Anda di halaman 1dari 86

Linha de Conjuntos Didticos

Para experincias em Mecnica, Eletromecnica, Hidrulica, Pneumtica, Eletricidade e Refrigerao

MDULOS DIDTICOS DE MECNICA

Conjuntos de Transmisso Mecnica

1.1. Conjuntos de Transmisso Mecnica

Modelo TMTM -B

Conjunto didtico composto por base, motor eltrico e acessrios Permite as seguintes montagens: Reduo por engrenagens e redutor Reduo por engrenagem com frico Reduo por polias

1.2. Conjuntos de Transmisso Mecnica

Modelo TMTM -01

Conjunto didtico de transmisso mecnica Conjunto didtico composto por base de ao sobre estrutura de perfil de alumnio anodizado, acionamento por motor eltrico 0,75 Kw 1760rpm com transmisso atravs de polia e correia trapezoidal, com 3 escalonamentos, ao redutor de velocidade. Sistema de monitorao, atravs de displays de LEDs indicadores. Principais componentes: Redutor de velocidade: Relao 1: 20,6; Caixa angular: Relao 1:1;. Engrenagem cilndrica de dentes retos: M:2,5 Z40 DP 100mm; Engrenagem cilndrica de dentes retos: M:2,5 Z60 DP 150mm; Engrenagem cilndrica de dentes retos: M:2,5 Z80 DP 200mm;

1.3. Conjuntos de Transmisso Mecnica

Modelo TMTM -02

Conjunto didtico composto por base, motor eltrico e acessrios Permite as seguintes montagens: Reduo por engrenagens e redutor Reduo por engrenagem com frico Reduo por polias

1.4. Conjuntos de Transmisso Mecnica

Modelo TMTM -CP


correias e polias

Equipamento sobre estrutura metlica, com ps metlicos, composto por motor eltrico, polias, correias e mancais. Transmisso atravs de polias escalonadas e correias trapezoidais, e mancais com rolamentos autocompensadores, permitindo um sistema de regulagens para ajustes manual de alinhamentos (correia, eixo e polia). O acionamento possui proteo contra acidentes. O conjunto permite realizar: Alinhar as polias, eixo e tencionar as correias; Visualizar a mudana de velocidade; Verificar o empeno das polias; Ajustar os mancais de rolamento, com regulagem radial; Identificar os mancais de rolamento; Lubrificar os mancais de rolamento; Ajustar a folga dos rolamentos autocompensadores de esfera/rolos.

1.5. Conjuntos de Transmisso Mecnica

Modelo CTE
engrenagem

Equipamento montado em estrutura metlica, apoiado em ps metlicos. Acionamento por motor eltrico e redutor de velocidade, que acionam uma caixa de engrenagem. Os componentes esto assim caracterizados. Redutor de velocidade relao 1;20,6, eixos de entrada 16 mm e sada 20 mm, eixos macios, engrenagens helicoidais em ao com tratamento trmico superficial e dentes retificados, carcaa em alumnio, tanque Max 68 n/m2, 1700 rpm. Caixa de engrenagens cilndricas de dentes retos: - Engrenagem 1 M: 2.5 Z 40 DP 100 mm ao ABNT 1040/1045. - Engrenagem 2 M: 2.5 Z 60 DP 150 mm ao ABNT 1040/1045. - Engrenagem 3 M: 2.5 Z 80 DP 200 mm ao ABNT 1040/1045.

O conjunto permitir realizar: Mudana de relao de transmisso; Verificar funcionamento dos componentes.

Sistemas de Alinhamento de Eixos

2.1. Sistema de Alinhamento de Eixos

Modelo AEAE-B

Conjunto didtico composto de bomba centrifuga (3CV), motor de induo monofsico 110/200V (3CV), 2 acoplamentos, 2 relgios apalpadores Com suportes magnticos e base metlica em perfil de chapa metlica dobrada.

2.2. Sistema de Alinhamento de Eixos

Modelo AEAE-01

Conjunto didtico para demonstrao de alinhamento de eixos, alinhamento de polias, anlise de vibraes e balanceamento, montado em base de ao, apoiada em estrutura de perfil de alumnio, com ps niveladores.

2.3. Sistema de Alinhamento de Eixos

Modelo AEAVAEAV-01

Conjunto didtico de alinhamento de eixos e anlise de vibrao Conjunto didtico para demonstrao de alinhamento de eixos, alinhamento de polias, alinhamento axial/radial, horizontal e vertical, anlise de vibraes e balanceamento, montado em base de ao 8 mm, apoiada em estrutura de perfil de alumnio 45x45, com ps niveladores. Motor eltrico trifsico com 1cv/0,75 kw. Painel eltrico com porta, contendo um inversor de frequncia para controle do motor eltrico. Sistema de transmisso com polias canal em v e correia. Relgios comparadores. Ajustes de velocidade. Proteo em acrlico. O conjunto permite realizar: Alinhamento de eixo atravs de relgios comparadores ou alinhadores laser. Alinhamento de polias atravs de rgua ou equipamentos eletrnicos. Analise de vibraes: atravs de coletores de dados. Balanceamento: atravs de coletores de dados. Conhecimento de elementos de maquina.

2.4. Sistema de Alinhamento de Eixos

Modelo SMRL
Motor Redutor

O conjunto permite realizar: Alinhamento das mquinas com relgio comparador; Manuteno do redutor, com a montagem e desmontagem do mesmo, com a substituio de rolamentos, retentores, material de isolamento de lubrificante, ajustar o sistema de coroa e pinho, folgas das engrenagens, verificar o back lash (folga entre as engrenagens do sistema de reduo), possibilitando ainda a identificao clara dos elementos de mquina do mesmo.

2.5. Sistema de Alinhamento de Eixos

Modelo SLL
Motor Bomba

Equipamento montado em estrutura metlica, sobre ps metlicos, com vibra-stop, composto de um motor, eltrico, bomba centrfuga e um acoplamento. O conjunto permite realizar: Ajustes radiais e axiais nas bases dos equipamentos por meio de calos de lminas; Manuteno da bomba, montagem e desmontagem da mesma, com substituio de elementos de mquinas como rolamentos, retentores, etc, inclusive operao de escovamento.

2.6. Sistema de Engrenagem e Acoplamento

Modelo KDEA

Conjunto didtico constitudo por base em ao carbono nas dimenses de 1000x650x100mm, apoiada em eliminadores de vibraes adequados s propores do equipamento. O kit ser composto pelos seguintes equipamentos: motor de induo trifsico, 220/380V, acionado por partida direta com proteo, acoplado a uma embreagem por frico por acoplamento de lminas. A embreagem ser ligada a uma caixa de reduo 1:20, por acoplamento de luva estriada. No eixo de sada do redutor haver um acoplamento flexvel, ligado a um mancal com rolamentos cnicos e com ajuste de pr-carga, transmitindo o movimento a um conjunto pinho/coroa, com ajuste radial e axial da coroa. Existe a possibilidade de incluir no conjunto outros tipos de acoplamentos, desde que compatveis com os dimetros dos eixos a serem acoplados.

Sistemas de Bomba Centrfuga

3.1. Sistema de Bomba Centrfuga

Modelo BCBC-01

Montado sobre estrutura metlica, contempla caixa dgua de 250 litros, acionamento por motor eltrico monofsico; bomba centrfuga 1,5 CV, 3 estgios, suco 1, recalque , presso varivel 57 MCA; altura de suco de aproximadamente 8m; vazo varivel 3,7m3h O conjunto permite realizar: Montagem das tubulaes e flanges com seqenciamento de vlvulas; Manuteno completa da bomba; Procedimento de escorva do sistema; Verificao das vazes; Verificao e troca de juntas do sistema de vedao.

3.2. Sistema de Bomba Centrfuga

Modelo BCBC-02

Montado sobre perfil de alumnio anodizado 45x45, contempla caixa dgua de 50 litros em acrlico 4 mm com escala graduada, acionamento por motor eltrico trifsico blindado de 1cv/0,75 kw; bomba centrfuga 1,5 CV, 3 estgios, suco 1, recalque , presso varivel 57 MCA; altura de suco de aproximadamente 8m; vazo varivel 3,7m3h. O conjunto permite realizar:
Alinhamento de eixo atravs de relgios comparadores ou alinhadores laser. Retirada da bomba centrifuga para manuteno. Montagem de rolamentos no mancal da bomba. Engaxetamento da bomba centrifuga. Montagem de tubulao industrial, (montagem de flanges e juntas de vedao) Regulagem de vazo atravs de rotmetro. Regulagem de vlvula de alivio de acordo com a presso do sistema, mensurada atravs de manmetro. Conhecimento de elementos de maquina.

3.3. Sistema de Bomba Centrfuga

Modelo BCBC-03

Equipamento didtico montado em estrutura autoportante, em alumnio anodizado, acabamento com perfil de PVC preto, tampos em MDF e com rodzios 50 mm. Com dois reservatrios com capacidade de 25 litros, em chapa de acrlico transparente com escala graduada, com trs sensores digitais de nvel (chave bia), moto bomba monofsica, e interligao entre as caixas com tubulao PVC. Painel eltrico para acionamento do motor da bomba simulando um sistema de controle de nvel em caixas dgua com todas as protees necessrias, sobrecarga, curto circuito e choque eltrico. Permite a retirada da bomba para estudos, com o uso de ferramentas apropriadas.

3.4. Sistema de Bomba Centrfuga

Modelo BCBC-04

Tomadas de presso com conexes pneumticas de dimetro nominal de 6 mm, e 20m de mangueira cristal de dimetro 6 mm, kit de vedaes para as tomadas de presso no utilizadas, dois cronmetros digitais e dois manmetros diferenciais digitais de presso com faixa de -30,0 +30,0 psi., com indicao de trs dgitos mais sinal, conexes ao processo do tipo pneumtica de 6 mm, alimentao 127/220Vac, pintura resistente a corroses, com fundo em primer epxi e acabamento em tinta epxi.

3.5. Sistema de Bancada de Teste Estanqueidade

Modelo BTEBTE-01

Conjunto montado sobre bancada em ao e reservatrio de gua em acrlico. Bomba centrifuga de simples estgio, sistema de vedao por selo mecnico. Motor eltrico de induo trifsico com acoplamento flexvel, sistema de encanamento com restrio no sistema para simulao de manuteno, montagem e teste de estanqueidade para sistemas de vedao por selos mecnicos.

Mdulos Didticos para Tubulao

4.2. Sistema de Tubulao

Modelo STST-01

Sistema de tubulao e Plataforma para fixao. Conjunto em ao carbono e pintado . Barra de tubo 6mts dimetro 2" ao-carbono A-53 ou A-106 Sch 40 Conforme norma ANSI B.1.20.1, ponta lisa ou chanfrada; Curvas Sch 40; 45 raio longo; Dimetro 2; Curvas Sch 40; 90 raio longo; Dimetro 2"; - T Sch. 40 Dimetro 2; Vlvula Gaveta Flangeada; Classe de presso 150Lbs; Haste ascendente; Ferro fundido; Padro ANSI; Dimetro 2"; Flange sobreposto de ao carbono forjado AC105 150 face com acabamento, com ranhuras concntricas, conforme ANSI B16.5 FR; Vlvula Gaveta 3/4" tipo esfera NPT SI 304 300; Cantoneira tipo "L" em ao carbono 2"x 2" 6 m; Chapa em ao carbono 1/8" x 2000 x 1000 mm; Chapa de piso tipo xadrez 1/4" x 2000 x 1000 mm.

Sistemas de Esteira Transportadora

5.1. Sistema de Esteira Transportadora

Modelo ETC

Equipamento sobre estrutura metlica, com ps metlicos com vibra-stop, composto por motor eltrico de induo, monofsico. O conjunto permite realizar: Montagem e desmontagem dos rolos do local em que esto instalados; Substituio e manuteno dos rolamentos dos mancais; Regulagens de alinhamento da corrente; Regulagens de alinhamento dos rolos; Ajustar a folga dos rolamentos auto-compensador de esferas/rolos; Montagem e desmontagem da lona. Esticadores.

5.2. Sistema de Esteira Transportadora

Modelo ETCETC-01

Equipamento sobre estrutura metlica, com ps metlicos com vibra-stop, composto por motor eltrico de induo, monofsico. O conjunto permite realizar: Montagem e desmontagem dos rolos do local em que esto instalados; Substituio e manuteno dos rolamentos dos mancais; Regulagens de alinhamento da corrente; Regulagens de alinhamento dos rolos; Ajustar a folga dos rolamentos auto-compensador de esferas/rolos; Montagem e desmontagem da lona. Esticadores.

5.3. Sistema de Esteira Transportadora

Modelo ETCETC-02

Equipamento sobre estrutura metlica, com ps metlicos com vibra-stop, composto por motor eltrico de induo, monofsico. O conjunto permite realizar: Montagem e desmontagem dos rolos do local em que esto instalados; Substituio e manuteno dos rolamentos dos mancais; Regulagens de alinhamento da corrente; Regulagens de alinhamento dos rolos; Ajustar a folga dos rolamentos auto-compensador de esferas/rolos; Montagem e desmontagem da lona. Esticadores.

5.4. Sistema de Esteira Transportadora

Modelo ETT

Equipamento sobre estrutura metlica com comprimento de 2000mm. Composto por motor eltrico de induo, monofsico, 2CV. Redutor coroa e pinho com reduo 1:40. O conjunto permitir realizar: Montagem e desmontagem das taliscas do local em que esto instalados; Substituio e manuteno dos rolamentos dos mancais; Regulagens de alinhamento da corrente; Regulagens de alinhamento dos rolos; Ajustar a folga dos rolamentos auto-compensador de esferas/ rolos; Montagem e desmontagem da lona.

5.5. Sistema de Esteira Transportadora

Modelo ETR

ESTEIRA DE LONA/TALISCAS REVERSVEL COM ROLO CONDUTOR E CONDUZIDO. Equipamento sobre estrutura metlica com comprimento de 2000mm. Composto por motor eltrico de induo, monofsico, 2CV. Redutor coroa e pinho com reduo 1:40. - Controlador eletrnico inversor variando os movimentos, base compatvel com atividades contnuas de montagem e desmontagem. - Esteira com lona 1/8, no contnua. - Rolos: 380 x 400 mm. - Perfis: Metalon 50 x 30. U = 4x3/16; L = 2x3/16. - O conjunto permitir realizar: Montagem e desmontagem dos rolos do local em que esto instalados; Substituio e manuteno dos rolamentos dos mancais; Regulagens de alinhamento da corrente; Regulagens de alinhamento dos rolos; Ajustar a folga dos rolamentos auto-compensador de esferas/ rolos; Montagem e desmontagem da lona. Esticadores. Obs: O nosso conjunto poder tambm ser montado com motoredutor rosca sem fim, dotado de variador mecnico.

Mdulos Didticos de Rolamentos

6.1. Kit Didtico Montagem e Desmontagem de Rolamentos

Modelo MDR

KIT PARA MONTAGEM E DESMONTAGENS DE ROLAMENTOS.


- Com esta unidade podemos demonstrar o seguinte:

Eixo n 1 Montagem e desmontagem do rolamento rgido de esferas 6208, tanto no eixo como na caixa (furo cego). Montagem e desmontagem do rolamento rgido de esferas 6208 montado apenas na caixa (alojamento cego). Eixo n 2 Montagem e desmontagem do rolamento de contato angular 7308 BECBP e do rolamento rgido de esferas 6308. Eixo n 3 Montagem de rolamento 22212 E/C3 com furo cilndrico e desmontagem com injeo de leo. Eixo n 4 Montagem de rolamento 22212EK/C3 com assento cnico no eixo e desmontagem com injeo de leo. Eixo n 5 Montagem e desmontagem de rolamento 22212 EK/C3 com bucha de fixao H312. Eixo n 6 - Montagem e desmontagem de rolamento 22212 EK/C3 com bucha de desmontagem AHX 312. Eixo n 7 - Montagem e desmontagem de rolamento 1209 EKTN9/3 com bucha de fixao H 209 numa caixa SNL 509 TG. Eixo n 8 Montagem dos rolamentos 6214 e 6212 e desmontagem do 6214 com injeo de leo e 6212 com Easy-Pull. Eixo n 9 Montagem e desmontagem do RNU 2212.
Acompanha: Ferramentas, Rolamentos e Acessrios.

MDULOS DIDTICOS DE BANCADAS

Mdulos Didticos de Bancadas

7.1. Mdulo Didtico Bancada Octogonal

Modelo BOBO-01

Bancada octogonal: 2400 mm, altura da bancada 900, largura de cada lado de 900 mm, Perfil 40x40 leve (estrutura), Perfil 30x60 bsico (gavetas); Conectores universais, Capa de fechamento; Ps de nivelamento, Puxador grande; Trilho telescpico para as gavetas; 8 Gavetas; Octogonal em madeira e Prendedor para folha A4 (porta desenhos); Tampo octogonal feito em pea nica de MDF espessura de 30 mm, revestido com borracha espessura de 5 mm. Reforos em MDF para bancada.

MDULOS DIDTICOS DE ELETRO-HIDRULICA

Mdulos Didticos de Eletro-Hidrulico

8.1. Mdulo Didtico de Guindaste EletroEletro-Hidrulico

Modelo GEHGEH-1

O conjunto montado sobre uma GIRAFA HIDRULICA, capacidade 1 ton, medidas aproximadas de 1800 mm altura; comprimento do brao mximo 2200 mm; altura alcanada pela lana (brao) mnimo 1150 mm e mxima 3150 mm; abertura da base 1000 mm, com rodas de ferro: - Compe o sistema: 2 Relgios medidores 150 bar; 1 Bloco manifold; 1 Bomba 4,0 cm3; 1 Comando hidrulico ML-15; 1 Tanque hidrulico 100l; 1 Motor trifsico 2 CV; 1 Kit mangueira hidrulica e conexes; 1 Acoplamento AF46; 2 Cilindros hidrulicos 3 x 500 mm 1 Painel eltrico de comando.

8.2. Mdulo Didtico de Guincho Hidrulico

Modelo GHGH-180

Guincho Hidrulico

a) Componentes Hidrulicos - Bomba hidrulica 01 unidade. - Comando 4 fatias 01 unidade. - Motores hidrulicos 02 unidades. - Cilindros hidrulicos 02 unidades. - Mangueiras, acoplamentos, conexes. b) Componentes Mecnicos e mo de obra - Torre, lanas, consoles, protetores, base, cremalheira, guincho, cabos, olhais, vribra-stops etc. c) Componentes Eltricos - Motor 2 cv trifsico. - Chave LD. - Botoeira emergncia. - Fiao eltrica. - Protees.

8.3. Mdulo Didtico de Sistema de Cilindro Hidrulico Articulado Modelo SCHASCHA-1

O conjunto montado em estrutura de ao com articulao em um brao. Unidade hidrulica em reservatrio de 60 L , bomba de engrenagem, comando manual e componentes de presso, engates e mangueiras. Controle do sistema hidrulico por alavanca e motor com acionamento e botoeira de partida. - O equipamento permite ao aluno proceder troca de reparos do cilindro e verificar testes hidrulicos.

MDULOS DIDTICOS DE ELETRICIDADE

Mdulos Didticos para Eletricidade

9.1. Mdulo Didtico para Casa de Instalaes Eltricas

Modelo CICI-E

Conjunto didtico montado em painel em MDF nas dimenses 1,60 m de altura x 1,20 m de largura. Fixado em estrutura de ao com ps removveis e podendo ser fixado na parede ou apoiado nos ps. Composto de um mdulo para medio de entrada, com tomada para entrada de alimentao; um painel eltrico com disjuntores; um circuito (mdulo) para iluminao fluorescente; um circuito (mdulo) para iluminao incandescente; um mdulo para ligao de chuveiro eltrico, com entrada e sada de gua para funcionamento real do chuveiro. Isolado dos demais mdulos por painel em acrlico. Canaletas para interligaes eltricas. Interruptores para os circuitos de iluminao.

9.2. Mdulo Didtico de Partida de Motores

Modelo MDMD-M

Conjunto didtico composto por duas unidades montadas em cavalete de ao com pintura epxi e painis em MDF. Circuito eltrico com chave blindada, contactores, botoeiras para acionamento, luzes de sinalizao, caixa de passagem com bornes para interligao do motor. Motor eltrico trifsico de 1cv.

9.3. Mdulo Didtico de Partida Eltrica / Tringulo

Modelo MDPMDP-ET

Conjunto didtico composto por duas unidades montadas em cavalete de ao com pintura epxi e painis em MDF. Circuito eltrico com contactores, botoeiras para acionamento, luzes de sinalizao. Motor eltrico trifsico de 5cv.

9.4. Mdulo Didtico para Quadro de Comando

Modelo BDBD-MQC

Caractersticas construtivas: estrutura em perfis de ao carbono, com pintura epxi e tampo em MDF laminado, duas portas corredias e duas gavetas em cada lado. Acompanham a bancada conjunto completo de componentes eletro-eletrnicos e cabos de ligao, que permitiro aos alunos a execuo de montagens de diversos circuitos eltricos nos quadros de comando, dentre eles:
Ligao de contator Partida de motor monofsico a contator Reverso de motor monofsico a contator Partida de motor trifsico usando disjuntor motor

9.5. Mdulo Didtico de Anlise de Defeitos Eltricos

Modelo CADCAD-CE

Conjunto de simulao e anlise de defeitos de comandos eltricos . Composto por: 6 contactores com 3 contatos principais 2NA+2NF. 2 Rel trmico de sobrecarga com contatos auxiliar. 3 Rels temporizadores de 0,3 a 60 segundos. 2 Sensores de aproximao (1 inudtivo e um capacitivo). 2 Chaves tipo fim de curso. 1 Boto de emergncia. 1 Boto desliga vermelho. 4 Botes liga verde. 3 Lmpadas de sinalizao tipo LED Verde. 2 Lmpadas de sinalizao tipo LED Vermelhas. 1 Lmpadas de sinalizao tipo LED Amarela. 1 chave de 2 plos / 3 posies (NA-NF). 2 chaves de 2 plos / 2 posies (NA-NF). 5 chaves de 2 plos / 2 posies (NA-NF) para insero de defeito.

9.6. Mdulo de Bancada para Comandos Eltricos Plugados

Modelo KCEKCE-B

Kit comandos eltricos plugados com bancada e bastidor dupla face. Montagem de prticas de comandos eltricos. Terminais esto interligados em bornes para pino banana no frontal de acrlico do painel. O acionamento dos comandos eltricos est disposto em uma coluna na lateral direita de cada painel. Painel 600 x 500 x 200.

9.7. Mdulo de Bancada de Motores

Modelo BMBM-01

Bancada de Motores - construda em estrutura de ao carbono com pintura epxi, com tampo em madeira MDF laminada, com rodzios que permitem seu deslocamento, composta pelos seguintes itens: 01 Motor eltrico de induo monofsico de cv 4 plos, 110V, 60 HZ com capacitor de partida. 01 Motor eltrico de induo trifsico de 1 cv, 4 plos 220/380V, 60 HZ 01 Motor eltrico de induo tipo dahlander com 1,15 / 07 cv, 4/8 plos, 220V, 60 Hz 01 Autotransformador de partida 1 cv, 220 V, 10 preparado para 10 partidas/hora, 15 segundos, com taps de 50%, 65 % e 80%.

9.8. Mdulo de Bancada de Motores em Corte

Modelo BMCBMC-01

Conjuntos de Motores Eltricos em Corte A carcaa ser cortada em um 1/4 de parte. O respectivo corte: No comprometer o movimento do rotor; Ser empregado esmalte sinttico na cor vermelha para acabamento (indicao de corte) e resina epxi transparente para acabamento nos fios das bobinas cortadas; Permitir a visualizao (quando o motor possuir): Bobinas; Ventilador; Rolamentos; Escovas; Interruptor inercial; Freio eletromagntico. O conjunto didtico possuir os seguintes motores em corte: Motor trifsico standard - dados: 1cv / 4p / carcaa 80 / 220/380 v / 60hz; Motor monofsico com capacitor de partida - dados: 0,25cv / 4p / carcaa 63 / 110/220 v / 60hz; Motor cc com m permanente - dados: 122 w / 24vcc; Base fixado em uma base de apoio rgida; Provida de duas alas para transporte e ps de apoio emborrachados; com placa de identificao dos referidos motores.

9.9. Mdulo Transformador Didtico

Modelo TDTD-01

Transformadores trifsicos didticos Transformador isolador Uma bobina primria por fase: 220 vac / 60hz Duas bobinas secundrias isoladas por fase: 12 vac Potncia: 150 watts O acesso as bobinas atravs de bornes (tipo: banana 4 mm) distribudos da seguinte forma: Seis (6) bornes (tipo: banana fmea) fixados em chapa de acrlico em um dos lados do trafo, na cor vermelha. Doze (12) bornes (tipo: banana fmea) fixados em chapa de acrlico no lado oposto ao primrio, na cor amarela O trafo possui um borne (verde) de aterramento fixado no lado da chapa do primrio Os pontos energizados so protegidos do contato manual A espessura do acrlico de 4 mm Classe de tenso: 1,2kv O transformador possui ps para apoio e alas de ao (4 mm de espessura e com protees na regio das mos) nas laterais para transporte.

9.10. Mdulo Bancada Controle de Velocidade de Motores CA

Modelo BCVMBCVM-CA

Bancada didtica de controle de velocidade de motor CA: Composto por: Inversor de Frequncia. Painel de Operao bsico extravel. Motor 0,50 CV, 220V, trifsico. Freio Mecnico para simulao de carga no motor. Simulador de Entrada Analgica Simulador de Entradas Digitais Simulador de Sadas Digitais Mostrador Digital de valores analgicos / frequncia. Alimentao Geral trifsica 127 / 220 V 60 Hz. Metodologia de Ensino Tcnico, composta de: Manual do instrutor; Srie metdica didtica; Mtodo de avaliao por tarefa.

9.11. Mdulo Bancada teste, Ensaio e Manuteno de Motores Eltricos


Modelo BTEMBTEM-ME

Bancada para 2 postos de trabalho simultneos. Estrutura em alumnio anodizado e MDF, mesa emborrachada, com alimentao de entrada trifsica 220VCA e sada 220/380VCA - 30A, atravs de tomada 3P+T+N e borne banana e sada monofsica 110/220VCA por tomada 2P+T/10A e borne banana. Capacidade de acionamento e medio das grandezas eltricas Tenso e Corrente para motores at 10cv. Composta de: 2 Tomadas 3P+T+N 220V/30A; 1 Tomada 2P+T 110V/10A; 1 Tomada 2P+T 220V/10A; 2 Botes liga/desliga com led sinalizador; 2 conjuntos de bornes banana para ligao 220V; 2 Ampermetros 2 chaves comutadora entre fases; 2 Voltmetros 2 chaves comutadora entre fases; 2 Disjuntores tripolar; Boto de emergncia tipo soco.

9.12. Mdulo Bancada para Correo de Fator de Potncia


Bancada Didtica Correo de Fator de Potncia: Construda em estrutura de alumnio, suporta trs motores eltricos trifsicos e quatro bancos de capacitores trifsicos, um medidor microprocessado que permite a leitura de grandezas eltricas, monitora e disponibiliza em rede de comunicao Modbus RTU os valores medidos e calculados. Possui ainda um controlador automtico/manual do fator de potncia com seis estgios. Pode ser feita uma anlise grfica dos dados eltricos por meio de um software que acompanha o equipamento. Medies possveis: Distoro harmnica total e individual de tenso Fator de potncia Tenso e Corrente rms Potncia ativa Potncia reativa do sistema Potncia aparente Potncia reativa requerida Frequncia

Modelo BDCFP

9.13. Mdulo Bancada para Eletrotcnica Bsica


Bancada para 4 postos de trabalho simultneos para montagem de circuitos eltricos, em estrutura autoportante em alumnio anodizado, com tampo em compensado, forrado com lenol de borracha, com as dimenses de 1,30 x 1,70 x 1,00m Armrio duplo em estrutura metlica, com duas gavetas com trava e corredia telescpica e duas portas. Fonte de alimentao; Mdulo Porta fusvel; Mdulo Capacitor; Mdulo Interruptor; Mdulo resistncia; Mdulo Resistor; Mdulo demonstrao; Mdulo Receptculo; Mdulo Sinaleiro; Mdulo receptculo duplo para lmpada; Mdulo duplo base; Mdulo Miliampermetro; Mdulo Ampermetro; Mdulo Voltmetro ferro mvel; Mdulo Voltmetro bobina mvel; Mdulo Frequencmetro; Mdulo Ohmmetro; Mdulo Wattmetro; Mdulo Interruptor; Mdulo pulsador; Mdulo Cigarra; Mdulo Starter; Mdulo Rel; Mdulo Fios; Mdulo Termopar; Mdulo console; Mdulos suportes Mdulo placa; bobinas; Conjunto gerador; Conjunto rotor-gaiola. Materiais diversos: Cabos 1,5 mm2; Im de alnico; Barras de ferro; Dispositivo pisca-pisca; Circuito de rvore de natal; Acendedor de gs com cristal; Pilhas secas; Lmpada incandescente; Bssola; Lminas de alumnio; Placas de alumnio.

Modelo BDEB

9.14. Mdulo Bancada para Eletrotcnica Industrial


Bancada para 4 (quatro) postos de trabalho, composta por mdulos individuais e removveis, relacionados abaixo: Lmpadas incandescentes; Lmpadas fluorescentes; Fusveis IN; Contator triplolares; Contator auxiliar CA; Rel trmico; Rel de tempo 7PU; Rel de Superviso; Boto com 1 N.A.; Sinaleiro; Chave fim de curso;Interruptor simples; Interruptor intermedirio; Medio de tenso C.A.; Medio de freqncia; Medio de potncia monofsica; Rel fotoeltrico; Termostato; Programador de tempo cclico; Ponte retificadora monofsica; Diodo; Chave rotativa posies retentiva; Chave estrela-tringulo mecnica; Disjuntor unipolar; Disjuntor tripolar; Capacitor eletrosttico 30uF - 380 V; Micro Controlador Programvel; Motor de Induo Monofsico; Motor de Induo Trifsico; Motor de Induo Trifsico Dahlander; Motor trifsico motofreio; Auto-transformador de partida; Cabo 1,5 mm2. Metodologia de ensino composta de: Material didtico; Manual do aluno;

Modelo BDEI

9.15. Mdulo Bancada para Eletrotcnica Industrial

Modelo BTBT-E

Bancada Principal: Estrutura de alumnio, constituda por dois postos de trabalho que serviro de base para utilizao de qualquer um dos kits disponveis. Possui: um autotransformador de 5KVA 50/60 Hz, uma rgua para entrada dos cabos de alimentao, uma tomada (220 V, 250 W) para ligao de cargas auxiliares, um disjuntor para proteo termomagntica e um disjuntor diferencial. Cada posto de trabalho conta com uma seccionadora com chave e um boto de parada em emergncia. Caractersticas tcnicas: - Tenso de Alimentao: 220, 380 ou 440 vca (trifsico) Classe de Tenso: 600 vca - Tenso de Comando: 220 vca Frequncia: 60 hz - Dimenses Aproximadas: A x L x P (1290 x 1050 x 500 mm). Composta de: Mdulo Eletrotcnica. Kit de Placas Individuais e Removveis. Kit Chave de Partida Kit de Placas Individuais e Removveis. Mdulo Controle de Velocidade de Motores CA.

9.16. Mdulo Bancada para Eletrotcnica Industrial


Bancada de treinamento industrial com quatro postos de trabalho, composta por mdulos individuais e removveis contendo: 02 lmpadas incandescente, 02 lmpadas fluorescente, 04 fusveis In=2A, 01 fusvel IN= 4A 01 fusvel In=6A, 08 contator tripolar C.A; 02 contator auxiliar C.A; 03 reles trmico; 0,8- 1,2;01 rele de tempo RTW)! YA; 03 rele de tempo RTW-02; 01 rele de falta de fase; 01 rele de seqncia de fase; 02 boto com 1 NA PT; 02 boto com 1NF VM; 02 boto com 1 NA + 1 NF. PT; 02 boto com 1 NA + 1 NF VM, 03 sinaleiro IC; 02 chave fim de curso;01 interruptor simples;01 interruptor paralelo; 01 interruptor intermedirio, 04 medio de tenso C.A; 04 medio de corrente CA; 04 medio de freqncia CA;02 medio de potencia monofsica, 01 rele fotoeltrico, ;01 termostato; 01 programador de tempo cclico; 01 ponte retificadora monofsica;01 transformador monofsico 220-6,6/13.3 Vca; 01 diodo; 01 chave rotativa 2 plos; 01 chave rotativa 3 plos; o1 chave reversora 2 plos; 01 chave reversora 3 plos;01 chave estrela triangulo mecnica; 01 disjuntor unipolar; 01 disjuntor tripolar; 01 capacitor eletrosttico 30mF 380V tri9polar; 01 controlador programvel (clic) 01/10 HR; Motor de induo trifsico cv IV plos 220V/380V 6 cabos60Hz; 01 motor de induo trifsico Dahlander, enrolamento nico. 0,25/0,40 cv IV plos 220 V 60 Hz; 01 motor de induo monofsico 1/4cv Iv plos 220/440V com cap. De partida ; 01 motor de induo trifsico com enrolamento independente 0,5/0,8 cv, VI/ IV plos 220V60 Hz; 01 motor trifsico moto freio 0,75 cv, II plos com ponte retificadora para 220V, 230V/ 380V 60 Hz; 01 auto transformador de partida, motor dahlander 0,25/ 0,35/0,5 cv VIII/IV plos 60Hz.

Modelo BTBT-EI

MDULOS DIDTICOS DE CONTROLE E SEGURANA

Mdulos Didticos para Controle e Segurana

10.01. Mdulo Didtico para Central de Alarme

Modelo CCAICCAI-01

Kit didtico montado em estrutura de alumnio com acabamento na cor preta com rodas e rodzios emborrachados possui gavetas metlicas com chaves. Leds para indicao de status, sensor de gs (natural e glp), sensor de fumaa, sensor temovelocimetrico, acionadores manuais tipo quebra de vidro, indicador sonoro e visual, indicao sonora de alarme de fogo e falha, bateria para alimentao. O equipamento acompanha todos os componentes necessrios para o perfeito funcionamento da bancada didtica.

10.02. Mdulo Didtico para Central de Alarme

Modelo CACI

Conjunto de alarme contra incndio. Composto por: 01 Central de alarmes. 02 Botoeiras para acionamento de alarmes tipo quebra vidro. 02 Sensores detector de fumaa. 01 Sirene 12 Vcc. 01 Bateria selada 12 Vcc.

10.03. Mdulo Didtico para Estudos CFTV

Modelo CDCD-CFTV

Kit didtico destina-se ao estudo de sistemas de circuito fechado de televiso. Montado em estrutura de alumnio com acabamento na cor preta com rodas e rodzios emborrachados possui gavetas metlicas com chaves. Seqenciador de imagens; gravador digital; quadruplicador de imagens; receptor de vdeo; mesa controladora; fontes de alimentao; Cmeras coloridas: cmera de viso noturna: cmera color day nigth de alta resoluo; monitor de LCD 20. O equipamento acompanha todos os componentes necessrios para o perfeito funcionamento da bancada didtica.

10.04. Mdulo Didtico para Estudos CFTV

Modelo CDCD-CFTV CFTV-02

Conjunto de circuito fechado de TV. Composto por: 01 QUAD para 4 canais. 01 Seqenciador para 4 canais. 01 Panoramizador. 04 minicmeras 35 mm colorida. 04 Fontes 12 Vcc. 04 Caixas de Proteo para cmeras. 01 Monitor para CFTV 6".

10.05. Mdulo Didtico para Estudos Porteiro Eletrnico

Modelo CPE

Conjunto Porteiro Eletrnico. Composto por: 01 Porteiro eletrnico coletivo modular para 4 ramais. 04 Monofones para interfone. 01 fonte 12 Vcc. 01 Fechadura eltrica 12 Vcc.

10.06. Mdulo Didtico para Central de Alarme

Modelo CAP

Central de alarme patrimonial. Composto por: 01 central de alarme patrimonial com eletrificador de cerca eltrica. 01 Bateria selada 12 Vcc. 02 Controles remoto com radiotransmissor para central de alarme. 03 Sensores de presena com infravermelho.

10.07. Mdulo Didtico Porto de Garagem

Modelo MDMD-PG

Kit bsico porto automtico. Composto por: Kit cremalheira Controle remoto Conjunto motor / redutor Quadro de comando

MDULOS DIDTICOS DE AUTOMAO

Mdulos Didticos de Automao

11.01. Mdulo Didtico Automao Predial

Modelo MDMD-AP

Kit didtico de automao predial. Composto por: Chave geral com indicador luminoso. bornes para ligao dos componentes. Conjunto de 24 mdulos de experincias. Com os seguintes componentes: 5 pulsadores luminosos tipo residencial: 1 interruptor luminoso tipo residencial: 6 indicadores luminosos, tipo LED: 12 chaves para simulao de defeitos: rel de impulso eletromecnico 2 contatos: rel de impulso eletromecnico 2 contatos: rel de impulso eletromecnico modular: rele de impulso eletrnico 2 contatos NA: rele auxiliar modular com boto de teste: rel temporizador modular multitenso e multifuno: rele fotoeltrico modular com seletor de escalas de luminncia: fotoclula externa compatvel com rele fotoeltrico modular: minuteria modular multifuno rearmvel: sensor de presena de sobrepor com sensor de luminosidade integrado. Nesta base so montados os mdulos interligados por meio de bornes tipo banana.

11.02. Mdulo Didtico de Treinamento para Sensores

Modelo MDMD-TS

Kit didtico de treinamento para sensores. Composto por: 1 sensor foto-eltrico de barreira 1 sensor foto-eltrico transmissor-receptor 1 sensor capacitivo 1 sensor indutivo 1 sensor ultra-snico 1 sensor foto-eltrico difuso Fonte de alimentao 220 VCA / 24 VCC Bornes p/ pino banana Sinaleiro p/ indicao de sensor. Metodologia de Ensino Tcnico, composta de: Manual do instrutor; Srie metdica didtica; Mtodo de avaliao por tarefa. Nesta base so montados os mdulos interligados por meio de bornes tipo banana.

11.03. Mdulo Didtico com Controlador Lgico Programvel

Modelo MDMD-CLP

Bancada para 2 postos de trabalho. Estrutura autoportante em alumnio anodizado, forrado com lenol de borracha. Mdulo fonte de alimentao monofsica. Mdulo CLP. Mdulo Interface Homem Mquina. Mdulo Inversor de freqncia. Mdulos sinalizao/acionamento. Mdulo motor de induo. Kit cabos ligao. Composto por: Metodologia de Ensino Tcnico, composta de: Manual do instrutor; Srie metdica didtica; Mtodo de avaliao por tarefa. Nesta base so montados os mdulos interligados por meio de bornes tipo banana.

MDULOS DIDTICOS DE REFRIGERAO

Mdulos Didticos para Refrigerao

12.01. Mdulo Didtico de Simulador de Refrigerao

Modelo MDSRMDSR-01

Composto por estrutura autoportante, unidade condensadora, com compressor aberto, resistncia eltrica para simular carga trmica e sensores de temperatura, presso e umidade, painel eltrico com quadro sintico de funcionamento e sinaleiros. Possui ainda Sistema Supervisrio para o processo, com visualizao de dados do sistema, gerao de grficos, ajustes de setpoints. Permite observao e funcionamento e de falhas. demonstrao do

12.02. Mdulo Didtico de Defeitos de Refrigerao

Modelo MDDRMDDR-01

Kit didtico para refrigerao, equipado com estrutura em perfis de alumnio anodizado, montada sobre rodzios e tampa traseira com chave para acesso exclusivo para insero de defeitos.

12.03. Mdulo Didtico de Ilha de Refrigerao

Modelo MDIRMDIR-01

Kit didtico composto por Ilha de Congelamento, com simulador de ilha de congelados, indicador de temperatura e simulao de defeitos eltricos e mecnicos, com comando eltrico montado em painel, conectado ao simulador.

12.04. Mdulo Didtico de Balco de Refrigerao

Modelo MDBRMDBR-01

Kit didtico composto por Balco Frigorfico, com controle digital de temperatura e simulao de defeitos eltricos e mecnicos, com comando eltrico 220V monofsico, montado em painel, conectado ao simulador.

12.05. Mdulo Didtico de Montagem de Refrigerao

Modelo MDMRMDMR-01

Kit didtico equipado por cmara frigorfica, bancada de trabalho, armrio e gavetas para acondicionamento dos componentes avulsos.

12.06. Mdulo Didtico Condicionador de Ar tipo Cassete

Modelo MDCCMDCC-01

Kit didtico equipado com ar condicionado tipo cassete split, com sistema inverter, equipado com painel para simulao de defeitos mecnicos e eltricos, com quadro sintico de funcionamento, com manmetros para medio de suco e descarga.

12.07. Mdulo Didtico Condicionador de Ar tipo Split

Modelo MDCSMDCS-01

Kit didtico equipado com ar condicionado tipo split, com sistema inverter, equipado com painel para simulao de defeitos mecnicos e eltricos, com quadro sintico de funcionamento, com manmetros para medio de suco e descarga.

12.08. Mdulo Didtico Comandos Eltricos Aplicados Refrigerao


Modelo MDCERMDCER-01

Kit didtico montado em estrutura autoportante, pra montagem de 2 painis eltricos simultaneamente (2 lados), equipado com componentes e ferramentas necessrios ao estudo. Equipado ainda com 2 circuitos de refrigerao para simulao do funcionamento do comando montado pelo aluno.

MDULOS DIDTICOS DE SOLDAGEM

Mdulos Didticos de Soldagem

13.1. Mdulo Bancada Didtica de Solda OxiOxi-Acetilnico

Modelo BS

Bancada didtica para solda de oxi-acetileno. Dupla bancada comportada de perfis em ao carbono e material refratrio. Mesas opostas com grelhas . Sistema de encanamento areo para gases: oxignio e acetileno.

13.2. Mdulo Bancada de Corte OxiOxi-Acetilnico

Modelo MCMC-OA

Bancada didtica para solda de oxi-acetileno. Mesa de corte metlica confeccionada em perfis metlicos, montada sobre pinos de apoio, com mecanismo de corte automtico tipo tartaruga e unidade de plasma. Mquina de oxicorte/plasma porttil tipo tartaruga. Carro motriz; Torre, cremalheira e suporte universal; 1 suporte do maarico de oxicorte, um suporte para fixao de tocha plasma, 1 maarico de corte oxiacetilnico, 1 suporte vertical com ajuste para chanfro, 2 bicos oxicorte, 2 trilhos de 1800 mm (pode ser ampliado em mltiplos de 1800mm) e 1 cintel para corte circular de dimetro 160 a 2000mm.

Soma Comrcio e Servios Ltda.


Rua Bento Gonalves, 183 Sala 1104 Centro Florianpolis SC CEP 88010-080 Fone 48 3209-5027 / Fax 48 3209-5031 soma@soma.eng.br Engenheiros Responsveis:
Ricardo Sousa Eng. Mecnico CREA 20365 Fabrcio Petrassem Eng. Civil CREA 336.649 Fbio Petrassem Eng. Eletricista CREA 044866-4

Anda mungkin juga menyukai