Anda di halaman 1dari 41

1.Para a 1 fase: Letra de Lei: arts. 145 ao 162, 195, CF. CTN a partir do art. 96 2.

Informativos STF, STJ 3.Caderno 4.Livro: Manual do Direito Tributrio, 3 Ed, Saraiva, autor: Eduardo Sabbag 5. Elementos do Direito Tributrio (livro mais resumido) 6.CTN comentado Leandro Palsen (bom para Magistratura Federal e PFN) Dicas Extras: Simulados e muitas dicas (www.professorsabbag.com.br) Lngua Portuguesa: Livro: Redao Forense, autor Eduardo Sabbag. udios Livros Artigos e palestras, no site.

Tem sede constitucional Imunidade: proteo, abrigo. Tributria: meno ao tributo. A imunidade uma norma constitucional de desonerao do tributo. Voc imediatamente poder tach-lo (no sentido de apelidar, por isso que escrito com ch): no incidir... Voc encontrar comandos desonerativos espalhados no texto constitucional.

1
Acesse: http://chenqsehondeymateriaisdeestudo.blogspot.com.br/

Cada autor trabalha com uma perspectiva. Imunidade uma limitao constitucional ao Poder de Tributar. Quem as tem? Entidades Polticas: U, E, DF e M. Nessa medida, a norma imunizante baliza a atividade tributria Estatal, demarcando zonas de intributabilidade (como se fosse uma rea blindada). Outra perspectiva de conceito:

A imunidade uma norma que demarca negativamente a competncia tributria. Para Paulo de Barros Carvalho, trata-se de norma de incompetncia tributria (coloca-se entre aspas porque no existe incompetncia tributria e sim competncia). Compete Unio instituir o IR. No pode incidir o IR sobre a renda dos templos (=liberdade de expresso). Norma de no-incidncia tributria (=norma de imunidade). A norma constitucional de desonerao tributria, que, justificada no conjunto de valores proclamados no texto constitucional, inibe a atribuio de competncia impositiva e credita ao beneficirio o direito pblico subjetivo de no incomodao perante o Ente Tributante.

Justificada nos conjuntos de valores probatrios da Constituio. Veja que a norma imunizante ser sempre justificada por um valor (=vetor axiolgico, a palavra axiologia, vem de valor): liberdade religiosa, liberdade de imprensa, liberdade sindical, liberdade poltica, etc. STF: Imunidades: Clusulas Ptreas. Diferenas entre os Termos: Imunidade est na Constituio(CF)

2
Acesse: http://chenqsehondeymateriaisdeestudo.blogspot.com.br/

Iseno: est na lei (norma infraconstitucional) H dois comandos na CF que trazem a equivocada expresso so isentas de Para o STF, trata-se de Imunidades. Art. 195, 7 da Constituio: desonerao de contribuio previdenciria das Entidades de Assistncia Social. Art. 184, 5 da Constituio: desonerao de impostos nas transferncias de imveis desapropriados para fins de reforma agrria. Tributo gnero do qual so espcies: (5) Impostos, Contribuies, Contribuies de melhoria, Taxas, Emprstimos compulsrios. A norma imunizante alcana diferentes espcies tributrias. A Imunidade alcana pulverizadamente outros tributos. Exemplos:

1. Ver os casos acima; 2. Art. 149, 2, inciso I da Constituio (Contribuio Social) e CIDE (Contribuio de Interveno no Domnio Econmico). Contexto: desonerao das receitas de exportaes.

3 Art. 5, XXXIV, CF: prev o afastamento de um tributo: Taxa. Contexto: desonerao nos casos de registros e certides pelos reconhecidamente pobres (prova do MPF). Poucos livros abordam este assunto.

(Art. 150, inciso VI, a b c d) Este comando s se refere a impostos. Os outros Tributos vo incidir normalmente (taxas).VIinstitui impostos (trocou a espcie pelo gnero) a: Imunidade Recproca: Unio, Estados, DF e Municpios no podem cobrar impostos uns dos outros. Prdio da Unio imune ao IPTU, carro da prefeitura imune ao IPVA, etc. Vetor Axiolgico: qual o vetor axiolgico. Por qu?

3
Acesse: http://chenqsehondeymateriaisdeestudo.blogspot.com.br/

Princpio (ou Pacto) Federativo/Federalismo de Equilbrio ou de Cooperao: Ausncia da Capacidade Contributiva das Pessoas Polticas (Regina Helena Costa). ROL CLASSIFICATRIO: impostos sobre patrimnio, rendas e servios. Para o STF, este rol deve ser interpretado de modo lacto (amplo) no devendo incidir outros impostos, que no fazem parte da limitao, em homenagem ao Pacto Federativo. Ex: mquina importada para o Municpio (no incidir o II, Imposto sobre importao), Operao financeira de Municpio (IOF) Art. 150, 2: temos uma extenso da Imunidade Recproca. Tudo o que aprendemos at agora tambm serve para Autarquia e Fundaes Pblicas (Autarquias Fundacionais). Ontologia: o que deriva do prprio sistema. 2: destacar a expresso extensiva ao Poder Pblico. O patrimnio protegido dever ser vinculado finalidade essencial da Autarquia ou a uma finalidade decorrente da essencial. Em tese, o terreno baldio de propriedade de Autarquia pode receber a incidncia do IPTU. Tributao normal: sobre Sociedade de Economia Mista e Empresa Pblica (funo exclusiva de Estado, o caso emblemtico foram os casos do Correios, que se colocam como Empresas Pblicas). STF: embora sejam empresas pblicas e que tenham tributao normal em tese, os Correios sero imunes.

IMPORTANTE: O STF analisou o caso de duas empresas pblicas (Correios e Infraero) e de uma
sociedade de economia mista (CAERD): Companhia de guas e Esgotos de Rondnia, entendendo que tais entidades desempenhavam uma atividade na funo exclusiva de Estado. Nessa medida, acolheu a imunidade para elas.

Curiosidade: O Cespe-UNB ( o Centro e no a Cespe) j entendeu que a desonerao dos Correios merece ponderao, ante o fato de essa pessoa jurdica executar tambm servios que, inequivocamente, no so pblicos nem se inserem na categoria de servios postais.

4
Acesse: http://chenqsehondeymateriaisdeestudo.blogspot.com.br/

b) Imunidade religiosa: os templos de qualquer culto no pagaro impostos. Art5, inciso s VI ao 8 e art. 19: postura de Neutralidade do Estado em questes religiosas. Estado laico: Brasil: no existe religio oficial aqui no Brasil: todas as seitas recebero a proteo constitucional. (art. 150, VI, templos, b) Desde Pontes de Miranda, elaboram-se teorias e tentam demarcar o conceito de templo. A doutrina majoritria atual e o STF tm definido o templo como uma entidade, ou seja, uma organizao ou associao de pessoas cujas atividades sero protegidas, quer estejam diretamente ligadas ao propsito religioso, quer no. Nesse rumo, e fcil perceber que no incidiro o IPTU sobre o prdio da Entidade, o IPVA sobre o carro da Entidade (no est mencionando o carro do pastor do xeique, rabino, etc), prdio da igreja, carro da igreja, o IR sobre a renda e dzimos.

1-igreja X proprietria de um apartamento e o aluga a terceiros, recebendo alugueres (ou aluguis). Incide IPTU sobre o apartamento? Para o STF, haver a Imunidade, se houver o cumprimento das condies abaixo: a)Prova integral da aplicao da renda conexa no propsito religioso; (concursos foca mais neste requisito) . b) Prova de que no h prejuzo livre concorrncia. 2-Igreja realiza venda de produtos sacros. Incide o ICMS? ( 4: Entidade: nome tcnico): relacionados ICMS: no imposto sobre patrimnio, renda e servio (art. 150, 4 da Constituio), porm STF entende que o rol deve ser amplamente interpretado. Nessa medida, no incidir o ICMS, dede que a renda conexa, seja vertida para o propsito religioso. 3-Cemitrio: igreja proprietria de um terreno e realiza sepultamento de fiis e religiosos nesta rea. Incidir IPTU no terreno? Em tese, no, pois h total correspondncia ftica (ter

5
Acesse: http://chenqsehondeymateriaisdeestudo.blogspot.com.br/

imunidade). Se fosse venda de jazigo e se aplicasse igreja, teria imunidade O STF no RE 544.815, entendeu que deve haver a incidncia do IPTU se o terreno, utilizado para a prtica de sepultamento (cemitrios privados), for de propriedade de pessoa natural (obs: h um pedido de vista e a situao ainda no est definida). Maonaria: o STF, no RE 562.351 RS, em 2010, entendeu que a loja manica no se equipara a templo, para fins de imunidade (relatoria: Lewandowski, pedido de vista para o Ministro Marco Aurlio). Professor discorda. A maonaria dotada de esoterismo (com s mesmo). A doutrina escassa sobre o tema mostra-se divergente. A imunidade protege 4 pessoas jurdicas: 1. Partido Poltico, incluindo as suas fundaes (no pagar IPTU); 2. Sindicato de trabalhador (no concurso eles podem trocar por de empregador: a no); 3. Instituio de Educao; (faculdades, bibliotecas pblicas, museus, etc) 4. Entidade de Assistncia Social. Como se estudou, tais entidades no pagaro impostos, devendo incidir os outros tributos.

CUIDADO!! A entidade de Assistncia Social a nica que se mostra concomitantemente imune


a impostos e a Contribuies Social-Previdencirias (s o segundo elemento pluralizado, adjetivo composto). Art. 195, 7, da Constituio. Ler a alnea c do art. 150, 4. Neste pargrafo, autoriza-se uma atividade relacionada da pessoa imune, podendo prevalecer a desonerao, desde que se respeitem os requisitos.

SMULA 724, STF.


Art. 150. Sem prejuzo de outras garantias asseguradas ao contribuinte, vedado Unio, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municpios: VI - instituir impostos sobre: a) patrimnio, renda ou servios, uns dos outros;

6
Acesse: http://chenqsehondeymateriaisdeestudo.blogspot.com.br/

b) templos de qualquer culto; c) patrimnio, renda ou servios dos partidos polticos, inclusive suas fundaes, das entidades sindicais dos trabalhadores, das instituies de educao e de assistncia social, sem fins lucrativos, atendidos os requisitos da lei; 4 - As vedaes expressas no inciso VI, alneas "b" e "c", compreendem somente o patrimnio, a renda e os servios, relacionados com as finalidades essenciais das entidades nelas mencionadas. Alnea c: norma no autoaplicvel: atendidos os requisitos de lei (norma no bastante em si: Pontes de Miranda,ou seja, norma no autoaplicvel). Alnea deve atender requisitos de lei; (incremento normativo que trar requisitos reguladores) e no limitador pq no pode uma lei limitar a Constituio e explicitantes da norma.

Responda as perguntas:

1- Que lei essa? (LO ou LC) 2- Se for LC, ser o CTN? 3- Se for o CT, h artigo que disciplina a fruio (experimentar) dessa Imunidade? Art. 150, VI, c, CF: Lei que estabelece os requisitos para a fruio da imunidade Precisaremos saber as classificaes constitucionais ao Poder de Tributar: a) Imunidades; b) Princpios

Toda e qualquer limitao de tributar ser determinada por LC (Lei Complementar). IMUNIDADES SENDO LIMITAES CONSTITUCIONAIS AO PODER DE TRIBUTAR, toda e qualquer disciplina deve ser feita atravs de LC (Lei Complementar).

7
Acesse: http://chenqsehondeymateriaisdeestudo.blogspot.com.br/

Art. 146, inciso II que dir que as limitaes constitucionais ao Poder de Tributar necessariamente sero reguladas por Lei Complementar (mesmo que a Constituio fale apenas em lei precisaremos fazer uma interpretao sistemtica. Essa Lei que estabelece os requisitos o CTN (apesar de no ponto de vista formal ser Lei Ordinria, do ponto de vista material trata-se de Lei Complementar, tem status de Lei Complementar recepcionada pela CF/88. Tem este status porque estabelece normas gerais (art. 14, do Cdigo Tributrio Nacional). preciso que os requisitos estejam em Lei Complementar (CTN): art. 14: 1)No distribuio de patrimnio pelas Entidades, bem como nenhum tipo de renda, como por ex, lucros. Ou seja, o patrimnio ter que ficar concentrado na Entidade; 2)Aplicao integral no pas de todos os seus recursos e essa aplicao dever ter a manuteno de seus objetivos institucionais; 3)Dever institucional: requisito que visa dar condies Administrao de fiscalizar o cumprimento de ambos os requisitos, manuteno de livros ficais, contbeis, apurao de receitas/despesas. Aparte: a Constituio Federal de 1988 e o CTN de 1966 e no CTN j havia a previso destas Entidades no pagarem impostos (j havia este desonerao no CTN), da a partir de 88 foi incorporada Constituio (com a designao de Imunidades). Vejamos . Art.14, do CTN (LEI N 5.172, DE 25 DE OUTUBRO DE 1966): Art. 14. O disposto na alnea c do inciso IV do artigo 9 subordinado observncia dos seguintes requisitos pelas entidades nele referidas: I - no distriburem qualquer parcela de seu patrimnio ou de suas rendas, a qualquer ttulo; (Redao dada pela Lcp n 104, de 10.1.2001) II - aplicarem integralmente, no Pas, os seus recursos na manuteno dos seus objetivos institucionais; III - manterem escriturao de suas receitas e despesas em livros revestidos de formalidades capazes de assegurar sua exatido.

8
Acesse: http://chenqsehondeymateriaisdeestudo.blogspot.com.br/

1 Na falta de cumprimento do disposto neste artigo, ou no 1 do artigo 9, a autoridade competente pode suspender a aplicao do benefcio. 2 Os servios a que se refere a alnea c do inciso IV do artigo 9 so exclusivamente, os diretamente relacionados com os objetivos institucionais das entidades de que trata este artigo, previstos nos respectivos estatutos ou atos constitutivos. Outro ponto interessante:

DEBATES NA JURISPRUDNCIA: 1)Debate relativo ao ICMS (j foi cobrado muitas vezes em provas de 1 fase) um tributo que tem muitos fatos geradores, mas destacaremos o Fato Gerador (FG): realizar operao de circulao de mercadorias (basicamente realizar uma operao de compra e venda). A ICMS B

A empresa A vende uma mercadoria para a empresa B, mas a empresa A tem que recolher o tributo de ICMS. A empresa A pega o ICMS devido nesta operao e embute no preo (coloca no preo em que a empresa B pagar na mercadoria)e transfere o nus, custo do ICMS para a empresa B (embutido no preo temos os lucros, custos decorrentes daquela operao e ICMS devido tambm). Reparem na Nota Fiscal (tema porcentagem de ICMS), por isso que em alguns Estados temos o CPF na nota fiscal e alguns programas, tais como o da Nota Fiscal Paulista que um programa que tem por objetivo estimular os consumidores a exigirem a entrega do documento fiscal na hora da compra. Temos aquele imposto de volta (o ICMS repassado para ns). Temos a restituio do ICMS por meio de crditos na Nota Fiscal. Quem adquire a mercadoria, paga pelo Imposto do ICMS, que repassado no preo final, O ICMS classificado como um Imposto Indireto: que significa dizer que o nus financeiro do tributo transferido ao prximo da cadeia. Temos duas situaes:

9
Acesse: http://chenqsehondeymateriaisdeestudo.blogspot.com.br/

a)Entidade de Assistncia empresa) b) Empresa A Assistncia Social

ICMS

vende uma Mercadoria para A(determinada

ICMS - vende uma determinada Mercadoria para a Entidade de

(Determinada empresa vende o algodo para Entidade de Assistncia Social; incidiria, em tese, ICMS). A)Esta operao, em tese, incidiria ICMS. Haver o repasse do imposto no preo ( empresa A). Ento, neste caso, a Entidade de Assistncia Social no tem direito Imunidade da alnea c, porque neste caso especfico, ainda que incida o ICMS a Entidade de Assistncia Social no ter nenhum nus porque ser repassado prxima empresa (esta a alegao da Fazenda); H decises do Pleno dizendo que a imunidade se aplica e a tese da Fazenda no possui substncia jurdica. Essa histria de que o ICMS repassado para o prximo da Cadeia uma questo econmica relacionada ao imposto (e no jurdica), faz parte da sistemtica do ICMS do ponto de vista econmico. Se a Entidade de Assistncia Social o contribuinte, no teremos neste caso o imposto porque a Entidade de Assistncia Social imune ao imposto. Para o Supremo, o argumento da Fazenda meramente econmico, portanto, afaste a tese da Fazenda, pois o STF afirma que a Imunidade se aplica. B)Na segunda situao a Entidade de Assistncia gostaria de ter a imunidade reconhecida porque a empresa A embutir o ICMS no preo e a Entidade que possui a Imunidade ser prejudicada, porque o ICMS ser repassado ela. O argumento o mesmo e o STF matem a posio: a Imunidade no se aplica quando voc compra (a questo econmica e no jurdica). Em relao a esta segunda tese o STF diz que o ICMS devido. O Pleno do STF no reconhece. Recurso Extraordinrio: 608.872.

A)Recurso Extraordinrio n 186.175: do Pleno: questo j consolidada no Supremo (alude neste julgado a comercializao de bens produzidos pela Assistncia Social) B)Agravo RegimentalI-( AgR) 769.925 que aquele que realiza o FG(Fato Gerador); IIcontribuinte de fato: aquele que s arca. Ainda no tem deciso do Pleno. RE 608.872

1)IPTU: no caso de locao de imveis

10
Acesse: http://chenqsehondeymateriaisdeestudo.blogspot.com.br/

Imagine uma Entidade de Assistncia Social que tem um imvel de sua propriedade e a Entidade no esta fazendo nada com este imvel que esta l ocioso e a Entidade resolve locar este imvel para um terceiro A questo saber q uma vez que o imvel est sendo utilizado para finalidades que no se confundem com as finalidades de Assistncia Social este imvel permanece imune ao IPTU? O STF decidiu que a Imunidade pode sim manter-se em uma situao como esta.

SMULA 724, STF:


Rendimentos de Aluguis - Imunidade do IPTU - Condio - Propriedade dos Partidos Polticos, Entidades Sindicais e Instituies de Educao e de Assistncia Social

Ainda quando alugado a terceiros, permanece imune ao IPTU o imvel pertencente a qualquer das entidades referidas pelo art. 150, VI, c, da Constituio, desde que o valor dos aluguis seja aplicado nas atividades essenciais de tais entidades.

H uma condio: que a Entidade pegue o valor do aluguel e aplica na manuteno de seus objetivos institucionais. Desta forma, imune ao IPTU desde que o valor dos aluguis seja revertido para os objetivos da Entidade (Smula 724, STF); 1)Entidades de previdncia privada podem ser equiparadas Entidades de Assistncia Social? As Entidades de Previdncia Privada podem ser de dois tipos: a) Entidades Abertas e b) Entidades Fechadas. a)Nas Entidades Abertas de Previdncia Privada qualquer pessoa pode comear a contribuir; b)J, as Entidades Fechadas destinam-se a determinado Grupo de Pessoas; ns podemos ter uma empresa que tenha uma Entidade de Previdncia fechada (Ex: C&A: somente destina-se ao grupo (seus funcionrios). Smula 730: 1)a equiparao possvel se tratar de uma Entidade Fechada, destinada a

11
Acesse: http://chenqsehondeymateriaisdeestudo.blogspot.com.br/

determinado grupo de pessoas e dentro do mbito das Entidades Fechadas, ns podemos ter duas formas mediante as quais a Entidade obtm dinheiro para no futuro garantir a renda vitalcia de seus funcionrios. Que rendas so essas? Ns podemos ter Contribuies dos Beneficirios (pessoas que no futuro sero beneficiadas com a renda vitalcia, se pega um pouquinho do salrio; 2)ou por outros meios (e. mediante aes) se qualquer colaborao dos previdencirios (no sero onerados aos Plano de Previdncia). STF: decidiu que somente sero imunes as Entidades de Assistncia Fechada em que os beneficirios no participam da composio dos recursos que sero utilizados no futuro para o pagamento dessa renda vitalcia.

SMULA 730, STF:


Imunidade Tributria - Instituies de Assistncia Social sem Fins Lucrativos - Entidades Fechadas de Previdncia Social Privada - Contribuio dos Beneficirios A imunidade tributria conferida a instituies de assistncia social sem fins lucrativos pelo art. 150, VI, c, da Constituio, somente alcana as entidades fechadas de previdncia social privada se no houver contribuio dos beneficirios. Art. 150, inciso VI, d, da Constituio: imunidade dos livros, jornais e peridicos e o papel destinado a sua impresso. uma imunidade objetiva porque atinge esses bens individualmente considerados. O bem que imune e no o rendimento do bem (no sero imunes os resultados provenientes desses bens). Finalidade especfica: garantir a liberdade de expresso e possibilita a transmisso, difuso do conhecimento. Essa Imunidade ser clausula ptrea e no poder ser objeto de mitigao e revogao nem por EC (pois isso afrontaria a Liberdade de Expresso, porque assegura um direito individual, assim como a Imunidade dos Templos). Imunidade Objetiva: olha para os bens individualmente considerados Imunidade: clusula ptrea.

DEBATES NA JURISPRUDNCIA:

12
Acesse: http://chenqsehondeymateriaisdeestudo.blogspot.com.br/

1)O contedo deve ser culturalmente relevante? No, para o STF ns devemos buscar do ponto de vista formal um livro, jornal ou Peridico. H uma discusso relacionada ao contedo dos livros jornais e peridicos. Deve ser culturalmente relevante? O contedo determina a existncia da Imunidade? A discusso mais famosa diz respeito Lista Telefnica (as pginas amarelas tm um contedo comercial), elas observam a periodicidade (so atualizadas de tempos em tempos). As listas telefnicas podem ser imunes? R: Supremo, diz que sim, pois no importa o contedo da publicao (comercial, artstico, cultural, no importa). E os tablides, jornais de Supermercado? Podem ser considerados imunes? Sim, de acordo com o STF se tiver periodicidade (tiver uma frequncia determinada). lbum de figurinhas? O valor pedaggico dependeria de uma anlise subjetiva Recurso Extraordinrio: 221.239. Portanto, o contedo no importa.

2)Insumos: quais so imunes? O texto da Constituio menciona a palavrapapel. a)Pela literalidade da Constituio: apenas o papel (destinados a livros, jornais e peridicos). A tendncia do Supremo a de relativizar esta rigidez de que a Imunidade seria aplicada somente ao papel. b) Teramos casos no Supremo de relativizao desta restrio da Imunidade ao papel. b.1) caso da Smula 657, do STF: Imunidade Tributria - Previso e Abrangncia - Filmes e Papis Fotogrficos para Publicao de Jornais e Peridicos A imunidade prevista no art. 150, VI, d, da CF abrange os filmes e papis fotogrficos necessrios publicao de jornais e peridicos.

SMULA 657, STF:

O Supremo entendeu que os mesmos se integram no prprio papel (do ao

papel aquela caracterstica) e confundem com o papel em si. Ex. revista com a pgina brilhante (naquele

13
Acesse: http://chenqsehondeymateriaisdeestudo.blogspot.com.br/

papel foi aplicado um filme fotogrfico), mas a professora Tathiane observa que a tinta ento deveria ser (pelo mesmo raciocnio, o que no ocorre). O consumo desses insumos no processo produtivo. b.2) deciso do Supremo, do dia: 26 de Abril: haver imunidade para as chapas (ferramentas) de impresso para jornais (R extraordinrio 202.149): o Supremo deu uma interpretao extensiva para dizer que a Imunidade se aplica a todo e qualquer insumo indispensvel produo do jornal (e esta deciso importante porque poder estender a imunidade tinta). A deciso estar no Material de Apoio. Votao apertada 3X2 (1 Turma do Supremo que, embora apertada mostra uma tendncia quanto extenso imunidade ao pagamento dos impostos).

Intervalo O STF o comrcio ou livro digital (Exs: Kindle, IPad): diz respeito ao material didtico em CD. Este CD tambm seria considerada imune ao pagamento de impostos? (ser analisado pelo STF): professora acha possvel em provas discursivas. O que importa o meio (papel, fsico) ou forma (divulgao da mensagem, contedo): professora disponibilizar esta notcia do Estado.

Representam diretrizes (comandos) que visam a realizao de valores (isso genericamente, no somente no sistema tributrio), mas sim em todo e qualquer princpio. H dois blocos de valores: valor certeza e valor justia.

14
Acesse: http://chenqsehondeymateriaisdeestudo.blogspot.com.br/

Legalidade Anterioridade Irretroatividade da Lei Tributria Todos visam a segurana jurdica (e, portanto, certeza na Tributao)

Isonomia No-confisco Capacidade Contributiva Liberdade de Circulao de bens e pessoas sem que haja nenhum nus tributrio nesse sentido. No-Cumulatividade (tema do Intensivo II)

CF, art.150, inciso I: a) a criao ou majorao de tributos deve ser realizada mediante lei. b)Que tipo de lei necessria? (Lei Complementar ou Lei Ordinria??) Aumentar alquota, criar prazo de vencimento criar tributo? a)Qual a extenso da expresso criao ou majorao de tributo? (art. 97, do Cdigo Tributrio Nacional (CTN) detalha o princpio da Legalidade e, ao fazer isso, estabelece quais elementos do tributo necessariamente sero criados mediante lei (ou seja, quais elementos estaro detalhados na lei). Todos os elementos do tributo devem estar expressos: Taxatividade do Direito Tributrio FG (Fato Gerador): conduta que gera tributao BC (Base de Clculo): montante sobre o qual tem o clculo do tributo Alquota: porcentagem da base de clculo Sujeito (Passivo: tem o dever de pagar e Ativo: direito de exigir) Criao: todos os elementos Majorao: Base de Clculo/Alquota

DEBATES RELATIVOS MAJORAO E CRIAO DE TRIBUTOS:

15
Acesse: http://chenqsehondeymateriaisdeestudo.blogspot.com.br/

A.1) Alterao na data de vencimento do tributo: Pergunta-se: a alterao na data do vencimento do tributo representa majorao ou criao do tributo?

Essa alterao representa um nus que pode ser equiparado alterao ou criao do tributo? (pois, a empresa havia se estruturado para pagar no dia tal, no representaria um nus para a empresa?). STF: No se insere a alterao no Princpio da Legalidade, portanto, essa alterao pode ser feita mediante Decreto. No se trata de alterar um dos elementos do tributo, pois no precisa da data do vencimento para saber o desenho do tributo. Em prova de 2 fase ou oral, poderemos encontrar que a data do vencimento no compe a regra matriz de incidncia tributria: Paulo de Barros Carvalho ( o mnimo para saber identificar o tributo). Voc precisa saber quando vence o Imposto de Renda? (Concursos que isso cai bastante e importante saber Magistratura Federal, PFN) Recurso Extraordinrio: 203.684 a.2) Atualizao Monetria da Base de Clculo: equivale a uma modificao (majorao) da BC? S e sim, estar esta modificao prevista em lei. IPTU: Base de Clculo o valor venal do imvel, que estabelecido em uma tabela publicada pela prefeitura. E este valor venal deveria refletir o valor do imvel. E pode acontecer de a prefeitura se dar conta de que a tabela est desatualizada (em decorrncia da desvalorizao da moeda, pro conta da inflao) e ser realizada uma atualizao do valor do imvel de acordo co m a BC (Base de Clculo). E pagar mais IPTU em razo de uma majorao da base de clculo? R: A atualizao monetria no equivale a uma majorao de Base de Clculo e sendo assim no precisa estar prevista em lei, pode estar prevista em Decreto. Contudo no majorao a atualizao do valor monetrio, pois s estar recompondo a desvalorizao da moeda ( apenas uma compensao desvalorizao da moeda).
Art. 97, 2 do CTN. Leia tambm o 1 a.3) Penalidades: multas e juros

16
Acesse: http://chenqsehondeymateriaisdeestudo.blogspot.com.br/

A penalidade elemento do Tributo? Est em uma norma em separado, sancionadora. R: No. A penalidade resultado de uma sano. resultado da aplicao de uma sano, por ex, pelo no-pagamento do tributo. Ainda que a penalidade no seja elemento do tributo, a penalidade um dever patrimonial (representa entrega de $ do cidado ao Estado e deve vir da lei por esta razo) e implica, diretamente, em entrega de dinheiro ao Estado e necessariamente estar prevista em lei (mas, cuidado que no significa que ela seja elemento do tributo, por estar prevista em lei).

B.QUAL LEI QUE SER COMPETENTE PARA CRIAR O TRIBUTO, COMO REGRA? Lei Complementar ou Lei Ordinria? A Regra a Lei Ordinria. Muita gente acha que em que ser Lei Complementar, mas no , pois a regra Lei Ordinria. Devemos analisar dois pontos: b.1)Enfrentar a questo dos instrumentos equiparados a Lei Ordinria: E quais so? MP (art. 62, da Constituio) e Lei Delegada (art. 68 da Constituio). b.2) Casos especficos de modificao ou criao de tributo por LC:Mas, existem na Constituio casos especficos de criao ou modificao por Lei Complementar, embora a regra seja Lei Ordinria. Quais so esses casos? b.1) instrumentos (normativos) equiparados a Lei Ordinria:

Art. 62, CR MP editada pelo Presidente da Repblica que ser submetida apreciao do Congresso Nacional (n prazo de 60 dias + 60 dias) e no final nos teremos a converso ou perda da validade de MP, se for convertida em Lei, ser convertida por LO.

Art. 68, CR O Legislativo (CN)d uma delegao para que o Presidente da Repblica produza uma lei (que por delegao, autorizao do CN): Lei por Delegao (tambm tem fora de Lei Ordinria).

17

Acesse: http://chenqsehondeymateriaisdeestudo.blogspot.com.br/

1, do art. 62 e 1 do art. 68: estabelecem as vedaes, ou seja, estabelecem as matrias que no podero ser objeto de MP, nem de Medida Delegada, sendo que em ambos os casos possvel a criao ou modificao de tributos, tanto por MP quanto por Le Delegada. Portanto, no existe vedao especfica e se no existe vedao, ento, pode. Este o entendimento do STF. *Mas, claro que esta MP ser convertida em uma Lei Ordinria. b.2) Existem casos especficos de criao e, portanto, modificao de tributos por Lei Complementar (mas, no a regra do Direito Tributrio, so casos especficos). *S apenas Lei Complementar: no cabe MP (pois, tem fora de Lei Ordinria). Quais so os tributos que necessariamente sero criados por Lei Complementar. 1caso: temos o imposto da Unio: IGF (Imposto sobre Grandes Fortunas, art. 153, VII, CR): a Unio nunca exerceu sua competncia tributria em relao a este imposto, que ainda no foi criado e se ocorrer ter de ser mediante LC (no basta Maioria simples, como ocorre na LO) 2caso: Emprstimos Compulsrios, previstos no art. 148, da Constituio: 3 caso: Situa-se no mbito da competncia residual da Unio *CR: Constituio da Repblica
(competncia normal) (o que sobrou e no estiver previsto na Constituio , a Unio poder criar), **observada a LC(Lei Complementar)

*Art. 153, CR

Outros Impostos (Art. 154, I, da Constituio)

18
Acesse: http://chenqsehondeymateriaisdeestudo.blogspot.com.br/

*Art.195, CR

Outras contribuies que o legislador constitucional no previu (art. 195, 4 da Constituio)

*Quais so os Fatos e condutas passveis de modificao **Exerccio da competncia residual por meio de LC, dever ser observada, pois se faz necessria na criao de tributos. S da Unio tem este poder de competncia residual. No possuem competncia os Estados e Municpios.

DESTAQUE: art. 146, inciso III, a, da Constituio. Art.146, caput: compete Lei Complementar. a)em relao aos impostos, contribuintes: o imposto tem que ser criado por Lei Complementar? A LC (Lei Complementar) estabelecer normas gerais de Direito Tributrio. O objetivo garantir uma uniformizao do Direito Tributrio e uma uniformizao em todo o territrio nacional (tributo, taxa contribuio; ideia uniformizar o Direito Tributrio e torn-lo uniforme em todo o territrio nacional), sendo que essa uniformizao deve passar pelos impostos para que estabeleamos normas gerais para o FG(Fato Gerador), BC (Base de Clculo) e Contribuintes , mas no implica em criao de imposto e sim visa estabelecer bases do Direito Tributrio; IPTU: quem cria? LO Municipal. O Legislador Municipal na criao do IPTU deve Observar o FG (Fato Gerador), BC (Base de Clculo) e Contribuintes. Estabelece critrios para que cada um no entenda de forma diferente: A Lei Complementar no ir criar os impostos e sim estabelecer normas gerais para que os Entes criem os impostos de forma a uniforme (Lei Complementar 116/03 que estabelece as normas gerais do ISS) e Lei Complementar 87/96 (que estabelece as normas gerais do ICMS: no cria e somente estabelece normas, quem criaro sero os Entes). a)EXCEES AO PRINCPIO DA LEGALIDADE: (no teremos a observncia do p. Legalidade) 1) alterao de alquotas: essa alterao feita a partir da lei, por meio de uma previso legal.

19
Acesse: http://chenqsehondeymateriaisdeestudo.blogspot.com.br/

a) Lei---alquotas (2.): Modificao: que poder ser feita por Decreto do presidente da Repblica modificao de alquota do IPI, II, IE, IOF (art. 153, = 1, da CF)e Alterao das alquotas da CIDE (combustveis). Artigo 177, = 4, I, b, da Constituio. So classificados como tributos extrafiscais cuja finalidade intervir na economia e pela interveno da economia, podemos ter o estmulo ou desestmulo a um determinado comportamento. Exemplos: IPI (carros), Argentina (conflito) depender de uma simples assinatura do Presidente da Repblica. b) caso de fixao de alquota por um ato que no lei (que no proveniente do Poder Legislativo) a hiptese do ICMS combustveis (que Incide especificamente sobre os combustveis). Por meio de convnio *art.155, 4,da Constituio): resultado de deliberao entre Estado e DF e esta deliberao feita no mbito do Poder Executivo.

2-PRINCPIO DA ANTERIORIDADE DO DIREITO TRIBUTRIO: Tambm conhecido como Princpio da No-Surpresa, pois temos uma Vacatio Legis especfica para o Direito Tributrio que visa a preparao do contribuinte quanto a modificao nas normas tributrios. (a ideia que a lei tributria no pegue de surpresa ao contribuinte). Haver duas regras de anterioridade: 1. Contribuio Previdenciria (art. 195, 6 da Constituio); 2. Todos os tributos, art. 150, III, b e c, Constituio, EC 42/03. a)Art. 195, 6, da Constituio: traz um princpio que ficou conhecido como Anterioridade Nonagesimal (ou Princpio da Anterioridade Mitigada, mitigada=reduzida): Contribuies

Previdencirias (ser Lei Ordinria, Previdenciria). So 90 dias corridos, por isso que mitigada, porque pior do que a regra do art. 150.

LEI -----------90 dias (corridos)---------EFEITOS AL COFINS 20.05.2012

20.08.2012

20
Acesse: http://chenqsehondeymateriaisdeestudo.blogspot.com.br/

PRINCPIO DA ANTERIORIDADE, ART. 150, III, B: ANTERIORIDADE ANUAL ANTERIORIDADE NONAGESIMAL , C Vimos com a professora Tathiane o art.195, 6, da CF: anterioridade especial O princpio da Anterioridade Tributria se manifesta na CF por meio de duas esperas, que garantiro a segurana jurdica do contribuinte (base axiolgica do Princpio da Anterioridade Tributria: Segurana Jurdica). Segurana jurdica para o contribuinte: Hugo de Britto Machado. Duas esperas: -Anterioridade Anual (b) -Anterioridade Nonagesimal (c) - EC 42/03

A partir de 2003, passamos a ter a Anterioridade Anual (que sempre existiu) e Anterioridade Nonagesimal . Pela Anterioridade Anual a eficcia da lei ficar prorrogada/diferida para 1 de Janeiro do ano posterior ao ano da publicao da lei majoradora/criadora do tributo. Pela Anterioridade Nonagesimal, a eficcia da lei fica prorrogada para o 91 (91 nmero ordinal) a contar daquela lei. STF: O Princpio da Anterioridade j foi considerado por esta Corte como uma clusula ptrea, no contexto do extinto IPMF (EC n 03/93). Importante: entende-se que a lei que extingue ou diminui o tributo no dever respeitar o Princpio da Anterioridade Tributria. Princpio da Anterioridade X Princpio da Anualidade (as Bancas adoram estes temas) O Princpio da Anualidade, vigente poca da CF/46, no encontra hoje respaldo no sistema constitucional tributrio brasileiro, de tal sorte que a incidncia do tributo no est condicionada prvia estipulao na anual lei do oramento, mas apenas ao cumprimento dos dois perodos de Anterioridade. Alnea b: a Anterioridade Anual, em virtude da extrafiscalidade de certos tributos e do carter emergencial de alguns, ser afastada nos seguintes casos.

21
Acesse: http://chenqsehondeymateriaisdeestudo.blogspot.com.br/

II, IE, IPI, IOF Imposto Extraordinrio Emprstimo Compulsrio (para calamidade pblica e para guerra externa) CIDE Combustvel (EC 33/2001) ICMS Combustvel (EC 33/2001) Isso tudo faz parte do art. 150, 1, parte inicial da CF Extrafiscais Carter de Emergencialidade Alnea c: a EC 42/2003, previu a regra dos 90 dias e tambm estipulou os casos de exceo ela, abaixo destacados. II, IE, IR, IOF Imposto Extraordinrio Emprstimo compulsrio (calamidade pblica e para a guerra) Alteraes na base de clculo do IPTU e do IPVA (EC. 42/2003) Tudo faz parta do art. 150, 1, parte final, da CF As listas cima comportam necessrios confrontos: 1-Tributos que fazem parte das duas listas de exceo, tendo exigncia imediata. II, IE, IOF, Imposto Extraordinrio e Emprstimo Compulsrio (para calamidade pblica e para a guerra). 2- Tributos que esto na 1 lista, mas no fazem parte das excees aos 90 dias (=no est na segunda lista). IPI, CIDE- Combustvel, ICMS Combustvel. Tais tributos sero exigidos depois de 90 dias. Confronto n3: Tributos que esto na 2 lista, mas no so excees Anterioridade Anual (no est na 1 Lista e somente na 2 Lista): IR (no respeita 90 dias, mas respeita a Anterioridade Anual; significa que o IR majorado em qualquer data do ano, ter que ser jogado para Janeiro do ano que vem, mas no ter que trabalhar 90 dias nele). Assim, O IR, por exemplo, majorado em qualquer data do ano, incluindo

22
Acesse: http://chenqsehondeymateriaisdeestudo.blogspot.com.br/

as ltimas, incidir sempre em 1 de janeiro do ano seguinte. Aquilo que no for exceo - ser regra (Anterioridade Anual + Anterioridade Nonagesimal). Regra geral: Caso o Tributo seja criado ou majorado entre Janeiro e Setembro (at 02 de Outubro), a incidncia da lei ocorrer em 1 de janeiro do ano seguinte. Caso isso se d entre Outubro e Dezembro, em razo do impacto dos 90 dias, a incidncia ocorrer em data posterior a 1 de janeiro. Exemplos de Regra: ISS, Taxas, Contribuies de Melhorias, IPVA, etc.

Anterioridade Especial (art. 195, 6, da CF): 6 - As contribuies sociais de que trata este artigo s podero ser exigidas aps decorridos noventa dias da data da publicao da lei que as houver institudo ou modificado, no se lhes aplicando o disposto no Art. 150, III, (b). Contribuies da Seguridade Social: institudo ou modificado Trata-se do perodo de 90 dias, prprio das contribuies da seguridade social, quando estas forem institudas ou modificadas. Tal prazo conhecido por Anterioridade Mitigada, Noventena ou Anterioridade Nonagesimal. Caso prtico: Lei alterou data de pagamento das contribuies. Pergunta-se: isso significa modificao para fins de aplicao da Noventena? Para o STF, isso no significou alterao suficiente/onerosidade bastante para fins de aplicao da Noventena (ver Smula 669, do STF).

Princpio da Isonomia Tributria (art.150, inciso II, da Constituio): Art. 150. Sem prejuzo de outras garantias asseguradas ao contribuinte, vedado Unio, aos

23
Acesse: http://chenqsehondeymateriaisdeestudo.blogspot.com.br/

Estados, ao Distrito Federal e aos Municpios: II- instituir tratamento desigual entre contribuintes que se encontrem em situao equivalente, proibida qualquer distino em razo de ocupao profissional ou funo por eles exercida, independentemente da denominao jurdica dos rendimentos, ttulos ou direitos; O princpio da Isonomia Tributria veda o tratamento desigual aos contribuintes que se encontrem em situao de equivalncia (ou equipolncia). Vale dizer que tal comando resgata a ideia genrica da Isonomia, prevista no art. 5, caput da CF em que todos devero receber um tratamento isonmico, se iguais forem, e desisonmico (desigual), se diferentes se mostrarem. Em Direito Tributrio, portanto, aqueles tributariamente iguais devero ser igualmente tratados, enquanto os Tributariamente desiguais avocaro (=chamaro para si) um tratamento desigual. Tal princpio considerado por Ricardo Lobo Torres como aquele que probe os privilgios odiosos. Quem so os iguais no Brasil? Nessa medida, quaisquer pessoas que tenham realizado o Fato Gerador, sero chamadas a pagar o tributo, independentemente, dos aspectos externos ao fato imponvel (ilicitude do ato, incapacidade civil do agente, imoralidade da ao, etc.). Da, haver normal incidncia do IR sobre a renda oriunda do jogo do bicho, da venda de drogas, da prtica de Lenocnio (trfico de mulheres para fins de prostituio), da prtica de prostituio, etc. Trata-se da aplicao da mxima latina Pecunia Non Olet (= o tributo no tem cheiro). Isso cai bastante no Cespe (que pediu a histria do Imprio Romano da qual saiu esta expresso latina, para tributar o bicheiro). A ideia da interpretao objetiva do fato gerador pode ser encontrada em dois comandos no CTN. Art. 118. A definio legal do fato gerador interpretada abstraindo-se: I - da validade jurdica dos atos efetivamente praticados pelos contribuintes, responsveis, ou terceiros, bem como da natureza do seu objeto ou dos seus efeitos; II - dos efeitos dos fatos efetivamente ocorridos. Tal dispositivo prev que a definio legal do fato gerador interpretada abstraindo-se da validade jurdica do ato, da natureza do seu objeto, dos seus efeitos, bem como dos efeitos dos

24
Acesse: http://chenqsehondeymateriaisdeestudo.blogspot.com.br/

fatos que tenham ocorrido. Bicheiro, Menor, Prostituta ir pagar.

Art.126: capacidade tributria passiva =capacidade de pagar Art. 126. A capacidade tributria passiva independe: I - da capacidade civil das pessoas naturais; II - de achar-se a pessoa natural sujeita a medidas que importem privao ou limitao do exerccio de atividades civis, comerciais ou profissionais, ou da administrao direta de seus bens ou negcios; III - de estar a pessoa jurdica regularmente constituda, bastando que configure uma unidade econmica ou profissional. O inciso I do art. 126 mostra que a capacidade civil no se confunde com a capacidade tributria. Por isso, a criana, o recm-nascido (concursos adoram perguntar), todos os menores, tero capacidade tributria. O inciso II do art. 126 liga-se aos casos de exerccio irregular de profisso, em cujo perodo, havendo Fatos Geradores de Tributos, estes sero devidos (falsos mdicos), advogados com registros cassados O inciso III do art. 126 refere-se pessoa jurdica que, independentemente de sua constituio regular, ser considerada sujeito passivo do tributo. No Direito Tributrio no nos preocuparemos com os aspectos externos (isso ser para outra rea). Tributa-se o ilcito? O auferimento de renda jamais ser ilcito. Existe um modo como aufiro a renda ilcita Por fim, no existe um ncleo da hiptese de incidncia de um tributo (auferir renda, circular mercadorias, dotado de ilicitude. Por esta razo, o IR devido sobre a renda da venda de drogas, mas o ICMS no. A anlise do princpio requer o estudo de outro postulado: o Princpio da Capacidade Contributiva (art.145, 1, da Constituio).

25
Acesse: http://chenqsehondeymateriaisdeestudo.blogspot.com.br/

Art. 145 - A Unio, os Estados, o Distrito Federal e os Municpios podero instituir os seguintes tributos: 1 - Sempre que possvel, os impostos tero carter pessoal e sero graduados segundo a capacidade econmica do contribuinte, facultado administrao tributria, especialmente para conferir efetividade a esses objetivos, identificar, respeitados os direitos individuais e nos termos da lei, o patrimnio, os rendimentos e as atividades econmicas do contribuinte. Dica: Cuidado com a pegadinha do 1, art. 145, da Constituio: impostos: a banca trocar por tributos!!! 2 - As taxas no podero ter base de clculo prpria de impostos. A anlise da capacidade contributiva permitir que se identifique os desiguais, sobre os quais dever recair uma tributao desigual. Nessa medida, este postulado acaba sendo o corolrio (consequncia) da Isonomia Tributria, mas no se confunde com esta. Voc usar a mesma alquota para o pobre e o milionrio, o pobre pagar muito mais do que o rico. O dispositivo faz com que pessoas que tenham uma renda maior sejam mais gravosamente tributadas; que produtos considerados essenciais sejam menos gravosamente onerados. Da, a expresso sempre que possvel identificando que tal princpio dever ser realizado de acordo com as possibilidades tcnicas de cada imposto. Antes de estudarmos tais possibilidades, atente-se para o fato de que o Princpio se refere literalmente a impostos. Veja que, segundo a CF, o Princpio para impostos, entretanto, o STF j o estendeu a outras espcies tributrias (taxas, contribuies previdencirias). Vamos, agora, estudar os meios de concretizao do Princpio da Capacidade Contributiva, entre os quais se destacam progressividade, proporcionalidade e seletividade.

Princpio

da

Capacidade

Contributiva

Isonomia

Tributria.

Proporcionalidade/Progressividade/Seletividade. Ajudam a encontrar a igualdade material. Progressividade: tcnica de incidncia de alquotas variveis em razo de bases de clculos que tambm variam. (%) Trs impostos progressivos previstos explicitamente (advrbio) na CF. S:

26
Acesse: http://chenqsehondeymateriaisdeestudo.blogspot.com.br/

1- IR (art. 153, 2, I); 2- IPTU (art. 156, 1, I e II, da CF, EC 29/00); 3- ITR (art. 153, 4, I, EC 42/03).

nico Imposto progressivo no federal: IPTU. IR: quem ganha mais, paga mais (propsito arrecadatrio). IPTU e ITR: (funo social) no meramente arrecadatrio, imposto extrafiscal; Progressividade Extrafiscal. Os trs impostos privilegiam a busca da igualdade/isonomia tratando diferentemente os desiguais. No IR quem ganha mais, paga mais (nico propsito arrecadatrio). No IPTU/ITR buscam efetivar a funo social da propriedade (objetivo-no arrecadatrio) extrafiscalidade aqui a progressividade extrafiscal. nico Imposto progressivo no federal: IPTU. Os outros dois so federais. Enquanto o IR tem uma progressividade fiscal (quem ganha mais, paga mais; quem ganha menos paga menos), h dois impostos cuja progressividade extrafiscal: IPTU e ITR. (Tribunal de Contas) 2 - O imposto previsto no inciso III: I - ser informado pelos critrios da generalidade, da universalidade e da progressividade, na forma da lei; (Dica: Concurso: PFN, ESF: trocou por uniformidade). Quando h o IR, h trs critrios informadores: 1-Generalidade: o IR incidindo sobre todas as pessoas (qualquer pessoa pagar o imposto, bicheiro, prostituta) 2-Universalidade: tinge todas as rendas. (renda do bicheiro, do menor, lembrar da mxima: Non Olet) 3- Progressividade Quanto ao ITR Progressivo, seu objetivo desestimular a manuteno da propriedade rural im

27
Acesse: http://chenqsehondeymateriaisdeestudo.blogspot.com.br/

produtiva (=ausentismo): caiu na Prova de Delegado de Polcia Federal (Cespe). Por fim, o IPTU Progressivo provoca inmeros debates na doutrina e na jurisprudncia. O Art.182, 4, II, da CF sempre estipulou uma progressividade extrafiscal (do tempo), na busca da funo social da propriedade urbana (art. 5, inciso XXII, da CF). 4 - facultado ao Poder Pblico municipal, mediante lei especfica para rea includa no plano diretor, exigir, nos termos da lei federal, do proprietrio do solo urbano no edificado, subutilizado ou no utilizado, que promova seu adequado aproveitamento, sob pena, sucessivamente, de: II - imposto sobre a propriedade predial e territorial urbana progressivo no tempo; 1: sem prejuzo da progressividade no tempo a que se refere o art. 182, 4, inciso II (perguntaro o que mudou com a EC 29.2000)? IIIdo valor do imvel; localizao e uso.

Com a Emenda 29, o IPTU passou a ser tambm progressivo em razo do valor do imvel e ter alquotas diferentes de acordo com localizao e uso do imvel. Nota-se que tais critrios parecem ter trazido um colorido de progressividade fiscal para o IPTU, sem prejuzo da antiga e ainda presente Progressividade Extrafiscal do Imposto.

Quais so os trs impostos progressivos no Brasil? IR, IPTU e ITR PROPORCIONALIDADE: Tcnica de incidncia de alquotas fixas perante bases de clculo que podem variar. Trata-se de tcnica implcita na CF (no ser encontrado dispositivo na CF), porm bastante abrangente quanto ao nmero de impostos proporcionais. Ser proporcional tudo o que no for progressivo (ICMS, IPI, ISS, ITBI, etc). Obs: Com a predominncia destes impostos proporcionais, que incidem sobretudo no consumo de bens, desponta o efeito colateral da Regressividade, fazendo com que aquele que ganha mais acabe sendo menos sacrificado do que aquele que tem menor riqueza. Da se

28
Acesse: http://chenqsehondeymateriaisdeestudo.blogspot.com.br/

falar que o Sistema Tributrio injusto, provocador de Regressividade.

Pergunta da Prova Oral da Magistratura de SP: Carga Tributria: Corresponde relao entre a totalidade de tributos pagos pela sociedade e o PIB (conceito relacional). Assim, se a carga tributria de 40 %, tal ndice indica que 40% de tudo o que se produz no Brasil transformam-se em Tributo, devendo o Estado deste se valer para atender as necessidades coletivas. Nossa carga tributria alta porque no se tem uma contraprestao altura. Muitas vezes, temos que tirar de nosso bolso para atender o que o Estado deveria fazer (Exemplos: Plano se Sade, Cerca Eltrica, Carro Blindado), por esta razo a carga tributria alta porque o Estado no d conta. SELETIVIDADE: Tcnica de incidncia de alquotas que variam na razo inversa da essencialidade do bem. Portanto, quanto mais essencial, menos (menor) o Importo Seletivo. Matemtica: Razo Inversa: quanto mais, menos Razo direta: quanto mais, mais.

Da mesma forma, possvel conceituar a tcnica a partir de uma razo direta de variao de alquotas perante a superfluidade (quanto mais suprfluo mais imposto). Ex: por isso que se gasta muito com os cosmticos (na cabea do legislador quem compra, tem capacidade contributiva). Por fim, a Seletividade tambm se mostra na razo direta da nocividade do bem. (exemplos: bebida e cigarro). Na CF, temos dois impostos seletivos: ICMS art. 155, 2, inciso III da Constituio (o comando traz o verbo poder e alguns concursos chamam isso de seletividade facultativa, mas o professor discorda. Assim: poder: seletividade facultativa. IPI art. 153, 3, inciso I da CF (ser, dever: seletividade obrigatria).

29
Acesse: http://chenqsehondeymateriaisdeestudo.blogspot.com.br/

Tributo prestao...

1.Pecuniria; 2.Compulsria; ( paga-se o tributo de forma obrigatrio, no h voluntariedade, nem facultatividade) 3.Diversa de multa (=que no tem nada a ver com multa) 4.Instituda por lei (Princpio da Legalidade Tributria) 5.Cobrada por lanamento (matria do Intensivo 2). 4-Princpio da Legalidade Tributria; 2- O tributo, sendo compulsrio, no facultativo, voluntrio ou contratual. 5- A cobrana de tributo depende de um ato documental (notificao de dbito, auto de infrao) devendo sempre ser vinculado lei. Tributo no se confunde com a multa (tributo no multa). Um bom conceito de multa pode ser extrado do prprio art. 3: multa prestao pecuniria, compulsria, diversa de tributo, instituda por lei (art. 97, inciso V, do CTN) e ser cobrada por lanamento (art. 142, do CTN)

OBS: o STF j aplicou o Tributrio Princpio que veda o tributo com efeito de confisco multa
aniquiladora ou excessiva, em homenagem ao Direito de Propriedade (art. 5, inciso XXIII, da Constituio) e aos Princpios da Razoabilidade e Proporcionalidade na Tributao aplicao casustica (ADI 1075/DF: de 98 e ADI 551/RJ: de 2002) discutiu-se na escorchante (excessivo, aniquilador). 1-Tributo prestao em moeda (real). Paga-se tambm em cheque (art. 162, do CTN, inciso I).

30
Acesse: http://chenqsehondeymateriaisdeestudo.blogspot.com.br/

No se admite o tributo in natura (feijo, soja, etc) nem mesmo o tributo in labore (com o trabalho no se pode pagar tributo). Por fim, o art. 156, inciso XII do CTN (LC 104/2001) estipulou a Dao em Pagamento para bens imveis no Direito Tributrio, permitindo que, em tese, ocorra o pagamento de tributo pela entrega de um bem imvel.

H vrias teorias que procuram quantificar os tributos no Brasil. Geraldo Ataliba defendia a Teoria Clssica ou Bipartida, dividindo os tributos, ainda que para fins didticos, em duas espcies :tributo no vinculado (imposto), tributo vinculado a uma atividade estatal (taxas). O CTN art 5 e a CF (145) adotaram, por influncia de pensamento prevalecente poca, a Teoria Tripartida (ou Tripartide) ou Ticotmica, segundo a qual os tributos so: impostos, taxas e Contribuies de Melhoria. Todavia, o STF entende que so 5 (cinco) os tributos no Brasil (quem entende que so trs porque um est dentro do outro), todos eles autnomos e adaptando-se plenamente ao art. 3, do CTN. Prof. Sacha Calmon no v como um tributo autnomo. H cinco espcies tributrias: 1- Impostos (art. 145, I, da Constituio); 2- Taxas (art. 145, inciso II, da Constituio); 3- Contribuio de Melhoria (art. 145, inciso III); 4- Emprstimo Compulsrio (art. 148, da Constituio); 5- Contribuies (cuidado: no colocar Contribuies Sociais, pois nem todas so sociais): art. 149.

Art. 148, da Constituio: trata-se de um tributo pouco comum, que por aqui transitou com maior nfase, na dcada de 80 (vieram antes da CF/88). Dois casos:

31
Acesse: http://chenqsehondeymateriaisdeestudo.blogspot.com.br/

1.DL 2.047/83- Ficou conhecido como Emprstimo Calamidade e veio como Adicional de IR. 2.DL 2.088/86- o mais famoso do Brasil, incidiu sobre consumo de combustveis e aquisio de veculos): por isso que ficou famoso como Emprstimo Compulsrio de Combustveis). Veio como Adicional de ICM Tais situaes demonstram que o Emprstimo Compulsrio um tributo finalstico, no sendo relevante o Fato Gerador que lhe dar suporte, porquanto a ele no se aplica o art. 4 do CTN (o Tributo ser definido pelo FG). A doutrina e o STF preferem consider-lo como tributo, tendo um trao caracterstico e distintivo ( o que tem o que os quatro outros no tm: restituibilidade). Restituio: corrigida e em dinheiro (no pode ser em cota- ttulos). Art. 148: Unio (tributo federal) MP, aqui no!! Art. 148, CF: Art. 148 - A Unio, mediante lei complementar, poder instituir Emprstimo Compulsrio: I - para atender a despesas extraordinrias, decorrentes de calamidade pblica, de guerra externa ou sua iminncia;

II - no caso de investimento pblico de carter urgente e de relevante interesse nacional, observado o disposto no Art. 150, III, (b).

Os incisos I e II no indicam Fatos Geradores, mas pressupostos fticos de incidncia ou situaes deflagrantes.

EMPRSTIMO COMPULSRIO: Art.148, incisos I e II, CF: Art. 148 - A Unio, mediante lei complementar, poder instituir Emprstimo Compulsrio: I - para atender a despesas extraordinrias, decorrentes de calamidade pblica, de guerra

32
Acesse: http://chenqsehondeymateriaisdeestudo.blogspot.com.br/

externa ou sua iminncia; II - no caso de investimento pblico de carter urgente e de relevante interesse nacional, observado o disposto no Art. 150, III, (b). Pargrafo nico - A aplicao dos recursos provenientes de emprstimo compulsrio ser vinculada despesa que fundamentou sua instituio. Pergunta: Em situao de calamidade qual o tributo? R: Emprstimo Compulsrio Em caso de Guerra Externa, quais os tributos? Emprstimo Compulsrio (art.148, inciso I) e Imposto Extraordinrio de Guerra (art. 154, inciso II da CF). Art.148 I-despesas extraordinrias (que ser decorrente de uma calamidade ou guerra) Despesas extraordinrias: uma despesa que a Unio venha a ter alm dos seus recursos prprios, convencionais (carter episdico da despesa). Tem que ser provada a inanio estatal. II- trata-se de antecipao de receita. Inciso de difcil configurao; Investimento pblico, de carter de urgncia, relevante interesse nacional. Ex. na doutrina hidreltricas. construo de

II- observado o disposto no art. 150, II, B (=Anterioridade anual, o inciso II deve respeitar a Anterioridade Anual). O inciso I no tem que respeitar a Anterioridade Anual. H duas Anterioridades: Anual e Nonagesimal. O artigo 150, 1: lista de excees. Art 150, 1: art. 148, I e II Princpio da Anterioridade: o art. 150, 1, da CF indica que o inciso I do art. 148 exceo s duas Anterioridades; o inciso II, por sua vez, respeita ambas (isso caiu na prova da Magistratura Federal, 2 Regio)

DICAS EXTRAS:

33
Acesse: http://chenqsehondeymateriaisdeestudo.blogspot.com.br/

Concurso Polcia Federal (caiu na Prova Cespe) Art 15, CTN: Somente a Unio, nos seguintes casos excepcionais, pode instituir emprstimos compulsrios: I - guerra externa, ou sua iminncia; II - calamidade pblica que exija auxlio federal impossvel de atender com os recursos oramentrios disponveis; III - conjuntura que exija a absoro temporria de poder aquisitivo. Pargrafo nico. A lei fixar obrigatoriamente o prazo do emprstimo e as condies de seu resgate, observando, no que for aplicvel, o disposto nesta Lei.

O art. 15, inciso III no foi recepcionado pela CF/88. Assim, inconstitucional o Emprstimo Compulsrio criado em face de conjuntura econmica que exija absoro temporria de Poder Aquisitivo da moeda. Pargrafo nico, do art. 148: (caiu a cpia do artigo): tudo o que arrecada do Emprstimo Compulsrio tem que ser vinculado despesa que o fundamentou. Pargrafo nico - A aplicao dos recursos provenientes de emprstimo compulsrio ser vinculada despesa que fundamentou sua instituio. O comando probe o desvio de finalidade do Emprstimo compulsrio (probe a Tredestinao: matria do Direito Administrativo).

A 1 fase tende a ser cpia do artigo. FATO GERADOR: valorizao imobiliria decorrente de uma obra pblica. Nexo de Causalidade entre: valorizao e obra (uma coisa tem que estar conectada outra). Rol de obras: art. 2 Decreto-Lei 195/67

34
Acesse: http://chenqsehondeymateriaisdeestudo.blogspot.com.br/

E se a obra pblica promover a desvalorizao? A obra pblica deve atender ao interesse da coletividade. No caso de desvalorizao, no se cogita do Tributo. Tributo Bilateral contraprestacional ou sinalagmtico Quem cria? Quem o institui? R: Unio, Estado, Municpio ou DF. Tributo Federal, Estadual ou Municipal (e no caso do DF: Distrital) Obs: Em regra, o tributo municipal (asfaltamento), mas isso no significa que no possa ser Federal ou Estadual). Que lei que cria a Constituio de Melhoria? R: Lei Ordinria Base de Clculo do Tributo Base de Clculo de Imposto, em geral, o valor do bem. Do IPTU (valor venal) Base de Calculo: o quantum de valorizao experimentada pelo imvel (e no o custo da obra, pois se assim fosse estaramos perdidos no caso de obras superfaturadas). Eu me dou bem e o Estado no ser ressarcido? No contexto da base de clculo, prevalece no Brasil o Sistema de Duplo Limite ou misto: Limite individual: parte-se da valorizao individualmente detectada; Limite Total ou Global: respeita-se o teto de valor gasto com a obra. Aps a obra estar finda, uma vez que a obrigao tributria nasce com o fato gerador valorizao). Na lei tributria, dever ser bem demarcada a sujeio passiva (art. 97, inciso III, do CTN), da qual decorre a precisa indicao da zona de influncia (rea dentro da qual ocorrer a irradiao da valorizao). Recapeamento, limpeza, segurana pblica no podem ser custeados pela Contribuio de Melhoria. STF: o recapeamento asfltico no pode ensejar a Contribuio de Melhoria, pois se trata de dever de manuteno da via pblica, remunervel comumente pelos impostos. Dica final: ler o art. 82, incisos I e II do CTN (Procedimento de Cobrana) - peculiar Publicao prvia do edital com relao lei editada: Art. 82, CTN - A lei relativa contribuio de melhoria observar os seguintes requisitos mnimos: I - publicao prvia dos seguintes

35
Acesse: http://chenqsehondeymateriaisdeestudo.blogspot.com.br/

elementos: a) memorial descritivo do projeto; b) oramento do custo da obra; c) determinao da parcela do custo da obra a ser financiada pela contribuio; d) delimitao da zona beneficiada; e) determinao do fator de absoro do benefcio da valorizao para toda a zona ou para cada uma das reas diferenciadas, nela contidas; II - fixao de prazo no inferior a 30 (trinta) dias, para impugnao, pelos interessados, de qualquer dos elementos referidos no inciso anterior; III - regulamentao do processo administrativo de instruo e julgamento da impugnao a que se refere o inciso anterior, sem prejuzo da sua apreciao judicial.

Diferentemente dos outros tributos, a contribuio de melhoria ter a publicao do edital antes da lei tributria, no qual devero ser indicados vrios elementos sobre a obra futura (oramento, zona de influncia, etc). Logo aps, ser aberto o contraditrio aos interessados, que podero impugnar os dados editalcios, antes da publicao da lei, e at mesmo antes do lanamento. Observe que o tributo se mostra bastante transparente, participativo e democrtico, o que, para alguns (Hugo de Brito Machado) a causa de sua rara ocorrncia no dia-a-dia.

Art. 145, inciso II, da Constituio: art. 77 a 79 do CTN). Taxa: Tributo Federal, Estadual ou Municipal. A taxa (assim como a Contribuio de Melhoria) tambm um tributo bilateral, contraprestacional, sinalagmtico. Aplicam-se s taxas e s contribuies de melhoria os princpios constitucionais tributrios. Fato Gerador da Taxa:

36
Acesse: http://chenqsehondeymateriaisdeestudo.blogspot.com.br/

Temos dois tipos de Fato Gerador para as taxas Taxa de Servio ou de Utilizao. Fato Gerador: Servio Pblico. Taxa de Polcia ou de Fiscalizao: Poder de Polcia. Taxa de Polcia (art. 78, CTN): Art. 78, CTN: Art. 78 - Considera-se poder de polcia atividade da administrao pblica que, limitando ou disciplinando direito, interesse ou liberdade, regula a prtica de ato ou absteno de fato, em razo de interesse pblico concernente segurana, higiene, ordem, aos costumes, disciplina da produo e do mercado, ao exerccio de atividades econmicas dependentes de concesso ou autorizao do Poder Pblico, tranqilidade pblica ou ao respeito propriedade e aos direitos individuais ou coletivos. O Poder de Polcia uma ao estatal de fiscalizao que limita direitos e liberdades individuais em prol da coletividade. Atividade de fiscalizao de passaporte: Polcia Federal. (emisso de passaporte). Exemplos: 1- Taxa de Alvar (de Localizao, de Funcionamento); 2- Taxa de Fiscalizao Ambiental. Taxa de Servio Pblico: o servio pblico que enseja a taxa dever possuir dois atributos indispensveis, sob pena de se poderem cobrar outras prestaes pecunirias- tarifas ou impostos so eles:

Servio Pblico Especfico e divisvel: Especfico: um servio prestado em uma unidade autnoma de utilizao, identificando-se o sujeito passivo (servio pblico singular ou ut singuli). Divisvel: o individualizvel. servio quantificvel,

H bons exemplos de servios pblicos que preenchem os requisitos acima, mas acabam estando inseridos no mbito da tarifao. o que se tem denominado pseudo-tributao

37
Acesse: http://chenqsehondeymateriaisdeestudo.blogspot.com.br/

(Roque Antonio Carraza): luz eltrica, gua, esgotos, etc.

Importante: o servio pblico geral (universal ou ut universi) aquele que prestado indistintamente coletividade no pode ensejar taxa no Brasil. Exemplos:

1.Segurana Pblica: taxa, aqui, no! 2.Limpeza Pblica de logradouro (rua, avenida, travessa): varrio, capinao, limpeza de bueiro. Obs: No confunda a taxa de limpeza assim com a taxa de coleta de lixo (de resduos) que pode ser considerada vlida. Smula Vinculante 19: taxa de coleta (que pode); no violar o art. 145, II; ser constitucional. Smula Vinculante 19: taxa de coleta pode; taxa de limpeza nunca pode. Dica: pagamos impostos para o custeio dos servios pblicos gerais. 3. Iluminao Pblica: Smula 670, do STF:

OBS: a EC 39/2002 trouxe o artigo 149-A da Constituio, possibilitando a criao por Lei
Ordinria de um tributo municipal (Municpios e DF) denominado Contribuio para o Servio de Iluminao Pblica (COSIP ou CIP) tal tributo poder ser cobrado na conta de energia eltrica. 4. etc

DICAS FINAIS:
1.Base de Clculo: art. 145, 2 da CF, art. 77, pargrafo nico do CTN. o custo da atuao estatal, no se confundindo com a base de clculo de imposto. Art. 145, Constituio: 2 da

38
Acesse: http://chenqsehondeymateriaisdeestudo.blogspot.com.br/

Art. 145 - A Unio, os Estados, o Distrito Federal e os Municpios podero instituir os seguintes tributos: 2 - As taxas no podero ter base de clculo prpria de impostos. O motivo que a Base de Clculo, tendo funo veritativa (vem de verdade esta palavra), define o Fato Gerador do Tributo, e este, ao prprio tributo. (vide art. 4, do CTN). A taxa, como um tributo, no se confunde com a tarifa (espcie de preo pblico), uma figura no tributria. A tarifa ... - no tributo (MP/BA, penltimo concurso) no compulsria no depende de lei, mas de contrato - no se lhe aplicam os Princpios Tributrios receita originria (Direito Financeiro) Exemplos: tarifa de nibus, zona azul. Obs: o pedgio j foi considerado uma taxa pelo STF em determinado caso especfico, mas difcil enquadr-lo nessa modalidade olhando para o Sistema de Pedgios atual no Brasil. (prova do TRF da 4 regio, 1 fase).

Os impostos podero ser criados por Lei Ordinria (maioria) ou LC (Lei Complementar): imposto sobre grandes fortunas, art. 153, inciso VII, da Constituio, impostos residuais (art. 154, inciso I, da Constituio).
Federais: art. 153, da CF - Unio. Estaduais: art. 155, da CF - Estados e DF Municipais: art. 156, da CF -

Municpios DF

39
Acesse: http://chenqsehondeymateriaisdeestudo.blogspot.com.br/

DF: Estaduais e Municipais (Art. 155, caput e art. 147, parte final da Constituio): competncia tributria cumulativa ou mltipla.

40
Acesse: http://chenqsehondeymateriaisdeestudo.blogspot.com.br/

Anda mungkin juga menyukai