Anda di halaman 1dari 17

Aula

A DINMICA DO ESCOAMENTO FLUVIAL E O TRANSPORTE DE SEDIMENTOS


META
Apresentar a dinmica do escoamento uvial e os mecanismos de transporte de sedimentos.

OBJETIVOS
Ao nal desta aula, o aluno dever: caracterizar os tipos de uxo e a sua velocidade no canal de escoamento; explicar os tipos de resistncia que ocorreram nos canais abertos; conceituar os processos de eroso e o transporte de sedimentos realizado pelos rios.

Imagem de um vdeo que demonstra o transporte de sedimentos em um rio. O vdeo pode ser visto atravs do link: (Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=B6p5jXDhDvI). (Fonte: http://www.youtube.com)

Geomorfologia Fluvial e Hidrograa

INTRODUO
O conhecimento das caractersticas uviais importante no somente no que concerne aos recursos hdricos, tanto do ponto de vista da hidrulica e do controle da eroso, como tambm do ponto de vista sedimentolgico, geomorfolgico e do planejamento regional. Numa perspectiva geomorfolgica, a dinmica do escoamento importante pela atuao exercida pela gua sobre os sedimentos do leito uvial, no transporte dos sedimentos,nos mecanismos deposicionais e na esculturao da topograa do leito (CHRISTOFOLETTI, 1980). Para analisar o trabalho realizado por um rio, deve-se conhecer a sua energia, tanto na forma potencial como cintica. Nas cabeceiras, a energia potencial transforma-se parcialmente em energia cintica, que modela o leito e vence a resistncia ao uxo exercida pela fora de frico que tende a separar pelculas de gua. Ao longo do rio, as velocidades de uxo sofrem modicaes decorrentes da resistncia exercida pelo leito e margens e, em menor proporo, pela interface gua ar. Essa fora de frico tambm atua na superfcie de contato entre duas camadas de gua que escoam com velocidades diferentes. A energia potencial convertida, no uxo, em energia cintica que, por sua vez, grandemente dissipada em calor e frico. Estima-se que a maior parte da energia de um rio consumida em calor (95%). O restante, excluda a energia gasta na frico, empregado no trabalho, e a energia disponvel pode ser aumentada se a frico for diminuda pela suavizao, retilinizao ou reduo do permetro mido do curso de gua.

Energia potencial se transformando parcialmente em energia cintica, modelando o leito do rio. (Fonte: http://mongabay.com)

30

A dinmica do escoamento uvial e o transporte de sedimentos

Aula

COMO A GUA DOS RIOS ESCOA?


Os arroios e rios levam de volta para o mar grande parte do volume da gua da chuva que se precipita nos continentes, como tambm grande parte dos sedimentos produzidos pela eroso da superfcie. Como ocorre esse movimento? Iniciaremos pelo exame do escoamento da gua por meio de correntes e de como esse movimento permite que os rios transportem vrios tipos de sedimentos. A gua de todos os rios, grandes e pequenos, move-se de acordo com certas caractersticas bsicas da dinmica de uidos. Em canais abertos, podem ser encontrados vrios tipos de movimento de uidos, destacando-se os uxos laminares e os turbulentos, cujas caractersticas variam em funo de certos parmetros adimensionais (Figura 2.1).

Figura 2.1 No diagrama da esquerda, tem-se as reas de uxos laminar e turbulento em um canal uvial. Nos diagramas da direita, esto representadas as linhas de uxo, em cada caso, desviadas por um corpo cilndrico (adaptado de Rubey, 1937). (Fonte: Suguio, 2003).

1. Fluxo laminar este tipo de uxo, ocorre quando as camadas de uidos deslizam umas sobre as outras, sem que se verique mistura entre elas. A velocidade de uxo relativamente lenta, e cada partcula do uido se move ao longo de seu caminho especco, com velocidade uniforme. Nesse tipo de regime, as linhas de uxo envolvem suavemente as irregularidades do leito uvial e os objetos encontrados em seu caminho, sem formar redemoinhos e correntes turbilhonares durante a sua passagem (Figura 2.2).

31

Geomorfologia Fluvial e Hidrograa

Figura 2.2 Fluxo laminar. (Fonte: Press, et al., 2006).

Figura 2.3 Fluxo turbulento. (Fonte: Press et al., 2006).

Com o aumento de velocidade da gua e/ou profundidade da corrente, determinados valores crticos podem ser atingidos e conduzem ao uxo turbulento. 2. Fluxo turbulento originado quando, atravs das linhas de uxo, vericam-se utuaes de velocidades que excedem um valor crtico (Figura 2.3). Essas utuaes so causadas por redemoinhos produzidos quando a gua passa por obstculos ou irregularidades de contornos rugosos existentes no fundo. Uma partcula em suspenso numa corrente turbulenta, no segue uma trajetria uniforme e suave, mas move-se para cima e para baixo, de um lado para outro e mesmo para montante. Os fatores que afetam a velocidade crtica, permitindo que o uxo laminar torne-se turbulento, so: viscosidade uma medida de resistncia ao movimento de um uido. Quanto mais viscoso (espesso) for o uido, maior ser a sua resistncia ao uxo e maior tendncia ao uxo laminar. Se o aquecimento for suciente a viscosidade pode diminuir at passar de uxo laminar para turbulento. profundidade um rio pode mostrar uxo laminar ao longo de suas bordas, onde a gua rasa e se move lentamente. rugosidade da superfcie do canal a frico ou resistncia ao uxo aumenta de modo considervel e a fora de cisalhamento cresce.

32

A dinmica do escoamento uvial e o transporte de sedimentos

Aula

A distino entre uxos laminar e turbulento realizada atraves da aplicao do nmero de Reynold.

Rn = VRp
onde Rn, nmero de Reynold, V, velocidade, R, raio hidrulico, p, densidade, , viscosidade O raio hidrulico (R) resulta da diviso da rea transversal do canal pelo permetro mido. A densidade (p) a quantidade de massa por unidade de volume e a viscosidade ( ) a propriedade dos uidos de oferecer resistncia s deformaes. O grau de turbulncia pode ser diretamente descrito pelo nmero de Reynold, sendo xados os seguintes limites para os uxos: menor que 500 = uxo laminar; entre 500 e 2.500 = ocorre tanto o laminar como o turbulento; maior que 2.500 = uxo turbulento O uxo em rio turbulento pode ser classicado em duas categorias: a) turbulento corrente, que o comumente encontrado nos cursos uviais; b) turbulento encachoeirado, que ocorre nos trechos de velocidades mais elevadas como nas cachoeiras e corredeiras, com aumento na intensidade da eroso (Figura 2.4). Para determinar se o uxo corrente ou encachoeirado aplica-se o nmero de Froude Figura 2.4 Fluxo turbulento encachoeirado. Chapada Diamantina (BA). (F), cuja frmula :
(Fonte: Arquivo da autora).

33

Geomorfologia Fluvial e Hidrograa

F=

onde V = velocidade mdia g = fora de gravidade D = profundidade da gua Se o nmero de Froude (F) menor que 1, o rio est no regime de uxo tranqilo, corrente e se for maior que 1, o rio est no regime de uxo rpido, encachoeirado. A profundidade e a velocidade so os elementos principais que determinam o estado do regime turbulento. Quando o uxo de um curso uvial se modica do corrente para o encachoeirado, a velocidade aumenta consideravelmente e ocorre um abaixamento do nvel supercial da gua. Quando a velocidade diminui, ocorre a passagem do uxo encachoeirado para o corrente e elevao do nvel supercial da gua. A velocidade das guas de um rio depende de declividade, do volume das guas, da forma da seco, do coeciente de rugosidade e da viscosidade da gua O raio hidrulico corresponde ao quociente da rea da seco transversal molhada dividido pelo permetro molhado. Rh = rea molhada permetro molhado

VELOCIDADE E SUA DISTRIBUIO NO CANAL


A distribuio da velocidade de uxo e da turbulncia em canais uviais importante na denio dos processos deposicionais e erosivos das correntes e, conseqentemente, nos tipos das fcies sedimentares resultantes. Durante as baixas velocidades (poucos milmetros por segundo) a gua transporta por uxo laminar partculas muito nas. No uxo turbulento, a capacidade de transporte bem maior, transportando partculas maiores. A velocidade mxima com que a gua pode uir de aproximadamente 80 km/h. Acima desta velocidade toda energia consumida na criao de turbulncia, nada restando para acelerao do movimento. No uxo turbulento, as variaes das velocidades em torno dos valores mdios so rpidas, aumentando com pulsaes dos movimentos das guas e propiciando o aparecimento de redemoinhos e outros tipos de movimentos (SUGUIO e BIGARELLA, 1990). A distribuio da velocidade das guas de um rio varia de um lugar a outro, no sentido vertical, transversal e longitudinal. De modo geral, a

34

A dinmica do escoamento uvial e o transporte de sedimentos

Aula

velocidade da gua num rio diminui da superfcie para o fundo e do centro para as margens. O perl de distribuio das velocidades, na vertical, mostra que a velocidade mdia se localiza aproximadamente a 0,6 da profundidade, a contar da superfcie, podendo ser melhor determinada atravs da mdia das velocidades obtidas a 0,2 e 0,8 da profundidade. A forma da curva de distribuio das velocidades depende da rugosidade do leito do canal e, devido s foras de cisalhamento, as velocidades mnimas esto prximas do leito, enquanto a mxima situa-se nas proximidades da superfcie. No perl transversal, o setor de maior velocidade localiza-se abaixo do nvel supercial, enquanto a de menor situa-se prxima s paredes laterais e ao fundo. As velocidades variam, em sua distribuio, conforme a forma e a sinuosidade dos canais (Figura 2.5). Nos canais simtricos a velocidade mxima da gua est abaixo da superfcie e centralizada (Figura 2.6). A partir do centro, lateralmente, esto dispostos setores de velocidades moderadas mas de alta turbulncia. Nas partes prximas paredes e ao fundo, o uxo apresenta baixas velocidades. J nos canais assimtricos, a zona de mxima velocidade desloca-se do centro para o lado de guas mais profundas, enquanto os setores de mxima turbulncia elevam-se do lado mais raso e diminuindo no lado mais profundo. Isso explica o deslocamento lateral que se verica na distribuio das velocidades nos canais meandrantes (Figura 2.7).

Figura 2.5 Esquema mostrando a distribuio da velocidade das guas, conforme a seo transversal, em canais de formas diferentes (velocidade em cm/s). (Fonte: Christofoletti, 1980). Figura 2.6 Grcos transversais assinalando a distribuio das zonas de velocidade e turbulncias mximas, em canais simtricos (A) e dissimtricos (B). (Fonte: Christofoletti, 1980).

35

Geomorfologia Fluvial e Hidrograa

Figura 2.7 Variaes das velocidades de uxo das guas em diferentes sees de um trecho de canal uvial. Fonte: Suguio, 2003.

A velocidade de uxo tambm est condicionada ao gradiente hidrulico (declividade do rio), profundidade da gua e a rugosidade do leito. Assim, ela varia de uma seo a outra e em diferentes partes de uma nica seo transversal.

GASTO DE ENERGIA NOS CANAIS NATURAIS


A turbulncia e a velocidade das guas esto intimamente relacionadas com o trabalho que o rio executa, isto , eroso, transporte (matria e energia) e deposio dos detritos. Na execuo desse trabalho, a dimenso longitudinal tem como referencial fsico a extenso da nascente foz com gasto contnuo de energia ao longo do canal. O transporte de gua est relacionado ao aspecto fsico da bacia hidrogrca, sendo possibilitado pela fora gravitacional. A gua tende a drenar de uma regio de maior altitude para uma de menor altitude o que, combinado com o relevo, molda a bacia de drenagem. Diversos elementos causam resistncia ao uxo e promovem a perda de energia, destacando-se a rugosidade da superfcie limitante e reas discretas de dissipao de energia nas curvas, junes ou protuberncias dos canais de escoamento. Os tipos de resistncia observados nos canais abertos podem ser classicados segundo Leopold, Wolman e Miller (1964), citado por Christofoletti (1981) em:

36

A dinmica do escoamento uvial e o transporte de sedimentos

Aula

a) Resistncia pelicular depende da forma e tamanho da seo transversal, do quadrado da velocidade e da rugosidade da superfcie delimitante. Nos canais naturais essa resistncia muito inuenciada pelo tamanho e pelas caractersticas do material do leito e das margens do canal. b) Resistncia das distores internas causada pelas protuberncias e salincias discretas que promovem turbulncia e circulao secundria, sendo representada nos cursos uviais pelas barras, soleiras, curvas, mataces, ondulaes do leito (dunas) e protuberncias das margens (Figura 2.8).

Figura 2.8 Diferentes formas de leito em fundos incoesivos (arenosos) e suas relaes com as granulometrias para diferentes regimes de uxo. (Fonte: Suguio, 2003).

c) Resistncia difusa a energia dissipada por turbulncia e ondas locais quando sbita reduo da velocidade forosamente imposta sobre o uxo. A queda de blocos das margens sobre o canal e as curvas fechadas dos canais so exemplos causadores desse tipo de resistncia. Onde as curvas so fechadas a resistncia oferecida pela curvatura pode ser duplicada em relao resistncia pelicular.

AS CARGAS FLUVIAIS E O MOVIMENTO DOS SEDIMENTOS, EROSO E TRANSPORTE


Parte das guas, que no infiltrada no solo e nem evaporada para a atmosfera, sofre escoamento em funo da gravidade. Inicialmente a gua corre em finos filetes, que progressivamente aumentam

37

Geomorfologia Fluvial e Hidrograa

de volume, desenvolvendo finalmente os crregos at os rios de grandes dimenses. No que tange ao trabalho realizado pelos rios, necessrio distinguir os processos de eroso e a mecnica do transporte uvial. A eroso uvial realizada atravs dos processos de corroso, corraso e cavitao. A corroso compreende todo e qualquer processo de reao qumica que se verica entre a gua e as rochas que esto em contato. A corraso ou abraso o desgaste pelo atrito mecnico, geralmente atravs do impacto das partculas carregadas pelas guas. A evorso representa um tipo especial de corraso originada pelo movimento turbilhonar das guas sobre as rochas do leito. Depresses de vrios tamanhos podem ser escavadas, em geral, de forma circular, tais como as marmitas ou caldeires (Figura 2.9). A cavitao ocorre somente sob condies de velocidades da gua, quando as variaes de presso sobre as paredes do canal uvial facilitam a fragFigura 2.9 Marmitas no leito rochoso do arroio McDonald, Parque mentao das rochas. Os canais aumenNacional do Glaciar, Montana (EUA). tam os seus comprimentos por eroso (Fonte: Press, et al., 2006). remontante ou regressiva, desde que haja suciente rea abastecedora para alimentar as cabeceiras. Resulta, geralmente, de solapamento da base, sobretudo, onde a superfcie protegida por uma camada resistente, solo ou vegetao (Figura 2.10). A eroso do subsolo pode ser causada por percolao de gua subterrnea, que remove o material no subjacente, formando tneis. O alargamento dos canais uviais pode ocorrer de vrias maneiras, como por corraso lateral efetuada pelo rio na base das vertentes, durante as Figura 2.10 Eroso regressiva no rio Iguau (Brasil).
(Fonte: Press, et al., 2006).

38

A dinmica do escoamento uvial e o transporte de sedimentos

Aula

enchentes, em ntima conexo com os processos morfogenticos sobre as vertentes (meteorizao e os movimentos de massa do regolito) e o escoamento pluvial sobre as encostas com a formao de sulcos e ravinas. Os rios variam de acordo com sua capacidade de erodir e transportar os gros de areia e outros sedimentos. Os uxos laminares da gua podem levantar e carregar somente as partculas mais leves, de tamanho argila. Os uxos turbulentos, dependendo de suas velocidades, podem mover partculas que variam desde o tamanho argila at seixo e calhau. A aptido que um uxo tem de carregar material de um determinado tamanho a sua competncia e a carga sedimentar total que o uxo transporta a sua capacidade. A velocidade e o volume de um uxo afetam a competncia e a capacidade de um rio. O rio Mississipi, por exemplo, ui com uma velocidade moderada na maior parte do seu percurso e carrega somente partculas nas e mdias (argila e areia), porm possui grande capacidade. Em contraposio, um pequeno rio uindo rapidamente na escarpa de uma regio montanhosa pode carregar at mataces, mas somente numa pequena quantidade (PRESS et al., 2006). Na mecnica do transporte fluvial pode-se distinguir trs tipos de carga a dissolvida, em suspenso e do leito do rio que fornecem a imagem da intensidade erosiva na bacia hidrogrca. Os processos atuantes no transporte esto esquematizados na Figura 2.11, podendo-se verificar que a carga total de sedimentos composta por materiais fornecidos pelos processos qumicos, processos pluviais (englobando todos os processos ligados a morfognese pluvial que atuam sobre as vertentes) e movimentos de massa no regolito. O modo e a natureza do transporte de sedimentos de grande importncia para a composio e estrutura Figura 2.11 Os processos atuantes no transporte de sedimentos. dos depsitos aluviais. (Fonte: Christofoletti, 1981).

CARGA DISSOLVIDA
Os constituintes intemperizados das rochas que so transportados em soluo qumica compem a carga dissolvida dos cursos de gua. A composio qumica das guas dos rios determinada por vrios fatores tais como o clima, a geologia, a topograa, a vegetao e a durao temporal

39

Geomorfologia Fluvial e Hidrograa

gasta para o escoamento (supercial ou subterrneo) atingir o canal. A carga dissolvida transportada na mesma velocidade da gua e a deposio desse material s se processa quando houver, por exemplo, a saturao por evaporao. Alm das fontes terrestres, tambm h contribuio proveniente da atmosfera. A Figura 2.12 oferece as diversas fontes naturais de sais dissolvidos para os cursos de gua, podendo-se distinguir os componentes denudacionais e no-denudacionais.

Figura 2.12 Principais fontes naturais de sais dissolvidos para carga total em soluo dos cursos de gua, compreendendo os componentes denudacionais e os no-denudacionais. (Fonte: Christofoletti, 1981).

Os componentes denudacionais esto relacionados com os processos de meteorizao, constituindo os responsveis pelas taxas de denudao qumica das reas continentais. Os no-denudacionais contribuem para a carga dissolvida total dos rios, mas so oriundos de emanaes vulcnicas, gases atmosfricos, os sais da atmosfera e a matria orgnica dos solos que, em grande parte, resulta de produtos combustveis originados pela fotossntese. Nas pocas chuvosas, quando h abastecimento acentuado do escoamento supercial, ocorre diminuio da concentrao de sais dissolvidos por unidade de volume. J nas pocas secas, quando o abastecimento uvial mantido pela contribuio subterrnea, representando o uxo de base ou de vazante, a concentrao de sais dissolvidos torna-se mais elevada. Assim,

40

A dinmica do escoamento uvial e o transporte de sedimentos

Aula

as relaes entre a concentrao de slidos dissolvidos e o dbito geralmente so de forma inversa, devido ao efeito de diluio, pois o aumento do dbito est relacionado com a contribuio crescente do escoamento supercial, que possui contedo dissolvido menor que o uxo de base por unidade de volume.

CARGA POR SUSPENSO


As partculas de granulometria reduzida (silte e argila) conservam-se em suspenso pelo uxo turbulento. Esses sedimentos so transportados na mesma velocidade da gua, enquanto a turbulncia for suciente para mant-los. Quando essa atingir o limite crtico, as partculas so decantadas. Essa deposio pode ocorrer em trechos de guas muito calmas ou nos lagos. O rio So Loureno, na divisa entre o Canad e os Estados Unidos, praticamente no transporta material em suspenso porque os Grandes Lagos atuam como bacias de decantao para os detritos slidos transportados de montante. A propriedade fundamental durante o transporte e deposio de uma partcula no meio uido a sua velocidade de decantao, que depende de fatores inerentes partcula em decantao como tamanho, forma, peso especco e ao meio uido, como viscosidade, peso especco, etc. Durante a decantao em meio uido, as partculas obedecem lei de Stokes (TUREKIAN, 1977, p. 42).
Para partculas esfricas de diferentes tamanhos e mesma densidade, em queda atravs de um meio uido, a velocidade proporcional ao quadrado de seus raios. Assim sendo, particulas maiores se assentaro no fundo de uma coluna de gua ou ar, mais rapidamente que as menores. Contudo, devem ser feitas correes, se as partculas tiverem formatos variados, pois a resistncia ser maior para as partculas achatadas, em forma de placa, do que para as partculas esfricas. Na gua, partculas com dimetro superior a 25 mcrons obedecem as leis mais complicadas do que a lei de Stokes, como resultado da crescente resistncia do uido s partculas, devido ao impacto com a gua enquanto descem.

A Lei de Stokes vlida para partculas com raio menor que 100 mcrons (< 0,1 mm). Para partculas com tamanhos menores que este, introduzida uma modicao (Equao de Oseen), para considerar o comportamento no laminar do uido, devido ao impacto da partcula. A velocidade com que partculas de vrios pesos, em suspenso na corrente, depositam-se at o fundo chamada de velocidade de decantao. Pequenos gros de silte e argila so facilmente levantados pela corrente, de modo que tendem a permanecer em suspenso. A velocidade de decantao de partculas grandes, tais como de areia mdia e grossa, muito mais

41

Geomorfologia Fluvial e Hidrograa

rpida, entretanto, a sua maioria ca suspensa na corrente somente por um pequeno intervalo de tempo, antes de se depositar.

CARGA DO LEITO
A carga do leito do rio composta por partculas de granulometria maior, como as areias e cascalhos, que so transportadas atravs da saltao, deslizamento ou rolamento na sua superfcie (Figura 2.13). Devido ao volume e densidade das partculas, a velocidade da carga do leito muito mais lenta que a do uxo.

Figura 2.13 Transporte de partculas como carga de fundo, com o material deslizando e rolando sobre o leito; e como carga de suspenso, com o material sendo suspenso no prprio uxo de forma temporria ou permanente. (Fonte: Press, et al., 2006).

Transporte por saltao uma forma de transporte na qual as partculas avanam ao longo do leito uvial, atravs de uma srie de saltos curtos. O movimento por saltao pode ser considerado como fase intermediria entre o transporte por trao e por suspenso. As partculas que no sejam sucientemente grandes para manter-se sobre o leito, sofrendo trao, nem sucientemente pequenas para serem arrastadas em suspenso, podem ser momentaneamente soerguidas, movendo-se para diante em uma srie de saltos e avanos sucessivos. Consiste na manuteno temporria do gro em suspenso, em trajetria aproximadamente elptica, entre seu desprendimento inicial e o impacto na interface uido/sedimento ou entre dois impactos sucessivos. Na gua, o soerguimento mais efetivo para partculas cujos dimetros oscilam entre 62 e 500 mcrons. As partculas em saltao localizam-se nas

42

A dinmica do escoamento uvial e o transporte de sedimentos

Aula

proximidades do leito, formando uma camada como se fosse uma zona acima do leito. A coliso interpartculas mantm a densidade dessa camada, que funciona como transicional entre a carga do leito, sempre em contato com o fundo, e as partculas transportadas em suspenso. Transporte por arraste e rolamento o movimento dos gros no leito do rio por arraste e rolamento denominado trao. O arraste ou rastejamento o deslocamento do gro subparalelo e rente interface sedimento/uido, em contato duradouro ou trangencial com esta interface. O rolamento a rotao do gro em torno de um eixo, por sobre outros gros da interface. facilitado pelas formas esfricas e principalmente pelas cilndricas e pelo tamanho relativo do gro (GIANNINI e MELO, 2009). Assim, uxos turbulentos transportam sedimentos em suspenso (argilas), saltao (areias) e rolamento e arraste no leito (areia e cascalho). So necessrias correntes de alta velocidade para colocar em suspenso os gros mais nos. Isso ocorre porque mais fcil para o uxo levantar do leito partculas no-coesivas (que no se colam entre si). Nas partculas mais nas as correntes suaves, com cerca de 20 cm/s, podem mant-las em suspenso e transport-las como sedimentos. A deposio da carga detrtica carregada pelos rios ocorre quando h diminuio da competncia ou da capacidade uvial, que pode ser causada pela reduo da declividade e do volume ou pelo aumento do calibre da carga detrtica. Entre as vrias formas originadas pela sedimentao uvial destacam-se as plancies de inundao, os deltas, os cones de dejeo ou aluviais, as playas e bayadas, as restingas uviais e outras.

CONCLUSO
Prezados alunos, podemos concluir que qualquer uido pode mover-se em uxo laminar ou turbulento dependendo, sobretudo, de sua velocidade e viscosidade. A turbulncia, que caracteriza a maioria dos rios, responsvel pelo transporte de sedimentos em suspenso, saltao e trao, ao longo do leito. A velocidade e o volume de um uxo afetam a competncia e a capacidade de um rio. A gua de escoamento erode a rocha dura atravs dos processos de corroso, corraso e cavitao. O transporte e a deposio de sedimentos esto associados a fatores geomorfolgicos e geolgicos da bacia de drenagem. Em geral, a carga de sedimentos tende a aumentar medida que se aproxima da foz e a deposio favorecida por um relevo de menor declividade, como uma plancie de inundao ou vrzea, que se constitui na forma mais comum de sedimentao uvial, encontrada nos rios de todas as grandezas. O rio funciona como um integrador entre as paisagens que ocorrem a jusante de um ponto, geralmente so o resultado dos fenmenos de montante.
43

Geomorfologia Fluvial e Hidrograa

RESUMO
Os estudos realizados sobre a dinmica do escoamento uvial, numa perspectiva geomorfolgica, mostra a importncia do trabalho realizado pelo rio, em canais abertos, onde ocorrem os uxos laminares e turbulentos. A distribuio da velocidade de uxo e da turbulncia tridimensional, isto , possuem componentes no sentido vertical, transversal e longitudinal que se modicam ao longo do tempo, o que demonstra a necessidade da viso holstica para compreenso do funcionamento do sistema hidrogrco. A eroso uvial realizada atravs dos processos de corroso, corraso e cavitao e na mecnica do transporte uvial pode-se distinguir a carga dissolvida, em suspenso e do leito do rio, que fornecem a intensidade erosiva da bacia hidrogrca, podendo-se distinguir os componentes denudacionais e no-denudacionais como fontes naturais de sais dissolvidos.

AUTOAVALIAO
1. Como a velocidade determina se um dado uxo laminar ou turbulento? 2. Como o tamanho de uma partcula sedimentar afeta a sua velocidade de decantao segundo a lei de Stokes? 3. Em que se diferenciam as cargas dissolvidas e as do leito de um rio? 4. Caracterize os tipos de resistncia que ocorrem nos canais uviais? Voc j teve oportunidade de observ-los no rio que banha a sua cidade natal? 5. Analise as alteraes na dinmica do escoamento dos rios decorrentes do aproveitamento das suas guas.

PRXIMA AULA
Na prxima aula, voc estudar as redes de drenagem, que se iniciar com a classicao gentica dos rios.

44

A dinmica do escoamento uvial e o transporte de sedimentos

Aula

REFERNCIAS
CHRISTOFOLETTI, Antonio. Geomorfologia. So Paulo: Edgard Blucher, 2. ed., 1980. _________. Geomorfologia Fluvial. So Paulo: Edgard Blucher, 1981. GIANNINI, Paulo Csar Fonseca; MELO, Mrio Srgio de. Do gro rocha sedimentar: eroso, deposio e diagnese. In: FAIRCHILD, TOLEDO e TAIOLI (orgs). Decifrando a Terra. 2.ed. So Paulo: Companhia Editora Nacional, 2009. PRESS, Frank; SIEVER, Raymond; GROTZINGER, John; JORDAN, Thomas H. Para entender a Terra. 4. ed. Traduo. Porto Alegre: Bookman, 2006. SUGUIO, Kenitiro; BIGARELLA, Joo Jos. Ambientes uviais. 2.ed. Florianpolis: Editora da UFSC, 1990. TUREKIAN, Karl, K. Traduo. Oceanos. So Paulo: Edgard Blucher Ltda, 1969

45

Anda mungkin juga menyukai