Anda di halaman 1dari 8

AS MULHERES NAS ESCOLAS DE ENGENHARIA BRASILEIRAS: HISTRIA, EDUCAO E FUTURO

Carla Giovana Cabral1 Walter Antonio Bazzo2

RESUMO
Historicamente, as mulheres foram afastadas do crculo criativo e lder da produo cientfica e tecnolgica. Isso limitou sua atuao fora da esfera privada da casa e foi, sculos aps sculos, evidenciado pela sua ausncia e conduo em carreiras como fsica, qumica, biologia, matemtica e engenharia. Embora tenha crescido o nmero de mulheres nos cursos de engenharia nos ltimos anos, a mdia de professoras e pesquisadoras, em reas como engenharia e cincia da computao, segundo o ltimo censo do CNPq, no ultrapassa 30%. Trabalhos realizados na Escola Politcnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro, na Escola Politcnica da Universidade de So Paulo e no Centro Tecnolgico da Universidade Federal de Santa Catarina, por exemplo, pesquisam a presena feminina na engenharia nos sculos XX e XXI, recuperam a histria das pioneiras e investigam a construo do conhecimento e os caminhos da educao tecnolgica. Como uma maior participao das mulheres na engenharia poderia contribuir para a construo de uma tecnologia mais voltada ao bem estar das pessoas e uma educao tecnolgica que melhor prepare os engenheiros para os desafios contemporneos? Palavras-chave: Educao tecnolgica, mulheres na engenharia, engenharia e sociedade, cincia, tecnologia e gnero, histria da cincia e da tecnologia.

ABSTRACT
Historically, women their moved away from the creative circle and leader of the scientific and technological production. This limited their performance out of the deprived sphere of the house and it was, centuries after centuries, evidenced by their absence and leadership in careers as physics, chemistry, biology, mathematics and engineering. Although the number of women in the engineering courses the last years, the teachers and researchers average, in areas as engineering and science of the computation, according to the last census of CNPq, does not exceed 30%. Researche works, accomplished at the Polytechnic School of the Federal University of Rio de Janeiro, at the Polytechnic School of the University of So Paulo and in the Technological Center of the Federal University of Santa Catarina, for instance, here studied the feminine presence in engineering over the centuries XX and XXI. Thesc works recover the pioneers history and investigate the construction of the knowledge and the technological education ways. How could a larger participation of women in engineering contribute to the construction of a technology more returned to people wellfare and a technological education which best prepares the engineers for the contemporary challenges? Key-word: Technological education, women in engineering, engineering and society, Science, technology and gender, science and technology history.

Pesquisadora do Ncleo de Estudos e Pesquisas em Educao Tecnolgica da UFSC, doutora em Educao Cientfica e Tecnolgica, Campus Universitrio, Trindade, Florianpolis, SC, CEP 88040900, 48 3331 9812, carla@ctc.ufsc.br. Professor do Departamento de Engenharia Mecnica da UFSC, doutor em Educao, Campus Universitrio, Trindade, Florianpolis, SC, CEP 88040900, 48 3331 9812, wbazzo@emc.ufsc.br.
Revista de Ensino de Engenharia, v. 24, n. 1, p. 3-9, 2005 ISSN 0101-5001

AS MULHERES NAS ESCOLAS DE ENGENHARIA BRASILEIRAS: HISTRIA, EDUCAO E FUTURO

INTRODUO
A mitologia grega conta que Prometeu roubou o fogo de Hefesto, deus arteso, e o entregou aos homens, marcando assim o nascimento da tecnologia. Mas, se ao contrrio do que cantam os poetas antigos, fosse a deusa Palas Atenas a autora da faanha? Teramos outros sistemas e artefatos tecnolgicos? Seriam os mesmos os valores empregados? Historicamente, as mulheres foram afastadas do crculo criativo e lder da produo cientfica e tecnolgica. Isso limitou sua atuao fora da esfera privada da casa e foi, sculos aps sculos, evidenciado pela sua ausncia e conduo em carreiras como fsica, qumica, biologia, matemtica, engenharia e Computao. Essas reas desenvolveram-se ao sabor de valores considerados historicamente como masculinos certeza, eficincia, controle ordem. O acesso das mulheres leitura e escrita, algo que comeou em meados do sculo XVII, foi mudando seu lugar nas sociedades (PREZ SEDEO, 2001) e, por conseqncia, sua participao em carreiras cientficas e tecnolgicas. Hoje, no h restries aparentes para o acesso das mulheres aos sistemas educacionais, mas ergue-se uma srie de outras barreiras que restringem sua participao na produo do conhecimento cientfico e tecnolgico, hierrquica e territorialmente, num universo androcntrico de pesquisa e trabalho. Atualmente, no Brasil, a mdia de professoras e pesquisadoras em reas como a engenharia e a cincia da computao de aproximadamente 25%. As mulheres esto mais presentes em reas como letras, lingstica, artes e cincias humanas, por exemplo. O cenrio balizado por desigualdades e discriminao, diferenas de oportunidades e desprezo s peculiaridades do trabalho feminino. Com funestas guerras e a ainda abissal diferena de dignidade e qualidade de vida entre os povos do mundo (e mesmo dentro dos pases), a humanidade envolve-se obrigatoriamente em questionamentos ticos sobre a cincia e a tecnologia (REES, 2003; BAZZO, VALE PEREIRA, LINSINGEN, 2000). Cabe refletir sobre a idia determinista tradicionalmente propalada de que a evoluo cientfica e tecnolgica seja diretamente responsvel pelo desenvolvimento econmico e social. Desenvolvimento tecnolgico significa desenvolvimento humano necessariamente? Ou, o desenvolvimento tecnolgico tem sido humanizador? Neste artigo pretende-se discutir dados dos censos 2002 e 2004 divulgados pelo Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq), especialmente os que se referem grande rea Engenharia e Cincia da Computao, orientando anlises para os seis estados com maior nmero de grupos de pesquisa (2002) quanto ao gnero.
Revista de Ensino de Engenharia, v. 24, n. 1, p. 3-9, 2005 ISSN 0101-5001

Sem deixar de lembrar o clssico questionamento sobre o porqu de to poucas mulheres nessa rea, reflete-se sobre a construo do conhecimento cientfico e tecnolgico sem a incluso de valores scio-historicamente conferidos a elas e as possveis causas e conseqncias desse processo excludente para toda a humanidade. Arrematando, esses questionamentos conduzem necessidade de uma educao tecnolgica calada numa perspectiva crtica das relaes entre cincia, tecnologia, sociedade (CTS) e gnero.

LINHAS TORTAS
So, pelo menos, trs os momentos-chave na histria, segundo a pesquisadora espanhola Eullia Prez Sedeo (2001), em que as mulheres so de alguma forma recompensadas na luta pelo acesso educao. O primeiro momento tem lugar no perodo entre o Renascimento e a Revoluo Cientfica, meados do sculo XVIII, quando comeam a aprender a ler e a escrever, mesmo sem a chancela da lei. Houve polmica e questionava-se a capacidade intelectual das mulheres e se era adequado e, mesmo, conveniente que tivessem educao formal. Prez Sedeo (2001) assinala que, de qualquer forma, isso possibilitou que aparecessem publicaes cientficas e literatura voltadas para damas um universo das classes privilegiadas, no entanto. Um sculo depois, a conquista foi pelo acesso ao ensino superior para todas as mulheres. Isso aconteceu em diferentes ocasies nos pases ocidentais, at aproximadamente a primeira metade do sculo XX, quando tambm teve incio o ingresso em academias de cincias, configurando um segundo momento-chave de conquistas. A partida para o terceiro momento deu-se nos anos 60 do sculo XX, tempo de refletir sobre os motivos pelos quais havia to poucas mulheres estudando, trabalhando e liderando nas reas cientficas e tecnolgicas, mesmo sem uma discriminao legal. Esse percurso histrico, entre outros, deu vazo a vrios tipos de pesquisas sobre cincia, tecnologia e gnero, que se dedicaram a revelar, discutir e abolir as diferenas, muitas vezes expressivas, entre homens e mulheres num mesmo espao de atuao (CABRAL, 2001, 2005a, 2005b, 2006). Ensejam-se questes envolvendo cincia, tecnologia e poder, o estatuto epistmico do sujeito feminino, a recuperao, na histria, das cientistas e, dentre outras, mudanas em currculos e motivao para que mais meninas e mulheres se interessem em aprender cincias ou cursar engenharia e computao. Estudos recentes mostram cenrios para as mulheres na cincia e na tecnologia em vrios pases do mundo. Londa Scheinbinger (2001) critica com categoria a situao, questionando a influncia do feminismo na cincia e abrindo janelas de esperana

AS MULHERES NAS ESCOLAS DE ENGENHARIA BRASILEIRAS: HISTRIA, EDUCAO E FUTURO

quando aponta fatos positivos, como um aumento no nmero de mulheres dirigentes de agncias governamentais, a chefiar departamentos e em cadeiras acadmicas de prestgio nos Estados Unidos da Amrica. Melo (2004) verificou que o espao de poder no Sistema de Cincia e Tecnologia (SCT) brasileiro predominantemente masculino, seja em reitorias, vice-reitorias e comits assessores no Ministrio da Educao, CNPq e Capes. Nestes ltimos chama ainda mais ateno o fato de que, mesmo nas reas em que o nmero de mulheres superior ao de homens, como as cincias humanas, a representatividade feminina no a que abraa maior poder. Scheinbinger (2001) lembra que sociedades como a americana e a europia persistem no uso de divises fundamentais entre vida domstica e profissional, que datam do sculo XVIII. Quer dizer que as mulheres continuam desempenhando seu papel tradicional de gnero: ser mes, esposas, cuidadoras das crianas, dos doentes e dos idosos (PREZ SEDEO, 2001) algo que certamente deveria ser mais valorizado pela sociedade. Santamarina (2001), em pesquisa realizada no final da dcada de 90 do sculo passado, constatou que pouco mais de 50% dos alunos das universidades espanholas eram mulheres, sendo que 24% delas freqentavam cursos de arquitetura ou tcnicos; 27,7% estudavam em cursos superiores de engenharia. Consultadas, professoras e pesquisadoras dessa rea consideraram a engenharia uma carreira de perfil masculino, e a medicina, a psicologia e a enfermagem, por exemplo, de contornos femininos. No quer dizer que uma carreira seja mais masculina ou feminina que outra, mas que os valores que as construram tm imbricados a histria e a cultura de homens e mulheres. Excludas durante sculos da esfera pblica, as mulheres viram apartado tambm o conjunto histrico de seus valores, qualidades e caractersticas (EYNDE, 1994). O cenrio no muito diferente na Amrica Latina (KOCHEN et al., 2001), onde, todavia, convive-se com a ausncia de estatsticas diferenciadas por sexo, uma prtica mais corrente nos pases desenvolvidos. Um estudo realizado em 1997 por pesquisadores da Rede Argentina de Gnero, Cincia e Tecnologia (RAGCyT) revelou que, no Brasil, a posio das mulheres lderes, por idade e nmero total de investigadoras, resulta, em todas as faixas etrias, em menos da metade, exceto nos extratos mais jovens. Tambm se constatou que a nica rea em que as mulheres estavam em maioria era a de cincias humanas; nas cincias agrrias, exatas e engenharias, o predomnio era masculino. Os autores do trabalho concluram que as barreiras no se manifestavam tanto no ingresso a essas carreiras,

mas revelavam-se posteriormente, nos nveis intermedirios e altos. Um outro trabalho investigou a presena feminina nas carreiras de cincia e tecnologia, dedicando ateno especial Escola Politcnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (POLI/UFRJ) (TABAK, 2002) uma das precursoras do ensino de engenharia no militar no Brasil (SILVA TELES, 1984). Significativo exemplo d a autora na pgina 132: No se registra uma nica professora titular entre os 19 existentes na Politcnica da UFRJ. Na Escola Politcnica da Universidade de So Paulo (POLI/USP), apenas 9% do corpo docente so mulheres: somente duas so titulares, oito associadas e 38 doutoras (SAMARA, 2004). No Centro Tecnolgico da Universidade Federal de Santa Catarina (CTC/UFSC), dos 348 professores, h 51 mulheres, que representam menos de 15% do total1 abaixo da mdia dos estados analisados, inclusive o de Santa Catarina (2005). reas como a engenharia mecnica e a engenharia eltrica, por exemplo, so as que tm menos professoras, proporcionalmente ao total de docentes. H tambm o caso do Departamento de Automao e Sistemas, que no tem sequer uma professora. Em seus mais de quarenta anos de histria, o CTC no teve nenhuma diretora eleita. Helena Amlia Stemmer, do Departamento de Engenharia Civil, e Ana Maria de Mattos Retl, do Departamento de Engenharia Qumica e Engenharia de Alimentos, hoje aposentadas, ocuparam o cargo ao substituir os diretores por curto perodo. Na Tabela 1 mostrase o quadro docente atual do CTC/UFSC.
Tabela 1 Quadro docente do CTC/UFSC.
DEPARTAMENTO Arquitetura e Urbanismo Automao e Sistemas Engenharia Civil Engenharia Eltrica Engenharia Mecnica Engenharia de Produo e Sistemas Engenharia Qumica e Engenharia de Alimentos Engenharia Sanitria e Ambiental Informtica e Estatstica Com o Departamento de Arquitetura Sem o Departamento de Arquitetura MULHERES 14 --11 4 2 6 5 2 7 51 14,66% 37 12,21% HOMENS 31 18 28 42 63 27 23 15 50 297 85,34% 266 87,78% 303 TOTAL 45 18 39 46 65 33 28 17 57 348

Fonte: Sites dos deptos e da Direo do Centro (2005).

DISSONNCIAS
Os dados apresentados pelo CNPq em seus censos tm sido teis para localizar as mulheres nas grandes reas do conhecimento, sua posio
Revista de Ensino de Engenharia, v. 24, n. 1, p. 3-9, 2005 ISSN 0101-5001

AS MULHERES NAS ESCOLAS DE ENGENHARIA BRASILEIRAS: HISTRIA, EDUCAO E FUTURO

quanto liderana, idade e disciplinas cientficas. Eles so interessantes para fornecer uma espcie de panorama das reas tambm em relao aos estados. Muito embora se tenha confirmado e tentado acompanhar o crescimento da mulher no SCT, e sua representao chegue atualmente a aproximadamente 47% do total de pesquisadores (Tabela 2), sua participao significativamente menor na grande rea engenharia e cincias da computao (Grfico 1). Nesse caso, dos 13.006 pesquisadores, 9.671 (74,35%) so homens e 3.299 (25,36%), mulheres, sendo o espao mais masculino da pesquisa brasileira. cincias exatas e da terra, com 31,62% de mulheres, e Agrrias, com 34,50% vm, respectivamente, a seguir. H uma maior tendncia ao equilbrio entre os gneros nas Cincias Biolgicas, da Sade e Sociais Aplicadas. Nas cincias humanas, lingstica, letras e artes o predomnio de pesquisadoras (Grficos 2 e 3)2.
Tabela 2 - Distribuio percentual dos pesquisadores segundo o gnero (1993-2004).
Gnero Fem. Masc. 1993 ND* ND 1995 39 61 1997 42 58 2000 44 56 2002 46 54 2004 47 53

Grfico 3 - Distribuio das pesquisadoras nas oito reas do conhecimento.

80 60 40 20 0
Fonte: CNPq/2002.

Agrrias Biolgicas Exatas Humanas Sociais Sade Eng. E Comp.

Letras

Fonte: Diretrio dos Grupos de Pesquisa do CNPq (2006). ND (no disponvel)

No levantamento divulgado em 2002 , do total de 56.891 pesquisadores nas oito grandes reas de pesquisa, 30.859 eram homens e 26.021 mulheres uma diferena de 9%. Ao avaliar a distribuio dos pesquisadores, segundo a idade e o gnero (Figura 1), encontramos uma maioria de mulheres apenas nas faixas etrias dos 24 aos 29 anos. A partir da comeam a perder espao gradativamente e dos 55 aos 65 anos, fase em que os pesquisadores podem trabalhar de forma mais madura, acredita-se, a presena das mulheres reduz-se a praticamente um tero apenas de 32 a 38% do total.
Figura 1 Distribuio dos pesquisadores, segundo a faixa etria e o gnero.
65 ou + 60 a 64 55 a 59 68 62 59 57 52 54 54 52 45 43 32 38 41 43 48 46 46 48 55 57

Grfico 1 - Evoluo de pesquisadores na rea Engenharia e Cincias da Computao.


16.000 14.000 12.000 10.000 8.000 6.000 4.000 2.000 0

Homens Mulheres

Faixa etria

50 a 54 45 a 49 40 a 44 35 a 39 30 a 34 25 a 29 At 24

19 95 19 97 20 00 20 02 20 04

0%

20%

40% Masc.
Fem.

60%

80%

100%

Fonte: Diretrio de Grupos de Pesquisa do CNPq/2006. Grfico 2 - Distribuio dos pesquisadores nas reas, de acordo com o gnero.
80 70 60 50 40 30 20 10 0 Homens Mulheres
Agrrias Biolgicas Exatas Humanas Sociais Sade Eng. E Comp.
Letras

Fonte: CNPq/ 2002/

Fonte: Censo CNPq/2002.

A inquietao aumenta quando o olhar se volta para uma leitura hierrquica. A liderana das mulheres nas pesquisas somente existe na faixa etria at 24 anos, quando so maioria (Tabela 3) e, mais uma vez, a sua condio de lder vai gradativamente diminuindo. H uma relao entre o nmero de mulheres na rea e a sua liderana. Mas a leitura no pode ser linear, j que estudos comprovaram que um maior acesso de mulheres no alterou a hierarquia na rea (KOCHEN et al., 2001; SCHIEBINGER, 2001; TABAK, 2002).

Revista de Ensino de Engenharia, v. 24, n. 1, p. 3-9, 2005 ISSN 0101-5001

AS MULHERES NAS ESCOLAS DE ENGENHARIA BRASILEIRAS: HISTRIA, EDUCAO E FUTURO

Tabela 3 Liderana nas pesquisas por faixa etria e gnero.


Faixa etria At 24 25 a 29 30 a 34 35 a 39 40 a 44 45 a 49 50 a 54 55 a 59 60 a 64 65 ou mais Total Total 7 212 1.1.51 3.222 3.959 4.367 3.959 2.396 1.119 723 21.062 Homens 3 107 686 1.979 2.268 2.464 2.371 1.434 695 481 12.492 %H 42,9 50,5 59,6 61,4 58,1 56,4 59,9 59,8 62,1 66,5 59,3 Mulheres 4 105 465 1.243 1.634 1.903 1.588 962 424 242 8.570 %M 57,1 49,5 40,4 38,6 41,9 43,6 40,1 40,2 37,9 33,5 40,7

Fonte: Censo CNPq/ 2002.

Pesquisadores da RAGCyT (KOCHEN et al, 2001) vem a idade como uma das variveis que mais influenciam na baixa presena feminina nos cargos mais altos, considerando-se que atualmente vivemos um momento histrico de maior incorporao das mulheres nas reas cientficas e tecnolgicas. Os mesmos pesquisadores crem, no entanto, que a idade no a razo fundamental, levantando como uma das hipteses as microdesiguadades. Seriam, como denominam os investigadores, comportamentos de excluso geralmente insignificantes, que passam inadvertidos, mas criam, ao se acumularem, um clima hostil que dissuade as mulheres a ingressar ou permanecer nas carreiras cientficas e tecnolgicas. Essa hiptese foi confirmada na pesquisa realizada no CTC/UFSC. Tanto mais nos dirigimos para regies e/ou estados, mais dissonncias aparecem. Nos seis estados com maior nmero de grupos de pesquisa, as mulheres so maioria nas reas de cincias humanas (60,56%), sade (56,30%) e letras, lingstica e artes (69,51%); nas cincias biolgicas (45,86%) e sociais aplicadas (46,01%), h uma distribuio mais eqitativa; engenharias e cincias da computao (24,27%) e cincias exatas e da terra (29,62%) so as reas em que h os menores percentuais de mulheres. Fazendo uma leitura dos dados relacionados a engenharias e cincias da computao, quarta rea com maior nmero de doutores no pas, vamos encontrar uma diferena de cerca de dois teros, em prol dos homens. Os percentuais variam conforme os estados (Tabela 4).
Tabela 4 Pesquisadores da rea Engenharias e
Cincias da Computao.
ESTADOS Rio Grande do Sul Rio de Janeiro Paran Santa Catarina So Paulo Minas Gerais TOTAL MDIA TOTAL 960 1.476 686 768 3.124 868 7.882 HOMENS 687 1.061 507 596 2.433 685 5.969 %H 71.56 71.88 73.90 77.60 77.88 78.91 75.72 MULHERES 273 415 179 172 691 183 1.913 %M 28.43 28.11 26.09 22.39 22.11 21.08 24.27

Minas Gerais, So Paulo e Santa Catarina so as unidades da federao com o mais baixo percentual de mulheres. Nesses estados elas representam pouco mais de 20%, ficando abaixo da mdia nacional, nos demais, esse percentual varia de 26,09% a 28,43. no Rio Grande do Sul que a representatividade feminina nas engenharias e cincias da computao chega a quase um tero. A UFSC tem o maior centro de ensino e pesquisa da rea tecnolgica de Santa Catarina. No CTC, h 348 professores 297 homens e 51 mulheres. Considerando-se esse cenrio, as mulheres mal chegam a 15%. Se desconsiderarmos nessa anlise de proporcionalidade, o Departamento de Arquitetura e Urbanismo, onde est um tero do total de professoras, a presena feminina cai para 10,63%, conforme apontou a Tabela 1. Esse ndice representa menos da metade da mdia do prprio estado.

REFLEXES INTRPIDAS
Historicamente, as mulheres foram alheadas de um tipo de vida herica, das faanhas clebres, dos jogos competitivos e da liderana de atividades de qualquer espcie (PACEY, 1990). Os trabalhos artesanais e o exerccio de atividades socialmente teis, como fiar e moer milho a mo ganharam a excelncia feminina na Antigidade, enquanto tarefas com fornos, fabricao de armas e construo de navios foram legados historicamente masculinos. De empreendimentos como esses derivam valores que Pacey (1990) chama de paralelos: (1) valentia e virtuosismo, de um lado; de outro, (2) necessidades bsicas e o bem-estar humano. A arqueloga Susan Walker assevera que moer gros a mo no foi um trabalho feminino apenas no mundo de Homero, mas algo que ocorre at hoje (WALKER, 1978, apud PACEY, 1990). O pormenor que, no momento em que se mecaniza a atividade agrcola, como completa Pacey, so os homens que, ento, encarregam-se do trabalho. A prtica da tecnologia, ainda de acordo com Pacey, integra trs tipos de valores: (1) de virtuosismo, (2) econmicos e (3) aqueles que refletem o trabalho realizado pelas mulheres. O trabalho realizado pelas mulheres acabou lhes atribuindo o lugar de usurias, mais do que produtoras de tecnologia. A verdade que dar um sentido econmico a um artefato ou sistema tecnolgico no representa, necessariamente, bem-estar humano. Refora-se a pergunta da introduo deste artigo: o desenvolvimento tecnolgico conduz obrigatoriamente ao desenvolvimento humano? A evoluo tecnolgica a que se assiste hoje fruto de preceitos positivistas (BAZZO, LINSINGEN, VALE PEREIRA, 2003). Ou como disse o fsico Marcelo Gleiser num domingo invernal de julho: Existem algumas reas de pesquisa que podem
Revista de Ensino de Engenharia, v. 24, n. 1, p. 3-9, 2005 ISSN 0101-5001

Fonte: CNPq/ 2002

AS MULHERES NAS ESCOLAS DE ENGENHARIA BRASILEIRAS: HISTRIA, EDUCAO E FUTURO

acabar destruindo seus criadores e o resto da humanidade (GLEISER, 2003). Basta que aqui se citem os usos blicos da energia nuclear e a clonagem como tcnica de reproduo humana. Uma das questes que se podem discutir em relao aos valores construtores da tecnologia que a varivel econmica cresceu de importncia em demasia. Dessa forma, o conceito de trabalho ganhou a caracterstica de produtivo ou necessariamente produtivo para ser bom e vlido. Relevando-se essa premissa, ignora-se o trabalho domstico como trabalho real, pois tem somente uso privado e carece de valor de troca. importante que se preste ateno maneira como Pacey avalia o trabalho feminino. Ele diz que tem uma concepo diferente do significado da tecnologia, sem glorificar a construo da natureza e, tampouco, atender ao virtuosismo tecnolgico. Joan Rotschild (ROTSCHILD, 1981, apud PACEY, 1990) cr que a perspectiva feminista pode ajudar na criao de um futuro tecnolgico aprazvel, forjado com valores como a harmonia com a natureza e a no-explorao. A pesquisadora v essa construo como contrapeso. Essa perspectiva deve, obrigatoriamente, relacionar-se aos contextos histrico-sociais em que esto imersas, sob pena de se resvalar para essencialismos baseados apenas em diferenas biolgicas destitudas da cultura. Harmonia, preveno, eliminao de riscos, conservao, solidariedade, compreenso, cuidado no precisam se opor a controle, disciplina, eficincia, ordem, certeza, mas podem se complementar. Teramos, ento, um novo conceito de tecnologia? Cabe aqui o conceito de prtica tecnolgica (PACEY, 1990), a partir do qual se leva em conta que artefatos e sistemas tecnolgicos no so apenas produtos tcnicos, mas esto ligados a aspectos organizacionais e enredados numa cultura. Um entendimento mais restrito da tecnologia reduzir dimenses sociais e humanas e seus problemas ao aspecto organizacional da tecnologia apenas. Esse entendimento solapa o contedo humano no fazer tecnolgico, ignora a existncia de valores nessa atividade. Uma compreenso mais abrangente, como dito, considerar todos esses aspectos e suas inter-relaes, inclusive a do gnero. A engenharia inclui tanto a (1) inovao, o desenho e a construo, quanto a (2) operao a manuteno e a utilizao, por exemplo. So aspectos ligados aos valores paralelos, de homens e mulheres. A face operacional, de manuteno e utilizao , entretanto, subestimada. Talvez haja a necessidade de engendrar os valores, de pensar melhor a respeito dos conflitos entre o virtuosismo e a necessidade e os valores dos especialistas e usurios, como sugere Pacey. preciso que no se esquea que o mercado inseriu deRevista de Ensino de Engenharia, v. 24, n. 1, p. 3-9, 2005 ISSN 0101-5001

mandas e que essas demandas podem estar sendo confundidas com valores. Os valores nascem das aspiraes pessoais, mas todos os indivduos acabam vivenciando conflitos com os valores extrnsecos a sua prpria experincia. O filsofo Hugh Lacey idealiza a existncia de alguns fenmenos que ocorrem entre a aspirao e a realizao dos indivduos (LACEY, 1998). Fenmenos que esto relacionados a brechas. Brecha seria um espao de transformao, segundo Lacey, em relao ao fenmeno que se d entre a inteno e a ao efetiva, entre o desejo e os efeitos da ao. Comumente, diz esse filsofo, nossas aes no conduzem ao que pretendemos e nossos desejos no so realizados por meio das aes que eles engendram. Cada um pode aqui pensar na sua experincia mesmo, na construo dos prprios valores. Transpondo essas breves reflexes a um episdio da histria da cincia e da tecnologia como o Projeto Manhatan, podemos razoavelmente imaginar que os fsicos, qumicos e engenheiros envolvidos nas pesquisas da energia nuclear e na construo das primeiras bombas atmicas no tivessem o desejo ou inteno de aniquilar cidades e exterminar milhares de vidas, mas o fizeram.

CONCLUSES
Acredita-se que uma educao tecnolgica crtica possa atuar nessa brecha como uma ao transformadora e capaz de dirimir ou acabar com as dissonncias de gnero. A partir da se estenderia um novo caminho, em que a tecnologia pudesse ser construda para o bem-estar de todos, por pessoas que abrigam e respeitam valores masculinos e femininos erigidos scio-historicamente e compreendem o significado dessa construo. A recuperao desses valores na prtica tecnolgica uma reabilitao tica. Para que os valores virtuosos e os da necessidade possam se equilibrar, entretanto, no bastaria um consentimento a um princpio tico, mas o compromisso com um desenvolvimento tico pessoal. Assim, a responsabilidade, entre outros valores no virtuosos na prtica tecnolgica, tais como cuidado, interesse pelas pessoas e preveno, colaboraria para que o objetivo do conhecimento cientfico e dos sistemas e artefatos tecnolgicos no visasse to-somente ao controle da natureza. Haveria uma busca envolta numa conscincia crtica pela harmonia com o meio-ambiente e sua sustentabilidade, justia social e o bem-estar das pessoas. Porque a vida, a vida, a vida, a vida s possvel reinventada Ceclia Meireles

AS MULHERES NAS ESCOLAS DE ENGENHARIA BRASILEIRAS: HISTRIA, EDUCAO E FUTURO

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
BAZZO, W. A., VON LINSINGEN, I., VALE PEREIRA, L. T. Introduo aos estudos CTS (Cincia, Tecnologia e Sociedade). Madri:OEI, 2003. BAZZO, W. A.; VALE PEREIRA, L. T.; LINSINGEN, I. Educao tecnolgica enfoques para o ensino de engenharia. Florianpolis: EDUFSC, 2000. CABRAL, Carla. educao cientfica e tecnolgica + Gnero = investigando o carter situado do conhecimento. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM ENSINO DE CINCIAS, 6, Anais... So Paulo, 2003. _______. As mulheres nas escolas de engenharia brasileiras: histria, educao e futuro. Cadernos de Gnero e Tecnologia, Curitiba-PR, v. 4, 2005a. _______. As mulheres nas escolas de engenharia brasileiras: histria, educao e futuro. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENSINO DE ENGENHARIA, 2004. Anais... Braslia, 2004. _______. Universidade Federal de Santa Catarina. O conhecimento dialogicamente situado: histrias de vida, valores humanistas e conscincia crtica de professoras do Centro Tecnolgico da UFSC. 2006. 205f Tese (Doutorado) Universidade Federal de Santa Catarina. Programa de Ps-Graduao em Educao Cientfica e Tecnolgica,2006 _______. Prometeu s avessas: as mulheres em instituies de ensino superior brasileiras. In: SEMINRIO NACIONAL DE HISTRIA DA CINCIA E DA TECNOLOGIA, 2005, Anais... Belo Horizonte, 2005b. EYNDE, . Gnero y ciencia, trminos condradictorios? Un anlisis sobre la contribucin de las mujeres al desarrollo cientifico. Revista Iberoamericana de Educacin gnero y educacin, Madri, n. 6,1994.. FACCIOTTI, M. C. R.; SAMARA, E. M. As mulheres politcnicas: histrias e perfis. So Paulo: EPUSP, 2004.

GLEISER, M. Medo da cincia. Folha de So Paulo, 27 jul. 2003. KOCHEN, S., et al., Situacin de las mujeres en el sector cientfico-tecnolgico en Amrica Latina. In: PREZ SEDEO, E. (Ed.). Las mujeres en el sistema de ciencia y tecnologa estudios de casos. Madri: OEI, 2001. LACEY, H. Valores na atividade cientfica. So Paulo: Discurso editorial, 1998. MELO, H. P., LASTRES, H.M.N. Mulher, cincia e tecnologia no Brasil. In: Proyecto Iberoamericano de Cincia, Tecnologia y Gnero (GENTEC): Reporte Iberoamericano. Madri: OEI, Unesco, 2004. PACEY. A. La cultura de la tecnologa. Mxico: Fondo de Cultura Econmica, 1990. PREZ SEDEO, E. A modo de introduccin: mujeres en el sistema de ciencia y tecnologa. PREZ SEDEO, E.(Ed.). Las mujeres en sistema de ciencia y tecnologa estudios casos. Madri: OEI, 2001. las In: el de

REES, M. A exploso do humano. In Folha de So Paulo, 25 de maio de 2003. SANTAMARINA, C. Las mujeres espaolas ante el conocimiento centifico y tecnolgico. In: PRES SEDEO, (Ed.). Las mujeres en el sistema de ciencia y tecnologa estudios de casos. Madri: OEI, 2001. SCHIEBINGER, L. O feminismo mudou a cincia? Bauru: Editora da Universidade do Sagrado Corao, 2001. SILVA TELLES, P. Historia da engenharia no Brasil do sculo XVI ao XIX. Rio de Janeiro: LTC, 1984. TABAK, F. O laboratrio de Pandora estudos sobre a cincia no feminino. Rio de Janeiro: Garamond, 2002.

NOTAS
1

Esse percentual inclui o Departamento de Arquitetura e urbanismo. Sem ele, temos cerca de 12% de professoras. Dados do censo divulgado pelo CNPq em 2004.

Revista de Ensino de Engenharia, v. 24, n. 1, p. 3-9, 2005 ISSN 0101-5001

10

AS MULHERES NAS ESCOLAS DE ENGENHARIA BRASILEIRAS: HISTRIA, EDUCAO E FUTURO

DADOS BIOGRFICOS DOS AUTORES


Carla Giovana Cabral Graduada em Comunicao Social, mestre em Literatura Brasileira pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e doutora em Educao Cientfica e Tecnolgica. Coordenou por cinco anos o Ncleo de Comunicao do CTC/UFSC, espao onde realizou trabalhos de divulgao cientfica e educao tecnolgica e a distncia. Organizou e coordenou com o professor Ariovaldo Bolzan os quatro Workshops Internacionais de Ensino de Engenharia promovidos pela direo do CTC/UFSC em 1997, 1998, 1999 e 2000 , e o Projeto Engenheiro Empreendedor. Organizou, no ano 2000, com Walter Antonio Bazzo, Luiz Teixeira do Vale Pereira e Irlan von Linsingen, o livro Formao do engenheiro (Editora da UFSC). Em 2004, editou a revista Tecnologia & Sociedade. membro do conselho editorial dos Cadernos de Gnero e Tecnologia do Programa de Ps-Graduao em Tecnologia da Universidade Tecnolgica Federal do Paran. Atualmente, colabora, como pesquisadora, com o Ncleo de Estudos e Pesquisas em Educao Tecnolgica (NEPET). Walter Antonio Bazzo professor do Departamento de Engenharia Mecnica da UFSC, mestre em Cincias Trmicas e doutor em Educao. Atualmente, tem sob sua responsabilidade as disciplinas Cincia, tecnologia e sociedade: reflexes contemporneas, no Programa de Ps-Graduao em Educao Cientfica e Tecnolgica (PPGECT) da UFSC, e Tecnologia e Desenvolvimento e Introduo Engenharia, no curso de graduao em Engenharia. Trabalhou durante quatro anos como consultor em conservao de energia. Walter Antonio Bazzo possui mais de 65 artigos publicados em eventos cientficos na rea de engenharia e educao tecnolgica; 11 artigos em peridicos nacionais e internacionais; seis livros completos de sua autoria e em co-autoria e mais trs captulos componentes de outras publicaes. J teve mais 100 participaes em congressos, seminrios, colquios, aulas magnas e outros eventos nacionais e internacionais como palestrante nos temas CTS e Educao Tecnolgica. Possui vrias orientaes de dissertaes e teses em andamento sobre Educao Tecnolgica e CTS.

Revista de Ensino de Engenharia, v. 24, n. 1, p. 3-9, 2005 ISSN 0101-5001

Anda mungkin juga menyukai