Anda di halaman 1dari 36

Faculdade de Psicologia e de Cincias da Educao Universidade de Coimbra Mestrado Integrado em Psicologia METODOLOGIA DA INVESTIGAO EM PSICOLOGIA I (Disc.

. obrigatria: 1 Fase / 2 A / 1 S) Docentes: Prof. Doutores Valentim R. Alferes (Coordenador) e Lisete S. Mnico E-mail: mipsicol1@gmail.com HOM E

Objectivos Recursos Internet

Programa Sumrios

Bibliografia Documentos

O b j e c t i v o s O o b j e c t i v o p

r i n c i p a l d a s u n i d a d e s c u r r i c u l a r e s d e M e t o d o l o

g i a d a I n v e s t i g a o e m P s i c o l o g i a I e I I c o n s i

s t e n o d e s e n v o l v i m e n t o e a p e r f e i o a m e n t o d a s c

o m p e t n c i a s t e r i c a s e t c n i c a s n e c e s s r i a s p a

r a a p r t i c a d a i n v e s t i g a o c i e n t f i c a n o d o m

n i o d a s c i n c i a s p s i c o l g i c a s , a t r a v s d o e s t

u d o s i s t e m t i c o d o s p r o c e s s o s f u n d a m e n t a i s e d

a s e s t r a t g i a s e s p e c f i c a s d e p l a n e a m e n t o , r e a

l i z a o , a n l i s e , i n t e r p r e t a o e a p r e s e n t a o

d o s r e s u l t a d o s . M a i s e x a c t a m e n t e , p r e t e n d e s e

q u e , n o f i n a l d a s u n i d a d e s c u r r i c u l a r e s , o s a

l u n o s e s t e j a m e m c o n d i e s d e : 1 equacionar e delimitar um problema em estudo, situando-o teoricamente e analisando de ) forma crtica as investigaes de que foi objecto; 2 elaborar um projecto de investigao, com indicao clara dos objectivos e adequada ) fundamentao das hipteses a testar; 3 construir e executar um plano de investigao, respeitando as condies necessrias ao ) estabelecimento da validade dos resultados, incluindo a operacionalizao das variveis e a elaborao cuidada das instrues; 4 recolher, organizar e tratar estatisticamente os dados da investigao; ) 5 interpretar e discutir os resultados, extraindo concluses e implicaes pertinentes; ) 6 apresentar correctamente o relatrio final de investigao.

) [Para Metodologias de Ensino/Aprendizagem e Estratgias de Avaliao, cf. ficha da disciplina no Guia do Estudante]
Departamento de Psicologia FUNREI Disciplina: Modelos de Investigao e Produo em Psicologia

TEXTO 1 B:

Autora: Prof. Marina Bandeira,Ph.D.

TIPOS DE PESQUISA

I - PESQUISA EXPERIMENTAL

A pesquisa experimental visa identificar relaes causais entre duas variveis, atravs do mtodo experimental. Este mtodo implica em trs procedimentos bsicos:

Provocar deliberadamente variaes na ocorrncia de uma varivel (VI) para verificar se ela a causa de algum efeito em outra varivel (VD). Para se provocar estas variaes, ns podemos utilizar um mesmo grupo de sujeitos e nele introduzirmos nossa VI. Em seguida, a retiramos para verificar se sua presena produz um efeito e sua ausncia anula este efeito na VD. Variar ou manipular variveis significa dispor situaes em que a VI est presente e situaes em que ela est ausente. Em seguida, compar-las.

Uma outra maneira de provocar variaes na VI utilizando dois grupos de sujeitos. Em um grupo, ns provocamos a presena da VI e em outro grupo ns a deixamos ausente. Assim, podemos verificar se a sua presena em um grupo provoca um efeito e a sua ausncia no outro grupo no produz o efeito. Quando podemos provar que a presena de uma varivel provoca um efeito e que sua ausncia acompanhada da ausncia deste efeito, estamos ento obtendo uma prova cientfica de que a VI a causa do efeito que estamos estudando.

1. VARIAR A CAUSA (VI):

2. CONTROLAR VARIVEIS INTERFERENTES: Para provarmos cientificamente que a VI a varivel responsvel pelo efeito que observamos na VD, precisamos nos certificar de que no h outras variveis presentes que poderiam tambm ser a causa deste efeito. Ou seja, precisamos provar que realmente a VI a causa mais provvel do nosso fenmeno e no outra varivel espria. Para isto, precisamos manter constantes outras variveis que poderiam interferir com o fenmeno. Ou seja, precisamos controlar as demais variveis ou isolar seus efeitos, no momento da introduo da VI pelo experimentador. A pesquisa experimental permite o controle prvio destas variveis pelo fato de que o experimentador que introduz a VI.

Para controlar estas variveis esprias, pode-se proceder atravs da distribuio aleatria dos sujeitos aos grupos, o que serve para distribuir igualmente os erros provocados pelas variveis dos sujeitos para um e outro grupo. Uma outra maneira de controlar as variveis

interferentes igualar os dois grupos com relao s variveis que acreditamos ser capazes de interferir nos resultados. O mtodo experimental possibilita maior controle de variveis pelo fato de podermos fazer isto antes da introduo da VI.

3. MEDIR O EFEITO: Alm de variar a causa (VI) e manter constantes ou controlar as variveis interferentes, o mtodo experimental inclui tambm medir objetivamente, de maneira fidedigna e vlida, o efeito da VI sobre a VD. Ou seja, precisamos medir o fenmeno que estamos estudando com algum instrumento de medida vlido e fidedigno para verificarmos se houve realmente o efeito estudado. Temos, portanto, que medir a VD.

II - PESQUISA CORRELACIONAL

Muitas vezes ns queremos verificar se h alguma relao entre duas variveis, mas por alguma razo, no podemos provocar variaes na nossa VI para verificar

seu efeito sobre a VD. Neste caso, no podemos fazer pesquisa experimental. Algumas vezes isto no possvel por motivos ticos. Por exemplo, se queremos saber qual o efeito da queimadura grave (VI) sobre a auto-imagem e auto-estima de crianas (VD), bvio que a VI no ser provocada pelo experimentador. Este ir selecionar crianas que possuam queimaduras e vai medir sua VD, ou seja, o grau de auto-estima. Outras vezes, no se trata de motivos ticos. s vezes, no se pode provocar variaes na VI porque estamos estudando caractersticas genticas ou de personalidade, as quais no se consegue variar. Por exemplo, quando queremos verificar se h uma correlao entre os tipos de personalidade e doenas cardio-vasculares. As pesquisas sobre a personalidade do tipo A tem demonstrado que pessoas que possuem este tipo de personalidade apresentam mais freqentemente problemas cardacos, pois obteve-se uma correlao entre estes dois fatores. Nestes casos, precisamos fazer pesquisa correlacional. Este tipo de pesquisa se caracteriza pelo seguinte procedimento:

1. No h variao deliberada ou manipulao da VI. O experimentador aproveita as variaes naturais da VI. 2. Como no o experimentador que introduz a VI, ele no pode efetuar o controle prvio das variveis interferentes. Ou seja, a VI ocorreu naturalmente sem controle de

variveis. O mximo que o experimentador pode fazer selecionar sujeitos para compor os grupos de sua pesquisa, de modo que eles se igualem com relao a algumas variveis. Por exemplo, ele poder selecionar um grupo de crianas com queimaduras e um grupo de crianas sem queimaduras, ambos de idade, escolaridade, classe social, etc. semelhantes. Este procedimento uma forma de igualar os grupos a posteriori, ou seja, depois que a causa j ocorreu, e no antes como ocorre na pesquisa experimental. 3. O pesquisador apenas mede as variaes que ele considera como possveis efeitos da ocorrncia natural da VI. Por exemplo, ele pode medir o grau de auto-estima dos dois grupos de crianas com ou sem queimaduras e verificar a correlao existente entre auto-estima e queimaduras, caso o grupo com queimaduras apresente um grau significativamente menor de auto-estima do que o outro grupo. O pesquisador pode ainda verificar a correlao entre duas variveis em um mesmo grupo de sujeitos. Neste caso, ele deve apenas medir as duas

variveis que ele supe serem correlacionadas, tal como quantidades de exerccio fsico e ritmo cardaco, para verificar a correlao entre estas duas variveis.

Uma grande desvantagem da pesquisa correlacional que na maioria das vezes, quando observamos uma correlao entre duas variveis, no podemos determinar a direo desta causalidade. Ser que VI provocou VD ou o contrrio, VD que a causa da VI? Como no foi o pesquisador que introduziu ou variou a VI, no h condies de saber se ela a causa da VD ou se o efeito de VD. Campbell e Stanley (1978) apresentaram m exemplo esclarecedor sobre este problema. Estes autores colocam que se queremos saber se h uma relao entre a qualidade da escola e o desempenho escolar dos alunos, podemos medir a qualidade de vrias escolas e o desempenho mdio dos alunos de cada uma. Em seguida, podemos verificar se h uma correlao positiva entre estas duas variveis. Se ns observarmos uma correlao, entretanto, no poderemos saber se a qualidade da escola que produz um alto desempenho dos alunos ou se o alto desempenho do alunos que faz com que uma escola seja de qualidade. Talvez no seja nem uma coisa nem outra. Talvez uma terceira varivel, por exemplo, o stauts scio-econmico dos pais que determina ambas as variveis, tanto o desempenho dos alunos quanto a qualidade da escola. Apesar desta desvantagem, muitas vezes necessrio fazer pesquisa correlacional porque no possvel variar a VI deliberadamente. Alguns autores (Contadropoulos et al, 1990) consideram como experimentao provocada a

pesquisa na qual se manipula deliberadamente a VI, enquanto que consideram como experimentao invocada a pesquisa na qual o experimentador aproveita as variaes naturais da VI.

III - PESQUISA DE LEVANTAMENTO

A pesquisa de levantamento ou Survey visa descrever a distribuio das caractersticas ou de fenmenos que ocorrem naturalmente em grupos da populao. Por exemplo, quando queremos avaliar a opinio dos eleitores a respeito dos candidatos s prximas eleies. Ou quando queremos estimar a opinio de estudantes respeito da pena de morte. Ou ainda quando queremos conhecer a distribuio de audincia da TV. Estamos tambm fazendo pesquisa de levantamento quando queremos descrever as caractersticas ou perfil dos pacientes que freqentam um ambulatrio ou a emergncia de um hospital ou de uma Clnica-escola de Psicologia. Em todos os exemplos acima estamos sempre descrevendo as caractersticas de um grupo de pessoas, sejam estas caractersticas referentes opinies, problemas clnicos, aspectos scio-demogrficos dos sujeitos ou aspectos da personalidade. Este tipo de pesquisa se caracteriza por: 1 - No varia a VI para ver seu efeito na VD; 2 - No controla as variveis interferentes;

3 - Apenas mede uma srie de variveis que descrevem as caractersticas de um grupo de sujeitos.

s vezes, a pesquisa de levantamento procura ir alm da descrio das caractersticas de um grupo e procura verificar o que que determina aquela caracterstica dos sujeitos. Por exemplo, podemos levantar o perfil do bom aluno de uma escola, descrevendo suas caractersticas e tambm o perfil do mau aluno desta escola. Comparando os dois tipos de dados podemos inferir quais as variveis possivelmente determinantes do bom ou do mau aluno. Neste caso, comeamos a fazer uma pesquisa de levantamento e depois passamos a fazer uma pesquisa do tipo correlacional. O levantamento das caractersticas do grupo estudado feito atravs da aplicao de questionrios auto-administrados ou atravs de entrevistas dirigidas por um questionrio. Estes questionrios so s vezes elaborados pelo prprio pesquisador, ou ento se decide por utilizar questionrios j validados ou testes psicolgicos, dependendo do tipo de caractersticas que se quer avaliar na pesquisa.

A desvantagem da pesquisa de levantamento que ela apenas descritiva. Porm, algumas vezes justamente isto que queremos: descrever um grupo de

indivduos para conhecer sua demanda, seus problemas, etc. por exemplo, quando queremos organizar o ambulatrio de um hospital psiquitrico e planejar os tipos de servios oferecer e tipos de profissionais contratar, importante fazer inicialmente um levantamento dos problemas dos pacientes que freqentam este ambulatrio, suas queixas principais, seus diagnsticos, assim como suas caractersticas scio-demogrficas e suas condies de vida. Esta informao basta como base para planejar e organizar o servio. Neste caso, no estamos interessados em identificar relaes causais, queremos apenas descrever nossa clientela. A pesquisa de levantamento o mais indicado para este caso. Entretanto, se a pesquisa de levantamento procurar tambm levantar os determinantes de um fenmeno, a ela se torna muito limitada porque um mtodo impreciso para este fim. Neste caso, tambm aqui no podemos Ter certeza da relao entre duas variveis e nem da direo desta relao. Nossas concluses sero apenas aproximativas.

IV - PESQUISA DE DESENVOLVIMENTO

A pesquisa de desenvolvimento o tipo de pesquisa que utiliza, de maneira sistemtica, os conhecimentos existentes com o objetivo de : 1 - desenvolver um novo instrumento de medida ou aperfeioar um j existente. Por exemplo, um

novo teste de personalidade ou um questionrio sobre a sade mental;

2 - ou desenvolver uma nova interveno, que seja uma interveno pedaggica, teraputica, etc.

Este tipo de pesquisa se caracteriza por: 1 - No varia a VI, no testa hipteses, no procura verificar relao causais entre variveis; 2 - No controla as variveis interferentes; 3 - No procura desenvolver as caractersticas de um grupo de sujeitos; 4 - Trata-se de uma pesquisa que visa construir, melhorar ou validar um instrumento de medida ou ento elaborar uma interveno. Por exemplo, suponhamos que voc queira construir em instrumento de medida para avaliar o estado de sade mental de uma populao. ETAPAS: 1. Inicialmente, preciso formular

o questionrio, escolhendo os tipos de questes necessrias para medir a sade mental. Para isto, voc pode se basear, por exemplo, no DSM-IV e em questionrios sobre sade mental j existentes. Alm disso, voc pode fazer grupos focais com especialistas em sade mental, para que eles opinem sobre a abrangncia das perguntas a serem includas no seu questionrio. 2. Aps escolhidas as perguntas, voc vai fazer um estudo piloto, aplicando sua primeira verso do

questionrio em um grupo pequeno de sujeitos para testar a formulao de suas perguntas e modific-las, conforme necessrio. A opinio destes sujeitos sobre a formulao de suas perguntas, o que no entenderam e o que levou a discordncia entre os sujeitos, serviro de base para voce aperfeioar suas perguntas, tornando-as mais claras. 3. Em seguida, voc modifica as suas perguntas em funo dos resultados do estudo piloto. 4. Depois, voc aplica o questionrio final em um grande nmero de pessoas para validar o instrumento. 5. Finalmente, voc utilizar testes estatsticos apropriados para avaliar a validade e a fidedignidade de seu instrumento de medida. Todos estes procedimentos constituem uma pesquisa de desenvolvimento.

V - PESQUISA DE SIMULAO

Trata-se de uma estratgia de pesquisa que visa simular o comportamento de um sistema durante um certo perodo, de maneira quantitativa, agindo sobre as variveis e os parmetros do modelo construdo para representar este sistema. Por exemplo, pesquisas que elaboram modelos matemticos para simular o comportamento de neurnios. Neste tipo de pesquisa, pode-se manipular diferentes grupos de variveis do modelo e prever o comportamento dos elementos estudados matematicamente. As pesquisas de simulao so muitas vezes combinadas com pesquisa experimental, por

exemplo quando se quer verificar experimentalmente, atravs de dados empricos, se as predies derivadas matematicamente - ao se fazer uma simulao do comportamento dos elementos de um sistema - se verificam de fato, na realidade, ou seja, no mundo emprico.

VI - ESTUDO DE CASO

Consiste em uma pesquisa descritiva, que visa estudar um caso particular ou um sistema determinado, buscando o entendimento ou compreenso do funcionamento ou da evoluo deste caso ou sistema, sem visar a generalizao deste entendimento para outros casos ou sistemas. O estudo de caso geralmente realizado com um indivduo nico (ex. um paciente, uma figura histrica para uma biografia) ou com alguns poucos indivduos que so estudados um um (ex. alguns casos de trans-sexuais). Mas tambm pode ser feito para estudar o funcionamento de um sistema, por exemplo uma classe de alunos, uma creche, um servio de sade, um programa de atendimento. Neste tipo de pesquisa, procura-se descrever todas as caractersticas de um nico sistema, com todas as suas manifestaes, a sua estrutura, o seu funcionamento, incluindo todos os aspectos da questo, de modo a se ter um quadro completo descritivo sobre aquele caso ou sistema em particular. O estudo visa a compreenso global do caso, no visa fazer generalizaes para outros casos, outras populaes, nem se pretende estabelecer relaes causais. Stakes (1966)

descreve trs tipos de estudo de caso: 1. Intrnseco, que visa estudar um caso em particular, sem visar compreender o fenmeno mais amplo em questo; 2. Instrumental, que estuda o caso

particular, visando compreender o fenmeno em questo e 3. Coletivo, que semelhante ao instrumental mas estuda mais de um caso, um um. Em todos eles, o estudo de caso visa a compreenso global de um caso ou de um fenmeno e no uma relao causal entre duas variveis. Trata-se de um tipo de pesquisa muito utilizado em um contexto clnico, por exemplo, quando se quer descrever a evoluo natural de uma doena ou a evoluo de um paciente em terapia. Neste contexto, o estudo de caso foi o tipo de pesquisa ou avaliao mais utilizado antes do advento da metodologia de pesquisa de grupos e mais recentemente o desenvolvimento dos delineamentos individuais. Segundo Stakes (1994) trata-se de uma escolha de objeto de estudo e no de mtodo, pois o estudo de caso pode ser uma pesquisa qualitativa ou quantitativa ou mesmo uma combinao de ambas. No contexto clnico, tradicionalmente o estudo de caso tem sido feito atravs de avaliaes qualitativas, consistindo geralmente de impresses do clnico sobre a evoluo do

caso. So anotaes feitas retrospectivamente sobre o caso, dificilmente replicveis, sem usar medidas quantitativas e objetivas do fenmeno para se conhecer as mudanas obtidas e a direo destas mudanas. Neste contexto clnico, o estudo de caso no inclui tambm a medida do nvel de base do comportamento antes do tratamento ser iniciado. Comparativamente aos delineamentos individuais (AB, ABA ou nveis de base mltiplos), que possuem nvel de base, este estudo de caso usado no contexto clnico menos preciso e menos adequado, porque no adequado para investigar o impacto da terapia. A insatisfao com a impreciso dos estudos de caso na clnica em psicologia levou ao desenvolvimento destes trs delineamentos individuais (Hersen e Barlow, 1984). Mesmo neste contexto, o estudo de caso pode ser til para se obter uma compreenso global descritiva do caso particular, sem visar a avaliao de impacto ou a identificao de relaes causais. Quando se est iniciando uma rea de investigao e no se sabe quase nada sobre o desenvolvimento de um fenmeno, o estudo de caso pode ser muito til para se levantar uma descrio completa do fenmeno e estabelecer os primeiros conhecimentos sobre ele, podendo a partir destes dados levantar hipteses a serem testadas posteriormente. Quando se estuda um sistema ou um servio, o estudo de caso pode fornecer igualmente dados que permitem uma compreenso global da estrutura do sistema e de como est funcionando. Geralmente, este tipo de

estudo visa fornecer informaes aos prprios participantes do servio, como um feedback do seu funcionamento, das falhas e dos problemas existentes em setores dos servio ou na integrao dos mesmos. Esta informao serve para ajud-los a visualizar seu funcionamento e a reformular sua estrutura ou seu funcionamento para corrigir as falhas.

No registra dados anteriores ao tratamento: ausncia de nvel de base. No manipula a VI No procura controlar variveis interferentes. Apenas registra a evoluo do caso (ex. um cliente) ou registra todos os aspectos da Estrutura e do funcionamento de um sistema ou servio. Descreve. 5. Fornece dados para descrio e compreenso global da estrutura e funcionamento de um sistema.

1. 2. 3. 4.

II - PESQUISA DE OBSERVAO

Este tipo de pesquisa importante de ser feita no incio de uma rea de

investigao, porque til para se levantar hipteses e descrever os componentes de um fenmeno.

1 OBSERVAO NATURALSTICA OU ECOLGICA:

Este tipo de pesquisa visa descrever o comportamento natural em um contexto natural, com o mnimo de interferncias do observador. Visa estudar o comportamento tal como ele ocorre naturalmente. Por exemplo, os estudos dos etlogos sobre o comportamento de animais em seu habitat natural. Ou o famoso estudo sobre o comportamento dos gorilas. Os psiclogos ecologistas tambm utilizam este tipo de pesquisa, quando estudam o comportamento de indivduos de uma determinada comunidade, por exemplo, de uma favela. Esta pesquisa visa descrever todos os contextos comportamentais da comunidade estudada, tais como seus locais ou ambientes de atuao, seus horrios de utilizao destes ambientes, os objetos tpicos de cada local, as funes exercidas nestes locais. A descrio destes contextos serve para definir o estilo de vida de cada indivduo. Este tipo de pesquisa visa descrever ainda os vrios repertrios de comportamento da comunidade e sua amplitude, ou seja, o nmero de contextos utilizados pelas pessoas e como elas diferem. Este tipo de pesquisa caracteriza-se pela observao detalhada e objetiva de dados

replicveis. Alm disso:

1. Procura no interagir com os indivduos sob observao, para evitar interferncias; 2. Observa os fenmenos no momento em que eles ocorrem e no retrospectivamente, para evitar erros de memria e de interpretao; 3. Utiliza dados objetivos passveis de replicao; 4. Procura descrever os fenmenos observveis, mais que os processos subjacentes.

2 OBSERVAO PARTICIPANTE:

Este tipo de pesquisa tambm visa descrever um fenmeno, dando nfase situaes naturais de observao daquele fenmeno, tal qual ele ocorre naturalmente. Entretanto, ela procura entender principalmente os processos subjacentes aos dados observados. Trata-se, portanto, de uma pesquisa qualitativa, onde se faz mais inferncia sobre o fenmeno estudado. A pesquisa por observao participante implica em uma interao social entre o pesquisador e os indivduos observados. O pesquisador participa da vida da comunidade que ele est estudando, podendo mesmo viver na comunidade. Ele recolhe os dados de sua observao atravs de notas de campo que ele preenche retrospectivamente, ou seja, depois que ele participou de um evento, e no durante a ocorrncia deste evento. Trata-se portanto de dados que so

dificilmente replicveis, pouco objetivos. Portanto, possui as seguintes caractersticas:

1. Interage-se com a comunidade, fazendo-se parte dela, sem se preocupar com a interferncia do pesquisador;

2. Observa-se os fenmenos retrospectivamente, ou seja, depois que ocorreram, atravs de notas de campo; 3. Utiliza-se dados subjetivos; 4. Preocupa-se mais com processos subjacentes do que com os dados observveis.

3 OBSERVAO SISTEMTICA:

Este tipo de pesquisa visa tambm observar e descrever os comportamentos de indivduos, mas o faz de maneira sistemtica. Embora a observao sistemtica vise tambm observar comportamentos naturais, geralmente ela utilizada em contextos de laboratrio e raramente em contextos naturais. O procedimento envolve a seleo e o registro de comportamentos e ainda a utilizao de cdigos de comportamentos que facilitam a observao. Caracteriza-se por:

1. Seleo dos comportamentos a serem observados;

2. Codificao dos comportamentos; 3. Observao e registro da ocorrncia dos comportamentos, seja da freqncia, seja da durao destes comportamentos, no momento em que esto ocorrendo e no retrospectivamente; 4. A utilizao de dois ou trs observadores previamente treinados na observao e na utilizao dos cdigos de registro de comportamento. Estes observadores devem apresentar 85% de acordo em relao aos dados observados.

PESQUISA EPIDEMIOLGICA

A pesquisa epidemiolgica visa estudar determinado fenmeno na populao em geral , descrevendo a distribuio ou variao deste fenmeno na populao, atravs da investigao de um grande nmero de sujeitos, em amplas amostras representativas da populao. Geralmente so pesquisas longas, trabalhosas e caras pois envolvem um grande nmero de aplicadores atuando em uma vasta extenso.

Cohorte (Cohort Studies): Trata-se de um estudo prospectivo sobre a evoluo de um fenmeno em um grupo muito grande de pessoas, no decorrer de um intervalo de tempo muito prolongado. Este estudo visa identificar os efeitos de um determinado fator de risco, comparando-se dois grupos naturais, um deles (GE) contendo o fator de risco que se deseja investigar e o outro grupo

(GC) no contendo este fator. Ou seja, o fator de risco a varivel independente cujo efeito se quer investigar. Estudando a evoluo dos dois grupos, procura-se identificar os efeitos da VI nos indivduos, no decorrer do tempo. Por exemplo, em uma pesquisa epidemiolgica realizada nos Estados Unidos, com 47.000 crianas, foi estudado o efeito do fenmeno da asfixia no momento do nascimento (VI ou fator de risco) sobre a sade das crianas (VD), em termos de seus comprometimentos neuronais, durante um intervalo de tempo de 7 anos. Para isto, um grupo de crianas que havia sofrido de asfixia foi comparado a um grupo de controle composto de crianas (GC) que no haviam sofrido de asfixia. Todas as crianas foram examinadas aos 4 meses de idade, aos 12 e aos 18 meses e em seguida continuaram a ser examinadas uma vez por ano, at completarem 7 anos.

Um outro estudo do tipo cohorte foi o estudo Framingham sobre problemas cardacos, realizado em Massachusetts, que visava investigar os efeitos do fator de risco (VI) hipertenso sobre os acidentes vasculares. Foram estudados 5.100 sujeitos durante 35 anos. Deste total, um grupo de pessoas adultas hipertensas foi comparado a um grupo de pessoas que no possuiam hipertenso, durante o decorrer dos 35 anos, atravs de medidas da ocorrncia de acidentes

vasculares em ambos os grupos. (Greenberg, 1996).

Caso-Contrle (Case Control Studies): consiste em um estudo epidemiolgico retrospectivo. Ao contrrio do anterior, visa investigar retrospectivamente a possvel causa (fator de risco) de um fenmeno ou doena j ocorrida em uma populao. Para isto, inicia-se o estudo definindo-se claramente uma populao (ex. uma cidade). Nesta populao definida, identifica-se todos os casos ocorridos da doena. Seleciona-se ento uma amostra representativa aleatria destes casos de doena ou, se possvel, utilisa-se todos os casos da doena. So usadas amostras menores do que no estudo de cohorte. Em seguida, seleciona-se aleatoriamente da populao normal de pessoas da mesma cidade uma amostra representativa. Ou ento se faz o pareamento casocontrle. Tendo sido identificado os dois grupos comparativos, entrevista-se todos os dois grupos, investigando-se a presena de vrios possveis agentes causadores (VIs) daquela doena. A entrevista deve ser padronizada e realizada por entrevistadores treinados. Por exemplo, foi feito um estudo caso-contrle para se investigar a ocorrncia da sindrome de Eosinophylia mialgia (EMS) na cidade de St. Paul, em Minneapolis, Estados Unidos. Os mdicos da rea identificaram 63 casos da doena na regio. Para comparar este grupo com sujeitos que no possuiam a doena (GC), foi selecionada uma grande amostra de 5.188 sujeitos da populao normal . Foram feitas entrevistas com os sujeitos

dos dois grupos visando identificar a causa da doena, partir de uma lista de diversos possveis fatores de risco, . Descobriu-se que 97% do doentes (61 em 63) haviam tomado um medicamento com uma substncia chamada L-tryptophan, enquanto que apenas 2% do grupo normal (101 em 5.188) havia tomado medicamento com esta substancia. O medicamento vinha de um mesmo laboratrio.

Referncias Bibliogrficas:

BARLOW, B.H. HERSEN,M (1984). Single-case experimental design: strategies for studying behavior change. New York: Pergamon.

CAMPBELL, D.T., STANLEY, J.C. (1979) Delineamentos experimentais e quaseexperimentais de pesquisa. Editora da Universidade de So Paulo, SP.

CONTRADOPOULOS, AP., CHAMPAGNE, F., POTVIN, L., DENIS, J.L. e BOUYLE, P. (1990) Savoir preparer une recherche. Montreal les presses de lUniversit de Montreal.

GREENBERG, R.S, Daniels,S.R., Flanders,W.D., Eley,J.W. e Boring, J.R. 19960. Medical Epidemiology. Stamford: Appleton e Lange.

10

SELLTIZ, C., WRIGHTSMAN, L.S., COOK, S.W. (1987) Mtodos de pesquisa nas relaes sociais. Editora da Universidade de So Paulo, SP.

STAKE,R.E. (1994). Case Studies, In: Denzin, N. K. e Lincoln, Y .S. Handbook of Qualitative Research. London: Sage Publications.

Anda mungkin juga menyukai