Anda di halaman 1dari 6

Tratores matam uma pessoa por semana

Publicado: 9 de agosto de 2013 em Acidentes com trator

0 Morreu esmagado pelo trator. A frase repete-se em dezenas de notcias desde o incio do ano. So, pelos menos, 38 as vtimas mortais em acidentes envolvendo estes veculos reportadas pela imprensa. foto GLOBAL IMAGENS/ARQUIVO

Acidente com trator As circunstncias tambm se repetem. O tratorista, normalmente idoso, conduz perto de casa, num terreno privado e, por isso, o acidente nem sequer consta das listas da Autoridade Nacional de Segurana Rodoviria (ANSR). Nos casos mais comoventes, a vtima uma criana, como sucedeu em abril, em Pinhel: um menino de quatro anos escorregou da alfaia e acabou colhido pela mquina. Em 2012, tratores, alfaias agrcolas e outras mquinas da construo estiveram no centro de 822 acidentes atropelamentos, colises, despistes -, resultando em 35 mortos e 85 feridos graves, segundo a ANSR. Vtimas de viaturas agrcolas foram 22. Este ano, no primeiro trimestre, duas. Mas estes nmeros esto longe da realidade. Uma recolha feita na imprensa permite perceber que, at ontem, os mortos aproximavam-se das quatro dezenas (38).
O trator presta servios inestimveis ao homem do campo mas tambm fonte de muitos acidentes, alguns dos quais conduzem a morte do operador e de terceiros.

O uso indevido do trator agrcola pode ocasionar riscos de acidentes de tres naturezas:
relacionados ao terreno onde opera (AMBIENTE); provocados pelo trator em si (AGENTE); e/ou pela impercia ou desconhecimento do operador (HOMEM).

FATORES HUMANOS NOS ACIDENTES

Na maioria das ocorrncias o acidente a evidncia do erro humano. Quase sempre o erro humano resulta em custosos danos ao equipamento e na perda de tempo para os reparos. Uma mquina pode ser reparada ou substituda; o que nem sempre possvel quando o erro causa um dano ao corpo humano. Os principais fatores que causam esses rros so:
falta de ateno fadiga preocupao falta de treinamento incompatibilidade homem-mquina outros

As limitaes humanas que influem nos acidentes podem ser classificadas em:
Fsicas Fisiolgicas e Psicolgicas.

Fatores Fsicos:

As caractersticas fsicas ou as limitaes de uma pessoa, podem ser comparadas s especificaes de projeto de uma mquina --- seu tamanho, peso, potncia, voltagem, etc. --- coisas que no so mudadas facilmente. Se voc reconhece as suas limitaes fsicas e trabalha dentro delas, voc ter menos acidentes do que algum que tenta trabalhar alm dos seus limites. Assim voc ter melhor controle do ambiente e da mquina que voc opera. Voc ser capaz de evitar acidentes mais facilmente. Fora Algumas pessoas so mais fortes do que outras. Um homem pode ser capaz de mover uma escada pesada com segurana, mas isso pode ser perigoso para algum mais baixo ou mais fraco, com o risco de atingir uma segunda pessoa. Conhea os seus limites de fora e pea ajuda se precisar ! Os msculos representam cerca de 45% do peso do corpo. Quando em trabalho, eles convertem a energia qumica dos alimentos em energia mecnica. A quantidade de energia utilizada, depende do tamanho e estado atual dos msculos, do suprimento de sangue, temperatura, respirao e do tipo de trabalho executado. Uma estimativa prtica da habilidade humana de trabalhar continuamente de cerca de 1/10 a 1/5 HP (cavalos de fora = Horse Power, em Ingls). Precisa-se de 1/10 HP para acender uma lmpada incandescente de 75 watt.

Para trabalhar com segurana, evite a fadiga muscular: 1 - Trabalhe em posio confortvel. Quando o assento est alto, a presso nos msculos da coxa podem provocar caimbras. 2 - Opere dentro das suas limitaes. No exija demais dos seus msculos. As mquinas simples, como as alavancas e chaves de boca, foram criadas justamente para multiplicar a fora do homem: use-as sempre que precisar. 3 - Mantenha-se em movimento constante. O movimento do corpo no trabalho dinmico ajuda a circulao sangunea, exercita uma grande variedade de msculos e mais indicado do que o trabalho parado ou com menos movimento. 4 - Faa pausas frequentes e curtas. Elas so mais eficazes na recuperao das energias, do que as longas e raras. Tempo de reao O tempo de reao ou reflexo do indivduo tem incio com uma mensagem enviada ao crebro e termina quando o corpo executa uma resposta ou reao fsica. Por exemplo, quando o tratorista avista um obstculo (a mensagem), isso registrado no crebro e resulta numa reao ao perigo: numa freiada, desvio do obstculo ou outra manobra apropriada. Para que o crebro receba a mensagem e diga ao corpo para executar uma ao leva tempo --- o tempo de reao. O melhor tempo de reao do homem lento, quando comparado com a alta velocidade da mquina. O tempo de reao humana de cerca de 1/3 de segundo, sob condies ideiais. Vide a figura abaixo:

Da ilustrao acima concluimos que: a) a reao do tratorista sbrio dar tempo para evitar o perigo, parando tempo; b)no caso do tratorista cansado, o longo tempo de reao, far com que pare o

trator quase em cima do obstculo; e c)o tratorista doente, embreagado ou intoxicado, no evitar um acidente (s vezes) grave. Pense em como voc reagiria s vrias situaes de emergncia, antes que seja submetido a elas. Isso pode ajud-lo a reagir mais rpido nessa emergncia. Sabendo que o cansao e o lcool, por exemplo, diminuem o seu tempo de reao, evite-os quando for dirigir o trator. Peso e tamanho

A estatura de uma pessoa geralmente determina os tipos de trabalho que ela pode realizar com segurana. Considere as diferenas em tamanho do corpo de um jquei e de um jogador de basquete. Embora esses sejam os casos extremos, ningum se ajusta exatamente s dimenses mdias.

porisso que os assentos de muitas mquinas so ajustveis. Esteja certo de manter o seu ajustado --- para voc. Assim voc ficar mais confortvel, eficiente e alerta. O painel de controle e a localizao dos comandos tm um efeito significativo no seu desempenho e segurana na conduo da mquina. Idade As habilidades fsicas variam com a idade, atingindo geralmente o ideal entre 25 e 30 anos e, a partir da, diminuindo progressivamente. Assim, a viso, a audio e a fora fsica diminuem com a idade. Em estudo realizado nos Estados Unidos, ficou provado estatisticamente que, entre os jovens menores de 16 anos e os idosos maiores de 65 anos de idade, ocorrem a maioria dos acidentes com equipamento agrcola. Viso

Mais de 90% do nosso trabalho controlado pelos olhos. Contudo ela tem as suas limitaes e necessita de proteo e de cuidados. A boa viso depende:
da intensidade de luz adequada ao tipo de trabalho do tamanho visvel do objeto focalizado da cor e contraste do objeto e o fundo da estabilidade do objeto focalizado e da claridade e nitidez do objeto.

Fatores Fisiolgicos:

Nosso corpo tem certas caractersticas e limitaes de ordem fisiolgica. Algumas delas so: tono muscular e fora; eficincia metablica (quanto de alimento usado para faz-lo funcionar); sua resistncia a certas doenas; e as horas de sono e de descanso que so exigidos pelo seu corpo. Limitaes fisiolgicas como essas so comparveis ao desempenho de uma mquina: quanto de combustvel ela consome; a temperatura de operao; as ligaes do sistema eltrico; etc. Estas limitaes variam muito entre as diferentes pessoas e podem variar, na mesma pessoa, de dia para dia. Os limites fisiolgicos so afetados por:
fadiga drogas, lcool e fumo produtos qumicos (agrotxicos) doenas e condies ambientais: temperatura, umidade, vibrao, rudo, poeira, etc.

Fatores Psicolgicos:

A segurana e o desempenho pessoal dependem grandemente dos fatores psicolgicos. Neste aspecto, as pessoas so muito diferentes das mquinas. O homem tem emoes e sentimentos --- as mquinas no. Os problemas psicolgicos resultam de uma srie de situaes:
conflitos pessoais --- confuso e incerteza na mente do indivduo tragdia pessoal --- a perda de um amigo ou parente problemas interpessoais --- problemas em casa, atrito entre pessoas problemas profissionais --- dificuldades no servio dificuldades financeiras

a insegurana (ou introverso) --- impede o indivduo de solicitar informaes que seriam teis preveno de acidentes.

Os resultados dos problemas emocionais --- que causam reaes de clera, retaliao, desateno a detalhes, como no observar avisos importantes (as placas de sinalizao, por exemplo) --- criam situaes de acidentes.

Anda mungkin juga menyukai