Anda di halaman 1dari 5

Como o grafeno mudar o mundo

Por Ricardo Segura | EFE qua, 3 de jul de 2013

Enviar Compartilhar 852

6
Imprimir

Conhecido como o "material do futuro", o grafeno no deixa de assombrar a comunidade cientfica e tecnolgica por causa de suas incrveis propriedades e infinidade de aplicaes potenciais.

O material um altropo do carbono, ou seja, uma das formas divergentes que procede desse elemento qumico, como o carvo e o diamante. Curiosamente sua descoberta vem da dcada de 30, mas se prestou pouca ateno nele, dado que se pensava que era um material instvel termodinamicamente.

S depois das descobertas dos cientistas Konstantin Novoselov e Andre Geim, que o conseguiram isolar temperatura ambiente, ganhou a importncia que ele tem agora. Em

2010, estes pesquisadores de nacionalidade russa receberam o Prmio Nobel de Fsica por seus trabalhos com o grafeno.

Acrescentado a outros compostos, como matria-prima principal ou como componente de novos processos de laboratrio e produo, este material revolucionrio possibilitar, entre muitas outras coisas: fabricar filtros que separaro o sal da gua duas ou trs vezes mais rpido que as dessalinizadoras atuais, assim como obter combustveis que permitiro que os avies alcancem maiores velocidades, otimizando o funcionamento do motor e reduzindo o consumo e a poluio ao meio ambiente. Alm disso, o grafeno cem vezes mais eficaz como condutor eltrico que o silcio e mais forte que o diamante.

Qualidades variadas e assombrosas

Cientistas de todo o mundo, que esto h anos trabalhando com o grafeno, acreditam que suas aplicaes - em campos to diversos como a eletrnica, a telefonia celular, a aeronutica e os processadores de hidrocarbonetos - logo surgiro.

"O grafeno j utilizado para fabricar eletrodos de baterias, telas tteis, clulas fotovoltaicas, dispositivos de eletrnica digital e analgica de alta frequncia, e compostos avanados para a indstria aeronutica ou para a alta competio de vela", assinala Agncia EFE Jess de la Fuente, diretor-executivo (CEO) da Graphenea, uma das principais produtoras mundiais de grafeno laminado.

Entrevistamos Jess com exclusividade para que nos explique em que condies esto os estudos e as aplicaes prticas deste surpreendente material.

Poderia nos dar alguns exemplos de como o grafeno vai mudar o mundo e nossa vida cotidiana?

- O grafeno abriu uma nova categoria de materiais bidimensionais. Tenho certeza que ter um papel relevante no futuro, mas possvel que suas melhores aplicaes ainda no tenham sido descobertas. O grafeno de mais alta qualidade est disponvel desde 2010-2011 nos laboratrios de pesquisa, por isso que no se teve muito tempo para se aprofundar na pesquisa do material. No entanto j foram publicados alguns prottipos muito interessantes, e o melhor ainda est para chegar. Das aplicaes atuais nas quais se est trabalhando provavelmente a eletrnica flexvel possa representar uma pequena revoluo

e contribuir para vantagens no dia a dia.

Quando sero produzidas as primeiras aplicaes prticas deste material, alm da pesquisa experimental?

- As primeiras aplicaes de nicho (segmentos de mercado) so esperadas em 2016-2017 e a partir de 2020 suas vantagens sero um pouco mais generalizadas. O tempo que a indstria precisa para incorporar um novo material calculado em 15 a 20 anos e, em alguns casos, at 50. Alguns de nossos clientes como Nokia e Philips jtmprottipos de alto rendimento em baterias flexveis e eletrodos transparentes, e agora comeamos o trabalho de engenharia de desenvolvimento e de escala industrial para levar esses prottipos linha de produo.

Em que dispositivos, sistemas ou atividades o grafeno estar envolvido?

- possvel que possamos desfrutar de baterias de alta densidade energtica, tablets flexveis, clulas solares de alta eficincia, escneres mdicos melhorados com eletrnica de Thz, comunicaes de altssima velocidade e displays e iluminao LED orgnica graas, em parte, ao grafeno.

Suas aplicaes aumentam dia a dia

Notaremos o produto ento em nossa qualidade de vida?

- preciso levar em conta que este material um componente fundamental de todos os dispositivos que lhe mencionei, mas no o nico. Sero as multinacionais lderes nestes setores que vo decidir quando e como introduzir estas inovaes no mercado. O impacto na qualidade de vida, no meio ambiente e na energia incalculvel. Precisaremos de dcadas para avaliar o sucesso desta tecnologia. Est em nossas mos torn-la realidade.

Tal a importncia dada a este tipo de carbono, que a Comisso Europeia destinar US$ 1,3 bilho para apoiar nos prximos dez anos projetos europeus pioneiros para pesquisar as aplicaes do grafeno.

A iniciativa Grafeno, dirigida pelo professor Jari Kinaret da Universidade de Chalmers (Sucia) e na qual participam mais de cem grupos e 136 pesquisadores principais, incluindo quatro ganhadores do Prmio Nobel, averiguar e explorar as propriedades nicas deste material, que se acredita que chegar a ser to ou mais importante que o ao e o plstico.

A lista de aplicaes tecnolgicas do grafeno, que segundo seus prprios descobridores so "tantas que no podem ser enumeradas", aumentam sem cessar, ms a ms.

Por exemplo, a Samsung desenvolve antenas micromtricas deste material com capacidade de transmitir informao a grande velocidade em distncias muito curtas, e o projeto europeu Insidde pesquisa um novo tipo de escner com emissores e receptores de grafeno.

Segundo um estudo das universidades britnicas de Manchester e Cambridge, podem ser utilizados dispositivos de grafeno como fotodetectores em comunicaes pticas de alta velocidade.

Para Frank Koppens, um dos lderes da iniciativa europeia Grafeno, este material ser

aplicado no diagnstico por imagem, injetando-se uma substncia que se acople s clulas cancergenas e que emita luz, e utilizando um dispositivo sensvel a esta luz que permitir ver a forma de um tumor com muito detalhe.

Ricardo Segura EFE - REPORTAGENS

Anda mungkin juga menyukai