Anda di halaman 1dari 4

INSTITUTO DOM JOS UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARA

PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL PROFESSORA: MEIRE VIANA DISCIPLINA: DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM: ABORDAGEM PSICOPEDAGGICA

TEXTO CRTICO:
VDEO: TEORIA DA INTELIGNCIA MLTIPLA HOWARD GARDNER

Aluna: Hrika Bruno de Oliveira

Fortaleza Ce 2013

ATIVIDADE 2
Assistir ao vdeo e elaborar um texto crtico sobre as teorias das inteligncias mltiplas de Howard Gardner.

Segundo Gardner: As inteligncias mltiplas no so consideradas um talento, pois talento pouco para considerar a grandiosidade que a inteligncia . Ele afirma ainda que a inteligncia um potencial biolgico que a capacidade de resolver problemas, construir projetos e desenvolv-los e tentar resolv-los conforme suas diferentes reas do crebro. No importava para Gardner a quantidade de inteligncias que ele havia encontrado, apesar de ter pesquisado e encontrado apenas trs mas para ele era importante que as inteligncias eram diferentes e deveriam ser trabalhadas de forma conjunta, para o despertar desta capacidade de resoluo de problemas. Cada pessoa deveria ser trabalhada de modo que pudesse suprir est necessidade de resolver seus problemas e buscar suas respostas em sociedade. Com isso, ele descobriu sete inteligncias que irei falar um pouco de cada uma neste texto. As duas primeiras inteligncias que eram a lgico matemtica que buscava olhar de forma lgica para resolver seus problemas que foi muito trabalhada por Piaget em suas pesquisas; e a Lingustica que tentava resolver problemas atravs da linguagem oral e escrita, muito trabalhada por Vygotsky; existem ainda a inteligncia espacial que tentava resolver os problemas com um olhar para o espao e resolver suas estratgias atravs do ambiente; a inteligncia corporal cinestsica, onde colocava o corpo como veculo para tentar resolver os problemas coma manifestao da arte; citou tambm mais duas inteligncias aliadas as ligaes pessoais que so a inteligncia interpessoal, onde buscava entender o outro a essncia do outro a percepo do outro e a inteligncia intrapessoal,que buscava autoconhecimento, autocontrole; e a ltima inteligncia que tinha estudado, pois estudou arte e msica quando estava na faculdade, era a inteligncia musical que tentava resolver problemas e buscar respostas atravs da sensibilidade, dos sons e dos ritmos. Gardner no quantificava as inteligncias, sabia que existiam muitas, mas no eram infinitas, mas suficientes para explicar todas as capacidades humanas. Ainda estudou a inteligncia naturalista que os ambientalistas e paisagistas percebiam mais em um ambiente que em outros. Como citado no vdeo que um ambientalista ao passar por uma rvore veria a folha desta rvore como uma diferente resposta para ser do jeito que era, a forma que era, porque era daquele jeito, poderia ser por causa do ambiente ou de um pssaro, j uma pessoa que no tivesse est inteligncia desenvolvida no perceberia est diferena, veria apenas uma folha. E estudou tambm a inteligncia espiritualista que para alguns chamada de inteligncia existencialista que coloca a transcendncia da vida e da morte como algo a ser resolvido. Dentro de sua pesquisa a f interfere na cura de doenas.

Ele no conseguia ainda concordar, nem refutar, nem dizia que era ou no era uma inteligncia. Dentro de pesquisas ainda, vimos tambm inteligncia pictrica, que veio do Brasil, estudada em 1994 por Nilson Machado, que dizia que para resolver problemas estaria ligado ao desenho. Por que fundamental saber se existem 7, 8, 9 ou 10 inteligncias, no importa, importa que marca as diferenas entre as pessoas, que a teoria das inteligncias mltiplas percebe que os alunos so diferentes e que para isso aprendem de forma diferente e que para contemplar este aprendizado importante considerar estas diferenas. Gardner afirmava que: importante dizer que as inteligncias so mltiplas porque marca as diferenas, so originais na sua forma de agir para cada pessoa como uma impresso digital. Afirma ainda que: A inteligncia fundamental aquela que na hora da criao ou na resoluo de problemas se manifesta como a inteligncia que puxa a outra numa combinao de inteligncias para poder criar, resolver problemas e poder aprender, vai depender do problema que tiver que resolver. As inteligncias so independentes, esto localizadas em pontes diferentes do crebro mas trabalham juntas. Ao longo de toda vida as inteligncias se combinaro de forma muito originais e conversaro para chegar a um consenso. Dificilmente voc ter uma tarefa que aborda s um tipo de inteligncia. Cada pessoa tem seu potencial para desenvolver as inteligncias, o desenvolvimento depender de vrios fatores, mas biologicamente ns todos somos competentes nas mltiplas inteligncias. Desenvolvem-se umas mais que as outras. Colocou que Piaget contribuiu muito com suas pesquisas sobre a inteligncia lgico matemtica e de Vygotsky pela lingustica, mas fez resalvas sobre a pesquisa de Piaget, falando que a inteligncia lgico matemtica de Piaget foi mais em prol do desenvolvimento cognitivo. Gardner falou que: A emoo no uma inteligncia como a moral, um produto das inteligncias interpessoal e intrapessoal e no uma inteligncia em si. CRTICAS A TEORIA DAS INTELIGNCIAS MLTIPLAS Contemplando o fim do vdeo, vieram s crticas segundo est chamada teoria. Ele colocou que importante para os educadores, pois eles viram respostas para resolver problemas em relao educao, mas trata de uma teoria por ser emprica, ela mesmo emprica por que teve bases em observaes e sinais, mas tambm chamou de teoria por que seus pesquisadores utilizaram oito critrios para est pesquisa como: uma populao diferente, estudos em psicologia cognitiva... Ser emprica bom pra ele por que tem uma base slida de multiplicidade mas atualiza-se e aprofunda-se.

A explicao para a metodologia da teoria que de forma pedaggica ela interfere na esfera cognitiva, possui procedimento no crebro. Por isso os educadores foram os primeiros a olharem e perceberem est teoria que para eles possui uma educao personalizada, no que deva ter um professor para cada aluno ou uma aula diferente para cada aluno, mas que a teoria da inteligncia mltiplas v que o foco personalizar a educao olhar para todos e a cada um ao mesmo tempo, significa dizer que eu como pedagogo me preocupar tanto com aqueles que avanam sozinhos, pensando em como melhor-los e os que ficam para trs. Entender que as crianas, adolescentes e adultos so diferentes e o trabalho deve ser diversificado, assim os alunos em sala devem fazer coisas diferentes, professores deve propor diferentes atividades ou os alunos devam fazer atividades livres, assim o educador observa e planeja cada aula para contemplar as diferentes inteligncias. Momentos de encontro com idades diferentes e sries diferentes para aprender uns com os outros. Buscar notas e caminhos diferentes para o aprendizado, sabendo que todos possuem potencial para aprender. A inteligncia mltipla nose testa se observa, cita Gardner. Gardner ainda coloca que: A inteligncia criar problemas, resolver problemas em sociedade, projetos que sejam socialmente teis. E ainda afirma que: A escola do pensar deve ser trabalhada nas teorias das inteligncias mltiplas para o no fazer e sim trabalhar a forma de aprender com compreenso.

Anda mungkin juga menyukai