Anda di halaman 1dari 3

Exmo. Sr. Juiz de Belo Horizonte, MG.

Direito

da

55

Vara

Cvel

da

Comarca

de

Autos n 000.00.0000.000.0

RUFOS., j qualificado nos autos da ao em que contende com RUFINO, vem perante Vossa Excelncia, por seu procurador ao final assinado, apresentar sua CONTESTAO, pelos fatos e fundamentos que passa a expor.

I Preliminares: I.I Da extino do processo sem resoluo do mrito por ausncia de procurao. Na presente ao, o autor demanda em causa prpria, inteligncia do art. 36 do Cdigo de Processo Civil. Porm, o autor encontra-se suspenso dos quadros da Ordem dos Advogados do Brasil e, mesmo aps ter sido intimado para regularizar sua situao, no o fez. Nos termos do art. 133 da Constituio da Repblica, o advogado indispensvel administrao da justia. Assim, para postular em juzo imprescindvel que a parte tenha a habilitao de advogado, ou seja, que ostente o ttulo de bacharel em Direito e encontre-se inscrito na OAB, sendo por conseguinte inexistente o ato praticado por quem no tenha habilitao de advogado ou esteja suspenso do quadro de advogados da OAB. Para que o processo possa existir necessrio que ele preencha alguns requisitos, que so os pressupostos de constituio e existncia do Processo. So eles: (i) a petio inicial; (ii) que a mesma seja dirigida a um rgo jurisdicional; (iii) citao; e (iv) capacidade postulatria. Se o advogado no se encontra regularmente inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil restar ausente no processo o requisito da capacidade postulatria. Portanto, como o autor no regularizou sua representao constituindo outro advogado regularmente inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil, no foram cumpridos os pressupostos de validade do processo, devendo, por conseguinte, ser extinto sem resoluo do mrito.

I.II Da extino do processo sem resoluo do mrito por carncia de ao por falta de interesse de agir. Durante a narrativa dos fatos, alega o autor que a dvida por ele cobrada foi firmada com base em uma aposta realizada com o ru durante uma rinha (briga de galo). Com efeito, as dvidas de jogo e aposta so inexigveis, ressaltando a incongruncia de quase todos os sistemas jurdicos, que tratam o jogo e a aposta como contratos, mas, no entanto, negam-lhes os efeitos (art. 814, Cdigo Civil Brasileiro). Diz-se que est presente o interesse de agir quando o autor tem a necessidade de se valer da via processual para alcanar o bem da vida pretendido, interesse esse que est sendo resistido pela parte ex adversa, bem como quando a via processual lhe traga utilidade real, ou seja, a possibilidade de que a obteno da tutela pretendida melhore na sua condio jurdica. Por estar o autor fundamentando seu pedido em fatos que no ensejam a exigibilidade do direito cujo qual o autor alega na inicial, haja vista a inexigibilidade da dvida oriunda da aposta firmada com o ru, no h que se falar em interesse de agir por parte do autor, devendo, por conseguinte, ser o processo extinto sem resoluo do mrito.

II Do mrito: Efetivamente, o ru firmou a referida aposta com o autor durante a rinha no valor de R$ 2.000,00, conforme alegado. A aposta consiste no contrato por meio do qual duas ou mais pessoas, cujas opinies acerca de qualquer assunto sejam divergentes, obrigam-se entre si, a pagar determinada quantia quela cujo posicionamento mostrou-se verdico, em face de um evento incerto. Ainda que o autor tenha obtido xito com a aposta, tornando a dvida lquida e certa, ela no exigvel por expressa imposio legal, no restando o ru obrigado ao cumprimento do acertado.

III Concluso: Pelo exposto, requer o ru sejam acolhidas as preliminares, e caso superadas, que o pedido constante da inicial seja julgado improcedente, condenando o autor no nus da sucumbncia. Por fim, requer o ru provar o alegado por todos os meios em direito admitidos. P. deferimento Data e assinatura do advogado.

Anda mungkin juga menyukai