Anda di halaman 1dari 2

Cap tulo 1

TECNICAS E FERRAMENTAS DE AUX ILIO POR COMPUTADOR


1.1 CAE - Engenharia Auxiliada por Computador

A CAE (Engenharia Auxiliada por Computador) pode englobar CAD (Computer Aided Design, programa c ao CN (Comando num erico), projeto de ferramentas e xa c ao, planejamento do controle de qualidade e planejamento do processo. Essa u ltima area conecta CAD e CAM, e quando automatizada e chamada Computer Aided Process Planning (CAPP).

FEA (An alise por Elementos Finitos)

A teoria de an alise por elementos nitos considera que um objeto de forma irregular pode ser subdividido em elementos nitos menores. Cada elemento pode, ent ao, ser tratado por uma f ormula de tens ao, e o efeito agregado e a soma dos efeitos de todos os elentos nitos na pe ca. Ao entrar em um programa padr ao de FEA, ao usu ario e pedido para denir a geometria do objeto ou l e-la em um arquivo. Alguns sistemas integrados, tais como I-DEAS da SDRC, Inc. (Milford, Ohio), unem m odulos para modelar o objeto e FEA de tal maneira que o usu ario n ao tem que redenir a geometria especicamente para a an alise. Como exemplo, tome-se o componente apresentado na FIG.1.1. No caso da engrenagem representada, primeiramente o usu ario, ou o software, se tal software existir, deve inserir a representa c ao de sua geometria (importando de uma ferramenta CAD, ou gerando no pr oprio sistema de an alise). Uma vez inserido o componente, faz-se necess ario subdivid -lo elementos nitos. Esta subdivis ao e representada gracamente pela aplica c ao de uma malha que representa tais elementos, cujo somat orio de sua geometria levar ` a deni c ao da geometria da engrenagem. Certas restri c oes aplicam-se ao n umero e tipo de elementos escolhidos. Por exemplo, elementos tridimensionais trabalham melhor se forem elementos de forma ou tetrah edricos ou hexah edricos. Al em disso, os elementos mais precisos t em um aspecto de propor c ao entre suas dimens oes. 1

CAP ITULO 1. TECNICAS E FERRAMENTAS DE AUX ILIO POR COMPUTADOR

Figura 1.1: Exemplo de componente a ser analisado pelo M etodo dos Elementos Finitos Condi c oes de contorno devem ser aplicadas aos pontos da engrenagem que suportam os carregamentos no momento de sua aplica c ao. Condi c oes de contorno usualmente s ao denidas como restri c oes, ou libera c oes inerentes ao componente analisado. Com exemplo poder amos aplicar a carga no eixo da engrenagem (simulando o engrenamento de um conjunto de transmiss ao) e informar que nos pontos de apoio dos eixos n ao seria poss vel transla c ao na dire c ao do eixo x, o mesmo ocorrendo para os eixos y e z , rota c ao em torno de y e z , por em, permitir o giro em torno de x. Informando que ocorre resist encia ao movimento, causada pela transfer encia da resist encia oferecida pela engrenagem motriz, pode-se calcular quais as solicita c oes existentes no componente. Para obterem-se os resultados, as for cas ser ao especicadas em termos dos pontos de n o (n o = interse c ao de duas ou mais arestas de um mesmo elemento, ou de elementos diferentes) e vetores de orienta c ao indicando a dire c ao da for ca. O m odulo FEA usa as deni c oes do elemento e as condi c oes de contorno para calcular as tens oes aplicadas a cada n o ma malha de elemento nito e tamb em para encontrar a deforma c ao ou deslocamento dos pontos que comp oem o elemento analisado. esse dado de solicita E c ao que o projetista pode usar para determinar se o projeto ir a trabalhar satisfatoriamente. Se as tens oes no material forem muito altas, ou a pe ca deve ser produzida mais robusta ou o material deve ser mudado para um com maiores tens oes admiss veis. A an alise por elementos nitos e uma das t ecnicas mais comumente usadas em an alise em CAE. Uma imagem colorida pode ser gerada pelo c alculo das tens oes em todos os n os dos elementos ou v ertices, especicando a cada tens ao uma cor no espectro e interpolando as tens oes (e cores) ao longo das arestas do pol gono e atrav es das faces do pol gono.

Anda mungkin juga menyukai