Anda di halaman 1dari 85

Prof.

Gilson Queiroz

CAPTULO 1 - INTRODUO

1.1 Definies Todas as construes tm componentes estruturais, que devem possuir resistncia e rigidez adequadas para a finalidade prevista. Resistncia a capacidade do componente estrutural no sofrer qualquer tipo de dano, sob o efeito das aes, e rigidez sua capacidade de no se deformar excessivamente, sob esse efeito. As aes, associadas finalidade da construo, so todas as causas de deformaes dos componentes estruturais, como peso prprio, foras aplicadas, variao de temperatura, vento, foras de inrcia etc. Todos os materiais so deformveis. Quando a deformao desaparece totalmente aps a retirada das aes, diz-se que o comportamento do material elstico. Quando alguma deformao permanece aps a retirada das aes, diz-se que o comportamento plstico. Todos os materiais comportam-se elasticamente at um certo limite das deformaes a que so sujeitos; alm de tal limite alguns se rompem e outros (a maioria) passam a se comportar plasticamente.

1.2 Objetivo da Resistncia dos Materiais Estabelecer mtodos adequados para o clculo de tenses e deformaes em componentes estruturais, de forma que eles possam ser projetados atendendo s condies necessrias de resistncia e rigidez. Para estabelecer tais mtodos utilizam-se modelos matemticos, baseados em resultados experimentais, cujo campo de validade limitado pelas hipteses inerentes.

1.3 Limitaes do curso de Resistncia dos Materiais Comportamento elstico, pequenas deformaes, pequenos deslocamentos. As deformaes () so consideradas pequenas quando seu valor absoluto no ultrapassa determinado limite, geralmente da ordem de 0,01. Exemplo: barra com seo transversal quadrada de lado a0, comprimento L0, sujeita trao, conforme figura 1.1.a - o diagrama tenso deformao do material mostrado na figura 1.1.b.

Prof. Gilson Queiroz

a0 F x L0 L (a)

a F

e e

(b) FIGURA 1.1

0,01

Sejam a e L as dimenses da barra depois da aplicao da fora de trao F. Tem-se: L = L - L0 x = L / L0 a = a a0 y = z = a / a0

Relao entre as reas final e inicial da seo transversal: (a/a0)2 = [(a0 + a)/ao]2 = [(a0 + y a0)/a0]2 = (1 + y)2 Para |y| 0,01 (pequenas deformaes), notando que y negativo (porque a < a0), obtm-se (a/a0)2 0,98 (reduo da ordem de 2% na rea) Assim, pode-se considerar a rea constante no caso de pequenas deformaes. Para x e o comportamento linear, com = F / (a0)2 = Ex (E = mdulo de elasticidade) Particularmente, no fim do comportamento linear, = e = Ee

Deslocamentos so pequenos quando a geometria da estrutura deformada pelas aes difere pouco de sua geometria indeformada, de forma que seja desprezvel o erro cometido quando se calculam respostas da estrutura com base na geometria inicial. Exemplo: para a determinao do momento fletor em A na pea em balano da figura 1.2, o deslocamento u da extremidade direita seria pequeno se Pu << Fh, pois, neste caso, poder-seia calcular MA com base na geometria indeformada, i. ., MA = Pu + Fh Fh. h

A FIGURA 1.2

F P u

1.4 Exemplos de projetos mecnicos que envolvem Resistncia dos Materiais - eixos, engrenagens e elementos de mquinas em geral; - estruturas de automveis, navios e avies; - guindastes e pontes rolantes;

Prof. Gilson Queiroz - comportas, condutos-forados e equipamentos hidro-mecnicos em geral; - vasos de presso; - estruturas de correias transportadoras; - estruturas de mquinas em geral; - etc.

1.5 Histrico Os egpcios possuam alguns conhecimentos de mecnica simples e de resistncia dos materiais, pelo menos dois mil anos antes de Cristo. Contudo, o primeiro registro do uso de princpios cientficos no campo da mecnica atribudo a Arquimedes (287-212 A. C.), que estabeleceu o princpio da alavanca. Os romanos conheciam muitos princpios da mecnica, como o do arco, muito utilizado nas construes do Imprio Romano. Pouco avano ocorreu durante o declnio do Imprio Romano e a Idade Mdia. O ressurgir do interesse pela cincia que veio com o Renascimento aparentemente concentrouse na Itlia. A primeira publicao sobre resistncia dos materiais atribuda a Leonardo da Vinci (1452-1519). O grande cientista italiano Galileu (1564-1642), em seu livro Two New Sciences, apresentou dois tpicos de resistncia dos materiais, um a respeito de ensaios de barras tracionadas de geometria similar e outro a respeito da resistncia terica e experimental de vigas em balano. O ingls Robert Hooke (1635-1703) contribuiu muito para o desenvolvimento da Resistncia dos Materiais, com sua famosa lei de Hooke, formulada em 1660, mas, publicada somente em 1676: a deformao proporcional tenso. Esta lei foi o primeiro avano importante na teoria dos corpos elsticos. Isaac Newton (1642-1727), alm de desenvolver suas leis famosas , tambm considerado o criador do clculo diferencial. Atribui-se a John Bernoulli (1667-1748) o estabelecimento do princpio dos deslocamentos virtuais. Foi o filho de John, Daniel (1700-1782), entretanto, quem props, numa carta a seu discpulo, Leonard Euler (1707-1783), o princpio que levou Euler a formular a teoria de EulerBernoulli sobre a flexo de vigas. Leonard Euller foi um dos mais prolferos e conceituados cientistas do sculo XVIII, produzindo vrios livros-texto e mais de 400 artigos durante os ltimos 20 anos de sua vida.

Prof. Gilson Queiroz

J. L. Lagrange (1736-1813) produziu vrios trabalhos, os mais significativos tendo sido a respeito de flambagem de pilares, aplicando corretamente as teorias de Euler sobre estabilidade estrutural. Prximo ao incio do sculo XIX, a nfase dada a corpos de forma especfica, tais como barras solicitadas axialmente e vigas fletidas, comeou a mudar para corpos de forma arbitrria. A caracterizao das equaes de campos elsticos foi descrita por Navier (1785-1836) em 1821, e por Cauchy (1789-1857) em 1822. As formulaes apresentadas pelos dois cientistas foram idnticas, exceto por uma importante diferena: Navier acreditava que havia apenas uma constante do material em meio hookeano isotrpico, enquanto Cauchy considerava que havia duas constantes. Embora se saiba atualmente que h realmente duas constantes independentes, essa diferena de opinio continuou quase at o fim do sculo. Certamente uma importante razo para a controvrsia ter se estendido por vrias dcadas a inexatido dos equipamentos usados em ensaios naquele perodo. Na mesma poca em que Navier e Cauchy estavam investigando o problema do campo elstico, Fourier (1768-1830) estava formulando as equaes para modelagem do campo de temperaturas em um corpo de forma arbitrria. Este grande fsico e matemtico tambm conhecido pelo desenvolvimento das sries de Fourier. Outro famoso cientista francs foi Duhamel (1797-1852). Ele foi o primeiro cientista a estudar tenses trmicas detalhadamente e tambm o primeiro a aplicar o princpio da superposio de efeitos. Em 1852 Lam publicou o primeiro livro sobre a teoria da elasticidade: Leons sur la Thorie Mathematique de lElasticit des Corps Solids. Durante meados do sculo XIX, os cientistas Thomas Young (1773-1829) e Poisson (17811840) contriburam com a introduo do mdulo de Young e do coeficiente de Poisson, respectivamente. Sem dvida, o mais prolfero estudioso de elasticidade do sculo XIX foi o francs Barr de Saint-Venant (1797-1886). Ele conhecido principalmente devido ao princpio de St. Venant e sua teoria da toro, que foi modificada por Prandtl (1875-1953) em 1903. Prximo ao final de sua vida, Saint-Venant tornou-se muito interessado no estudo da plasticidade, que tinha sido iniciado por Tresca no seu famoso trabalho sobre escoamento em 1864. No final do sculo XIX os cientistas mostraram crescente interesse pelos mtodos variacionais ou energticos, originalmente propostos por John Bernoulli e desenvolvidos por Euler e Lagrange.

Prof. Gilson Queiroz

O teorema de Alberto Castigliano (1847-1884), apresentado em sua tese em 1873, ainda largamente utilizado. O famoso tratado do ingls Lord Rayleigh (John William Strutt, 1842-1919), The Theory of Sound, foi publicado em 1877-1878. Suas aplicaes de mtodos variacionais a problemas de vibraes foram mais tarde corroboradas por Walter Ritz (1878-1909), resultando no mtodo largamente utilizado de Rayleigh-Ritz. Os avanos do sculo XIX culminaram com a publicao de A. E. H. Love (1863-1940), intitulada A Treatise on the Mathematical Theory of Elasticity em 1892-1893. Certamente nenhum outro texto to profundo ou veio a causar tanto impacto posterior na anlise estrutural. Por volta da virada do sculo, os cientistas dos Estados Unidos desconheciam grande parte dos mtodos analticos desenvolvidos na Europa durante o sculo XIX. Coube ao ucraniano Stephen P. Timoshenko (1878-1972) levar essas informaes para os Estados Unidos. Aps a traduo de seus trabalhos, eles tm sido utilizados por estudantes de mecnica estrutural em todo o mundo, mesmo nos dias atuais.

Bibliografia do Captulo 1 H. Allen & Walter E. Haisler, Introduction to Aerospace Structural Analysis, John Wiley & Sons, 1985.

Prof. Gilson Queiroz

CAPTULO 2 - EQUAES BSICAS DA ELASTICIDADE LINEAR

2.1 Tenses Seja um corpo de forma qualquer sujeito a foras P1, P2, P3 etc. e outras aes, e um ponto qualquer P no interior do corpo, conforme figura 2.1.a. Em uma seo por um plano arbitrrio Q, passando por P, existem foras distribudas, com intensidades e direes variveis, atuando nos pontos da seo. Tais foras correspondem interao entre as duas partes em que o corpo foi subdividido pelo plano Q. Supondo que o material contnuo, na rea infinitesimal dA, situada no plano Q e contendo o ponto P, atua uma fora dF, como mostrado na figura 2.1.b. Denomina-se vetor tenso ao vetor, cuja direo a mesma de dF, dado por: = dF/dA P2 P1 P3 P P5 (a) P4 FIGURA 2.1 O vetor tenso pode ser decomposto em suas componentes Qn e Qt, nas direes ortogonal e tangencial ao plano Q, respectivamente. Conforme figura 2.1.b: Qn = dFn/dA Qt = dFt/dA comum chamar Qn e Qt de (tenso normal) e (tenso tangencial ou de cisalhamento), respectivamente. Pelo exposto, fica claro que o vetor tenso em um ponto do corpo depende no s da posio do ponto, mas, tambm da inclinao do plano que passa pelo ponto. (b) Q dA P dFn dF dFt Q

Prof. Gilson Queiroz

Considere-se um pareleppedo de dimenses infinitesimais contendo o ponto P, cujas faces so ortogonais s direes X, Y, Z de um sistema de coordenadas previamente definido, conforme figura 2.2.a. Isolando-se esse pareleppedo do restante do corpo, em cada face atuar um determinado vetor tenso, como na figura 2.2.b. O ndice utilizado o da direo normal face. Em duas faces opostas, os vetores tenso tornam-se iguais e opostos, quando as dimenses do pareleppedo tendem para zero. y x Y X P5 (a) Z P4 (b) FIGURA 2.2 (c)
Obs: no esto representadas as tenses nas faces ocultas.

P1

P2 P3 P

YY YZ ZY ZZ YX XY

ZX XZ

XX

Em cada face do paraleleppedo, o vetor tenso pode ser decomposto, como na figura 2.1.b, em uma componente normal e outra tangencial face. A componente tangencial face, por sua vez, pode ser decomposta nas duas direes de eixos coordenados paralelos face considerada. Resultam as trs componentes por face indicadas na figura 2.2.c. O primeiro ndice de cada componente indica a direo da normal face considerada e o segundo ndice indica a direo da prpria componente. Assim a componente yz, por exemplo, atua tangencialmente face de normal Y, na direo Z. A componente xx atua perpendicularmente face de normal X. As componentes com ndices diferentes so tenses tangenciais ou de cisalhamento e as componentes com ndices iguais so tenses normais. Conveno de sinais: Uma componente que atua numa face de normal externa positiva do paraleleppedo elementar positiva se tiver o mesmo sentido do eixo coordenado que lhe paralelo; se a normal externa face considerada for negativa, a componente positiva se tiver sentido oposto ao do eixo coordenado que lhe paralelo. Na figura 2.2.c todas as componentes indicadas so positivas. De agora em diante as componentes de tenses sero designadas simplesmente por tenses. Uma tenso normal positiva de trao e uma tenso normal negativa de compresso.

Prof. Gilson Queiroz 2.1.1 Estado de tenses em um ponto. Tensor de tenses. Simetria do tensor de tenses.

Conhecidos os vetores tenso atuantes nas faces do paraleleppedo elementar que contm o ponto P, cujas faces so ortogonais aos eixos coordenados pr definidos, possvel determinar o vetor tenso em qualquer plano passando por P. Com efeito, seja o vetor unitrio normal ao plano arbitrrio Q, passando por P figura 2.3. Os vetores tenso , x , y , z , atuam, respectivamente, nas reas (k, m, n so os co-senos diretores da normal ): AQ = rea ABC Ax = rea PAC = kAQ Ay = rea PAB = m AQ Az = rea PBC = n AQ Por equlbrio vetorial das foras atuantes no tetraedro ABCP, tem-se: (AQ) = x (Ax) + y (Ay) + z (Az) = x (kAQ) + y (mAQ) + z (nAQ) = k x + m y + n z cqd Donde:

Em termos de componentes nas direes dos eixos coordenados, esta equao equivale a: x xx yx zx y = xy yy zy z xz yz zz Ou, simplesmente: = [ ] (2.1) Na equao (2.1), [] a matriz anterior contendo as nove tenses referidas ao sistema XYZ, a qual, como se mostrou, define totalmente o estado de tenses no ponto P. Pode-se mostrar que a matriz [] um tensor, no sentido matemtico. C Y X Z x z Q A FIGURA 2.3 O vetor tenso pode ser decomposto nas componentes e t, normal e tangencial ao plano Q, respectivamente: = . (produto escalar) (t)2 = | |2 ()2 (Pitgoras) O tensor de tenses [] simtrico, isto : yx = xy zx = xz zy = yz (2.1 a) (2.1 b) P y B k m n

Prof. Gilson Queiroz

Demonstra-se a seguir a primeira igualdade; para as outras duas o procedimento anlogo. Na figura 2.4 mostram-se as tenses que produzem momento em relao ao eixo PZ. A soma dos momentos das foras resultantes das tenses, em relao a PZ, nula: (xx-xx)(dydz)(dy/2) + (yx)(dxdz)dy (xy)(dydz)dx + (zx-zx)(dxdy)(dy/2) + (yy-yy)(dxdz)(dx/2) + (zy-zy)(dxdy)(dx/2) = 0, donde yx = xy zx = xz cqd; e analogamente zy = yz YY Y X Z XX XY dy XX P ZX ZY XY YX dz dx Z ZY ZX YY FIGURA 2.4 O tensor de tenses [] tem, ento, somente 6 termos independentes: [ ] = xx xy xz xy yy yz xz yz zz YX

(2.2)

2.1.2 Exemplos de estados de tenses Solicitao uniaxial figura 2.5.a; Solicitao de corte - figura 2.5.b. Em ambos os casos o tensor de tenses est referido ao sistema XYZ. P1 A B Y P1 Z X P2 C D (b) P2

(a) Na seo AB: = P1/A1 (A1 = rea da seo AB) No sistema XYZ: 0 0 []= 0 0 0 0 0 0

FIGURA 2.5

Na seo CD: = P2/A2 (A2 = rea da seo CD) No sistema XYZ: 0 0 []= 0 0 0 0 0

Prof. Gilson Queiroz 2.1.3 Equaes de equilbrio de tenses

10

Seja B o vetor que representa a fora de massa ou de volume (devida gravidade, atrao magntica etc.) por unidade de volume: B = Bxi + Byj + Bzk Tomando o equilbrio esttico das foras na direo X, atuantes no elemento da fig. 2.6:

Y xx dy Z X

dz Bx

yx+(yx/y)dy zx xx+(xx/x)dx

dx yx zx+(zx/z)dz FIGURA 2.6

[(xx/x)dx]dydz + [(yx/y)dy]dxdz + [(zx/z)dz]dxdy + Bxdxdydz = 0, ou: xx/x + yx/y + zx/z + Bx = 0 Equaes anlogas de equilbrio aplicam-se s direes Y e Z. (2.3)

2.1.4 Planos principais e tenses principais Denominam-se planos principais aos trs planos ortogonais entre si, que passam pelo ponto considerado, nos quais as tenses de cisalhamento so nulas. As tenses normais que atuam nos planos principais so chamadas tenses principais e designadas por 1, 2 e 3, em ordem decrescente de valor algbrico. Se o plano inclinado da figura 2.3 for um plano principal, o vetor tenso ter a direo de , podendo-se escrever: = i (2.4) onde i uma tenso principal. Igualando-se os segundos membros das equaes (2.1) e (2.4), tem-se: [] = i, ou xxk + xym + xzn = ik xyk + yym + yzn = im xzk + yzm + zzn = in, donde: (xx - i)k + xym + xzn = 0

Prof. Gilson Queiroz xyk + (yy - i)m + yzn = 0 xzk + yzm + (zz - i)n = 0 Observando-se que k2 + m2 + n2 = 1, a soluo do sistema (2.5) no pode ser trivial, resultando a condio: (xx - i) xy xy xz yz xz =0 (yy - i) yz (zz - i)

11 (2.5)

(2.6)

(2.7)

A equao (2.7) cbica e suas trs razes i so as tenses principais 1, 2 e 3 (pode-se demonstrar que as trs razes so reais). Para se obterem as direes normais a cada plano principal (chamadas direes principais), substitui-se, sucessivamente, cada tenso principal no sistema (2.5). Devido condio (2.7), apenas duas das trs equaes (2.5) so linearmente independentes, devendo (2.6) ser usada como terceira equao. Demonstra-se que as trs direes principais e, consequentemente, os trs planos principais, so ortogonais entre si. Desta forma, obtidas duas direes principais (correspondentes a 1 e 2, por exemplo), a terceira pode ser obtida pelo produto vetorial das anteriores: (k3 m3 n3) = (k1 m1 n1) (k2 m2 n2) O mdulo do vetor tenso atuante em qualquer plano que passa pelo ponto considerado tem valor intermedirio entre os mdulos das tenses principais 1 e 3, como se mostra a seguir. Utilizando-se eixos paralelos s direes principais no ponto como sistema de coordenadas, a equao (2.1) fica: x = 1k y = 2m z = 3n Substituindo os valores de k, m, n dados por (2.8) em (2.6), obtm-se: (x)2/(1)2 + (y)2/(2)2 + (z)2/(3)2 = 1 (2.9) Esta a equao de um elipside cujos semi-eixos so 1, 2 e 3, no sistema de coordenadas x y z, conforme figura 2.7. Observa-se que o mdulo de qualquer vetor tenso (cujas componentes so x, y e z) tem valor intermedirio entre os mdulos das tenses principais 1 e 3, como se afirmou anteriormente. (2.8)

Prof. Gilson Queiroz

12

Pode-se tambm demonstrar que a tenso normal atuante em qualquer plano que passa pelo ponto considerado tem valor intermedirio, algebricamente, entre 1 e 3. y 2 3 1 x

FIGURA 2.7 2.1.5 Valores extremos das tenses de cisalhamento Utilizando-se eixos paralelos s direes principais no ponto como sistema de coordenadas, as componentes cartesianas de so dadas por (2.8). O quadrado do mdulo de e a componente normal de , dada por (2.1 a), ficam, respectivamente: | |2 = (1k)2 + (2m)2 + (3n)2 = . = (1k 2m 3n) . (k m n) = 1k2 + 2m2 + 3n2 Substituindo-se estas expresses na equao (2.1 b), obtm-se a componente tangencial, ou de cisalhamento, de : (t)2 = | |2 ()2 = (1k)2 + (2m)2 + (3n)2 (1k2 + 2m2 + 3n2)2 (2.10) Determinando-se matematicamente os extremos da funo t(k, m, n), obtm-se os seguintes valores de t, com os correspondentes valores de k, m, n (que definem as normais aos planos onde as tenses de cisalhamento assumem valores extremos): t
(1-

k
1/2

m
1/2

n 0

2)/2
(11/2

1/2

3)/2
(2-

1/2

1/2

(2.11)

3)/2

V-se que os planos onde atuam os valores extremos das tenses de cisalhamento so bissetores dos planos principais, e que a maior tenso de cisalhamento igual a:

Prof. Gilson Queiroz (1 - 3)/2

13

Prof. Gilson Queiroz 2.2 Deformaes (para pequenos deslocamentos e pequenas deformaes)

14

Devido ao efeito de foras e outras aes, todos os pontos de um corpo sofrem deslocamentos, definindo-se o campo de deslocamentos (figura 2.8): q = q(x, y, z) = (u, v, w) u = u(x, y, z) Y X Z q(x,y,z) A(x,y,z u v w v = v(x, y, z) w = w(x, y, z)

FIGURA 2.8 Considerem-se trs pontos A, B, C, do corpo indeformado, no plano XY, separados por distncias infinitesimais; o segmento AB paralelo a X e tem comprimento dx (figura 2.9.a); o segmento AC paralelo a Y e tem comprimento dy (figura 2.9.b). Sendo u e v os deslocamentos horizontal e vertical, respectivamente, de A, tem-se: uB = u + (u/x) dx uC = u +(u/y) dy Y u v A1 uB A dx B X (a) FIGURA 2.9 A posio deformada de AB A1B1, cuja projeo horizontal : dx + uB u = dx + (u/x)dx Assim, a variao de comprimento de AB (u/x)dx, e a deformao linear na direo X: xx = (u/x)dx/dx = u/x Analogamente determinam-se as outras deformaes lineares: yy = v/y zz = w/z (2.13) (2.14) (2.12) vB = v + (v/x) dx (figura 2.9.a) vC = v +(v/y) dy (figura 2.9.b) Y uC vC C1

B1 vB

C A1 dy v A u X (b)

Prof. Gilson Queiroz Por outro lado, o ngulo reto BAC sofre uma distoro, devido rotao de seus lados.

15

Rotao de AB (figura 2.9.a).: (vB v)/(dx + uB u) = [(v/x)dx]/[(dx + (u/x)dx)] = v/x (para pequenas deformaes, u/x << 1) Rotao de AC (figura 2.9.b).: (uC u)/(dy + vC v) = [(u/y)dy]/[(dy + (v/y)dy)] = u/y (para pequenas deformaes, v/y << 1) Assim, a distoro total do ngulo reto BAC dada por: xy = u/y + v/x Analogamente determinam-se as distores nos planos XZ e YZ: xz = u/z + w/x yz = v/z + w/y V-se, pelas equaes (2.15), (2.16) e (2.17), que xy = yx xz = zx yz = zy (2.18) (2.16) (2.17) (2.15)

Conveno de sinais: deformaes lineares positivas correspondem a alongamentos; distores angulares positivas correspondem a reduo do ngulo reto cujos lados tm direo e sentido dos eixos coordenados antes da deformao.

2.2.1

Estado de deformaes em um ponto. Tensor de deformaes.

Analogamente ao caso das tenses, demonstra-se que as trs deformaes lineares e as trs distores angulares so suficientes para descrever o estado de deformaes em um ponto. Entretanto, pode-se mostrar que para a matriz de deformaes tornar-se um tensor, no sentido matemtico, necessrio que as distores angulares sejam divididas por 2. Assim, o tensor de deformaes, que simtrico conforme (2.18), dado por: xx xy xz [] = xy yy yz xz yz zz onde as deformaes angulares so: xy = xy/2 xz = xz/2 yz = yz/2 (2.20) O vetor deformao , em um plano cuja normal , bem como suas componentes linear () e angular (t) so obtidos com equaes anlogas s equaes (2.1), (2.1.a) e (2.1.b): = [ ] = . (produto escalar) |2 ()2 (Pitgoras) (t)2 = | (2.21) (2.21 a) (2.21 b)

(2.19)

Prof. Gilson Queiroz 2.2.2 Planos principais e deformaes principais

16

Assim como para as tenses, existem trs planos ortogonais entre si, denominados planos principais, onde as deformaes angulares so nulas. As deformaes lineares 1, 2, 3, atuantes nestes planos, so denominadas deformaes principais. A deformao linear atuante em qualquer outro plano tem seu valor algbrico compreendido entre 3 (mnima) e 1 (mxima). A determinao das deformaes principais e dos planos principais feita da mesma forma que para as tenses, utilizando-se o tensor [] em lugar do tensor [].

2.2.3

Valores extremos das deformaes angulares

Por analogia com as tenses, obtm-se: t


(1-2)/2 (1-3)/2 (2-3)/2

k
1/2 1/2

m
1/2

n 0
1/2 1/2

0
1/2

(2.22)

2.2.4

Equaes de compatibilidade de deformaes

Definido o campo de deslocamentos q = (u, v, w), ficam definidas as deformaes ij em todo o corpo, por meio das equaes (2.12) a (2.20). Entretanto, para se obter um campo de deslocamentos contnuo e unvoco, a partir das deformaes, necessrio que tais deformaes atendam a determinadas equaes de compatibilidade. Por exemplo, no plano XY tem-se: xx = u/x 2xx/y2 = 3u/xy2 yy = v/y xy = u/y + v/x 2xy/xy = 3u/xy2 + 3v/yx2, donde: (2.23)

Derivando-se as 3 expresses acima como mostrado a seguir, obtm-se a equao (2.23) 2yy/x2 = 3v/yx2 2xx/y2 + 2yy/x2 = 2xy/xy Duas equaes similares a (2.23) so obtidas para os planos XZ e YZ, respectivamente. Alm destas trs equaes de compatibilidade, h outras trs, uma das quais (2.24) obtida a seguir, e as outras duas podem ser obtidas por meio de troca adequada dos ndices: 2xx/yz = 3u/xyz 2xy/xz = 3u/xyz + 3v/x2z 2xz/xy = 3u/xyz + 3w/x2y 2yz/x2 = 3v/x2z + 3w/x2y, donde 2xx/yz =(1/2)( /x)(- yz/x + xz/y + xy/z) (2.24)

Prof. Gilson Queiroz 2.2.5 Deformao volumtrica

17

Considere-se um paraleleppedo retangular elementar, de lados dx, dy, dz, sujeito a um estado de deformaes []. Os comprimentos finais dos lados deformados so dx + xdx, dy + ydy, dz + zdz, respectivamente. As deformaes angulares no produzem variao de volume. Assim, a deformao volumtrica dada por: V/V = [(dx + xdx)(dy + ydy)(dz + zdz) dxdydz]/(dxdydz) = (1 + x)(1 + y)(1 + z) 1 Desprezando-se o produto de duas ou mais deformaes: V/V = x + y + z (2.25)

2.3 Relaes entre tenses e deformaes (para pequenos deslocamentos e pequenas deformaes) Considerando-se a simetria dos tensores [] e [] e admitindo-se que cada tenso funo linear das 6 deformaes, tem-se (ndices repetidos so escritos s uma vez, tenses de cisalhamento so indicadas pela letra , distores angulares ij so usadas em lugar das deformaes correspondentes ij): x = c11x + c12y + c13z + c14yz + c15zx + c16xy y = c21x + c22y + c23z + c24yz + c25zx + c26xy z = c31x + c32y + c33z + c34yz + c35zx + c36xy yz = c41x + c42y + c43z + c44yz + c45zx + c46xy zx = c51x + c52y + c53z + c54yz + c55zx + c56xy xy = c61x + c62y + c63z + c64yz + c65zx + c66xy deformao x, no volume dxdydz, dada por: dWx = x(dydz) dx(dx) No volume unitrio: dz x, x dy dx (dx)dx FIGURA 2.10 dWx0 = xdx x dWx0 dx x (2.26) Na fig. 2.10 v-se que a variao da energia de deformao associada a uma variao dx da

Prof. Gilson Queiroz Considerando-se todas as tenses e deformaes obtm-se, no volume unitrio: dW0 = xdx + ydy + zdz + yzdyz + zxdzx + xydxy Por outro lado, pode-se escrever: dW0 = (W0/x)dx + (W0/y)dy + (W0/z)dz + (W0/yz)dyz + (W0/zx)dzx + (W0/xy)dxy Comparando-se (2.27) e (2.28), v-se que W0/x = x e W0/y = y Derivando-se estas igualdades como a seguir e levando-se em conta as equaes (2.26): 2W0/xy = x/y = c12 2W0/yx = y/x = c21, donde c12 = c21; em geral: cij = cji

18

(2.27)

(2.28)

(2.29)

Assim, em (2.26) s existem 21 constantes independentes (materiais anistropos). Para materiais ortotrpicos (aqueles que tm propriedades simtricas em relao a trs planos ortogonais), demonstra-se que no h interao de tenso normal com distoro, de tenso de cisalhamento com deformao linear, nem de tenso de cisalhamento com distoro cujos ndices no correspondem aos da tenso. A matriz dos coeficientes cij de (2.26) fica com 9 constantes independentes:

c11 c12 [cij] = c13 0 0 0

c12 c22 c23 0 0 0

c13 c23 c33 0 0 0

0 0 0 c44 0 0

0 0 0 0 c55 0

0 0 0 0 0 c66 (2.30)

Para materiais istropos (cujas propriedades independem da direo considerada), tem-se: c11 = c22 = c33 = c1, Assim, as equaes (2.26) ficam: x = c1x + c2y + c2z y = c2x + c1y + c2z zx = c3zx z = c2x + c2y + c1z yz = c3yz Ou, inversamente: x = f1x + f2y + f2z y = f2x + f1y + f2z zx = f3zx z = f2x + f2y + f1z yz = f3yz xy = f3xy xy = c3xy c12 = c13 = c23 = c2, c44 = c55 = c66 = c3

Fazendo f1 = 1/E, f2 = -/E, f3 = 1/G, obtm-se a chamada lei de Hooke generalizada:

Prof. Gilson Queiroz x = (1/E)[x -(y + z)] y = (1/E)[y -(x + z)] yz = yz/G zx = zx/G z = (1/E)[z -(x + y)] xy = xy/G

19

(2.31)

Mostra-se, a seguir, que existe uma relao entre G, E e . Considere-se o estado de tenses da figura 2.11, denominado estado de cisalhamento simples. A deformao linear na direo pode ser determinada de duas formas: Em funo do tensor de deformaes no sistema XYZ De acordo com as equaes (2.19) a (2.21.a) e (2.31): x = y = z = xz = yz = 0 = .[]. = [2/2 2/2 0] Em funo das tenses normais e 11 = .[]. = Assim, com a primeira das equaes (2.31): = (1/E)[ -(11 + 0)] = (1/E)[ -(- + 0)] = (1 + )/E Igualando-se os dois valores de : /(2G) = (1 + )/E, donde G = E/[2(1 + )] (2.32) 11 = 1.[].1 = - xy = xy/2 = xy/(2G) = /(2G) 0 /(2G) 0 0 0 2/2 2/2 = /(2G) 0

/(2G) 0 0 0

Conclui-se que bastam duas constantes fsicas para se determinarem as relaes entre tenses e deformaes, no caso de materiais istropos. A Y X Z C 1
45
o

B D 0 0 []= 0 0 0 0 0 FIGURA 2.11 2/2 = 2/2 0 -2/2 1 = 2/2 0

2.3.1 Significado fsico das constantes G, E, Nas 3 ltimas equaes (2.31) nota-se que as tenses de cisalhamento so proporcionais s distores angulares correspondentes, sendo G a constante de proporcionalidade: ij = Gij A constante G denominada mdulo transversal de elasticidade.

Prof. Gilson Queiroz

20

Considere-se agora o estado de tenses uniaxial (figura 2.5.a). De acordo com as 3 primeiras equaes (2.31), tem-se: x = (1/E)[ -(0 + 0)] = /E y = z = (1/E)[0 -( + 0)] = -/E = -x

V-se que a tenso normal longitudinal proporcional deformao linear longitudinal: = Ex (no estado de tenses uniaxial) Esta a conhecida lei de Hooke, e a constante de proporcionalidade E denominada mdulo longitudinal de elasticidade ou simplesmente mdulo de elasticidade. Observa-se tambm que as deformaes transversais so proporcionais deformao longitudinal: y = z = -x (no estado de tenses uniaxial) A constante de proporcionalidade denominada coeficiente de Poisson.

2.3.2

Valores limites do coeficiente de Poisson

No estado de tenses uniaxial as deformaes transversais nunca tm o mesmo sinal da deformao longitudinal; assim, se esta corresponder a um alongamento, as transversais correspondero a contraes. Para atender a este fato fsico, v-se na expresso y = z = -x que a constante no pode ser negativa, isto , 0. Considere-se um estado de tenses onde as trs tenses principais so iguais entre si e de trao, 1 = 2 = 3 = > 0. Pelas 3 primeiras equaes (2.31) obtm-se: 1 = (1/E)[1 -(2 + 3)] = (/E)(1 2) = 2 = 3 A deformao volumtrica, de acordo com (2.25) : V/V = 1 + 2 + 3 = (3/E)(1 2) Esta deformao, causada pelas trs tenses de trao, no pode ser negativa; como o fator 3/E positivo, resulta que 1 2 0 e, consequentemente, 1/2. O coeficiente de Poisson tem, portanto, os seguintes limites: 0 1/2 (2.33)

2.3.3

Coincidncia dos planos principais de tenses e de deformaes

No caso de materiais istropos, as equaes (2.31) permitem concluir que os planos principais de deformaes coincidem com os planos principais de tenses (quando as trs tenses de cisalhamento so nulas, as trs deformaes angulares tambm so). Alm disto, devido faixa de variao de dada por (2.33), as 3 primeiras equaes (2.31) mostram que nos planos

Prof. Gilson Queiroz

21

onde atuam a maior e a menor tenses normais, atuam tambm a maior e a menor deformaes lineares, respectivamente.

2.3.4

Efeito da variao de temperatura

As deformaes correspondentes a uma variao de temperatura T so dadas por ijT. Os coeficientes ij, denominados coeficientes de dilatao trmica, tm as seguintes propriedades: materiais anistropos materiais ortotrpicos ij = ji x = y = z = ij = 0, para ij,

materiais istropos (alm de ij = 0 para ij)

As equaes (2.31), com incluso do efeito da variao de temperatura, tornam-se: x = (1/E)[x-(y+z)]+T; y = (1/E)[y-(x+z)]+T; z = (1/E)[z-(x+y)]+T yz = yz/G zx = zx/G xy = xy/G (2.34)

2.3.5 Estados especiais de tenses Estado plano de tenses - ocorre quando uma chapa de pequena espessura t sujeita somente a cargas cujas linhas de ao ficam no seu plano mdio (paralelo s duas dimenses maiores da chapa). Considera-se que as tenses no variem na espessura da chapa, isto , na direo perpendicular ao plano mdio. Se esta direo for Z, tem-se: z = xz = yz = 0 e, consequentemente, xz = yz = 0 Estado plano de deformaes - ocorre quando o campo de deslocamentos tem componente nula em uma determinada direo e as outras duas componentes no variam ao longo desta direo. Se esta direo for Z, tem-se: w = 0, u = u(x, y), v = v(x, y) e, consequentemente, z = w/z = 0 xz = (1/2)( u/z + w/x) = 0 xz = yz = 0 yz = (1/2)( v/z + w/y) = 0

2.3.6 - Considerao final A hiptese das relaes lineares entre tenses e deformaes, feita em todo o item 2.3, vlida para qualquer material, no incio da solicitao. Entretanto, alm de um certo nvel de solicitao, chamado limite de proporcionalidade do material, tal hiptese, bem como suas consequncias, perdem a validade. Salvo indicao contrria, este curso de Resistncia dos

Prof. Gilson Queiroz

22

Materiais restringe-se a solicitaes abaixo do limite de proporcionalidade. Alm disto, consideram-se apenas materiais istropos e homogneos.

2.4 Energia de deformao Admitindo-se que todas as aes aplicadas em um corpo cresam lenta e proporcionalmente de zero at o respectivo valor final, todas as tenses e deformaes tambm crescero proporcionalmente de zero at o respectivo valor final. Na figura 2.12.a mostra-se a variao de x com x, e na figura 2.12.b o efeito da deformao x em um paraleleppedo elementar de lados paralelos aos eixos coordenados.

x Fx dy x ux (a) FIGURA 2.12 (b)

dz x, x dx

xdx

A fora resultante das tenses x Fx = x(dydz), e o deslocamento de seu ponto de aplicao, associado a x, ux = x(dx). A fora e o deslocamento mantm tambm uma relao linear entre si, assim como a tenso e a deformao (figura 2.12.a). A energia de deformao do elemento dxdydz, associada a x e x, igual rea sob o diagrama Fx ux: dUx = (1/2)Fxux = (1/2)x(dydz)x(dx) = (1/2)xx(dV) No volume unitrio, U0x = dUx/dV = (1/2)xx Analogamente obtm-se as energias de deformao do volume unitrio, associadas a y, y e a z, z. Assim: U0x = (1/2)xx U0y = (1/2)yy U0z = (1/2)zz (2.35) Na figura 2.13.a mostra-se a variao de xy com xy, e na figura 2.13.b o efeito da deformao xy em um paraleleppedo elementar de lados paralelos aos eixos coordenados. xy Fy Fx (a) xy uy ux dy (b) FIGURA 2.13 yx = xy dz u/y v/x dx

xy

Prof. Gilson Queiroz

23

A fora resultante das tenses xy Fy = xy(dydz), e o deslocamento de seu ponto de aplicao, na direo da fora, uy = (v/x)(dx). A fora resultante das tenses yx Fx = yx(dxdz) = xy(dxdz), e o deslocamento de seu ponto de aplicao, na direo da fora, ux = (u/y)(dy). Fora e deslocamento mantm tambm uma relao linear entre si, assim como a tenso e a deformao (na figura 2.13.a mostra-se a relao entre Fy e uy, bem como a relao entre Fx e ux). A energia de deformao do elemento dxdydz, associada a xy e xy, igual soma das reas sob os diagramas Fy uy e Fx ux: dUxy = (1/2)Fyuy + (1/2)Fxux = (1/2)xy(dydz)(v/x)(dx) + (1/2)xy(dxdz)(u/y)(dy) = (1/2)xy(v/x + u/y) (dV) = (1/2)xyxy(dV) No volume unitrio, U0xy = dUxy/dV = (1/2)xyxy Analogamente obtm-se as energias de deformao do volume unitrio, associadas a xz, xz e a yz, yz. Assim: U0xy = (1/2)xyxy U0xz = (1/2)xzxz U0yz = (1/2)yzxz (2.36)

A energia de deformao total do volume unitrio obtida somando-se todas as parcelas dadas em (2.35) e (2.36): U0 = (1/2)xx + (1/2)yy + (1/2)zz + (1/2)xyxy + (1/2)xzxz + (1/2)yzxz (2.37)

2.5 Aplicao: trao e compresso de barras prismticas Barra prismtica uma pea em forma de prisma ou de cilindro, na qual o comprimento medido ao longo do eixo pelo menos 10 vezes maior do que a maior dimenso da seo transversal ao eixo. Em uma barra prismtica sujeita a foras externas atuando no centro de gravidade da seo transversal, perpendicularmente ao plano desta seo, surgem foras normais de trao ou de compresso. A conveno de sinais para foras normais anloga utilizada para tenses: a fora normal em uma face da seo transversal com normal positiva positiva se tiver o mesmo sentido do eixo de coordenadas que lhe paralelo. Assim, foras normais de trao so positivas. Conforme figura 2.5.a, no tensor de tenses para uma barra prismtica sujeita a fora normal, tem-se x = = P1/A e as demais tenses nulas (X a direo normal seo transversal, P1 a fora normal e A a rea da seo transversal). No tensor de deformaes, conforme expresses (2.31), tem-se:

Prof. Gilson Queiroz x = x/E y = z = -x/E xy = xz = yz = 0

24

A variao do comprimento dx dada por xdx (expresso (2.12)); a variao do comprimento L, na direo X : L = xdx = (x/E)dx = [P1/(EA)]dx (limites de integrao 0 e L) Para trechos com P1/(EA) = constante: L = P1L/(EA) A energia de deformao no volume unitrio, conforme (2.37), U0 = (1/2)xx. No volume elementar Adx tem-se: dU = (1/2)Axxdx = (1/2)A(P1/A)[P1/(EA)]dx =[P12/(2EA)]dx No volume total da barra, de comprimento L: U = [P12/(2EA)]dx Para trechos com P12/(EA) = constante: U = P12L /(2EA) (limites de integrao 0 e L)

Bibliografia do Captulo 2 Boresi, A. P. e Chong, K. P. Elasticity in Engineering Mechanics Prentice Hall N. Jersey - 1987 Fodossiev, V. Rsistance des Matriaux ditions de la Paix Moscou - 1968

Prof. Gilson Queiroz

25

CAPTULO 3 VASOS DE PRESSO AXISSIMTRICOS, DE PAREDE FINA

Vasos de presso podem conter gases e/ou lquidos e/ou partculas slidas. Como exemplos de vasos de presso axissimtricos citam-se: um bujo de gs domstico, uma caixa dgua tronco-cnica de eixo vertical, um silo para armazenamento de gros (com a parte superior cilndrica e a inferior tronco-cnica) etc. Neste captulo estudar-se- basicamente o caso de contedo gasoso, considerando-se desprezveis os efeitos do peso prprio (do vaso e do gs) e das foras externas (por exemplo as aplicadas pelos suportes). Entretanto, salienta-se que, nos casos em que o vaso contm lquido ou partculas slidas: o peso prprio do contedo no pode ser desprezado e, consequentemente, a presso interna na parede no constante, as foras aplicadas pelos suportes tm que ser consideradas e, no caso de partculas slidas, existem foras de atrito entre as partculas e a parede.

3.1 Caso axissimtrico geral Considere-se o estado de tenses em um ponto qualquer A, situado na parede do vaso de presso da figura 3.1, referido ao sistema formado pelas direes: c (circunferencial), m (meridional), n (normal)

m p m c n A c t t = espessura da parede FIGURA 3.1

Prof. Gilson Queiroz

26

Observa-se que no existem tenses de cisalhamento nas superfcies externa e interna da parede, ou seja, nc = nm = 0. Devido axissimetria, a parede do vaso no sofre distores angulares no plano formado pelas direes c, m, portanto, cm = 0 e cm = Gcm = 0. Observa-se tambm que a tenso normal nn (ou simplesmente n) nula na superfcie externa da parede e igual a p na superfcie interna. Como se ver frente, a tenso p desprezvel em relao s tenses normais mm (ou m) e cc (ou c). Assim, para definir o estado de tenses em um ponto qualquer da parede do vaso, basta determinar as tenses normais m (meridional) e c (circunferencial). Na figura 3.2.a: rm, r = raios do meridiano e do paralelo, respectivamente, que passam por A rc = raio da curvatura horizontal (normal parede entre A e o eixo do vaso) Nas figuras 3.2.b e 3.2.c aparecem as variaes de direo das tenses m e c, correspondentes aos ngulos d e d, medidos no plano meridiano e no plano perpendicular ao meridiano que contm rc (a tenso m varia tambm em mdulo, mas esta variao desprezvel em relao ao valor da tenso).

rm p A n m rc n r c

m p

rm d c rc d p t c

m (b) (c)

(a)

FIGURA 3.2 Resultante da presso p no elemento compreendido pelos ngulos d e d, direo n: p(rmd)(rcd) Projeo das resultantes das tenses m no mesmo elemento, na direo n: -2tm(rcd)d/2 Projeo das resultantes das tenses c no mesmo elemento, na direo n: -2tc(rmd)d/2

Prof. Gilson Queiroz Estabelecendo-se o equilbrio das trs foras na direo n: p(rmd)(rcd) - 2tm(rcd)d/2 [2tc(rmd)d/2] = 0 Simplificando-se o resultado, obtm-se a equao de Laplace: p/t = m/rm + c/rc

27

(3.1)

A segunda equao necessria para a determinao de m e c obtida pelo equilbrio, na direo do eixo, de uma das partes em que o vaso subdividido pelo plano do paralelo passando por A, conforme figura 3.3: p(r2) = mtcos(2r), donde m = pr/(2tcos) = prc/(2t) As equaes (3.1) e (3.2) resolvem o problema. m rc r t m p (3.2)

FIGURA 3.3

Nos polos da superfcie do vaso tem-se r = 0 e = 90o; assim, a equao (3.2) no pode ser utilizada. Observa-se, entretanto, que todas as tenses meridionais atuantes em um polo so iguais entre si, independentemente do meridiano a que pertencem. Desta forma, pode-se escrever a seguinte equao de equilbrio na direo da normal ao polo, que coincide com a direo do eixo do vaso (figura 3.4 - r0 = raio do meridiano, no polo analisado): p(r0d)(r0d)- 2t0(r0d)d/2 2t0(r0d)d/2 = 0, donde: 0 = pr0/(2t) 0 0 0 t r0 p 0 d (3.3)

FIGURA 3.4

Prof. Gilson Queiroz

28

Observao: a teoria utilizada no se aplica a tampos planos de vasos, que sofrem flexo devido presso interna.

3.2 Casos particulares 3.2.1 Vasos esfricos

Todos os pontos da superfcie esfrica podem ser considerados como polos, com raio r0 = R, sendo R o raio da superfcie esfrica. As tenses normais meridionais, independentemente do ponto e da direo considerados, so dadas por (3.3), substituindo-se r0 por R: 0 = pR/(2t) (3.4)

3.2.2

Vasos cilndricos rm = =0

Comparando-se as figuras 3.2 e 3.5, v-se que: rc = r = R = raio da superfcie cilndrica c = pR/t m = pR/(2t)

Substituindo-se estas informaes nas equaes (3.1) e (3.2), respectivamente, obtm-se: (3.5) (3.6)

rc = r = R

rm =

Eixo

FIGURA 3.5

3.3 Tubos encaixados 3.3.1 Efeito isolado da presso interna Considere-se que os dois tubos da figura 3.6.a estejam encaixados, sem folga e sem presso de contato, antes da aplicao da presso interna pi. Seja ps a presso de contato que surge aps a aplicao de pi. Na figura 3.6.b mostra-se a metade do sistema situada acima do plano diametral; estabelecendo-se o equilbrio vertical desta metade, obtm-se:

Prof. Gilson Queiroz 2riLpi = 2L(cete + citi) ou ripi = cete + citi

29 (3.7)

ri

rs ti te

pi

(a) c ci pi ci c

(b)

FIGURA 3.6 Na superfcie de contato dos dois tubos, as deformaes circunferenciais so iguais, ce = ci; assim, usando-se a lei de Hooke generalizada (2.31): (ce - eme)/Ee = (ci - imi)/Ei (3.8) Ee, e, me so o mdulo de elasticidade, o coeficiente de Poisson e a tenso meridional, respectivamente, no tubo externo Ei, i, mi so o mdulo de elasticidade, o coeficiente de Poisson e a tenso meridional, respectivamente, no tubo interno Desprezando-se o efeito das parcelas eme e imi em (3.8) (simplificao usual na prtica para esta situao), obtm-se: ce/Ee = ci/Ei ou ce = (Ee/Ei)ci Utilizando-se (3.7) e (3.9), resultam: ci = piri /[(Ee/Ei)te + ti] ce = piri /[te + (Ei/Ee)ti] (3.10) (3.9)

O tubo externo fica sujeito a uma presso interna igual presso de contato ps, assim: ce = psrs/te, donde ps = cete /rs = piri /{rs[1 + Eiti/(Eete)]} (3.11)

3.3.2 Efeito isolado de variaes de temperatura Considere-se que os dois tubos da figura 3.6 estejam encaixados inicialmente sem folga e sem presso de contato (e tambm com pi = 0). A aplicao de variaes de temperatura Te e

Prof. Gilson Queiroz

30

Ti nos tubos externo e interno, respectivamente, pode resultar no aparecimento de presso de contato ou de folga entre os dois tubos. Sejam e e i os coeficientes de dilatao trmica dos tubos externo e interno, respectivamente; as deformaes circunferenciais correspondentes, devidas somente variao de temperatura, so eTe e iTi. Se eTe > iTi, surge folga entre os tubos e, consequentemente, nenhuma tenso. Se, ao contrrio, eTe < iTi, surgem presso de contato e tenses nos tubos. Neste caso, desprezando-se (como anteriormente) o efeito das parcelas eme e imi nas deformaes circunferenciais, tem-se: ce = ce/Ee + eTe ci = ci/Ei + iTi Estabelecendo-se a compatibilidade destas deformaes e notando que ce = psrs/te (trao) e ci = -psrs/ti (compresso), onde ps a presso de contato: psrs/(teEe) + eTe = -psrs/(tiEi) + iTi, donde ps = (iTi - eTe)/{rs[1/(teEe) + 1/(tiEi)]} (3.12)

Bibliografia do Captulo 3 Fodossiev, V. Rsistance des Matriaux ditions de la Paix Moscou - 1968

Prof. Gilson Queiroz

31

CAPTULO 4 TORO DE BARRAS PRISMTICAS

Em uma barra prismtica em equilbrio, sujeita a momentos externos atuando em planos normais ao eixo da barra, aparecem momentos de toro nas sees transversais. A conveno de sinais para momentos de toro anloga utilizada para tenses: o momento de toro em uma face da seo transversal com normal positiva positivo se seu vetor tiver o mesmo sentido do eixo de coordenadas que lhe paralelo. Vrios tipos de sees transversais de barras sujeitas toro, alm de sofrerem rotao em torno do eixo da barra, perdem sua planicidade na situao deformada, fenmeno denominado empenamento. Este captulo limitado toro uniforme, que ocorre quando a seo transversal for isenta de empenamento (por exemplo sees circulares cheias ou vazadas), ou quando no for isenta mas no houver restrio ao empenamento. Existe restrio ao empenamento quando o momento de toro varia ao longo do eixo da barra ou quando algum apoio da barra oferece restrio ao empenamento; neste caso tem-se uma situao complexa, denominada toro no uniforme, com tenses normais e de cisalhamento nas sees transversais. Geralmente a toro no uniforme assunto de cursos de ps graduao.

4.1 Barra de seo macia qualquer Como j comentado, o momento de toro deve ser constante e os apoios no podem oferecer restrio ao empenamento. Condies de contorno em deslocamentos (figura 4.1.a): I - a seo da esquerda no gira em torno do eixo X (eixo de toro); II - o deslocamento u (na direo x) do ponto A impedido, isto , u(0, 0, 0) = 0. Hipteses (figura 4.1.a): I - u = u(y, z), isto , o empenamento (funo dos deslocamentos u) o mesmo para todas as sees transversais;

Prof. Gilson Queiroz

32

II - as projees das sees transversais no plano YZ giram como corpo rgido em torno do eixo X, e o ngulo de rotao de uma seo em relao a outra proporcional distncia entre elas: = x, sendo o ngulo de toro por unidade de comprimento ( = constante). Z Y =x B B Mt A P C X Mt r x L (a) FIGURA 4.1 Campo de deslocamentos O ponto qualquer P = P(x, y, z) desloca-se para P. Para pequenas rotaes, PP = r(x), com PP tendendo a se tornar perpendicular ao raio r (figura 4.1.b). Assim, os deslocamentos nas direes Y e Z so dados por (notando que a projeo horizontal de PP tem sentido contrrio ao do eixo Y): -v = rxsen = xz, donde v = -xz w = rxcos = xy Campo de deformaes Com as expresses (2.12) a (2.17) obtm-se: y = v/y = 0 z = w/z = 0 x = u/x = 0 (hiptese I) xz = u/z + w/x = u/z + y yz = v/z + w/y = 0 xy = u/y + v/x = u/y - z (4.2) Observa-se que as distores xy e xz (e consequentemante as tenses xy e xz) so funes apenas de y e z. Campo de tenses Com a lei de Hooke generalizada (eq. 2.31) obtm-se: x = y = z = yz = 0 xy = G(u/y - z) xz = G(u/z + y) (4.3) (4.1) (b) P w -v x r P Y L=L C Z

Prof. Gilson Queiroz

33

Compatibilidade de deformaes Derivando-se a penltima equao (4.3) em relao a z, a ltima em relao a y, e subtraindose, tem-se: xy/z - xz/y = -2G = H = constante (4.4)

Pode-se mostrar que (4.4) corresponde a uma equao de compatibilidade de deformaes. Equilbrio de tenses Com as expresses (2.3), obtm-se (desprezando-se o peso da barra, Bx = By = Bz = 0): x/x + xy/y + xz/z = xy/y + xz/z = 0 xy/x + y/y + yz/z = xy/x = 0 xz/x + yz/y + z/z = xz/x = 0 As duas ltimas equaes (4.5) confirmam que xy e xz so funes apenas de y e z. Condies de contorno em tenses I - Considere-se, em um ponto S qualquer da superfcie lateral da barra, o sistema de coordenadas formado pelo eixo X, pela normal = (k, m, n) superfcie lateral em S, e pela tangente t ao contorno da seo em S (figura 4.2.a). Devido simetria do tensor de tenses referido ao sistema tX, tem-se x = x. Porm, x = 0 (no existem tenses na superfcie lateral da barra) e, consequentemente, x = 0. Desta forma, a tenso de cisalhamento na seo, junto ao contorno, paralela tangente ao contorno no ponto considerado. Expressando x em funo de xy e xz, tem-se (notar que a projeo horizontal de ds tem sentido contrrio ao do eixo Y): x = mxy + nxz = xy(dz/ds) + xz(-dy/ds) = 0 II Nas sees transversais extremas tem-se (figura 4.2.b): dMt = xz(dydz)y - xy(dydz)z, donde Mt = (yxz - zxy)dydz Z Z (4.7) (4.6) (4.5)

dz

(a) X

xz x -dy xy

t x ds Y X FIGURA 4.2 (b)

xz dy xy y dz z Y Mt

Prof. Gilson Queiroz Soluo do problema

34

A primeira equao (4.5) condio necessria e suficiente para que exista uma funo (y, z) tal que (a funo (y, z) denominada funo de toro de Prandtl): xy = /z Substituindo-se (4.8) em (4.4): 2/z2 + 2/y2 = -2G = H = constante Substituindo-se (4.8) em (4.6): (/z)(dz/ds) + (-/y)(-dy/ds) = 0, donde d/ds = 0 (s no contorno da seo) Observa-se que a funo constante no contorno da seo. Substituindo-se (4.8) em (4.7): Mt = (yxz - zxy)dydz = -(y/y)dydz - (z/z)dydz = -dzy(/y)dy - dyz(/z)dz Integrando-se por partes, obtm-se: Mt = -y(y2 - y1)dz + dydz - z(z2 - z1)dy + dydz Como y2, y1, z2, z1 so coordenadas de pontos situados no contorno da seo (onde constante), tem-se y2 = y1 e z2 = z1, donde: Mt = 2dydz (4.11) A soluo consiste, ento, em encontrar uma funo (y, z) que atenda (4.9) em toda a seo e (4.10) no contorno. Com a equao (4.11) determina-se a constante H (consequentemente, o ngulo de toro por unidade de comprimento, ). As demais respostas so determinadas, uma vez definida a funo , na sequncia: xy e xz pelas expresses (4.8); u por integrao das expresses (4.3); xy e xz pelas expresses (4.2) ou simplesmente dividindo xy e xz, respectivamente, por G (2.31). Nota: o centro de rotao das sees transversais (sobre o eixo X) chama-se centro de toro. A determinao do centro de toro para sees transversais abertas de parede fina apresentada no captulo 6; a determinao genrica objeto da Teoria da Elasticidade. Quando a seo tem um eixo de simetria, o centro de toro fica sobre ele. (4.10) (4.9) xz = -/y (4.8)

4.2 Barra de seo elptica Aplica-se o procedimento descrito no item 4.1. Devido dupla simetria, o centro de toro coincide com o centro de gravidade. A equao do contorno da seo, na situao da figura 4.3, y2/a2 + z2/b2 1 = 0.

Prof. Gilson Queiroz Z b Mt Y

35

a FIGURA 4.3 Experimenta-se uma funo de Prandtl dada por: (y, z) = K(y2/a2 + z2/b2 1), sendo K uma constante A funo atende s exigncias (4.9) e (4.10), respectivamente: 2/z2 + 2/y2 = K(2/b2 + 2/a2) = constante = 0 no contorno, donde d/ds = 0 no contorno Comparando (4.9) e (4.13), obtm-se: K(2/b2 + 2/a2) = -2G, donde K = -G a2b2/( a2 + b2) Com (4.11), (4.12) e (4.14) relacionam-se Mt e : Mt = 2dydz = [-2G a2b2/( a2 + b2)] (y2/a2 + z2/b2 1)dydz = = [-2G a2b2/( a2 + b2)](ab/4 + ab/4 - ab) = a3b3G/( a2 + b2), donde = Mt/GIt It = ( a3b3)/(a2 + b2) Com (4.14), (4.15) e (4.16) em (4.12), obtm-se, finalmente: (y, z) = [-Mt/(ab)](y2/a2 + z2/b2 1) Demais respostas: Com (4.8) Com (4.3) xy = /z = -2Mtz/(ab3) xy = G(-z + u/y) xz = -/y = 2Mty/(a3b) xz = G(y + u/z) (4.18) (4.19) (4.17) (4.15) (4.16) (4.14) (4.13) (4.12)

Igualando-se as expresses de xy dadas em (4.18) e (4.19), e tambm as expresses de xz, obtm-se: u/y = -z[2Mt/(ab3G) - ] u/y = [Mt(b2 a2)/(a3b3G)]z u/z = y[2Mt/(a3bG) - ] u/z = [Mt(b2 a2)/(a3b3G)]y Substituindo-se nestas equaes o valor de dado por (4.15), com It dado por (4.16), resulta:

Nota-se que o coeficiente de z e de y nas duas equaes o mesmo e tambm que uma constante; chamando esta constante de c0, obtm-se: u/y = c0z, donde u = c0zy + f1(z) u/z = c0y, donde u = c0yz + f2(y)

Prof. Gilson Queiroz

36

Para que o valor de u seja o mesmo nas duas equaes, necessrio que f1(z) = f2(y), para qualquer ponto (y, z), ou seja, f1(z) = f2(y) = constante = c1, resultando u = c0yz + c1. Com a condio de contorno II do item 4.1 (u(0, 0, 0) = 0), obtm-se c1 = 0 e, finalmente: u = c0yz = [Mt(b2 a2)/(a3b3G)]yz Como (4.20)

b < a, v-se que os deslocamentos u tm sinal contrrio ao do produto yz das

coordenadas, isto , os deslocamentos longitudinais so positivos no segundo e no quarto quadrantes da seo e negativos no primeiro e no terceiro, caracterizando a perda de planicidade da seo. Vetor tenso No plano da seo, o vetor tenso tangencial, sendo dado por = = (0 xy xz). V-se em (4.18) que xy e xz variam linearmente ao longo de um raio qualquer da elipse, com valor nulo no centro. Assim, como mostrado na figura 4.3, a direo do vetor tenso constante ao longo de um raio e paralela tangente ao contorno na extremidade do raio (devido primeira condio de contorno em tenses vista no item 4.1). O mdulo do vetor tenso dado por: = = (xy2 + xz2) = [2Mt/(ab)](y2/a4 + z2/b4) (4.21) No contorno, onde o mdulo mximo para um determinado raio, tem-se z2 = b2(1 y2/a2). Para se obter o mximo em toda a seo substitui-se esta expresso em (4.21) e faz-se d/dy = 0, obtendo-se: y = 0 z = b (extremidades do eixo menor) Wt = ab2/2 max = 2Mt/(ab2) = Mt/Wt (4.22) (4.23)

4.2.1 Caso particular: barra de seo circular Neste caso a = b = R e y2 + z2 = r2 (figura 4.4), donde Com (4.16) Com (4.21) Com (4.20) It = ( a3b3)/(a2 + b2) = R4/2 = Mtr/It u = [Mt(b2 a2)/(a3b3G)]yz = 0 (4.24) (4.25) (4.26)

Na expresso (4.26) v-se que a seo circular no empena. r R Mt Y

FIGURA 4.4

Prof. Gilson Queiroz

37

Para seo em forma de coroa circular, demonstra-se que tambm no so sujeitas a empenamento e que (R = raio externo, ri = raio interno): It = (R4 ri4)/2 Wt = It/R = (R4 ri4)/(2R) (4.27) (4.28)

4.3 Barra de seo retangular macia de pequena espessura Na figura 4.5 tem-se b >> t. Assume-se uma funo de Prandtl invarivel com z: = (y) Aplicando-se a a condio (4.9), tem-se d2/dy2 = -2G, donde: = -Gy2 + Ay + B, sendo A e B constantes de integrao t/2 Z t/2 Mt b t FIGURA 4.5 Para atender (4.10) faz-se = 0 no contorno y = t/2, obtendo-se: 0 = -Gt2/4 + At/2 + B A=0 Substituindo-se (4.29) em (4.11): Mt = 2dydz = 2b(G/4)(t2 4y2)dy = (Gb/2)(t2y 4y3/3), com y variando de t/2 a +t/2 Mt = Gbt3/3 e = Mt/GIt (4.30) (4.31) It = bt3/3 As tenses de cisalhamento, calculadas com (4.8), so: xy = /z = 0 xz = -/y = 2Gy (4.32) A nulidade das tenses xy, decorrente da funo assumida, no corresponde realidade; entretanto, tais tenses so desprezadas porque (xy) max < (xz) max. A tenso xz varia linearmente com y e seu maior valor absoluto dado por: (xz) max = max = 2Gt/2 = (Mt/It)t = Mt/Wt Wt = It/t = bt2/3 (4.33) (4.34) B = Gt2/4 0 = -Gt2/4 At/2 + B, donde: = (G/4)(t2 4y2) (4.29) Y

Prof. Gilson Queiroz Comentrio

38

Como se observa nas expresses (4.15) e (4.16), bem como nas expresses (4.30) e (4.31), a relao entre o ngulo de toro por unidade de comprimento e o momento de toro pode ser escrita, em geral, como = Mt/GIt, sendo It uma propriedade geomtrica da seo transversal, denominada momento de inrcia toro. Analogamente, observa-se nas expresses (4.22) e (4.23), bem como nas expresses (4.33) e (4.34), que a tenso mxima de cisalhamento na seo dada por max = Mt/Wt, sendo Wt uma propriedade geomtrica da seo transversal, denominada mdulo resistente toro.

4.4 Barras com seo aberta de parede fina Quando a seo transversal aberta e composta de vrios retngulos de pequena espessura (bi >> ti), conforme figura 4.6, tem-se Mt = Mt1 + Mt2 + Mt3 + ... + Mtn, (4.35) sendo Mti (1 i n) a parcela do momento de toro assumida pelo retngulo i e n o nmero de retngulos componentes da seo. Por outro lado, de acordo com a hiptese II dada no item 4.1, as projees sobre o plano YZ de todos os componentes da seo giram do mesmo ngulo, igual ao ngulo correspondente seo inteira: 1 = 2 = 3 = ... = n = (4.36) Para cada retngulo i tem-se i = Mti/GIti, sendo Iti = biti3/3, e para a seo inteira tem-se = Mt/GIt, donde Mt1/GIt1 = Mt2/GIt2 = Mt3/GIt3 = ... Mtn/GItn = Mt/GIt (Mt1 + Mt2 + Mt3 + ... + Mtn)/(GIt1 + GIt2 + GIt3 + ... + GItn) = Mt/GIt Eliminando-se G e aplicando-se a equao (4.35), conclui-se que: It = It1 + It2 + It3 + ... + Itn = (1/3)(biti3), para i variando de 1 a n t2 2 b1 Mt1, 1 1 t1 t3 3 b3 b2 Mt4, 4 t4 4 b Mt , Mt2, 2 (4.38) (4.37)

Mt3, 3 FIGURA 4.6

Prof. Gilson Queiroz

39

Para paredes curvas de pequena espessura, (4.38) transforma-se em (s a coordenada ao longo da linha mdia da parede) It = (1/3)t3ds A tenso mxima de cisalhamento em um retngulo componente da seo dada por maxi = Mti/Wti = (Mti/Iti)ti Com (4.37) maxi = (Mt/It)ti max = (Mt/It)tmax = Mt/Wt Wt = It/tmax = [(1/3)(biti3)]/tmax (4.40) (4.39.a)

A maior tenso de cisalhamento na seo ocorre no retngulo componente de maior espessura (4.41) (4.42)

4.5 Barras com seo fechada de parede fina Neste caso admite-se que as tenses de cisalhamento na seo transversal so constantes na espessura da parede e tm direo paralela linha mdia da parede, no ponto considerado, conforme figuras 4.7.a e 4.7.b (na figura 4.7.b isola-se um elemento de comprimento dx, entre os planos 1-1 e 2-2, paralelos a X). As tenses 1 e 2 na seo transversal repetem-se nos planos 1-1 e 2-2, respectivamente, devido simetria dos tensores de tenses correspondentes. t C dF B A ds h O O 1 X (a) 1 FIGURA 4.7 Estabelecendo o equilbrio do elemento isolado na direo X, tem-se: 1t1dx = 2t2dx, donde 1t1 = 2t2 = t = q = constante (4.43) 2 t1 2 (b) 1 1 Mt rea A* 1 1 2 2 2 2 dx t2

A constante q denominada fluxo de cisalhamento (a direo do fluxo tangente linha mdia da parede, no ponto considerado).

Prof. Gilson Queiroz

40

A fora dF, na figura 4.7.a, a resultante das tenses de cisalhamento no elemento da seo de comprimento ds e espessura t: dF = tds =qds O momento de dF em relao a um ponto O qualquer : dMt = hdF = qhds = 2qdA* (4.44)

(O produto hds igual ao dobro da rea dA* do tringulo elementar OAB, uma vez que ds colinear com dF). A integral de dMt na seo igual ao momento de toro. Para q constante: Mt = dMt = 2q dA * = 2qA* = 2tA* = Mt/(2tA*) A* a rea da regio delimitada pela linha mdia. A tenso mxima de cisalhamento ocorre onde a espessura da parede for mnima: max = Mt/Wt = Mt/(2A*tmin) (4.46) Determina-se a seguir o ngulo de toro por unidade de comprimento. A energia de deformao do volume unitrio dada por (conforme equaes (2.36) e (2.31)): U0 = (1/2) = (1/2)2/G No volume infinitesimal tdsdx (figura 4.7), tem-se dU = [1/(2G)] 2tdsdx = [1/(2G)] (q2/t)dsdx (4.47)

(4.45)

A energia de deformao dU neste volume infinitesimal pode tambm ser obtida em funo de dMt, dado por (4.44), e do ngulo de toro por unidade de comprimento (figura 4.1.a): dU = (1/2)(dx)dMt = (dx)qdA* Igualando-se (4.47) e (4.48): (dx)qdA* = [1/(2G)] (q2/t)dsdx 2GdA* = (q/t)ds Integrando-se na seo: 2GA* = (q/t)ds Para q = constante = Mt/(2A*): = [Mt/(4GA*2)] ds/t = Mt/(GIt) It = (4A*2)/ ds/t (4.50) (4.49) (4.48)

4.6 Energia de deformao de barras sujeitas toro uniforme Com base na expresso (4.48), tem-se, na seo transversal completa e no comprimento dx: dU = (dx) qdA* Para q = constante: dU = (1/2)Mtdx = Mt2dx/(2GIt) (4.52) (4.51)

Prof. Gilson Queiroz Bibliografia do Captulo 4

41

Boresi, A. P. e Chong, K. P. Elasticity in Engineering Mechanics Prentice Hall New Jersey - 1987 Fodossiev, V. Rsistance des Matriaux ditions de la Paix Moscou - 1968 Ugural, A. C., Fenster, S. K. - Advanced Strength and Applied Elasticity Elsevier New York 1981 Rivello, R. M. Theory and Analysis of Flight Structures McGraw Hill, New York - 1969

CAPTULO 5 PROPRIEDADES GEOMTRICAS DE FIGURAS PLANAS

Neste captulo estudam-se algumas propriedades geomtricas das sees transversais de barras, necessrias para o estudo da flexo e da flambagem em captulos posteriores.

5.1 Definies

Prof. Gilson Queiroz

42

Considere-se uma seo de forma qualquer, cujo centro de gravidade o ponto C (figura 5.1). Os eixos CY e CZ so eixos baricntricos. A rea da seo dada por: A = S dA Com relao aos eixos OY1 e OZ1, paralelos a CY e CZ, respectivamente, tem-se: Momentos estticos: Momentos de inrcia: Raios de girao: Produto de inrcia: Momento polar de inrcia: Como (y12 + z12) = R12, tem-se: Qy1 = S z1dA Iy1 = S z12dA ry1 = (Iy1/A) Qz1 = S y1dA Iz1 = S y12dA rz1 = (Iz1/A) (5.2) (5.3) (5.4) (5.5) (5.6) (5.7) (5.1)

Iy1z1 = S y1z1dA IO = S R12dA Iy1 + Iz1 = IO

V-se que a soma Iy1 + Iz1 no se altera mediante rotao do sistema Y1Z1 em torno de O. Observa-se tambm que os momentos de inrcia e o momento polar de inrcia no se alteram quando se trocam os sentidos dos eixos coordenados. Z1 y1C Z y dA y1 C R1C R1 S R z1 z z1C Y

O FIGURA 5.1

Y1

Definem-se as mesmas propriedades com relao aos eixos baricntricos, bastando substituir y1, z1, IO, R1 por y, z, IC, R, respectivamente, nas expresses (5.2) a (5.7). Devido ao conceito de centro de gravidade, tem-se, em relao a eixos baricntricos: Qy = S zdA = 0 Qz = S ydA = 0 (5.8)

5.2 Translao a partir de eixos baricntricos

Prof. Gilson Queiroz Na figura 5.1 v-se que y1 = y + y1C z1 = z + z1C,

43

(5.9)

sendo y1C e z1C as coordenadas do centro de gravidade no sistema Y1Z1, de eixos paralelos aos eixos baricntricos CY e CZ. Substituindo-se as relaes (5.9) em (5.2), obtem-se: Qy1 = S (z + z1C)dA = S zdA + z1CA Considerando-se as relaes (5.8), resulta: Qy1 = z1CA Donde z1C = Qy1/A Qz1 = y1CA y1C = Qz1/A (5.10) (5.11) Qz1 = S (y + y1C)dA = S ydA + y1CA

Com as equaes (5.11) pode-se locar o centro de gravidade no sistema Y1Z1. Substituindo-se as relaes (5.9) em (5.3), obtem-se: Iy1 = S (z + z1C)2dA = S z2dA + 2z1C S zdA + (z1C)2A Iz1 = S (y + y1C)2dA = S y2dA + 2y1C S ydA + (y1C)2A Considerando-se as relaes (5.8), resulta: Iy1 = Iy + (z1C)2A Analogamente mostra-se que Iy1z1 = Iyz + y1Cz1CA Com (5.7) e (5.12) obtem-se: IO = Iy + Iz + [(y1C)2 + (z1C)2]A = IC + (R1C)2A (5.14) (5.13) Iz1 = Iz + (y1C)2A (5.12)

5.3 Rotao de eixos Considere-se uma rotao do sistema Y1Z1, conforme figura 5.2. As coordenadas u, v de dA no novo sistema so dadas por: u = y1cos + z1sen Desta forma: Iu = S v2dA = S (z1cos - y1sen)2 dA = Iy1cos2 + Iz1sen2 - Iy1z1sen2 Iv = S u2dA = S (y1cos + z1sen)2 dA = Iy1sen2 + Iz1cos2 + Iy1z1sen2 (5.16) (5.17) v = z1cos - y1sen (5.15)

Iuv = S uvdA = S (y1cos+z1sen)(z1cos-y1sen)dA = Iy1z1cos2+(1/2)(Iy1 Iz1)sen2 (5.18) Z1 polar de inrcia no se altera com a rotao. Como j mencionado, o momento dA U v y1 S z1 Y1 FIGURA 5.2

Prof. Gilson Queiroz

44

5.4 Eixos principais de inrcia e momentos principais de inrcia Determina-se um valor da rotao (figura 5.2) para o qual Iu assuma um valor extremo (mximo ou mnimo); como a soma Iy1 + Iz1 no se altera com a rotao, se Iu for mximo, Iv mnimo, e vice versa. Os eixos e os momentos de inrcia correspondentes a tal rotao so os eixos principais de inrcia e os momentos principais de inrcia, respectivamente, no ponto O. dIu/d = -2Iy1cossen + 2Iz1sencos - 2Iy1z1cos2 = (Iz1 Iy1)sen2 - 2Iy1z1cos2 = 0, donde tg2 = 2Iy1z1/(Iz1 Iy1) (5.19)

Com (5.19) ficam determinadas as direes dos eixos principais. Os sentidos dos eixos principais dependem da escolha do quadrante para o ngulo 2 (duas opes para cada sinal de tg2): . se tg2 0 h duas solues que diferem de , sendo uma do 1o. quadrante e outra do 3o. quadrante. Para h duas solues que diferem de /2. Escolhe-se a correspondente a do 1o. quadrante: 0 /4 (a outra soluo a 2a. direo, perpendicular 1a.); . se tg2 0 h duas solues que diferem de , sendo uma do 2o. quadrante e outra do 4o. quadrante. Escolhe-se a do 4o. quadrante e - /4 0. Com (5.18) e (5.19), obtm-se: Iuv = cos2[Iy1z1 (1/2)(Iz1 Iy1)tg2] = cos2(Iy1z1 Iy1z1) = 0 (5.20)

Como o produto de inrcia nulo em relao aos eixos principais, o sentido destes eixos irrelevante. Assim: se tg2 0, considera-se que 0 2 /2 e, consequentemente, sen2 0 cos2 0 0 /4 sen2 0 cos2 0 -/4 0 sen2 1/2 sen2 1/2 cos2 1/2 cos2 1/2 (5.21) se tg2 0, considera-se que -/2 2 0 e, consequentemente, (5.22)

Prof. Gilson Queiroz

45

Determinao do momento de inrcia principal Iu, para tg2 0 tm-se as seguintes relaes trigonomtricas, levando-se em conta (5.21): cos2 ={1+[1/(1+tg22)]1/2}/2 sen2 ={1-[1/(1+tg22)]1/2}/2 sen2 = [tg22/(1+tg22)]1/2 (5.23) Substituindo-se estas expresses trigonomtricas em (5.16), obtm-se: Iu = (Iy1 + Iz1)/2 + [(Iy1 Iz1)/2] [1/(1+tg22)]1/2 Iy1z1[tg22/(1+tg22)]1/2 Com a equao (5.19) obtm-se, aps algumas simplificaes (notando que Iz1Iy1 e 2Iy1z1 tm o mesmo sinal): Iu = (Iy1 + Iz1)/2 [(Iz1 Iy1)2/4 + (Iy1z1)2]1/2 (5.23) altera-se o sinal de sen2 e, agora, Iz1Iy1 e 2Iy1z1 tm sinais contrrios). Na expresso (5.24) o sinal + aplica-se quando Iy1 Iz1 e o sinal quando Iy1 Iz1 (o outro sinal usado para o clculo de Iv, uma vez que Iu + Iv = Iy1 + Iz1); em outras palavras, utilizando-se as faixas de variao de dadas por (5.21), Iu o momento de inrcia mximo se Iy1 Iz1, e o mnimo se Iy1 Iz1. Os eixos principais baricntricos so tambm denominados eixos principais centrais. (5.24) Procedendo-se analogamente para tg2 0, obtm-se esta mesma expresso de Iu (nas relaes

5.5 Eixos de simetria O momento esttico de uma seo em relao a um eixo de simetria OZ nulo; portanto, um eixo de simetria tambm baricntrico (figura 5.3). Como consequncia, se uma seo tiver dois eixos de simetria, sua interseo o centro de gravidade da seo. Z dA dA -y1 y1 C O z1 Y1

O produto de inrcia de uma seo em relao a dois eixos ortogonais OY1 e OZ, sendo pelo FIGURA 5.3 menos um de simetria, nulo, uma vez que os produtos yz1 de dois elementos simtricos de rea dA anulam-se mutuamente (figura 5.3). Como consequncia, se um dos eixos de um

Prof. Gilson Queiroz

46

sistema de coordenadas Y1Z for de simetria, os eixos coordenados OY1 e OZ so principais de inrcia, porque, conforme (5.19), tg2 = 0. 5.6 Exemplos 5.6.1 Momentos de inrcia de um retngulo em relao aos eixos de simetria Os dois eixos de simetria so principais centrais. Em relao a CY tem-se (figura 5.4): Iy = S z2dA = bS z2dz = bz3/3 (para z variando de h/2 a h/2), donde Iy = bh3/12 De maneira anloga obtm-se: Iz = hb3/12 V-se que, para h > b, Iy = Imax e Iz = Imin Z dz h z S dA Y (5.26) (5.25)

b FIGURA 5.4 5.6.2 rea e momentos de inrcia principais centrais de uma seo duplamente simtrica, composta de vrios retngulos cujos eixos so paralelos aos eixos de simetria da seo Na figura 5.5 so dados bf, tf, hw, tw, a. Assim, zD = hw/2 + tf/2 zB = -zD Z a E tw B yE C hw D zD F zB Y yF = bf/2 a tw/2 yE = -yF

tf

yF

bf FIGURA 5.5

Prof. Gilson Queiroz

47

Calculam-se, para cada retngulo B, D, E, F, a rea e os momentos de inrcia Imy e Imz, referidos aos eixos do prprio retngulo paralelos a CY e CZ, respectivamente. Retngulo B Retngulo D Retngulo E Retngulo F A = bftf A = bftf Imy = bftf3/12 Imy = bftf3/12 Imz = tfbf3/12 Imz = tfbf3/12

A = hwtw Imy = twhw3/12 Imz = hwtw3/12 A = hwtw Imy = twhw3/12 Imz = hwtw3/12

A seguir determinam-se, para cada retngulo, os momentos de inrcia referidos aos eixos CY e CZ, por meio das expresses (5.12). Retngulo B Retngulo D Retngulo E Retngulo F Iy = bftf3/12 + (zB)2bftf Iy = bftf3/12 + (zD)2bftf Iy = twhw3/12 + (0)2hwtw Iy = twhw3/12 + (0)2hwtw Iz = tfbf3/12 + (0)2bftf Iz = tfbf3/12 + (0)2bftf Iz = hwtw3/12 + (yE)2hwtw Iz = hwtw3/12 + (yF)2hwtw

As somas destes ltimos momentos de inrcia so os momentos de inrcia (principais centrais) Iy e Iz , respectivamente, da seo completa. Os clculos podem ser organizados como na tabela 5.1, onde se utilizam os dados numricos: bf = 30cm tf = 1,25cm hw = 37,5cm tw = 0,8cm a = 2cm

TABELA 5.1 RET. A z z2A Imy z2A+ Imy B D E F 37,5 37,5 30 30 135 -19,375 19,375 0 0 14077 14077 0 0 28154 5 5 3516 3516 7042 14082 14082 3516 3516 35196 0 0 -12,6 12,6 0 0 4763 4763 9526 2813 2813 2 2 5630 y y2A Imz y2A+ Imz 2813 2813 4765 4765 15156

Resultados:

A = 135cm2

Iy = 35196cm4

Iz = 15156cm4

Observar que as colunas z2A + Imy e y2A + Imz so desnecessrias, uma vez que para se obter Iy e Iz da seo completa bastaria somar z2A com Imy e y2A com Imz, respectivamente.

5.6.3 rea e momentos de inrcia principais centrais de uma seo mono simtrica, composta de vrios retngulos que tm um eixo paralelo ao eixo de simetria da seo Na figura 5.6 so dados bf, tf, hw, tw, a. Assim, sendo OZ1 um eixo arbitrrio de referncia:

Prof. Gilson Queiroz zD = hw/2 + tf/2 zB = -zD Z1 y1C a O tw E Z D zD C hw B tf y1E y1B bf zB Y y1E = a + tw/2 y1B = y1D = bf/2

48

FIGURA 5.6 Com o mesmo procedimento usado no exemplo 5.6.2, determinam-se a rea da seo e os momentos de inrcia relativos aos eixos OY e OZ1; adicionalmente, utilizando-se a segunda equao (5.10), determinam-se os momentos estticos dos retngulos em relao a OZ1, cujo somatrio o momento esttico Qz1 da seo completa em relao a este eixo. De acordo com a segunda equao (5.11), a coordenada y1C do centro de gravidade da seo obtida dividindo-se Qz1 pela rea (ambos da seo completa). Para se obter o momento de inrcia principal central da seo em relao a CZ utiliza-se a segunda equao (5.12): Iz = Iz1 (y1c)2A (Iz1 e A da seo completa) Na tabela 5.2 ilustra-se o procedimento descrito, para os dados numricos: bf = 30cm tf = 1,25cm hw = 37,5cm tw = 0,8cm TABELA 5.2 RET. B D E A 37,5 37,5 30 105 z -19,375 19,375 0 z2A 14077 14077 0 28154 A = 105cm2 Iz1 = 17049 + 5628 = 22677cm4 Imy 5 5 3516 3526 y1 15 15 2,4 y1A 562,5 562,5 72 1197 y12A 8438 8438 173 17049 Imz 2813 2813 2 5628 a = 2cm

y1C = 1197/105 = 11,4cm Iz = 22677 11,42x105 = 9031cm4 (principal central)

Iy = 28154 + 3526 = 31680cm4 (principal central)

Prof. Gilson Queiroz

49

5.6.4 rea, momentos de inrcia e produto de inrcia em relao aos eixos baricntricos CY e CZ, e momentos de inrcia principais centrais de uma seo sem simetria, composta de vrios retngulos cujos eixos so paralelos aos eixos CY e CZ. Na figura 5.7 so dados bf, tf, hw, tw, a. Assim, sendo OY1 e OZ1 eixos arbitrrios de referncia: z1E = hw/2 + tf z1B = tf/2 Z1 Z y1C Y V U E C z1E tf tw B O y1E y1B z1B bf hw Y z1C Y1 y1E = a + tw/2 y1B = bf/2

FIGURA 5.7 Determinam-se y1C e Iz utilizando-se o eixo de referncia arbitrrio OZ1; determinam-se z1C e Iy utilizando-se o eixo de referncia arbitrrio OY1. Para ambos os eixos o procedimento idntico ao utilizado no exemplo 5.6.3 para a determinao de y1C e Iz. Adicionalmente, determinam-se os produtos de inrcia dos retngulos em relao aos eixos OY1 e OZ1, pela expresso (5.13) (observando-se que o produto de inrcia de um retngulo em relao aos prprios eixos nulo); a soma destes produtos de inrcia o produto de inrcia Iy1z1 da seo completa em relao aos eixos OY1 e OZ1. O produto de inrcia Iyz da seo completa em relao aos eixos baricntricos CY e CZ calculado pela expresso (5.13). O ngulo do eixo principal CU com o eixo CY calculado pela expresso (5.19). Os momentos de inrcia principais centrais da seo, finalmente, so calculados pela expresso (5.24). Nas expresses (5.19) e (5.24), os ndices y1 e z1 so substitudos por y e z, respectivamente, uma vez que a rotao aplica-se ao sistema baricntrico YZ. Na tabela 5.3 ilustra-se o procedimento descrito, para os dados numricos: bf = 30cm tf = 1,25cm hw = 37,5cm tw = 0,8cm a = 2cm

Prof. Gilson Queiroz

50

TABELA 5.3 RET. B E A 37,5 30 67,5 A = 67,5cm2 z1 0,625 20 z1A 23 600 623 z12A 15 12000 12015 Imy 5 3516 3521 y1 15 2,4 y1A 562,5 72 634,5 y12A 8438 173 8611 Imz 2813 2 2815 y1z1A 352 1440 1792

y1C = 634,5/67,5 = 9,4cm

z1C = 623/67,5 = 9,23cm

Iy1 = 12015 + 3521 = 15536cm4 Iz1 = 8611 + 2815 = 11426cm4 Iy1z1 = 1792cm4

Iy = 15536 9,232x67,5 = 9785cm4 Iz = 11426 9,42x67,5 = 5462cm4

Iyz = 1792 9,4x9,23x67,5 = -4064cm4

tg2 = 2x(-4064)/(5462 9785) = 1,88 2 = 62o = 31o Como Iy > Iz, Iu o momento de inrcia mximo e Iv o mnimo: Iu = Imax = (9785 + 5462)/2 + [(5462 9785)2/4 + (-4064)2]1/2 = 12227cm4 (principal central) Iv = Imin = (9785 + 5462)/2 - [(5462 9785)2/4 + (-4064)2]1/2 = 3020cm4 (principal central)

Bibliografia do captulo 5 Timoshenko, S. P. e Gere, J. M. Mecnica dos Slidos Livros Tcnicos e Cientficos Editora Rio de Janeiro 1983 Queiroz, G. Elementos das Estrururas de Ao Belo Horizonte - 1993

Prof. Gilson Queiroz

51

CAPTULO 6 FLEXO DE BARRAS PRISMTICAS

Denomina-se flexo simples solicitao de uma barra por momento fletor e fora cortante, e flexo pura ao caso particular em que o momento fletor o nico esforo solicitante em uma barra ou trecho de barra. Na flexo pura a hiptese bsica a de que as sees transversais permanecem planas e perpendiculares ao eixo da barra (l.g. dos centros de gravidade das sees) aps a deformao. Esta hiptese violada pela efeito da fora cortante, como se ver neste captulo. Entretanto, para pequenos deslocamentos, podem-se utilizar as expresses deduzidas para os efeitos do momento fletor, mesmo na presena de fora cortante. Tanto o vetor momento fletor como o vetor fora cortante so decompostos segundo as direes dos eixos coordenados. A conveno de sinais para os vetores componentes do momento fletor e da fora cortante anloga utilizada para tenses: em uma face da seo transversal com normal positiva, o vetor positivo se tiver o mesmo sentido do eixo de coordenadas que lhe paralelo.

6.1 Efeitos do momento fletor 6.1.1 Tenses normais na seo transversal

Na barra da figura 6.1, C o centro de gravidade da seo transversal; os eixos CY e CZ so eixos baricntricos quaisquer, perpendiculares entre si. Na seo transversal DE atua apenas um momento fletor M, que se decompe em My e Mz. Sob a ao de M, aparecem tenses normais x na seo DE e ocorre uma rotao relativa entre as sees AB e DE, afastadas de dx entre si. Esta rotao pode ser descrita pelos deslocamentos na direo X, de DE com relao a AB. B C X M A D D x dx
Plano de ao de M

E E x1 = xdx C X1

E S C z D My

Mz y

M dA

FIGURA 6.1

Prof. Gilson Queiroz

52

Em cada ponto da seo DE tem-se um deslocamento xdx (captulo 2, item 2.2), sendo x a deformao no ponto. Pela hiptese da conservao da planicidade da seo, a posio deformada DE, de DE, fica em um plano, cuja equao no sistema X1YZ (com origem em C) : x1 = xdx = a1 + b1y + c1z (a1, b1 e c1 so constantes a determinar) Pela lei de Hooke generalizada x = x/E, donde (notar que dx = constante): x = (E/dx)( a1 + b1y + c1z) = a + by + cz (6.1) V-se que as tenses normais x tambm se distribuem na seo conforme a equao de um plano. A seguir determinam-se as constantes a, b, c. A fora normal N na seo nula, donde N = S xdA = S (a + by + cz)dA = aA + bS ydA + cS zdA = 0 Como CY e CZ so baricntricos, S ydA = S zdA = 0, resultando a=0 Por outro lado, considerando-se x de trao em dA, tm-se: S (xdA)z = My S (a + by + cz)zdA = 0 + bIyz + cIy = My Com as equaes (6.3) determinam-se b, c: b = -(MzIy + MyIyz)/[IyIz (Iyz)2] c = (MyIz + MzIyz)/[IyIz (Iyz)2] Substituindo-se (6.2), (6.4) e (6.5) em (6.1), tem-se, finalmente: x = = -(MzIy + MyIyz)(y)/[IyIz (Iyz)2] + (MyIz + MzIyz)(z)/[IyIz (Iyz)2] Observaes: a) O tensor de tenses referido a XYZ s tem a tenso x no nula, denominada simplesmente de de agora em diante; o tensor de deformaes tem as trs deformaes lineares no nulas e as deformaes angulares nulas. b) A equao by + cz = 0 representa uma reta situada no plano da seo transversal, em cujos pontos = 0 (as deformaes nestes pontos, consequentemente, so tambm nulas). Esta reta denomina-se linha neutra da seo. V-se que a linha neutra passa pelo centro de gravidade da seo. Como a seo gira em torno da linha neutra, o plano do eixo deformado da barra perpendicular linha neutra. (6.6) (6.4) (6.5) e S (xdA)y = -Mz S (a + by + cz)ydA = 0 + bIz + cIyz = -Mz (6.3) (6.2)

Desenvolvendo-se estas equaes obtm-se, respectivamente:

Prof. Gilson Queiroz

53

c) Como as tenses distribuem-se na seo segundo a equao de um plano, a linha neutra a interseo deste plano com o plano da seo. Assim, as tenses so constantes em uma paralela linha neutra situada no plano da seo e variam linearmente em uma perpendicular linha neutra situada tambm no plano da seo. d) Em funo das observaes anteriores, para se determinar graficamente as tenses em todos os pontos da seo, basta calcular a tenso em um ponto R, fora da linha neutra, e proceder como mostrado na figura 6.2. As tenses extremas e ficam nas extremidades (ou bordas) da seo mais afastadas da linha neutra. Perpendicular linha neutra R C
Plano de ao de M

Mz

R My Y

Linha neutra

FIGURA 6.2 e) Caso os eixos escolhidos CY e CZ, alm de baricntricos, fossem principais, ter-se-ia Iyz=0 e, consequentemente: = (-Mz/Iz)y + (My/Iy)z A equao da linha neutra, referida aos eixos principais centrais torna-se: (-Mz/Iz)y + (My/Iy)z = 0, z = (Mz/My)(Iy/Iz)y Na figura 6.2, se CY e CZ forem principais centrais: tg = (Mz/My)(Iy/Iz) tg = Mz/My (6.8) (6.7)

V-se que, em geral, a linha neutra no coincide com a direo do vetor M, ou seja, o plano do eixo deformado da barra no coincide com o plano de ao de M. f) A coincidncia da linha neutra com a direo do vetor M ocorre em duas situaes: quando os momentos principais de inrcia Iy e Iz forem iguais, isto , quando os momentos de inrcia em relao a todos os eixos baricntricos forem iguais; quando a projeo de M sobre um dos eixos principais, My ou Mz, for nula, isto , quando o vetor M tiver a direo de um dos eixos principais, situao denominada flexo normal.

Prof. Gilson Queiroz g) Sendo CY e CZ principais centrais, os dois casos de flexo normal so: Mz = 0 My = 0 linha neutra coincide com CY linha neutra coincide com CZ = (My/Iy)z (figura 6.3.a)

54

(6.9) (6.10)

= (-Mz/Iz)y (figura 6.3.b)

ys Z yi P

Z Mz C P C P

My P zi

zs Y FIGURA 6.3 (b)

(a)

Denominam-se mdulos resistentes flexo s relaes Wys, Wyi, Wzs e Wzi dadas por: Figura 6.3.a: Wys = Iy/zs; Wyi = Iy/zi = My/Wys ; = My/Wyi Figura 6.3.b: Wzs = Iz/ys; Wzi = Iz/yi = Mz/Wzs ; = Mz/Wzi (6.11) (6.12)

h) Sendo CY e CZ principais centrais, se My e Mz forem ambos diferentes de zero, a flexo denominada flexo oblqua. Comparando-se a expresso (6.7) com (6.9) e (6.10), v-se que a flexo oblqua pode ser decomposta em duas flexes normais, uma com apenas My 0 (figura 6.3.a) e outra com apenas Mz 0 (figura 6.3.b). As tenses normais finais so obtidas pela soma algbrica das tenses devidas aos efeitos isolados de My e Mz. Na figura 6.3, para My e Mz diferentes de zero, a tenso normal em P, por exemplo, seria igual soma algbrica das tenses P determinadas com Mz = 0 (figura 6.3.a) e com My = 0 (figura 6.3.b).

6.1.2

Linha elstica na flexo normal

Conforme o item anterior, na flexo normal, o plano que contm o eixo deformado da barra coincide com o plano de ao do momento fletor. Nas figuras 6.4.a e 6.4.b mostram-se as situaes indeformada e deformada, respectivamente, de um trecho de barra de comprimento dx, sujeito a um momento fletor My positivo (os eixos Y e Z so principais centrais). Os deslocamentos w so os deslocamentos dos pontos do eixo da barra na direo Z.

Prof. Gilson Queiroz

55

Z
T Plano neutro U

dx+dx dx
U

My T

My

w d Rz

(a)

dx

FIGURA 6.4

(b)

O plano que contm as linhas neutras das sees transversais (plano XY) denominado plano neutro (figura 6.4.a), e seus pontos so isentos de tenso e deformao ( = 0, = x = 0). Da figura 6.4.b, para pequenos deslocamentos: d = dx/Rz = [(dx + dx) dx]/z, donde: d/dx =1/Rz = /z = (/E)/z = (Myz/Iy)/(Ez) = My/(EIy) tem-se (observando-se que a rotao tem sinal contrrio ao de dw/dx): tg = -dw/dx, donde: d/dx = -d2w/dx2 Comparando-se (6.13) com (6.14), conclui-se que: d2w/dx2 = -My/(EIy) ( notar que My = My(x) ) A equao (6.15) a equao diferencial da linha elstica, para momento fletor My. Com procedimento anlogo ao anterior, conclui-se que, para momento fletor Mz: d2v/dx2 = Mz/(EIz) positivo tem derivada segunda (d2v/dx2) positiva. Z
U

(6.13)

Por outro lado, na figura 6.5, onde se reproduz um trecho do eixo curvo da barra da figura 6.4,

(6.14)

(6.15)

(6.16)

Da expresso (6.15) para a (6.16) o sinal se alterou porque a deformada do eixo associada a Mz

X FIGURA 6.5

Prof. Gilson Queiroz Observaes:

56

a) Para se obterem os deslocamentos do eixo da viga nos planos XZ e XY necessrio integrar duas vezes as equaes (6.15) e (6.16), respectivamente. Aps a primeira integrao obtm-se as rotaes das sees transversais (ou do eixo da barra) nos planos correspondentes. b) As constantes de integrao so determinadas apenas com as condies de contorno quando a equao do momento fletor for nica em todo o intervalo de variao de x. Os tipos de apoio mais comuns so o apoio rotulado e o engastamento (em uma mesma seo o tipo de apoio pode ser diferente nos dois planos corrrespondentes aos eixos principais). No apoio rotulado, o deslocamento do eixo nulo no plano correspondente. No engastamento, tanto o deslocamento quanto a rotao so nulos no plano correspondente. c) Quando a equao do momento fletor no for nica no intervalo de variao de x, surgem mais constantes de integrao do que no caso anterior e, alm das condies de contorno, tm que ser usadas condies de continuidade de deslocamentos e rotaes. Nas duas sees imediatamente adjacentes a cada seo onde a equao do momento fletor se altera, impemse a igualdade dos deslocamentos e a igualdade das rotaes. d) A linha elstica de uma flexo oblqua obtida decompondo-a em duas flexes normais, determinando-se a linha elstica de cada uma destas individualmente e compondo-se vetorialmente os deslocamentos w e v de cada ponto do eixo da barra. Apesar da linha elstica de cada flexo normal ser uma curva plana, evidente que a linha elstica resultante da flexo oblqua uma curva reversa, em geral.

6.1.3

Energia de deformao na flexo normal d = Mydx/(EIy)

Sendo Y e Z principais centrais, tem-se, a partir de (6.13): Como d proporcional a My, a energia de deformao do elemento dx (figura 6.4), associada a My, dada por: dU = (1/2)Myd = (1/2)(My)2dx/(EIy) (6.17)

Analogamente obtm-se a energia de deformao do elemento dx associada a Mz. Na flexo oblqua a energia de deformao do elemento dx igual soma das parcelas associadas a cada flexo normal componente: dU = (1/2)(My)2dx/(EIy) + (1/2)(Mz)2dx/(EIz) (6.18)

Prof. Gilson Queiroz 6.2 Efeitos da fora cortante 6.2.1 Tenses de cisalhamento na seo transversal 6.2.1.1 Sees macias retangulares

57

Na barra da figura 6.6 o elemento dx est sujeito fora cortante Vz e ao momento fletor My, ambos positivos. Estabelecendo-se o equilbrio de momentos atuantes no elemento dx em relao ao eixo Y, obtm-se: dMy Vzdx = 0 Vz = dMy/dx Z
B E S G J

(6.19) Z
AF B G EJ

Z
A B

h/2 h/2 (b)

Vz z1 My
D E

X My+dMy

xz

DH zx

+d xz

b (a)

zx

h/2 z1 X

Vz dx

(c)

dx

FIGURA 6.6 A fora cortante produz, na seo transversal, tenses de cisalhamento xz, que tm, por hiptese, a direo e o sentido da fora cortante correspondente. Por hiptese tais tenses no variam na seo, na direo perpendicular fora cortante (direo Y, no caso). Para determinar as tenses xz na linha EJ da seo (figura 6.6.a), situada na coordenada z1 (figura 6.6.b), isola-se a poro ABDEFGHJ do elemento dx situada entre as coordenadas z1 e h/2. Na figura 6.6.c mostram-se as tenses atuantes na poro isolada. As tenses normais atuantes nas sees esquerda e direita de dx diferem entre si de d, devido variao dMy do momento fletor. Como as tenses zx so nulas na superfcie livre ABFG, tambm so nulas as tenses xz na seo, para z = h/2. Para z = z1 tm-se tenses zx no plano DEHJ com o mesmo valor das tenses xz a determinar. Estabelecendo-se o equilbrio do slido ABDEFGHJ na direo X, tem-se: S d(dA) - zx(bdx) = 0 dA = elemento de rea da regio achurada S (figura 6.6.a) Mas, de acordo com (6.9), d = (dMy/Iy)z, donde zx(bdx) = (dMy/Iy)S z(dA) zx = [1/(bIy)](dMy/dx)S z(dA) Finalmente, com (6.19), obtm-se: xz = zx = [Vz/(bIy)] S z(dA) (6.20)

Prof. Gilson Queiroz

58

A integral que aparece nesta expresso o momento esttico da regio S da seo (situada entre as coordenadas z1 e h/2) em relao ao eixo Y. No caso em questo: S z(dA) = b(h/2 z1)[(h/2 z1)/2 + z1] = (b/2)[(h/2)2 (z1)2] Assim, a distribuio das tenses de cisalhamento na direo da fora cortante parablica, com valor nulo para z1 = h/2 e valor mximo para z1 = 0: (xz)max = [Vz/(bIy)](b/2)(h2/4) = {Vz/[b(bh3/12]}(b/2)(h2/4) = 1,5Vz/(bh) (6.21)

V-se que a tenso mxima igual a 1,5 vezes a tenso mdia, que seria obtida dividindo-se a fora cortante pela rea da seo. Com procedimento anlogo ao anterior, obtm-se, para sees retangulares sujeitas a Vy e Mz, as relaes: Vy = -dMz/dx xy = yx = [Vy/(hIz)] S y(dA) (6.22) (6.23)

Nesta expresso, xy a tenso de cisalhamento na linha KL da seo (situada na coordenada y = y1) e a integral o momento esttico da regio S da seo (situada entre as coordenadas y1 e b/2) em relao ao eixo Z (figura 6.7). Z

K G Y y1
S

L b/2 b/2 FIGURA 6.7 No caso em questo: S y(dA = (h/2)[(b/2)2 (y1)2] Assim, a distribuio das tenses de cisalhamento na direo da fora cortante parablica, com valor nulo para y1 = b/2 e valor mximo para y1 = 0: (xy)max = 1,5Vy/(bh) (6.24)

Observao: na flexo oblqua superpem-se os efeitos das foras cortantes Vz e Vy; em um ponto qualquer da seo, a tenso de cisalhamento igual resultante das tenses xz e xy.

Prof. Gilson Queiroz

59

6.2.1.2 Sees macias circulares A distribuio de tenses de cisalhamento nos pontos de uma corda AB, perpendicular fora cortante V, em sees macias circulares, tem, por hiptese, o padro mostrado na figura 6.8. As tenses na extremidade da corda so tangentes ao crculo (ver captulo 4, item 4.1 Condies de contorno em tenses I). As direes de todas as tenses em AB concorrem no mesmo ponto P e tais tenses tm todas a mesma projeo na direo da fora cortante (notar que, neste caso, qualquer eixo baricntrico principal central).

A r V FIGURA 6.8

A projeo das tenses na direo da fora cortante determinada de forma semelhante utilizada para sees retangulares; as tenses so determinadas a partir desta projeo e da posio do ponto P. A tenso mxima ocorre sobre o dimetro perpendicular fora cortante e dada por: max = (4/3)V/(r2) ou seja, a tenso mxima igual a (4/3) vezes a tenso mdia. (6.24)

6.2.1.3 Sees abertas de parede fina Centro de toro Em sees de parede fina a fora cortante produz tenses de cisalhamento que, por hiptese, atuam na direo da linha mdia da parede e so constantes na direo perpendicular a esta linha. Na barra da figura 6.9 os eixos Y e Z so baricntricos quaisquer, perpendiculares entre si; o elemento dx est sujeito fora cortante Vz e ao momento fletor My, ambos positivos. A fora cortante deve passar pelo centro de toro T da seo (a ser conceituado posteriormente, neste item). A expresso (6.19) continua vlida, mesmo para eixos no principais.

Prof. Gilson Queiroz

60

Para determinar a tenso xs na linha EJ da seo (figura 6.9.a), situada na coordenada curvilnea s (medida sobre a linha mdia da parede, a partir de uma extremidade), isola-se a poro ABDEFGHJ do elemento dx situada entre as coordenadas s = 0 e s= s (figura 6.9.b). Z s
xs E

Z
B G A B

Z
AF B G

t
J C S

Vz
D E

My+dMy

X My+dMy

T Vz (a)

My (b)

Vz dx

xs DH sx EJ s xs sx

+d

(c)

X dx

FIGURA 6.9 Na figura 6.9.c mostram-se as tenses atuantes na poro isolada. A conveno de sinais para as tenses xs a mesma que foi introduzida no captulo 2, com o sistema de coordenadas formado pelo eixo X e pela coordenada s no local onde atua xs. Como no item 6.2.1.1, as tenses normais atuantes nas sees esquerda e direita de dx diferem entre si de d, devido variao dMy do momento fletor. Como as tenses sx so nulas na superfcie livre ABFG, tambm so nulas as tenses xs na seo, para s = 0. Para s = s tm-se tenses sx no plano DEHJ com o mesmo valor das tenses xs a determinar. Estabelecendo-se o equilbrio do slido ABDEFGHJ na direo X, tem-se: S d(dA) + sx(tdx) = 0 t = espessura da parede na linha EJ dA = elemento de rea da regio achurada S (figura 6.9.a) Mas, de acordo com (6.6), para dMz = 0 e dMy 0, tem-se d = -(dMyIyz)(y)/[IyIz(Iyz)2] + (dMyIz)(z)/[IyIz(Iyz)2] = (dMy)(IzzIyzy)/[IyIz(Iyz)2] Portanto sx(tdx) = -{(dMy)/[IyIz(Iyz)2]}S (IzzIyzy)(dA) = {(dMy)/[IyIz(Iyz)2]}( Iyz S ydA -IzS zdA) Finalmente, com (6.19), obtm-se: xs = sx = {(Vz/t)/[IyIz(Iyz)2]}( Iyz S ydA-IzS zdA) (efeito de Vz) (6.26) Com procedimento anlogo ao anterior obtm-se a tenso xs na mesma linha EJ, devida fora cortante Vy (atuando no centro de toro): xs = sx = {(Vy/t)/[IyIz(Iyz)2]}( Iyz S zdAIyS ydA) (efeito de Vy) (6.27) (6.25)

Prof. Gilson Queiroz

61

As integrais S ydA e S zdA, que aparecem em (6.26) e (6.27), so os momentos estticos da regio achurada S da seo (entre s = 0 e s =s) em relao aos eixos Z e Y, respectivamente (figura 6.9.a). Quando a seo tem vrias extremidades (sees em forma de I, p. ex.), S toda a regio da seo que fica do mesmo lado da linha EJ, onde se deseja determinar xs. A fora cortante igual resultante das tenses de cisalhamento que ela produz na seo, ou seja: S (xs)VzdA = Vz S (xs)VydA = Vy (6.28) (S = superfcie da seo completa, (xs)Vz e (xs)Vy so as tenses de cisalhamento devidas s a Vz e s a Vy, respectivamente) A tenso xs na linha EJ, devida ao efeito combinado de Vz e Vy, igual soma algbrica das tenses dadas por (6.26) e (6.27) xs = sx = {1/[IyIz(Iyz)2]}[(Vz/t)( Iyz S ydA-IzS zdA) + (Vy/t)( Iyz S zdAIyS ydA)] O produto q = txs, varivel com s, denominado fluxo de cisalhamento No caso de Y e Z, alm de baricntricos, serem eixos principais, tem-se Iyz = 0 e a expresso (6.29) simplifica-se para: xs = sx = -[Vz/(tIy)] S zdA - [Vy/(tIz)] S ydA Centro de toro Por definio o ponto da seo por onde deve passar a fora cortante para que no aparea momento de toro. Quando a seo tem eixo de simetria, o centro de toro fica sobre ele. Como a fora cortante a resultante das tenses de cisalhamento na seo, seu momento em relao a um ponto qualquer (por exemplo, o centro de gravidade C da seo), na ausncia de toro, igual ao momento resultante das tenses de cisalhamento, dadas por 6.26 e 6.27, em relao ao mesmo ponto. Nas figuras 6.10.a e 6.10.b, sendo T o centro de toro, tem-se, respectivamente: VzyT = -S r(xs)VzdA yT = (-1/Vz)S r(xs)Vztds VyzT = S r(xs)VydA , donde zT = (1/Vy) S r(xs)Vytds (6.31) (6.30) (6.29)

As expresses (6.31) permitem determinar a posio do centro de toro. O sinal negativo na primeira expresso decorre dos momentos de Vz e das tenses (xs)Vz terem sentidos contrrios. A distncia r sempre considerada positiva. As tenses (xs)Vz e (xs)Vy so calculadas com (6.26) e (6.27), respectivamente.

Prof. Gilson Queiroz Z t

62

s ds

Z t

Vz (xs)Vz T r yt Y

s ds

(xs)Vy r

T zt

Vy Y

C (a)

C (b)

FIGURA 6.10

6.2.1.4 Sees fechadas de parede fina Analogamente ao caso das sees abertas de parede fina, a fora cortante produz tenses de cisalhamento que, por hiptese, atuam na direo da linha mdia da parede e so constantes na direo perpendicular a esta linha. Na seo da figura 6.9.a os eixos Y e Z so baricntricos quaisquer, perpendiculares entre si; q = txs o fluxo de cisalhamento em A, onde a espessura da parede t; T o centro de toro, por onde deve passar a fora cortante para no surgir toro; O uma origem arbitrria da coordenada curvilnea s, na linha mdia da parede. ds q r C O (a) T zT s Vy Y (b) FIGURA 6.10 Para se determinar o fluxo de cisalhamento q e a posio do centro de toro, usa-se o procedimento descrito a seguir. a) Com base nas expresses (6.31): yT = (-1/Vz)S r(q)Vzds zT = (1/Vy) S r(q)Vyds (6.32) A Z yT Vz qb A qO A

O s

+
O (c) s

Nestas expresses, (q)Vz e (q)Vy so os fluxos q devidos aos efeitos isolados de Vz e Vy, respectivamente (figura 6.10.a).

Prof. Gilson Queiroz

63

b) Seja qO o valor do fluxo q no ponto O. Decompe-se o fluxo q, em um ponto qualquer A, em duas parcelas: uma parcela varivel qb = q qO e uma parcela constante qO (figuras 6.10.b e 6.10.c). A soma destas parcelas o fluxo q. Para os efeitos isolados de Vz e Vy, tem-se: (q)Vz = (qb)Vz + (qO)Vz (q)Vy = (qb)Vy + (qO)Vy (6.33)

Como as parcelas (qO)Vz e (qO)Vy so constantes, elas equivalem a momentos de toro (captulo 4, item 4.5), tendo fora resultante nula; consequentemente, as parcelas (qb)Vz e (qb)Vy tm como resultantes as foras cortantes Vz e Vy, respectivamente. c) No ponto O tem-se q = qO e qb = qO qO = 0. Assim, a parcela varivel qb pode ser determinada como se a seo fosse aberta em O: (qb)Vz = t(xs)Vz (qb)Vy = t(xs)Vy (6.34) As tenses (xs)Vz e (xs)Vy so determinadas com (6.26) e (6.27), respectivamente. d) Para determinar a parcela constante qO basta impor a condio de que o ngulo de toro por unidade de comprimento nulo. Como o fluxo total q no constante, utiliza-se a expresso (4. 47) do captulo 4: 2GA* = (q/t)ds = 0 Decompondo-se o fluxo q como anteriormente, obtm-se as duas equaes seguintes, que permitem determinar (qO)Vz e (qO)Vy: (qO)Vz ds/t + (qb)Vz (ds/t) = 0 (qO)Vy ds/t + (qb)Vy (ds/t) = 0 (6.35)

e) Finalmente obtm-se, com (6.33), as expresses de (q)Vz e (q)Vy, as quais, substitudas em (6.32), permitem determinar as coordenadas do centro de toro com relao aos eixos baricntricos CY e CZ. O fluxo q, devido ao efeito combinado de Vz e Vy, dado por: q = (q)Vz + (q)Vy = (qb)Vz + (qO)Vz + (qb)Vy + (qO)Vy Caso particular Quando a fora cortante atua segundo um eixo de simetria da seo, o fluxo de cisalhamento q nulo nas intersees da parede com a linha de ao da fora cortante, recaindo-se no caso de sees abertas. (6.36)

6.2.2 Linha elstica em planos de simetria (todas as cargas aplicadas nos planos de simetria) Nas figuras 6.11.a e 6.11.b mostram-se as situaes indeformada e deformada, respectivamente, de um trecho de barra de comprimento dx, sujeito a uma fora cortante Vz positiva, atuando no centro de toro (o plano XZ de simetria). Os deslocamentos ws, causados pela fora cortante, tm a direo de Z, devido simetria.

Prof. Gilson Queiroz

64

Z
T U Eixo da barra U

dws

Vz T

Vz

ws dx

(a)

dx FIGURA 6.11

(b)

A energia de deformao no volume unitrio, conforme (2.37), dada por: U0 = (1/2) = (1/2)2/G (6.37) Nestas expresses, e so iguais a xz e xz, respectivamente, para sees retangulares, e iguais a xs e xs, respectivamente, para sees de parede fina. No volume infinitesimal dxdA, sendo dA um elemento de rea da seo transversal, tem-se: dU1 = (1/2)(2/G)dxdA No volume correspondente a toda a seo transversal, no comprimento dx: dU = dx S (1/2)(2/G)dA Neste mesmo volume pode-se determinar a energia de deformao por: dU = (1/2)Vzdws (6.40) (6.39) (6.38)

Igualando-se (6.39) e (6.40) obtm-se a equao diferencial da linha elstica devida fora cortante Vz, quando o plano XZ de simetria: dws/dx = [1/(GVz)] S2dA Analogamente obtem-se, para a fora cortante Vy, quando o plano XY de simetria: dvs/dx = [1/(GVy)] S2dA retangulares e = xs para sees de parede fina. Observando as expresses (6.20), (6.23), (6.26) e (6.27), conclui-se que a tenso de cisalhamento igual fora cortante multiplicada por uma propriedade geomtrica da seo transversal. Assim, pode-se escrever: dws/dx = (Vz/G) S (/Vz)2dA = (Vz/G) S *2dA (6.43) Em (6.43), * a tenso devida fora cortante unitria (propriedade geomtrica da seo); notando que o produto *2dA tem a dimenso do inverso de uma rea, obtem-se a equao usual da linha elstica devida fora cortante Vz, quando o plano XZ de simetria: dws/dx = kzVz/(GA) (6.44) (6.42) Nesta expresso, vs so os deslocamentos do eixo da barra na direo Y, = xy para sees (6.41)

Prof. Gilson Queiroz sendo kz uma constante adimensional que s depende da geometria da seo: kz = A S *2dA Determinao da constante kz para sees retangulares Com base em (6.20) e na figura 6.6: * = [1/(bIy)] S z(dA) = [1/(bIy)]{(b/2)[(h/2)2 (z1)2]} = [6/(bh3)] [(h/2)2 (z1)2] kz = A S {[6/(bh3)] [(h/2)2 (z1)2]}2 dA Com dA = bdz1, A = bh e z1 variando de h/2 a h/2, obtem-se, aps a integrao: kz = 36/30 = 1,2 Determinao da constante kz para sees abertas de parede fina Com base em (6.30) e na figura 6.9: * = /Vz = -[1/(tIy)] S zdA, donde (*)2 = [1/(tIy)2] (S zdA)2 = [1/(tIy)2](QSy)2 QSy = momento esttico da regio S em relao ao eixo principal CY. Substituindo a expresso de (*)2 em (6.45) e com dA = tds: kz = A S [1/(tIy)2](QSy)2 tds = [(A/(Iy)2] S [(QSy)2/t]ds

65

(6.45)

(6.46)

(6.47)

Nesta expresso, s varia de zero at o comprimento total da linha mdia da seo; os valores de QSy e t so determinados em funo da coordenada s, que vai da origem (extremidade) at o ponto considerado da linha mdia. Analogamente ao efeito da fora cortante Vz, obtem-se para a fora cortante Vy: Equao usual da linha elstica devida fora cortante Vy, quando o plano XY de simetria: dvs/dx = kyVy/(GA) ky = A S *2dA Constante ky para sees retangulares: ky = 36/30 = 1,2 (6.50) * = /Vy (6.48) (6.49)

Para sees circulares, pode-se mostrar que as equaes (6.44) e (6.48) so aplicveis, com kz = ky = 10/9. Constante ky para sees abertas de parede fina: ky = [(A/(Iz)2] S [(QSz)2/t]ds QSz = momento esttico da regio S em relao ao eixo principal CZ. Para sees em forma de I duplamente simtrico (figura 6.12.a), com tf > tw e com btf > htw, sujeitos a uma fora cortante no plano mdio da alma (Vy na figura 6.12.b) podem-se desprezar as tenses de cisalhamento nas mesas e considerar que a tenso de cisalhamento na alma praticamente constante. Assim, por equilbrio: (6.51)

Prof. Gilson Queiroz * = /Vy = [Vy/(htw)]/Vy = 1/(htw), na alma

66

h tw

tf Z

Vz (b) (c)
Y

(a)
b

Vy

FIGURA 6.12 Com base em (6.49): ky = A S *2dA = A{[1/(htw) 2] (htw) + (0)2(2btf)} = A/(htw) (6.52)

Para sees em forma de I duplamente simtrico, sujeitos a uma fora cortante perpendicular ao plano mdio da alma (Vz na figura 6.12.c), a tenso de cisalhamento na alma nula, porque o momento esttico da regio da seo situada acima ou abaixo de qualquer corte do tipo I-I, em relao ao eixo Y, nulo. Assim, recai-se no caso de uma seo retangular com altura igual a b e espessura igual a 2tf, para a qual kz = 1,2. Entretanto, para usar a rea A total da seo na expresso (6.44), necessrio fazer a correo: kz = 1,2A/(2btf) Para sees circulares vazadas de parede fina, pode-se mostrar que ky = kz = 2. Observaes: a) Para se obterem os deslocamentos do eixo da viga nos planos XZ e XY (ambos de simetria) necessrio integrar as equaes (6.44) e (6.48), respectivamente. b) As constantes de integrao so determinadas apenas com as condies de contorno quando a equao da fora cortante for nica no intervalo de variao de x. Os tipos de apoio mais comuns so o apoio rotulado e o engastamento (em uma mesma seo o tipo de apoio pode ser diferente nos dois planos de simetria). Em ambos os tipos de apoio o deslocamento do eixo nulo no plano correspondente. Por hiptese, as sees transversais no giram, porm, o eixo da barra gira, mesmo no engastamento, deixando de existir a ortogonalidade entre o eixo da barra e o plano da seo transversal. Assim, tanto no apoio rotulado quanto no engastamento, a nica condio de contorno a nulidade do deslocamento no plano do apoio. Devido variao das tenses de cisalhamento na seo, e portanto das distores, ocorre empenamento da seo, como se mostra nas figuras 6.13.a (situao indeformada) e 6.13.b (situao deformada) para um trecho de barra de comprimento dx, com seo retangular. (6.53)

Prof. Gilson Queiroz Z


DISTORO NULA

67

DISTORO MXIMA

Vz

Vz X

(a) dx

(b) FIGURA 6.13 dx

c) Quando a equao da fora cortante no for nica no intervalo de variao de x, surgem mais constantes de integrao do que no caso anterior e, alm das condies de contorno, tm que ser usadas condies de continuidade de deslocamentos. Nas duas sees imediatamente adjacentes a cada seo onde a equao da fora cortante se altera, impe-se a igualdade dos deslocamentos. d) A linha elstica em um plano de simetria, devida ao momento fletor e fora cortante, obtida determinando-se a linha elstica devida a cada efeito individual e somando-se algebricamente os deslocamentos de cada ponto do eixo da barra. Na flexo oblqua, faz-se esta soma para cada plano de simetria e compem-se vetorialmente os deslocamentos de cada ponto do eixo da barra. Assim: No plano de simetria XZ: No plano de simetria XY: Linha elstica final: w = w + ws v = v + vs = [(w)2 + (v)2]1/2 (6.54) (6.55) (6.56)

Apesar da linha elstica de cada flexo normal ser uma curva plana, evidente que a linha elstica resultante da flexo oblqua uma curva reversa, em geral.

6.2.3 Energia de deformao em planos de simetria (todas as cargas aplicadas nos planos de simetria) No volume correspondente a toda a seo transversal, no comprimento dx: a) Efeito da fora cortante Vz, com base em (6.40) e (6.44) dU = (1/2)Vzdws = (1/2) kz (Vz)2dx /(GA) b) Efeito da fora cortante Vy, por analogia dU = (1/2) ky (Vy)2dx /(GA) c) O efeito combinado de Vz e Vy igual soma dos efeitos individuais (6.58) (6.57)

Prof. Gilson Queiroz dU = (1/2) kz (Vz)2dx /(GA) + (1/2) ky (Vy)2dx /(GA)

68 (6.59)

6.3 Efeitos trmicos na linha elstica de sistemas isostticos flexo normal Nas figuras 6.14.a e 6.14.b mostram-se as situaes indeformada e deformada, respectivamente, de um trecho de barra de comprimento dx, sujeito a uma variao linear de temperatura Tz, no plano XZ, crescente no sentido positivo de Z (os eixos Y e Z so principais centrais). A temperatura no plano neutro , por hiptese, igual temperatura ambiente T0, ou seja, no plano neutro = x = 0 (se a temperatura no plano neutro for diferente da ambiente, a barra sofre deformao longitudinal constante, adicionalmente s deformaes devidas ao gradiente de temperatura na seo). Os deslocamentos w so os deslocamentos dos pontos do eixo da barra na direo Z. dxs Z
temp=T+Tz Plano neutro P Q temp=T0 temp=T P

h dx dxi d

Rz

(a)

dx FIGURA 6.14

(b)

Da figura 6.14.b: dxs = dx + (T + Tz T0)dx dxi = dx + (T T0)dx d/dx =1/Rz = Tz/h substitindo-se My/(EIy) por Tz/h na equao diferencial da linha elstica (6.15): d2w/dx2 = -Tz/h (6.61) Analogamente, para uma variao linear de temperatura Ty no elemento dx, no plano XY, com temperatura crescente no sentido positivo de Y, obtem-se: d2v/dx2 = -Ty/h d2w/dx2 = -My/(EIy) - Tz/h (6.62) dxs dxi = Tzdx d = dx/Rz = (dxs - dxi)/h = Tzdx/h, donde: (6.60)

Comparando-se (6.60) com (6.13), v-se que o efeito da temperatura pode ser levado em conta

Combinando-se os efeitos dos momentos fletores e das variaes de temperatura, obtem-se: (6.63)

Prof. Gilson Queiroz d2v/dx2 = +Mz/(EIy) - Ty/h

69 (6.64)

Bibliografia do Captulo 6 Silva, J. F. - Resistncia dos Materiais - Ao Livro Tcnico, Rio de Janeiro - 1962 Rivello, R. M. Theory and Analysis of Flight Structures McGraw Hill, New York- 1969 Timoshenko, S. P. e Gere, J. M. Mecnica dos Slidos Livros Tcnicos e Cientficos Editora Rio de Janeiro 1983 Shames, I. H. and Dym, C. L. Energy and Finite Element Methods in Structural Mechanics McGraw-Hill, New York, 1985

Prof. Gilson Queiroz

70

CAPTULO 7 INSTABILIDADE

Peas estruturais sujeitas a tenses normais de compresso e/ou tenses de cisalhamento, causadas por esforos externos, dependendo de sua configurao geomtrica e das propriedades mecnicas do material de que so feitas, podem mudar bruscamente o padro de comportamento, perdendo sua forma bsica original. Por exemplo, uma barra reta sujeita a uma fora normal de compresso crescente pode, a partir de certo valor da fora, curvar-se bruscamente; uma barra sujeita a um momento fletor crescente, atuando em torno do eixo principal de mximo momento de inrcia, pode, a partir de certo valor do momento, deslocarse bruscamente para fora do plano de flexo etc. Tais mudanas bruscas de comportamento caracterizam instabilidade de forma quando a solicitao externa atinge determinado valor. A mudana brusca de forma denominada flambagem e a solicitao que a provoca denominada carga de flambagem. Quando a flambagem muda a forma da pea como um todo, ela chamada de flambagem global e, quando apenas uma regio localizada da pea sofre mudana de forma, tem-se uma flambagem local. Em muitas situaes prticas, a possibilidade de ocorrncia de flambagem deve ser analisada, porque, na maioria dos casos, tal ocorrncia implica no colapso da pea. Cumpre ressaltar que a superposio de dois ou mais tipos de esforos solicitantes (fora normal de compresso, fora cortante na direo Z, fora cortante na direo Y, momento fletor segundo o eixo Y, momento fletor segundo o eixo Z, momento de toro), de maneira geral, aumenta o risco de flambagem correspondente a um esforo solicitante isolado. Por exemplo, se determinada pea flamba quando sujeita a determinado momento My1 isolado ou determinada fora normal de compresso N1 isolada, quando for sujeita superposio de flambar para My2 < My1 e N2 < N1. Um estudo mais completo dos casos de flambagem, para cada tipo de construo, feito geralmente nas publicaes especficas para tal tipo de construo (pontes, edifcios, aeronaves, equipamentos hidromecnicos etc.). momento e fora normal,

Prof. Gilson Queiroz

71

Neste trabalho sero abordados apenas alguns casos simples, visando ilustrar procedimentos usuais para determinao da carga de flambagem. 7.1 Sistema barra rgida mola rotacional Considere-se o sistema indicado na figura 7.1.a, onde a barra AB, sujeita carga de compresso P, rgida e a mola rotacional em B reage a uma rotao da barra com um momento M = c, sendo c a constante elstica da mola. Caso a extremidade superior da barra AB seja deslocada horizontalmente de (com << L), h trs possibilidades: - se P < c (momento imposto menor que o momento na mola devido rotao), a barra volta posio vertical inicial situao de equilbrio estvel; - se P = c (momento imposto igual ao momento na mola devido rotao), a barra permanece na posio deslocada situao de equilbrio indiferente; - se P > c (momento imposto maior que o momento na mola devido rotao), a barra continua a se afastar da posio vertical inicial situao de equilbrio instvel. P A A P Equil. instvel c/L L (a) B FIGURA 7.1 Na figura 7.1.a tem-se = Lsen = L (para pequenos deslocamentos). Assim, a condio P = c, para que o equilbrio passe de estvel para instvel fica: PL = c, ou seja, P = c/L (7.1) Equil. estvel (b) <<L

A carga P = c/L denominada carga de flambagem. Se P < c/L, o equilbrio da barra AB na posio vertical inicial estvel, e se P > c/L, tal equilbrio instvel. Exatamente para P = c/L tem-se a transio de uma forma de equilbrio para outra, com o deslocamento lateral ficando indeterminado (figura 7.1.b). Esta indeterminao devida hiptese simplificadora sen = , vlida para pequenos deslocamentos. Admitindo-se grandes deslocamentos, a abordagem

Prof. Gilson Queiroz

72

diferente. Considere-se que o ngulo (figura 7.1.a) varie de - at , e a mola sempre reaja proporcionalmente a . A relao /sen igual ou superior a 1 no intervalo considerado (figura 7.2). Assim, se P < c/L (PL/c inferior a 1), tem-se, para - : PL/c < /sen PLsen < c P < c - equilbrio estvel /sen

/2

1 - -/2 -/4 -/8 /8 /4 FIGURA 7.2 Por outro lado, se PL/c > 1, pode-se, para cada valor de P, igualar o momento imposto ao momento reativo da mola: PLsen = c (7.2) Esta equao atendida para qualquer valor de P, quando = 0, o que corresponde posio original da barra rgida (situao de equilbrio instvel). Ela tambm atendida para dois valores de 0 (de sinais opostos), o que corresponderia a uma posio de equilbrio estvel deslocada da posio vertical inicial para P = c/(Lsen). Para cada , o valor de P pode ser obtido multiplicando-se as ordenadas da figura 7.2 por c/L. Na figura 7.3 apresenta-se a soluo completa do problema. Para P < c/L tem-se soluo nica, com a posio vertical original estvel. Para P > c/L tm-se duas solues: a posio vertical inicial instvel (para = 0) e uma posio deslocada estvel (para 0). P
INSTVEL

/2

(/2)c/L

c/L
ESTVEL

-/2 -/4 -/8 /8 /4 FIGURA 7.3

/2

Prof. Gilson Queiroz 7.2 Barra bi-rotulada elstica, com seo duplamente simtrica, sujeita a compresso

73

Como no caso da barra rgida, admita-se que a barra AB, sujeita fora normal de compresso P, seja afastada de sua forma reta, com pequenos deslocamentos laterais w (figura 7.4.a). P A w C1 X (a) Z B FIGURA 7.4 O momento fletor em um ponto qualquer da barra curvada My = Pw, de acordo com a conveno de sinais utilizada. Com base na equao diferencial 6.15, da linha elstica devida ao momento fletor (desprezando-se o efeito da fora cortante), tem-se: d2w/dx2 = -My/(EIy) = -Pw/(EIy) Fazendo k2 = P/(EIy), obtm-se a equao diferencial d2w/dx2 + k2w = 0, cuja soluo w = C1senkx C2coskx As constantes de integrao C1 e C2 so determinadas com as condies de extremidade: Para x = 0, w = 0, donde C2 = 0; para x = L, w = 0, donde C1senkL = 0 (7.5) (7.4) (7.3) (b) P Equil. instvel Pfl L Equil. estvel C1<< L

A ltima condio atendida para C1 = 0 ou para senkL = 0. A soluo C1 = 0 corresponde forma reta inicial da barra AB (uma vez que C2 tambm igual a zero). A condio de flambagem , ento: senkL = 0, ou kL = n, com n = 1, 2, 3... kL = , donde P = Pfl = k2(EIy) = 2(EIy)/L2 (7.6)

Ao valor n = 1 corresponde o menor valor de P que provoca a perda da forma reta da barra: (7.7)

O valor de Pfl dado por (7.7) a carga de flambagem da barra bi-rotulada AB. Analogamente ao caso do sistema barra rgida mola rotacional (item 7.1), a forma reta estvel para P < Pfl e instvel para P > Pfl. Para P = Pfl a seo central da barra pode assumir qualquer

Prof. Gilson Queiroz

74

deslocamento lateral C1 (pequeno), conforme figura 7.4.b; a linha elstica da barra uma meia onda senoidal (figura 7.4.a), dada por w = C1sen(x/L) (7.8)

Os demais valores de P, correspondentes a n = 2, 3 etc., so cargas de flambagem superiores, para as quais a linha elstica da barra seria constituda de duas, trs etc. semi-ondas senoidais, respectivamente: w = C1sen(2x/L) w = C1sen(3x/L) etc. (7.9)

Tais cargas no tm interesse prtico porque, uma vez atingida a primeira carga de flambagem, dada por (7.7), a pea comprimida perde sua estabilidade. A indeterminao da constante C1 (deslocamento lateral da seo central para n = 1) pode ser eliminada utilizando-se uma equao diferencial da linha elstica prpria para grandes deslocamentos. Substituindo-se a primeira das equaes (6.13), d/dx =1/Rz , pela expresso seguinte (vlida para grandes deslocamentos), 1/Rz = (-d2w/dx2)/[1 + (dw/dx)2]3/2 A equao diferencial da linha elstica fica sendo (em lugar de (6.15): (d2w/dx2)/[1 + (dw/dx)2]3/2 = -My/(EIy) = -Pw/(EIy) (7.11) (7.10)

Integrando-se esta equao chega-se s seguintes concluses (anlogas s obtidas para o sistema barra rgida mola rotacional (item 7.1)): a) A forma reta estvel para P < Pfl = 2(EIy)/L2 b) Para P Pfl h duas possibilidades: a barra pode permanecer na forma reta inicial, em equlbrio instvel (w = 0), ou assumir uma forma curva estvel (w 0), como ilustrado na figura 7.5. De qualquer forma, P = Pfl continua sendo a carga de flambagem da barra P/Pfl
INSTVEL

1,2 1,0 0,8 ESTVEL

wmax/L
-0,3 -0,2 -0,1 0,1 0,2 0,3

FIGURA 7.5

Prof. Gilson Queiroz

75

Observao: barras sujeitas a fora normal de compresso podem, em geral, flambar por uma combinao de flexo e toro. Esta abordagem, entretanto, est fora do escopo deste curso.

7.3 Barras sujeitas a fora normal de compresso, com diversas condies de extremidade Com procedimento idntico ao utilizado no item 7.2, podem-se determinar as cargas de flambagem para outras condies de extremidade de uma barra. Na figura 7.6 todas as barras tm comprimento L, mdulo de elasticidade E e momento de inrcia Iy em relao ao eixo Y. Nas figuras 7.6.b e 7.6.d, as extremidades superiores podem se deslocar horizontalmente, mas tm rotao impedida em torno de Y.

P F
w

X Z

(a)
=1

(b)
=1

(c)
=2

(d)
=2

(e)
=0,7

=0,5

(f)

FIGURA 7.6 As condies de extremidade para os seis casos da figura 7.6 so: caso (a) para x = 0, w = 0; para x = L, w = 0 como j visto no item anterior caso (b) para x = 0, w = 0 e dw/dx = 0; para x = L, dw/dx = 0 caso (c) para x = 0, w = 0 e dw/dx = 0 caso (d) para x = 0, w = 0; para x = L, dw/dx = 0 caso (e) para x = 0, w = 0 e dw/dx = 0; para x = L, w = 0 caso (f) para x = 0, w = 0 e dw/dx = 0; para x = L, w = 0 e dw/dx = 0 A ttulo de exemplo considere-se o caso (e). Seja F a reao horizontal superior, na situao deformada. Tem-se: d2w/dx2 = -My/(EIy) = -[Pw + F(L-x)]/(EIy) Fazendo k2 = P/(EIy), obtm-se a equao diferencial d2w/dx2 + k2w = F(x-L)/(EIy), cuja soluo (7.13) (7.12)

Prof. Gilson Queiroz w = C1senkx C2coskx + F(x-L)/(k2EIy)

76 (7.14)

As constantes de integrao C1, C2 e a reao horizontal F so determinadas com as condies de extremidade: para x = 0, w = 0, donde C2 + FL/(k2EIy) = 0; para x = L, w = 0, donde C1senkL - C2coskL = 0 para x = 0, dw/dx = 0, donde kC1 + F/(k2EIy) = 0 A soluo trivial deste sistema de equaes, C1 = C2 = F = 0, corresponde forma reta de equilbrio. Para que haja soluo no trivial necessrio que o determinante dos coeficientes das incgnitas se anule, isto : 0 1 L/(k2EIy) 0 = 0

senkL -coskL k 0

1/(k2EIy)

Desenvolvendo o determinante obtm-se: kL = tgkL (7.15)

O menor valor de kL para o qual a equao (7.15) atendida kL = 4,49rd, ao qual corresponde: Pfl = k2(EIy) = (4,49/L)2(EIy) = 20,16EIy/L2 2EIy/(0,7L)2 (7.16)

Da mesma forma poderiam ser obtidas as cargas de flambagem para os outros casos. Todos os resultados podem ser escritos na forma: Pfl = 2EIy/(L)2 (7.17) Na figura 7.6 so dados os valores do coeficiente para os seis casos mostrados. O coeficiente denominado coeficiente de flambagem e o produto L o comprimento de flambagem. Pode-se observar na figura 7.6 que o comprimento de flambagem o comprimento correspondente a uma semi-onda senoidal. Em outras palavras, o comprimento de flambagem igual ao comprimento que a barra analisada deveria ter, na situao bi-rotulada, para que sua carga de flambagem fosse mantida.

7.4 Carga de flambagem de barras com seo duplamente simtrica, sujeitas a compresso, considerando-se os dois planos principais Da expresso 7.17 obtm-se a tenso de flambagem da barra: fl = Pfl/A = 2E(Iy/A)/(xzL)2 = 2E(ry2)/(xzL)2 = 2E/(xzL/ry)2 = 2E/y2 (7.18)

Prof. Gilson Queiroz A = rea da seo transversal ry = (Iy/A) = raio de girao da seo transversal, relativo ao eixo Y y = xzL/ry = ndice de esbeltez no plano normal a Y (plano XZ)

77

O ndice xz introduzido no coeficiente de flambagem indica que este coeficiente depende das condies de contorno no plano XZ, conforme item anterior. Para a flambagem no plano XY (flexo em torno do eixo Z), obter-se-ia, analogamente: fl = 2E/z2 z = xyL/rz = ndice de esbeltez no plano normal a Z (plano XY) rz = (Iz/A) = raio de girao da seo transversal, relativo ao eixo Z xy = coeficiente de flambagem, dependente das condies de contorno no plano XY A tenso final de flambagem o menor dos valores dados por 7.18 e 7.19, isto , a barra flamba no plano correspondente ao maior ndice de esbeltez (plano XZ se y > z, e plano XY se z > y). Basta ento determinar o maior valor de e, em funo dele, a tenso final de flambagem. (7.19)

7.5 Validade das frmulas de flambagem de barras comprimidas Como as expresses anteriores foram determinadas com base na linha elstica da barra deformada, sua validade depende da condio: fl P fl = tenso final de flambagem, determinada como no item anterior P = limite de proporcionalidade do material (figura 7.7.a) fy P fl fy P FIGURA 7.7 Para tenses superiores a P o comportamento no elstico e a tenso de flambagem no pode ser determinada como no item anterior. O valor da tenso de flambagem tem um limite superior, ditado pela prpria resistncia do material ao escoamento fy, e a curva que d fl em
CAMPO DE VALIDADE

(7.20)

(a)

(b)

Prof. Gilson Queiroz

78

funo de , para fl > P, geralmente estabelecida com base em dados experimentais (figura 7.7.b).

7.6 Mtodo energtico para a determinao da carga de flambagem Este mtodo pode ser usado para outros casos de flambagem, de forma anloga apresentada aqui para barras comprimidas. Considere-se a barra da figura 7.8, sujeita carga de flambagem Pfl, em equilbrio na posio deformada. A energia de deformao da barra U, devida ao momento fletor, igual ao trabalho Pfl, realizado pela fora externa Pfl, que se mantm constante durante a realizao do trabalho (figura 7.8). De acordo com a expresso (6.17), tem-se, para flambagem no plano XZ (flexo em torno do eixo Y): U = (1/2)(My2/EIy)dx = Pfl Pfl w dx C1 dx L X B A (7.21)

FIGURA 7.8 Pela equao (6.15), da linha elstica devida ao momento fletor My: d2w/dx2 = -My/(EIy), ou seja, (My)2 = (EIy d2w/dx2)2 (7.22) O deslocamento , do ponto de aplicao da carga externa, igual diferena entre o comprimento inicial L, da barra, e a projeo do eixo deformado sobre o eixo indeformado (figura 7.8): = (dx - dxcos) = (1 - cos)dx = [1 1 + 2sen2(/2)]dx = 2sen2(/2)dx Para valores pequenos de , sen(/2) = (/2) = (sen)/2, resultando: = (1/2)(sen2)dx = (1/2)(dw/dx)2dx Substituindo (7.22) e (7.24) em (7.21), obtm-se: (1/2)[(EIy d2w/dx2)2/EIy]dx = Pfl(1/2)(dw/dx)2dx, donde: (7.24) (7.23)

Prof. Gilson Queiroz Pfl = [EIy (d2w/dx2)2dx]/[(dw/dx)2dx] (as integrais so de 0 a L)

79 (7.25)

Com a expresso (7.25) pode-se determinar a carga de flambagem Pfl, desde que se conhea a equao do eixo deformado da barra w = w(x). Porm, a principal aplicao do mtodo energtico ocorre quando no se conhece a equao do eixo deformado. Neste caso, elege-se uma funo w que atenda s condies de contorno (e a outras condies conhecidas, como simetria, ponto de mximo etc.), e aplica-se a expresso (7.25). A carga aproximada de flambagem assim obtida ser sempre igual ou superior carga teoricamente correta, uma vez que o erro na definio de w equivale introduo de vnculos inexistentes e consequente aumento de rigidez. A aproximao ser tanto melhor quanto maior a proximidade entre a funo escolhida w e a equao correta do eixo deformado. A ttulo de exemplo, considere-se a barra bi-rotulada da figura 7.4. A equao correta do eixo deformado , conforme (7.8), w = C1sen(x/L). Ento: dw/dx = (/L)C1cos(x/L) d2w/dx2 = -(/L)2C1sen(x/L)

Substituindo estas expresses em (7.25) obtm-se a carga de flambagem teoricamente correta: Pfl = 2EIy/L2 = 9,87EIy/L2 Considere-se agora uma funo w dada pelo polinmio do segundo grau: w = ax2 + bx + c dw/dx = 2ax + b Condies de contorno: para x = 0, w = 0, donde c = 0 para x = L, w = 0, donde aL2 + bL = 0 e b = -aL, resultando: dw/dx = 2ax - aL d2w/dx2 = 2a Substituindo as expresses de dw/dx e d2w/dx2 em (7.25): Pfl = [EIy (2a)2dx]/[(2ax - aL)2dx] = 12EIy/L2 Para a funo polinomial escolhida ocorreu um erro de 100x(12 9,87)/9,87 = 21,6% no valor da carga de flambagem, indicando que a escolha no foi boa. Observa-se que a derivada segunda d2w/dx2 da funo escolhida constante, o que incoerente com a expresso (7.3), onde se v que d2w/dx2 nula quando w = 0 (extremidades) e assume um valor extremo quando w mximo (centro). Para melhorar a soluo, pode-se, por exemplo, adotar um polinmio do quinto grau para w, w = ax5 + bx4 + cx3 + dx2 + ex + f, e impor as seguintes condies: para x = 0, w = 0 e d2w/dx2 = 0 para x = L, w = 0 e d2w/dx2 = 0 para x = L/2, dw/dx = 0 (porque w extremo) d2w/dx2 = 2a

Prof. Gilson Queiroz

80

Com estas cinco condies pode-se expressar cinco coeficientes do polinmio em funo do restante e obter expresses para dw/dx e d2w/dx2 em funo deste coeficiente restante; substituindo tais expresses na equao (7.25) obtm-se (ver exerccio resolvido): Pfl = 9,88EIy/L2 (praticamente igual ao valor correto)

7.7 Flambagem lateral de barras de seo retangular sujeitas flexo pura Considere-se uma barra de seo transversal retangular, com a altura h maior do que a largura b, sujeita a momentos nas extremidades, como indicado na figura 7.9. As sees transversais extremas so impedidas de girar em torno do eixo X. B M A Z B L FIGURA 7.9 Existe um valor Mfl de M, denominado momento de flambagem, para o qual a viga pode assumir duas configuraes (analogamente ao caso de flambagem devida fora normal de compresso): uma configurao sem deslocamentos na direo Y (como originalmente) e outra configurao com deslocamentos na direo Y, mantendo-se a forma da seo. Na segunda configurao, que o modo de flambagem da barra, cada seo transversal sofre um deslocamento lateral v (devido a uma flexo em torno de Z) e gira de um ngulo de toro . Esta configurao mostrada na figura 7.10, pelos cortes A-A e B-B (ver tambm figura 7.9). O corte A-A mostra o plano horizontal que passa pelo centro de gravidade da seo. v X v y Y Mfl CORTE A-A Mt x FIGURA 7.10 Nos cortes A-A e B-B da figura 7.10 tem-se, respectivamente (para pequenos deslocamentos): Y y Mfl Mz z Z A X M Z b Y h

CORTE B-B

Prof. Gilson Queiroz Mt = Mflsen = Mfldv/dx Mz = -Mflsen = -Mfl

81 (7.26) (7.27)

De acordo com a equao (4.30), Mt = GIt, sendo = d/dx (para variao no linear de com x). Substituindo em (7.26): GItd/dx = Mfldv/dx De acordo com a equao (6.16), Mz = EIzd2v/dx2. Substituindo em (7.27): EIzd2v/dx2 = -Mfl Derivando-se (7.29) em relao a x: EIzd3v/dx3 = -Mfld/dx Substituindo (7.28) em (7.30): EIzd3v/dx3 = -Mfl2 (dv/dx)/(GIt), ou d3v/dx3 + k2dv/dx = 0 sendo k2 = Mfl2/(EIzGIt) A soluo da equao diferencial (7.31) : v = C1 + C2senkx + C3coskx Da equao (7.29): = (-EIz/Mfl)d2v/dx2 = (-EIz/Mfl)(-C2k2senkx C3k2coskx) (7.33) Com as condies de contorno v = 0 e = 0 para x = 0, v = 0 e = 0 para x = L, obtem-se: com (7.33) C3 = 0 C2senkL = 0; com (7.32) C1 = 0 A condio C2senkL = 0 atendida para C2 = 0 (forma reta, uma vez que C1 e C3 so nulos) e para senkL = 0 (condio de flambagem). Da condio de flambagem obtem-se o menor valor de kL e, consequentemente, do momento de flambagem Mfl: kL = k2 = Mfl2/(EIzGIt) = (/L)2, donde Mfl = (/L)(EIzGIt)1/2 (7.34) (7.32) (7.31) (7.30) (7.29) (7.28)

7.8 Barras sujeitas a flexo e a fora normal de compresso A barra da figura 7.11 tem seo transversal simtrica em relao ao eixo Z e as cargas atuam no plano XZ. Sob a ao das cargas transversais ao eixo da barra, o eixo se deforma e a fora P, que no produz momento fletor na barra indeformada, passa a produzir quando o eixo se deforma, aumentando a deformao.
F1 F3 F2 F4

X x Z

P w FIGURA 7.11

Prof. Gilson Queiroz

82

De acordo com a equao (6.15) tem-se d2w/dx2 = -My/(EIy) = -(Mytr + Pw)/(EIy) (7.35)

Na equao (7.35) tem-se Mytr = momento fletor devido apenas s cargas transversais ao eixo da barra (independente de w para pequenos deslocamentos). Fazendo P/(EIy) = k2, obtem-se: d2w/dx2 + k2w = -Mytr/(EIy) (segundo membro nulo) com uma soluo particular w* da equao no homognea: w = C1senkx + C2coskx + w* (7.37) (7.36)

A soluo desta equao diferencial igual soma da soluo geral da equao homognea

A soluo particular depende da expresso de Mytr em funo de x. Considere-se, por exemplo, que as cargas transversais fossem uma carga uniformemente distribuda q em toda a viga (no sentido de Z) e que esta viga fosse bi-apoiada, como na figura (7.11). Neste caso: Mytr = (qL/2)x qx2/2 (polinmio do segundo grau) Tomando w* tambm como um polinmio do segundo grau: w* = ax2 +bx +c; d2w*/dx2 = 2a Substituindo (7.38) e (7.39) em (7.36), obtem-se: 2a + k2(ax2 +bx +c) = -[(qL/2)x qx2/2]/(EIy) Estabelecendo a igualdade dos coeficientes dos termos do mesmo grau nos polinmios do primeiro e do segundo membro, obtem-se: 2a + k2c = 0 k2b = -qL/(2EIy) k2a = q/(2EIy), donde a = q/(2k2EIy) b = -qL/(2k2EIy) c = -q/(k4EIy) Assim, a soluo particular procurada : w* = [q/(2k4EIy)](k2x2 Lk2x 2) A soluo completa (7.37) torna-se: w = C1senkx + C2coskx + [q/(2k4EIy)](k2x2 Lk2x 2) Condies de contorno para viga bi-apoiada: para x = 0 e x = L, w = 0, donde: C2 = q/(k4EIy) C1 = [q/(k4EIysenkL)](1 coskL) Substituindo as constantes C1 e C2 em (7.41), resulta, finalmente: w = [q/(k4EIy)][(1 coskL)senkx/senkL + coskx + (1/2)(k2x2 Lk2x 2)] Conforme (7.35) My = -EIyd2w/dx2, donde My = (-q/k2)[(coskL 1)senkx/senkL coskx + 1] Particularmente, para x = L/2 obtm-se a maior flecha w e o maior momento My: wmax = [q/(k4EIy)][(1 coskL)sen(kL/2)/senkL + cos(kL/2) + (1/2)(-k2L2/4 2)] (7.43) (7.42) (7.41) (7.40) (7.39) (7.38)

Prof. Gilson Queiroz Mymax = (-q/k2)[(coskL 1)sen(kL/2)/senkL cos(kL/2) + 1]

83

Fazendo P = Pfl = 2EIy/L2 (2EIy/L2 = carga de flambagem da barra bi-rotulada simplesmente comprimida, no plano XZ), tem-se k2 = P/(EIy) = 2/L2, donde k = (/L)1/2. Por exemplo, para = 0,7, os valores de wmax e Mymax seriam: wmax = qL4/(23EIy), igual a 3,34 vezes a flecha devida carga q, com P = 0 (5qL4/(384EIy)) Mymax = 0,426qL2, igual a 3,41 vezes o momento devido carga q, com P = 0 (qL2/8) Pode-se mostrar que quando a carga P tende para Pfl ( = 1) tanto a flecha quanto o momento fletor tendem para infinito. Existe uma expresso aproximada, devida a Timoshenko, que permite determinar a flecha ou o momento, para P 0, em funo dos valores correspondentes, para P = 0. Seja w* o deslocamento de um ponto qualquer da barra da figura 7.11, para P = 0. De acordo com a equao (6.15) tem-se: d2w*/dx2 = -Mytr/(EIy) Eliminando Mytr entre as equaes (7.35) e (7.44), obtem-se: d2w/dx2 = d2w*/dx2 - Pw/(EIy) (7.45) Admitindo-se que o eixo deformado da barra, tanto para P 0 quanto para P = 0, seja uma meia onda senoidal, pode-se escrever: w = wmaxsen(x/L) e w* = w*maxsen(x/L) Substituindo estas expresses de w e w* em (7.45), obtem-se: -wmax (/L)2sen(x/L) = -w*max (/L)2sen(x/L) Pwmaxsen(x/L)/(EIy), donde wmax [1 - P/(2EIy/L2)] = w*max, ou wmax = w*max/(1 P/Pfl) De maneira anloga obtem-se, para o momento mximo: Mymax = M*ymax /(1 P/Pfl) (M*ymax = momento mximo para P = 0) Aplicando-se as equaes (7.46) e (7.47) ao exemplo anterior (barra bi-rotulada com carga uniformemente distribuda, P/Pfl = 0,7), obtem-se: wmax = 3,333w*max Mymax = 3,333M*ymax (7.47) (7.46) (7.44)

Observa-se que tais resultados so muito prximos dos exatos. As expresses (7.46) e (7.47) podem ser aplicadas a outros casos de cargas e vinculaes, com a devida correo da carga de flambagem.

Prof. Gilson Queiroz

84

7.9 Flambagem de tubos de pequena espessura sujeitos a presso externa (para = 0) No tubo indeformado (fig. 7.12.a) tem-se uma tenso de compresso o = pR/t, devida presso externa, conforme cap. 3. Assim, em um elemento de tubo com dimenses L (longitudinal) e ds (circunferencial), atua a fora normal circunferencial de compresso (fig. 7.12.b): No = otL = pRL
p

(7.48) p ds

No
t<<R

No

t
(a) (b)

L R

FIGURA 7.12 TUBO INDEFORMADO Quando a presso p atinge determinado valor, o tubo flamba, perdendo sua forma circular (fig. 7.13.a) e surgem momento fletor e fora cortante nas sees normais a ds (fig. 7.13.b); alm disto, a fora normal no mais constante (fig. 7.13.b). Equaes de equilbrio do elemento de dimenses L, ds, aps a flambagem (figs. 7.13.b e 7.13.c): (I) (II) (III) pdsL + dQ (No + N)d = 0 (direo radial) dN + Qd = 0 Qds + dM = 0 p
Q M
No + N

(7.49) (7.50) (7.51)

(direo circunferencial) (momentos em relao a o) ds

L
M+dM
No+ N+ dN dN

direo circunf.

t (a) (b) d
Q + dQ
direo radial

(c)

FIGURA 7.13 TUBO DEFORMADO

Prof. Gilson Queiroz

85

Substituindo em (I) o valor de No dado por (7.48) e levando em conta que ds = d, obtm-se pdsL + dQ (pRL + N)ds/ = 0 Dividindo-se esta equao por Rds: -pL(1/ - 1/R) + (1/R)(dQ/ds) N/(R) = 0 (7.52) Nesta equao, (1/ - 1/R) a curvatura (ou o inverso do raio de curvatura) associada ao momento fletor M. Fazendo pL = q e considerando R no incio da flambagem, a eq (7.52) fica: -q + (1/R)(dQ/ds) N/R2 = 0 Da equao (III): Q = -dM/ds Das equaes (II) e (III): dN = -Qd = -Qds/ = dM/ Considerando novamente R no incio da flambagem: dN dM/R onde D uma constante de integrao Adicionalmente, de acordo com 6.13, como o inverso do raio de curvatura: M = EI Assim, (7.54) fica: dQ/ds = - EI(d2/ds2) e (7.55) fica: N= EI/R + D Substituindo dQ/ds e N dados pr (7.56) e (7.57), respectivamente, em (7.53): -q - (EI/R)(d2/ds2) - EI/R3 D/R2 = 0 Fazendo D/R2 = -C1 : (q + EI/R3) + (EI/R)(d2/ds2) = C1 Dividindo os dois membros desta equao por EI/R, obtm-se: d2/ds2 + k2 = C1R/(EI), onde k2 = qR/(EI) + 1/R2 A soluo de (7.60) = C1 R/(k2EI) + C2sen(ks) + C3cos(ks) acrescido de 2R. Para isto necessrio que: (7.62) A curvatura dada por (7.62) tem periodicidade, isto , seu valor no se altera se s for (7.60) ( 7.61) (7.59) (7.58) (7.57) (7.56) com I = Lt3/12 N = M/R + D (7.55) dQ/ds = -d2M/ds2 (7.54) (7.53)

Anda mungkin juga menyukai