llstamos os mltos mals comuns e dissemlnados, bem como fatos que permltem esclarecer a questao.

Mito: "O tabagismo passive nao causa danos a saude."


Fatos: Todos os orgaos clentfflcos do mundo, Inclulndo a Organlzagao Mundlal da Saude, a Agenda Internaclonal de Pesqulsa do Cancer e OS Centros Americanos para o Controle e Prevengao de Doengas (US Centers for Disease Control and Prevention) chegaram a mesma conclusao: o tabagismo passlvo constltui uma seria ameaga a saude e causa signlflcatlva de doengas e mortes. Em 2006, 0 MInlsterlo da Saude amerlcano revelou no relatorlo. "As Consequenclas para a Saude da Exposlgao Involuntaria a Fumaga do Tabaco" que o tabagismo passlvo causa doengas e morte prematura em criangas e adultos nao-fumantes. O relatorlo conclulu que nao existem nivels seguros de exposlgao a polulgao tabagistica amblental.' Os estudos, que nao encontram correlagao entre o fumo passlvo e doengas sao normalmente, patroclnados pela Industria do tabaco. Em todas as regloes do mundo, as empresas tabaglstas vem pagando consultores clentfflcos para que ataquem as provas clentiflcas de que o tabagismo passlvo prejudica a saude.

Mito: "As politicas de ambientes iivres do fumo violam o direito individual de fumar."
Fatos: O direlto Individual de resplrar um ar llmpo tem precedencia sobre qualquer possivel direlto dos fumantes de poluirem o ar que as outras pessoas resplram.

Mito: "Os sistemas de ventilagao e os "fumodronnos" fornecem protegao adequada contra o tabagismo passivo."
Fatos: Os sistemas de ventilagao e as areas deslgnadas para fumantes nao oferecem aos trabalhadores ou ao publico em geral protegao eflcaz contra os efeltos mortals do fumo passlvo.

12

Adaptado do Relatorio da Global Smokefree Partnership: Global Voices for A Smokefree World: 2007 Status Report

Documentos internes da British American Tobacco (BAT) revelam que a empresa, mesmo sabendo que os sistemas de filtragem do ar e de ventilagao eram ineficazes, ainda assim promoveu essa tecnologia como uma opgao viavel as restrigoes ao cigarro. Segundo os documentos, o interesse da BAT nos sistemas de ventilagao era principalmente "para negar a necessidade de banir o fumo dos ambientes fechados ao redor do mundo".

Mito: "As leis para ambientes livres do fumo induzem os fumantes a fumarem mais em casa, expondo mais as criangas aos perigos do tabagismo passivo."
Fatos: As evidencias sugerem que essa legislagao reduz a exposigao das criangas ao tabagismo passivo. Essas leis incentivam os adultos a pararem de f u ma r/ Quando menos adultos fumam, reduz-se a exposigao das criangas ao tabagismo passivo. Muitas pessoas tambem passam a adotar as medidas em suas casas, voluntariamente. Depois que os ambientes livres do fumo foram introduzidos na Australia, a proporgao de casas de famflia com restrigoes ao fumo quase dobrou. Resultados similares foram verificados nos Estados Unidos.

Mito: "As restrigoes ao fumo nao sao adequadas para o nosso pais."
Fatos: No mundo todo, mais de 200 milhoes de pessoas sao protegidas pelas leis de ambientes 100% livres do fumo e muitas mais por polfticas empresariais. Em todas as regioes, normas nesse sentido foram implementadas com sucesso. E imperativo proteger todas as pessoas, nao importando em que pais vivam, contra as doengas e as mortes causadas pelo tabagismo p a s s i v o , p o i s ninguem esta imune a esses riscos.

Adaptado do Relatorio da the Global Smokefree Partnership's Global Voices for A Smokefree World: 20 07 Status Report

Ref erencias
1 U.S. De p a r t me n t o f Health and Hu man Services. The Health Conse quences of I n vo l u n t a r y Exposure to Tobacco Smo ke: A Report of the Surgeon General. U.S. De p a r t me n t o f Health and Hu ma n Services, Centers f o r Disease Control and Prevention, National Center f o r Chronic Disease Prevention and Health Pro motion, Office on Smo ki n g and Health, 2006. 2 Barnes, D. E.; and Bero, L., "W h y review articles on the health effects of passive smo ki ng reach di ff ere nt conclusions," JAMA 279, 19 (20 May 1998): 1566-1570. Ong EK and Glantz SA ( 2 0 0 0 ) "Tobacco in du st ry efforts sub ve rting I n t e r n a ti on al Age ncy f o r Research on Cancer's se con d-h and smo ke study." Lancet 3 5 5 : 1 2 5 3 - 9 . 4 World Health Organization (2 0 0 7) . Protection f r o m Exposure to Se co nd- ha nd Tobacco Smoke. Policy Re co mme n da tion s. Disponivel online e m: h t t p : / / ww w. wh o . i n t / t o b a c co / r e s o u r c e s / p u b l i ca t i o n s / wn t d / 2 0 0 7 / wh o _ p r o t e c t i o n _ e xp o s u r e _ f i n a L 2 5 J u n e 2 0 0 7 . p d f . Acesso em 11 . 0 1 . 0 7 5 Sa me t J et al. ( 2 0 05 ) . ASHRAE position d o cu me n t on environ mental tobacco smo ke . Ame rica n Society of Heating, Refrigerating and Air -Condi tionin g Engineers (ASHRAE). Disponivel online e m: h t t p : / / www. a sh r a e . o r g / co n t e n t/ ASHRA E/ ASHR AE/ Ar t i cl e Al t Fo r ma t / 2 0 0 5 8 2 11 2 3 9 _ 3 4 7 . p d f . Acesso em 11 . 0 1 . 0 7 6 Leavell NR et al. (January 2 0 06 ) . Blowing smo ke : British Ameri can Tobacco's air filtration sche me. British Medical Journal 332: 227-229. Disponivel online e m: http://www.bmj.com/cgi/reprint/332/7535/227. Acesso e m 11 . 0 5 . 0 7 7 U.S. De p a r t me n t o f Health and Hu man Services ( 2 0 0 6 ) . The health consequences o f i n vol u n ta r y exposure to tobacco smo ke : a rep or t of the Surgeon General (Atlanta, GA): De p a r t me n t of Health and Hu man Services, Centers f o r Disease Control and Prevention, National Centre f or Chronic Disease Prevention and Health Pro motion, Office of S mo ki n g and Health: Washington, DC. Disponivel online e m: h t t p : / / ww w. s u r g e o n g e n e r a l . g o v/ l i b r a r y / s e c o n d h a n d s mo k e / r e p o r t . Acesso em 11 . 0 1 . 0 7 8 Jarvis MJ et al. ( 2 0 0 0 ). Children's exposure to passive smok ing in England since the 1980s: cotinine evidence fr o m population survey. British Medical Journal 3 2 1 : 3 4 3 - 5 . Dis ponivel online e m: http://www.bmj.com/cgi/content/full/321/7257/ 343?ijkey=a2dfe7b329b80c790clbf0ec7038adll4dblbced. Acesso em 11 . 0 5 . 0 7 11 9 Borland R et al. ( 1 99 9 ) . Trends in e n vi ro n me n t a l tobacco s mo ke restrictions in the h o me in Victoria, Australia. Tobacco Control 8:26671. Disponivel online e m: h t t p : / / t o b a c c o c o n t r o l . b mj. c o m/ c g i / r e print/8/3/266. Acesso em 11 . 0 5 . 0 7 10 Borland R et al. ( 2 0 0 6) . De t er mi n a n t s and consequences of smo ke free homes: findings f r o m the I n t ern ati onal Tobacco Control (ITC) Four Co u n t r y Survey. Tobacco Control 15 SuppI 3 :i ii4 2 - 5 0. Disponivel online e m: http://tobaccocontrol.bmj.com/cgi/reprint/15/suppL3/ 11142. Acesso em 11 . 0 5 . 0 7 Borland R et al. ( 1 9 99 ) . Trends in e n vi ro n me n t a l tobacco s mo ke restrictions in the h o me in Victoria, Australia. Tobacco Control 8:26671. Disponivel online em:http://tobaccocontrol.bmj.com/cgi/reprint/8/3/266. Acesso em 11 . 0 5 . 0 7 12 Gilpin EA et al. ( 2 0 0 2 ). Clean indoor air: advances in California, 1 9 9 0 - 1 99 9 . Ame rican Journal o f Public Health 92 ( 5 ): 7 8 5 - 9 1 . Disponivel online em: http://www.ajph.0rg/cgi/reprint/92/5/ 7 8 5 ? i jk e y =9 4 f 8 d 7 4 3 f 6 4 7 4 8 7 6 a c4 2 e 0 1 c 4 6 0 d l d 7 7 3 9 e 4 6 d 5 4 . Acesso e m 11 . 05. 07 13 Global Voices f o r a Smo kef ree World: Mo ve me n t Towards a Smo ke free Future, Global Smo kefr ee Partnership ( 2 00 7 ) . Disponivel online e m: h t t p : / / ww w. g l o b a l s mo k e f r e e p a r t n e r sh i p . o r g / f i l e s / me mb e r s / files/82.pdf.

/ptado do Relatorio da the Global Smokefree Partnership's Global Voices for A Smokefree World: 2007 Status Report

COMO TORNAR O LOCAL DE TRABALHO LIVRE DO FUMO: CRONOGRAMA DE AT I V I D A D E S


Este model o de c r o n o gr am a sugere seis meses de prazo para implementar u ma polftica de a m b i e n t e 1 0 0 % livre do f u m o, em u ma organizagao de gr ande porte. Empresas menor e s ou que ja possuam f ort es restrigoes podem ir mais rapido. Todas as at i vi dades r ec omenda das de vem ser ad apt a das as circunstanci as especfficas de cada local de t r abal ho.

Me ses
1. Designar um ger ent e respeitado c omo responsavel geral pela coordenagao do d e s e nv o l v i m e nt o e i m pl em e nt a g a o da polftica de a m b i e n t e 1 0 0 % livre do f umo. For mar um gr u po de t r abal ho para c oor de nar e implementar o projet o. Reunir i nf or magoes: cond uzi r uma analise da situagao e aval i ar a disposigao dos f unci onar i os por meio de uma pesquisa ou questionario. 0 ques t i onar i o deve f or nec er i nf ormagoes sobre o nfvel geral de apoio ao a m b i e nt e de t r abal h o livre do f u m o , perc ent ual dos f u m a n t e s e suas preocupagoes, nfvel de desejo de l ar gar 0 f u m o , nfvel de interesse em pr od ut os e servigos para largar o f u m o etc. Usar os resultados da pesquisa para pr ever desafios e des e nv o l ver es tr at egi as para enf r e nt a- l os .

10 11 12 13 Anual

2.

3.

4.

5.

Des envol ver uma primeira versao da polftica, refletindo as r ec omendagoes do g r u p o de t r abal ho e baseando-se na pesquisa ou questionari o. Des envol ver um piano geral de i m pl em e nt a g a o para a ver sao inicial da polftica, incluindo um piano de comunicagao e c r ono gr am a.

6.

7.

Gar ant i r a apr ovagao da alta gerencia para a polftica e piano de i mpl eme nt ag ao.

15

8. Antes de anunciar a nova polftica para todos OS funcionarios, reunir-se com a alta e media gerencia e informar sobre: Quais passos eles devem tomar imediatamente para implementar a polftica Como a informagao sera comunicada para as equipes (sinalizagao, comunicados por escrito) Quais sao suas responsabilidades (i.e., para garantir que os quesitos das polfticas sejam cumpridos) Que mensagens devem enfatizar para os funcionarios 9. Anunciar o programa e o cronograma de implementagao para os funcionarios 10. Certificar-se de que estao funcionando OS mecanismos adequados para monitorar e responder ao feedback dos gerentes e equipes, durante o processo de implementagao. 11. Implementar o piano de comunicagao. As mensagens devem incluir: Razoes para a polftica Riscos para a saude da fumaga do tabaco e da exposigao ao fumo passivo Cronograma para implementagao Disponibilidade e tipos de ajuda para a cessagao 12. Definir os programas de auxflio aos funcionarios que desejam parar de fumar. Considerar trabalhar com OS pianos de seguro-saude, para oferecer aos empregados produtos e servigos para a cessagao (como terapia de substituigao da nicotina e acompanhamento psicologico) sem nenhum custo.

16

Meses

10 11 12 13

Anual

13. Planejar um evento especial ou uma atividade promocional, como um dia da saude funcional, para comemorar a implementagao da polftica de ambiente livre do fumo. Envolver a alta gerencia e, possivelmente, figuras publicas e/ou da midia. 14. Preparar as mudangas ffsicas necessarias para efetivar o programa (como remover cinzeiros e garantir que nao sejam vendidos produtos de tabaco na area da empresa; se implementando uma area 100% livre do fumo, verificar se OS "fumodromos" foram eliminados das dependencias da empresa). 15. Treinar ou informar os gerentes sobre: Como podem apoiar os funcionarios que tentam parar Como podem garantir o cumprimento das normas e quais as medidas disciplinares para quem desobedecer Mudangas logisticas e administrativas que acontecerao, como resultado da implementagao da polftica (como colocagao de avisos, inclusao da polftica nos manuals para os funcionarios, etc.) 16. Desenvolver os materials de sinalizagao e comunicagao a serem usados quando a polftica passar a vigorar. 0 texto dos avisos pode incluir: "Proibido fumar" "Este e um local de trabalho livre do fumo" "Esta empresa e livre do fumo" "Toda a area da empresa e livre do fumo" 17. Certificar-se de que os anuncios de emprego e os materials de orientagao para novos funcionarios declaram a existencia da polftica. 18. Anunciar formalmente a implementagao da polftica de ambiente livre do fumo. Organizar um evento especial ou atividade promocional para comemorar o primeiro dia, se possfvel.

17

Meses

10 11 12 13

Anual

19. Logo no primeiro dia, colocar avisos em locals visivels e Informar aos visltantes sobre as novas normas (usar, por exempio, os crachas). 20. Remover cinzelros e deposltos para cigarros. Garantlr que nao sejam vendldos produtos de tabaco nas dependenclas da empresa. Se Implementando um programa de area 100% llvre do fumo, ellmlnar os "fumodromos" das dependenclas da empresa. 21. Durante os prlmelros dias, sugerlr a diretoria que passele pela empresa, prlnclpalmente nas areas onde os empregados costumavam fumar, para sinallzar o seu apolo. 22. Manter a campanha de comunlcagao, com mensagens promovendo uma vida sem o cigarro, agradecendo aos funclonarlos pelo apolo e esforgos para tornar realldade o amblente llvre do fumo e Informando sobre os tipos de ajuda para abandonar o tabaglsmo disponivels. 23. Quando necessarlo, esclarecer as normas e ajustar os procedlmentos de Implementagao e execugao, com base nos resultados do processo de monltoragao. 24. Contlnuar monltorando e respondendo as Informagoes e feedback dos empregados e da alta gerencla. Especlflcamente, supervlslonar: 0 processo de Implementagao e execugao (I.e., Identlflcar areas onde a politica nao esta sendo obedeclda, checar se ha duvldas e tomar culdado para que a polftica esteja sendo apllcada de forma equltatlva) A utillzagao dos servlgos e produtos para cessagao oferecldos pela empresa

18

Meses
25. Documentar a s ligoes aprendidas durante 0 processo de i mplementagao. 26. Dar r e t o r no para o g r u p o d e t r aba lho. D e s i gn a r os r e s p o n s a v e i s por responder a questoes e comentarios d o s empregados e po r avaliar o i mp a c t o da polftica. 27. Reunir-se co m a alta diregao para r e l a t a r a s ligoes a p r e n d i d a s , os r e s u l t a d o s do p r o c e s s o e das a vali agoes, e a s a t i vi d a d e s correntes.

1 0 11 1 2 13 Anual

28.

Avaliar os seguintes i ndi c ador e s: N u m e r o d e fumantes e s e u i n t e r e s s e e m p a r a r ( e m geral e e n t r e aqueles q u e usaram o s servigos de c e s s a g a o disponibilizados pelos p i ano s d e saude da empresa), 3, 6, e 12 meses apos a implementagao da polftica O b s e r va n c i a das normas pelos empregados Participagao d o s fun ciona r ios n o s programas d e c e s s a g a o e utilizagao d o s medicamentos o fe r e c ido s M ud an ga s ffsicas no ambiente da empresa par a a p o i a r a implementagao da polftica S a t i s fa gao do s c o l a b o r a d o r e s com o programa Ac e s s o do s fun cion ar ios a webpage c orpo r ati va q u e explica a polftica d e ambiente livre do fu mo (s e h ou ve r) Nota: Ver a segao "Monitoragao e Avaliagao do Programa" para mais detalhes.

29. R e po r t a r os r e s u l t a d o s d a avaliagao para 0 gr u p o d e t r a b a l h o e par a a alta diregao. 30. Comemorar o sucesso do p r o g r a m a j u n t o a eventos n a c i o n a i s / r e gi o n a i s / in te rn a cion ai s, tal c o m o o Dia Mundial sem Tabaco ou o Dia I n t e r n a c i on a l do Trabalho. Usar a o p o r t u n i d a d e para divulgar os programas e s ervi gos para l arga r o f u m o o fe r e cido s pela empresa.

19

A P O I O DOS F U N C I O N A R IO S AO PROGRAMA
O sucesso dos programas para ambientes de trabalho livres do fumo depende da compreensao e apoio dos funcionarios. Felizmente, na maioria dos casos, o nivel de adesao e alto desde o infcio. Sem os cuidados e planejamento necessarios durante a fase de implantagao, todavia, pode haver desentendimentos e resistencias. Por isso, obter e manter urn alto nivel de apoio do corpo de funcionarios deveria ser o objetivo maior de seu piano de implementagao.

As agoes e os principios importantes para o sucesso incluem:


Atribuir a responsabilidade final pelo desenvolvimento e implementagao do programa a um gerente senior, com bons relacionamentos em toda a empresa. E importante que os empregados vejam que a lideranga da empresa esta comprometida e que a iniciativa e gerenciada por alguem em quem confiam. Criar um grupo de trabalho para o Programa de Ambiente Livre do Fumo para ajudar a desenvolver e implementar o piano. O grupo de trabalho deve incluir funcionarios fumantes e nao-fumantes, que sejam "lideres de opiniao" respeitados dentro da empresa. O grupo tambem pode incluir um ou mais membros da alta gerencia, de recursos humanos, lideres sindicais (se for relevante), pessoas da area de comunicagao, manutengao e engenharia, e de outros departamentos ou divisoes importantes. A decisao basica da empresa, de criar um ambiente de trabalho 100% livre do fumo, deve ser tomada com base nas informagoes e recomendagoes de autoridades medicas e sanitarias e nao deve ser questionada pelo grupo de trabalho. Todos os outros assuntos relacionados com o programa e sua implantagao devem ser abertos ao grupo de trabalho para discussao e sugestoes. Sugere-se que 0 grupo se reuna regularmente apos a implementagao da politica, para ajudar a monitorar seu impacto e gerenciar iniciativas futuras com relagao ao tabagismo (por exempio, expandir a politica para toda a area da empresa ou banir qualquer forma de uso de tabaco). Comece com uma analise da situagao e avaliagao da disposigao dos funcionarios. Assim como em muitas outras iniciativas, comece o processo juntando informagoes sobre praticas correntes de sua empresa e sobre experiencias recentes de outras organizagoes que instituiram ambientes livres de fumo. Verifique o nivel atual de apoio a ideia entre OS funcionarios. Muitas dessas informagoes podem ser recolhidas por meio de pesquisas informais e investigagoes feitas pelo grupo de trabalho para o programa de ambiente livre do fumo. Um questionario formal aplicado aos empregados, no entanto, pode ajudar muito a avaliar opinioes e assegurar que todos sejam ouvidos. As informagoes necessarias incluem:
20

Quais sao as politicas e as praticas atuais com relagao ao tabagismo e as pausas para fumar? Qual percentagem dos empregados fuma? O tabagismo predomina em algum grupo ou departamento da empresa?

Quais sao os locals mals usados para fumar? Qual e 0 nivel atual de apolo a uma polftica de amblente 100% llvre do fumo? Quals as principals preocupagoes dos funclonarlos quanto a polftica de amblente 100% llvre do fumo? Qual e 0 nivel de conheclmento sobre os riscos para a saude do tabaglsmo e do fumo passlvo? Qual e
0

nivel de Interesse em parar de fumar?

Qual 0 nivel de Interesse em acompanhamento psicologico e medlcamentos para parar de fumar?

Outras Informagoes Importantes, como normas anterlores sobre fumo no amblente de trabalho, o enfoque dado a questao nos acordos sindlcals e eventuals clausulas referentes ao fumo, Incluidas em contratos de locagao, podem ser obtldas atraves de pesqulsas Internas. Use essa analise para prever os desafios futuros e para desenvolver estrategias para enfrenta-los. Os supervlsores preclsam estar preparados para resolver uma serle de questoes. Por exempio, alguns funclonarlos aflrmam que salrao da empresa se nao puderem fumar no trabalho? Alguns acham que a politica de amblente de trabalho sem fumo e Injusta? Em algum departamento ou escrltorlo particular, a oposlgao ao programa e mals alta que o normal? Faga uma declaragao da politica por escrito. Essa declaragao deve expllcar as razoes por tras da politica, detalhes sobre onde se aplica e as consequenclas da desobedlencia as normas. Deve tambem descrever OS programas de auxillo ao abandono do tabaglsmo que a empresa oferece e conter outras Informagoes Importantes. Mals detalhes sobre como redlglr a politica, encontram-se na segao Intltulada "Como Elaborar uma Politica de Local de Trabalho 100% Llvre do Fumo", Incluida neste documento. Certifique-se de que a politica e sua aplicagao sejam justas para os fumantes e para os nao-fumantes, em todos os niveis funcionais. Atente, por exempio, para que tanto os fumantes como os nao-fumantes possam fazer as mesmas pausas no trabalho. Desenvolva e implemente um piano de comunicagao. Este deve delxar claro a todos os funclonarlos o que se espera deles e quals as razoes de ordem sanitaria por tras do programa. A segao Intltulada "Estrategias de Comunlcagao" fornece mals diretrlzes sobre como desenvolver o piano de comunlcagao. Permita que os empregados possam manifestar suas preocupagoes quanto a politica e sua efetivagao. O envolvlmento continuo do grupo de trabalho para o Programa de Amblente Llvre

do Fumo e importante, porque a obediencia as normas para controle do tabagismo e mais alta quando os funcionarios sao consultados e envolvidos no processo. Todos os membros do grupo de trabalho devem estar engajados nas pesquisas. A segao "Monitoragao e Avaliagao do Impacto do Programa" discute formas de solicitar feedback dos empregados. Crie oportunidades para receber feedback depois que a politica tiver sido implantada. Sua empresa precisa saber sobre os problemas, reais ou percebidos, que estiverem ocorrendo. Demonstre o comprometimento da empresa com a saude dos funcionarios, disponibiiizando informagdes e programas effcazes para auxiiiar quem quiser parar de fumar. Estabelecer um ambiente de trabalho livre do fumo pode constituir uma grande motivagao para que OS fumantes abandonem o tabagismo. A empresa deveria oferecer as opgoes mais recomendadas em tratamentos para parar de fumar. Na segao "Como Ajudar Funcionarios a Parar de Fumar", ha mais informagoes sobre como as organizagoes podem incentivar o abandono do tabagismo entre seus colaboradores. Se possivei, ampiie a iniciativa para o ambito das famiiias. Descobriu-se que estender os beneffcios para cessagao do tabagismo para os familiares aumenta a responsabilidade dos empregados fumantes e os incentiva a parar. Os programas envolvendo familiares e dependentes dos empregados demonstraram maior probabilidade de mudangas, comparados aos que focam somente o empregado no local de trabalho.

U.S. Department of Health and Human Services Centers for Disease Control and Prevention Office on Smol<ing and Health, Wellness Councils of America, and the American Cancer Society. (1996). Making Your Workplace Smokefree A Decision Maker's Guide. Disponivel online em: http://www.cdc. gov/tobacco/secondhand_smoke/workplace_guide.htm. Acesso em 4 de margo de 2008.

22

COMO ELABORAR UMA PO LI TI CA DE LOCAL DE TRABALHO lOQo/o LIVRE DO FUMO


O objetivo do programa para controle do fumo e promover um ambiente de trabalho saudavel e produtivo para todos os funcionarios. Agoes voltadas para os trabalhadores devetn comunicar claramente a preocupagao da empresa com a saude e o bem-estar de todos os seus empregados, tratando a todos com equidade. A nova polftica deve ser declarada por escrito e identificar claramente tanto seus objetivos como os passos necessarios para atingi-los. Sempre que possivel, deve ser integrada aos programas e procedimentos tambem voltados para a saude e seguranga no local de trabalho. Devem-se enfatizar objetivos tais como: oferecer um ambiente de trabalho seguro, apoiar os funcionarios que desejarem parar de fumar e proteger todos contra o tabagismo passivo. O documento deve incluir: A finalidade da polftica A sua conexao com os valores corporativos O cronograma de implementagao A sua aplicabilidade a todos: funcionarios, visitantes, fornecedores e outros A afirmagao clara de que o uso do tabaco nao e permitido em nenhum local dentro dos ediffcios ou propriedades da empresa; se houver excegoes, elas devem ser apontadas (ver discussao abaixo) Uma descrigao do apoio oferecido aos fumantes, como acompanhamento psicologico e programas para o abandono do tabagismo As consequencias da desobediencia as normas Os nomes dos funcionarios designados para esclarecer duvidas quanto a polftica e seus dados para contato

A maioria dos elementos do programa sao bastante claros. Porem, varies pontes exigem atengao especial, como: Obediencia. Em geral, as polfticas para ambientes livre do fumo tendem a ser obedecidas em altos niveis, sem necessidade de coergao. Quando desrespeitadas, o fato deve ser tratado da mesma forma que acontece com outras normas corporativas. Deve-se deixar claro que o respeito a polftica para o fumo e uma condigao para a manutengao do emprego. A primeira reagao a desobediencia de parte de um funcionario deveria envolver uma discussao sobre a polftica e as razoes por tras dela. As normas aplicam-se aos ambientes abertos? Para proteger adequadamente os nao-fumantes, os ambientes de trabalho fechados devem ser 100% livres do fumo. Algumas empresas permitem que os empregados fumem do lado de fora, em areas especificas localizadas longe das portas e janelas. Uma tendencia crescente, no entanto, e buscar ambientes, abertos ou fechados, completamente livres do fumo. A razao para banir o fumo, mesmo nos espagos abertos, e propiciar um ambiente de trabalho saudavel, que apoie totalmente os funcionarios que desejem parar de fumar. Coibir o fumo a ceu aberto tambem elimina o problema dos residuos de cigarro e torna desnecessario criar "fumodromos" e regras para essas areas. Se sua empresa permite o fumo em lugares abertos, a polftica deve especificar claramente onde isso e permitido e tomar as medidas necessarias para minimizar o lixo causado pelo cigarro.

24

Modelo de Politica para Ambientes de Trabalho Livres do Fumo


[Nota: Este modelo pode ser facilmente adaptado para implementar uma politica de ambiente livre do tabaco, se sua empresa decidir faze-lo.] _[nome da empresa]_procura oferecer um local de trabalho saudavel, confortavel e produtivo para todos os seus colaboradores. Os riscos para a saude relacionados com o tabagismo sao bem documentados. Esses riscos impactam tanto o fumante como o naofumante exposto a fumaga ambiental. Portanto, a [nome da empresa] pretende oferecer um local de trabalho livre do fumo para todos os seus funcionarios e visitantes. Principios Esta politica aplica-se a todas as pessoas, em todos os momentos, em todos os ediffcios e vefculos (proprios ou alugados) da empresa [se factivel: "e em todos os espagos abertos dentro da area (propria ou alugada) da empresa"]. Esta politica entrara em vigor no dia [data da implantagao]. As normas aplicam-se tambem para todos os eventos e reunioes patrocinados pela companhia, dentro e fora de suas instalagoes. [Se factivel: "As normas aplicam-se a veiculos particulares dentro da area da empresa, incluindo estacionamentos."] E proibido fumar (incluindo, mas nao se limitando a) cigarros, bidisS kreteksS cachimbo ou charutos. Programas para conscientizagao e abandono do tabagismo, indicagoes de especialistas e outros recursos serao disponibilizados para os empregados que desejarem parar. [Indicar onde se dirigir para receber ajuda ou informagoes.] A obediencia a essas normas e obrigatoria para todos os funcionarios e visitantes, sem excegoes. O funcionario que desobedecer a elas estara sujeito a sangoes disciplinares. Os supervisores e gerentes sao os encarregados administrativos do cumprimento das normas e os responsaveis pela disseminagao da politica a todos os funcionarios sob sua diregao. Como responsaveis pelo cumprimento das medidas, tomarao as agoes cabfveis em caso de desobediencia. Os supervisores devem certificar-se de que todos OS empregados sejam notificados sobre a nova politica, recebendo uma copia dela.

1 (N.T.) Bidis sao cigarros artesanais, manufaturados na India e em outros paises do sudeste asiatico. 2 (N.T.) Cigarros que contem uma mistura de cravo, tabaco, e outros aditivos.

25

Qualquer pessoa que observe violagoes da polftica pode reportalas ao supervisor do funcionario em questao. Uma vez notificado (ou testemunhando uma violagao por parte de um subordinado seu), 0 supervisor deve discutir a conduta com o funcionario e t omar as medidas disciplinares cabiveis. Se o problema persistir, [departamento, nome e telefone de contato] .

Disputas relativas a essa polftica devem ser resolvidas seguindo os procedimentos usuais para lidar com outros problemas de trabalho. As duvidas podem ser encaminhadas para [fornecer as informagoes de contato dos funcionarios designados para lidar com elas ].

Exemplos de Politicas para Ambientes de Trabalho Livres do Fumo


Johnson & Johnson
Polftica Global de Ambiente de Trabalho Livre do Tabaco 1. POLITICA

1.1 A Johnson & Johnson e empresas afiliadas almejam a saude e 0 bem-estar de seus empregados, promovendo um local de trabalho totalmente "Livre do Tabaco". Cada afiliada pode gerenciar individualmente a transigao para um ambiente de trabalho "livre do tabaco", partindo de seu estagio atual de ambiente livre do fumo, mas todas devem completar o processo ate, no maximo, 1 de Janeiro de 2007. aqueles que testemunharem as infragoes podem dirigir-sea__ 1.2 A nova polftica de ambiente de trabalho livre do tabaco deve ser comunicada aos funcionarios das empresas do grupo, as quais precisam desenvolver pianos de implementagao especfficos, em conjunto com a gerencia de fabrica, Recursos Humanos e Saude e Seguranga, ate no maximo 1 de Janeiro de 2006. 1.3 Espera-se que cada afiliada defina sua polftica propria, incorporando todos OS elementos descritos contidos na polftica corporativa. Quando houver leis locals restringindo aspectos das normas corporativas, a polftica da subsidiaria devera ser modificada para tornar-se legal.

26

2.

OBJETIVO

2.1 Ha vasta documentagao sobre os riscos para a saude pessoal relacionados aos produtos derivados do tabaco, sejam com fumaga (cigarros, cachimbo, charutos, hookah, etc) ou sem (rape, gutka, jarda, betel quid, etc). Esses riscos impactam tanto o fumante, como 0 nao-fumante exposto a fumaga ambiental. As empresas Johnson & Johnson visam oferecer a todos os seus funcionarios um ambiente de trabalho favoravel a boa saude.

3.

VIGENCIA

3.1 Estas normas aplicam-se a todos os funcionarios, prestadores de servigos e visitantes, enquanto estiverem dentro das dependencias de qualquer uma de nossas empresas no mundo. Quando necessario, a polftica sera modificada para adequar-se as regulamentagoes locais referentes a areas designadas para fumantes. 3.2 Todos
OS empregados, prestadores de servigos e visitantes estao proibidos de usar tabaco nos ambientes de trabalho da Johnson & Johnson. Define-se local de trabalho como os espagos internos de todas as instalagoes da Johnson & Johnson, proprias ou alugadas, bem como os espagos externos, os estacionamentos e o interior dos veiculos (proprios ou alugados) da empresa, ou mesmo veiculos particulares dentro da area corporativa. Esta polftica tambem se aplica a reunioes ou eventos patrocinados pela empresa, dentro e fora de suas instalagoes. Os usos proibidos do tabaco incluem fumar (cigarros, cachimbos, charutos, hookah, etc.) e/ou usar tabaco sem fumaga (rape, gutka, jarda, betel quid, etc.), mas nao se limitam a eles.

3.3 Programas para conscientizagao e abandono do tabaco, terapias comportamentais, indicagao de especialistas e outros recursos serao disponibilizados para os funcionarios que desejarem parar de usar tabaco. 3.4 Qualquer funcionario que desobedecer a essa polftica sofrera agoes disciplinares. 3.5 Duvidas devem ser dirigidas ao departamento local de Recursos Humanos e/ou ao representante de Saude e Seguranga.

Politica de Ambiente de Trabalho Livre do Fumo da Welch Allyn OBJETIVO Garantir urn ar limpo em todos os ambientes de trabalho das afiliadas a Welch Allyn. ABRANGENCIA Todos OS empregados das afiliadas a Welch Allyn, alem dos funcionarios temporarios, prestadores de servigos e todos os nao-funcionarios. POLITICA Nao e permitido fumar ou acender cigarros, charutos, cachimbos ou outras substancias dentro das propriedades da empresa. Definem-se como propriedades todos os escritorios, fabricas ou ediffcios, e quaisquer veiculos motorizados pertencentes a uma afiliada da Welch Allyn. As violagoes das normas, conforme seu fndice de reincidencia, serao tratadas de acordo com o procedimento abaixo descrito. Os passos de 2 a 4 ficarao arquivados na ficha do colaborador. 1. Da primeira vez que um funcionario for pego fumando, sera avisado verbalmente, sendo relembrado sobre as normas. 2. Na segunda vez, sera avisado por escrito.

3. A terceira vez resultara em um dia de suspensao, com desconto do pagamento, para que considere a seriedade da situagao. 4. A quarta falta ocasionara o desligamento do funcionario. As violagoes ocorridas em areas com substancias volateis ou produtos que possam ser danificados pela fumaga serao tratadas diretamente com OS passos 3 e 4.

The Dow Chemical Company Na America do Norte, todas as propriedades da Dow sao livres do fumo, incluindo eventos e reunioes. Todas as instalagoes da Dow Health Services sao livres do tabaco. Em nivel global, todos os ediffcios da Dow, incluindo as reunioes, sao livres do fumo. Areas externas designadas para fumantes ainda sao permitidas.

28

EXEMPLO DE PROGRAMA PARA SAUDE E BEM-ESTAR NO TRABALHO

Nutrigao e Atividades Fisicas

Gerenciamento do Stress

Controle do Tabaco

Exames de Saude

Cessagao do Tabagismo

Programa de Ambiente 100% Livre do Fumo

Encaminhamento para Servigos de cessagao comunitarios

Acompanhamento psicologico gratuito para funcionarios e familiares

Materials informativos e de auto-ajuda

Reembolso de medicannentos e servigos

Medicannentos para parar de funnar gratuitos

Pesquisas e Cannpanhas de conscientizagao

29

ESTRATEGIAS DE COMUNICAQAO
Desenvolver e implementar um piano de comunicagao, informando aos funcionarios, de uma forma positiva, o que eles necessitam saber sobre 0 progratna de ambiente de trabalho livre do fumo, e crucial para o sucesso da iniciativa. Os elementos principals do piano de comunicagao incluem: identificar os publicos-alvo; desenvolver mensagens eficazes; escolher os emissores adequados; usar a melhor midia ou metodo para atingir cada publico e definir um cronograma para todas as atividades. Como identificar os publicos-alvo. Na maioria das empresas, existem quatro publicos principals: Todos
OS

funcionarios afetados pelo piano.

Os gerentes, que necessitam de orientagao e treinamento especial sobre seu papel na implementagao da polftica. Os acionistas, os clientes e a populagao em geral. A midia de massa.

Como desenvolver mensagens eficazes. O piano de comunicagao deve usar os resultados da analise da situagao e das pesquisas (discutidos na segao "Apoio dos Funcionarios ao Programa") para identificar as informagoes e mensagens que cada publico precisa entender. As estrategias para desenvolver mensagens eficazes incluem: Usar um tom positivo em todas as comunicagoes e focar no interesse genuino da empresa em promover a saude e a seguranga. Garantir que todos os funcionarios percebam que a polftica sera implantada num processo justo, no qual os fumantes e nao-fumantes estarao representados; mostrar que o feedback e as ideias do corpo de funcionarios sao bem-vindos. Evitar mensagens que paregam negativas ou insensiveis para os fumantes. Deixar claras para os empregados as razoes medicas por tras do programa: pesquisas mostram, inequivocamente, que o tabagismo passivo e um grande risco para a saude; autoridades da area medica concordam em que todos os locals de trabalho devam ser completamente livres do fumo; os sistemas de ventilagao nao conseguem remover do ambiente todos os gases e substancias quimicas toxicos.

30

Cuidar para que todos os gerentes e supervisores saibam o que se espera deles e estejam preparados para implementar a polftica. Infortnar claramente sobre o cronograma de implementagao do programa. Promover os tratamentos e servigos de acompanhamento psicologico, financiados pela empresa, para aqueles que desejarem parar de futnar. Esses beneffcios devetn estar disponfveis entre um e tres meses antes da implementagao, pois as pessoas necessitam de tempo para decidir-se e tambem precisam saber, desde o comego, que a empresa deseja ajuda-los a parar. Depois do periodo de implementagao do programa, agradecer aos funcionarios por seu apoio e ajuda em torna-lo uma realidade.

Como escolher os melhores emissores. Quem passa a mensagem e, muitas vezes, tao importante quanto a mensagem em si. Envolver visivelmente os executivos de alto escalao nas agoes de comunicagao. E importante que a empresa sinalize o comprometimento da alta gerencia com o programa. Incluir outros porta-vozes importantes, como medicos ou enfermeiras da empresa, lideres sindicais e empregados carismaticos com habilidades de comunicagao e comprometimento com a polftica. Se possfvel, incluir mensagens de personalidades de fora da empresa, como polfticos reconhecidos ou esportistas famosos, que sejam comprometidos com a causa.

Como transmitir as mensagens. As mensagens mais importantes devem ser comunicadas repetidamente, antes da data de implementagao, usando todos os meios de comunicagao disponfveis. Para atingir os funcionarios, os metodos mais eficazes incluem e-mail, reunioes, treinamentos, o website da empresa, blogs, newsletters, contra-cheques, quadros de aviso e cartazes. Incluir a polftica nos materials de orientagao para os empregados e nos anuncios de emprego. Para os acionistas e a populagao em geral, podem ser usados vefculos de massa e o relatorio corporativo anual para ressaltar 0 comprometimento da empresa com a saude e o bem-estar dos empregados.

Para a midia de massa, podem ser usados press releases, reportagens, entrevistas, conferencias para a imprensa ou eventos especiais, chatnando a atengao para os esforgos de criagao de um ambiente livre do futno na empresa. Eventos especiais e atividades promocionais tambem podem cotnunicar eficazmente tnensagens importantes. Considere organizar urn evento especial no dia da implementagao. Por exempio, a data poderia coincidir com o dia nacional ou mundial sem fumo; ou a empresa poderia juntar-se a agentes ou grupos da area da saude na organizagao de um evento para a mfdia. A empresa tambem pode patrocinar uma feira da saude antes ou durante o dia do inicio do programa. Outros exemplos de atividades promocionais: um concurso de posteres, contagem regressiva ate o dia do langamento, incentivos para os funcionarios que conseguirem parar de fumar durante o primeiro mes.

Definigao do Cronograma. O piano de comunicagao deve incluir um cronograma, para garantir que as mensagens sejam adequadamente transmitidas durante cada etapa do processo de implementagao. Se possivel, deve comegar com cerca de quatro meses de antecedencia e continuar apos a implementagao do programa, conforme as necessidades especificas da empresa.

32

COMO AJUDAR F U N CI O N A R I O S A PARAR DE FUMAR


Oferecer assistencia aos funcionarios que desejam parar de fumar beneficia tanto empregadores como empregados. Para estes, os beneffcios sao enormes. Muitos fumantes desejam abandonar o cigarro, 0 que pode melhorar significativamente sua saude e qualidade de vida. Para as empresas, os beneffcios incluem a redugao dos altos custos do absenteismo, dos pianos de saude, da perda de produtividade e dos servigos de limpeza e manutengao relacionados com o fumo. Reduzir o numero de funcionarios fumantes tambem pode melhorar a imagem da empresa e o moral dos trabalhadores. Iniciativas visando o abandono do tabagismo sao importantes e eficientes em termos de custos, especialmente se adotadas entre um e tres meses antes que a polftica de ambientes de trabalho livres do fumo entre em vigor. Assim, o programa para cessagao do tabagismo ajuda OS funcionarios que desejam parar de fumar e torna-se maduro antes que aumente a demanda causada pela nova polftica. Iniciativas para incentivar o abandono do tabagismo no ambiente de trabalho tambem sao pouco onerosas, sendo vistas como uma "regra de ouro" em termos de eficacia dos custos com saude.' Devido a grande variedade de pianos de saude e praticas empresariais nos diferentes pafses, nao existe uma unica abordagem de interrupgao do tabagismo que funcione em qualquer parte. No entanto, as diretrizes abaixo podem ser adaptadas ao porte e a cultura de sua empresa. Sao elas: Apontar um grupo de trabalho interdepartamental para desenvolver e monitorar os programas de abandono do tabagismo. Para uma melhor coordenagao, o mesmo grupo de trabalho encarregado da implementagao da polftica de ambiente de trabalho livre do fumo deve tambem coordenar o desenvolvimento ou aperfeigoamento dos programas oferecidos pela empresa. Suas atividades incluem: Avaliar os custos correntes do tabagismo para a empresa e os beneffcios potenciais de um programa para abandono do fumo Utilizar pesquisas ou grupos focais para avaliar o nfvel de interesse dos funcionarios nos produtos e servigos para parar de fumar Avaliar os recursos disponfveis Decidir qual a melhor abordagem e fazer recomendagoes a gerencia.

Determinar o nivel de suporte fornecido. Sua empresa pode oferecer um leque de programas para interrupgao do tabagismo, que podem ser abrangentes, facilitadores ou apenas de encaminhamento. As opgoes sao descritas abaixo: Abrangente: pagamento integral dos beneffcios, fornecidos dentro da empresa Facilitador: o empregador fornece um bom numero de informagoes, incluindo materials de auto-ajuda, e disponlblllza alguns servlgos Encaminhamento: a empresa disponlblllza materials oflclals e encamlnha os funclonarlos a programas comunltarlos ou governamentals

I n t e g ra r a assistencia para parar de fuma r aos outros programas de saude e bem-estar da empresa. O departamento de saude e bemestar ocupaclonal, que normalmente culda de programas corporatlvos como gerenclamento do stress, avallagao ffsica, nutrlgao e atlvldades ffslcas, deveria sertrelnado para avallar, Informar e encamlnharos fumantes para os programas adequados de cessagao do tabagismo. O diagrama Intltulado "Exempio de Programa para a Saude e Bem-Estar no Trabalho" mostra como adequar os programas para parar de fumar as pratlcas da empresa. Avaliar o sucesso da assistencia oferecida. A empresa deve avallar OS beneffcios de curto prazo (malor consclentlzagao dos funclonarlos, melhor cllma organlzaclonal, melhor qualldade de trabalho, aumento da satlsfagao no trabalho, etc.) e os resultados de longo prazo, como: Aumento da produtlvldade Redugao do absentefsmo Prevengao de acldentes Redugao do rlsco de Incendlos Aumento da retengao de funclonarlos Mais agoes de responsabllldade social corporatlva

Pode-se fazer o levantamento dessas Informagoes coordenado com a avallagao da polftica de amblente de trabalho llvre do fumo.
34

Definir os recursos adequados para o programa de interrupgao do tabagismo. A empresa pode oferecer, como parte do programa, os seguintes produtos e servigos, eficazes em termos de custos: Acompanhamento psicologico individual Acompanhamento psicologico em grupo Acompanhamento psicologico por telefone Materials informativos e de auto-ajuda Medicamentos, incluindo terapia de substituigao da nicotina (TSN) Encaminhamento para programas comunitarios

Todas essas abordagens sao eficazes, quando adotadas adequadamente. Alguns fumantes motivam-se mais com uma abordagem do que com outra. Estudos revelam que os medicamentos para parar de fumar dao resultados muito melhores quando combinados com acompanhamento psicologico, por isso o ideal seria que a empresa oferecesse acesso a ambos. As seguintes publicagoes contem informagoes mais detalhadas sobre como sua empresa pode ajudar os colaboradores a parar de fumar, informando tambem sobre produtos e servigos: Employers' Smoking Cessation Guide: Practical Approaches to a Costly Workplace Problem (Cessagao do Tabagismo para Empregadores: Abordagens Praticas para um Problema Trabalhista), 2nd Edition Professional Assisted Cessation Therapy 2002 http://www.endsmoking.org/resources/employersguide/pdf/ employersguide-2nd-edition.pdf Policy recommendations on smoking cessation and treatment of tobacco dependence (Recomendagoes de polfticas para cessagao do tabagismo e tratamento da dependencia do tabaco) Organizagao Mundial da Saude 2003 http://www.who.int/tobacco/resources/publications/en/intro_chapter3. pdf Tobacco in the Workplace: Meeting the Challenge. A handbook for employers. (O Tabaco no Local de Trabalho: Enfrentando o Desafio. Manual para empregadores). OMS Copenhagen, 2002 http://www.euro.who.int/document/e74819.pdf

Eddy DM. Eddy ranks the tests. Harvard Health Letter. 1992; (July SuppI): 10-11.

MO NITORAQAO E AVALIAQAO DO IMPACTO DO PROGRAMA Monitoragao


Durante o processo de planejamento, implementagao e execugao da nova polftica, e importante ter um sistema para receber o feedback dos empregados e gerentes. O grupo de trabalho para o Programa de Ambiente de Trabalho Livre do Fumo e o gerente encarregado da implementagao devem considerar uma serie de mecanismos de feedback, como: Pesquisas informais conduzidas pelo grupo de trabalho Questionarios anonimos aplicados periodicamente aos funcionarios (aconselha-se usar um servigo como surveymonkey.com) Um sistema de feedback na intranet corporativa E-mails solicitando feedback Uma caixa de sugestoes Reunioes, com um tempo dedicado a perguntas

Os comentarios, sugestoes e preocupagoes dos funcionarios e gerentes devem ser respondidos rapida e cuidadosamente. As medidas contidas no programa devem ser esclarecidas e os procedimentos para implementagao e execugao devem ser ajustados, quando necessario.

Avaliagao
Seis meses apos a implementagao do programa, e depois anualmente, recomenda-se que a empresa faga uma avaliagao. Isso permite que se megam os resultados do programa e que se fagam os ajustes necessarios para manter o ambiente de trabalho livre do fumo. Pode-se avaliar: O Impacto Sobre a Saude Mede-se o impacto do programa levantando o numero de fumantes e dos interessados em parar de fumar, antes e depois da implantagao da polftica de ambiente de trabalho livre do fumo (tanto em geral, como entre aqueles que receberam ajuda da empresa para a cessagao do tabagismo). O ideal e que essas informagoes sejam coletadas antes, tres, seis e doze meses depois da implementagao, e depois anualmente.

36

O Impacto Operacional - Verificar se a polftica esta sendo aplicada igualitahamente aos funcionarios, gerentes, gerentes seniores, visitantes, etc. Pode ser usado um questionario confidencial. Identificar areas de nao-observancia O fumo foi banido de todos os ediffcios da empresa, tanto OS proprios como os alugados? Se a polftica e de instalagoes 100% livres do fumo, ainda se fuma nas areas externas e estacionamentos, dentro dos veiculos da empresa (proprios ou alugados) ou dos veiculos particulares dentro da area corporativa? As reunioes e eventos patrocinados pela empresa, dentro e fora das suas dependencias, sao livres do fumo? Determinar se foram feitas as mudangas ffsicas necessarias nas instalagoes da empresa: Produtos derivados do tabaco sao vendidos dentro das dependencias da empresa? Existem cinzeiros ou outros recipientes para resfduos de cigarros na empresa? Monitorar a participagao dos empregados nos programas de cessagao do tabagismo.

Satisfagao dos Funcionarios Medir a satisfagao dos funcionarios (incluindo a gerencia) com o programa e sua implementagao Medir a satisfagao dos funcionarios com os tratamentos e servigos para parar de fumar

Comunicagao Monitorar os acessos dos funcionarios a pagina do website corporativo que descreve a polftica (quando existir) Identificar partes do programa e de sua implementagao que estejam causando duvidas, para tentar evita-las O Verificar se a sinalizagao existente para informar funcionarios e visitantes sobre a polftica e adequada e suficiente Monitorar os casos em que pedidos de suporte ou de informagoes nao foram atendidos (suporte ou informagoes demorados ou inadequados devem tambem ser considerados falhas).

As ligoes aprendidas e os dados coletados no processo de monitoragao e avaliagao devem ser documentados e revistos pela gerencia e pelo Grupo de Trabalho para o Programa de Ambiente de Trabalho Livre do Fumo. Esses resultados nao so orientam o desenvolvimento das atividades atuais, garantindo o sucesso e a sustentagao da polftica, como ajudam a promover, para os publicos externos, o sucesso na criagao de um ambiente de trabalho livre do fumo na empresa.

ESTAMOS PRONTOS? CHECKLIST PARA I MPLE ME NTAR O PROGRAMA DE A MBI ENT E DE TRABALHO LIVRE DO FUMO

Antes de implementar o programa:


Foi apontado como Coordenador do Programa um gerente respeitado, principal responsavel pelo planejamento e supervisao da impletnentagao? Foi criado urn ambiente de informagao e apoio para a nova polftica entre os funcionarios e gerentes? Foram criados mecanismos para recolher informagoes e feedback dos funcionarios e gerentes, relacionados com a implementagao do programa? Foram selecionados os mecanismos de suporte para o abandono do tabagismo (servigos e produtos) que a empresa ira disponibilizar? Foi planejado um evento ou atividade promocional especial (como o dia da saude funcional), para comemorar o inicio do programa? As mudangas ffsicas necessarias foram feitas, como a remogao dos cinzeiros das instalagoes da empresa? Os gerentes foram treinados ou informados sobre as implicagoes da polftica? Foram desenvolvidos os materials de sinalizagao e comunicagao? Foi criado o grupo de trabalho para o Programa de Ambiente de Trabalho Livre do Fumo, composto de funcionarios fumantes e naofumantes, que sejam "lideres de opiniao" respeitados dentro da empresa? Foi providenciado acesso a terapias e acompanhamento psicologico para parar de fumar (dentro da empresa, ou por encaminhamento a recursos externos)?

Na data da implennentagao do programa:


Os anuncios de emprego e os materials de orientagao para os novos funcionarios declaram que a empresa adota uma polftica de ambiente de trabalho livre do fumo? Foi colocada sinalizagao visfvel? Os visitantes sao informados sobre as normas? O programa foi anunciado formalmente, de preferencia por meio de um evento ou atividade promocional especial?

38

Foram removidos os cinzeiros e, no caso de uma polftica de ambiente 100% livre do fumo, foram eliminados os "fumodromos" da area da empresa? Foi providenciado para que nenhum produto de tabaco seja vendido dentro das instalagoes da companhia?

Apos a implementagao do programa:


A campanha de conscientizagao continua promovendo o abandono do tabagismo e agradecendo aos funcionarios pelo seu apoio e esforgos em tornar 0 programa uma realidade? Continua a monitoragao e o atendimento as questoes e feedbacks trazidos pelos funcionarios e gerentes? O impacto das agoes foi avaliado? As ligoes aprendidas e as necessidades futuras foram documentadas? Foram feitas reunioes com o Grupo de Trabalho e a alta gerencia, para discutir os resultados da avaliagao da polftica e das atividades correntes? O sucesso do programa para um ambiente de trabalho livre do fumo foi comemorado junto com eventos nacionais / regionais / internacionais, como o Dia Mundial Sem Tabaco ou o Dia Internacional do Trabalho? Ver"Como Tornar o Local de Trabalho Livre do Fumo: Cronograma de Atividades" para mais detalhes sobre essas tarefas.

PERFIL DE EMPRESAS: COMO SE TORNARAM AMBIENTES LIVRES DO FUMO? Estudo de Caso: Dow Chemical
Descrigao da Empresa (segundo o website, w w w.d o w. c o m )
Com vendas anuais de US$ 54 bilhoes e 4 6 . 0 0 0 f unci onari os em t odo 0 m un do, a Dow Chemical e uma empr es a quimic a diversificada, que c ombi na o po der da ciencia e da t ecnologi a com o " E l em e nt o Humano", a fim de c o nt r i b ui r c o n s t a n t e m e n t e para o progr esso h uma no. Baseada nos principios de inovagao e s ust ent abil i dade, a em pr es a oferece uma vasta g ama de pr o dut os e servigos qui mi c os (que vao de agua fresca, al i ment os e m e d i c a m e n t o s ate ti ntas, e m b a l a g e ns e pr o dut os de cuidados pessoais), para clientes em cerca de 160 paises. Para mais informagoes, visite w w w. d o w. c o m .

Motivagao para implementar ambientes livres do fumo


Como part e de seu comprometimento com a saude e b e m - e s t a r dos funci onarios, a Dow decidiu que teria a m b i e n t es livres do f u m o , em suas instalagoes na Amer ic a do Norte, ha mais de 15 anos. Essa polftica foi d e l i b er a d am e nt e incorporada, pela equipe de p l a n e j a m e n t o da Dow, as polfticas c or por ati vas e prioridades existentes. Tamb em al i nhou-s e com OS o b jet i v os de p r o m o v e r a saude e de e n t r e g a r val or para os acionistas. A i m p l e m e nt a g ao de a m bi e n t es livres do fumo ali nha-se com a polftica corpor ati va global de M ei o - Ambi ent e, Saude e Seguranga ( p r o t e g e r a saude dos indi vi duos) e com polfticas locals de seguranga, que pr oibi am 0 fumo em locals inadequados.

Programa de Ambientes Livres do Fumo


Em 200 3, OS d e p a r t a m e n t o s de Saude Ocupacional e Recursos Huma nos da Dow at ual i zar am suas praticas, em reagao as crescentes evidencias dos efeitos negati vos do f u m o passivo para a saude. O novo pr ogr am a c om pr e endi a duas partes: 1) Estender a polftica de a m b i e n t es livres do fumo da Amer ic a do Norte para t odas as instalagoes e reunioes da Dow, incluindo as areas ext er nas, e transformar as instalagoes da Dow Health Services ( c om o c entr os de fitness) em locals livres do tabaco. 2) Implantar uma polftica global de ediffcios e reunioes livres do f um o. "Fumodromos" em areas e xt er n as ainda seriam per mit i dos. A Dow passou cerca de 18 meses pl anejando a i m pl e m e nt a g a o da nova polftica, que foi i nt r oduzi da c omo q u a l q u er out r o pr ogr am a c or p or at i v o: foi defini do um piano, com prazos e passos de i mpl e ment a ga o, apr ovados e d o c u m e n t a d o s pelas equipes responsaveis. As praticas e lacunas locals f or am revistas e el abor ou-s e uma checklist de i m p l em e nt a g a o para cada area geografic a, de f o r m a a f ac i lit ar a aplicagao local. Um e xt ens o piano de comunicagao tambem foi des envol vi do, com mens agens adapt adas aos di f er ent es publicos de interesse - di r et ori a, Recursos Humanos, r epr es ent ant es sindicais, e mp r e g a d os - e dis s emi nadas
40

atraves de diversos veiculos de c omunic agao. Progr amas de s u por t e para a cessagao do t a b a g i s m o para os f unci onari os f or am tambem providenciados, antes da data de inicio do pr o gr am a, c omo inc enti vos para mudangas c o m p o r t a m e n t a i s e para f ac ili t ar a transigao. Depois que 0 pr ogr am a passou a vigorar, f or am feitos os ajus t es necessarios. Essa politica tambem foi incorporada aos processos de garantia de qualidade e audit oria da Dow.

Resultados atingidos
As t axas de a ba nd on o do cigarro ent r e os funcionarios, que sao medi das c omo parte do pr o gr ama de avaliagao de saude da Dow, m e l h or ar a m desde a i mpl ant agao da politica. A taxa global de uso de t abaco da empr es a, at u al m e nt e , esta em 18%. Ate 2014, a Dow visa r eduzi r essa taxa em 10%, em t odas as regioes geograficas.

Obstaculos enfrentados 1. Desafios regionais


A i m p l e m e nt a g ao do pr o g r ama na Al ema nh a e nos Raises Baixos exigiu aprovagao dos "c ons el hos de t r abal hador es", gr upos de r epr es ent ant es dos e m pr e g a dos , que criaram ent r aves burocraticos e l evar am a atrasos na sua efetivagao. Uma ligao i m p o r t a n t e foi e n t e n d e r qual o raio de agao dos decidi dor es e pr ever um prazo extr a, d ent r o do piano de i mpl eme nt a ga o, para agoes de comunic agao e t o m a d a de decisao. Tambem e essencial t e r f or t es evidencias s u p o r t a n do as recomendagoes, e n t e n d e r nos m i n i m os detalhes os requisitos do pr o gr ama e p e r m i t i r al gum a fl exibili dade (ou d ar mais tempo para a i m pl e m en t ag a o) em al gum as areas. Al gum as afiliadas na regiao do sul do Pacffico m o s t r a r a m - s e mais resistentes, dadas as suas altas t a xas de uso do t abaco e a falta de c o n h ec i m e nt o sobre servigos e t er api as para a cessagao ou m e d i c a m e n t o s para substi tuigao da nicotina disponfveis. A Dow esta t r a b al h a n d o junto com as equipes regionais de saude ocupacional para aumentar sua proficiencia sobre o uso do tabaco, t a n t o para of er ec er a c o m p a n h a m e n t o psicologico indi vi dual c omo para p r o m o v e r a saude da populagao em geral. A d e q u a r os mat er i als de comunicagao aos recursos locals e i m p o r t a n t e para t o r n a- l os mais uteis e aumentar sua credibilidade. Em alguns lugares, sao alocados recursos adicionais para a i m pl em e nt a g a o de p r o gr am as locals de ab an don o do tabaco.

2. Falta de compreensao das necessidades e recursos globais


Foi necessario realizar ext ens as pesquisas para e n t e n d e r os aspectos culturais envol vi dos no uso do tabaco, bem c om o as opgoes de cessagao disponi veis para a populagao global de f unc i onari os da Dow. A empr es a apont ou um especialista global para assunt os r elaci onados com a cessagao do t a ba gi s mo. Este recebe informagoes de c ont at os regionais de t o do 0 m un do, para g a r a nt i r que os pr ogr amas , as diretrizes clinicas e OS recursos s ejam c omp at i vei s com as mel hor es praticas, e vol uam e p e r m i t a m haver flexi bili dade local, onde isso f o r necessario.

3. Falta de transparencia
Pode ser diffcil aval i ar se o pr ogr ama esta sendo i m p l e m e n t a d o ef ic azment e nas localidades mais r emot as .

41

A politica de tabaco da Dow e listada no website de cada afiliada, na pagina sobre beneffcios funcionais, e faz parte do comprometimento da empresa em oferecer um ambiente de trabalho sadio. Incluir mensagens sobre a politica de ambiente de trabalho livre do tabaco nos objetivos de sustentabilidade da Dow, leva a investigar se a pratica local se desvia da expectativa global. Incorporar a politica ao processo de auditoria da companhia e manter o tabaco como topico nas inspegoes sanitarias, ajuda a identificar (potenciais) mudangas na politica.

Ligdes aprendidas Fazer pesquisas. Conhega os programas de cessagao em cada regiao, assim como as leis e costumes locals relacionados ao uso do tabaco. Fornecer as razoes sanitarias e economicas para implementar um local de trabalho livre do tabaco. Certifique-se de que os funcionarios percebam que a decisao de adotar um ambiente livre do fumo nao e arbitraria ou punitiva. Nao so porque saude dos trabalhadores e importante para a empresa, mas tambem porque o uso de tabaco ocasiona redugao da produtividade e aumento dos riscos para a saude, ambos afetam os resultados financeiros. Reconhecer que largar o uso do tabaco e uma questao pessoal e emocional para as pessoas - e que pode ser bastante diffcil. Apoie OS esforgos dos empregados que tentam parar de fumar, mas tome cuidado em sua comunicagao para que os nao-usuarios nao se sintam punidos ou depreciados. Considerar a comunidade externa. Se for possivel, capitalize casos de sucesso no controle do tabaco na area social- a aprovagao de leis para ambientes livres do fumo, por exempio - para fortalecer a politica corporativa de ambiente de trabalho livre do tabaco. Da mesma forma, e possivel inspirar mudangas nas polfticas sociais de controle do tabaco pela implementagao de polfticas corporativas. Suponha uma pequena comunidade, com apenas dois grandes empregadores; os dois podem reunir-se para discutir o interesse em implementar programas de ambientes livres do fumo ao mesmo tempo. Reforgar o programa com comunicagao e monitoramento constantes. Ressaltar a politica e monitorar sua implementagao ajuda a garantir que ela se torne parte da cultura corporativa; assim, os novos empregados e prestadores de servigo aprendem que sao normas corporativas mandatorias. E importante reconhecer a necessidade de suporte constante para ajudar os funcionarios e seus familiares a largar o cigarro - as recaidas sao possfveis e o desejo de parar pode surgir bem depois do langamento do programa. Faga campanhas para

42

ab an do no do t ab agi s mo em intervalos regulares, an u al men t e - nao a p en a s du ran te a implementagao. Desenvolver novas formas de atingir o objetivo final: um amb i ent e livre do tabaco. O Dia sem Tabaco da Dow acontece s e mp r e no mes de maio, em conjunto com o Dia lundial sem Tabaco. E u ma oportunidade para a e m p r e s a reforgar sua m e n s a g e m e encoraj ar as pesso as a p en s ar em largar o tabagis mo. O even to t a m b e m inclui desafios especificos, em t e rmo s de criar um amb ien t e s em tabaco, para cada afiliada. No Japao, por exempio, os "fu mod ro mo s" ext ernos sao fechados du rant e es se dia. R eco mpens ar as afiliadas que age m para criar um a mb i en t e de trabalho livre do tabaco. A Dow possui um Indice para Locals de Trabalho Saudaveis, um i ns t ru mento interno que serve para avaliar e incentivar os sites a criar um amb i en t e (e cultura) que incentive os e m p r e g a d o s a adquirir c o m p o r t a m en t o s saudaveis. "Local de trabalho livre do fumo" e um dos indicadores d es s e indice; as e m p r e s a s que nao poss uem are as d es i gn ad as para f u man t es recebem notas mais altas nesse quesito. Considerar uma polftica que inclua t o d as as formas de tabaco. In e s p e r ad a m e n t e, houve um resultado negativo no programa de ambi en te livre do fumo: o a u m e n t o de uso de t ab aco s em fumaga entre os funcionarios. Por causa disso, a Dow au me n t o u os esforgos para informar s eu s e m p r e g a d o s sobre as co ns equ enci as para a s au d e do t ab aco s em fumaga, co mb at en d o o mito de que seja uma alternativa segu ra ao cigarro. A Dow t a m b e m reformulou seu objetivo, visando oferecer um amb ient e de trabalho livre do tabaco, e nao s o m en t e do fumo, e passou a substituir fumo por t abaco em s u as men s a gen s .

PERFIL DE EMPRESAS: COMO SE TORNARAM AMBIENTES LIVRES DO FUMO? Estudo de Caso: Johnson & Johnson
Descrigao da Empresa (segundo o website, w w w.j n j . c o m )
A Johnson & Johnson e uma corporagao global com 250 empresas fornecedoras de produtos para cuidados com a saude. Seus mais de 119.000 empregados envolvem-se com a fabricagao de produtos para atender a uma ampla gama de necessidades medicas, que vao de produtos para bebes, primeiros socorros e hospitalares a medicamentos vendidos com receita medica, produtos para diagnosticos e planejamento familiar, dermatologicos e para a higiene feminina. Esta presente em 75 paises e seus produtos sao vendidos em mais de 150. A Johnson & Johnson e a mais completa e ampla fabricante de produtos para cuidados com a saude e tambem prestadora de servigos para o mercado consumidor, farmaceutico e profissional.

Motivagao para implementar ambientes livres do fumo


A Johnson & Johnson reconhece que o bem-estar de seus funcionarios e crucial para o sucesso de seus negocios e considera sua responsabilidade oferecer-lhes possibilidades de levar uma vida mais saudavel. Obedecendo a esse credo, e para criar, promover e sustentar uma cultura organizacional voltada para a saude, a Johnson & Johnson implementou sua polftica de ambiente de trabalho livre do tabaco em 1 de Janeiro de 2007.

Programa de Ambientes Livres do Fumo


A Johnson & Johnson proibe o uso de tabaco em todos os locals de operagoes da empresa (propriedades, ediffcios, espagos alugados, veiculos da companhia e reunioes por ela organizadas). Dados os diferentes ambientes polfticos e legais das regioes onde opera, a Johnson & Johnson permite que suas afiliadas estabelegam programas proprios, incorporando os elementos da polftica corporativa. As afiliadas tambem podem modificar seus programas para adequar-se a leis locals, estaduais ou regionais e a acordos coletivos. A Johnson & Johnson fornece a suas filiais material e treinamento para facilitar o langamento e a implementagao do programa. Foi entregue para todas as empresas Johnson & Johnson um conjunto global de instrumentos, incluindo: pianos de implementagao que levam em conta fatores culturais sensiveis e material de apoio a mudangas comportamentais dos funcionarios.

Resuitados atingidos
Como resultado, 98% das empresas do grupo tornaram-se livres dp tabaco ate margo de 2008, com 100% de obediencia a polftica na AsiaPacffico, America Latina e America do Norte.

44

Os n ao -f u man t es mencion aram os s egu int es beneffcios, como resultado do programa: Eliminagao do odor de cigarro nos escritorios e elevadores Orgulho de t rab alhar em uma e m p r e s a da area da s au d e Eliminagao da preocupagao com o t ab agi s mo passivo Melhor comunicagao com os f u man t es (eles nao s aem mais de s u as m e s a s t a n t as vezes para fazer "p au s a s para fumar")

Os f u m an t es mencionaram os s egu int es beneffcios, como resultado do programa: Ajuda para deixar de f u mar Aumento d as tentativas de parar de f u mar Redugao do nu mero de cigarros f u mad o s Incentivo a p en s ar mais em parar de f u mar

Obstaculos enfrentados 1. Isengdes parciais baseadas em leis locals (exigencia de uma area externa para os fumantes)

Para co nto rn ar es s e obstaculo, a Johnson & Johnson posicionou o programa como uma q u es t ao de s au d e e b e m - e s t a r funcional, algo muito mais import ante do que o b ed e ce r a leis locals para o controle do tabaco.

2. Desaffos na obedlencia a politica


Antes da implementagao, a Johnson & Johnson comunicou os funcionarios e ofereceu ajuda para a b an d o n a r o cigarro, tudo para incentivar os e m p r e g a d o s a aderir as novas normas. O amb i ent e sem t ab aco t a m b e m foi promovido como parte de uma cultura de bemes t a r geral, mais do que como uma iniciativa isolada.

3. Falta de produtos para ajudar a parar de fumar (China, por ex.)


Em alguns mercados, os med i camen t o s para cessagao do t ab agi s mo nao es t ao disponfveis.

4. Fumantes co-resldentes
Percebendo que as t axas de s uces so en tre os funcionarios que t en t avam parar seriam maiores se os outros f u man t es em s u as residencias t a m b e m o fizessem, a Johnson & Johnson es t end eu o suporte para as familias dos colaboradores.

LIgdes aprendldas
Obter apoio gerencial para a politica de amb i en t es livres do tabaco. Consiga apoio, t an to da alta cupula como da administragao local. Faga-os co mp r een d er os objetivos e expect ativas do programa, bem como, 0 seu papel no processo de implementagao e as es t rat egi as para isso. Avaliar a situagao atual e criar uma argu men t a gao a favor do

programa. Faga uma analise do comportamento dos fumantes (por exemplo, que proporgao dos funcionarios f umam ) e de sua disposigao para aceitar a polftica de ambiente livre do tabaco. Avalie as estrategias de outras organizagoes globais. Revise a literatura existente e as melhores praticas. Definir uma equipe, composta por empregados de todos os niveis e departamentos da empresa ("Grupo de Trabalho para a Polftica de Ambiente Livre do Fumo"), encarregada de desenvolver um piano integrado de comunicagao e implementagao. O grupo deve incluir funcionarios da Gerencia, Pessoal, Saude e Seguranga, Recursos Humanos e Operagoes. Faga uma parceria tambem com 0 departamento de Beneffcios, com o intuito de alavancar recursos para cobrir as despesas com terapias de reposigao de nicotina, medicamentos e programas de cessagao comprovadamente eficazes. Envolva os sindicatos. Dar um prazo razoavel para a implementagao do programa, algo entre seis e nove meses se ja existir uma polftica anti tabaco e entre nove e dezoito meses, se nao. Comunicar os funcionarios sobre o programa e torna-lo visfvel. Desenvolva um piano de comunicagao corporativa, prevendo agoes de marketing contfnuas (pelo menos uma vez por ano). Desenvolva conjuntos de agoes de marketing e pianos de comunicagao para as afiliadas. Anuncie a polftica e o cronograma de implementagao, bem como OS programas de auxflio ao abandono do tabagismo. Indique que existe total apoio da diretoria. Use toda a gama de vefculos de comunicagao, como e-mail, eventos oficiais, intranet corporativa, posteres, folhetos e a newsletter da empresa. Fazer as mudangas ambientais necessarias. Remova os cinzeiros das instalagoes da empresa, bem como OS pontos de venda de cigarros; coloque sinalizagao indicando "ambiente livre do tabaco". Oferecer suporte aos funcionarios e seus familiares, por meio de iniciativas de abandono do cigarro, antes e depois da data da efetivagao. Considere os varios tipos de programas e recursos disponfveis, que podem incluir auto-ajuda, servigos oferecidos diretamente ou pela internet. Utilize os recursos governamentais disponfveis em nfvel local ou regional. Integre os programas de cessagao aos Servigos de Saude Funcional (como Assistencia aos Empregados, Saude Ocupacional e Bem-Estar). Explore as opgoes de cobertura dos tratamentos para parar de fumar, incluindo acompanhamento psicologico e medicamentos. Avaliar os resultados do programa. Desenvolva e/ou utilize instrumentos de medigao ou avaliagao para monitorar o progresso da implementagao. Faga os devidos ajustes na sua estrategia. Mega e informe quais os resultados economicos, as melhores praticas e as ligoes aprendidas para o grupo de trabalho para a Polftica de Ambiente Livre do Fumo e para a alta gerencia. A medigao dos resultados inclui a satisfagao dos funcionarios com o programa e com 0 auxflio para largar o fumo; mudangas no comportamento dos fumantes (como, por ex., a percentagem dos empregados nao-

46

fumantes, a percentagem dos que pararam de fumar, ou tentaram parar, um ano apos a implementagao da polftica); beneffcios economicos (custos evitados gragas a redugao de riscos, redugao de custos medicos); utilizagao das terapias para abandono do cigarro; nivel de obediencia as normas; e percentagem das empresas / filiais que implementaram o programa com sucesso. Introduzir a polftica por fases, nos locais onde pode haver maior resistencia. No Japao, por exempio, a Johnson & Johnson Medical implantou a polftica de ambiente livre do tabaco em quatro fases. A primeira consistiu em separar areas para fumantes e naofumantes. A fase 2 envolveu remover as areas para fumantes e oferecer um programa de e-learning sobre controle do tabaco para OS funcionarios. A terceira fase compreendeu o anuncio da decisao de implantar uma polftica global de ambientes sem tabaco, o estabelecimento da norma de "nao fumar durante o expediente" e a disponibilizagao de programas de apoio ao abandono do tabagismo. A fase 4 correspondeu a implementagao do programa.

RECURSOS PARA PROGRAMAS DE AMBIENTES DE TRABALHO LIVRES DO FUMO


Action on Smoking and Health-London. Smoking in the Workplace (O fumo no local de trabalho). http://www.ash.org.uk/files/documents/ASH_290.pdf American Cancer Society. Guide to quitting smoking (Guia para parar de fumar). http://www.cancer.org/docroot/PED/content/PED_10_13X_Guide_for_Quitting_ Smoking. asp?sitearea=8ilevel = Campaign for Tobacco-Free Kids. Toolkit for Implementing Smoke-free Laws. (Instrumentos para implementar leis para ambientes livres do fumo) http://www.goingsmokefree.org/tools/business.html The Cancer Council New South Wales. Going smoke-free - Workplace Recommendations. (Ambientes livres do fumo - Recomendagoes para locals de trabalho) http://www.nswcc.org.au/editorial.asp7pageid = 386 The Government of South Africa. A Guide on how to Create a Smoke-free Workplace. (Guia para criar um ambiente de trabalho livre do fumo) http://www.capegateway. gov. za/eng/pubs/public_info/G/71609 Johnson & Johnson. Collection of materials for going smoke free. (Unpublished) (Colegao de materials sobre ambientes livres do fumo - nao publicada) NHS, National Institute for Clinical Health and Excellence. Workplace Smoking. (O fumo no local de trabalho) http://www. nice.org. uk/guidance/index.jsp?action = byID&o=11381 Partnership for Prevention. Investing in Health: Proven Health Promotion Practices for Workplaces. (Investindo em saude: Praticas comprovadas de promogao de locais de trabalho saudaveis) http://www.prevent.org/workplaceguide Tobacco Law Center - William Mitchell College of Law. A Union Guide to Tobacco: Smoke-free Workplace Policies. (Guia Sindical sobre o tabaco: Politicas para Locais de Trabalho Livres do Fumo) http://www.wmitchell.edu/TobaccoLaw/resources/Policies.pdf U.S. Department of Health and Human Services Centers for Disease Control and Prevention. Implementing a Tobacco-Free Campus Initiative in Your Workplace. (Como implementar um programa de local livre do tabaco em sua empresa) http://www.cdc.gov/nccdphp/dnpa/hwi/toolkits/tobacco/index.htm U.S. Department of Health and Human Services Centers for Disease Control and Prevention Office on Smoking and Health, Wellness Councils of America, and the American Cancer Society. Making Your Workplace Smokefree A Decision Maker's Guide. (Tornando seu ambiente de trabalho livre do fumo - Guia para tomada de decisao) http://www.cdc.gov/ tobacco/secondhand_smoke/workplace_guide.htm World Bank. Smoke-free workplaces. (Ambientes de trabalho livres do fumo) http://siteresources.worldbank.org/INTPHAAG/Resources/AAGSmokeFreeWorkplaces.pdf World Health Organization Europe. Tobacco in the Workplace: Meeting the Challenges. A Handbook for Employers. (O Tabaco no Ambiente de Trabalho: Vencendo Desafios. Manual para empregadores) http://www.euro.who.int/document/e74819.pdf World Health Organization Europe. Why Smoking in the Workplace Matters: An Employer's Guide. (Por que se preocupar com o fumo no ambiente de trabalho: Guia para o empregador) Baixado em 18 de abril de 2008 de http://www.euro.who.int/document/e74820.pdf
48

RECURSOS GERAIS PARA AMBIENTES LIVRES DO FUMO


Alianga d e C ont role do Tabagismo - http://www.actbr.org.br Action on S m ok i n g an d Health - Lon d res - http://ash.org.uk 'Adoption of the gu id elin es for i mp lenn enta ti on of Article 8'. World Health Organi zation (WHO), (Adogao das di retri zes p a ra implementagao do Artigo 8, Orga n i za gao Mundial da Saude) , C on feren cia d os Parceiros da C o n v e n g a o - Q u a d r o pa ra 0 C ont role do Tabaco da OMS , segunda sessao, d ec i s a o FCTC/COP2(7). h t t p : / / ww w. wh o . i n t / gb / fc t c / PD F/ c o p 2 / FC T C _ C O P 2 _ D IV 9 - e n . p d f Annerican Cancer Soci et y - h t t p : w ww. c a n c e r. o rg "En actin g St r on g Smoke-free Laws: Th e Ad v oc a t e ' s Guide to Legislative S t r a t e g i e s " (Ap rova ga o d e Leis Severas C ont ra a Fu m a ga Am b i en t a l: Manual J u n d i c o d e E s t r a t eg i a s Legislativas )- http://www.cancer.org/down l o a d s / AA/ Le g i s la t i v e_ St r a t egi e s . p d f "Enforcing St ron g Smoke-free Laws: Th e Ad v o c a t e ' s Guide to Enforce ment S t r a t e g i e s " ( Execugao d e Leis Severas C ont ra a Fu m a ga Am b i en t a l: Manual J u n d i c o d e E s t r a t eg i a s de Execugao) http://www.cancer.org/doc root/AA/content/AA_l_7_PDF_Enforcement_Strategy.asp?

Am e r i c a n s for Non-smokers' Rights - http://www.no-smoke.org Pagina especifica s o b r e a t i vi d a d es in t ern ac i on ai s pa ra ambientes livres do fu m o: http://no-smoke.org/learnmore.php7id = 174 C a m p a i gn for Tob a c c o -Fre e Kids - In t ern a t i on a l R es ou rc e Center http://tobaccofreecenter.org/smoke_free_laws Cancer R es ea rc h UK http://info.cancerresearchuk.org/publicpolicy/briefings/prevention/tobaccocontrol/ Centers for Di s ea s e Control a n d Preven ti on - S m ok i n g a nd Tobacco Use http://www.cdc.gov/tobacco F r a m e wo r k C on ven t i on Alliance - www. fct c. org Documentos b a si c os em arabe, ingles e e s p a n h o l : http://www.fctc.org/index.php?item=factsheets Documentos em fra n c es : http://www.fctc.org/index.php?item=docs-fr Global Smokefree Pa rt n ers h i p http://www.globalsmokefreepartnership.org "Smokefree: Th e Facts" - 12 documentos s o b r e aspectos-chave das politicas pa ra ambientes livres do f u m o Disponfvel em ingles e m : http: //toba ccofr e e c e n t e r. o rg/ s m o k e_ f ree_ fa c t s r e s o u rces Disponfvel em e s p a n h o l em: http://tobaccofreecenter.org/es/smoke_free_factsresources

49

Disponivel e m frances em: ht t p : / / t oba cc of r eec ent er. org/ f r / s mok e_ f r ee_ f a ct s r es our c es Disponivel e m p or t u gu es em: h t t p : / / t ob a c c of r e ec e n t e r. or g/ p t / s mo k e_ f r e e_ f a c t s r es o ur c es

Pagina sobre Fumo Passivo: ht t p : / / www. f c tc . org/ i ndex. p h p? i t em=t op i c s & c ode=1 5

Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health Institute for Global Tobacco Control ht t p : / / www. j hs p h. ed u/ gl ob a l _ t ob ac c o Pesquisas de baixo custo para Advocacy h t t p : / / w w w. h ea l t hb r i dg e . c a / a s s et s / i ma g es / p df / Us i n g %2 0M e d i a %2 0 a n d%2 0 R es e a r c h %2 0 f o r %2 0 A d v o c a c y% 2 0 l o w % 2 0 c os t %2 0 wa ys % 2 0 t o % 2 0 i nc r e a s e % 2 0 s uc cess%20June%202006.pdf Smok ef r ee Partnership Europe h t t p : / / w w w. s mo k ef r e ep a r t n er s hi p . e u/ Smok ef r ee Partnership Europe - "Lifting t he S mok es c r ee n : 10 r ea s ons for going s mok efr ee" ("Levantando a Cortina de Fumaga: 10 razoes para os a mb i e nt es livres do fumo") ht t p : / / www. s mok ef r e ep a r t ner s hi p . eu/ IMG/ p df / Li f t i ng_ t he _ s mok es c r een. p df Smok e- Fr ee Workplaces in Ireland: A One Year Review http://www.otc.ie/ Llploads/l_ Year_Rep ort_FA.pdf The Health Cons eq ue nc es of Involuntary Exposure to Tobacco Smoke: A Report of t he U.S. Surgeon General (Januar y 2007) (Cons equencias para a Sa ude da Exposigao Involuntaria a Fumaga Tabagistica: Relatorio do Ministerio da Sa ud e dos EUA) h t t p : / / ww w. s urg e on g e n e r a l . g o v/ l i b r a r y/ s ec o n dh a n ds mok e/ r ep or t / UK Chartered Institut e of Environmental Health - Resources on national smoke free legislation and e nf or c e ment (Recursos para a legislagao nacional de ambien t es livres do fumo e sua execugao) h t t p : / / w w w. i d ea . g o v. u k / i dk / c or e/ p a g e. d o7 p a ge I d =6 4 9 3 7 5 7 World Health Organization - Country Cas es on Enforc ement of Tobacco Control legislation (Organizagao Mundial da Sa ude - Casos Nacionais de Execugao da Legislagao para Controle do Tabaco) ht t p : / / www. who. i nt / t ob a c c o/r es ea r c h/ l egi s l a ti on/ c a s e_ st udi es _ i nde x/ e n/ i nd ex. html WHO - I mp l ement ati on and Enforcement of Tobacco Control Legislation (OMS - I mp l e ment a ga o e Execugao da Legislagao para Controle do Tabaco) ht t p : / / www. who. i nt / t ob a c c o/r es ea r c h/ l egi s l a ti on/ i mp l e me nt a nt i on/ e n/ i nd ex. ht ml WHO Framework Convention on Tobacco Control (Convengao-Quadr o para o Controle do Tabaco da OMS) ht t p : / / www. who. i nt / t ob a c c o/f c tc / t ext / f i na l / en/ Relatorio MPOWER da OMS h t t p : / / w w w. w h o. i nt / t ob a c c o/ mp o w er / e n/ i n d e x. h t ml WHO Policy Rec ommenda ti ons on Exposure to Sec o nd ha n d S mok e ( Rec omenda goes da OMS para Polfticas de Exposigao ao Tabagismo Passivo) h t t p : / / w w w. w h o. i nt / t ob a c c o/ r es o ur c es / p ub l i c a t i o ns / w nt d/ 2 0 0 7 / p ol _ r ec o mme n da ti ons / en/ i ndex. ht ml
50

AGRADECIMENTOS
As i n fo r ma go e s e dados inclufdos neste documento baseiam-se n a s contribuigoes de n o s s o s p a r c ei ros e o rg a n i z a go e s de grande e pequeno porte e n vol vid a s com o co ntrole do tabaco e m t o d o o mu n d o . A Global Smokefree P a rtne r ship e uma iniciativa de varios p a r c eiro s, vi s a n d o promover g l o b a l m e n t e polfticas de ambientes livres do fu mo. A parceria e coordenada pela Americ an C a n c e r Society e pela F r a m e w o r k C on ven tion Alliance. Seus p a r ce iro s incluem: Action on S mo ki n g a nd Health - London, Action on S mo ki n g a n d Health - Wa s hin gton DC, A m e r i c a n s for N o n s m o k e r s ' Rights, C a mp a i gn for Tob a cco -F re e Kids, C a n c e r R e se a rch UK, Coalition for Tobacco Control Pakistan, E u r o p e a n Respirator y Society, FCTC Alliance - Philippines, French National C a n c e r In s titu te (INCa), Global Tobacco R e s e a r ch Network, HealthBridge India, Health and En viron me nt al Rights O rga n i s a t i on - U ga n d a , In t e r n a ti on a l N o n g o v e r n m e n t a l Coalition Against Tobacco, I n t e r n at i on a l Union Against Cancer, I nt e r n a t ion a l Union Against Tuberculosis a nd Lung D is e a se , J o h n s Hopkins Bloomberg School of Public Health In s t i tu t e for Global Tobacco Control, J o h n s o n & J o h n s o n , Pfizer, P ro motin g Action for Tobacco Free E n vi r o n m e n t s (APALTA), Southeast Asia Tobacco Control Alliance e a World H e a r t Federation. Diretora, Global S m o k e f r e e P a rtn er ship : Cassandra Welch Lideranga e C o o r d e n a ga o : Antonella C a r d o n e e Ami Vald e moro R e d a t o r e s : C a t h e r i n e Jo, Syl vana Rochet-Belleri, John Bloom Editora: Liddy Leitman Design: Sanders Design A p r o d u ga o deste documento foi possfvel gr a ga s a c ontribuigao financeira da J o h n s o n & J o h n s o n .

52

2008, A m er ic an Canc er Society, Inc. N o. 0 0 5 1 . 1 7 - R e v. 7 / 0 8

DALLIANCE
T rCfl-

FAAPulEWORk CONVENTJDN

The Global Smokefree Partnership Is co-hosted by the American Cancer Society and the Framework Convention Alliance.

Anda mungkin juga menyukai