Anda di halaman 1dari 138

Gesto de Recursos Materiais

CONFEDERAO NACIONAL DA INDSTRIA CNI Armando de Queiroz Monteiro Neto


Presidente

SERVIO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL SENAI Conselho Nacional Armando de Queiroz Monteiro Neto
Presidente

SERVIO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL - SENAI Departamento Nacional Jos Manuel de Aguiar Martins
Diretor Geral

Regina Maria de Ftima Torres


Diretora de Operaes

Confederao Nacional da Indstria Servio Nacional de Aprendizagem Industrial Departamento Nacional

Gesto de Recursos Materiais

Ricardo Caporossi Silva

Braslia 2010

2010. SENAI Departamento Nacional proibida a reproduo total ou parcial deste material por qualquer meio ou sistema sem o prvio consentimento do editor.

Equipe tcnica que participou da elaborao desta obra


Coordenador Projeto Estratgico 14 DRs Luciano Mattiazzi Baumgartner - Departamento Regional do SENAI/SC Coordenador de EaD - SENAI/MT em Cuiab Ricardo Caporossi Silva - SENAI/MT Coordenador de EaD SENAI/SC em Florianpolis Diego de Castro Vieira - SENAI/SC em Florianpolis Design Grfico Equipe de Desenvolvimento de Recursos Didticos do SENAI/SC em Florianpolis Design Educacional, Diagramao, Ilustraes e Reviso Textual FabriCO

Ficha catalogrfica elaborada por Luciana Effting CRB 14/937 SENAI/SC Florianpolis

S586g
Silva , Ricardo Caporossi Gesto de recursos materiais / Ricardo Caporossi Silva . Braslia: SENAI/DN, 2010. 138 p. : il. color ; 30 cm . Inclui bibliografias. 1 . Administrao de materiais . 2. Controle de estoque . 3. L ogstica empresarial . 4. Almoxarifado. I. SENAI. Departamento Nacional. II. Ttulo. CDU 658.7

SENAI Servio Nacional de Aprendizagem Industrial Departamento Nacional Setor Bancrio Norte, Quadra 1, Bloco C Edifcio Roberto Simonsen 70040-903 Braslia DF Tel.:(61)3317-9000 Fax:(61)3317-9190 http://www.senai.br

Sumrio

Apresentao do curso ............................................................................. 07 Plano de Curso.............................................................................................. 09 Unidade 1: Fundamentos da Gesto de Recursos Materiais......... 11 Unidade 2: Identificao de Materiais................................................... 21 Unidade 3: Gesto de Estoque. ................................................................ 45 Unidade 4: Aquisio/Compra de Material......................................... 65 Unidade 5: Armazenagem/Almoxarifado............................................. 89 Unidade 6: Movimentao de Material. ................................................ 103 Unidade 7: Inspeo e Recebimento de Materiais............................ 117 Unidade 8: Cadastro.................................................................................... 125 Sobre o autor................................................................................................. 135 Referncias....................................................................................................... 137

Apresentao do Curso

Caro aluno: Seja bem-vindo ao curso Gesto de Recursos Materiais! 5 A administrao de materiais uma funo administrativa semelhante a outras funes de administrao de recursos, tais como os recursos patrimoniais, humanos, financeiros e tecnolgicos. Sua finalidade dar garantia de existncia contnua de um estoque, organizado de modo a nunca faltar nenhum dos itens que o compem, sem tornar excessivo o investimento total. Para tanto, necessrio que o gestor conhea e aplique os meios necessrios ao suprimento de materiais imprescindveis ao funcionamento da organizao, no tempo oportuno, na quantidade necessria, na qualidade requerida e pelo menor custo, garantindo a otimizao de recursos operacionais para que seus produtos se tornem mais competitivos.

1 Os contedos abordados neste curso foram parcialmente extrados do site http://www.fortium.com.br/faculdadefortium. com.br/paulo%20_cesar/material/4245.pdf, que utilizado por profissionais que atuam nesta rea, como fonte de informao e atualizao de dados.

Plano de Curso
Carga horria
40 horas

Ementa
Fundamentos da Gesto de Recursos Materiais: estudo da gesto de recursos materiais e de seus subsistemas. Identificao de Materiais: explicitao de item de material; identificao de itens e especificao de materiais; consideraes acerca de padronizao e normalizao. Gesto de Estoques: estudo do controle de estoque; estudo das polticas de estoque. Aquisio/compra de material: busca de compreenso do processo aquisio/compra; descrio de procedimentos operacionais. Armazenagem/ Almoxarifado: busca de compreenso da importncia da atividade de armazenagem. Anlise da movimentao de materiais. Inspeo e recebimento de Materiais: descrio do processo inspeo e recebimento. Cadastro: introduo a sistemas de informao.

Objetivos
Objetivo Geral Capacitar profissionais para atuar em processos de compra, armazenagem e movimentao de matrias-primas, materiais indiretos e equipamentos em empresas, em conformidade com as normas tcnicas, ambientais, de qualidade e de segurana e sade no trabalho.

Objetivos Especficos
Minimizar Prever Prever

o investimento em estoques.

necessidades e disponibilidades de materiais. as condies de mercado.

Manter

contato permanente com fornecedores, tanto atuais como em potencial, verificando preos, qualidade e outros fatores que tenham influncia no material e nas condies de fornecimento. continuamente novos materiais, novas tcnicas administrativas, novos equipamentos e novos fornecedores. materiais, embalagens e fornecedores. disponibilidades de materiais e situao dos pedidos, tanto em relao a fornecedores como em relao produo da empresa. segurana de fornecimento. matrias primas, ferramentas e produtos acabados e semi-acabados. os materiais, entregando-os nos locais onde forem necessrios.

Pesquisar

Padronizar Controlar

Obter

Armazenar

Movimentar Organizar

a disposio de mveis, mquinas e equipamentos para facilitar a estocagem e a movimentao. preos mnimos de compra. suporte otimizao do processo produtivo. suporte otimizao de vendas. a competitividade da empresa.

Obter Dar Dar

Melhorar

10

Fundamentos da Gesto de Recursos Materiais


Objetivos
Ao final desta unidade, voc ser capaz de compreender as principais atribuies do gestor de recursos materiais e os meios necessrios ao suprimento de materiais imprescindveis para o funcionamento da organizao, no tempo oportuno, na quantidade necessria, na qualidade requerida e pelo menor custo.

Aulas
Acompanhe nesta unidade o estudo das aulas seguintes: Aula 1: Gesto de Recursos Materiais Aula 2: Subsistemas

11

Para Iniciar
Visando garantia da existncia contnua de um estoque, pautada no controle das aquisies no momento oportuno, a administrao de recursos materiais tem como um de seus principais objetivos a manuteno dos itens necessrios para a movimentao e a manufatura de produtos nas organizaes.

Aula 1: Gesto de Recursos Materiais


Nesta aula, voc vai aprender o que Gesto de Recursos Materiais, vai entender quais so as responsabilidades e atribuies do gestor de materiais, os principais objetivos da administrao de materiais e da rea de administrao de recursos materiais. A Gesto de Recursos Materiais definida como um conjunto de atividades desenvolvidas dentro de uma empresa, de forma centralizada ou no, destinadas a suprir as diversas unidades, com os materiais necessrios ao desempenho normal das respectivas atribuies. Tais atividades abrangem desde o circuito de reaprovisionamento, inclusive compras, recebimento, armazenagem dos materiais, fornecimento dos materiais aos rgos requisitantes, at as operaes gerais de controle de estoques etc.

Pergunta
Quais so as responsabilidade e atribuies do gestor de materiais?

Suprir

a empresa por meio de compras de todos os materiais necessrios ao seu funcionamento. outras empresas como possveis fornecedores. os almoxarifados da empresa. os estoques.

Avaliar

Supervisionar Controlar

12

Gesto de Recursos Materiais

Aplicar

um sistema de reaprovisionamento adequado, fixando estoques mnimos, lotes econmicos e outros ndices necessrios ao gerenciamento dos estoques, segundo critrios aprovados pela direo da empresa. contato com as gerncias de produo, de controle de qualidade, de engenharia de produto, financeira etc. sistema de estocagem adequado. os inventrios rotativos.

Manter

Estabelecer Coordenar

A administrao de materiais
A administrao de materiais tem por finalidade principal assegurar o contnuo abastecimento de artigos necessrios para comercializao direta ou capaz de atender aos servios executados pela empresa. As empresas objetivam diminuir os custos operacionais para que elas e seus produtos possam ser competitivos no mercado. Mais especificamente, os materiais precisam ser de qualidade produtiva para assegurar a aceitao do produto final. Precisam estar na empresa prontos para o consumo na data desejada e com um preo de aquisio acessvel, a fim de que o produto possa ser competitivo e, assim, dar empresa um retorno satisfatrio do capital investido.

Pergunta
Quais so os principais objetivos da rea de administrao de materiais?

Preo

baixo esse o objetivo mais bvio e, certamente, um dos mais importantes. Reduzir o preo de compra implica em aumentar os lucros, se mantida a mesma qualidade. giro de estoques implica em melhorar a utilizao do capital, aumentando o retorno sobre os investimentos e reduzindo o valor do capital de giro.

Alto

Baixo

custo de aquisio e posse dependem fundamentalmente da eficcia das reas de controle de estoques, armazenamento e compras. de fornecimento resultado de uma anlise criteriosa quanto aos fornecedores. Os custos de produo, expedio e transportes so afetados diretamente por esse item.

Continuidade

Unidade 1

13

Consistncia

de qualidade a rea de materiais responsvel apenas pela qualidade de materiais e servios provenientes de fornecedores externos. Em algumas empresas, a qualidade dos produtos e/ou servios constituemse o nico objetivo da gerncia de materiais. com pessoal obteno de melhores resultados com a mesma despesa ou mesmo resultado com menor despesa em ambos os casos, o objetivo obter maior lucro final. s vezes compensa investir mais em pessoal porque pode-se alcanar, com isso, outros objetivos, propiciando maior benefcio com relao aos custos. favorveis com fornecedores a posio de uma empresa no mundo dos negcios , em alto grau, determinada pela maneira como negocia com seus fornecedores. de pessoal toda unidade deve estar interessada em aumentar a aptido de seu pessoal. registros so considerados como o objetivo primrio, pois contribuem para o papel da administrao de material na sobrevivncia e nos lucros da empresa, de forma indireta. Veja, na figura a seguir, o fluxo de atividades da gesto de materiais.

Despesas

Relaes

Aperfeioamento

Bons

Figura 1 Fluxo de atividades da gesto de materiais

14

Gesto de Recursos Materiais

Anlise

econmico - financeira: por meio dela que se analisa a capacidade empresarial, as despesas e a lucratividade, visualizando, assim, as possibilidades de investimento. e controle de estoque - consiste em definir o estoque ideal para as necessidades da empresa, e o controle visa a rapidez no atendimento, menor aplicao do capital de giro, possibilidades de rotatividade do estoque etc.

Programao

Compras

- a funo de compras um segmento essencial do departamento de materiais ou suprimentos, que tem por finalidade suprir as necessidades de materiais ou servios, planej-las quantitativamente e satisfaz-las no momento certo com as quantidades corretas, verificar se recebeu efetivamente o que foi comprado e providenciar armazenamento.

Nesta aula, voc aprendeu o que Gesto de Recursos Materiais, quais so as responsabilidades e atribuies do gestor de materiais e os principais objetivos da rea de administrao de recursos materiais. Na prxima aula, voc vai conhecer as subfunes tpicas e especficas da administrao de materiais que so uma decomposio desta e propiciam a consecuo de condies para uma boa administrao de materiais.

Aula 2: Subsistemas
Os subsistemas da gesto de materiais, integrados de forma sistmica, fornecem os meios necessrios consecuo das quatro condies bsicas para uma boa administrao de material: 1 tempo oportuno; 2 quantidade necessria; 3 qualidade requerida; 4 menor custo. Decompondo-se essa atividade em seus elementos componentes, encontram-se as seguintes subfunes tpicas da administrao de materiais, alm de outras mais especficas de organizaes mais complexas:

Unidade 1

15

Subfunes tpicas:
Classificao

de material subsistema responsvel pela identificao (especificao), classificao, codificao, cadastramento e catalogao de material. de estoque subsistema responsvel pela gesto econmica dos estoques, por meio do planejamento e da programao de material, compreendendo a anlise, a previso, o controle e o ressuprimento de material. O estoque necessrio para que o processo de produo-venda da empresa opere com um nmero mnimo de preocupaes e desnveis. Os estoques podem ser de: matria-prima, produtos em fabricao e produtos acabados. O setor de controle de estoque acompanha e controla o nvel de estoque e o investimento financeiro envolvido. de material subsistema responsvel pela gesto, negociao e contratao de compras de material por meio do processo de licitao. O setor de compras preocupa-se sobremaneira com o estoque de matria-prima. responsabilidade de compras assegurar que as matriasprimas exigida pela produo estejam disposio nas quantidades certas, nos perodos desejados. Compras no somente responsvel pela quantidade e pelo prazo, mas precisa tambm realizar a compra com o preo mais favorvel possvel, j que o custo da matria-prima um componente fundamental no custo do produto. subsistema responsvel pela gesto fsica dos estoques, compreendendo as atividades de guarda, preservao, embalagem, recepo e expedio de material, segundo determinadas normas e mtodos de armazenamento. O almoxarifado o responsvel pela guarda fsica dos materiais em estoque, com exceo dos produtos em processo. o local onde ficam armazenados os produtos para atender a produo e os materiais entregues pelos fornecedores. de material subsistema encarregado do controle e normalizao das transaes de recebimento, fornecimento, devolues, transferncias de materiais e quaisquer outros tipos de movimentaes de entrada e de sada de material. de recebimento subsistema responsvel pela verificao fsica e documental do recebimento de material, podendo ainda encarregar-se da verificao dos atributos qualitativos pelas normas de controle de qualidade. subsistema encarregado do cadastramento de fornecedores, pesquisa de mercado e compras.

Controle

Aquisio/Compra

Armazenagem/Almoxarifado

Movimentao

Inspeo

Cadastro

16

Gesto de Recursos Materiais

Subfunes especficas
Inspeo

de suprimentos subsistema de apoio responsvel pela verificao da aplicao das normas e dos procedimentos estabelecidos para o funcionamento da administrao de materiais em toda a organizao, analisando os desvios da poltica de suprimento traada pela administrao e proporcionando solues. e normalizao subsistema de apoio, ao qual cabe a obteno de menor nmero de variedades existentes de determinado tipo de material, por meio de sua unificao e especificao, propondo medidas de reduo de estoques. de material subsistema de apoio que se responsabiliza pela poltica e pela execuo do transporte, movimentao e distribuio de material. A colocao do produto acabado nos clientes e as entregas das matrias-primas na fbrica de responsabilidade do setor de transportes e distribuio. nesse setor que se executa a administrao da frota de veculos da empresa e onde tambm so contratadas as transportadoras que prestam servios de entrega e coleta.

Padronizao

Transporte

A integrao dessas subfunes funciona como um sistema de engrenagens que aciona a administrao de material e permite a interface com outros sistemas da organizao. Assim, quando um item de material recebido do fornecedor, houve, antes, todo um conjunto de aes inter-relacionadas para esse fim: o subsistema de controle de estoque aciona o subsistema de compras, que recorre ao subsistema de cadastro. Quando do recebimento do material pelo almoxarifado, o subsistema de inspeo acionado, de modo que os itens aceitos pela inspeo fsica e documental so encaminhados ao subsistema de armazenagem para guarda nas unidades de estocagem prprias e demais providncias, ao mesmo tempo em que o subsistema de controle de estoque informado para proceder aos registros fsicos e contbeis da movimentao de entrada. O subsistema de cadastro tambm informado, para encerrar o dossi de compras e processar as anotaes cadastrais pertinentes ao fornecimento. Os materiais recusados pelo subsistema de inspeo so devolvidos ao fornecedor. A devoluo providenciada pelo subsistema de aquisio, que aciona o fornecedor para essa providncia aps ser informado, pela inspeo, de que o material no foi aceito. Igualmente, o subsistema de cadastro informado do evento para providenciar o encerramento do processo de compra e processar, no cadastro de fornecedores, os registros pertinentes.

Unidade 1

17

Quando o material requisitado dos estoques, este evento comunicado ao subsistema de controle de estoque pelo subsistema de armazenagem, que procede baixa fsica e contbil, podendo gerar com isso uma ao de ressuprimento. Nesse caso, emitida pelo subsistema de controle de estoques uma ordem ao subsistema de compras, para que o material seja comprado de um dos fornecedores cadastrados e habilitados junto organizao pelo subsistema de cadastro. Aps a concretizao da compra, o subsistema de cadastro tambm fica responsvel por providenciar, junto aos fornecedores, o cumprimento do prazo de entrega contratual, iniciando o ciclo, novamente, por ocasio do recebimento de material. Todos esses subsistemas no aparecem configurados na administrao de materiais de qualquer organizao. As partes componentes dessa funo dependem do tamanho, do tipo e da complexidade da organizao, da natureza e de sua atividade-fim, e do nmero de itens do inventrio.

Colocando em Prtica
Parabns! Voc chegou ao final da Unidade 1. Agora, chegou a hora de colocar em prtica o contedo que voc estudou. Acesse o AVA para realizar as atividades de aprendizagem desta unidade. Se voc estiver com dvidas, procure seu tutor.

Relembrando
A Gesto de Recursos Materiais o conjunto de atividades que abrangem o planejamento, a operao e o controle da aquisio, estocagem e movimentao de matria-prima, componentes e produtos, tanto semiacabados como acabados, desde o fornecedor, passando pelas fases intermedirias, at o consumidor final. Seu objetivo bsico suprir os diversos setores da empresa com os materiais de que necessitam, com a qualidade requerida, na quantidade correta, no instante adequado, no local apropriado, ao mnimo custo e otimizando o resultado da organizao. A administrao de materiais uma funo administrativa semelhante a outras funes de administrao de recursos, tais como os recursos patrimoniais, humanos, financeiros e tecnolgicos. de fundamental importncia para a gesto do negcio. composta, basicamente, pelas atividades de compras , estocagem e movimentao , interligadas pela atividade de planejamento e controle .

18

Gesto de Recursos Materiais

Alongue-se
Aproveite que voc terminou esta unidade para relaxar um pouco. Levante-se, beba alguma coisa, alimente-se com algo leve, se achar necessrio, e, antes de partir para as prximas atividades, alongue-se um pouco para garantir a concentrao na prxima etapa dos estudos.

Unidade 1

19

Identificao de Materiais

Objetivo
Ao final desta unidade, o aluno ser capaz de compreender a importncia de codificar os artefatos ou objetos como itens de materiais para melhor identificao destes durante os fluxos de entrada, armazenagem e sada.

Aulas
Acompanhe nesta unidade o estudo das aulas seguintes: Aula 1: Item de material Aula 2: Identificao de itens e especificao de materiais Aula 3: Padronizao e normalizao

21

Para Iniciar
Ao conjunto de objetos (materiais) que possuem as mesmas caractersticas, damos o nome de item de material, cujo objetivo identificar/especificar suas propriedades de acordo com as normativas adotadas pelas instituies.

Aula 1: Item de material2


Nesta aula, voc vai aprender o que um item de material e suas formas de identificao. Item de material o nome dado ao conjunto de objetos (materiais) que possuem as mesmas caractersticas. Seu objetivo identificar/especificar as propriedades desses objetos de acordo com as normativas adotadas pelas instituies. Um item de material em uma organizao pode ser identificado de diversas formas, de acordo com sua utilizao: cdigo interno, nmero de desenho, cdigo do fabricante, cdigo do fornecedor, nmero de catlogo, amostra, prottipo,

Como exemplo, consideremos uma lata de cerveja de 350 mililitros de uma determinada marca em uma prateleira de um supermercado. Apesar de poder haver diferena entre uma lata e outra (pequenas diferenas dimensiomodelo, aplicao, nome, descrio, norma tcnica, especificao, cdigo internais, de peso etc.), para o cliente que adquire uma lata, essas diferenas nacional de produtos (cdigo de barras), cdigo eletrnico de produto (EPC)no etc. tm praticamente interesse algum.

A lata de cerveja do exemplo acima um item de material (o cdigo de barras que identifica o produto o mesmo para as diversas latas). As caractersticas que definem essa lata (volume lquido, composio, tipo de lata, marca, tipo de cerveja etc.) so as mesmas para as diversas latas.
2O contedo abordado nesta aula foi parcialmente extrado do site http://www. www.eanbrasil.org. br, que utilizado por profissionais que atuam nesta rea, como fonte de informao e atualizao de modelos de documentos e normativas.

22

Gesto de Recursos Materiais

Uma caixa de latas de cerveja tambm pode ser considerada um item de material. Nesse caso, poderamos ter a mesma lata de cerveja do exemplo anterior, porm, agora, em forma de caixa com 24 latas. Esse novo item identifica o mesmo produto bsico, porm, em embalagem diferente. Estocar duas caixas de 24 latas significa estocar 48 latas. A unidade de estocagem em caixas de 24 latas diferente da unidade de estocagem em latas. O termo SKU (Stock Keeping Unit) , muitas vezes, utilizado para designar um item de estoque, geralmente por meio de um cdigo de barras. Um item pode especificar, tambm, um produto vendido a granel. Quando colocamos combustvel em um posto, o lcool comum um item. O mesmo lcool em uma embalagem de 1 litro outro item. Um item pode se referir, ainda, a um conjunto de peas iguais em uma embalagem (uma caixa de borracha escolar com vrias borrachas) ou a um conjunto de peas diferentes (um kit de ferramentas, por exemplo). A embalagem com que o material comercializado, por ser uma caracterstica que pode ser importante para o cliente, pode determinar a existncia de itens diferentes para o mesmo material bsico.

Como exemplo, lcool em embalagens de 1 litro um item diferente de lcool em embalagens de litro.

Como exemplo, lcool em embalagens de 1 litro um item diferente de lcool em embalagens de litro. A marca do produto uma caracterstica importante para o cliente em um supermercado, devido ao preo, confiana na marca, forma da embalagem, etc. Em um supermercado, para cada marca, tem-se um item diferente. Em um setor de manuteno de uma empresa, a marca do lcool utilizado para a limpeza no importante, desde que o produto tenha a qualidade requerida. Nesse caso, para as vrias marcas, pode-se ter um s item.

Pergunta
Voc sabe o que so itens de estoque e itens no de estoque?

Unidade 2

23

Nome do Curso

Numa empresa, existem itens que so estocados e itens que so utilizados imediatamente aps a aquisio (ou que se comportam, para fins contbeis, como se fossem utilizados imediatamente aps a aquisio). Geralmente, so denominados, respectivamente, itens de estoque e itens no de estoque. As formas usuais de identificao de um item, atualmente, so:
cdigo cdigo

de barras; impresso em etiquetas.

No endereo <www.eanbrasil.org.br>, voc encontra detalhes sobre os vrios tipos de cdigos de barras.

Normalmente, o cdigo de barras vem acompanhado do cdigo impresso. Uma forma moderna de identificao o cdigo eletrnico de produto (Electronic Product Code EPC), que consiste em uma etiqueta com um circuito eletrnico, contendo o cdigo de identificao, capaz de transmitir esse cdigo por radiofrequncia quando ativado por um aparelho leitor. O padro EPC permite a identificao do produto com um nmero de parte e tambm com o nmero de srie.

Dica
Voc ainda no sabe o que nmero de parte e nmero de srie? Isso voc aprender na prxima aula.

24

Gesto de Recursos Materiais

Figura 2 Modelo de EPC Fonte: <http://www.eanbrasil.org.br>

Os cdigos de barras para itens comerciais so normalizados, atualmente, pelas organizaes GS1 mundiais. No Brasil, temos a GS1 Brasil (Associao Brasileira de Automao), encarregada de administrar e disseminar, em todo o territrio brasileiro, o Cdigo Nacional de Produtos, Sistema GS1. Os cdigos de barras so tambm utilizados, na rea de logstica, para identificao de unidades logsticas.

Dica
Unidade logstica, segundo a GS1, a unidade fsica determinada para transporte e estocagem de mercadorias de qualquer tipo que necessite ser gerenciada e rastreada individualmente na cadeia de suprimentos (caixa, tambor, fardo, palete e continer).

Figura 3: Figura 3 Identificao de unidade logstica por meio de nmero global de item comercial Fonte: GS1 Brasil (2006)

Unidade 2

25

Figura 4: Figura 4 Identificao de unidade logstica usando nmero global de localizao Fonte: GS1 Brasil (2006)

Figura 5: Identificao de unidade logstica por cdigo serial Fonte: GS1 Brasil (2006)

Nesta aula, voc aprendeu o que um item de material e viu suas formas de identificao. Na prxima aula, voc vai aprender o que nmero de parte e nmero de srie, o que so itens serializados, o que um lote e como identific-lo, a importncia da rastreabilidade, o que a identificao por atributos, a especificao e a classificao de materiais.

26

Gesto de Recursos Materiais

Aula 2: Identificao de itens e especificao de materiais


Nesta aula, voc vai aprender o que nmero de parte e nmero de srie, o que so itens serializados, o que um lote e como identific-lo, a importncia da rastreabilidade, o que a identificao por atributos, a especificao e a classificao de materiais.

Nmero de parte e nmero de srie


Os cdigos de identificao de itens de material so, geralmente, conhecidos na indstria como nmero de parte. No comrcio, costuma-se dar a denominao de cdigo do produto ou cdigo de item. s vezes, so denominados nmero de pea, o que nem sempre adequado, principalmente para materiais vendidos a granel (exemplo: mangueira vendida em metros) ou vendidos em caixas com vrias peas (exemplo: caixa com quatro velas para um motor de automvel) ou, ainda, quando se tem um conjunto ou um kit de peas. Um nmero de parte identifica um tipo (classe) de objeto, ou seja, um conjunto de objetos com as mesmas caractersticas.

Dica
Se, na prateleira de um almoxarifado, houver um estoque de 15 parafusos com determinadas caractersticas (tipo de material, tipo de rosca, tipo de cabea, tipo de acabamento, dimenses etc.), todos eles tm o mesmo nmero de parte e um parafuso no se distingue do outro. Igualmente, se tivermos um estoque de oito televisores de um determinado modelo de um fabricante, todos eles possuem o mesmo nmero de parte.

H, porm, uma diferena importante entre um parafuso e um televisor. No caso do parafuso, no existe interesse em se identificar cada um dos 15 parafusos individualmente, ao passo que, no caso do televisor, principalmente devido aos controles de garantia, h necessidade de identificao individual de cada um dos oito televisores. Essa identificao feita por um cdigo denominado

Unidade 2

27

nmero de srie (s vezes, no propriamente um nmero, pois pode conter caracteres alfabticos e outros). O nmero de srie , portanto, uma espcie de detalhamento do nmero de parte. Os itens para os quais h necessidade de utilizao de nmero de srie so conhecidos, habitualmente, como itens serializados.

Dica
O nmero do chassi de um automvel um nmero de srie tpico. Na fabricao de automveis, todos os chassis com as mesmas caractersticas correspondem ao mesmo item, tendo o mesmo nmero de parte, porm possuem nmeros de srie diferentes. Cada chassi possui um nmero de srie que o individualiza.

O nmero de srie de produtos industriais geralmente estampado no chassi ou no componente mais volumoso do produto e, preferivelmente, no deve ser colocado em forma de etiqueta com fcil remoo. Em produtos importados o nmero de parte e o nmero de srie so denominados, geralmente, part number (PN) e serial number (SN). Em algumas atividades de manuteno, fundamental a serializao de componentes, como, por exemplo, na aviao, onde cada pea importante deve ter uma ficha de controle de manuteno. Veja um exemplo na imagem a seguir.

Figura 6: Itens como notebooks possuem nmeros de parte e de srie

Acima, temos vrios notebooks iguais. Na consulta ao estoque, usamos o nmero de parte (empregado normalmente no cdigo de barras da etiqueta colada ao produto ou na prpria caixa de sua embalagem), que poderia ser algo como: P/N 345678. No exemplo da figura acima, teramos um estoque de seis unidades.

28

Gesto de Recursos Materiais

Cada notebook possui um nmero de srie prprio. No exemplo acima poderamos ter, para os seis notebooks, os respectivos nmeros de srie: S/N 23489421, S/N 23489658, S/N 23489766, S/N 23489816, S/N 23489832 e S/N 23489854. Ao se vender um notebook, necessrio especificar, na nota fiscal, seu modelo, por meio do nmero de parte (eventualmente, pode-se colocar, tambm, o nmero de srie na nota fiscal). No documento de garantia, a identificao do notebook entregue ao cliente feita pelo nmero de parte mais o nmero de srie.

Identificao de lotes
Certos materiais, tanto por necessidade legal como por interesse de controle de qualidade, devem ser identificados por lotes de fabricao. Essa identificao pode ser feita no prprio produto ou em sua embalagem e visa a localizar todos os produtos (peas, remdios, produtos metalrgicos, alimentos etc.) com algum tipo de problema detectado tanto pelos clientes como pela prpria empresa.

Pergunta
O que um lote de fabricao?

Um lote de fabricao um conjunto de produtos obtidos com o mesmo processo de fabricao, as mesmas matrias-primas e, eventualmente, os mesmos operadores do processo.

Ateno
Uma empresa que fabrica parafusos, por exemplo, pode detectar uma incidncia muito grande de refugos no processo de fabricao. importante, nesse caso, que o controle de produo permita rastrear o processo de fabricao at a identificao do lote da matria-prima utilizada no processo, para poder pesquisar as possveis causas do problema.

Essa caracterstica de rastreabilidade muito importante no processo de fabricao para se poder ter garantia de qualidade do processo. A identificao por lotes uma espcie de intermedirio entre o nmero de srie e o nmero de parte. Nos produtos serializados, o lote fica facilmente

Unidade 2

29

identificado pela faixa de nmeros de srie desde o incio da srie de fabricao at o final. Uma variante de identificao por lotes a data de fabricao, com a ressalva de que nem sempre serve para identificar exatamente um lote.

Identificao pelos atributos


A descrio de um item por meio de suas caractersticas (atributos, propriedades), conhecida por nome, nomenclatura, descrio, denominao, designao, especificao etc., uma das formas de identificao de materiais.

Pergunta
O que a nomenclatura de materiais e como ela ocorre numa empresa?

O conjunto de descries de materiais forma a nomenclatura de materiais da empresa. altamente interessante a padronizao da nomenclatura. Uma nomenclatura padronizada formada por uma estrutura de nomes ou palavraschave (nome bsico e nomes modificadores), dimenses, caractersticas fsicas em geral (tenso, cor etc.), embalagem, aplicao, caractersticas qumicas etc. conhecida, tambm, como nomenclatura estruturada.

Pergunta
Qual a diferena entre nome bsico e nome modificador?

O nome bsico a denominao inicial da descrio (exemplo: arruela, parafuso etc.), enquanto o nome modificador um complemento do nome bsico (exemplo para arruela: presso, lisa, de cobre etc.). Um nome bsico pode estar associado a vrios modificadores. Exemplo: arruela lisa de cobre, espessura 0,5 mm, dimetro interno 6 mm, dimetro externo 14 mm.
nome

bsico: arruela; lisa, de cobre etc.

modificadores:

30

Gesto de Recursos Materiais

A nomenclatura deve ser apresentada em catlogos em diversas ordens para que haja facilidade de se encontrar o cdigo de identificao a partir do nome ou vice-versa, ou ento para se encontrar o material pretendido a partir de caractersticas conhecidas.

Especificao de materiais
O termo especificao , em geral, empregado com o significado de identificar precisamente o material, de modo a torn-lo inconfundvel (ou seja, especfico), principalmente para fins de aquisio.

Ateno
Descrio, nome, nomenclatura e designao so termos que no devem ser confundidos com especificao.

A especificao de um material pode ser feita separando-se as caractersticas de composio das caractersticas de dimenses e de embalagem. Assim, uma especificao de composio pode servir para itens com dimenses e embalagens diferentes. Por exemplo, a especificao de um plstico para bacias pode ser a mesma para bacias de dimenses diferentes. Analogamente, a especificao de um lquido (por exemplo, lcool hidratado) pode ser a mesma tanto para embalagens plsticas de 1 litro como para embalagens plsticas de 0,5 litro. Por esse motivo, as especificaes de composio podem ter uma codificao independente da codificao de itens de material.

Classificao de materiais
A classificao tem a finalidade de separar um conjunto de itens em classes. importante distinguir-se bem a diferena entre identificao e classificao.

Ateno
A identificao busca uma identidade do material, ou seja, busca torn-lo nico. Um item s pode estar associado a um nico cdigo de identificao, ao passo que pode estar associado a vrias classes simultaneamente.

Unidade 2

31

recomendvel que o sistema de classificao permita que um mesmo item possa ser classificado em tantas classes quantas forem necessrias. Assim, o produto lcool pode ser classificado, por funo, como solvente, como combustvel e como produto de limpeza. A seguir, voc pode ver exemplos dos diversos tipos de classificao que podem ser feitas com os itens de uma empresa.

Natureza: caractersticas fsico-qumicas


Produtos Produtos Madeiras: Produtos

de ao: barras, chapas etc. de petrleo: combustveis,, graxas, leos etc. compensados, tbuas, toras etc. qumicos: cidos, acetatos, nitratos etc.

Funo: o que o material faz


Combustveis: Materiais Produtos

gasolina, lcool etc.

de fixao e ligao: pregos, parafusos, porcas etc. de limpeza: lcool, detergente etc. lcool, querosene, aguarrs etc. de esfera, de rolos cnicos, de agulhas etc.

Solventes:

Rolamentos:

Aplicao por equipamento


Peas Peas

para bombas centrfugas. para motores a gasolina.

Aplicao por setor genrico


Materiais Materiais

para escritrio para laboratrio

32

Gesto de Recursos Materiais

Aplicao por setor especfico


Materiais Materiais

para o CPD. para a seo de forjaria.

Aplicao por projeto


Materiais Materiais

para ampliao da ala de produo nmero 3. para o prottipo xh5.

Criticidade: grau de imprescindibilidade


Grau

1: paralisa setores importantes, acarreta riscos de vida, no h materiais alternativos. 2: paralisa setores importantes, acarreta riscos de vida, h materiais alternativos. 3: paralisa setores importantes, no acarreta riscos de vida, no h materiais alternativos. 4.

Grau Grau

Grau Etc.

Origem: onde obtido


Internamente Produzido Produzido

fabricado.

no mercado nacional. no exterior e adquirido no mercado nacional.

Importado. Recuperado.

Fiscal: para fins de tributao


Produto

acabado. em processo. para produo.

Matria-prima. Produto Insumos

Unidade 2

33

Materiais Materiais Materiais Materiais Materiais Materiais

para embalagem. para manuteno. para obras em andamento. para revenda. para alienao. de consumo.

Valor de utilizao: curva ABC


A: B: C:

materiais de alto valor de utilizao. materiais de mdio valor de utilizao. materiais de baixo valor de utilizao.

Valor de estoque: mtodo ABC


A: B: C:

materiais com alto valor de estoque. materiais com mdio valor de estoque. materiais com baixo valor de estoque.

Dificuldade de aquisio
Sazonalidade Greves

de mercado. cotas de fornecimento, explosivos etc. exclusiva/cartis.

no setor. difcil.

Regulamentados: Transporte

Monoplio/tecnologia Padro Padro No

de mercado, fabricao por encomenda. de mercado, fabricao normal: parafusos, pregos etc.

padro de mercado, fabricao sob especificao. tecnologia.

Importado. Alta

34

Gesto de Recursos Materiais

Frequncia de demanda
Consumo Consumo Consumo

regular. irregular. eventual.

Dificuldade de armazenagem
Umidade. Inflamveis. Explosivos. Peso

muito grande. muito grande. especial.

Volume

Temperatura. Manuseio Volteis. Oxidveis. Txicos. Radiativos. Corrosivos. Forma

irregular.

Combustveis.

Periculosidade
Norma

NBR 7502 da ABNT.

Recuperao
Reparveis. Reprocessamento. Reutilizao:

embalagens, paletes.

Irrecuperveis.

Unidade 2

35

Perecimento
Tempo Data

de estocagem.

limite.

Contaminao. Higroscopia. Instabilidade

qumica.

Magnetizao/desmagnetizao. Fragilidade. Volatilidade. Ao

de seres vivos. da luz. de temperatura. da gravidade. (empilhamento).

Deposio. Ao

Mudana Ao

Corroso. Presso

Linha de produtos de fornecedores


Materiais Materiais Tecidos. Tintas

de escritrio. de construo.

e vernizes. eletrnicos. eltricos.

Produtos Materiais

Mtodos de ressuprimento
Ponto

de ressuprimento. base.

Calendrio. Estoque MRP.

36

Gesto de Recursos Materiais

Quem compra
Adquiridos Adquiridos

pelo departamento de compra. por fundo fixo.

Estoque/no de estoque
Estoque Estoque No

normal: parafusos, porcas, tintas etc. eventual: cimento, cal, areia etc.

de estoque: pincel atmico, corretor de datilografia etc.

Previso
Previso Previso Previso

feita por computador. manual pelo setor de suprimentos. feita pelos setores usurios.

Controle de estoques
Controle Controle

central pelo sistema de computao. manual pelo usurio.

Controle de qualidade
Controle Controle Controle

visual pelo almoxarifado recebedor. pelo laboratrio da empresa. no IPT.

Localizao de estoques
S S Em

no almoxarifado central. nos almoxarifados locais. qualquer almoxarifado.

Unidade 2

37

Nesta aula, voc aprendeu o que nmero de parte e nmero de srie, o que so itens serializados, o que um lote e como identific-lo, a importncia da rastreabilidade, o que a identificao por atributos, a especificao e a classificao de materiais. Na prxima aula, voc vai aprender o que padronizao e normalizao, seus objetivos, vantagens e desvantagens, o que so normas tcnicas, o que a ABNT e como consultar as normas.

Aula 3: Padronizao e normalizao3


Nesta aula, voc vai aprender o que padronizao, o que normalizao, seus objetivos, suas vantagens e desvantagens, o que so normas tcnicas, o que a ABNT e como consultar as normas. A excessiva variedade de itens em uma empresa causa um aumento de custo, tanto devido ao excesso de estoques como devido necessidade de controlar muitos itens. importante que uma organizao se preocupe em reduzir a variedade de itens ao estritamente necessrio. A utilizao de itens que no so tpicos do mercado fornecedor tambm fator de custos para a empresa, pois esses materiais, geralmente, acabam sendo mais caros por falta de economia de escala.

Padronizao
A padronizao de materiais busca reduzir a variedade de itens e, ao mesmo tempo, a utilizao de materiais que so facilmente encontrados no mercado fornecedor, desde que, naturalmente, atendam s exigncias de qualidade da empresa.
3O contedo abordado nesta aula foi parcialmente extrado do site http://www.abnt.org.br, que utilizado por profissionais que atuam nesta rea, como fonte de informao e atualizao de modelos de documentos e normativas.

38

Gesto de Recursos Materiais

No estudo de padres, deve-se atentar para os organismos de padronizao em geral (ABNT, ISO, DIN, ASTM, NEMA, ANSI etc.), procurando-se normas impostas por legislao e de maior uso no mercado fornecedor.

Dica
A Associao Brasileira de Normas Tcnicas (ABNT) o organismo oficial de normalizao no Brasil, representando-o nos organismos internacionais.

Normalizao

Pergunta
O que normalizao?

o processo de formulao e aplicao de regras para um tratamento ordenado de uma atividade especfica, para o benefcio e com a cooperao de todos os interessados e em particular para a promoo da economia global tima, levando na devida conta condies funcionais e requisitos de segurana.

A normalizao contribui fortemente para a padronizao. um fator de reduo de custos em nvel macroeconmico, pois facilita o intercmbio de produtos, tende a reduzir o desperdcio, facilita o treinamento, melhora a qualidade dos produtos e aumenta a produtividade.

Pergunta
O que so normas tcnicas?4 Normas tcnicas so, basicamente, um conjunto de diretrizes que garantem a qualidade de um produto ou servio. A ABNT o frum nacional da normalizao. As normas brasileiras, cujo contedo de responsabilidade dos comits brasileiros (CB) e dos organismos de normalizao setorial (ONS), so elaboradas por comisses de estudo (CE), formadas por representantes dos setores
4http://www.abnt.org.br/normal_oque_body.htm

Unidade 2

39

envolvidos, delas fazendo parte: produtores, consumidores e neutros (universidades, laboratrios e outros). A norma tcnica tem o carter de lei, pois ela serve de base para analisar se um produto ou servio est dentro dos critrios de qualidade exigidos. O Cdigo de Defesa do Consumidor, criado pela Lei n 8078, em seu artigo 39, inciso VIII, deixa isso bem claro (BRASIL, 1990):

vedado ao fornecedor de produtos ou servios: [...] colocar, no mercado de consumo, qualquer produto ou servio em desacordo com as normas expedidas pelos rgos oficiais competentes ou, se normas especficas no existirem, pela Associao Brasileira de Normas Tcnicas ou outra entidade credenciada pelo Conselho Nacional de Metrologia, Normalizao e Qualidade Industrial (Commetro).

Pergunta
Quais so os objetivos da normalizao?

Simplificao:

reduo da crescente variedade de procedimentos e tipos

de produtos.
Comunicao:

proporciona meios mais eficientes para a troca de informao entre o fabricante e o cliente, melhorando a confiabilidade das relaes comerciais e de servios. visa economia global, tanto do lado do produtor como do consumidor. a proteo da vida humana e da sade considerada como um dos principais objetivos da normalizao. ao consumidor: a norma traz comunidade a possibilidade da aferir a qualidade dos produtos. das barreiras comerciais: a normalizao evita a existncia de regulamentos conflitantes sobre produtos e servios em diferentes pases, facilitando assim o intercmbio comercial.

Economia:

Segurana:

Proteo

Eliminao

Pergunta
Quais so as vantagens da normalizao?

40

Gesto de Recursos Materiais

Vantagens qualitativas: 1 Utiliza adequadamente os recursos equipamentos, materiais e mo de obra. 2 Disciplina a produo e as atividades, uniformizando o trabalho. 3 Facilita o treinamento e melhora o nvel tcnico da mo de obra. 4 Registra o conhecimento tecnolgico. 5 Facilita a contratao ou venda de tecnologia.

Vantagens quantitativas: 1 Reduz o consumo e o desperdcio (gesto de materiais). 2 Especifica matrias-primas. 3 Padroniza componentes e equipamentos. 4 Reduz as variedades de produtos. 5 Fornece procedimentos para clculos e projetos. 6 Aumenta a produtividade. 7 Melhora a qualidade de produtos e servios. 8 Controla produtos e processos.

Pergunta
Como consultar as normas?

Voc pode consultar as normas tcnicas brasileiras e da Associao Mercosul de Normalizao disponveis para as diversas reas de atividade no site da ABNT: <http://www.abntcatalogo.com.br/>.

Unidade 2

41

A ABNT
Fundada em 1940, a Associao Brasileira de Normas Tcnicas (ABNT) o rgo responsvel pela normalizao tcnica no pas, fornecendo a base necessria ao desenvolvimento tecnolgico brasileiro. A ABNT membro fundador da ISSO (International Organization for Standardization), da COPANT (Comisso Panamericana de Normas Tcnicas) e do CMN (Comit Mercosul de Normalizao).

Objetivos da ABNT
Promover

a elaborao de normas tcnicas e fomentar seu uso nos campos cientfico, tcnico, industrial, comercial, agrcola e correlatos, mantendo-as atualizadas, apoiando-se, para tanto, na melhor experincia tcnica e em trabalhos de laboratrio. e promover a participao das comunidades tcnicas na pesquisa, no desenvolvimento e na difuso da normalizao tcnica do Pas. o Brasil nas entidades internacionais de normalizao tcnica. com organizaes similares estrangeiras, intercambiando normas e informaes tcnicas. com o Estado no estudo e na soluo dos problemas que se relacionem com a normalizao tcnica em geral. marca de conformidade e outros certificados referentes adoo de normas ou documentos tcnicos. servios no campo de normalizao tcnica. junto aos poderes pblicos os interesses da sociedade civil no tocante aos assuntos de normalizao tcnica.

Incentivar

Representar Colaborar

Colaborar

Conceder

Prestar

Intermediar

A ABNT a nica representante no Brasil das entidades de normalizao internacional ISO e IEC (International Electro technical Commission) e das entidades de normalizao regional COPANT (Comisso Pan-americana de Normas Tcnicas) e CMN (Comit Mercosul de Normalizao).

42

Gesto de Recursos Materiais

Exemplo Association Francaise de Normalisation (AFNOR) American Concrete Institute (ACI) American National Standards Institute (ANSI) American Society of Mechanical Engineers (ASME) American Society for Testing and Materials (ASTM) British Standards Institution (BSI) Canadian Standards Association (CSA) Dansk Standard (DS) Deutsches Institut fuer Normung German Institute for Standardization (DIN) Institute of Electrical and Electronics Engineers, Inc. (IEEE) Japanese Industrial Standards (JIS) National Electrical Manufacturers Association (NEMA) Nederlands Normalisatie-instituut (NNI) Norges Standardiseringsforbund (NSF) International Standards Organization (ISO) Standards Australia (SAA) Society of Automotive Engineers (SAE) Standards Association of New Zealand (SANZ) Ente Nazionale Italiano di Unificazione (UNI) Etc. Nesta aula, voc aprendeu o que padronizao, o que normalizao, seus objetivos, suas vantagens e desvantagens, o que so normas tcnicas, o que a ABNT e como consultar as normas.

Unidade 2

43

Colocando em Prtica
Parabns! Voc chegou ao final da unidade 2. Agora, chegou a hora de colocar em prtica o contedo que voc estudou. Acesse o AVA para realizar as atividades de aprendizagem desta unidade. Se voc estiver com dvidas, procure seu tutor.

Relembrando
Nesta unidade, voc aprendeu o que um item de material e viu suas formas de identificao. Aprendeu o que nmero de parte e nmero de srie, o que so itens serializados, o que um lote e como identific-lo, a importncia da rastreabilidade, o que a identificao por atributos, a especificao e a classificao de materiais. Alm disso, aprendeu o que padronizao e normalizao, seus objetivos, vantagens e desvantagens, o que so normas tcnicas, o que a ABNT e como consultar as normas.

Saiba Mais
Para saber mais sobre os vrios tipos de cdigos de barras, acesse: <http://www.eanbrasil.org.br>. Para saber mais sobre sistema GS1, acesse: <http://www.gs1br.org/main.jsp?lumPageId=480F89A821868A2A01218 8E875875EBC>. Para saber mais sobre normas tcnicas da ABNT, consulte: <http://www.abnt.org.br>.

Alongue-se
Agora que voc terminou a Unidade 2, descanse um pouco. Levantese, beba alguma coisa, alimente-se com algo leve, se achar necessrio. Depois, inspire lentamente, pelo nariz, contando at cinco. Solte o ar, assoprando-o pela boca, tambm contando at cinco. Repita essa respirao dez vezes ou mais, se desejar. Quando se sentir descansado, retome seus estudos.

44

Gesto de Estoques

Objetivo
Ao final desta unidade, voc ser capaz de definir uma gesto estratgia de estoque eficiente para atender ao consumidor final sem incorrer em custos desnecessrios de inventrio.

Aulas
Acompanhe nesta unidade o estudo das aulas seguintes:

Aula 1: Controle de estoque Aula 2: Polticas de estoque

45

Para Iniciar
O desafio de uma gesto de estoque eficiente atender ao consumidor final sem incorrer em custos desnecessrios de inventrio. Para tanto, o gestor deve implantar uma poltica de estoque, visando a estabelecer certos padres que sirvam de guias aos programadores e controladores e tambm de critrios para medir a performance do departamento.

Aula 1: Controle de estoque


Nesta aula, voc vai aprender o que o controle de estoque, os objetivos da gesto e controle de estoque e os princpios bsicos para o controle de estoques. Controle de estoque o subsistema responsvel pela gesto econmica dos estoques, atravs do planejamento e da programao de material, compreendendo a anlise, a previso, o controle e o ressuprimento desses estoques.

Ateno
O estoque necessrio para que o processo de produo-venda da empresa opere com um nmero mnimo de preocupaes e desnveis.

O desafio de uma gesto de estoque eficiente atender ao consumidor final sem incorrer em custos desnecessrios de inventrio. E por meio da reposio eficiente que os compradores podem contribuir melhor para o crescimento dos negcios da empresa. Os objetivos da gesto e controle de estoque so:
Disponibilizar

produtos para venda: produto que no h em estoque no pode ser vendido. melhores preos: melhores negociaes com fornecedores.

Obter

46

Gesto de Recursos Materiais

Equilibrar

demanda e oferta: preparar para promoo ou perodo sazonal. Ex.: dia das mes, dia dos namorados, chegada do inverno etc. contra incertezas: maior previsibilidade, variaes na demanda, atrasos do fornecedor, ocorrncias na viagem etc. produtos para as lojas: guardar produtos que no podem ir direto para as lojas, principalmente por falta de espao no ponto de venda.

Proteger

Fracionar

Princpios bsicos para o controle de estoques


Para organizar um setor de controle de estoques, preciso, inicialmente, descrever as suas funes principais:
determinar determinar determinar acionar

os itens que devem permanecer em estoque; a periodicidade com que deve ser reabastecido o estoque; o volume necessrio de estoque para um determinado perodo;

o departamento de compras para executar a aquisio de estoque;

receber, armazenar e atender os materiais estocados de acordo com as necessidades; controlar

os estoques em termos de quantidade e valor e fornecer informaes sobre a posio do estoque; inventrios peridicos para avaliao das quantidades e estado dos materiais estocados; e retirar do estoque os itens obsoletos e danificados.

manter

identificar

Aps determinar essas funes, devem-se separar os materiais estocados, de acordo com as suas caractersticas.

Dica
Os principais tipos de estoques encontrados dentro de uma empresa so: matrias-primas, produtos em processo, produtos acabados e peas de manuteno.

Unidade 3

47

Matrias-primas
So os materiais bsicos e necessrios para produo do produto acabado, sendo que seu consumo proporcional ao volume de produo. Em algumas empresas que fabricam produtos mais complexos com inmeras partes, o estoque de matrias-primas pode consistir em itens j processados, que foram comprados de outra companhias ou transferidos de outra diviso da empresa. O volume real de cada matria-prima depende do tempo de reposio que a empresa leva para receber seus pedidos, da frequncia do uso, do investimento exigido e das caractersticas fsicas do estoque. Outros fatores que afetam o nvel das matrias-primas so certas caractersticas fsicas como tamanho e durabilidade.

Produtos em processo
Deve ser tomar uma especial ateno para o nvel de produtos em processo, pois quanto maior ele for maiores sero os custos. Uma gesto de estoques eficiente dever reduzir o estoque dos produtos em processo, o que deve acelerar a rotatividade do estoque e diminuir a necessidade de caixa. O estoque de produtos em processo consiste em todos os materiais que esto sendo usados no processo fabril. Eles so, em geral, produtos parcialmente acabados que esto em algum estgio intermedirio da produo. considerado produto em processo qualquer pea ou componente que j foi de alguma forma processada, mas que adquire outras caractersticas no fim do processo produtivo. O nvel de estoques de produtos em processos depende em grande parte da extenso e complexidade do processo produtivo. Quanto maior for o ciclo de produo, maior o nvel esperado de produtos em processo.

Produtos acabados
Os estoques de produtos acabados so formados por itens que j foram produzidos, mas ainda no foram vendidos. Nas empresas que produzem por encomenda o estoque muito baixo, tendendo a zero, pois teoricamente todos os itens j foram vendidos antes de serem produzidos. J no caso das empresas que produzem para estoque, onde os produtos so fabricados antes da venda, o nvel de produtos acabados determinado na maioria das vezes pela previso de vendas. Para adequar o estoque da empresa ao nvel de demanda exigido, deve haver uma grande harmonia entre a programao da produo e a gesto de estoques e o departamento de vendas, para que a produo fornea uma quantidade suficiente de produtos acabados para satisfazer as previses de vendas sem criar estoques em excesso.

48

Gesto de Recursos Materiais

Um fator importante quanto aos produtos acabados o seu grau de liquidez. Uma empresa que vende um produto de consumo popular pode estar mais segura se mantiver nveis altos de estoques do que outra que produz produtos relativamente especializados. Quanto mais lquidos e menos sujeitos a obsolescncia forem os produtos acabados de uma empresa, maiores sero os nveis de estoque que ela poder suportar.

Peas de manuteno
As peas de manuteno so to importantes quanto a matria-prima, pois a interrupo da produo por um equipamento ocioso pode levar ao adiamento de um prazo de entrega ao cliente ou a perda ocasional da encomenda quando no do cliente. Assim atualmente as empresas tem dado uma maior ateno s peas de reposio.

Conflitos interdepartamentais
Uma das principais dificuldades dentro da gesto/controle de estoque est em buscar conciliar da melhor maneira possvel os diferentes objetivos de cada departamento da empresa, sem prejudicar sua operacionalidade.

Unidade 3

49

Exemplo
Tabela 1: Impacto do estoque de matria-prima alta nos setores da empresa

DEPTO. DE COMPRAS Matria-prima (Alto estoque) Desconto sobre as quantidades a serem compradas.

DEPTO. FINANCEIRO Capital investido. Perda financeira.

Matria-prima (Alto estoque)

DEPTO. PRODUO Nenhum risco de falta de material.

DEPTO. FINANCEIRO Maior custo de armazenagem e perdas por obsolescncia.

DEPTO. VENDAS Matria-prima (Alto estoque) Entregas rpidas, boa imagem, melhores vendas.

DEPTO. FINANCEIRO Capital investido. Maior custo de armazenagem.

Dica
Portanto, a gesto dos estoques no deve se preocupar apenas com o fluxo dirio de materiais entre vendas e compras, mas com a relao lgica entre cada integrante desse fluxo, trazendo uma mudana na forma tradicional de encarar o estoque.

Deficincias no controle de estoque


Segundo Neushel e Fueler (1993), as deficincias do controle de estoque normalmente so mostradas por reclamaes contra sintomas especficos, entre os quais podem-se citar:

50

Gesto de Recursos Materiais

Peridicas

e grandes dilataes dos prazos de entregas para os produtos acabados e dos tempos de reposio de matria prima. maiores de estoque, enquanto a produo permanece constante. do nmero de cancelamento de pedidos ou mesmo devolues de produtos acabados. excessiva da quantidade a ser produzida. parada frequentemente por falta de material.

Quantidades Elevao

Variao

Produo Falta Baixa

de espao para armazenamento. rotao de estoques.

Todas essas deficincias devem chamar a ateno da empresa para que ela reavalie a sua poltica estoques, pois todas elas resultam numa perda de capital. Nesta aula, voc aprendeu o que o controle de estoque, os objetivos da gesto e controle de estoque e os princpios bsicos para o controle de estoques. Na prxima aula, voc vai aprender o que poltica de estoque, grau de atendimento, dimensionamento de estoques, previso de estoques e os fatores que podem alterar o comportamento do consumo, alm de maneiras de se estimar o consumo.

Aula 2: Polticas de estoque5


Nesta aula, voc vai aprender o que poltica de estoque, grau de atendimento, dimensionamento de estoques, previso de estoques e os fatores que podem alterar o comportamento do consumo, alm de maneiras de se estimar o consumo. A poltica de estoque visa a estabelecer certos padres que sirvam de guias aos programadores e controladores e tambm de critrios para medir a performance do departamento de gesto de estoques. Veja, a seguir, quais so esses padres e critrios:
5O contedo abordado nesta aula foi parcialmente extrado do site: www.eps.ufsc.br/labs/grad/disciplinas/GerenciaDeMateirais/99.1/GestaoDeEstoques.doc

Unidade 3

51

Definir Definir

metas da empresa quanto ao tempo de entrega dos produtos ao cliente.

o nmero de depsitos e/ou almoxarifes e da lista de materiais a serem estocados neles. o grau de especulao dos estoques a ser utilizado. a rotatividade dos estoques.

Definir o nvel de flutuao dos estoques para atender uma alto ou baixa nas vendas. Definir Definir

Pergunta
Voc sabe o que grau de atendimento?

Existe uma relao entre o capital investido e a previso de consumo, indicada como grau de atendimento (em %), que indica quanto da parcela de consumo ou das vendas dever ser fornecida pelo almoxarifado. Por exemplo: se quisermos ter um grau de atendimento de 95% e temos um consumo ou venda mensal de 600 unidades, devemos ter disponveis para fornecimento 570 unidades (600 x 0.95 ).

Grfico 1: Grau de atendimento resulta da relao entre capital investido e previso de consumo

Dimensionamento de estoques
Manter estoques significa assumir alguns riscos: capital imobilizado, obsolescncia, deteriorao. Nos ltimos vinte anos, a filosofia just-in-time6 vem combatendo todos os desperdcios nas empresas, principalmente estes gerados pela existncia de estoques. Mas, em alguns casos, no h como escapar deles.
6Fonte: http://www.apostilasgratuitas.info/component/content/article/62-administracao/123-apostila-de-curso-de-administracao

52

Gesto de Recursos Materiais

Dica
Just-in-time um sistema de administrao da produo que determina que nada deve ser produzido, transportado ou comprado antes da hora exata. Pode ser aplicado em qualquer organizao, para reduzir estoques e os custos decorrentes. (KOHLER, 2008)

A oportunidade, no momento certo para o suprimento de materiais, influi no tamanho dos estoques. Assim, suprir antes do momento oportuno acarretar, em regra, estoques altos, acima das necessidades imediatas da organizao. Por outro lado, a providncia do suprimento aps esse momento poder levar a falta do material necessrio ao atendimento de determinada necessidade da administrao. Do mesmo modo, o tamanho do lote de compra acarreta as mesmas consequncias: quantidades alm do necessrio representam inverses em estoques ociosos, assim como, quantidades aqum do necessrio podem levar insuficincia de estoque, o que prejudicial eficincia operacional da organizao. Estes dois eventos, tempo oportuno e quantidade necessria, acarretam, se mal planejados, alm de custos financeiros indesejveis, lucros cessantes, fatores esses decorrentes de quaisquer das situaes assinaladas. Da mesma forma, a obteno de material sem os atributos da qualidade requerida para o uso a que se destina acarreta custos financeiros maiores, retenes ociosas de capital e oportunidades de lucro no realizadas. Isso porque materiais, nessas condies, podem implicar paradas de mquinas, defeitos na fabricao ou no servio, inutilizao de material, compras adicionais etc.

O principal problema de um dimensionamento de estoques reside na relao entre:

capital investido ------------------- disponibilidade de estoques custos incorridos ------------------- consumo ou demanda

A otimizao est na anlise do problema sobre o enfoque financeiro. Para isso, pode-se usar a seguinte frmula:

Unidade 3

53

RC = Lucro x Vendas Vendas Capital

ou seja,

RC = rentabilidade das vendas x giro de capital

Assim, para aumentarmos o retorno sobre o capital, preciso aumentar a rentabilidade das vendas e/ou o giro de capital. A gesto de estoques tem influencia sobre o giro de capital, logo para aumentarmos o giro de capital, supondo-se que as vendas permaneam constantes devemos diminuir o capital investido em estoques, pois desta forma estamos diminuindo o ativo que est diretamente ligado ao giro de capital.

Previso de estoques
Todo o incio de estudo de estoques est baseado em previses de consumo de material. Essa previso de demanda estabelece estimativas futuras dos produtos acabados comercializados pela empresa. Ainda definem quais, quantos e quando determinados produtos sero comprados pelos clientes. Algumas caractersticas da previso so:
ponto

de partida de todo planejamento de estoques; dos mtodos empregados; das hipteses que se utilizou no raciocnio.

eficcia

qualidade

As informaes bsicas que permitem decidir quais sero as dimenses e a distribuio no tempo da demanda dos produtos acabados podem ser classificadas em qualitativas e quantitativas:

54

Gesto de Recursos Materiais

Quantitativas
Evoluo Variveis

das vendas no passado;

com evoluo e explicao baseada nas vendas. Exemplo: criao e vendas de produtos infantis; de fcil previso, tambm relacionadas a vendas (populao, renda, PIB); da propaganda.

Variveis

Influncia

Qualitativas
Opinio Opinio Opinio

dos gerentes; dos vendedores; dos compradores; de mercado.

Pesquisas

Veja, a seguir, uma forma esquemtica de representao do comportamento dinmico do processo de previso.

Figura 7: Representao do comportamento dinmico do processo de previso

Unidade 3

55

As tcnicas de previso podem ser classificadas em trs grupos:


Projeo:

admitem que o futuro ser repetio do passado ou as vendas evoluiro no tempo. Tcnica de natureza essencialmente quantitativa. procura relacionar vendas do passado com outras variveis cuja evoluo conhecida ou previsvel. Basicamente aplicaes de tcnicas de regresso e correlao. funcionrios experientes e conhecedores de fatores influentes nas vendas e no mercado estabelecem a evoluo das vendas futuras.

Explicao:

Predileo:

Pode-se representar as formas de evoluo de consumo pelas seguintes formas: a) Mtodo de evoluo horizontal de consumo: de tendncia invarivel ou constante.

Grfico 2: Mtodo de evoluo hoizontal de consumo

b) Modelo de evoluo de consumo sujeito a tendncia: o consumo mdio aumenta ou diminui com o correr do tempo.

Grfico 3: Mtodo de evoluo de consumo sujeito a tendncia

c) Modelo de evoluo sazonal de consumo: o consumo possui oscilaes regulares, que tanto podem ser positivas quanto negativas, ele sazonal quando o desvio no mnimo de 25% do consumo mdio e quando aparecer condicionado a determinadas causas.

56

Gesto de Recursos Materiais

Grfico 4: Mtodo de evoluo sazonal de consumo

Na prtica, podem ocorrer combinaes dos diversos modelos de evoluo de consumo. Isso pode ser verificado de maneira mais evidente quando se analisa a linha de vida de um produto. Essa linha deve apresentar uma tendncia positiva e acelerada (positivamente) de consumo nos primeiros perodos. Consolidado o produto no mercado, o incremento na tendncia diminuir gradativamente at a fase em que a obsolescncia do produto provocar sua retirada do mercado, fazendo com que a linha caia abruptamente. O conhecimento sobre a evoluo do consumo no passado possibilita uma previso da sua evoluo futura. Esta previso somente estar correta se o comportamento do consumo permanecer inaltervel. Os seguintes fatores podem alterar o comportamento do consumo:
Influncias Influncias Influncias Alteraes Inovaes Produtos Alterao Preos

polticas. conjunturais. sazonais. no comportamento dos clientes.

tcnicas. da produo.

retirados da linha de produo.

competitivos dos concorrentes.

Veja duas maneiras de se estimar o consumo:


Aps

a entrada do pedido. Somente possvel nos casos de prazo de fornecimento suficientemente longo. de mtodos estatsticos. o mtodo mais utilizado. Calculam-se as previses atravs de valores histricos.

Atravs

Unidade 3

57

Tcnicas quantitativas para calcular a previso de consumo


Mtodo do ltimo perodo: um mtodo simples e sem embasamento matemtico. Consiste em utilizar como previso para o perodo seguinte o valor ocorrido no perodo anterior. Mtodo da mdia mvel: neste mtodo, a previso para o prximo perodo obtida calculando-se a mdia dos valores de consumo nos n perodos anteriores. A previso gerada por este modelo geralmente menor que os valores ocorridos se a tendncia de consumo for crescente. Inversamente, ser maior se o padro de consumo for decrescente. Se o nmero de perodos for grande, a reao da previso diante dos valores atuais ser muito lenta. Inversamente, se o nmero for pequeno, a reao ser muito rpida. A escolha do nmero de perodos arbitrria e experimental.

Desvantagens
As

mdias mveis podem gerar movimentos cclicos, ou de outra natureza no existente nos dados originais. mdias mveis so afetadas pelos valores extremos; isso pode ser superado utilizando-se a mdia mvel ponderada com pesos apropriados. observaes mais antigas tm o mesmo peso que as atuais. a manuteno de um nmero muito grande de dados.

As

As

Exige

Vantagens
Simplicidade Admite

e facilidade de implantao.

processamento manual.

Mtodo da mdia mvel ponderada: este mtodo uma variao do modelo anterior, em que os valores dos perodos mais prximos recebem peso maior que os valores correspondentes aos perodos menos atuais. Mtodo da mdia com ponderao exponencial: esse mtodo elimina muitas desvantagens dos mtodos da mdia mvel e da mdia mvel ponderada. Alm de valorizar os dados mais recentes, apresenta menor manuseio de informaes passadas. Apenas trs fatores so necessrios para gerar a previso para o prximo perodo:

58

Gesto de Recursos Materiais

a o

previso do ltimo perodo; consumo ocorrido no ltimo perodo;

uma

constante que determina o valor ou ponderao dada aos valores mais recentes.

Esse modelo procura prever o consumo apenas com a sua tendncia geral, eliminando a reao exagerada a valores aleatrios. Ele atribui parte da diferena Entre o consumo atual e o previsto a uma mudana de tendncia e o restante a causas aleatrias.

Suponhamos que, para determinado produto, havamos previsto um consumo de 100 unidades. Verificou-se, posteriormente, que o valor real ocorrido foi de 95 unidades. Precisamos prever agora o consumo para o prximo ms. A questo bsica a seguinte: quanto da diferena entre 100 e 95 unidades pode ser atribuda a uma mudana no padro de consumo e quanto pode ser atribudo a causas puramente aleatrias Se a nossa previso seguinte for de 100 unidades, estaremos assumindo que toda a diferena foi devida a causas aleatrias e que o padro de consumo no mudou absolutamente nada. Se for de 95 unidades, estaremos assumindo que toda a diferena deve ser atribuda a uma alterao no padro de consumo (mtodo de ltimo perodo). Nesse mtodo, apenas parte da variao considerada como mudana no padro de consumo.

Mtodo dos mnimos quadrados: este mtodo usado para determinar a melhor linha de ajuste que passa mais perto de todos dados coletados, ou seja, a linha de melhor ajuste que minimiza as distncias entre cada ponto de consumo levantado. Mtodo de classificao ABC ou curva ABC: o princpio da classificao ABC ou curva 80 20 atribudo a Vilfredo Paretto, um renascentista italiano do sculo XIX, que em 1897 executou um estudo sobre a distribuio de renda. Por meio desse estudo, percebeu-se que a distribuio de riqueza no se dava de maneira uniforme, havendo grande concentrao de riqueza (80%) nas mos de uma pequena parcela da populao (20%). A partir de ento, tal princpio de anlise tem sido estendido a outras reas e atividades tais como a industrial e a comercial, sendo mais amplamente aplicado a partir da segunda metade do sculo XX.

Unidade 3

59

Dica
O desenvolvimento e a utilizao de computadores cada vez mais baratos e potentes tem possibilitado o surgimento de softwares mais amigveis que conduzem ao rpido e fcil processamento do grande volume de dados, muitas vezes requerido por este tipo de anlise, principalmente em ambientes industriais.

A curva ABC tem sido bastante utilizada para a administrao de estoques, para a definio de polticas de vendas, para o planejamento da distribuio, para a programao da produo e uma srie de problemas usuais de empresas, quer sejam estas de caractersticas industriais, comerciais ou de prestao de servios. Trata-se de uma ferramenta gerencial que permite identificar quais itens justificam ateno e tratamento adequados quanto sua importncia relativa.

Link
Fontes de pesquisa: <http://www.ivansantos.com.br/ousoABC.pdf> <http://www.faccamp.br/apoio/MauroGebran/GestEst/COMO_SE_OBTeM_ UMA_CURVA_ABC.doc>

A tcnica ABC
Classicamente, uma anlise ABC consiste da separao dos itens de estoque em trs grupos de acordo com o valor de demanda anual, em se tratando de produtos acabados, ou valor de consumo anual quando se tratarem de produtos em processo ou matrias-primas e insumos. O valor de consumo anual ou valor de demanda anual determinado multiplicando-se o preo ou custo unitrio de cada item pelo seu consumo ou sua demanda anual. Assim sendo, como resultado de uma tpica classificao ABC, surgiro grupos divididos em trs classes, como segue:
Classe Classe

A: itens que possuem alto valor de demanda ou consumo anual. C: itens que possuem um valor de demanda ou consumo anual baixo.

B: itens que possuem um valor de demanda ou consumo anual intermedirio.

Classe

60

Gesto de Recursos Materiais

Grfico 5: Representao da Curva ABC

Obtm-se a curva ABC por meio da ordenao dos itens que sero analisados, conforme sua importncia relativa no grupo. A montagem dos grupos pode parecer um pouco trabalhosa, mas pode ser que ela seja feita uma nica vez, ou mesmo muito esporadicamente. Os itens de cada grupo permanecem enquanto permanecerem as condies que possam afetar os itens (consumo; vendas; preos etc.). A montagem dos grupos pode ser feita em duas etapas (vamos continuar com o exemplo de um controle de estoques): 1 etapa
relacionam-se para

todos os itens que foram consumidos em determinado perodo (1);

cada item registra-se o preo unitrio (2) e o consumo (3) no perodo considerado (se a anlise fosse sobre vendas, ou sobre transporte, ao invs de consumo seria usada a quantidade vendida, ou a quantidade transportada etc.); cada item calcula-se o valor do consumo (4), que igual ao preo unitrio x consumo; a classificao (5) do valor do consumo (1 para o maior valor, 2 para o segundo maior valor, e assim por diante).

para

registra-se

A seguir, veja um exemplo que considera um controle de estoque composto de dez itens.

Tabela 2: Controle de estoque composto por dez itens

Material (1) Mat1 Mat2 Mat3 Mat4 Mat5 Mat6

Preo unitrio (2) 1,21 11,90 3,64 5,98 11,20 11,98

Consumo (3) 123 15 89 12 75 6

Valor do Consumo (4) 148,83 178,50 323,96 71,76 840,00 71,88

Classificao (5) 4 3 2 5 1 7

Unidade 3

61

Mat7 Mat8 Mat9 Mat10

1,60 0,38 5,12 21,60

22 84 19 3

35,20 31,92 97,28 64,80

10 9 6 8

2 etapa
ordenam-se para

os itens de acordo com a classificao (5);

cada item, lana-se o valor de consumo acumulado (6), que igual ao seu valor de consumo somado ao valor de consumo acumulado da linha anterior; cada item, calcula-se o percentual sobre o valor total acumulado (7), que igual ao seu valor de consumo acumulado dividido pelo valor de consumo acumulado do ltimo item.

para

Veja um exemplo:
Tabela 3: Ordenao de itens pela classificao

Material (1) Mat5 Mat3 Mat2 Mat1 Mat4 Mat9 Mat6 Mat10 Mat8 Mat7

Preo unitrio (2) 840,00 323,96 178,50 148,83 71,76 97,28 71,88 64,80 31,92 35,20

Consumo (3) 840,00 1.163,96 1.342,46 1.491,29 1.563,05 1.660,33 1.732,21 1.797,01 1.828,93 1.864,13

Valor do Consumo (4) 45,06 62,44 72,02 80,00 83,85 89,07 92,92 96,40 98,11 100,00

Classificao (5) 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

Para a definio das classes A, B e C, adota-se o critrio de que A = 20%; B = 30% e C = 50% dos itens. No exemplo de 10 itens, 20% so os dois primeiros itens, 30% os trs itens seguintes e 50% os cinco ltimos itens, resultando, assim, os seguintes valores:
classe classe classe

A (2 primeiros itens) = 62,44%. B (3 itens seguintes) = (83,85% 62,44%) = 21,41%. C (5 itens restantes) = (100% 83,85%) = 16,15%.

62

Gesto de Recursos Materiais

Obs.: se tivssemos, por exemplo, 73 itens em vez de 10, para A = 20%, seriam os 15 primeiros itens; B = 30%, seriam os 22 itens seguintes; e C = 50%, os 36 restantes. Para o exemplo acima, se quisssemos controlar, digamos, 80% do valor do estoque, teramos que controlar apenas os quatro primeiros itens ( j que eles representam 80,00%). O estoque (ou as compras, ou o transporte etc.) dos itens da classe A, tendo em vista seu valor, devem ser mais rigorosamente controlados, e tambm devem ter estoque de segurana bem pequenos. O estoque e a encomenda dos itens de classe C devem ter controles simples, podendo at ter estoque de segurana maiores. J os itens da classe B devero estar em situao intermediria. Nesta aula, voc aprendeu o que poltica de estoque, grau de atendimento, dimensionamento de estoques, previso de estoques e os fatores que podem alterar o comportamento do consumo, alm de maneiras de se estimar o consumo.

Colocando em Prtica
Parabns! Voc chegou ao final da Unidade 3. Agora, chegou a hora de colocar em prtica o contedo que voc estudou. Acesse o AVA para realizar as atividades de aprendizagem desta unidade. Se voc estiver com dvidas, procure seu tutor.

Relembrando
A gesto de estoques requer uma completa harmonia entre os diversos departamentos de uma empresa de forma a assegurar que o estoque esteja sendo bem dimensionado para atender as necessidades de cada um deles, sem imobilizar de forma desnecessria o capital da empresa ou prejudicar a operacionalidade de seus departamentos. Para um correto dimensionamento dos estoques, preciso fazer uma previso confivel, na qual podem ser aplicadas tcnicas qualitativas ou quantitativas, sendo as quantitativas as mais usuais.

Alongue-se
Antes de voc seguir para a prxima etapa de seus estudos, descanse um pouco. Mude de posio, caminhe um pouco, respire profundamente. Quando estiver descansado, retome seus estudos.

Unidade 3

63

64

Aquisio/Compra de Material

Objetivo
Ao final desta unidade, voc ser capaz de elaborar um plano de ao para o processo de aquisio de forma eficaz, nos padres formais e no momento certo.

Aulas
Acompanhe nesta unidade o estudo das aulas seguintes: Aula 1: O processo aquisio / compra Aula 2: Procedimentos operacionais

65

Para Iniciar
A arte de comprar est se tornando cada vez mais uma profisso e cada vez menos um jogo de sorte. Em muitos casos no o custo que determina o preo de venda, mas o inverso. O preo de venda necessrio determina qual deve ser o custo. Qualquer economia, resultando em reduo de custo de compra, que uma parte de despesa de operao de uma indstria, 100% lucro. Os lucros das compras so lquidos. HENRY FORD

O valor total gasto nas compras de insumos para produo, seja do produto ou do servio final, varia de 50% a 80% do total das receitas brutas. No setor industrial, esse nmero alcana a casa dos 57%. fcil perceber que mesmo pequenos ganhos decorrentes de melhor produtividade na funo tm grande repercusso no lucro. Por isso, e por outros fatores como a reestruturao pela qual passaram as empresas nos ltimos anos, evoluo da tecnologia e novos relacionamentos com os fornecedores, cresce cada vez mais a importncia das pessoas que trabalham nesta rea estarem muito bem informadas e atualizadas, terem habilidades interpessoais.

Aula 1: O processo aquisio/ compra8


Nesta aula, voc vai aprender o que aquisio/compra de material, o que a funo compras e seus objetivos. Alm disso, ver as oito etapas do ciclo de compras, aprender o que a seleo de fornecedores e ver os fatores que influenciam a escolha dos fornecedores. Aquisio/compra de material o subsistema responsvel pela gesto, negociao e contratao de compras de material atravs do processo de licitao. E desta forma, assume papel verdadeiramente estratgico nos negcios de hoje em face do volume de recursos, principalmente financeiros, envolvidos, deixando cada vez mais para trs a viso preconceituosa de que era uma atividade burocrtica e repetitiva, um centro de despesa e no um centro de lucros.
8 O contedo abordado nesta aula foi parcialmente extrado dos sites: http://proalexandre.googlepages.com/GestodeCompras.doc http://www.scribd.com/doc/4333159/Administracai-de-Materiais

66

Gesto de Recursos Materiais

A funo compras
A funo compras vista como parte do processo de logstica das empresas, ou seja, como parte integrante da cadeia de suprimento (supply chain). Por isso, muitas empresas passaram a usar a denominao gerenciamento da cadeia de suprimento ou simplesmente gerenciamento de suprimentos, um conceito voltado para o processo, em vez do tradicional departamento de compras, voltado para as transaes em si, e no para o todo. rea de compras tambm compete o cuidado com os nveis de estoque da empresa, pois, embora altos nveis de estoque possam significar poucos problemas com a produo, acarretam um custo exagerado para sua manuteno. Esses altos custos para mant-los so resultantes de despesas com o espao ocupado, custo de capital, pessoal de almoxarifado e controles. Baixos nveis de estoque, por outro lado, podem fazer com que a empresa trabalhe num limiar arriscado, onde qualquer detalhe, por menos que seja, acabe prejudicando ou parando a produo. A empresa poder enfrentar, por exemplo, reclamaes de clientes, altos nveis de estoque intermedirios gerados por interrupes no processo produtivo. O departamento de compras tambm pode assumir vrios outros papis. Um deles est relacionado com a negociao de preos com os fornecedores. Essa negociao determinar o preo final dos produtos e, portanto, a competitividade da empresa. Mas ela pode ir mais longe, j que o comportamento do comprador pode mexer com vrios aspectos da economia, como nvel de preos, o poder de compra do consumidor e o relacionamento entre setores.

Objetivos da funo de compras


A funo de compras responsvel pelo estabelecimento do fluxo dos materiais na firma. Pelo seguimento junto ao fornecedor, e pela agilizao da entrega. Prazos de entrega no cumpridos podem criar srias perturbaes para os departamentos de produo e vendas, mas a funo compras pode reduzir o nmero de problemas para ambas as reas, alm de adicionar lucros. Os objetivos da funo compras podem ser subdivididos em quatro categorias:
obter obter

mercadorias e servios na quantidade e com qualidade necessrias; mercadorias e servios ao menor custo; o melhor servio possvel e pronta entrega por parte do fornecedor;

garantir

Unidade 4

67

desenvolver

e manter boas relaes com os fornecedores e desenvolver fornecedores potenciais.

Para satisfazer a esses objetivos, devem ser desempenhadas algumas funes bsicas:
determinar

as especificaes de compra: qualidade certa, quantidade certa e entrega certa (tempo e lugar); o fornecedor (fonte certa); os termos e condies de compra;

selecionar negociar emitir

e administrar pedidos de compra.

Os objetivos de compras devem estar alinhados aos objetivos estratgicos da empresa como um todo, visando ao melhor atendimento ao cliente interno e externo. Essa preocupao tem tornado a funo compras extremamente dinmica, utilizando-se de tecnologias cada vez mais sofisticadas e atuais como o EDI (Eletronic Data Interchange), a internet e cartes de crdito.

Sequncia lgica de compras


Para se comprar bem preciso conhecer as respostas de cinco perguntas, as quais iro compor a lgica de toda e qualquer compra:

Pergunta
O que comprar?

Essa pergunta deve ser respondida pelo requisitante, que pode ou no ser apoiado por reas tcnicas ou mesmo para especificar o material.

Pergunta
Quanto e quando comprar?

68

Gesto de Recursos Materiais

funo direta da expectativa de consumo, disponibilidade financeira, capacidade de armazenamento e prazo de entrega. A maior parte das variveis acima deve ser determinada pelo rgo de material ou suprimento no setor denominado gesto de estoques. A disponibilidade financeira deve ser determinada pelo oramento financeiro da empresa. A capacidade de armazenamento limitada pela prpria condio fsica da empresa.

Pergunta
Onde comprar?

Cadastro de fornecedores. de responsabilidade do rgo de compras criar e manter um cadastro confivel (qualitativamente) e numericamente adequado (quantitativa). Como suporte alimentador do cadastro de fornecedores deve figurar o usurio de material ou equipamentos e logicamente os prprios compradores.

Pergunta
Como comprar?

As normas ou o Manual de Compras da empresa devem retratar praticamente a poltica de compras na qual se fundamenta a empresa. Originadas e definidas pela cpula administrativa, devero mostrar, entre outras, competncia para comprar, contratao de servios, tipos de compras, frmulas para reajustes de preos, formulrios e rotinas de compras etc.

Outros fatores
Alm das respostas s perguntas bsicas o comprador deve procurar, atravs da sua experincia e conhecimento, sentir em cada compra qual fator que a influencia mais, a fim de que possa ponderar melhor o seu julgamento. Os fatores de maior influncia na compra so: preo, prazo, qualidade, prazos de pagamento e assistncia tcnica. Unidade 4 69

Ciclo de compras
O ciclo de compras consiste nos seguintes passos: 1. Receber e analisar as requisies de compra: as requisies de compras tm incio com o departamento ou a pessoa que ser o usurio final. No ambiente de MRP (Material Requirement Planning), o planejador libera um pedido planejado autorizando o departamento de compras a ir adiante e processar um pedido de compra. No mnimo, as requisies de compra contm as seguintes informaes:
Identidade

do requisitante, aprovao assinada, e conta em que ser debitado o custo; do material; e unidade de medida;

Especificao Quantidade Data

e local de entrega exigidos; outra informao complementar necessria.

Qualquer

2. Selecionar fornecedores: identificar e selecionar fornecedores so importantes responsabilidades do departamento de compras. Para itens rotineiros ou para aqueles que nunca foram comprados antes, deve-se manter uma lista de fornecedores aprovados. Se o item no foi comprado antes ou se no houver um fornecedor aceitvel em arquivo, deve-se fazer uma pesquisa. Se o pedido de pequeno valor ou para itens padronizados, um fornecedor provavelmente poder ser encontrado num catlogo, num jornal especializado ou numa lista telefnica.

3. Solicitao de cotaes: para itens maiores, geralmente desejvel emitir uma solicitao de cotao. Trata-se de um requerimento por escrito que enviado a um nmero suficiente de fornecedores para garantir que cotaes competitivas e confiveis sejam recebidas. No se trata de um pedido de venda. Depois que os fornecedores completam e devolvem as cotaes ao comprador, as cotaes so analisadas quanto a preo, obedincias s especificaes, termos e condies de venda, entrega e termos de pagamento. Para itens cujas especificaes podem ser descritas precisamente, a escolha provavelmente feita com base no preo, entrega e termos de venda. 4. Determinar o preo certo: essa uma responsabilidade do departamento de compras, intimamente ligada seleo dos fornecedores. O departamento de compras tambm responsvel por negociar o preo, e tentar obter o melhor preo junto ao fornecedor.

70

Gesto de Recursos Materiais

5. Emitir pedidos de compra: ordem de compra uma oferta legal de compra. Uma vez aceita pelo fornecedor, ela se torna um contrato legal para entrega das mercadorias de acordo com os termos e condies especificados no contrato de compra. O pedido de compor preparado com base na requisio de compra ou nas cotaes, e tambm em qualquer outra informao adicional necessria. Envia-se uma cpia ao fornecedor; o departamento de compras retm uma cpia, e outras so enviadas para outros departamentos, tais como o de contabilidade, o departamento requisitante e o departamento de recepo. 6. Seguimento e entrega: o fornecedor responsvel pela entrega pontual dos itens pedidos. O departamento de compras deve garantir que os fornecedores realmente entreguem pontualmente. Se houver dvidas quanto ao cumprimento dos prazos de entrega, o departamento de compras deve descobrir isso a tempo de tomar medidas corretivas. Isso pode envolver a agilizao do transporte, fontes alternativas de suprimentos, um trabalho junto ao fornecedor para sanar seus problemas ou a reprogramao da produo. 7. Recepo e aceitao das mercadorias: quando as mercadorias so recebidas, o departamento de recepo as inspeciona para garantir que foram enviados os itens corretos, na quantidade certa e que no foram danificados no transporte. Usando a sua cpia do pedido de compra, o departamento de recepo aceita as mercadorias e escreve um recibo, observando qualquer variao. Se for necessria outra inspeo, por exemplo, do controle de qualidade, as mercadorias so enviadas ao departamento correspondente ou retiradas para inspeo. Se as mercadorias recebidas estiverem danificadas, o departamento de recepo avisar o departamento de compras e reter as mercadorias para outras providncias. Desde que as mercadorias estejam em ordem e no exijam mais inspeo, elas sero enviadas para o departamento solicitante ou para o estoque. Ma cpia do recibo ento enviada para o departamento de compras, observando qualquer variao ou discrepncia em relao ao pedido de compra. Se o pedido considerado completo, o departamento de recepo fecha sua cpia do pedido de compra e avisa o departamento compras. Se no estiver completo, o pedido de compra mantido aberto, esperando para ser completado. Se as mercadorias tambm foram inspecionadas pelo departamento de controle de qualidade, os responsveis por esse setor tambm avisaro ao departamento de compras sobre a aceitao ou no das mercadorias. 8. Aprovao da fatura do fornecedor para pagamento: quando recebida a fatura do fornecedor, h trs informaes que devem concordar: o pedido de compra, o relatrio de recebimento e a fatura. Os itens e as quantidades devem ser os mesmos em todos os documentos; os preos e suas extenses devem ser os mesmos no pedido de compra e na fatura. Todos os descontos e termos do pedido original de compra devem ser comparados com a fatura. funo do departamento de compras, verificar esses aspectos e resolver quaisquer diferenas. Uma vez aprovada, a fatura enviada ao departamento de contas a pagar.

Unidade 4

71

Seleo de fornecedores
Uma vez tomada a deciso sobre o que comprar, a segunda deciso mais importante refere-se ao fornecedor certo. Um bom fornecedor aquele que tem a tecnologia para fabricar o produto na qualidade exigida, tem a capacidade de produzir as quantidades necessrias e pode administrar seu negcio com eficincia suficiente para ter lucros e ainda assim vender um produto a preos competitivos.

Fontes
H trs tipos de fontes: nica, mltipla e simples.
Fonte

nica: implica que apenas um fornecedor est disponvel devido a patentes, especificaes tcnicas, matria-prima, localizao, e assim por diante. mltipla: a utilizao de mais de um fornecedor para um item. As vantagens potenciais da fonte mltipla so as seguintes: a competio vai gerar preos mais baixos e melhores servios e haver uma continuidade no fornecimento. Na prtica, existe uma tendncia de relao competitiva entre fornecedor e cliente. simples: uma deciso planejada pela organizao no sentido de selecionar um fornecedor para um item quando existem vrias fontes disponveis. A inteno criar uma parceria de longo prazo.

Fonte

Fonte

Veja os fatores que influenciam a escolha dos fornecedores:


Habilidade

tcnica: o fornecedor tem habilidade tcnica para produzir ou fornecer o produto desejado? O fornecedor tem um programa de desenvolvimento e melhoria para o produto? O fornecedor pode auxiliar na melhoria dos produtos? Essas perguntas so importantes, pois, muitas vezes, o comprador depende do fornecedor no sentido de que ele fornea as melhorias de produto que podero aumentar ou reduzir o custo dos produtos comprados. Algumas vezes, o fornecedor pode sugerir mudanas na especificao do produto que iro melhor-lo e reduzir seu custo.

Capacidade

de produo: A produo deve ser capaz de satisfazer s especificaes do produto de forma consistente, ao mesmo tempo produzindo o menor nmero possvel de defeitos. Isso significa que as dependncias de produo do fornecedor devem ser capazes de oferecer a qualidade e a quantidade exigidas. O fornecedor deve ter um bom programa de controle da qualidade, pessoal de produo competente e capaz, e bons sistemas de planejamento e controle de produo, para garantir uma entrega pontual. Esses elementos so importantes porque garantem que o fornecedor possa suprir a qualidade e a quantidade desejadas.

72

Gesto de Recursos Materiais

Confiabilidade:

ao selecionar um fornecedor, desejvel que se escolha um fornecedor confivel, reputado e financeiramente slido. Se a relao deve continuar, deve haver uma atmosfera de confiana mtua e garantia de que o fornecedor tem solidez financeira para permanecer no negcio. ps-venda: se o produto tem natureza tcnica ou provavelmente necessitar de peas de reposio ou apoio tcnico, o fornecedor deve ter um bom servio de atendimento ps-venda. Isso deve incluir um atendimento bem-organizado e um estoque adequado de peas sobressalentes. do fornecedor: algumas vezes, desejvel que o fornecedor esteja prximo do comprador, ou pelo menos que mantenha um estoque local. Uma localizao prxima auxilia na reduo dos tempos de entrega e significa que os produtos em falta podem ser entregues rapidamente. o fornecedor deve ser capaz de oferecer preos competitivos. Isso no significa necessariamente o menor preo. Esse aspecto considera a capacidade do fornecedor para fornecer as mercadorias necessrias na quantidade e na qualidade exigidas, no tempo desejado, e tambm quaisquer outros servios necessrios.

Servio

Localizao

Preos:

No ambiente de negcios moderno, o tipo de relao entre fornecedor e comprador crucial para ambos. Idealmente, a relao ser baseada numa dependncia mtua e duradoura. O fornecedor pode confiar em negcios futuros, e o comprador ter garantia de fornecimento de produtos de qualidade, apoio tcnico e ambiente de produto. A comunicao entre comprador e fornecedor deve ser aberta e plena, de modo que ambas as partes entendam o problema uma da outra, e possam trabalhar juntas na soluo de problemas que beneficiar ambas. Assim, a seleo do fornecedor e a relao com ele estabelecida so de fundamental importncia. Nesta aula, voc aprendeu o que aquisio/compra de material, o que a funo compras e seus objetivos. Alm disso, viu as oito etapas do ciclo de compras, aprendeu o que a seleo de fornecedores e viu os fatores que influenciam a escolha dos fornecedores. Na prxima aula, voc vai estudar os procedimentos operacionais: cotao de preos, pedido de compra, recebimento de materiais. Alm disso, ver formas de comprar, estratgias de aquisio de recursos materiais e patrimoniais e compreender o que significa ter tica em compras.

Unidade 4

73

Aula 2: Procedimentos operacionais9


Nesta aula, voc vai estudar os procedimentos operacionais: cotao de preos, pedido de compra, recebimento de materiais. Alm disso, ver formas de comprar, estratgias de aquisio de recursos materiais e patrimoniais e compreender o que significa ter tica em compras.

Cotao de preos O departamento de compras, com base nas solicitaes de mercadorias, efetua a cotao dos produtos requisitados. Aps efetuadas as cotaes, o rgo competente analisa a proposta mais vantajosa levando em considerao os seguintes itens: a) prazo de pagamento; b) valor das parcelas.

Para essa anlise, o rgo competente utiliza a seguinte frmula: VA = VF (n + i) VA = Valor atual do produto VF = Valor futuro do produto i = Taxa de juros n = prazo de pagamento

9O contedo abordado nesta aula foi parcialmente extrado dos sites: http://www.uniuv.edu.br/mat_pre/antonio_candido_lopes_pinheiro/Administracao_de_Compra.pdf http://proalexandre.googlepages.com/GestodeCompras.doc

74

Gesto de Recursos Materiais

O pedido de compra
Aps trmino da fase de cotao de preos dos materiais e anlise da melhor proposta para fornecimento, o setor de compras emite o pedido de compras para a empresa escolhida. Esse pedido dever ter com clareza a descrio do material a ser comprado, bem como as descries tcnicas, para que no ocorra as frequentes dvidas que comumente acontecem. Preferencialmente, o pedido dever ser emitido em trs vias, sendo a primeira e a segunda vias enviadas ao fornecedor, o qual colocar ciente na segunda via, que passar a ter fora de contrato, funcionando como um instrumento particular de compromisso de compra e venda e a devolver. A terceira via funciona como follow-up do pedido.

Dica
Follow-up significa acompanhar, seguir. Dar seguimento s coisas uma verdadeira arte que poucas empresas sabem desenvolver.

O recebimento de materiais
Veja quais so os principais aspectos a serem observados no recebimento dos materiais solicitados.
Especificao Qualidade

tcnica: conferncia das especificaes pedidas com as recebidas.

dos materiais: conferencia fsica do material recebido.

Quantidade:

executar contagem fsica dos materiais, ou utilizar tcnicas de amostragem quando for invivel a contagem um a um. conferir se o mesmo proposto.

Preo: Prazo

de entrega: conferncia se o prazo est dentro do estabelecido no pedido. de pagamento: conferencia com relao ao pedido.

Condies

Formas de comprar
O fenmeno da globalizao, como no poderia deixar de ser, tem trazido grande impacto na forma como as compras so efetuadas.

Unidade 4

75

Os avanos em Tecnologia de Informao (TI) tm possibilitado uma verdadeira revoluo na forma como as empresas tm efetuado seus negcios. Os meios de comunicao, particularmente, tm fornecido velocidade e preciso cada vez maiores para o fluxo de informaes entre parceiros comerciais. Em um contexto de comrcio sem fronteiras, muitas empresas comearam a perceber as implicaes de estarem ou no preparadas para se ajustarem tendncia j internacionalizada de intercmbio de dados.

EDI (Eletronic Data Interchange)


Uma das formas de compras que mais cresce atualmente o EDI, tecnologia para transmisso de dados eletronicamente. Por meio da utilizao de um computador, acoplado a um modem e a uma linha telefnica e com um software especfico para comunicao e traduo dos documentos eletrnicos, o computador do cliente ligado diretamente ao computador do fornecedor, independentemente dos hardwares e softwares em utilizao. As ordens ou pedidos de compras, como tambm outros documentos padronizados, so enviados sem a utilizao de papel. Os dados so compactados para maior rapidez na transmisso e diminuio de custos criptografados e acessados somente por uma senha especial. Na figura a seguir, voc pode ver uma comparao entre dois processos um tradicional em papel e outro eletrnico, utilizando o EDI, para gerao e transmisso de documentos. Como exemplo, consideremos uma transao comercial efetuada entre cliente e fornecedor, com informaes de ordem de compra e fatura. Em um sistema utilizando papel, um operador recebe e interpreta as informaes antes que essas sejam passadas para o processamento computacional, enquanto em um sistema EDI, a informao transmitida de computador a computador sem a necessidade de interpretao humana. Fazendo-se uma anlise entre os dois processos, percebe-se as vantagens de velocidade e preciso proporcionadas pelo EDI.

76

Gesto de Recursos Materiais

Figura 84: Comparao entre dois processos de gerao e transmisso de documentos Fonte: EAN Brasil (1997, p. 17)

A transmisso eletrnica de dados no EDI pode ser feita de diversas maneiras: Ligao direta (ponto a ponto), Ligao utilizando-se uma VAN (Value-Added Network), EDI via internet (Web-EDI), EDI via intranet ou EDI para fax/fax para EDI.

Ligao direta: esse tipo de ligao considerada ponto a ponto, ou seja, caracterizada pela existncia de conexes diretas privadas entre os parceiros. Os dados so transmitidos do computador de origem para o computador de destino. Para a efetivao desse tipo de ligao faz-se necessria compatibilidade entre os protocolos de comunicao utilizados pelos dois computadores. Ao optar por este meio de comunicao a organizao deve estar certa de que possui conhecimentos avanados de computao, telecomunicaes e EDI, a fim de integrar satisfatoriamente o seu sistema aplicativo ao dos seus parceiros.

A ligao direta apropriada quando:


Um O

nmero limitado de parceiros de negcios est envolvido.

volume de dados a ser intercambiado for muito grande. equipamentos de comunicao e softwares forem compatveis.

Os

Nenhuma

das partes tenha problemas quanto ao recebimento de informaes (por exemplo, os parceiros devem possuir linhas telefnicas sempre abertas e acessveis quando os dados forem enviados).

Unidade 4

77

Ligaes utilizando VAN (Value-Added Network): considerando as restries inerentes s transmisses por meio de ligaes diretas, muitas empresas tm optado pela utilizao de VANs para o intercmbio de dados. Uma VAN uma empresa que atua como uma administradora de caixas postais na rede, proporcionando a transferncia automtica de dados entra os parceiros comerciais independente de aplicaes, plataformas e protocolos. Um dos principais benefcios na utilizao de uma VAN a possibilidade de uma organizao se comunicar com um grande nmero de parceiros que estes estejam on-line, podendo enviar as mensagens para a caixa postal do parceiro, onde ficam depositadas para serem acessadas no momento em que este desejar, ou, em um horrio programado serem transmitida automaticamente.

EDI via Internet (Web-EDI): as ligaes via internet ainda so muito questionadas quanto a sua segurana. Como em uma conexo entre dois parceiros comerciais via internet as mensagens enviadas podem passar por outros computadores at chegar ao seu destino, surge um problema de roteamento, o qual pode culminar em perda ou extravio de dados. Contudo, as ligaes via internet tem sido atrativas para os usurios do EDI. Os principais fatores que tm definido o uso desse meio de comunicao so: menor custo comparado com o uso da rede privada, padronizao de protocolos, interconexo entre provedores e independncia. Considere-se que, no futuro, haver uma migrao de muitas aplicaes diretamente para Internet. Em funo de sua versatilidade, o EDI via internet dever se constituir em um padro, principalmente para pequenas empresas.

EDI via intranet: intranet um meio de comunicao de dados que tem sido muito utilizado em EDI. Em funo de seu carter privado, ela fornece mais segurana que a Internet. Tambm implica em custos menores, relativamente s ligaes utilizando VAN. Potencialmente, indicada para pequenas e grandes organizaes que trabalham com baixo volume de transferncia de dados. Em alguns casos, pode-se ter uma Intranet ampla, sem a necessidade de se implantar um sistema integrado EDI. EDI para fax/Fax para EDI: esse meio de comunicao semelhante ao servio de converso de papel oferecido por algumas VANs. A converso EDI para fax / Fax para EDI foi projetada para permitir o acesso ao sistema EDI para as empresas sem a necessidade de software, muitas vezes caros. Essa opo favorvel quando um parceiro muito pequeno efetua transaes com outro muito grande, e o volume de dados intercambiados mnimo.

78

Gesto de Recursos Materiais

Desse modo, o parceiro maior pode alcanar maiores benefcios do uso do EDI, envolvendo todos os demais.

Tabela 4: Comparao entre os meios de comunicao para o EDI

Ligao direta Segurana de dados

VAN comercial

EDI via internet

EDI via internet Alta

EDI p/ fax Fax p/ EDI

Baixa

Alta Local / Global Ilimitado

Baixa

Baixa

rea de servio Nmero de parceiros comerciais Facilidade de implementao e manuteno Custos Nvel de habilidades necessrias

Local

Global

Local

Local

Limitado

Ilimitado

Limitado Ilimitado

Baixa

Alta

Alta

Alta

Muito alta

Baixo Alto

Alto Baixo

Baixo Baixo

Baixo Baixo

Baixo Baixo

Programao No neoperacional Necessria cessria avanada

No necessria

No neNecessria cessria

Internet: torna-se cada vez mais difundida entre ns a utilizao do e-mail como um veculo de transao comercial ou o e-commerce. Basta estar ligado a um provedor e teremos toda a WWW (World Wide Web) ao nosso alcance, 24 horas por dia, sete dias por semana. Todo o mundo pode ser acessado e a comunicao bilateral estabelecida.

Unidade 4

79

Um exemplo bastante conhecido o da livraria virtual, onde podemos consultar e comprar livros via internet sem sair de nossas casas. Alm disso, temos o supermercado virtual Po de Acar, que j responsvel por 20% das vendas da rede. Na Antarctica, um tero de todas as consultas recebidas encaminhado pelo site.

A internet, como veculo de comrcio, ganha, cada dia, mais e mais adeptos, pois apresenta uma srie de vantagens em relao ao EDI. Veja quais so.
investimento

inicial em tecnologia bem mais baixo, pois a internet custa bem menos que uma VAN; praticamente a todos na cadeia de suprimento; flexibilidade nos tipos de transaes. ser operada praticamente em tempo real;

atinge pode maior

Cartes de Crdito: est se tornando prtica usual entre as empresas a compra de mercadorias, como matrias-primas e materiais auxiliares, por meio de carto de crdito, tambm conhecido como carto-empresa ou carto empresarial. Os bancos e as administradoras de carto de crdito, por meio de programas especficos, tm incentivado as empresas a efetuar suas compras por meio de cartes. Vrios deles so bastante atualizados, oferecendo s empresas diversos tipos de benefcios, como acesso movimentao do carto on-line, relatrios gerenciais sobre as compras efetuadas e parcelamento do total gasto. As principais vantagens resultantes do uso de um carto empresarial so a diminuio do nmero de transaes e cheques, maior controle sobre as compras e, consequentemente, reduo de custos. Leiles: a empresa disponibiliza suas necessidades de compras, informando que a seleo do fornecedor se dar por leilo pblico, em que pretensos fornecedores faro suas ofertas de preos e prazos de entrega. Cabe ao comprador escolher a melhor oferta. Suas vantagens so:
transparncia permite novas

do processo;

a entrada de novos fornecedores;

metodologias produtivas ou novas tecnologias.

80

Gesto de Recursos Materiais

Estratgias de aquisio de recursos materiais e patrimoniais


A definio de uma estratgia correta de compras pode dar empresa uma grande vantagem competitiva. Se por um lado ela decidir produzir mais internamente, ganha dependncia, mas perde flexibilidade. Por outro lado, se decidir comprar mais de terceiros em detrimento de fabricao prpria, pode tornar-se dependente. Nesse caso, deve decidir tambm o grau de relacionamento que deseja com seus parceiros. Componentes que so vitais para o produto final eram sempre fabricados internamente. Essa concepo est mudando com o desenvolvimento de parcerias estratgicas nos negcios. Outra situao praticamente determinante aquela em que a fabricao de um componente exige altos investimentos, fora do alcance de eventuais fornecedores. Mesmo assim, so usuais as situaes em que um grande fabricante financia as instalaes de um futuro fornecedor, pis no interessa a ele produzir o referido componente. Quando se tem uma demanda simultaneamente alta e estvel, a fabricao dos materiais necessrios internamente pode ser uma boa opo. Basicamente podemos ter duas estratgias operacionais que iro definir as estratgias de aquisio dos bens materiais, a verticalizao e a horizontalizao. Ambas tm vantagens e desvantagens e, de um modo geral, o que vantagem em uma passa a ser desvantagem na outra e vice-versa.

Verticalizao
A verticalizao a estratgia que prev que a empresa produzir internamente tudo o que puder, ou pelo menos tentar produzir. Foi predominante no incio do sculo, quando as grandes empresas praticamente produziam tudo que usavam nos produtos finais ou detinham o controle acionrio de outras empresas que produziam os seus insumos. O exemplo clssico o da Ford, que produzia o ao, o vidro, centenas de componentes, pneus e at a borracha para a fabricao dos seus automveis. A experincia da plantao de seringueiras no Brasil, na Fordlndia, no Amazonas, at hoje citada como exemplo. As principais vantagens da verticalizao so a independncia de terceiros a empresa tem maior liberdade na alterao de suas polticas, prazos e padro de qualidade, alm de poder priorizar um produto em detrimento de outro que naquele momento menos importante, ficando com ela os lucros que seriam repassados aos fornecedores e mantendo o domnio sobre tecnologia prpria a tecnologia que o fornecedor desenvolveu, muitas vezes com a ajuda da empresa, no ser utilizada tambm para os concorrentes.

Unidade 4

81

A estratgia da verticalizao apresenta tambm desvantagens. Ela exige maior investimento em instalaes e equipamentos. Assim, j que a empresa est envolvendo mais recursos e imobilizando-os, ela acaba tendo menor flexibilidade para alteraes nos processos produtivos, seja para incorporar novas tecnologias ou para alterar volumes de produo decorrentes de variaes no mercado quando se produz internamente difcil e custosa a deciso de parar a produo quando a demanda baixa e comprar novos equipamentos e contratar mais funcionrios para um perodo incerto de alta procura.

Tabela 5: Vantagens e desvantagens da verticalizao

Vantagens Independncia de terceiros. Maiores lucros. Maior autonomia. Domnio sobre tecnologia prpria

Desvantagens Maior investimento. Menor flexibilidade (perda de foco) Aumento da estrutura da empresa.

Horizontalizao
A horizontalizao consiste na estratgia de comprar de terceiros o mximo possvel dos itens que compem o produto final ou os servios de que necessita. to grande a preferncia da empresa moderna por ela que, hoje em dia, um dos setores de maior expanso foi o de terceirizao e parcerias. De um modo geral no se terceiriza os processos fundamentais (core process), por questes de deteno tecnolgica, qualidade do produto e responsabilidade final sobre ele. Entre as principais vantagens da horizontalizao esto a reduo de custos no necessita novos investimentos em instalaes industriais; maior flexibilidade para alterar volumes de produo decorrentes de variaes no mercado a empresa compra do fornecedor a quantidade que achar necessria, pode at no comprar nada determinado ms; conta com know how dos fornecedores no desenvolvimento de novos produtos (engenharia simultnea). A estratgia de horizontalizao apresenta desvantagens como a possvel perda do controle tecnolgico e deixar de auferir o lucro decorrente do servio ou fabricao que est sendo repassada.

82

Gesto de Recursos Materiais

Tabela 6: Vantagens e desvantagens da horizontalizao

Vantagens Reduo de custos. Maior flexibilidade e eficincia Foco no negcio principal da empresa Incorporao de novas tecnologias

Desvantagens Menor controle tecnolgico. Maior exposio. Deixa de auferir o lucro do fornecedor

Pergunta
Comprar ou fabricar?

A questo comprar ou fabricar no vem de hoje. Ela persegue os administradores e empresrios faz muito tempo. Entretanto, seu escopo aumentou. Inclui, agora, decises sobre terceirizao ou no da prestao de servios que no so o negcio principal da empresa, como limpeza, manuteno e at compras. J h vrias empresas que prestam servios de compras, manuteno predial, mecnica ou eltrica. A deciso para saber se melhor comprar ou fabricar componentes inclui consideraes tanto econmicas como no econmicas. Economicamente, um item um candidato para a produo interna se a firma tiver capacidade suficiente e se o valor do componente for bastante alto para cobrir todos os custos variveis de produo, alm de dar alguma contribuio para os custos fixos. Os baixos volumes de consumo favorecem a compra, que quase no altera os custos fixos.

Grfico 6: Representao do ponto de equilbrio entre comprar e fabricar

Unidade 4

83

Pergunta
Locao ou arrendamento mercantil?

Outro problema com que se depara o setor de compras se deve comprar ou alugar um bem patrimonial, como um veculo, avio, edifcio ou equipamento. Para que a modalidade de leasing ou arrendamento mercantil ocorra, necessria a intervenincia de uma empresa de leasing, que geralmente ligada a um banco. Nesse caso, o cliente (arrendatrio) escolhe um bem, a empresa de leasing (arrendador) adquire o bem escolhido junto ao fornecedor e o aluga ao cliente. Dependendo da forma do contrato, o cliente, ao encerramento do prazo contratual, poder exercer o direito de compra do bem em pauta. De um modo geral, so arrendveis bens novos ou usados, nacionais ou importados, mveis ou imveis. Veja as vantagens que essa estratgia pode trazer:

mais fcil de obter o leasing do que um emprstimo para comprar um bem, pois esse ser de propriedade do arrendador e, consequentemente, mais fcil de recuperar, no caso de inadimplncia do arrendatrio; exige grande desembolso inicial de capital; risco de obsolescncia do bem do arrendador;

No O

Os

pagamentos efetuados a ttulo de aluguel so dedutveis como despesa do exerccio, com reflexos no lucro tributvel.

Por outro lado, o leasing apresenta como desvantagens os fatos de o arrendatrio:


No poder depreciar o bem e, consequentemente, aproveitar os benefcios tributrios; Ter

de devolver o equipamento aps o trmino do contrato, e se o arrendador decidir no renov-lo poder deixar o trmino do contrato em difcil situao; de submeter aprovao prvia do arrendador qualquer alterao ou melhoria necessria no bem;

Ter

No poder usar o valor residual que normalmente o bem ter ao trmino do contrato.

Um caso importante do arrendamento o chamado leaseback ou a rrendamento de venda e retorno . o caso em que uma empresa vende o seu bem para a companhia de leasing e imediatamente o aluga de volta. uma forma

84

Gesto de Recursos Materiais

de a empresa levantar capital de giro.

Clculo de Produo x Compra


CT CT CF CV q

= CF + CV X q = Custo total = Custo fixo = Custo varivel

= Quantidade produzida

tica em compras
O problema da conduta tica comum em todas as profisses, entretanto, em algumas delas, como a dos mdicos, engenheiros e compradores, assume uma dimenso mais relevante. A abordagem mais profunda do assunto leva, invariavelmente, ao estudo do comportamento humano no seu ambiente de trabalho, que est fora do escopo do nosso trabalho. Abordando a questo mais na sua forma operacional, entendendo que o assunto deva ser resolvido por meio do estabelecimento de regras de conduta devidamente estabelecidas, divulgadas, conhecidas e praticadas por todos os envolvidos, procurando fixar limites claros entre o legal e o moral. Assim, os aspectos legais e morais so extremamente importantes para aqueles que atuam em compras, fazendo com que muitas empresas estabeleam um cdigo de conduta tica para todos os seus colaboradores. No setor de compras, o problema aflora com maior intensidade devido aos altos valores monetrios envolvidos, relacionados com critrios muitas vezes subjetivos de deciso. Saber at onde uma deciso de comprar seguiu rigorosamente um critrio tcnico, onde prevalea o interesse da empresa, ou se a barreira tica foi quebrada, prevalecendo a interesses outros, extremamente difcil. O objetivo de um cdigo de tica estabelecer os limites de uma forma mais clara possvel, e que tais limites sejam tambm de conhecimento dos fornecedores, pois dessa forma podero reclamar quando se sentirem prejudicados. Outro aspecto importante que esse cdigo de tica seja vlido tanto para vendas quanto para compras. No correto uma empresa comportar-se de uma forma quando compra e outra quando vende. Os critrios devem ser compatibilizados e de conhecimentos de todos os colaboradores. comum empresas inclurem nos documentos que o funcionrio assina ao ser admitido, um cdigo de conduta (ou de tica) que deva ser seguido, sob pena de demisso por justa causa.

Unidade 4

85

O problema tico de compras no se restringe aos compradores, mas tambm ao pessoal da rea tcnica que normalmente especifica o bem a ser comprado. normal encontrarmos especificaes to detalhadas, e muitas vezes mandatrias, que praticamente restringem o fornecedor a uma nica empresa. isto eticamente correto? Mais uma vez o problema aflora. E o comprador, nesse caso, o que pode fazer? Cabe gerncia e alta direo da empresa ficarem atentas a todos esses aspectos, questionando sempre a validade das especificaes e a sua justificativa. E quanto aos presentes, lembranas, brindes, como agendas, canetas, malas e convites que normalmente so distribudos, por exemplo, ao pessoal de compras, do controle da qualidade e da rea tcnica? Como abordar esse assunto? Deve ser permitido que recebam? A melhor forma de abordar o assunto definir, o mais claro possvel, um cdigo de conduta, do conhecimento de todos, pois no h dvida de que aquele que d presentes tem a expectativa de, de uma forma ou de outra, ser lembrado. Quando o presente tem um maior valor, maior ser a obrigao de retribuio. Deve tambm ficar claro para os compradores como agir no trato com empresas que sistematicamente, com poltica prpria, oferece uma comisso. Devem tais empresas ser excludas entre as licitantes? Tais comisses devem ser incorporadas como forma de desconto nos preos propostos? E os outros fornecedores, como ficam? Enfim, todos esses aspectos devam ser abordados no cdigo de tica. Toda essa questo fica mais grave quando ocorre suborno. A inteno premeditada a essncia do suborno. Ningum subornado por acidente. Nesses casos, uma vez consumado o delito, o assunto j passa para a alada judicial. No raro lermos nos jornais situaes em que empresas demitem, de uma s vez, at mesmo todos os componentes de seu setor de compras. Por exemplo, j foi manchete da Gazeta Mercantil o fato de a Fiat brasileira ter demitido oito funcionrios da rea de compras alguns com cargos de gerncia -, acusados de estar recebendo propinas e presentes de fornecedores, alm de suspeitas de superfaturamentos ou desvio de dinheiro. No setor pblico, todo processo de licitao claramente definido atravs de legislao especfica (Lei n 8.666/93), cujo fim precpuo resguardar os interesses do Estado. Outro aspecto concernente tica em compras o manuseio de informaes, como o repasse dos critrios de julgamento e dados contidos nas propostas j entregues a outro fornecedor que ainda est elaborando a sua proposta. Esse comportamento atico leva a situaes em que fornecedores altamente qualificados se neguem a apresentar propostas a clientes no confiveis. Estabelecese assim uma relao de desconfiana que prejudica a todos, isto , todos perdem.

86

Gesto de Recursos Materiais

A fim de evitar essas situaes, mais uma vez o cdigo de tica entra em cena. A empresa deve estabelecer polticas claras sobre as informaes que devem ser manuseadas. Nesta aula, voc estudou os procedimentos operacionais: cotao de preos, pedido de compra, recebimento de materiais. Alm disso, viu formas de comprar, estratgias de aquisio de recursos materiais e patrimoniais e pde compreender o que significa ter tica em compras.

Colocando em Prtica
Parabns! Voc chegou ao final da Unidade 4. Agora, chegou a hora de colocar em prtica o contedo que voc estudou. Acesse o AVA para realizar as atividades de aprendizagem desta unidade. Se voc estiver com dvidas, procure seu tutor.

Relembrando
Aquisio/compra de material o subsistema responsvel pela gesto, negociao e contratao de compras de material atravs do processo de licitao. A funo compras vista como parte do processo de logstica das empresas, ou seja, como parte integrante da cadeia de suprimento (supply chain) e responsvel pelo estabelecimento do fluxo dos materiais na firma. Os objetivos da funo compras so: obter mercadorias e servios na quantidade e com qualidade necessrias; obter mercadorias e servios ao menor custo; garantir o melhor servio possvel e pronta entrega por parte do fornecedor; desenvolver e manter boas relaes com os fornecedores e desenvolver fornecedores potenciais.

Os objetivos de compras devem estar alinhados aos objetivos estratgicos da empresa como um todo, visando ao melhor atendimento ao cliente interno e externo. Para se comprar bem, preciso conhecer as respostas de cinco perguntas, as quais vo compor a lgica de toda e qualquer compra: Como comprar? Onde comprar? Quanto comprar? Quando comprar? O que comprar?

Unidade 4

87

O ciclo de compras consiste em oito passos: receber e analisar as requisies de compra, selecionar fornecedores, solicitar cotaes, determinar o preo certo, emitir pedidos de compra, realizar seguimento e entrega, recepo e aceitao das mercadorias e aprovar fatura do fornecedor para pagamento. Uma vez tomada a deciso sobre o que comprar, a segunda deciso mais importante refere-se ao fornecedor certo. Os fatores que influenciam a escolha dos fornecedores so: habilidade tcnica, capacidade de produo, confiabilidade, servio ps-venda, localizao do fornecedor, preos. Os procedimentos operacionais so: cotao de preos, pedido de compra, recebimento de materiais.

Alongue-se
Agora que voc terminou o estudo desta unidade, descanse um pouco antes de seguir seus estudos. Oua uma msica agradvel, coma algo leve. Se puder e tiver um jardim por perto, caminhe um pouco, respire profundamente e volte aos estudos quando se sentir bem disposto.

88

Armazenagem/ Almoxarifado10

Objetivo
Ao final desta unidade, o aluno ser capaz de projetar um sistema de armazenagem racional de matrias-primas e insumos.

Aula
Acompanhe nesta unidade o estudo da aula seguinte: Aula 1: A importncia da atividade de armazenagem

10O contedo abordado neste capitulo foi parcialmente extrado dos sites: http://www.biblioteca.sebrae.com.br/bds/bds.nsf/B07B6A2ADA841 65C03256D520059AF5B/$File/374_1_Arquivos_armazenagem.pdf http://rtcconsultoria.com.br/2010/01/17/a-importancia-da-atividade-de-armazenagem-na-logistica/

89

Para Iniciar
O conceito de ocupao fsica que se concentrava mais na rea do que na altura est mudando. Em geral, o espao destinado armazenagem era sempre relegado ao local menos adequado. Com o passar do tempo, o mau aproveitamento do espao tornou-se um comportamento antieconmico. No era mais suficiente apenas guardar a mercadoria com o maior cuidado possvel. Racionalizar a altura ocupada foi a soluo encontrada para reduzir o espao e guardar maior quantidade de material. A armazenagem dos materiais assumiu, ento, uma grande importncia na obteno de maiores lucros. Independente de como foi embalado o material, ou de como foi movimentado, a etapa posterior a armazenagem.

Aula 1: A importncia da atividade de armazenagem


Nesta aula, voc vai aprender a distinguir armazenagem e estocagem e vai compreender os problemas de organizao fsica do almoxarifado. Alm disso, vai estudar as instalaes de armazenagem, compreender o que layout de armazenagem, ver os objetivos do planejamento do layout, os princpios da rea de armazenamento e os passos para desenvolver um layout de armazm. Os termos armazenagem e estocagem so, frequentemente, usados para identificar coisas semelhantes. Mas podemos distinguir os dois da seguinte forma:
Armazenagem: Estocagem:

refere-se guarda de produtos acabados.

refere-se guarda de matrias-primas.

A armazenagem aparece como uma das funes que se agrega ao sistema logstico, pois na rea de suprimentos necessrio adotar um sistema de arma-

90

Gesto de Recursos Materiais

zenagem racional de matrias-primas e insumos. No processo de produo, so gerados estoques de produtos em processo, e, na distribuio, a necessidade de armazenagem de produto acabado , talvez, a mais complexa em termos logsticos, por exigir grande velocidade na operao e flexibilidade para atender s exigncias e flutuaes do mercado. A importncia da armazenagem na logstica que ela leva solues para os problemas de estocagem de materiais que possibilitam uma melhor integrao entre as cadeias de suprimento, produo e distribuio. O planejamento dessa integrao deve ser efetuado segundo as variveis estratgicas, por meio de estudos de localizao aspecto tcnico, de estudos de gerenciamento e planejamento operacional ou de estudos de equipamentos de movimentao, armazenagem e layout. Alm de reduzir custos e aumentar a satisfao do cliente, a armazenagem correta fornece muitos outros benefcios indiretos tais como centralizao de remessas, o que aumenta a visibilidade dos pedidos, fornecendo informaes que no eram capturadas. Podemos utilizar o Sistema de Relatrio de Pedido em Aberto e medir o impacto dos atrasos de produo em operaes de remessas e atendimento ao cliente, enquanto rastreamos questes de pedidos em aberto. Essas informaes so usadas para identificar e corrigir problemas durante o processo de armazenagem assim como para manter os clientes informados do status de seu pedido. Permitindo que a empresa gerencie as questes de pedidos em aberto, a equipe de vendas perde menos tempo resolvendo problemas, tendo assim mais tempo para vender.

A seguir, veja quais so os sintomas de problemas de organizao fsica do almoxarifado e o que eles podem ocasionar.
Demora Fluxo

excessiva > Perda de tempo no deslocamento

confuso de trabalho > Decises errneas e consultas desnecessrias e excesso de fluxos secundrios acumulao de pessoas e documentos > O almoxarifado incha e no consegue aumentar o espao deficiente de locais de trabalho > Devido a vontades do grupo ou preferncias pessoais

Excessiva

Projeto

Unidade 5

91

Veja quais so os objetivos do arranjo fsico:


Ter Ter

fluxo de informaes eficiente. fluxo de trabalho eficiente. melhor a rea disponvel. superviso e coordenao. a fadiga do servidor. motivao do servidor.

Utilizar Facilitar Reduzir

Aumentar

Estratgias para melhorar a eficincia da armazenagem e distribuio de produtos


No processo de utilizao de um sistema de gerenciamento de armazm como reposicionamento estratgico devido grande expanso do volume de produtos estocados, a operao ficaria lenta para ser controlada sem um sistema de gerenciamento que analise a influncia entre a implantao de sistemas e as dificuldades encontradas no decorrer do processo. Esse assunto abordado na rea de sistemas de informaes, administrao de materiais, especificamente, podendo ainda ser aplicados em grande variedade de indstrias tais como: terceirizao logstica, automotivas, alta tecnologia etc.

Pergunta
Qual o impacto no que diz respeito posio geogrfica do fornecedor em uma deciso do departamento de compras?

Tendo em vista que a funo tomada de deciso no s no departamento de compras mais tambm em toda organizao de fundamental importncia, surge, agora, a oportunidade de acompanharmos de perto os passos a serem seguidos para um total cumprimento dessa funo, pois nela envolve desenvolvimento de um relacionamento entre as duas partes (cliente e fornecedor), de tal forma que a parceria e a cooperao proporcionam melhores resultados do que o interesse prprio e o conflito. Dessa forma, o termo posio geogrfica do fornecedor ser entendido como sua localizao em relao ao seu cliente e quais as implicaes a serem consideradas em uma definio do departamento de compras, sendo que existe uma srie de avaliaes a serem estudadas e que contribuem diretamente para o fechamento ou no de um pedido de compras.

92

Gesto de Recursos Materiais

A princpio, esse trabalho requer pesquisas totalmente voltadas aos compradores que podero claramente nos posicionar e esclarecer essas dificuldades do dia a dia. Podemos dizer que nos dias atuais a posio geogrfica (localizao) dos fornecedores em relao a seu cliente passou a ocupar um papel de destaque nos problemas logsticos das empresas, pois o tempo para o cliente uma vantagem competitiva, sendo que diretamente envolve custo, que com certeza fora as empresas a reduzir os estoques e paralelamente um melhor desenvolvimento para com seus fornecedores. Qualquer pessoa, como consumidor, tem claro o que espera dos produtos que compra: querem produtos que cada dia atendam melhor s suas necessidades, os querem quando necessitam, a um preo adequado e com altos nveis de qualidade. Clientes cada vez melhor informados e mais exigentes esto provocando a mudana dos mercados e consumo e, com eles, como um efeito domin, de todos os demais mercados industriais e de servios. Alm disso, outro fator chave explica essa evoluo: a modernizao dos meios de transporte e o desenvolvimento das novas tecnologias de comunicao esto permitindo a real globalizao da economia. Essa evoluo na fabricao est mudando os mercados para um ambiente caracterizado para:
Extremo Mxima

dinamismo. disponibilidade. da demanda.

Flutuao

Competitividade. Globalizao.

Dessa forma, a localizao do almoxarifado deve:


Atender

o fluxo de movimentao dos materiais. em relao ao local de recebimento. em relao ao ponto de distribuio. de subalmoxarifados e estoque no local de consumo.

Proximidade Proximidade Atender

critrios de segurana.

Possibilidade

Unidade 5

93

As instalaes de armazenagem compreendem, basicamente, os seguintes tipos:


Armazm:

edificao dotada de piso, cobertura e paredes frontais e laterais, de isolamento quase perfeito e obriga-se ao atendimento de normas tcnicas, de segurana e infra-estrutura. estrutura dotada de piso, cobertura a paredes frontais e laterais. Em rigor no ocorre uma grande preocupao de infra-estrutura e ao de agentes externos nocivos aos materiais. ou reas descobertas: rea descoberta, porm cercada, calada e dotada de infra-estrutura de escoamento pluvial e iluminao.

Galpo:

Ptios

Veja, a seguir, os tipos de sistemas ou reas de atuao:


Recebimento:

consiste na execuo pelo setor especfico, de um conjunto de operaes que envolvem a identificao do material recebido, o confronto do documento fiscal com o pedido, inspeo qualitativa e quantitativa e da aceitao formal do material. de estoque: consiste na execuo pelo setor especfico, de um conjunto de operaes relacionadas com a guarda do material. Constitui ponto de vital importncia na formao do conjunto de atividades da armazenagem exigindo tcnicas especficas para o alcance da eficincia, racionalizao e economia desejada. Zona de Estoque o espao decorrente da diviso de uma rea de armazenagem, destinada a facilitar a localizao do material. Cada zona de estoque compreende vrios conjuntos distintos de unidade de estocagem ou reas livres. As zonas de estoque podem ser abertas ou fechadas, dependendo das necessidades de segurana ou preservao do material. consiste na execuo pelo setor especfico de um conjunto de operaes relacionadas com a expedio do material que compreende na parte da rea de armazenagem destinada a acumulao, embalamento e expedio do material. Sua localizao fica preferencialmente, junto porta principal ou lateral da instalao da armazenagem, bem como afastada da rea de recebimento. pricipais, secundrios e de segurana.

Zona

Distribuio:

Corredores: rea

livre: espaos de uma zona de estoque destinados estocagem de materiais cujo peso, dimenses, tipo de embalagem, quantidade ou outro fator impea a utilizao de estantes ou armaes. So consideradas tambm espaos reservados (vazios) para utilizao futura ou posterior. de servio: compreende parte de um armazm ou galpo, ocupada por escritrio, vestirio, copa, sanitrios etc., destinados ao apoio administrativo ou operacional da empresa.

rea

94

Gesto de Recursos Materiais

Layout de armazenagem10
O layout de armazm a forma como as reas de armazenagem de um armazm esto organizadas, de forma a utilizar todo o espao existente da melhor forma possvel, verificando a coordenao entre os vrios operadores, equipamentos e espao. O layout ideal aquele que procura minimizar a distncia total percorrida com uma movimentao eficiente entre os materiais, com a maior flexibilidade possvel e com custos de armazenagem reduzidos.

Objetivos
O planejamento do layout de armazm tem com principais objetivos:
utilizar

o espao existente com maior eficincia possvel; uma movimentao eficiente dos materiais; flexibilidade; os custos de armazenagem quando so satisfeitos os nveis de exigncia;

providenciar minimizar

providenciar facilitar

a arrumao e limpeza.

Para satisfazer esses objetivos, deve existir uma coordenao entre operadores, equipamentos e espao.

Princpios da rea de armazenamento


Para que os objetivos do planeamento do layout de armazm possam ser cumpridos, convm integrar os vrios princpios a que deve obedecer a rea de armazenamento, tais como: popularidade, semelhana, tamanho, caractersticas e utilizao do espao. Popularidade: em um armazm, os materiais podem ser guardados em reas de armazenagem em profundidade e posicionados de forma a minimizar a distncia total percorrida. Se os materiais mais populares forem guardados em reas de armazenagem em profundidade a distncia total percorrida ser menor. Os materiais mais populares podem estar distribudos dentro do armazm de diferentes formas, no entanto, aqueles que apresentam um rcio de recepo/expedio elevado devem estar localizados prximos do
10Fontes: http://fortium.edu.br/blog/paulo_cesar/files/2010/05/Aula_03_Armazenagem.doc http://pt.wikipedia.org/wiki/Layout_de_armaz%C3%A9m http://xa.yimg.com/kq/groups/1217392/728931668/name/Apostila+Adm+de+Materiais+4.doc

Unidade 5

95

ponto de entrada, ao longo do caminho mais perto entre a entrada e sada dos materiais. Semelhana: os materiais que so recebidos e expedidos ao mesmo tempo devem ser armazenados juntos. O mesmo acontece com os materiais que so ou recebidos ou expedidos juntos. Tamanho: o espao de um armazm deve ser organizado tendo em conta a popularidade e o tamanho dos materiais pois, se isso no acontecer, pequenos materiais podem ser armazenados em espaos que foram desenhados para armazenar grandes materiais, havendo desperdcio de espao. Caractersticas: as caractersticas dos materiais a serem armazenados devem seguir um mtodo diferente de armazenamento relativamente aos princpios acima referidos. Utilizao do espao: o planejamento do espao deve ser feito tendo em conta o espao necessrio para a armazenagem dos materiais. O layout de armazm deve maximizar o espao utilizado bem como, o nvel de servio fornecido. O desenvolvimento do layout deve ter em conta alguns factores como: a conservao do espao, as limitaes do espao e a sua acessibilidade. Desenvolver um layout de armazm: para se desenvolver um layout necessrio criar vrios layouts e compar-los com os princpios da popularidade, semelhana, tamanho, caractersticas e utilizao do espao. Os passos para desenvolver um layout de armazm so:
traar

a rea global a escalar;

abranger

todos os obstculos fixos (colunas, elevadores, escadas, instalaes de servios); as reas de recepo e envio; os vrios tipos de armazenagem;

localizar localizar atribuir

a cada material a sua localizao de armazenagem.

A manuteno do layout exige que os materiais sejam armazenados segundo a ordem estabelecida e que as localizaes dos stocks sejam conhecidas. Aspectos a considerar na manuteno do layout:
Segurana: Existncia

movimentao de cargas pesadas;

de equipamentos de movimentao;

96

Gesto de Recursos Materiais

Extenso

e clareza dos fluxos de movimentao de materiais (entrada e sada) e sua intensidade; da verticalizao (melhor utilizao do p direito existente, otimizando a ocupao do espao); de alteraes atravs do tempo, analisando a possibilidade de crescimento.

Utilizao

Possibilidade

Modelo de estrutura de armazenagem:


Tinta, demarcao; base de borracha clorada, cor amarela, de secagem rpida ao toque at 10 minutos; tima aderncia e resistncia ao atrito, gasolina, ao leo, s intempries, umidade e ao calor; galo de 3,6 litros.

Figura 9: Estrutura de armazenagem com entrada e sada frente a frente

Figura 10: Estrutura de armazenagem com espaos de circulao principal e secundria

Unidade 5

97

Figura 11: Estrutura de armazenagem com variedade de movimentaes de material

Outras recomendaes:
Funes

inter-relacionadas devem ficar prximas. pessoas com contatos frequentes.

Aproximar

Servios centrais e equipamentos muito utilizados devem ficar prximos aos usurios. O

trabalho deve seguir um fluxo contnuo e para a frente. em posio que facilite a superviso. as reas com rudos.

Chefia

Separar reas O A

com contato pblico prximas entrada.

trnsito at a chefia no deve perturbar o trabalho.

iluminao deve atingir o posto de trabalho por trs, acma e ligeiramente esquerda (se o funcionrio for destro).

Figura 12: Numerao de acordo com o posicionamento na estrutura de armazenagem

98

Gesto de Recursos Materiais

Figura 13: Exemplo de estrutura de armazenagem

Concepo de nova proposta de layout


Considerar

as eventuais limitaes do rgo e do setor (exemplo: oramentrias, fsicas, estruturais etc.); com os colaboradores, considerando a experincia do pessoal; com critrios: ganho de espao de armazenagem (horizontal e vertical), otimizao dos fluxos e processos operacionais e o custo total de implantao; as normas de armazenagem, segurana e ergonomia; as reelaboraes at que se chegue a um resultado satisfatrio.

Discutir Avaliar

Considerar

Administrar

Modulao de cargas
A modulao de cargas ou organizao modal refere-se estrutura criada para facilitar e padronizar a movimentao de materiais, desde o seu fornecedor at o seu cliente final.

A administrao do fluxo de materiais fica facilitada e, dispondo de equipamentos padronizados, necessita de menos tempo para carga e descarga.

Tipos de modulao:
Modulao

externa: consiste em assumir um padro de carga prprio, fazendo com que os meios de transporte se adaptem a ela.

Modulao

Interna: o oposto da anterior, pois baseados nos meios externos de transporte que se faz a modulao.

Unidade 5

99

Acondicionamentos de cargas
Veja, a seguir, quais so as vantagens dos sistemas modais de deslocamento de mercadorias:
Volume:

utilizao dos espaos verticais com liberao de rea para a produo e elevao da capacidade de armazenamento. reduo dos acidentes com pessoas que trabalham com deslocamento de cargas. economia de at 40% dos custos de deslocamento das mercadorias.

Segurana:

Custos:

Velocidade:

reduo do tempo de deslocamento e elevao da velocidade de atendimento aos clientes. melhor qualidade no acondicionamento das mercadorias e reduo das perdas. reduo substancial dos custos de transporte pela reduo drstica do tempo de carga e descarga dos caminhes. deslocamento dos operrios para as atividades produtivas que acrescentam valor ao produto. o sistema de embalagem de suma importncia na cadeia de suprimentos, pois o sistema de embalagem interage intensamente com todas as atividades ligadas logstica.

Proteo:

Racionalizao:

Valorizao:

Embalagens:

Modulao de embalagens
Uma das caractersticas da modulao de carga o estudo das embalagens:
Embalagens

de conteno: embalagem em contato direto com o produto e, portanto, deve haver compatibilidade entre os materiais do produto e da embalagem. de apresentao: embalagem que envolve a embalagem de conteno, e com a qual o produto se apresenta ao usurio no ponto-de-venda. de movimentao: mltiplo da embalagem de comercializao, para ser movimentada racionalmente por equipamentos mecnicos.

Embalagem

Embalagem

Nesta aula, voc aprendeu a distinguir armazenagem e estocagem e pde compreender os problemas de organizao fsica do almoxarifado. Alm disso, estudou as Instalaes de armazenagem, pde compreender o que layout

100

Gesto de Recursos Materiais

de armazenagem, ver os objetivos do planejamento do layout, os princpios da rea de armazenamento e os passos para desenvolver um layout de armazm.

Colocando em prtica
Parabns! Voc chegou ao final da Unidade 5. Agora, chegou a hora de colocar em prtica o contedo que voc estudou. Acesse o AVA para realizar as atividades de aprendizagem desta unidade. Se voc estiver com dvidas, procure seu tutor.

Relembrando
Podemos distinguir armazenagem e estocagem da seguinte forma: armazenagem: refere-se guarda de produtos acabados. Estocagem refere-se guarda de matrias-primas. As instalaes de armazenagem compreendem, basicamente, os seguintes tipos: armazm, galpo, ptios ou reas descobertas. Os tipos de sistemas ou reas de atuao so: recebimento, zona de estoque, distribuio, corredores, rea livre e rea de servio. O layout de armazm a forma como as reas de armazenagem de um armazm esto organizadas, de forma a utilizar todo o espao existente da melhor forma possvel. O layout ideal o que procura minimizar a distncia total percorrida com uma movimentao eficiente entre os materiais, com a maior flexibilidade possvel e com custos de armazenagem reduzidos. Para que os objetivos do planejamento do layout de armazm possam ser cumpridos, convm integrar os vrios princpios a que deve obedecer a rea de armazenamento, tais como: popularidade, semelhana, tamanho, caractersticas e utilizao do espao.

Alongue-se
Aproveite que voc terminou esta unidade para relaxar um pouco. Levante-se, beba alguma coisa, alimente-se com algo leve, se achar necessrio, e, antes de partir para as prximas atividades, alongue-se um pouco para garantir a concentrao na prxima etapa dos estudos.

Unidade 5

101

102

Movimentao de Material12

Objetivos
Ao final desta unidade, o aluno ser capaz de elaborar um sistema de controle normatizado dos processos e distribuio logstica.

Aula
Acompanhe nesta unidade o estudo da aula seguinte: Aula 1: Movimentao de materiais

12O contedo abordado nesta unidade foi parcialmente extrado dos sites: http://www.eps.ufsc.br/labs/grad/disciplinas/GerenciaDeMateriais/99.1/movmateriais.DOC http://xa.yimg.com/kq/groups/1217392/728931668/name/ Apostila+Adm+de+Materiais+4.doc

103

Para Iniciar
O manuseio ou a movimentao interna de produtos e materiais significa transportar pequenas quantidades de bens por distncias relativamente pequenas, quando comparadas com as distncias na movimentao de longo curso executadas pelas companhias transportadoras. atividade executada em depsitos, fbricas e lojas, assim como no transbordo entre tipos de transporte. Seu interesse concentra-se na movimentao rpida e de baixo custo das mercadorias (o transporte no agrega valor e um item importante na reduo de custos). Mtodos e equipamentos de movimentao interna ineficientes podem acarretar altos custos para a empresa devido ao fato de que a atividade de manuseio deve ser repetida muitas vezes e envolve a segurana e a integridade dos produtos.

Aula 1: Movimentao de materiais


Nesta aula, voc vai estudar os tipos de equipamentos de movimentao e sua classificao, de acordo com as principais caractersticas. A movimentao de materiais o subsistema encarregado do controle e normalizao das transaes de recebimento, fornecimento, devolues, transferncias de materiais e quaisquer outros tipos de movimentaes de entrada e de sada de material.

104

Gesto de Recursos Materiais

Equipamentos de movimentao de materiais


Os equipamentos de movimentao devem ser selecionados obedecendo a um plano geral de administrao do fluxo de materiais e de produtos para que, no final dos investimentos, tenha-se um todo coerente que atenda necessidade da empresa. Recomenda-se sempre que se desenvolva um plano geral de administrao dos fluxos de materiais e de produtos, para que, dentro dessas diretrizes do planejamento, se possam adquirir equipamentos, de forma que, no final, o todo seja harmnico e contribua para a elevao da produtividade da empresa.

Os principais tipos de equipamentos de movimentao


Existe uma ampla variedade de equipamentos de movimentao de materiais de tamanhos, volumes e formas diversas. Os trs tipos mais comuns so: sistemas de manuseio entre pontos sem limites fixos, sistemas de manuseio para reas restritas e sistemas de transportadores contnuos

1 Sistemas de transportadores contnuos Consiste na movimentao constante entre dois pontos predeterminados. So utilizados em minerao, indstrias, terminais de carga e descarga, terminais de recepo e expedio ou em armazns. A seguir, veja alguns exemplos de sistemas de transportes contnuos:
Esteiras

transportadoras: so equipamentos de ampla aplicao, que podem ser de correia, fita ou de tela metlica. So utilizadas, geralmente, para grandes quantidades de material. As fitas metlicas podem ser feitas de ao-carbono, ao inoxidvel e ao revestido por borracha. Nas esteiras, o ngulo mximo de inclinao funo das caractersticas do material (entre 20 e 35).

Dica
As esteiras transportadoras apresentam a desvantagem de possuir uma pequena flexibilidade na trajetria.

Transportadores

de roscas: so indicados para a movimentao de materiais pulverizados no corrosivos ou abrasivos. Utilizados em silos, moinhos, indstria farmacutica etc. O transporte feito por meio da rotao do eixo longitudinal do equipamento. Unidade 6 105

Transportadores

magnticos: utilizado para a movimentao de peas e recipientes de ferro e ao. Consiste em duas faixas de ferro magnetizadas por ms permanentes colocados na parte posterior de um transportador de fita, com um plo em cada faixa, assim, o material ferroso conduzido e atrado simultaneamente, podendo seguir em trajetrias verticais e horizontais, ser virado, etc.

Dica
Vantagens: silencioso, requer pouco espao e manuteno, trabalha at submerso. Desvantagens: s transporta materiais ferrosos.

Transportadores

pneumticos: utilizado para transporte de materiais granulados em silos, moinhos e portos. Constituem-se em um conjunto de tubulaes e de um sistema motor que produz a corrente de ar.

Dica
Vantagens: funcionam em qualquer tipo de trajeto, vedao completa, requer pouco espao, baixos custos de manuteno. Desvantagens: somente utilizado para materiais de pequena granulometria e no abrasivos.

Transportadores

de roletes livres: no h mecanismo de acionamento (somente a fora da gravidade ou manual). um sistema de transporte econmico, no h manuteno, permite o transporte de todos os materiais no a granel. A superfcie de fundo do material deve ser dura e plana e no mnimo trs roletes devem estar agindo simultaneamente sobre a carga. de correntes: evita problemas de contaminao, permite o aproveitamento do espao areo, gasto inicial e manuteno baixos.

Transportadores

2 Sistemas de manuseio para reas restritas So feitos para locais onde a rea elemento crtico: por isso so bastante utilizados em almoxarifados. A ponte rolante o equipamento mais utilizado entre todos.
Pontes

rolantes: viga suspensa sobre um vo livre, que roda sobre dois trilhos. So empregadas em fbricas ou depsitos que permitem o aproveitamento total da rea til (armazenamento de ferro para construo, chapas de ao e bobinas, recepo de carga de grandes propores e peso.

106

Gesto de Recursos Materiais

Dica
Vantagens: elevada durabilidade, movimentam cargas ultrapesadas, carregam e descarregam em qualquer ponto, posicionamento areo. Desvantagens: exigem estruturas, investimento elevado, rea de movimentao definida.

Stacker

crane: consiste numa torre apoiada sobre um trilho inferior e guiada por um trilho superior. Pode ser instalada em corredores com menos de 1 metro de largura e algumas torres atingem at 30m de altura. Exige alto investimento, mas ocasiona uma grande economia de espao. so vigas elevadas e autossustentveis sobre trilhos. Possuem sistema de elevao semelhante ao das pontes rolantes. Os prticos so utilizados no armazenamento em locais descobertos.

Prticos:

Dica
Vantagens: maior capacidade de carga que as pontes rolantes, no requer estrutura. Desvantagens: menos seguro, interfere com o trfego no piso, e mais caro.

3 Sistemas de manuseio entre pontos sem limites fixos o mais verstil dos sistemas.
Carrinhos:

so os equipamentos mais simples. Consistem em plataformas com rodas e um timo direcional.

Dica
Possuem vantagens como baixo custo, versatilidade, manuteno quase inexistente. Desvantagens: capacidade de carga limitada, baixa velocidade e produo, exigem mo de obra.
Palleteiras:

carrinhos com braos metlicos em forma de garfo e um pisto hidrulico para a elevao da carga (pequena elevao). As palleteiras podem ser motorizadas ou no. podem ser eltricas ou de combusto interna (verificar ventilao). So usadas quando o peso e as distncias so maiores (se comparadas com o carrinho) As mais comuns so as frontais de contrapeso.

Empilhadeiras:

Unidade 6

107

Dica
Vantagens: livre escolha do caminho, exige pouca largura dos corredores, segurana ao operrio e carga, diminui a mo de obra. Desvantagens: retornam quase sempre vazias, exige operador especializado, exige paletizao de cargas pequenas.

Outros tipos de equipamentos de movimentao


Alm desses trs tipos de equipamentos de movimentao mais utilizados, veja, a seguir, outros tipos importantes.

Carrinho porta-pallet ou paleteiro

Figura 14: de carrinho porta-pallet ou paleteiro Tabela 7: do carrinho porta-pallet ou paleteiro

Roteiro Frequncia Distncia Ambiente

Aleatrio Intermitente Curta Interno

108

Gesto de Recursos Materiais

Direo Acionamento

Horizontal Manual

Empilhadeira

Figura 15: Modelo de empilhadeira

Tabela 8: Caractersticas da empilhadeira

Roteiro Frequncia Distncia Ambiente Direo Acionamento

Aleatrio Intermitente Curta Interno/externo Horizontal e vertical Eltrico/gs/diesel/gasolina

Comboios
Tabela 9: Caractersticas de um comboio

Roteiro Frequncia

Aleatrio Contnua

Unidade 6

109

Distncia Ambiente Direo Acionamento

Longa Interno/externo Horizontal Eltrico/gs/diesel/gasolina

Esteira transportadora

Figura 16: Modelo de esteira transportadora

Roteiro Frequncia Distncia Ambiente Direo Acionamento


Tabela 10: Caractersticas da esteira transportadora

Fixo Contnua Longa Interno/externo Horizontal Eltrico

Monovia

110

Gesto de Recursos Materiais

Figura 17: Modelo de monovia

Tabela 11: Caractersticas de uma monovia

Roteiro Frequncia Distncia Ambiente Direo Acionamento

Fixo Contnua Longa Interno/Externo Horizontal Eltrico

Prticos

Figura 18: Modelo de prtico

Tabela 12: Caractersticas de um prtico

Roteiro Frequncia Distncia

Fixo/Aleatrio Intermitente Curta

Unidade 6

111

Ambiente Direo Acionamento

Interno/externo Horizontal /vertical Eltrico/manual

Guindastes

Figura 19: Modelo de guindaste

Roteiro Frequncia Distncia Ambiente Direo Acionamento


Tabela 13: de um guindaste

Aleatrio Interminente Curta Interno/externo Horizontal /vertical Eltrico/manual

Plataformas de carga e descarga


Utilizadas no recebimento e na expedio de mercadorias, facilitando o trabalho. Geralmente so fixas.

112

Gesto de Recursos Materiais

Mesas e plataformas hidrulicas


Usadas basicamente na elevao da carga geralmente em conjugao com outro equipamento ou pessoa.

AGV (Automatic Guided Vehicles)


So utilizados desde 1950 podendo carregar at 100 toneladas. Os AGVs modernos so controlados por computador, possuindo microprocessadores e gerenciadores de sistema, que podem at emitir ordens de transporte e recolher ou descarregar cargas automaticamente. Existem diversos modelos, com os mais variados tipos de sensores e at por radiofrequncia. As desvantagens deste sistema so o custo e manuteno elevados.

Dispositivos para movimentao de barris


Utilizao limitada, mas bastante til para este tipo de material. Elimina a necessidade de paletizao.

Classificao dos equipamentos de movimentao


Os equipamentos de movimentao so classificados da seguinte forma, de acordo com suas caractersticas: Roteiro: diz respeito mobilidade do equipamento, que pode ser fixo ou aleatrio. Frequncia de movimentao: diz respeito constncia do fluxo de movimentao, que pode ser contnuo ou intermitente. Distncia percorrida: nesse caso, refere-se capacidade de distncia de transporte do equipamento: de curta ou de longa distncia. Ambiente: refere-se ao uso do ambiente interno ou externo da fbrica. Direo do fluxo: refere-se ao sentindo que o equipamento percorre, ou seja, horizontal ou vertical. Acionamento: o equipamento pode ser operado manualmente ou por meio de motores.

Unidade 6

113

Nesta aula, voc estudou os tipos de equipamentos de movimentao e sua classificao, de acordo com as principais caractersticas.

Colocando em prtica
Parabns! Voc chegou ao final da Unidade 6. Agora, chegou a hora de colocar em prtica o contedo que voc estudou. Acesse o AVA para realizar as atividades de aprendizagem desta unidade. Se voc estiver com dvidas, procure seu tutor.

Relembrando
A movimentao de materiais o subsistema encarregado do controle e normalizao das transaes de recebimento, fornecimento, devolues, transferncias de materiais e quaisquer outros tipos de movimentaes de entrada e de sada de material. Os trs principais tipos de equipamentos de movimentao so: sistemas de transportadores contnuos, sistemas de manuseio para reas restritas, sistemas de manuseio entre pontos sem limites fixos. Os sistemas de transportadores contnuos consistem na movimentao constante entre dois pontos predeterminados. Os equipamentos desse tipo so: esteiras transportadoras, transportadores de roscas, transportadores magnticos, transportadores pneumticos, transportadores de roletes livres, transportadores de correntes. Os sistemas de manuseio para reas restritas so feitos para locais onde a rea elemento crtico, por isso, so bastante utilizados em almoxarifados. Os equipamentos desse tipo so: pontes rolantes, stacker crane e prticos. O sistema de manuseio entre pontos sem limites fixos o mais verstil dos sistemas. Os equipamentos utilizados so: carrinhos, paleteiras e empilhadeiras. Os equipamentos de movimentao so classificados, de acordo com suas caractersticas, em: roteiro, frequncia de movimentao, distncia percorrida, ambiente, direo do fluxo, acionamento.

114

Gesto de Recursos Materiais

Alongue-se
Aproveite que voc terminou esta unidade para relaxar um pouco. Levante-se, beba alguma coisa, alimente-se com algo leve, se achar necessrio, e, antes de partir para a prxima etapa de seus estudos, alongue-se um pouco para garantir a concentrao. Comece inspirando lentamente, pelo nariz, contando at cinco. Depois, solte o ar, assoprando-o pela boca, tambm contando at cinco. Repita essa respirao dez vezes ou mais, se achar necessrio.

Unidade 6

115

Inspeo e Recebimento de Materiais


Objetivo
Ao final desta unidade, o aluno ser capaz de efetuar a anlise quantitativa e qualitativa do objeto em recebimento, verificando sua conformidade com as especificaes previstas no contrato ou instrumento convocatrio da licitao.

Aula
Acompanhe nesta unidade o estudo da seguinte aula: Aula 1: O processo inspeo e recebimento

117

Para Iniciar
Recebimento o ato pelo qual o material solicitado entregue. A assinatura da autoridade competente, no documento fiscal, a prova do recebimento e serve como ressalva ao fornecedor, para os efeitos de comprovao.

Aula 1: O processo inspeo e recebimento 13


Nesta aula, voc vai estudar o processo inspeo e recebimento, que envolve: as competncias do responsvel pelo recebimento e aceitao e a anlise do fluxo de recebimento de materiais, feita em quatro fases: entrada de materiais; conferncia quantitativa; conferncia qualitativa e regularizao.

Ateno
O processo inspeo e recebimento consiste em uma srie de operaes por meio das quais a empresa compradora constata que o fornecedor cumpriu as condies estabelecidas na documentao de compra. uma operao de igual importncia compra, pois trata-se de um contato externo da empresa, caracterizando-se por uma transferncia de responsabilidades.

Aceitao
A aceitao o ato pelo qual o servidor competente declara na nota fiscal ou em outro documento hbil, haver recebido o bem que foi adquirido, tornando13O contedo abordado nesta aula foi parcialmente extrado dos sites: http://200.238.112.36/capacitacao//arquivos/cas2010/NocoesdeGestaodeLogistica-CASPM.pdf http://guialocal.brasil.com.br/Administracao_de_Almoxafirado_Estoque_Indaiatuba_Sao_Paulor1185284-Indaiatuba_SP.html http://guialocal.brasil.com.br/Administracao_de_Almoxafirado_Estoque_Indaiatuba_Sao_Paulor1185284-Indaiatuba_SP.html

118

Gesto de Recursos Materiais

se neste caso, responsvel pela quantidade e a perfeita identificao desse bem, de acordo com as especificaes estabelecidas na nota de empenho, contrato de aquisio ou outros instrumentos. Veja, a seguir, as competncias do responsvel pelo recebimento e aceitao.
Efetuar

a anlise quantitativa e qualitativa do objeto, verificando sua conformidade com as especificaes previstas no contrato ou instrumento convocatrio da licitao. A anlise poder ser apenas fsica, por comparao de amostras ou padres pr-estabelecidos, laudos ou certificaes de entidades tcnicas, ou atravs de anlise laboratorial. caso de conformidade com as especificaes exigidas, a comisso dever atestar o recebimento definitivo favorvel, firmando o respectivo termo de exame e aceitao, remetendo ao escalo competente. a nota fiscal/fatura, a cargo do presidente da comisso. os objetos examinados ao responsvel pelo armazenamento.

Em

Certificar

Encaminhar Em

caso de inadimplemento contratual, a comisso dever, em princpio expedir termo de exigncia, devendo solicitar as correes necessrias, em prazo determinado. Persistindo as inconformidades, a comisso dever rejeitar o objeto analisado, firmando termo especfico, que possibilitar a instaurao do procedimento administrativo prprio para apurar as responsabilidades.

Anlise do fluxo de recebimento de materiais


A anlise do fluxo de recebimento de materiais feita em quatro fases:
1 2 3 4

fase: entrada de materiais; fase: conferncia quantitativa; fase: conferncia qualitativa; fase: regularizao.

Veja, a seguir, os detalhes das quatro fases da anlise do fluxo de recebimento de materiais.

1 fase: Entrada de materiais a recepo dos veculos transportadores efetuada na portaria da empresa representa o incio do processo de recebimento e tem os seguintes objetivos:

Unidade 7

119

recepo triagem

dos veculos transportadores;

da documentao suporte do recebimento;

constatao

se a compra, objeto da nota fiscal em anlise, est autorizada pela empresa; se a compra autorizada est no prazo de entrega contratual; se o nmero do documento de compra consta na nota fiscal;

constatao constatao

cadastramento

no sistema das informaes referentes a compras autorizadas, para as quais se inicia o processo de recebimento; dos veculos para a descarga.

encaminhamento

As compras no autorizadas ou em desacordo com a programao de entrega devem ser recusadas, transcrevendo-se os motivos no verso da nota fiscal. Outro documento que serve para as operaes de anlise de avarias e conferncia de volumes o Conhecimento de Transporte Rodovirio de Carga, que emitido quando do recebimento da mercadoria a ser transportada. As divergncias e irregularidades insanveis constatadas em relao s condies de contrato devem motivar a recusa do recebimento, anotando-se no verso da primeira via da nota fiscal as circunstncias que motivaram a recusa, bem como nos documentos do transportador. O exame para constatao das avarias feito atravs da anlise da disposio das cargas, da observao das embalagens, quanto a evidncias de quebras, umidade e amassados. Os materiais que passaram por essa primeira etapa devem ser encaminhados ao almoxarifado. Para efeito de descarga do material no almoxarifado, a recepo voltada para a conferncia de volumes, confrontando-se a nota fiscal com os respectivos registros e controles de compra. Para a descarga do veculo transportador, necessria a utilizao de equipamentos especiais, quais sejam: paleteiras, talhas, empilhadeiras e pontes rolantes.

Dica
Na Unidade 6, voc estudou esses equipamentos. Se desejar rev-los, retome essa unidade.

O cadastramento dos dados necessrios ao registro do recebimento do material compreende a atualizao dos seguintes sistemas:
Sistema

de administrao de materiais e gesto de estoques: dados neces-

120

Gesto de Recursos Materiais

srios entrada dos materiais em estoque, visando ao seu controle;


Sistema

de contas a pagar: dados referentes liberao de pendncias com fornecedores, dados necessrios atualizao da posio de fornecedores; de compras: dados necessrios atualizao de saldos e baixa dos processos de compras.

Sistema

2 fase: Conferncia quantitativa a atividade que verifica se a quantidade declarada pelo fornecedor na nota fiscal corresponde efetivamente recebida. A conferncia por acusao tambm conhecida como contagem cega aquela no qual o conferente aponta a quantidade recebida, desconhecendo a quantidade faturada pelo fornecedor. A confrontao do recebido versus faturado efetuada, a posteriori, por meio do regularizador, que analisa as distores e providencia a recontagem. Dependendo da natureza dos materiais envolvidos, estes podem ser contados por meio dos seguintes mtodos:
manual: por

para o caso de pequenas quantidades;

meio de clculos: para o caso que envolvem embalagens padronizadas com grandes quantidades; meio de balanas contadoras pesadoras: para casos que envolvem grande quantidade de pequenas peas como parafusos, porcas, arruelas; para materiais de maior peso ou volume, a pesagem pode ser feita atravs de balanas rodovirias ou ferrovirias; em geral as medies so feitas por meio de trenas.

por

pesagem:

medio:

3 fase: Conferncia qualitativa visa a garantir a adequao do material ao fim que se destina. A anlise de qualidade efetuada pela inspeo tcnica, por meio da confrontao das condies contratadas na autorizao de fornecimento com as consignadas na nota fiscal pelo fornecedor, visa a garantir o recebimento adequado do material contratado pelo exame dos seguintes itens:
caractersticas caractersticas restries

dimensionais; especficas;

de especificao.

As modalidades de inspeo de materiais so selecionadas de acordo com o tipo de material que se est adquirindo. A seguir, veja quais so essas modalidades.
acompanhamento

durante a fabricao: torna-se conveniente acompanhar in loco todas as fases de produo, por questo de segurana operacional; Unidade 7 121

inspeo

do produto acabado no fornecedor: por interesse do comprador, a inspeo do P. A. ser feita em cada fornecedor; por ocasio do fornecimento: a inspeo ser feita pr ocasio dos respectivos recebimentos.

inspeo

No processo de inspeo, utilizam-se os seguintes documentos:


especificao desenhos padro

de compra do material e alternativas aprovadas;

e catlogos tcnicos;

de inspeo, instrumento que norteia os parmetros que o inspetor deve seguir para auxili-lo a decidir pela recusa ou aceitao do material.

Dica
A depender da quantidade, a inspeo pode ser total ou por amostragem, utilizando-se de conceitos estatsticos. A anlise visual tem por finalidade verificar o acabamento do material, possveis defeitos, danos pintura, amassamentos. A anlise dimensional tem por objetivo verificar as dimenses dos materiais, tais como largura, comprimento, altura, espessura, dimetros.

Os ensaios especficos para materiais mecnicos e eltricos comprovam a qualidade, a resistncia mecnica, o balanceamento e o desempenho de materiais e/ou equipamentos. Testes no destrutivos de ultrassom, radiografia, lquido penetrante, dureza, rugosidade, hidrulicos e pneumticos tambm podem ser realizados, dependendo do tipo de material.

4 fase: Regularizao caracteriza-se pelo controle do processo de recebimento, pela confirmao da conferncia qualitativa e quantitativa, respectivamente por meio do laudo de inspeo tcnica e pela confrontao das quantidades conferidas versus faturadas. O processo de regularizao poder dar origem a uma das seguintes situaes:
liberao liberao

de pagamento ao fornecedor (material recebido sem ressalvas); parcial de pagamento ao fornecedor; de material ao fornecedor; de falta ao fornecedor;

devoluo

reclamao entrada

do material no estoque.

122

Gesto de Recursos Materiais

Os procedimentos de regularizao, visando confrontao dos dados, objetivando recontagem e aceite ou no de quantidades remetidas em excesso pelo fornecedor, envolvem os seguintes documentos:
nota

fiscal; de transporte rodovirio de carga; de contagem efetuada; de compra;

conhecimento documento relatrio

tcnico da inspeo; tcnicos;

especificao catlogos desenhos.

O material em excesso ou com defeito ser devolvido ao fornecedor, dentro de um prazo de 10 dias a contar da data do recebimento, acompanhado da nota fiscal de devoluo, emitida pela empresa compradora. Nesta aula, voc estudou o processo inspeo e recebimento, que envolve: as competncias do responsvel pelo recebimento e aceitao e a anlise do fluxo de recebimento de materiais, feita em quatro fases: entrada de materiais, conferncia quantitativa, conferncia qualitativa e regularizao.

Colocando em Prtica
Parabns! Voc chegou ao final da Unidade 7. Agora, chegou a hora de colocar em prtica o contedo que voc estudou. Acesse o AVA para realizar as atividades de aprendizagem desta unidade. Se voc estiver com dvidas, procure seu tutor.

Relembrando
Recebimento o ato pelo qual o material solicitado entregue. O processo de inspeo e recebimento consiste em uma srie de operaes por meio das quais a empresa compradora constata que o fornecedor cumpriu as condies estabelecidas na documentao de compra. A aceitao o ato pelo qual o servidor competente declara na nota fiscal, ou em outro documento hbil, haver recebido o bem que foi adquirido.

Unidade 7

123

As competncias do responsvel pelo recebimento e aceitao so: efetuar a anlise quantitativa e qualitativa do objeto; atestar o recebimento definitivo favorvel; certificar a nota fiscal/fatura; encaminhar os objetos examinados ao responsvel pelo armazenamento; solicitar as correes necessrias. A anlise do fluxo de recebimento de materiais feita em quatro fases: entrada de materiais; conferncia quantitativa; conferncia qualitativa e regularizao.

Alongue-se
Antes de voc seguir para a prxima etapa de seus estudos, descanse um pouco. Mude de posio, caminhe um pouco, respire profundamente. Com os punhos fechados, faa movimentos rotatrios para todos os lados. Depois, abra as mos, movimente os dedos e solte um pouco os braos ao longo do corpo, relaxando os ombros. Quando se sentir pronto, concentre-se novamente e volte aos estudos.

124

Cadastro

Objetivo
Ao concluir esta unidade, o aluno ser capaz de contribuir no processo de construo da base dados, projetando o fluxo das informaes oriundas dos subsistemas da gesto de recursos materiais.

Aula
Acompanhe nesta unidade o estudo da seguinte aula: Aula 1: Sistema de informao

125

Para Iniciar
O fluxo de informaes um elemento de grande importncia nas operaes logsticas. Pedidos de clientes e de ressuprimento, necessidades de estoques, movimentaes nos armazns, documentao de transporte e faturas so algumas das formas mais comuns de informaes logsticas. Antigamente, o fluxo de informaes baseava-se principalmente em papel, resultando em uma transferncia de informaes lenta, pouco confivel e propensa a erros. O custo decrescente da tecnologia, associado a sua maior facilidade de uso, permitem aos executivos poder contar com meios para coleta, armazenar, transferir e processar dados com maior eficincia, eficcia e rapidez.

Aula 1: Sistema de informao14


Nesta aula, voc vai aprender o que o sistema de informao; qual o papel da informao na Gesto de Recursos Materiais; a importncia de informaes precisas e a tempo para sistemas logsticos eficazes; a importncia da adoo de novas tecnologias de informao; e o processo de automao do fluxo de informaes. O sistema de informao um subsistema encarregado do cadastramento de fornecedores, pesquisa de mercado e compras.

Pergunta
Qual o papel da informao na Gesto de Recursos Materiais?

14O contedo abordado nesta aula foi parcialmente extrado dos sites: http://www.faad.icsa.ufpa.br/admead/documentos/submetidos/A%20Importancia%20SI%20Logistica.pdf.pdf http://www.transportes.gov.br/bit/estudos/gestao-do-conhecimento/gestaodoconhecimento.pdf

126

Gesto de Recursos Materiais

A transferncia e o gerenciamento eletrnico de informaes proporcionam uma oportunidade de reduzir os custos logsticos mediante sua melhor coordenao. Alm disso, permite o aperfeioamento do servio, baseando-se principalmente na melhoria da oferta de informaes aos clientes. Atualmente, trs razes justificam a importncia de informaes precisas e a tempo para sistemas logsticos eficazes: 1 Os clientes percebem que informaes sobre status do pedido, disponibilidade de produtos, programao de entrega e faturas so elementos necessrios do servio total ao cliente. 2 Com a meta de reduo do estoque total na cadeia de suprimento, os executivos percebem que a informao pode reduzir de forma eficaz as necessidades de estoque e recursos humanos. Em especial, o planejamento de necessidades que utiliza as informaes mais recentes pode reduzir o estoque, minimizando as incertezas em torno de demanda. 3 A informao aumenta a flexibilidade, permitindo identificar (qual, quanto, como, quando e onde) os recursos que podem ser utilizados para que se obtenha vantagem estratgica.

Adoo de novas tecnologias de informao (TIs) O advento de novas TIs, como cdigo de barra, EDI, internet, automao de PDVs etc., trouxe vrios benefcios inerentes captura e disponibilizao de informaes com maior grau de preciso e pontualidade. Chamamos a ateno em particular para a eliminao de erros e do retrabalho no processamento de pedidos, fato que reduz substancialmente os custos associados a essa atividade, e para a reduo da incerteza com relao demanda futura, ao serem compartilhadas as sries de vendas para o cliente final por todas as empresas da cadeia. Como j vimos, a definio de uma poltica de compras / estoques depende de definies claras para quatro questes: (1) quanto pedir, (2) quando pedir, (3) quanto manter em estoques de segurana e (4) onde localizar. A resposta para cada uma dessas questes passa por diversas anlises, relativas ao valor agregado do produto, previsibilidade de sua demanda e s exigncias dos consumidores finais em termos de prazo de entrega e disponibilidade de produto. Na realidade, a deciso pela reduo contnua dos nveis de estoque na cadeia de suprimentos depende da necessidade do aumento da eficincia operacional de diversas atividades, como transporte, armazenagem e processamento de pedidos.

Unidade 8

127

A seguir, voc ver as principais motivaes para reduo dos nveis de estoque e as armadilhas presentes na viso tradicional, quando focada apenas uma empresa em vez de toda cadeia de suprimentos. Tambm se discute como a formao de parcerias entre empresas, o advento de novas tecnologias de informao e o desenvolvimento de operadores logsticos est contribuindo favoravelmente para a adoo de regimes de fornecimento Just-in-time. Especificamente, avalia-se o significativo impacto que a troca de informaes pode exercer no dimensionamento dos estoques de segurana. E finalmente veremos a seo que enfatiza a questo da localizao dos estoques, articulando essa deciso com o dimensionamento da rede de instalaes e com a escolha dos modais de transporte mais apropriados. A integrao dessas trs variveis define a poltica mais econmica para o atendimento aos clientes: antecipao da demanda ou postergao associada aos programas de resposta rpida.

Pergunta
De que forma, a adoo de tecnologia de informao (TI) pode contribuir para a reduo dos estoques de segurana?

Percebe-se que, por um lado, as TIs permitiro reduzir os custos do processamento de pedidos, por meio da eliminao dos erros resultantes da interferncia humana na colocao de pedidos, viabilizando uma operao de ressuprimento com tamanhos lotes menores. Por outro lado, a possibilidade de as empresas trocarem informaes tem contribudo para a reduo da falta de visibilidade na cadeia de suprimentos sobre a real demanda dos consumidores finais, fator que influencia diretamente a formao dos estoques no fabricante.

Figura 20 Falta de visibilidade na cadeia de suprimentos

Percebe-se claramente pela figura acima que, que medida que nos afastamos do consumidor final na cadeia de suprimentos, as flutuaes nos nveis de estoque existentes nas empresas (no caso entre a rede varejista e o fabricante) do verdadeiro perfil da demanda (nesse caso, aproximado pelas vendas da rede varejista).

128

Gesto de Recursos Materiais

A disponibilizao via TI das vendas coletadas em tempo real no varejo pode permitir um planejamento mais enxuto de diversas operaes do fabricante. Isso porque, ao analisarmos as duas sries de vendas ao longo de 12 semanas, a demanda mdia do refrigerante X na rede varejista de 143 caixas por semana (com um desvio padro associado de 53 caixas por semana), enquanto a demanda mdia no fabricante de 221 caixas por semana (com um desvio padro de 271 caixas por semana), conforme ilustra a prxima figura.

Ateno
Deve-se ressaltar que, embora em longo prazo a demanda mdia seja aproximadamente igual para toda a cadeia de suprimentos, em curto prazo, as flutuaes nos nveis de estoque entre as empresas fazem com que, numa mesma semana, a rede varejista venda uma quantidade diferente daquela faturada pelo fabricante.

Esse efeito acarreta impactos substanciais no planejamento de diversas operaes em curto prazo, como, por exemplo, programaes de compras, produo, distribuio e dimensionamento dos estoques de segurana.

Figura 21 Impacto nos estoques de segurana em cada elo da cadeia em funo da demanda mdia

Com relao especificamente aos nveis de estoque de segurana e supondo a demanda normalmente distribuda nos dois elos dessa cadeia, o nvel de estoque de segurana (ES) que garante uma probabilidade de 98% de no haver falta de produto aproximadamente igual a dois desvios-padro da demanda. Conforme explicado, pelo fato de a demanda mdia variar em curto prazo em funo da posio da empresa na cadeia de suprimentos, o fabricante deve dimensionar um estoque de segurana do refrigerante X pouco mais de cinco vezes maior que o necessrio para o varejista.

Unidade 8

129

Automao do fluxo de informaes


As operaes realizadas na gesto de materiais envolvem, tambm, o fluxo de informaes, a fim de que se tenha qualidade e velocidade de dados suficiente para atender s necessidades do consumidor (prazo, quantidade etc.) e com uma boa produtividade dos recursos de toda a cadeia de abastecimento.

As solues de automao do fluxo de informaes esto classificadas em cinco principais grupos: planejamento, execuo, comunicao, controle e concepo. A seguir, veja detalhes desses grupos. 1 Planejamento: as solues automatizadas para planejamento das operaes consideram:
previso

de vendas, ou forecast, assegura maior acurcia previso da demanda da cadeia de abastecimento;

ERP

(sistema de gesto integrada): para a integrao dos processos em todos os nveis da organizao; desenvolvem o planejamento das necessidades de materiais e recursos de manufatura; (Distribution resourses planning): apoiam o planejamento dos recursos necessrios distribuio de demanda em determinado perodo; (Finite capacity scheduling): a programao de capacidade finita contribui para uma rpida reprogramao, a partir de variaes na demanda, com conhecimento antecipado das capacidades dos recursos e das possibilidades de alter-las.

MRP:

DRP

FSC

2 Execuo : o gerenciamento da execuo pode ser apoiado pelas seguintes solues:


WMS

(sistema de gerenciamento de armazns): gerenciamento das atividades de um armazm; (sistema de gerenciamento de transporte): solues voltadas ao gerenciamento de transporte; (Manufacturing execution system): preenchem o espao deixado entre o planejamento e a execuo, monitorando e analisando a operao em tempo real.

TMS

MES

130

Gesto de Recursos Materiais

3 Comunicao: a transmisso de informaes integrando os sistemas, empresas e pessoas podem ser feitas pelas seguintes tecnologias:
internet/EDI:

disponibilizam a informao em tempo real, agilizando a tomada de deciso; transmite a informao em tempo real da operao para o sistema de gerenciamento; controlados pela voz: automatizam a transmisso de informaes, liberando as pessoas para trabalhos manuais; controlados pela luz: comunicao que identifica visualmente as tarefas a serem realizadas.

radiofrequncia:

Sistemas

Sistemas

4 Controle: a gesto, por meio de indicadores de desempenho (key performance indicators KPI), pode ser apoiada pelos seguintes solues:
Executive

information system (EIS): visualizao dos indicadores estratgicos do negcio; suport system (DDS): fornece a informao em maior nvel de detalhe para a tomada de decises.

Decision

5 Concepo:
Layout:

softwares para desenvolvimento de layout auxiliam no posicionamento de reas, equipamentos e recursos operacionais; softwares que avaliam e auxiliam no projeto de um adequado ambiente de trabalho; solues que desenvolvem a embalagem em toda cadeia de abastecimento, incluindo o arranjo das cargas dentro de veculos de transporte; de processos de negocio: avaliam os atuais processos e os impactos de alteraes que podero ser feitas; de malha logstica: analisam diversos cenrios e seus impactos na cadeia de abastecimento; operacionais grficos: geram cenrios grficos para visualizao de uma operao logstica; de riscos e tomada de deciso: solues para anlise de riscos, desenvolvimento e implementao de projetos; management information system (PMIS): automatiza todo o desenvolvimento de um projeto. Unidade 8 131

Ergonomia:

Embalagens:

Simuladores

Simuladores

Simuladores

Anlise

Project

Nesta aula, voc aprendeu o que o sistema de informao; qual o papel da informao na Gesto de Recursos Materiais; a importncia de informaes precisas e a tempo para sistemas logsticos eficazes; a importncia da adoo de novas tecnologias de informao; e o processo de automao do fluxo de informaes.

Colocanto em Prtica
Parabns! Voc chegou ao final da ltima unidade deste curso! Agora, chegou a hora de colocar em prtica o contedo que voc estudou. Acesse o AVA para realizar as atividades de aprendizagem desta unidade. Se voc estiver com dvidas, procure seu tutor.

Relembrando
O sistema de informao um subsistema encarregado do cadastramento de fornecedores, pesquisa de mercado e compras. A transferncia e o gerenciamento eletrnico de informaes proporcionam uma oportunidade de reduzir os custos logsticos mediante sua melhor coordenao e permite o aperfeioamento do servio baseando-se principalmente na melhoria da oferta de informaes aos clientes. O advento de novas TIs, como cdigo de barra, EDI, internet, automao de PDVs etc., trouxe vrios benefcios inerentes captura e disponibilizao de informaes com maior grau de preciso e pontualidade. As TIs permitiro reduzir os custos do processamento de pedidos por meio da eliminao dos erros resultantes da interferncia humana na colocao de pedidos, viabilizando uma operao de ressuprimento com tamanhos lotes menores. A disponibilizao via TI das vendas coletadas em tempo real no varejo pode permitir um planejamento mais enxuto de diversas operaes do fabricante. As operaes realizadas na gesto de materiais envolvem, tambm, o fluxo de informaes, a fim de que se tenha qualidade e velocidade de dados suficiente para atender s necessidade do consumidor (prazo, quantidade etc.) e com uma boa produtividade dos recursos de toda a cadeia de abastecimento. As solues de automao do fluxo de informaes esto classificadas em cinco principais grupos: planejamento, execuo, comunicao, controle e concepo.

132

Gesto de Recursos Materiais

Alongue-se
Agora que voc terminou o estudo da ltima unidade deste curso, descanse um pouco antes de realizar o desafio proposto. Oua uma msica agradvel, coma algo leve. Se puder sair, caminhe um pouco, respire profundamente e volte aos estudos quando se sentir bem disposto.

Unidade 8

133

Sobre o autor

Ricardo Caporossi tcnico em Desenvolvimento Educacional e gestor do Ncleo de Educao a Distncia do SENAI/MT. graduado em Administrao de Empresas pelo Instituto Cuiabano de Educao, em Anlise de Sistemas pela Universidade de Ribeiro Preto, em Pedagogia pela Universidade Sul de Santa Catarina, especializando em Tecnologias e Educao a Distncia pela Universidade Cidade So Paulo e mestre em Psicanlise e Educao pelo Instituto Superior de Teologia e Psicanlise de So Paulo.

135

Referncias

ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. Disponvel em: <http://www. abnt.org.br>. Acesso em: 10 ago. 2010. ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. Disponvel em: <http://www. abnt.org.br/normal_oque_body.htm>. Acesso em: 10 ago. 2010. BALLOU, RONALD H. Gerenciamento da cadeia de suprimentos. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2006. BOWERSOX, DONALD J.; CLOSS, DAVID J. Logstica empresarial. So Paulo, SP: Atlas, 2001. BRASIL. Lei n 8.078. Dispe sobre a proteo do consumidor e d outras providncias.. Dirio Oficial [da] Repblica Federativa do Brasil, Poder Executivo, Braslia, 12 set. de 1990. CHIAVENATO, Idalberto. Iniciao administrao de materiais. So Paulo, SP: Makron, McGraw-Hill, 1991. CHOPRA, SUNIL; MEINDL, PETER. Gerenciamento da cadeia e suprimentos. So Paulo, SP: Prentice Hall, 2003. DIAS, Marco Aurlio P. Administrao de materiais: uma abordagem logstica. So Paulo, SP: Atlas, 1997. _______. Administrao de materiais: edio compacta. So Paulo, SP: Atlas, 1995. _______. Gerncia de materiais. So Paulo, SP: Atlas, 1986. GS1 BRASIL. Disponvel em: <www.eanbrasil.org.br>. Acesso em: 10 ago. 2010.

GURGEL, Floriano C. A. Administrao dos fluxos de materiais e produtos. So Paulo, SP: Atlas, 1996. KOCH, Adilson. Logstica de armazenagem, distribuio e gesto de estoques. Disponvel em: <http://www.webartigos.com/articles/11778/1/LOGISTICA-DE-ARMAZENAGEM-DISTRIBUICAO-E-GESTAO-DE-ESTOQUES/pagina1. html#ixzz0r7WsE6OB>. Acesso em: 20 ago. 2010. KOHLER, Alexander. Apostila de administrao de recursos materiais e patrimoniais. 2008. Apostilas gratuitas. Disponvel em: http://www.apostilasgratuitas.info/component/content/article/62-administracao/123-apostila-de-cursode-administracao>. Acesso em: 6 dez. 2010. MARTINS, Petrnio G. Administrao de materiais e recursos empresariais. So Paulo, SP: Saraiva, 2000. MOREIRA, Daniel Augusto. Introduo administrao da produo e operaes. So Paulo, SP: Pioneira, 1998. MOURA, Reinaldo A. Armazenamento e distribuio fsica. So Paulo, SP: Imam, 1997. NEUSHEL, Richard; FUELER, Alan. Industrial Engineering Handbook. New York: McGraw-Hill Book Company, 1993. PARENTE, Juracy. Varejo no Brasil. So Paulo, SP: Atlas, 2000. POZO, Hamilton. Administrao de recursos materiais e patrimoniais: uma abordagem logstica. So Paulo, SP: Atlas, 2001. WANKE, Peter; JULIANELLI, Leonardo (Org.). Previso de vendas. So Paulo,SP: Atlas, 2006. WIKIPEDIA. Objectivos. Disponvel em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Layout_de_armaz%C3%A9m#Objectivos>. Acesso em: 20 ago. 2010. WIKIPEDIA. Noes bsicas de almoxarifado. Disponvel em: <http:// pt.wikipedia.org/wiki/No%C3%A7%C3%B5es_B%C3%A1sicas_de_Almoxarifado>. Acesso em: 20 ago. 2010.

138

Anda mungkin juga menyukai