Anda di halaman 1dari 39

ANO 30 N 245 JUNHO 2007 PUBLICAO DA ASSOCIAO BRASILEIRA DE DISTRIBUIDORES VOLKSWAGEN

DELIVERY Tudo em casa

Quero ser milionrio

BARCELONA Boa demais

Recado

OS JOVENS, SEUS VALORES E O MERCADO QUE REPRESENTAM


e voc tem 40 anos ou mais e como se costuma dizer bem-sucedido, o que no significa

necessariamente que voc seja famoso, gnio ou milionrio, mas apenas uma pessoa que tem uma profisso matria de capa desta edio. Ela mostra como pensam e o que querem do futuro os jovens entre 18 e 25 anos. Salvo excees, os ideais dessa turma no foram os seus quando tinha a idade deles. Naquele tempo voc dir a gente queria mudar o Pas, escolhia a carreira por vocao e se dedicava ao mximo para ser o melhor no seu ofcio. Melhor que um bom salrio at, era ser reconhecido. Hoje talvez voc reconsidere essa postura, e mais maduro e amargo tambm pense: deveria ter sido mais egosta e ganhado (pelo menos tentado) mais dinheiro. O fato que os jovens de hoje o futuro da Nao pensam, tambm salvo excees, que o importante chegar l e isto significa escolher os meios mais fceis e rpidos para ficar rico. Nada contra, se os valores desse pessoal no fossem to frgeis, to contraditrios. Estudos mostram que embora se digam sem preconceitos, na prtica agem de maneira diversa. Quarenta por cento dos entrevistados em uma pesquisa disseram que se afastariam do melhor amigo se ele dissesse que gay. O mesmo acontece quando questionados sobre o meio ambiente. Para eles importante cuidar do planeta, mas 87% dos entrevistados admitiram que j jogaram lixo da rua e no economizam gua. Quando o assunto poltica e tica ento, as revelaes so ainda mais chocantes. Embora mais de 90% tenham se considerados honestos, 42% passariam por cima de princpios para obter o que querem, 35% no devolveriam uma carteira achada na rua e 64%, mesmo afirmando no comprar de cambistas, negociariam com eles no caso de um show imperdvel. No uma revelao boa de saber, mas tambm no o fim do mundo, mesmo porque, o levar vantagem em tudo uma caracterstica quinhentista do povo brasileiro que ainda precisa ser superada, e os jovens de hoje tambm tm muitas qualidades. A maior delas, sem dvida, a capacidade de interagir com vrias coisas ao mesmo tempo. Como diz o psiquiatra Jairo Bouer, eles tm o que chamamos ateno flutuante`: zapeiam de um canal para o outro na Tv, navegam na internet, falam ao telefone ou pelo skype, trocam mensagens no MSN enquanto ouvem msica sada diretamente das caixas do iPod. So permeados pela tecnologia, e isso bom, diz ele. Os jovens de hoje tambm esto mais atentos ao mundo pela quantidade de informaes que recebem, so mais criativos e filhos de pais liberais que j tiveram uma formao melhor. Outra caracterstica, que embora parea frvola de imediato acaba sendo uma qualidade, o valor que do ao design e s marcas de grife. Com isso, so bons consumidores, gente que compra muitas coisas e caras, e que faz, enfim, o dinheiro circular. So naturalmente capitalistas, regime sob o qual nasceram. Tudo somado, tm mais recursos, quando amadurecerem, de se tornarem adultos melhores, mais ticos e comprometidos com a sociedade. Que assim seja. Boa leitura Conselho Editorial

ou um negcio que lhe d condies de ter uma vida legal, pode ficar um pouco desapontado ao ler a

Cartas
Expediente

PUBLICAO MENSAL DA

ASSOCIAO BRASILEIRA DE DISTRIBUIDORES VOLKSWAGEN

Ano 30 Edio 245 Junho de 2007 Conselho Editorial Antonio Francischinelli Jr. , Carlos Alberto Riquena, Evaldo Ouriques, Juan Carlos Escorza Dominguez, Mauro I.C. Imperatori e Silvia Teresa Bella Ramunno. Editoria e Redao Trade AT Once - Comunicao e Websites Ltda. Rua Itpolis, 815 CEP 01245-000 So Paulo SP Tel (11) 5078-5427 / 38251980 editoria@tato.com Editora e Jornalista Responsvel Silvia Teresa Bella Ramunno (13.452/MT) Redao - Rosngela Lotfi (23.254/MT) Projeto Grfico e Direo de Arte Azevedo Publicidade - Marcelo Azevedo azevedocom@terra.com.br Publicidade Disal Servios Maria Marta Mello Guimares Tel (11) 5078-5480 mmello@grupodisal.com.br Impresso Grfica It Tiragem 6.000 exemplares Revista filiada ABERJ Permitida a reproduo total ou parcial, desde que citada a fonte. As matrias assinadas so de responsabilidade do autor e no refletem necessariamente a posio da Assobrav. Registro n 137.785 3 Cartrio Civil de Pessoas Jurdicas da Capital de So Paulo. Assobrav Av. Jos Maria Whitaker, 603 CEP 04057-900 So Paulo SP Tel: (11) 5078-5400 assobrav@assobrav.com.br Diretoria Executiva Presidente: Elias dos Santos Monteiro Vice-presidentes: Carlos Roberto Franco de Mattos Jr., Evandro Cesar Garms, Heloisa Souza Ribeiro Ferreira, Luiz Srgio de Oliveira Maia, Mauro Pinto de Moraes Filho, Mauro Saddi, Nilo Augusto Moraes Coelho Filho, Rogrio Wink e Walter Keiti Yaginuma. Presidentes dos Conselhos Regionais Regio I: Rodrigo Gaspar de Faria Regio II: Luiz Alberto Reze Regio III: Roberto Petersen Regio IV: Carlos Francisco Restier Regio V: Joo Frana Neto Regio VI: Ignacy Goldfeld Regio VII: Andr Luiz Cortez Martins Conselho de Ex-Presidentes Srgio Antonio Reze, Paulo Pires Simes, Joo Cludio Pentagna Guimares, Orlando S. lvares de Moura, Amaury Rodrigues de Amorim, Carlos Roberto Franco de Mattos, Roberto Torres Neves Osrio, Elmano Moiss Nigri e Rui Flvio Chfalo Guio.
Foto de capa:

TCNICAS DE VENDAS
Sou consultora de vendas da Gulin Copava e gostaria de receber a revista Showroom, a qual li e gostei muito.

stock.xchng

Prezados Conselheiros, Acabo de receber o nmero 244 deste prestigioso meio de Valria Tavares Maurante comunicao, a Showroom, de Curitiba - PR Maio de 2007. Quero registrar que F DA MARCA acompanho esta publicao Sou apaixonado por carros, desde os primeiros nmeros e Adeilson Andrade especialmente da marca vejo o vertiginoso crescimento Associao dos Estidantes de Volkswagen e vocs da na qualidade e contedo dos So Joaquim de Bicas Showroom so especialistas em So Joaquim de Bicas - MG seus artigos publicados, bem mostrar o que a VW tem de como da editorao grfica, melhor. Parabns pela qualidade N.R.: Para receber Showroom culminando com o exemplar grfica e editorial da revista. ora recebido. Confesso que basta enviar um e-mail possvel receber a publicao? Redao conheo inmeras publicaes Edson Fernandes Picolo Oliveira do gnero dirigidas s Redes (editoria@tato.com), So Paulo de Concessionrias, inclusive formalizando o pedido ao recebo ainda hoje muitas VW, OS PREFERIDOS DOS Conselho Editorial. delas. Conheo as publicaes MECNICOS da Alemanha, dos EUA, da TECNOLOGIA Sou mecnico, especializado em Trabalho na concessionria Itlia, do Mxico, China (FAW cabeotes. Por isso, gostaria de Embravel, de Uruau (GO) e Volkswwgen Changchun, e da SAIC Volkswagen Sales receber a Revista Showroom. Os sou acadmico de Co. de Shangai), assim como assuntos tcnicos tratados pela Administrao. Parabns da Frana, Inglaterra, Espanha publicao so pela notcia e Portugal. Em nenhuma delas, importantes para o dia-adivulgada na salvo em algumas edies, dia da minha oficina e edio 242 vejo a preocupao com o para minha formao (Maro de visual grfico (moderno) e a profissional. 2007) na seo diversidade de temas Retfica de Cabeotes Novidades Pedrinho - Assis- SP (interessantes) e sobre o pequeno principalmente o contedo computador da HP de FONTE DE PESQUISA voltado aos interesses apenas 127 gramas. Os Venho solicitar a doao de empresariais da Rede de suas publicaes, especialmente micros portteis desse tipo Concessionrios Volkswagen. so poderosas ferramentas da Revista Showroom, que Aceitem, pois, meus de trabalho sem fio. Quem tanto servem aos nossos cumprimentos pelo belo bom se toda concessionria estudantes como fonte de trabalho em que esto Volkswagen pudesse usufruir pesquisa. Estamos empenhados. dessa tecnologia! desenvolvendo em todo o Carlos Claus Janeba

municpio a campanha Ler para Crer de incentivo ao hbito da leitura e para isso distribumos publicaes em bibliotecas e grupos estudantis. Aproveito para parabenizlos pela qualidade de Showroom e do excelente trabalho que realizam.

CONSULTOR AUTOMOTIVO

stock.xchng

Nilmar Elias de Oliveira Uruau - GO

So Paulo - SP

ng

Sumrio

A PASSEIO

3 RECADO
A mensagem do Conselho Editorial

GENTE

20 CONSULTA SEBRAE
As dicas e as opinies dos consultores do SEBRAE.

6 QUEM PASSOU POR AQUI


Amigos e personalidades que visitaram a Assobrav e o Grupo Disal.

24 COMPORTAMENTO
Paixo por uma carreira, devoo a uma causa, vocao inata...A considerar os mais recentes estudos com os jovens, essas parecem expresses sadas de um livro romntico. Hoje eles pensam acima de tudo em se dar bem. Segundo as mesmas pesquisas, paradoxais, individualistas e consumistas so alguns dos adjetivos que definem (em parte) a gerao que tem hoje entre 18 e 25 anos. Saber quais so seus gostos e hbitos um esforo que atrai todas as empresas, afinal, eles so o futuro.

8 GENTE
Rodrigo Lasmar, ortopedista que integra a equipe mdica da Seleo Brasileira de Futebol. Alm do sobrenome famoso, Rodrigo polivalente. mdico do Atltico Mineiro, atende em sua clnica em Belo Horizonte e viaja o tempo todo ministrando palestras e participando de congressos, j que uma autoridade internacional em joelho.

permite que o visitante se movimente facilmente, com segurana, comodidade e rapidez. Some-se a isso a saborosa e badalada cozinha, a beleza natural e artstica e a infra-estrutura de primeirssimo mundo com uma rede hoteleira nova e espaos culturais impecveis. Tudo isso j seria suficiente, mas Barcelona muito mais. Descubra o segredo.

39 FREIO SOLTO
A opinio, a crtica e a ironia do jornalista Joel Silva.

40 NOVIDADES
O que h de novo em eletrnica digital, perifricos de informtica e outras utilidades.

12 BANDEIRA
A Volkswagen no Brasil e no mundo.

30 A PASSEIO
Barcelona, mais bonita do que nunca. A histrica, modernista, vanguardeira e ensolarada princesa do Mediterrneo est entre os destinos mais procurados do mundo. Na Europa j encabea a lista das cidades mais requisitadas para a realizao de feiras, congressos e convenes, superando, em alguns segmentos de negcios, Paris e Londres. A razo simples: Barcelona hoje uma cidade totalmente restaurada, onde o passado glorioso convive perfeitamente com o que h de mais contemporneo. uma capital em todos os sentidos, livre, sem preconceitos, feita para viver bem. Por ser uma cidade urbanisticamente planejada,

41 LIVROS & AFINS


Nossa recomendao para o cinema e a leitura.

14 MERCADO
Pensando em abrir um negcio? Considere a possibilidade de montar uma empresa de delivery. As pessoas chegam cada vez mais tarde e cada vez mais cansadas em casa. Nas grandes cidades, sair est se tornando um mico e no mais um prazer, por isso, muita gente est trazendo o jantar, a diverso e principalmente as compras de todo o tipo para casa.

42 VINHOS & VIDEIRAS


A opinio abalizada de Arthur Azevedo, presidente da Associao Brasileira de Sommeliers SP.

42 MESA POSTA
Histrias de receitas e de cozinheiros.

18 ENSAIO
Deus no castiga a gente. A gente que se castiga pelo que faz.

BANDEIRA

Quem passou po r aqui

Thomas Schmall, presidente da Volkswagen, e sua j decantada elegncia, para reunio decisiva de trabalho em alto e bom portugus...

Cada vez mais um estudioso do negcio VW, Paulo Daniel Monteiro, da VW Unio Vecol, de Piracicaba (SP), para fazer parte de algumas das muitas comisses de trabalho da Assobrav...

Simptico e descontrado, Carsten Isensee, vice-presidente de Finanas da Volkswagen, para relaxar na happy hour aps reunio bemsucedida na Assobrav...

Carlos Roberto Franco de Mattos, expresidente da Assobrav e reconhecido sommelier, para uma proveitosa, porm visitarelmpago...

Ricardo Moretti Gerbasi, da VW Monteauto (Monte Alto SP), para opinar criteriosamente sobre as obras de arte na sala da presidncia...

O criativo, irreverente, mas tpico bom-moo, Srgio Smoiz, diretor de Marketing da Audi, para rever os queridos amigos...

Claudemir Santos, do Suporte de Vendas da VW, ligadssimo nas preferncias do consumidor, para assegurar os produtos certos s regies certas...

Sempre jovem, em seu caracterstico estilo casual, Luiz Gonzaga Faria Barroso Neto, o Barrosinho do Grupo J.C. Barroso (interior de So Paulo) para mais uma reunio de UNI... Fernando Menezes, diretor do Grupo Alemanha Veculos, entusiasta assumido do PI (Predictive Index) para dar o seu testemunho sobre o sistema de recrutamento e avaliao de pessoas, j disposio da Rede Autorizada Volkswagen...

O estiloso Ricardo Martinez, supervisor de Relaes com o Mercado-VE da Volkswagen, para dar o ajuste fino na nova poltica de Vendas Especiais...

Gente

Rodrigo Lasmar
mdico da Seleo

Por Silvia Bella

ou a imagem questionvel s vsperas do PAN 2007 no que a cidade do Rio tem Rio de Janeiro, o esporte se mostrado nos ltimos anos sero torna mais presente na vida empecilhos para que todos estejamos de todos, at mesmo dos sintonizados nos meio de comunicao, sedentrios. torcendo pelos atletas nacionais. Aqueles

convidados estrangeiros

A
8

final, o Brasil no s est na disputa em uma poro de modalidades como ser o anfitrio do evento, sem dvida, uma festa emocionante. Nem mesmo a preocupao com a segurana que o Pas oferece aos

sero momentos em que teremos um prazer incrvel de cantar em alta voz o Hino e ningum vai se surpreender se vir pai, irmo ou marido emocionados. Ser campeo pan-americano quase to bom quanto ser campeo olmpico. Pelo menos para ns, que estamos competindo diretamente da poltrona de nossa sala. O fato que vencer selees fortes como as de Cuba ou,

melhor ainda, dos Estados Unidos, nos d uma satisfao e tanto. motivo de orgulho; orgulho de ser brasileiro. Pode ser um sentimento ufanista, uma patriotada, capaz de nos fazer esquecer por um tempo as vergonhas nacionais que ainda temos que superar, mas, convenhamos, sejamos simpticos, vamos deixar de lado o discurso poltico chato e vibrar pelos esportistas brasileiros. Vamos, enfim, emanar um amplo e nico pensamento positivo para que o genuno povo brasileiro tenha sucesso. Do lado de c, nos bastidores, na retaguarda, no que ainda se pode chamar domnio da elite brasileira (entendida em seu sentido mais amplo), j somos campees h um bom tempo e em uma rea bem difcil. Para quem no sabe, o Brasil referncia em medicina esportiva. Os profissionais da rea so procurados por atletas e colegas de todo o mundo. H mais de 20 anos, jogadores conhecidos vm se tratar ou fazer cirurgias com os mdicos daqui, desde que o renomado Dr. Neylor Lasmar, mdico da Seleo Brasileira de Futebol, operou o joelho de Zico quando o Galinho jogava na Itlia, nos anos 80.

Hoje, quem fala sobre medicina esportiva com toda a propriedade Rodrigo Lasmar, filho do Dr. Neylor. Tambm mdico que integra a equipe da Seleo desde 2000 e um dos maiores especialistas em joelho do mundo, Rodrigo Lasmar encontrou tempo para atender aos leitores de Showroom entre uma cirurgia e outra. Dividido entre seu consultrio em Belo Horizonte, as inmeras palestras sobre Leses no Esporte, Leses Agudas no Joelho ou Leses Ligamentares no Joelho que convidado a dar pelo mundo afora e o seu dia-adia no Atltico Mineiro, Rodrigo Lasmar falou de futebol, claro, e sobre esta sofisticada e grande articulao, que tem dado cada vez mais trabalho a atletas profissionais, amadores ou semanais. Recentemente, Rodrigo atendeu a mais um craque. O atacante Marinho (do Atltico MG) voltou a sentir a leso que o deixou fora dos antes o campos desde a Srie B, no ano passado. O inusitado que o Dr. futebol era Rodrigo optou por um muito mais tratamento inovador: o tcnico e hoje ele uso de fatores de crescimento do muito mais fora, sangue do atleta na muito mais disputa, leso, para que possam muito mais estimular a acelerao da cicatrizao, ou seja, a competitivo. Tudo tcnica consiste em retirar isso acaba sangue do jogador e separar a exigindo mais parte rica em fatores de crescimento para injet-la no local do joelho. da leso e potencializar o processo de cura. Segundo Rodrigo, a tendncia da medicina esportiva no Pas caminha por a, pelo mapeamento biolgico. Incrvel, no? Revista Showroom Parece que hoje em dia todo mundo tem alguma coisinha no joelho. Por qu? Rodrigo Lasmar O joelho a maior articulao do corpo humano e s por essa razo muito suscetvel. Some-se a isso, sua prpria anatomia e a presso que sofre. De fato, cada vez mais pessoas tm problemas no joelho e no s jogadores de futebol, porque cada vez mais se pratica esporte, especialmente atividades de alto impacto. Agora, por que to comum encontrar problemas de joelho no futebol? Porque antes o futebol era muito mais tcnico e hoje ele muito mais fora, muito mais disputa, muito mais competitivo. Tudo isso acaba exigindo mais do joelho. Que cuidados preciso ter para no machucar o joelho? O que eu recomendo que todo mundo faa exames antes de comear a praticar uma atividade esportiva. Quer dizer, alm dos exames cardiovasculares, interessante procurar um ortopedista. E uma vez liberados por esse mdico, antes de iniciar os exerccios, as pessoas precisam entender que preciso se aquecer e

C Washington Alves

Gente
possvel em campo, a equipe mdica d sempre a palavra final quanto condio fsica dos atletas. Se tem condio entra em campo, se no tem condio, fica de fora. Quer dizer, vocs no sofrem presso para liberar este ou aquele jogador, mesmo em decises importantes? No aceitar presses de quem quer que seja o principal para ser respeitado no meio. A partir do momento que voc aceita imposies, quaisquer que sejam, e que venham de onde vierem da diretoria, do treinador, do jogador , voc compromete a sua carreira. E isso, mais dia, menos dia, acaba sendo visto, percebido pelo meio, pela imprensa, e acaba comprometendo a sua carreira. O fato que antes de sermos mdicos da Seleo Brasileira, somos mdicos. Ns cuidamos do paciente. Temos um compromisso tico com a profisso e com o atleta; no podemos permitir que esse atleta sofra riscos. Ento, eu posso dizer com muita tranqilidade que durante estes sete anos em que estou na Seleo nunca vivenciei uma situao de presso. E com relao disciplina dos jogadores? Eles

se alongar. Normalmente todo mundo esquece isso ou no d a devida importncia a esses procedimentos, que so fundamentais.

Sabemos que hoje os tratamentos e as tcnicas cirrgicas esto muito mais avanadas. Podemos dizer que dificilmente teramos outro caso como o do Zico, que ficou sem jogar um tempo, ainda bem moo? So situaes diferentes. Eu acompanhei o caso do Zico em 1986 bem de perto porque meu pai era o mdico daquela Seleo e eu tambm estava l, apenas como torcedor (risos) mas estava l e vi como foi a recuperao dele. Depois ele ainda fez uma cirurgia nos Estados Unidos, mas o fato que de l para c as tcnicas melhoraram muito. Hoje ns temos tcnicas que recuperam a o atleta um maioria das leses dos joelhos. Temos um ndice de retorno muito grande. profissional e Como dizer a um jogador de futebol, a essa estrela, que ele se machucou e vai ter que ficar fora do campo, fora dos holofotes, durante um tempo? Olha, quando o atleta chega Seleo Brasileira, ele j superou vrias etapas em sua vida. J jogou em grandes clubes, j jogou no exterior, ento, quando ele vem para a Seleo, ele est mais maduro, mais preparado. Ele tem estrutura emocional para enfrentar essa situao.

Eles sequer questionam a deciso da equipe mdica? No. Mas evidente que a confiana a base de tudo. O atleta precisa confiar no mdico, ter absoluta certeza de que a deciso tomada foi para o bem dele. Se ns dizemos que a leso dele grave, ele geralmente aceita sem questionar. Desde 2000, quando passei a integrar a equipe mdica da Seleo nunca tive problemas com os jogadores com relao a isso. Nesses anos, eles j viram como ns nos comportamos, como atuamos, e no tm dvidas quanto a nossa conduta. Da mesma forma, ns, mdicos, no temos problemas com eles. Eles aceitam a disciplina. E presses das autoridades do futebol tcnicos, dirigentes, patrocinadores -, vocs recebem? Olha, embora o futebol seja um esporte muito lucrativo hoje, onde todos ganham, e, portanto, todos querem trabalhar para ganhar, quer dizer, o tcnico quer escalar o melhor time, o dirigente quer ver o seu time encabeando o campeonato e o prprio jogador quer fazer o melhor

aceitam bem o fato de seguirem dietas, de se fazerem fisioterapia, de dormirem cedo, ele escolheu essa enfim, de ficarem concentrados? profisso sabe que Bom, tudo isso faz parte do trabalho precisar cumprir com dele. a obrigao dele como atleta e eu acho que eles esto determinadas regras. focados nessa situao. Sabem O sono, por exemplo, que importante alimentar-se algo bem corretamente, dormir bem, importante. Ele exercitar-se dentro da rotina estabelecida pelos treinos. precisa dormir bastante. Ento, a O senhor tem uma formao cientfica. concentrao existe Na sua opinio, a motivao, o bom no tanto para clima entre o time, so coisas importantes ou apenas motivo de ele no dormir notcia para a imprensa? fora de casa, mas Sim importante. A motivao, a para dormir o camaradagem, o sentimento de equipe suficiente. to importante na Seleo quanto em qualquer empresa. A concentrao tem sido uma questo de discusso constante. Ela mesmo necessria? Olha, a concentrao algo a discutir. H pases que no tm concentrao, ns ainda temos, e ela vlida do ponto de vista do "zelar" pela sade do atleta. Ns temos muita gente jovem, solteira, que se ficar saindo por ai, dormindo mal, se alimentando mal, bebendo em exagero, pode comprometer seu desempenho. Alm do mais, como disse, o atleta um profissional e se ele escolheu essa profisso sabe que precisar cumprir com determinadas regras. O sono, por exemplo, algo bem importante. Ele precisa dormir bastante. Ento, a concentrao existe no tanto para ele no dormir fora de casa, mas para dormir o suficiente.

10

Imagino que faa parte do seu trabalho tentar conscientizar os jogadores, especialmente os mais jovens que ainda esto fascinados com o sucesso, de que o dormir bastante importante (risos)... , ns passamos pra eles que hoje o futebol algo complexo, feito de detalhes e os detalhes so importantes quando somados. Antes o futebol era s talento, hoje fora, resistncia, e esse pessoal precisa estar preparado para isso. Agora, fato que uma concentrao de 30 dias um tempo longo, algo estressante, mas faz parte, e por isso que a parte psicolgica dos atletas tambm trabalhada. A imprensa esportiva tem falado muito na qualidade das chuteiras. Parece que de repente elas se tornaram o fator determinante de ajudar ou prejudicar jogadores, de ganhar ou perder jogos... A chuteira pode ser um item importante sim, mas no o nico. No a nica vil da histria. Hoje est na moda falar se esta chuteira boa ou no, se deve ser utilizada a de trava curta ou a de trava longa, a redonda ou a quadrada. Todo calado interfere no desempenho do atleta, obviamente. No possvel colocar um tnis de vlei num jogador de basquete ou vice-versa, da mesma forma que o vesturio deve ser adequado. Ma o que h hoje uma tendncia da indstria

em fazer chuteiras que se agarram ao solo. A inteno com isso fazer com que o atleta ganhe velocidade, para que possa aumentar a sua performance. No escorregando, ele corre mais, rende mais, mas o problema acontece quando ao no cair ele fora a articulao e pode se machucar ainda mais. O Campeonato Brasileiro no exige muito do jogador de futebol, quer dizer, eles no so obrigados a participar de muitos jogos? muito interessante a sua pergunta. Acho que hoje o nosso calendrio de jogos est bom, est correto, adequado capacidade e resistncia dos jogadores. De fato, h dois ou trs anos existiam muitos jogos. Hoje temos 20 clubes no Campeonato Brasileiro enquanto antes eram 24 ou 26 clubes. Ento, hoje os jogos so mais espaados, os jogadores tm tempo para se recuperar. Agora, como disse, no podemos nos esquecer de que hoje o futebol um grande negcio e os clubes querem jogar para ganhar dinheiro, os atletas querem ganhar mais dinheiro ainda, os patrocinadores idem e assim por diante, ento uma situao difcil de resolver. delicada, mas ainda assim, acho que temos um calendrio adequado.

11

C Washington Alves

Bandeira

Pacote Trend
oferece novos itens e melhor custo-benefcio
a linha 2008, a Volkswagen estendeu o pacote de opcionais Trend para a Saveiro City 1.6 e 1.8 litro, alm de manter a oferta para o Gol City 1.0 litro. A novidade que o pacote de itens de srie foi atualizado e teve o preo reduzido. Outra mudana o novo volante de direo, que foi redesenhado e ganhou uma esttica mais trabalhada. O pacote Trend uma excelente alternativa, com timo custo-benefcio para o consumidor que deseja comprar um carro de entrada com estilo mais esportivo. O design dos dois modelos realado por faris com mscara negra, rodas aro 14 (pneus 185/60 R14) com supercalotas e ainda, para maior comodidade, os dois veculos dispem de retrovisores externos pintados na cor do veculo e controle interno. Antena de teto, detalhes internos em cinza Satin, fiao para som e conta-giros complementam o pacote. Alm de aeroflio traseiro para o Gol Trend e santo-antnio com grade de proteo para a Saveiro Trend. Lder de vendas no Brasil h 20 anos consecutivos, o Gol continua na frente em 2007, com 57.792 unidades comercializadas nos primeiros quatro meses do ano e vantagem de quase 7 mil carros em relao ao 2 colocado. O volume de vendas do Gol neste ano j supera em 10 mil unidades os emplacamentos realizados no mesmo perodo de 2006. O modelo ofertado nas verses City 1.0 e 1.6, Plus 1.0 e Power 1.6 e 1.8, todos com motor Total Flex. A Saveiro ocupa a 2 colocao no ranking das picapes derivadas de carros de passeio e acumula 7.003 unidades vendidas entre janeiro e abril desse ano um incremento de 20% em relao a 2006. Alm da verso City, a picape pode ser adquirida na opo SuperSurf equipada com motor 1.6 e 1.8.

12

Polo Hatch e Polo Sedan


agora tm farol com lmpada

Golf C

design, esportividade e prazer ao dirigir

Cool

Blue

Com design completamente


renovado, a famlia Polo chega ao seu 5 ano de mercado no Brasil conquistando cada vez mais consumidores. Os modelos Polo Hatch e Polo Sedan j somam 13.702 unidades comercializadas nos primeiros quatro meses de 2007, alcanando um volume de vendas 77,2% maior do que o registrado mesmo perodo do ano passado. Ao mesmo tempo, o ndice de satisfao do cliente dos dois modelos tambm recorde: 97%. O Polo Hatch e o Polo Sedan oferecem como caractersticas marcantes excelente dirigibilidade, timo desempenho, muito conforto e segurana, alm de cmbio gil, macio e preciso. Para a linha 2008, os dois modelos passam a ofertar novos faris com lmpada Cool Blue, que agregam ainda mais sofisticao ao produto, alm proporcionarem uma iluminao melhor. Essa opo de srie nas verses Polo Hatch Sportline e Polo Sedan Comfortline e opcional para os modelos de entrada. Ofertado nas verses 1.6 e Sportline, o modelo hatch tem como itens de srie direo hidrulica, ar condicionado com filtro de carvo ativado, retrovisores externos com controle interno e banco de motorista com controle de altura. Esse conjunto de itens de srie tambm se estende para o modelo sedan nas verses 1.6, Comfortline 1.6 e Comfortline 2.0. A Volkswagen disponibiliza ainda ampla lista de opcionais para toda a linha.

om visual completamente renovado, o Novo Golf j parte da Linha Volkswagen 2008 desde seu lanamento, em maro. O modelo oferecido com trs motorizaes 1.6 l Total Flex (nas verses Golf 1.6 e Sportline), 2.0 l 8V a gasolina (Golf 2.0 e Comfortline) e 1.8 turbo 20 V a gasolina (GTI). E comercializado em quatro opes de acabamento: Golf 1.6/Golf 2.0, Golf 1.6 Sportline, Golf 2.0 Comfortline e Golf GTI. A novidade a verso Sportline, que retoma o conceito das sries especiais Generation e Flash. O carro j traz de srie, em todas as suas verses, um generoso pacote de equipamentos. Entre eles, destacam-se: ar condicionado, direo hidrulica, vidros e travas eltricos, computador de bordo, sensor de estacionamento traseiro, faris com lmpada Cool Blue, retrovisores com o pisca incorporado, porta-culos, alarme anti-furto e rastreador via satlite.

Linha Gol, Parati e Saveiro 2008 ganha conforto, beleza e sofisticao


Volkswagen do Brasil desenvolveu novos itens de srie exclusivos para a linha 2008 dos modelos Gol, Parati e Saveiro, que do aos veculos mais conforto, beleza e sofisticao. Na parte interna, os veculos receberam um novo mostrador digital no painel, que proporciona ao motorista melhor visibilidade e segurana, e nova manopla de cmbio com um desenho mais ergonmico, que facilita as trocas de marcha. As verses Gol Power, Parati Track&Field e Saveiro SuperSurf receberam no painel uma nova iluminao branca gerada por LEDS e traos em azul. A novidade aprimora detalhes do acabamento interno dos modelos, criando um ambiente mais moderno e harmonioso, combinando com a nova moldura central do painel e o novo boto do freio-de-mo na cor cinza Satin. Outra novidade para o Gol Power e a Saveiro SuperSurf est na modificao do farol dianteiro, que agora passa a ser escurecido com detalhe cromado. O Gol Power tambm ganhou novas lanternas traseiras escurecidas, supercalotas aro 14. Nas verses Power e Plus esto disponves rodas de liga-leve 15 como opcional. J a picape SuperSurf recebeu uma nova rede de porta-objetos no verso do banco do motorista e novas rodas de liga-leve 15 de srie, que remetem a um estilo ainda mais jovem e dinmico.

13

Mercado

Delivery, um fenmeno urbano


Por Sophia Zahle

14

Os puristas da lngua portuguesa, que ficam roxos de raiva ou sentem arrepios com o uso de estrangeirismos, no devem se conformar com a profuso (cada vez maior) de placas e outras propagandas anunciando delivery. Em portugus culto e belo: o mercado de entregas em domiclio cresce ms a ms. De roupas de grife tradicional pizza, quase tudo que a imaginao e o bolso permitirem entrega-se em domiclio.

oucas atividades crescem tanto nos grandes centros urbanos quanto o entregas em domiclio. Segundo um estudo realizado em 2005 pelo jornal Gazeta Mercantil, o mercado de encomendas expressas movimentou naquele ano R$ 5 bilhes, valor 40% maior que o registrado no ano anterior. Est defasado, mas o nico nmero disponvel segundo a Associao Brasileira das Empresas de Distribuio (Abraed). Outro dado parece confirmar a evoluo: o Sindicato de Hotis, Restaurantes, Bares e Similares de So Paulo afirma que o nmero de estabelecimentos que ofereciam entregas gastronmicas na cidade ultrapassava 26 mil no mesmo ano. Em 2000, havia 10 mil restaurantes que trabalhavam nesse sistema. Outro dado, este da Associaro Brasileira de Motociclistas, mostra que nos horrios de pico, almoo e jantar, cerca de 30 mil motoqueiros se dedicam a levar a comida dos paulistanos em casa ou no escritrio. Isso sem falar dos que vo a p, de bicicleta e que no esto reunidos em nenhuma associao de classe. Independente dos nmeros, difceis de mensurar, a expanso deste fenmeno tipicamente urbano visvel. Diversos fatores contribuem para que as pessoas evitem sair de casa ou do escritrio. A violncia quotidiana, o trnsito sempre catico, lugares cheios, filas por todos os lados, dificuldade em encontrar vagas para estacionar, a falta de tempo j que as pessoas trabalham cada vez mais, conforto, convenincia, a expanso da internet, a ampliao dos servios e a melhoria de qualidade destes, tudo isso estimula esse mercado. A internet, alis, considerada a grande responsvel pelo crescimento incalculvel, mas constante. Com o aumento do nmero de usurios, a tendncia que surjam ainda mais servios de entrega em domiclio.

Comida e livros
Est sem tempo de levar seu co para tomar banho ou comprar rao para ele? Precisa fazer exames laboratoriais ou tomar vacina? Chamar cabeleireiro, maquiador, manicure e at massagista, ou ainda, um dentista? Comprar, sem tirar o carro da garagem, livros, discos raros, jias, remdios, cosmticos? E que tal receber um Ermenegildo Zegna, ou se for mulher, um Dior, sem sair do escritrio. Tudo acompanhado, claro, de um profissional especializado para fazer eventuais ajustes. E que tal uma paella completa do tradicional e festejado restaurante espanhol Don Curro para aquele jantar romntico decido s pressas. E os vinhos, as flores? Uma infinidade de produtos 24 horas por dia, sete dias por semana, de qualquer lugar. A maior dificuldade encontrar algum produto que no possa ser adquirido por telefone ou pela internet. Com a vantagem adicional de obter preos menores ou, no caso de produtos e servios de luxo, mais salgados, mas que pela comodidade e convenincia valem a pena assim mesmo. O Programa de Administrao de Varejo - PROVAR, da Fundao Instituto de Administrao - FIA, entidade conveniada com a Universidade de So Paulo, realiza estudos sobre o comportamento e hbitos dos consumidores de farmcias e drogarias, dos servios de entregas, das lojas de pneus e autopeas, de supermercados, das lojas de roupas e de material de construo e vrios outros segmentos desde 1994 e concluiu que as vantagens so tantas que j comea a afetar o trfego nas lojas fsicas de muitas empresas. Ainda mais se o meio de compra for o comrcio eletrnico com as vantagens adicionais de ter acesso a uma mirade de produtos, de visualizar os preos antecipadamente e poder compar-los. E uma vez tomada deciso de compra, escolher a forma de pagamento (principalmente cartes de crdito ou boletos bancrios) e decidir a data e hora para a entrega em domiclio. Um estudo recente da empresa especializada em pesquisa de mercado no segmento virtual, e-bit, mostra que os principais consumidores de produtos vendidos na internet so jovens solteiros, pessoas que em geral trabalham fora, no tem tempo para nada e passam o dia

stock.xchng

15

Mercado

diante do computador. Ma o grupo de consumidores virtuais que mais cresce o de homens e mulheres acima dos 50 anos. De acordo com o e-bit, a estria desses compradores virtuais deve provocar uma nova onda de crescimento no setor.

Campeo de vendas
A pesquisa do PROVAR ranqueou os produtos mais pedidos. Alimentos so os campees na preferncia. Das pessoas que utilizam os servios de entregas, 96% das costumam pedir comida por telefone ou pela internet. No segundo lugar do ranking aparecem os remdios, 39% dos adeptos j compraram medicamentos por esse sistema. E em terceiro: livros. O estudo revela que 31% dos paulistanos que usam o sistema delivery compram livros por esses meios. H alguns anos, as pizzarias concentravam as entregas, principalmente nos domingos noite. Hoje, restaurantes sofisticados, como o portugus Antiquarius e o bistr francs Freddy, aderiram moda. O que muda que saem os motociclistas e entram os funcionrios engravatados em vans ou outros veculos. A refeio do Freddy, por exemplo, vai casa do cliente servida em porcelana branca. A demanda por entregas em domiclio tanta que h empresas especializadas em entregar comida de diversos restaurantes. Uma delas a Disk Cook. A empresa foi fundada em So Paulo em 1997 e se expandiu para o Rio de Janeiro dois anos depois. Patrick Signst, scio da empresa, trouxe a idia da cidade norte-americana de Boston, onde existiam empresas especializadas em entregas de vrios estabelecimentos. Hoje a Disk Cook, que unificou o atendimento das duas praas, gerencia e controla a operao de entregas e o atendimento de cem restaurantes, entre eles os classudos Antiquarius, Freddy, Arbia, Don Curro, o fast food Pizza Hut. Juntos os cem estabelecimentos diferentes somam mais de 10 mil itens disponveis para entrega. Os clientes cadastrados recebem mensalmente uma revista, espcie de catlogo, com os produtos oferecidos, as ofertas do ms, e o que a empresa cliente quiser comunicar. S em So Paulo so 30 mil pedidos por ms, entre 15 a 20% feitos pela internet e o restante pelo call-center da empresa, conta Signst. Os campees so as tradicionais pizza e comida rabe, que viajam bem, conta ele.

Sem investimento, sem riscos


Para as empresas, argumenta o empreendedor, ao utilizar-se dos servios da Disk Cook obtm-se um aumento de receita sem risco e sem investimentos. A empresa s precisa contratar ou terceirizar o servio de entrega em si, seja por motoboy ou outro veculo. Se a empresa ainda no disponibiliza delivery, o concorrente com certeza j o faz e ela est perdendo dinheiro. Parece ser verdade j que nem o top dos tops entre os luxuosos e caros restaurantes quiseram ficar fora desta. O Fasano, a maior grife entre os restaurantes de So Paulo, disponibiliza um departamento especificamente para promover jantares e festas na residncia do cliente. Claro que a sofisticao vai junto: o cardpio supervisionado pelo chef responsvel pelas outras cozinhas do grupo e eles levam o que for necessrio, da decorao passando pelos mveis, at os talheres. At a Daslu, o templo do luxo e da sofisticao paulistana, envia peas da alta-costura para entregar na residncia dos clientes. Peas que vo acompanhadas por vendedoras encarregadas de ajudar na hora da escolha. Naturalmente, quem utiliza o servio so pessoas que j conhecem e so conhecidas da loja, que esto acostumadas com o tamanho das grifes e das roupas que lhes caem bem. Mais modestos, outros segmentos tambm disponibilizam comodidade e obtm lucro com o delivery. O grupo Po de Acar foi o pioneiro ao implantar seu supermercado eletrnico em 1995, quando a internet ainda era incipiente no Brasil. Hoje, a rede atende em mdia 25 mil pedidos por ms, dos quais 75% so feitos pela rede - o que comprova o impulso que a internet deu ao segmento. Tem 250 mil clientes cadastrados, nmero que cresce a uma velocidade de 30% ao ano. Outra pioneira foi a Livraria Cultura. Embora tenha inaugurado uma megaloja em maio ltimo, quando completou 60 anos, e pretenda abrir mais trs unidades fsicas at 2008, a empresa no descuida da loja virtual,

16

nem das entregas em domiclio. Desde os anos 1970, a Cultura entregava em casa, nas imediaes da avenida Paulista, para os clientes e pessoas que conheciam o servio. Em 1995, implantou a loja virtual que representa 18% do faturamento de R$ 154 milhes em 2006. S as vendas pela internet, pois quem vai s lojas e no encontra o livro que quer, mas que est no catlogo, pode receber a obra em casa, solicitando-a tambm por telefone. Estes casos so considerados vendas fsicas.

Consumo imediato
Patrick Signst j vendeu mais do que comida com o mesmo conceito do Disk Cook. H algum tempo, sua empresa atendia clientes que vendiam de rao animal a produtos de informtica e eletro-eletrnicos. Desistiu e resolveu focar apenas em alimentos para ganhar em escala, eficincia e obter maior rentabilidade. Do alto dessa experincia, Signst acredita que nem tudo vende bem por internet e por telefone. Para produtos de consumo imediato ou coisas j conhecidas funciona. Com produtos

mais emocionais, que preciso experimentar e comparar, no acredito, diz exemplificando: possvel comprar um computador de mo pela internet, todos os modelos disponveis no mercado so semelhantes, mas comprar um home theater uma experincia muito abstrata. Independente do segmento, a aposta na comodidade das entregas em casa d resultados. O leitor pode at no querer comprar um carro sem antes experiment-lo em um test-drive, mas bom saber que isso possvel. Assim como contar com o conforto e a convenincia de um servio leva-e-traz para mand-lo a um conserto, reviso ou simplesmente uma carona quando inevitvel ficar sem ele.

stock.xchng

17

Ensaio

Vtima ou responsvel?

Deus no castiga a gente. A gente que se castiga pelo que faz.


m uma breve conversa com o vigia de uma instituio, compreendi a sua abrangente viso sobre o sofrimento a que so submetidas as pessoas ao longo da vida. Ele iniciou o dilogo dizendo que sentia dores pelo corpo, e tal fato se devia aos excessos cometidos desde a sua infncia, e que, portanto, pagava hoje pelo que havia feito ontem. Ele assumia calmamente a responsabilidade de seus atos. Acrescentou que no tinha d das pessoas quando as via sofrer porque, segundo o que observou durante os anos, tais aflies dizem respeito ao que cada um tem de pagar pelas coisas feitas. E finalizou, argumentando: Deus no castiga a gente. A gente que se castiga pelo que faz. Em to pouco tempo o vigia sintetizou os seus pensamentos, adquiridos de modo reflexivo. Ali, em minutos, ele apresentou tamanho conhecimento, profundo e consciente, de tudo o que descrevia a respeito dos tormentos experimentados pelo ser humano. Em silncio, formulei uma questo: Afinal, somos vtimas da circunstncia ou responsveis por ela? Sofremos por acaso ou merecemos tal situao? (pelo menos, boa parte dela?!). Pois bem, a idia acerca dos erros cometidos e do conseqente pagamento pela dvida contrada tambm foi apreciada por outros pensadores. Michel de Montaigne (1533-1592), filsofo francs, exps: Tal o efeito maravilhoso e irresistvel da conscincia, obriganos a nos denunciarmos, a combatermo-nos a ns mesmos e, na ausncia de outra testemunha, depe contra ns: servindo ela prpria de carrasco e

Por Armando Correa de Siqueira Neto


fustigando-nos com ltego invisvel. O mal recai em quem o faz. E anteriormente, na Grcia, Epicuro (341-270 a.C.), citado por Montaigne, apontou: O mau no tem onde se esconder, porque no tem certeza de estar escondido, pois que a sua conscincia o denuncia a si prprio: o primeiro castigo do culpado est em no poder absolver-se a seus prprios olhos. A responsabilidade pelos atos ponto comum encontrado em algumas idias convergentes. Por conseguinte, concluo, felizmente, e para a nossa sorte, que a filosofia pode estar presente em qualquer poca e em qualquer lugar! Logo, momento de se pensar honesta e claramente a respeito e se auto-avaliar, verificando os atos cometidos e sofridos, especialmente se h encadeamento (ao e reao), independentemente do tempo entre um fato e outro, pois na natureza as coisas tm o seu tempo de se manifestar. No assim para se colher os frutos daquilo que se plantou? E ainda, na seqncia de tal meditao, sofrer para reparar algo indevido deve ter um objetivo, tal como foi percebido por Scrates (470-399 a.C.): O castigo nos deixa mais prudentes e justos, atuando a justia como a medicina da maldade. Quem sabe no seja justo pagar por algo considerado injusto (aparentemente), uma forma de ampliar a nossa conscincia e nos fazer evitar a repetio de tantos erros, levando-nos a tomar decises mais justas com a devida responsabilidade de quem antev (naturalmente) o que se suceder no porvir? Armando Correa de Siqueira Neto psiclogo e diretor da Self Consultoria em Gesto de Pessoas. professor e mestre em Liderana pela Unisa Business School. Email: selfcursos@uol.com.br

18

Co nsulta Sebrae

Como tratar a Formao de Preos


Se a empresa pretender conceder descontos aos clientes, o ideal que esses descontos estejam previstos nos preos, pois caso contrrio, ao conceder descontos o preo ser insuficiente para suprir suas necessidades.
O preo cobrado na venda de uma unidade de produto ou servio deve ser suficiente para colaborar na satisfao de todas as necessidades da empresa, pois atravs dos preos praticados nas vendas totais que a empresa ir gerar recursos para pagar todas as suas despesas e ainda gerar o lucro desejado. Composio do preo de venda: custo do produto, mercadoria ou servio. Podemos considerar: No caso de empresas comerciais, o valor que custou a mercadoria, por exemplo, o valor pago ao fornecedor e os gastos com fretes para receber tal mercadoria na empresa; No caso de empresas industriais, o quanto consumiu de matrias primas totais no produto at que ele estivesse acabado e o quanto consumiu de mo de obra no produto; No caso de empresas de servios, o material consumido no servio e o total de mo-de-obra consumida;

O
20

Por Rosendo de Souza Jnior

Gastos variveis ou despesas variveis:


So os gastos que comeam a existir quando h venda, ou seja, os gastos sobre as vendas, como os impostos, comisses sobre vendas e gastos com entregas. Gastos fixos ou despesas fixas: so os gastos que existem na empresa independente do volume de vendas. Esses gastos tm uma representao menor no preo de venda quando a empresa tem um maior volume de vendas. Cada unidade vendida dever gerar recursos suficientes para que a empresa possa, ao final do perodo, pagar todas as suas despesas fixas.

desafio de formar e definir preos de venda constante na pequena empresa. A necessidade de ajustes nos preos praticados, para mais ou para menos, atitude presente no dia-a-dia dos empresrios. Seja em funo da prtica dos concorrentes, da exigncia dos consumidores ou do prprio aumento de necessidades, o preo de venda precisa sempre ser revisto, e na medida do possvel, se enquadrar nas novas regras do mercado. Mas ento, o que deve ser considerado na formao de preos?

Margem de lucro lquido desejado: o lucro lquido representa o crescimento do capital da empresa, portanto, trabalhar com margem pequena ou sem margem significa ter um aumento de capital pequeno ou nenhum aumento no caso de margem zero. A definio da margem pretendida depende do ramo de negcio, da prtica dos concorrentes e ainda das expectativas de remunerao do capital investido por parte dos scios. Com essas informaes, a empresa j consegue fazer clculos e chegar a um nmero inicial, o chamado preo base, ou ainda preo vista. Se a empresa decidir cobrar de seus clientes um percentual de juros sobre o valor vendido, esse percentual tambm dever ser considerado como uma necessidade a ser satisfeita. Se a venda realizada para pagamento por meio de carto de crdito ou dbito, h a incidncia de taxas de juros das administradoras de cartes e essas taxas devem ser consideradas uma necessidade a ser satisfeita. Se a empresa pretender conceder descontos aos clientes, o ideal que esses descontos estejam previstos nos preos, pois caso contrrio, ao conceder descontos o preo ser insuficiente para suprir suas necessidades. A concesso de descontos deve ser sempre justificada, como nos casos abaixo: O cliente est adquirindo muitas unidades na mesma compra; A empresa no quer perder a venda para um cliente especial; A empresa quer fechar a venda com um novo cliente com grande potencial; A empresa precisa atingir o seu ponto de equilbrio. Nestas situaes, geralmente a empresa pode conceder descontos e em todas as situaes descritas, muito importante informaes sobre: Qual o preo mnimo pode ser praticado? O preo mnimo deve gerar recursos para que a empresa consiga pagar o custo do prprio produto, as despesas geradas com as vendas e ajude a pagar as despesas fixas. O preo mnimo somente no contemplaria a gerao de lucro. Uma ou outra venda no preo mnimo pode ser feita, porm, passar o ms praticando o preo mnimo no o ideal, pois o lucro no existir. Qual o ponto de equilbrio da empresa, ou seja, o quanto ela precisa alcanar de vendas totais no perodo, para conseguir recursos suficientes para pagar todos os seus gastos, porm, sem gerar lucro? Trabalhar no ponto de equilbrio pode ser aceitvel em um ou outro perodo, mas atravessar o ano nesta situao no recomendvel em virtude da empresa no estar gerando recursos suficientes para o seu crescimento. No caso de conceder descontos para no perder um cliente ou para conquistar um novo cliente, muito importante a

avaliao do cliente. Se h a chance do cliente adquirir outros produtos que ofeream margens maiores, tudo bem, pois a boa margem de ganho na venda de um produto pode compensar a pouca margem de outro produto. Para aqueles clientes que a empresa tem interesse em conquistar, a anlise sobre o potencial de compra futura do referido cliente. Seria como um investimento em um bom cliente. Quanto mais informaes a empresa tiver em ambos os casos, mais segurana ela ter para tomar decises.

Tabela de preos
A dica que a empresa tenha uma tabela de preos, com informaes sobre os preos possveis de serem praticados, nos casos de: Venda vista; Venda prazo; Preo sem desconto; Preo com desconto varivel para ser trabalhado em situaes diferentes; Preo mnimo; Preo com ou sem frete de entrega etc. importante tambm que a empresa tenha informaes cadastrais de clientes especiais. O Sebrae possui cursos sobre esse tema, consultoria e um vasto material didtico no site www.sebraesp.com.br ou em forma de publicaes que podem ser obtidas nos escritrios regionais espalhados por todo o estado de So Paulo. Enfim, tomar decises sobre preo de venda no tarefa fcil, mas h mais segurana quando se tem informaes das prticas da concorrncia, das necessidades dos consumidores, da prtica ou parceria dos fornecedores, e acima de tudo, do controle dos gastos da prpria empresa, pois um aumento nas despesas representar um aumento nas necessidades, o que forar uma reviso nos preos praticados ou na quantidade vendida. Rosendo de Sousa Jnior consultor financeiro de orientao empresarial do SEBRAE - SP

stock.xchng

21

Co mpo rtamento

Eles so o futuro e gastam bem


Paradoxais, individualistas e consumistas. So alguns dos adjetivos que definem (em parte) a gerao que tem hoje entre 18 e 25 anos. Pesquisas, estudos, mais ou menos aprofundados tentam diagnostic-los para depois seduzilos. Alm do velho clich eles so o futuro, so consumidores que gastam nos Estados Unidos US$ 170 bilhes ao ano. No Brasil, estima-se em R$ 30 bilhes o potencial de consumo dos 28 milhes de pessoas nessa faixa etria. Mapear seus gostos e hbitos um esforo que atrai todas as empresas, em qualquer lugar do mundo.

24

Por Rosngela Lotfi

m maro ltimo o The Pew Research Center, um centro de pesquisa com sede em Washington, divulgou um levantamento resultado de vrios anos de investigao, que compe um retrato dos jovens que cresceram mediados por computadores pessoais, internet, celulares e outras engenhocas eletrnicas, cujos pensamentos desde o bero foram influenciados pelo mundo complexo e veloz que a tecnologia engendrou. Jovens, cuja nica certeza so as rpidas e constantes transformaes. O Pew os denominou gerao XY ou nexters (prximos), sucessores da gerao X que eram as pessoas nascidas entre 1965 e 1981, definidos como um grupo de niilistas cnicos e desmotivados que tinham em Beavis e Butt-Head seus cones culturais. A gerao X (nome inspirado nos quadrinhos da Marvel Comics como X-Men) substituiu os baby-boomers, o grupo de pessoas nascidas entre 1943 e 1964, que amadureceram entre a rebeldia, numa era de riqueza fenomenal, ps-guerra fria e do capitalismo selvagem. Descritos como uma tribo indulgente e narcisista que ganhou a alcunha de yuppies, eles aspiravam ganhar seu primeiro milho de dlares antes dos 30 anos, consumiam freneticamente roupas de grifes e tinham a cocana como a droga da moda. Bem descrita pelo jornalista e escritor norte-americano Tom Wolfe em A fogueira das vaidades, os yuppies transformaram as

roupas pretas, as gravatas coloridas e o relgio Rolex em seus cones. Os X preferiam o bermudo e a camisa de flanela.

Os prximos
Agora o mercado publicitrio sada os XY, o grupo nascido entre o meio e o fim dos anos 1980, e que cresceram numa poca de avanos tecnolgicos, globalizao e prosperidade econmica. Mas o que querem e pensam os jovens adultos de hoje? De acordo com pesquisa do The Pew Research Center, eles querem ganhar dinheiro e ser famosos. Indagados sobre os objetivos de vida em sua faixa etria, a maioria dos prximos respondeu que as principais metas de sua gerao so fama e fortuna. Cerca de 80% dizem que as pessoas de sua gerao acreditam que ficar rico o primeiro ou o segundo objetivo mais importante da vida. Cerca da metade afirma que se tornar famoso tambm algo altamente considerado por seus companheiros de gerao. Mas os prximos tambm priorizam a estabilidade social e a famlia. Eles so mais tolerantes em relao a temas sociais como imigrao, racismo e homossexualidade. E a maior parte acredita que o sexo casual, o abuso de lcool e drogas e a violncia so mais freqentes do que h 20 anos. So adeptos da cultura colaborativa representada pelos blogs, pelos dirios on-line, Wikipdia, Google ( o orculo deles), YouTube, Orkut, Flogs E esto preparados para deflagrar uma revoluo social baseada na rede de relaes pessoais e colaborao de idias fortalecida pela internet. So otimistas, menos idealistas e esto mais satisfeitos com as oportunidades de educao e trabalho que recebem (isso nos EUA!). Outra caracterstica essencial dessa gerao o conceito de mundo que possui, desapegado das fronteiras geogrficas. Para eles, a globalizao no foi um valor adquirido no meio da vida a um custo elevado. Aprenderam a conviver com ela j na infncia.

das caixas de som do iPod. Tocadores de MP3, alis, so extenses do prprio corpo. No concebem o planeta sem computador, celular e outras traquitanas eletrnicas. As mudanas e a velocidade delas so naturais, e no despertam nos jovens adultos a ansiedade que causa aos mais maduros. Eles se relacionam bem com muitos estmulos mas tm dificuldade de focar a ateno em nica fonte. Para eles difcil prestar ateno a uma aula normal de 50 minutos, o que dificulta o aprendizado. A maior parte admite que perde o controle do nmero de horas que passa na internet. Passam noites acordados, dormem mais tarde do que deveriam, deixam de fazer algumas atividades para ficar diante do computador. So, de fato, permeados por tecnologia mas isso benfico.

Tendncia superficialidade
Acomodados. Parte dessa gerao, quando instigada a escolher uma caracterstica que a define, se auto-intitula acomodada. O mesmo trao de comportamento apontado pelos jovens norte-americanos: 80% dos pesquisados pelo Pew acreditam que as ferramentas tecnolgicas tornam as pessoas mais preguiosas. So menos ansiosos em relao aos avanos mas no imunes. Outro levantamento realizado para a editora Abril pela consultoria gacha especializada em comportamento jovem, Box 1824, denominada Os novos consumidores e realizada com 750 jovens das classes A e B, em So Paulo, Rio de Janeiro e Ribeiro Preto, aponta jovens apressados, ansiosos por novidades, preocupados com o bem-estar, mas que sofrem com o excesso de informaes com as quais bombardeado constantemente. Segundo Rony Rodrigues, scio da consultoria, o estudo mostra que o jovem est atordoado e no sabe o que fazer com a grande quantidade de informaes que recebe: no tem tempo e nem sabe como selecion-las. Logo, ele precisa de referncias, marcas confiveis, que ajudem a filtrar o mundo. O jovem hoje mais factual do que reflexivo, com tendncia superficialidade, j que uma pessoa muito atarefada, com uma agenda intensa, o que gera grande ansiedade em todos, diz Rodrigues.

Este jovem brasileiro


No Brasil tambm h instituies e pessoas preocupadas em caracterizar essa gerao. Um desses estudiosos do comportamento o psiquiatra Jairo Bouer, referncia em sade e comportamento jovem. H quase um ano, Bouer idealizou e coordena a pesquisa Este jovem brasileiro, em parceria com o Portal Educacional para saber o que pensa e como se comportam os jovens das escolas particulares brasileiras. O projeto j pesquisou 6.500 estudantes, de 54 escolas em 17 estados. O levantamento no tem a pretenso de ser uma pesquisa cientfica, o que exigiria controles mais especficos, mas identifica valores e atitudes dessa gerao. Segundo Bouer, internet, tecnologia, fazem parte da vida desses jovens. Eles tm o que chamamos ateno flutuante, conseguem interagir com vrias coisas ao mesmo tempo, agora! Zapeiam de um canal para outro na televiso, navegam na internet, falam ao telefone ou no Skype, trocam mensagens no MSM, enquanto ouvem msica, presumivelmente, sada

Otimistas mas preocupados


Em comum com seus contemporneos estadunidenses os jovens adultos brasileiros so otimistas em relao ao prprio futuro. Aproximadamente 86% dos entrevistados acreditam que se estudarem e batalharem vo melhorar de vida daqui a dez anos. Para Jairo Bouer, dentro dessa populao heterognea a preocupao comum s classes altas e s mais baixas. Os jovens de classe mdia e mdia alta temem no conseguir oportunidades de trabalho que, de alguma forma, faam com que consigam manter ou aumentar seu padro de consumo atual. Eles querem um trabalho que os faa chegar l. Por padro de consumo entenda-se no apenas a compra de produtos e servios, mas tambm status social e a permanncia naquela casta social. Para os mais pobres, continua Bouer, a preocupao a de no arranjar um trabalho que possibilite alcanar

25

Co mpo rtamento
deles. Mas isso no parece vacinar ningum contra esse tipo de atitude. Eles tm certa intolerncia contra negros, gays e contra pessoas mais pobres, nesta ordem de importncia. Bouer conta que quando a pesquisa foi idealizada j havia a expectativa de encontrar incongruncias entre o que dizem e como se comportam; seus valores versus suas atitudes.

normal ter um preconceito ou outro


O valor da idia que os jovens tm de si muitas vezes no combina com as atitudes. quase como se o jovem tivesse uma leitura politicamente correta dele mesmo, dizendo aquilo que acha bacana ser dito. O resultado mostra uma gerao idealizada, influenciada pelo que aprendem, mas que esbarra em estruturas tradicionais, arcaicas como os valores da famlia, o machismo. Alm disso, sofrem presso do grupo em que esto inseridos. Querem ser aceitos e no discriminados por determinadas atitudes. Eles adotam a postura desse grupo. H muitas coisas entre valores e atitudes, mas isso compreensvel, comenta o psiquiatra. Outros resultados sobre o mesmo tema corroboram esta afirmao: 90% disseram que nunca se sentiram obrigados a adotar um discurso mais preconceituoso por presso do grupo, 84% namorariam algum de outra raa ou grupo social e quase 95% no terminariam esse namoro por presso do grupo de amigos. J quando a famlia entra na jogada, esse relacionamento poderia acabar para 21% dos jovens, o que mostra o poder de influncia que pode vir de casa nessa fase da vida. Mostra tambm que ter um preconceito ou outro no significa, para muitos jovens, considerar-se preconceituoso. H tolerncia com algumas formas de discriminao, um espao para um pouquinho de preconceito, desde que outras formas de discriminao possam ser evitadas ou at combatidas. Assim, um garoto branco, por exemplo, poderia namorar uma garota negra, mesmo que sua turma no o apoiasse, mas, no outro extremo, poderia se incomodar ou at mesmo se afastar de um amigo que se revelasse gay. um grande paradoxo.

alguma estabilidade econmica e financeira. Eles esto angustiados com o futuro. Tm conscincia que mesmo os mais privilegiados podem no conseguir alcanar suas aspiraes por no terem oportunidades de estudo e trabalho condizentes, diz o psiquiatra, e completa: Se conseguirem conciliar o que gostam (ou gostariam) de fazer com o que fazem, melhor. Se no, optaro pelo caminho que lhes parecer mais adequado para ganhar dinheiro, conquistar ascenso social e financeira. bvio que no esto satisfeitos com as oportunidades que tm na vida.

Valores X Atitudes
Ao comparar os estudos, o norte-americano e a segunda fase do brasileiro, em que se buscou identificar os valores e atitudes dos jovens em relao a assuntos como poltica, meio ambiente, honestidade, preconceitos, individualismo, as diferenas so ntidas. Segundo o Pew Research, 50% dos prximos entrevistados dizem apoiar o casamento entre homossexuais e aceitam o casamento inter-racial. J entre os jovens brasileiros, 82% no se consideram preconceituosos. Metade declara: nada a ver ter preconceitos. As afirmaes, no entanto, no resistem a uma investigao mais profunda. Um quarto acha que ter um ou outro preconceito inevitvel; 32% tentariam fazer um amigo preconceituoso mudar de idia; 26% se incomodariam em ter vizinhos gays; 40% no gostariam ou se afastariam do melhor amigo se ele dissesse que homossexual. Jairo Bouer observa que esse nmero mais acentuado entre os meninos, 58% deles no gostariam ou se afastariam do amigo, enquanto, entre as meninas, apenas 17% teriam esse comportamento. Em contrapartida, 40% disseram que j foram vtimas de algum tipo de preconceito! Esse deveria ser um motivo a mais para evit-los, j que qualquer pessoa pode ser vtima

E mais paradoxos
Em relao a assuntos como poltica, meio ambiente, honestidade, individualismo, as incoerncias tambm so visveis e inquietantes. Oitenta e seis por cento dos entrevistados no se consideram violentos ou agressivos, mas mais de 50% assumiram que j bateram em algum; 94% j xingaram uma pessoa e cerca de 30% j sofreram algum tipo de agresso fsica, e nos meninos, esse nmero chega a 42%. Comportamentos violentos como bater, agredir por meio de palavras no se caracteriza para os jovens como uma forma de agressividade. Bato em algum que me ofendeu ou que estava me perturbando, mas isso no faz de mim uma pessoa agressiva. Mas, ser que essa j no uma forma extrema de lidar com um conflito? O que caracterizaria algum como uma pessoa violenta?, questiona Bouer.

26

Quando o assunto a preocupao com o meio ambiente, 80% dizem que se preocupam com o tema, 90% acreditam que as pessoas poderiam se envolver mais nessa questo ou concordam que os acontecimentos atuais so absurdos. Na prtica: 80% no reparam se vem algum jogando lixo na rua. Dos entrevistados, 87% j jogaram lixo na rua, embora mais de 75% afirmem que preferem guard-lo na mochila ou no bolso ou, ainda, procurar uma lixeira. S 31% se sentem culpados quando jogam lixo na rua, e 11% chegam a voltar para recolh-lo. Economizar gua, esse bem que caminha para se tornar escasso, nem pensar: 64% assumem que tomam banhos demorados, mas 76% dizem fechar a torneira enquanto escovam os dentes.

Poltica, tica
O que pensa o futuro da Nao sobre poltica, tica, honestidade? Mais de 90% se consideram honestos, porm... 42% passariam por cima de princpios para chegar l; 35% no devolveriam troco que recebessem a mais; 29% no devolveriam uma carteira achada na rua; 64%, mesmo afirmando no comprar, por princpio, ingressos de cambistas, negociariam com eles em caso de um show imperdvel. Bouer ressalta que para quase 30% dos jovens, a honestidade o item que mais influenciaria na escolha do seu candidato nas eleies. Em meio s sucessivas crises polticas que o Brasil, vira e mexe, atravessa, a questo da honestidade e dos princpios fica prejudicada quando o interesse pessoal est em jogo. Aqui, novamente parece haver uma certa dose de tolerncia com alguns comportamentos, que no geral no interferem com a imagem que o jovem tem de si mesmo em relao sua honestidade. Assim, ficar com uma carteira achada na rua, no devolver o troco que foi dado a mais, comprar ingresso de cambista, passar por cima dos princpios, tudo admissvel em algumas circunstncias, observa Bouer. A lei de Gerson para quem tem menos de 30 anos e no se lembra, Gerson foi um jogador de futebol, integrou a Seleo Brasileira e, quando era permitido, fez um comercial de cigarro com o bordo: O negcio levar vantagem em tudo, certo? um trao do carter nacional do brasileiro, independente da gerao, ao menos, quando o interesse pessoal est em jogo. Quase 90% dos entrevistados no votaram nas ltimas eleies, mas 70% acreditam no poder do voto. Segundo Jairo Bouer, se entendermos poltica do modo tradicional, como poltica partidria, preocupao com a manuteno do estado democrtico, ento os jovens no so politizados, pois j receberam isso pronto. Ao contrrio das duas ltimas geraes, essa no tem uma bandeira de luta coletiva. Se pensarmos de modo mais amplo, a poltica como ferramenta de reduo das desigualdades sociais, reduo da violncia, no impacto na vida quotidiana, a sim, eles so mais motivados a participar, analisa.

Jairo Bouer, psiquiatra


Divulgao

Eles tm preocupaes pessoais quanto ao futuro: 30% dos jovens mostram preocupao com a violncia e 80% apontam a violncia como o grande problema do Brasil, embora esse resultado possa ser influenciado pela questo da segurana individual 45% j foram vtimas de furto, roubo, assalto ou seqestro.

A no religio, o voluntariado e o individualismo


Entre os jovens norte-americanos, 20% dizem no ter afiliao religiosa, isto , so agnsticos ou ateus. E apenas 4% afirmam que a busca pela espiritualidade um objetivo importante para essa gerao. Para Bouer, a maior parte dos jovens brasileiros no professa nenhuma religio e est afastada das questes espirituais. O mesmo acontece com a atuao social, atravs do terceiro setor. Os mais pobres, alm da inquietao com o futuro, se mobilizam de alguma forma, participam de projetos sociais, de ONGs, de projetos de rede ou de organizaes polticas como partidos e grmios, mas so uma minoria. J os mais privilegiados, se atuam no terceiro setor por demanda da escola. Via de regra, no querem participar. Esta

27

Co mpo rtamento

constatao revela mais uma expresso que classifica os jovens atualmente: individualista. Quando solicitados, em uma questo, a escolher as trs palavras (entre oito opes) que melhor definem o jovem hoje, individualista uma das mais citadas; 34% dos jovens se dizem individualistas. Entre as caractersticas pesquisadas que poderiam ter uma conotao mais negativa, ela a mais alta. O espao de casa, com os avanos da tecnologia, torna-se cada vez mais convidativo para viagens individuais. O prprio computador o exemplo tpico de um aparelho de uso pessoal. No de se estranhar que o jovem, em uma fase da vida em que busca respostas prprias, feche-se mais ainda em seu quarto. Sem grandes participaes sociais ou interesses polticos, as prioridades so basicamente as individuais e, mesmo em relao aos amigos, pode prevalecer o interesse prprio, afirma Bouer. Para muitos jovens, ser individualista no necessariamente uma coisa ruim ou esse conceito se confunde com indivduo valorizado, independente, com autonomia.

Consumistas
Outra caracterstica que aparece muito e que melhor define essa gerao: so consumistas. O consumo tem papel importante na vida desses jovens, diz Jairo Bouer. Mas no s comprar, consumir, usufruir, consumo como atributo de independncia, de status social. Eles se relacionam com produtos e marcas que so valorizadas pelo grupo. A influncia da imagem e dos atributos da marca so importantes e valorizadas pelo jovem. Alm disso, se h um ponto em que essa gerao se diferencia das anteriores o valor que os jovens do ao design. Mais do que qualquer outra gerao, tm uma noo avanada, quase congnita, do desenho de produtos. Como tm a sensao de que tudo acelerado, os jovens, diz Rodrigues, da Box 1824, participam de dois movimentos no consumo: primeiro, a vontade de consumir uma linha inteira de produtos e no um s. Um exemplo disso que as lojas no tm mais duas colees de moda por ano: tm vrias, criaram at as chamadas micro colees. Outro exemplo: a iPod mal lana um modelo e ele vira febre entre os adolescentes. Com isso, lana vrios filhotes do aparelho, com outros adicionais:

iPod com memria gigante, iPod com foto, iPod com vdeo. O segundo movimento dessa tendncia: o desejo de consumir mais interessante do que o usufruto do produto em si. Algumas empresas j perceberam que precisam manter esse ciclo do desejo do consumidor aceso o tempo todo. um desafio de criao para as prprias empresas. No vale criar qualquer coisa. Esse novo consumidor exigente e desconfiado, at pelo excesso de informao que recebe. Com a acelerao das mudanas na sociedade, existe no jovem uma nsia e uma tentativa de experimentar tudo, sem se prender a crenas ou estilos. Nesse sentido, ser cada vez mais rara a fidelidade a uma marca, diz Rodrigues. Para Jairo, os jovens se ligam nos atributos da marca, mas no do importncia se a empresa que produz aquilo social e ambientalmente correta. Eles no ligam se a Nike, por exemplo, [no o caso] utiliza mo-de-obra escrava ou infantil, se produz na Coria pagando salrios baixssimos ou se detona o meio ambiente.

Sero melhores
Se o amanh ser melhor impossvel prever. O jovem est mais atento ao mundo pela quantidade de informao que recebe, mais criativo e so filhos de uma gerao que teve uma formao melhor. Eles tm pais mais liberais, tm preconceitos mas menos que as geraes anteriores, menos tabus e estigmas. Eles tm mais recursos para serem mais ticos. No quer dizer que sero. Para Jairo Bouer, os ingredientes esto colocados. Com o crescimento e o amadurecimento, os jovens tero mais poder de exercer suas crenas e valores. Como todas as geraes, vo crescer e olhar mais para si e menos para o grupo e, assim, devem entender o papel que podem exercer na mudana da sociedade. Isso demanda tempo, experincia e reflexo. Tero muito trabalho de aprimoramento pela frente.

28

Motivao

Crises
podem ser evitadas com administrao de tempo e assertividade
Por Vera Martins

Ao primeiro sinal de presso, de ansiedade e de crise, no desande a correr nem se agite. Pare, pense e reflita. Avalie a situao e organize suas atividades, fazendo uma coisa de cada vez. E, se for o caso, pare tudo e faa uma caminhada. Troque a adrenalina por uma dose de endorfina. Seu sangue e seu corpo ficaro gratos.

E
30

stamos em pleno sculo 21, era do conhecimento, da tecnologia e das mudanas rpidas. A atualizao a palavra de ordem. Por outro lado, a presso e a correria do dia-a-dia acabam envolvendo as pessoas de tal forma que a grande maioria fica beira de um esgotamento. A falta de tempo e a sensao de incapacidade so indcios de que algo precisa ser ajustado. As pessoas que vivem em constante agitao fsica e mental, freqentemente se deparam com imprevistos, trabalham at mais tarde para cumprir todos os compromissos e, geralmente, terminam o dia tensas e estressadas. Estas pessoas certamente precisam administrar melhor o seu tempo, distribuir a ateno entre os diversos papis (profissional, familiar, educacional e diverso) e, principalmente, ser assertivas. Mas, o que ser assertivo? Basicamente a capacidade de negociar seus limites consigo mesmo. encarar

definitivamente o problema da falta de tempo para viver, sorrir para as pessoas queridas, ouvir msica, assistir a um filme, fazer uma caminhada ou ler um bom livro. Observe que a assertividade est intimamente relacionada com a capacidade de administrar bem o tempo. Mais do que regras e princpios, a administrao do tempo uma postura, uma atitude de viver o presente sem perder o senso e a perspectiva do futuro. Muitas vezes as pessoas gastam seu tempo em atividades pouco produtivas como forma de aliviar tenses e ansiedades decorrentes das presses do trabalho. A procrastinao um dos recursos mais comuns. A execuo de atividades sem importncia tambm uma alternativa para fugir de algo mais importante e que causa tenso. A pessoa que adota a assertividade e a administrao de tempo como prioridades consegue: Ser clara e concisa em suas relaes, evidenciando conscientemente o seu posicionamento; Dizer sim ou no quando necessrio, defendendo seus direitos quando apropriado;

Expressar seus sentimentos; Ajudar a si prpria a desenvolver sua autoconfiana, melhorando sua auto-estima; Escolher o rumo que deseja dar a uma situao; Mudar seu prprio comportamento, quando este for inadequado; Pedir aos outros para mudar comportamentos inadequados; Assumir a responsabilidade pela prpria vida e seus relacionamentos. Infelizmente, ao tentar fugir das grandes responsabilidades a pessoa provoca frustrao, tenso e ansiedade. Entra num crculo vicioso que a afasta dos objetivos principais. muito importante evitar que a crise tome conta e a leve a perder o controle de sua prpria vida. Os efeitos do estresse constante podem ser desastrosos para a performance tanto pessoal quanto profissional. Somente uma reavaliao consciente dos hbitos e rotinas e a deciso de fazer o que deve ser feito, no momento certo, podem combater os efeitos desastrosos da falta de administrao de tempo e da assertividade. Veja abaixo as reas atingidas e as conseqncias da ausncia dessas competncias: Percepo: perde na freqncia, na amplitude e atrapalha na tomada de decises. Viso global: perde a percepo do todo, atingindo a atividade gerencial de planejamento estratgico e administrao do tempo. Capacidade de auto-expresso: perde no relacionamento humano, na liderana e na espontaneidade. Capacidade de concentrao: atrapalha a anlise e tomada de decises. Tempo de reao: atinge o processo decisrio porque o raciocnio fica lento. Humor/irritabilidade: baixa compreenso emptica, atingindo a habilidade de negociao interpessoal. Criatividade: fica totalmente comprometida. possvel desenvolver a capacidade assertiva. O primeiro passo no perder tempo com lamentaes. Concentre-se no problema, considere e avalie as alternativas, pense antes de agir, encare a crise como desafio e administre sua ansiedade antes que ela predomine em sua mente e suas emoes. Para que voc consiga atingir esse nvel de comportamento necessrio tomar conscincia dos seguintes aspectos: Reconhea que a ansiedade resultado, muitas vezes, das presses e no do trabalho; Identifique e entenda as presses que esto causando a ansiedade. A ansiedade induz a mecanismos de defesa e fuga que levam ao desperdcio do seu tempo; Aprenda a controlar a sua ansiedade atravs de uma disciplina de trabalho, com clara definio de objetivos e concentrao nas prioridades; Concilie e balanceie suas necessidades de curto prazo com suas necessidades de longo prazo, usando os esforos na proporo correta.

Ao primeiro sinal de presso, de ansiedade e de crise, no desande a correr nem se agite. Pare, pense e reflita. Avalie a situao e organize suas atividades, fazendo uma coisa de cada vez. E, se for o caso, pare tudo e faa uma caminhada. Troque a adrenalina por uma dose de endorfina. Seu sangue e seu corpo ficaro gratos. Mas, para que isso seja possvel necessrio algum esforo. Observe e pratique algumas dicas importantes que podem ajud-lo a organizar melhor o seu tempo: E-mails: cheque sempre o assunto antes de abrir um e-mail. Coloque os menos urgentes em pastas separadas. Mantenha dois endereos eletrnicos: um pessoal e outro para assuntos de trabalho. Procure substituir uma ligao por um e-mail para evitar m interpretao e ter tudo registrado. Reunies: tenha uma pauta definida para reunies e procure levar todo o material necessrio. Faa encontros com todos os funcionrios s no caso de informaes gerais. Do contrrio, convoque apenas os que tm interesse direto no assunto. Pautas novas devem ser anotadas para discusso posterior. Tarefas: por ordem de prioridade, faa um planejamento dirio das tarefas que devem ser realizadas no dia. Estipule o tempo previsto para cada atividade. Em caso de atividades mais longas, determine uma data-limite para a concluso. O ideal deixar buracos na agenda para imprevistos. Postura: saiba dizer no quando for preciso, desde que use argumentos. Nunca aceite tarefas que voc sabe que no ter condies de cumprir no prazo estipulado. Papis e documentos: elimine os papis desnecessrios sobre a mesa de trabalho e nas gavetas, para no deixar que o acmulo prejudique seu rendimento e faa com que voc perca prazos importantes. Secretria eletrnica: sempre que tiver de deixar recado em uma secretria eletrnica, adiante o assunto. Quando a pessoa retornar a ligao saber do que se trata e agilizar o trabalho de ambos. Telefonemas: faa uma lista das ligaes que devem ser realizadas no dia e v respondendo aos telefonemas na medida do possvel para no acumular ligaes para o outro dia. Nas conversas telefnicas seja objetivo e conciso. Mude sua vida! Seja Assertivo!
Vera Martins pedagoga, mestre em Comunicao e Mercado e consultora especialista em treinamento e desenvolvimento de pessoas no ambiente organizacional. autora do livro Seja Assertivo! e co-autora do livro Comunicao e Mercado Mestrado na Csper Lbero: orientao e Resultado.

31

A Passeio

fotos: stock.xchng

Barcelona, capital do Mediterrneo


Barcelona foi fundada h mais de 2 mil anos sobre a costa mediterrnea, perto da Frana, no noroeste da Pennsula Ibrica. Desde ento tem sido a tradicional porta da Espanha, pois por ela entraram romanos, rabes e cristos, alm de muitas outras culturas que deram origem ao orgulhoso, simptico e empreendedor povo catalo. Toda essa histria pode ser vista andando pela cidade; pelo seu bairro gtico construdo sobre as runas romanas, pela regio modernista erguida pelos industriais catales no incio do sculo XX, que encomendaram manses a arquitetos geniais como Gaudi, mas principalmente pelo simples prazer de estar em uma cidade organizada, planejada, fcil de entender, de se localizar, de se movimentar, e o melhor de tudo: com uma gastronomia que hoje considerada a primeira do mundo, muitas praias, pouca chuva, muito sol, e uma temperatura de primavera na maior parte do ano.
Silvia Bella

30

or essas e muitas outras razes, Barcelona tem atrado mais e mais visitantes, especialmente os que vm a negcios ou convenes. impressionante o nmero de congressos que hospeda, e a cada dia novas empresas trocam as cidades onde habitualmente realizavam suas convenes por Barcelona. Para isso, a prefeitura absolutamente flexvel. possvel fazer tudo na cidade. Todos os logradouros pblicos praas, monumentos, palcios, museus, jardins e at as ruas podem ser utilizados para eventos corporativos. Capazes de reunir milhares de pessoas, somam-se aos espaos j imensos do Anel Olmpico, fazendo com que Barcelona seja atualmente a capital europia do mundo corporativo. Da Casa de les Punxes um edifcio modernista de 1905, com aparncia medieval e certa influncia nrdica, especfico para pequenas reunies ou decises de cpula ao Autdromo, tudo pode ser alugado na cidade e personalizado para o seu evento. Portanto, se pretende passar umas frias por l, planeje-se bem; no raro no h apartamentos disponveis na cidade. E olha que so muitos: com 271

hotis de vrias categorias, mas todos referendados pelo Barcelona Turisme Convention Bureau , existem quase 26 mil apartamentos ou 50 mil camas! Barcelona um exemplo de cidade. Uma cidade que tem sido referncia para outras, inclusive So Paulo, de como recuperar a qualidade de vida, a segurana, a personalidade, a beleza, a cidadania, enfim. E esse projeto de renovao comea com o comprometimento de todos. Hoje, os barceloneses so assim. Todos, indistintamente todos, esto empenhados em receber o turista como um rei. Do diretor de um hotel ao guarda de trnsito, no h quem se negue a dar uma informao ou a orientar o turista com preciso e um sorriso no rosto. E a cidade est feita para o turista. O transporte bom, basta lembrar que o aeroporto foi totalmente reconstrudo em 1992 por ocasio dos Jogos Olmpicos e fica a apenas 12 quilmetros da cidade. Recentemente ganhou uma terceira pista e est prestes a inaugurar um novo terminal. O trem de alta velocidade TALGO uma opo fantstica para deslocar-se a Madrid, Paris, Berna, Genebra, Zurich e Milo. O porto de Barcelona ocupa a primeira posio na Europa e a 11 no mundo em nmero de passageiros de cruzeiros. O bonde voltou a funcionar em 2004, j que um meio acessvel, rpido, confortvel e ecolgico, uma preocupao de primeira ordem na cidade mais arborizada da Espanha. Tambm por essa razo, Barcelona tem j 50 quilmetros de ciclovias e o transporte em bicicleta incentivado pela prefeitura que coloca vrias bikes disposio dos habitantes ao custo simblico de 6 euros ao ano. O metr tem seis linhas que percorrem um total de 87 quilmetros atravs de 123 estaes e h mais de mil nibus, dos quais 70% esto adaptados para deficientes fsicos. Alis, h toda uma estrutura na cidade para atender aos deficientes fsicos. Uma pessoa em cadeira de rodas, por exemplo, pode ir tomar um banho de mar sozinha, graas a rampas especiais que comeam no calado e chegam at o oceano. Ah, sim, todas as praias urbanas

podem ser freqentadas. So limpas, tm chuveiros, banheiros, vestirios e toda as facilidades para que as pessoas no percam sequer um raio de sol. Quase sempre movimentadas, so uma atrao parte, porque mesmo no sendo mais uma novidade, o topless, hbito de dcadas entre os europeus, especialmente os do Mediterrneo, costuma deixar os brasileiros boquiabertos. Que coisa!

Boa demais para se viver


O melhor de Barcelona estar em Barcelona, quer dizer, ficar passeando, parando de tanto em tanto para tomar uma taa de cava e comer uma tapas. Depois entrar em uma doceira e pedir um caf espresso, j que junto vem o biscoitinho, um almendrado ou similar igualmente

stock.xchng

31

A Passeio
Canaletes, cuja gua, dizem os mais antigos, se for bebida obriga o visitante a voltar a Barcelona (Garanta o seu retorno a essa maravilhosa cidade beba logo uns dois litros!). O trecho que vai da Igreja de Santa Anna, obra romnica do sculo XII, a Portaferrisa o da chamada Rambla dels Estudis, assim conhecida porque onde ficava o Estudi General ou a Universidade Medieval. A parte mais prxima de Portaferrisa o espao do Mercado dos Pssaros. No passeio do lado esquerdo est o Palau Moja, do sculo XVII, de um austero barroco. Logo do outro lado da Rambla, fica a igreja barroca de Betlem (sculo XVIIXVIII). Entrando pela rua do Carme chega-se ao Hospital de la Santa Creu (sculo XV-XVI), edifcio gtico com uma elegante estrutura de naves de arcos apontados, um claustro impressionante e um belo ptio de estilo toscano; o edifcio sede da Biblioteca de Catalunya. A parte que vai da rua do Carme do Hospital um passeio ladeado por pltanos e por isso conhecido como Rambla de ls Flors (Rambla de las Flores), mesmo porque, est cheio de postos de floristas. O seu monumento mais suntuoso o Palau de la Virreina, um edifcio do

32

fantstico. Em seguida, para variar um pouco, voc pode contemplar o mar diretamente da murada que isola o calado ou sentar em um dos bares e assistir ao melhor espetculo do mundo: os outros. Agora, se voc est disposto mesmo, pode dar uma caminhada ou ir de bicicleta ou de patins, beirando o Mediterrneo, indo do Porto Olmpico ao Porto Ldico ou vice-versa, naturalmente, dando umas paradinhas para repor as energias, com outra taa de cava e mais umas tapas... e por a vai. Porm, por mais relaxante, prazeroso e divertido que seja ficar toa em Barcelona, o desejo de ver toda aquela arte e cultura nos chama, e mesmo os mais folgados no vo hesitar em visitar boa parte do que a cidade tem para aumentar o seu conhecimento. Mesmo porque, tudo relativamente perto e muitos passeios podem ser feitos de bicicleta. Uma delcia. o caso da Cidade Velha ou Centro Histrico, que consiste em quatro bairros: a Barceloneta, o Centro Antigo, o Gtico e o Raval. A idia comear o passeio pelas runas romanas situadas embaixo do Museo de Historia de la Ciudad e seguir pela Plaza Del Rei, depois, a Catedral, o Sal Del Tinell, la Generalitat, el Ayuntamiento, a magnfica igreja de Santa Maria del Mar, o melhor exemplo do gtico catalo (sc. XIV), e o hoje ampliado Museu Picasso. Com esta caminhada, o visitante ter percorrido 2 mil anos de Histria em puro encantamento. Do outro lado das famosas

Ramblas, prximo ao Mercado de la Boquera, est a regio de Raval, totalmente reurbanizada, cruzada por imponentes avenidas e rodeada por vrios estabelecimentos culturais no entorno do Museu dArt Contemporani de Barcelona (Macba) e o Centre de Cultura Contempornia de Barcelona (CCVB), ambos imperativos para arquitetos, artistas plsticos ou simplesmente apreciadores de arte. Neste city tour devese contemplar ainda o Gran Teatro Del Liceo, a emblemtica esttua de Coln (Cristvo Colombo), a majestosa catedral Gtica e a igreja de Santa Maria Del Pi.

A Rambla
Mundialmente conhecidas, comentadas e admiradas, Las Ramblas de Barcelona renem um misto de coisas interessantes: inmeros bares e restaurantes, lojas sofisticadas, comrcios antigos, joalheiras, hotis tradicionais, templos e monumentos histricos, gente extica, artistas (entre eles, as esttuas humanas), floristas e comerciantes vendendo animais. So sete diferentes trechos de uma s rua, diferenciados por suas particularidades, que vale a pena serem percorridos, pois unem diverso e cultura a um s tempo. A parte superior a Rambla de Canaletes com a fonte

stock.xchng

sculo XVIII, de estilo muito prximo ao Lus XIV, hoje centro municipal de exposies. Porm, o espao mais marcante desse trecho o Mercado de la Boquera, onde alm de poder comer e beber divinamente, h um sem fim de postos de hortalias, carnes e peixe. Em seguida, h um pequeno alargamento do Pla de la Boquera. A sua parte central est coberta por um pavimento de Joan Miro, de 1970. Continuando, segue-se pela Rambla dels Caputxins. Descendo direita, est o Hotel Oriente, que ocupa o edifcio do antigo Colegio de Sant Bonaventua (sculo XVII) e que conserva a estrutura do convento com o seu claustro. Um pouco mais abaixo, est a rua Nou de la Rambla, onde se encontra o Palau Gell, de Gaud, declarado Patrimnio da Humanidade. direita, abre-se a Plaza Reial, um retngulo com arcadas de meados do sculo XIX, ladeado por edifcios de linhas simples. Os candeeiros so de autoria de Gaud quando jovem. A praa conserva lojas em que parece que o tempo parou; a mais original LHerbolari Del Rei, um herbanrio no estilo da poca romntica, com vitrais exteriores de tipo neogtico. O Pla Del Teatre o seguinte trecho e tem

esse nome por se ter construdo ali, no sculo XVI, o primeiro teatro da cidade. Na praa h um monumento a Frederic Soler, fundador do teatro catalo moderno. No passeio da esquerda, encontra-se o Teatre Principal, um edifcio barroco recuperado como teatro. A parte inferior a Rambla de Santa Mnica, grande avenida sem rvores. No passeio da direita, num casaro do sculo XVII esto a igreja Paroquial de Santa Mnica, de simples exterior mas com um notvel claustro barroco e o Centre dArt Santa Mnica, espao para a arte e a cultura. esquerda, o Palau March, edifcio de austero classicismo do sculo XVIII, sede do Departamento de Cultura de la Generalitat e centro de exposies. Neste setor h um pequeno mercado de artesanato aos finais de semana.

Gaud, o visionrio
Todo mundo sabe quem foi Gaud, porque todo mundo reconhece uma obra de Gaud. Talvez nenhum outro artista modernista tenha deixado uma marca to forte, to caracterstica, to pessoal e to louca, a ponto de ser reconhecido, mesmo pelos que no gostam de sua arte, como um gnio absoluto.

Barcelona se orgulha muito de Gaud. E tem todo o direito, porque a cidade a cidade de Gaud. sua expresso mxima. O interessante que as obras de Gaud e dos outros arquitetos do Modernismo Espanhol foram erguidas, no incio do sculo XX, sobre o traado racional do engenheiro Cerd, que planejou a cidade em 1856. As duas arquiteturas combinam esplendidamente. As ruas da regio do Ensanche (crescimento urbano e regio escolhida pela burguesia catal para erguer suas manses, a maioria delas assinadas por Gaudi) apresentam numerosos exemplos dessa arquitetura de formas exuberantes, cuja marca registrada mesmo a do clebre arquiteto catalo Antoni Gaud, ainda que as mos de Domenech i Montaner tenham deixado suas impresses igualmente revolucionrias em obras como o Palau de la Msica Catalana e no Hospital de Sant Pau. O mesmo se pode dizer dos mestres Puig i Cadafalch, Jujol e outros modernistas. Mas com Gaud que nos emocionamos ao ver, em outros pontos da cidade, seu universo mgico: o no terminado templo

33

A Passeio
mas com a engenharia, a razo lgica de cada detalhe existir para o conforto das pessoas no futuro.

A Barcelona ps Olimpadas
Quem visitou Barcelona antes e depois das Olimpadas testemunha da grande mudana que a cidade sofreu. Barcelona sempre foi linda, majestosa, divertida e mais rica se comparada s demais provncias espanholas, mas hoje, pode-se dizer sem medo de errar que Barcelona uma das cidades mais bonitas da Europa e certamente est entre as cinco melhores cidades do continente, talvez do mundo, para se viver. Os catales foram extremamente competentes ao realizar as obras para as Olimpadas de 1992 e mais eficientes ainda ao preserv-las, amplilas e melhor-las nos anos seguintes, respeitando o urbanismo, a histria, a tradio e a cidadania. Quem visita Barcelona hoje v que a cidade vive olhando o mar, e foram justamente os Jogos Olmpicos que permitiram a reconstruo de sua orla martima, que se estende por quatro quilmetros de praias, como dissemos, todas freqentveis. O Parque de Montjuc, ao sul, o ponto que abriga o

34

da Sagrada Famlia, a Casa Mil - La Pedrera, a Casa Batll, o Parque Gell e o Palcio Gell. A Casa Mil La Pedrera mais uma obra emblemtica de Gaud. Foi construda entre 1906 e 1912 e hoje abriga a sede do Centre Cultural Caixa Catalunya. Da mesma forma, o Palau Gell e o Parque Gell merecem ser vistos, pois foram construdos sob encomenda do Conde Eusbio Gell e revelam toda a genialidade de Gaudi. O primeiro um edifcio onde o gnio manifesta sua atrevida forma de trabalhar o espao. O interior tem uma extraordinria riqueza de detalhes e recentemente o Palcio ganhou alguns mveis originais. J o Parque Gell, desenhado pelo arquiteto no incio do sculo XX seguindo o modelo de cidade-jardim, foi transformado mais tarde em parque pblico. As salas so espetaculares. Uma delas, a Sala Hipstila, circular, coberta por colunas de estilo drico e decoradas com a sua tpica ornamentao. Mas certamente a Casa Batll, a obra mais espetacular de Gaud. Antiga residncia da famlia Batll, foi construda entre 1904 e 1906, tem seis andares e mais de 2 mil metros quadrados. Revela toda a excentricidade e genialidade do

arquiteto. um ponto de referncia para o Modernismo, j que prope uma riqueza de detalhes, mas de uma funcionalidade e praticidade impressionantes. Tal o conforto, a modernidade da Casa Battl que hoje ela utilizada para todo tipo de evento. A obra encanta por seu desenho extico: a fachada reflete as ondas de um mar calmo e a cada sala, a cada andar que o visitante vai subindo se surpreende no s com o desenho, as cores, as formas arredondadas sempre em movimento,

chamado Anel Olmpico, a Villa Olmpica, com seu espetacular mirante que permite uma viso completa da orla. No porto est o novo World Trade Center e as Ramblas, sim, as velhas Ramblas cresceram e chegaram at l, prolongando-se sobre o mar em Maremagnum, permitindo um trottoirs interminvel. Nesta alegre orla, tambm se encontra o famoso Aqurium e as praias recuperadas da tpica Barceloneta. Para quem no sabe, a Barceloneta era o antigo bairro dos pescadores. Ao contrrio de hoje, naquele tempo eram os mais pobres que moravam perto do mar (as pessoas de posses preferiam os altos), mas a Barceloneta sempre reuniu bons restaurantes e muito boa gente. Essa tradio permanece. Apesar do conforto de hoje, os antigos moradores hoje prsperos donos de restaurantes, em sua maioria - continuam cultivando velhos e divertidos hbitos, como o de chamar em alto e bom som desde a rua o nome do dono do apartamento que se quer visitar, ainda que tenham tocado o interfone. Nos velhos tempos, no havia campainha, muito menos porteiros, ento era comum a visita chamar o seu nome da rua e voc, l do segundo ou terceiro andar, abrir a porta
stock.xchng

do prdio atravs de um engenhoso sistema de cordas que destrancava a porta principal para a pessoa subir. Hoje tocamos o interfone, mas continuamos gritando o nome da pessoa que viemos visitar do mesmo jeito, conta a simptica proprietria de um dos restaurantes da regio.

As montanhas
Mas voltando ao sul, a Montjuc, a montanha urbana (fica a poucos minutos da Plaza Espaa), cujo castelo testemunha do passado blico da cidade, foi reinterpretada no sculo XX para a felicidade de todos. L se encontram os espetaculares Palcio de Sant Jordi (pavilho esportivo), o Museo Nacional de Arte de Catalunya, a Fuente Mgica e seu ballet noturno de gua e o Pueblo Espaol. O Poble (pueblo) Espaol , como se diz no Brasil, uma graa. Muito antes de Walt Disney ter inventado a famosa atrao Small World, na Fantasy Land, em Orlando, em 1929 foi construdo para a Exposio Internacional daquele ano, o Pueblo Espaol, um recinto aparentemente amuralhado que rene mltiplas reprodues da arquitetura regional espanhola. Num espao relativamente reduzido sucedem-se recantos tpicos

de Castilla, Andaluzia, Galizia, Aragn etc, alm de diversas oficinas de artesanato e o Museu d Arts, Industries i Tradicions Populars. Nos ltimos anos, o local passou a ser um dos points noturnos mais procurados da cidade, j que est inserido em meio natureza e rene uma srie de atividades culturais interessantes. Outra montanha mgica, Montserrat, simboliza junto com El Peneds dois plos da personalidade catal: a espiritual e a festiva. Montserrat uma impressionante formao rochosa, que foi sendo arredondada, teve suas formas suavizadas pelo passar do tempo, pela inclemncia da chuva e do vento. considerada a montanha sagrada dos catales porque l que est a imagem original da virgem negra, a Virgem de Montserrat. Por outro lado, El Peneds a regio produtora da tradicional cava (caverna), o equivalente ao champagne francs, e de outros vinhos, brancos e tintos. Por isso, vincolas tradicionais como a Codornu esto nessa regio. A histria da cava Codornu remonta ao Sculo XVI, quando Jaume Codornu, um proprietrio de vinhedos comeou a elaborao de vinhos. a histria de uma empresa genuinamente familiar, repleta de riscos, reveses e sucessos.

35

A Passeio

Onde ficar
Como dissemos, os hotis, de todos os nveis, so exemplares em Barcelona. A lista grande e todos oferecem particularidades que encantam os visitantes. ENTRE OS 5 ESTRELAS, POR EXEMPLO, VALE A PENA CONHECER OS:

AB Skipper
Av. Del Litoral, 10 (wwwhotelabskipper.com).
Novssimo, elegante, discreto e aconchegante. A gastronomia o carro chefe e comea logo cedo com um fartssimo cafda-manh, extremamente sofisticado. No por outra razo, o hotel tem no comando chefs renomados que preparam refeies deslumbrantes para os hspedes e os no hspedes. Se tiver o prazer de cruzar com o simptico diretor de Vendas e Marketing, Nicolau Gruart, no deixe de trocar uma idia sobre cozinha. Ele no s um bom gourmet como bom cozinheiro e d dicas timas at para o dia-a-dia. No AB Skipper voc se sente em casa.

Arts Barcelona
Carrer de la Marina, 19-21 (www.hotelartsbarcelona.com)
um hotel do GrupoRitz-Carlton e oferece apartamentos super luxo com uma vista espetacular sobre a cidade e o mar Mediterrneo. Tem, como todos os hotis dessa categoria, uma gastronomia de primeirssima linha com quatro restaurantes e um fantstico spa. No deixe de contemplar, horas a fio, se ningum o mover de l, os esplndidos vasos com gernios que do o toque mediterrneo, com inquestionvel elegncia, ao requintado acabamento do hotel.

Hoje, sob o comando da 17 gerao, as aes permanecem nas mos dos herdeiros de sangue e a empresa administrada de maneira profissional. Isto , os parentes que l trabalham so comprovadamente capacitados para as funes que desempenham e recebem salrio. A vincola Codornu produz 27 milhes de garrafas por ano, das quais 25% destinam-se exportao.

Casa Fuster
Paseo de Grcia, 132 (www.hotelscenter.es)
Uma das avenidas mais lindas e charmosas da cidade, uma atrao por si s. Pois trata-se de um monumento restaurado com a competncia que a arquitetura catal no se cansa de mostrar ao mundo. O edifcio de 1908, de estilo modernista, patrimnio da Humanidade, obra do famoso Llus Domnech i Montaner. Alm disso, o restaurante Galax mais que um restaurante uma experincia culinria, isso sem considerar o Caf Viens, cuja sofisticao traz tona as grandes tertlias intelectuais de pocas passadas com personalidades das mais diversas. No ms que vem, por exemplo, quem l vai se apresentar a banda de jazz de Woody Allen e, provavelmente, ele prprio far uma apario por l.

frente do seu tempo


A nica filha e herdeira de Jaume Codornu, Anna Codornu (que d nome a uma recente e especial variedade de cava) casou-se com outro produtor de vinho, Miquel Ravents e desde ento a famlia Ravents tem mantido o negcio, com o nome Codornu, uma marca mundialmente conhecida. Em 1872, Josep Ravents Fatj, o ento presidente do Can (casa) Codornu comea a elaborar cava. Durante trs anos ele fez experincias para obter a sofisticada bebida sem o apoio dos pais, que estavam bastante satisfeitos com a produo de vinho normal. Josep contou apenas com a ajuda financeira de uma irm, mas o empenho valeu a pena. Em 1872 ele elaborou a primeira garrafa de cava e mesmo tendo morrido jovem, seu filho, Manuel Ravents, seguiu seus passos e decidiu que a famlia produziria apenas cava. Viajou para a Frana a fim de aperfeioar seus conhecimentos, mas enquanto isso, uma praga dizimou as videiras deixando arrasado o solo de Peneds. Em 1885, foram arrancadas todas as plantas que restaram e plantadas cepas americanas, imunes praga. Foi nesse mesmo ano que o arrojado empresrio decidiu comear a construo das cavas (adegas) em Sant Sadurn DAnoia, encomendando o trabalho a outro homem arrojado, o arquiteto modernista, Josep Puig i Cadafalch. As obras duraram 20 anos, mas o resultado magnfico e pode ser visitado. O projeto arquitetnico divino, assim como os jardins que rodeiam a casa da famlia, tambm de estilo modernista mediterrneo. Pois este conjunto de edifcios fica sobre cinco andares subterrneos, o equivalente a 30 quilmetros de extenso, onde a cava fica descansando. A famlia Ravents mantm ainda um museu com mquinas centenrias, desenvolvidas com engenhosidade pelos antepassados, e uma parte das adegas permanece em seu estado original, ou seja, apenas uma gruta, uma caverna (cava), com a terra

Claris
Pau Claris, 150 (www.derbyhotels.com)
um palcio: o Palcio Vedruna e sua senhorial fachada do sculo XIX. Tambm no Paseo de Grcia, a localizao perfeita. A gastronomia tambm excelente e para os apreciadores de arte, o hotel tem ainda mais um motivo para ser visitado: o incrvel acervo de peas arqueolgicas e antiguidades. So mais de 400, espalhadas em halls, salas e nos apartamentos.

Majestic
tambm no Paseo de Grcia, 60 (www.majestichotelgroup.com)
O Majestic existe desde 1918 e est totalmente restaurado. O Bar sua principal atrao e ponto de encontro de intelectuais e gente bonita. O charme e a qualidade dos petiscos do bar s podem ser comparados aos dois restaurantes, sendo que um deles, o Drolma est entre os melhores do mundo.

Rey Juan Carlos I


Av. Diagonal, 661-671 (www.hrjuancarlos.com)
de alto luxo. O Rey Juan Carlos I est situado na principal avenida de Barcelona, no centro empresarial. Tem um dos melhores spa do mundo, 2.500 metros de jardins e uma das vistas panormica da cidade e do mar mais bonitas.

36

J entre a imensa lista dos 4 estrelas, a escolha ainda mais difcil. Geralmente procurados para sediar convenes, seminrios e reunies, esta categoria de hotis tem inmeras facilidades e uma infinidade de salas polivalentes. O atendimento perfeito e o servio impecvel. O charmoso Hotel 1898 tem uma caracterstica imbatvel. Fica nas Ramblas La Rambla,109 (www.nnhotels.es), isto , no corao da cidade. Possui um magnfico spa e chef renomado em seu restaurante, alm de biblioteca e uma bela piscina no ltimo andar. E apenas para citar mais alguns: AC Diplomatic, Pau Claris, 122 (www.ac-hotels.com); Hotel Alexandra, Mallorca,251 (www.hotel-alexandra.com); Barcel Hotel Sants, Pl Dels Paisos Catalans, s/n (www.bchoteles.com); Hotel Barcelona Catedral, C,Capellans, 4 (www.barcelonacatedral.com); Hotel Coln, Avinguda Catedral, 7 (www.hotelcolon.es); Expo Hotel Barcelona, Mallorca,1-23 (expogrupo.com).

Onde comprar
Por sua Histria e seus artistas arrojados, Barcelona considerada uma das cidades que rene os melhores designers e estilistas do mundo. Nela se encontram butiques exclusivas, que exibem roupas, calados e jias inusitadas e ao mesmo tempo sofisticadas. no Paseo de Grcia e em toda a regio conhecida como Ensanche que ficam a maioria das lojas. O calado Portal Del Angel e a avenida da Diagonal renem as marcas jovens mais conhecidas. J, na Plaza de Espaa esto as grandes lojas de departamentos, como El Corte Ingls e a FNAC. A moda de vanguarda, por sua vez, pode ser encontrada nas regies de Born e Raval, especialmente no entorno do CCCB, assim como na rua Aviny. No entanto, comprar em euros algo a considerar, por isso, uma das grandes sacadas de Barcelona so os outlets, como se sabe, grandes shoppings que renem marcas famosas que oferecem basicamente as colees passadas a preos bem convidativos. uma tentao, porque, afinal de contas, um Versace, por mais extico que seja, acaba sendo um clssico, e se assim considerado, um investimento. O La Roca Village (08430 La Roca Del Valls) um desses outlets e para a loucura dos brasileiros rene marcas como Puma, Burberry, Camper, Colcci, Calvin Klein Jeans, La Perla, Loewe, Plo Ralph Lauren, Tommy Hilfiger, Versace, Zegna e muitas outras. So 100 lojas com preos at 60% menores. fcil de chegar, pois todo mundo o conhece est a caminho da Costa Brava, entre Barcelona e Girona , a entrada gratuita e tem uma poro de cafs e um restaurante tpico catalo. Uma visita obrigatria at para os menos consumistas. L voc tambm encontrar lojas de vinho, chocolates e souvenirs, mas no bairro Gtico, no centro histrico onde esto as lojas de artesanato, como a conhecida Art Escudellers, que tem galeria e espao para a degustao. Nas Ramblas tambm se encontram todo tipo de lembrancinhas e para quem gosta de visitar um mercado, vale a pena passar umas duas horas no Mercado de la Boqueria, onde um sem fim de especiarias e produtos do Mediterrneo azeites extra virgem, embutidos, mariscos variados, anchovas em lata, turres, frutas secas etc podem ser comprados a bom preo para dar de presente aos amigos. S no se esquea de despachar as garrafas (lquidos) na mala.

Onde comer
J faz algum tempo que Barcelona e os chefes catales, espalhados pelo mundo, esto no pdio da gastronomia. E o bom de estar em Barcelona que voc pode desfrutar desse prazer sem sair da cidade, provando, pelo menos, 11 restaurantes indicados pelo Guia Michelin como os melhores do planeta. O conhecidssimo Botafumeiro, Mayor de Gracia, 81 (wwwbotafumeiro.es) e seu chefe Moncho Neira, que adora o Brasil e desfila pelas Escolas de Samba cariocas, esto entre os preferidos dos turistas. Tem a melhor seleo de frutos do mar e as carnes gallegas mais selecionadas. H tambm o fantstico Can Travi Nou, Final C/ Jorge Manrique, s/n (www.gruptravi.com), uma casa rstica, tpica do sculo XVII, rodeada de jardins. A decorao, o aconchego e a caracterstica familiar combinam perfeitamente com a irrepreensvel comida mediterrnea. Vale a pena conhecer. Can Cortada, Av. De LEstatut de Catalunya, s/n (www.gruptravi.com), tambm nos faz voltar no tempo. um antigo castelo do sculo XI, totalmente restaurado e muito bem localizado. Assim como a Can Travi Nou, o Can Cortada rodeado de maravilhosos jardins e a decorao, esmerada. Se for primavera ou vero e voc chegar mais cedo, pea para ficar no Comedor de Verano, ao ar livre. El Cangrejo Loco, Moll de Gregal, 29-30 Port Olmpic (www.elcangrejoloco.com) um famosos restaurante situado no Porto Olmpico com um terrao majestoso que permite uma viso estupenda do mar. At mesmo as salas priv tem vista para o Mediterrneo, o que o torna um dos mais procurados. Como o nome sugere, a cozinha base de peixe, frutos do mar e as derivaes fantsticas que se podem fazer com esses produtos maravilhosos, entre elas o arroz. Tpica cozinha catal. La Gavina, Pl. Pau Vila, 1 Palau de Mar Por Vell (www.lagavina-rte.com) um local delicioso. L voc pode ficar horas a fio, porque tem na sua frente o calado por onde transitam as pessoas mais interessantes e, naqueles momentos, mais felizes do planeta. Desde o restaurante voc tambm pode ver o mar, naturalmente, e os incontveis jet skis, caiaques e outras embarcaes que do um colorido especial ao porto velho. O forte da casa so as entradas - as tapas - e os saborosos pratos tpicos do mediterrneo como peixe ao forno, macarro, caldeiradas e diversas especialidades de arroz. Outro restaurante bastante caracterstico de Barcelona o Xalet de Montjuc, Miramar, 31 (www.grupotravi.com). L tambm possvel desfrutar de uma excelente cozinha mediterrnea e uma vista esplndida do mar, j que todo o local rodeado por terraos. A decorao esmerada e elegante. Mas se voc est a fim apenas de comer uma poro de vrias pores de tapas, obviamente no pode deixar de ir ao Tapas Bar como recomenda o empresrio Dado Guio, nesta matria, no espao A Barcelona que eu vi. O Tapas Bar fica no Moll DEspanya, s/n Local 1 (www.maremagnum@paradis.es), no chamado Porto Ldico, onde se concentram restaurantes, bares e muita diverso.

37

A Passeio

A BARCELONA QUE EU VI
Muitas cidades numa s
Por Dado Guio
Estive em Barcelona, pela primeira vez, em 1990. Trabalhando na rea de marketing do Banco Nacional, fui convidado a acompanhar Ayrton Senna, nosso patrocinado, no Grande Prmio da Espanha daquele ano. ramos dois casais: meu diretor na poca Jorge Yazigi e sua esposa Adriana, minha mulher Andra e eu. Depois de um dia cheio de atividades, fomos at o Hotel Ritz para pegar as credenciais com o Ayrton. Estvamos vontade, tipo jeans e tnis, mas fomos gentilmente conduzidos pelo recepcionista ao bar do subsolo, pois os convidados para uma festa black tie estavam chegando naquele momento. Logicamente no ramos convidados, e confesso, infelizmente daquela vez no deu para dar um miguelito, mas deu muita vontade! Alm da emoo de compartilhar a estada com o nosso campeo, fiquei fascinado pela cidade, que na realidade so muitas cidades numa s: a Barcelona das Ramblas, ladeada por quiosques de livros, jornais, pssaros e peixes, tendo a seu lado o Mercado da Boqueria, onde se misturam odores e sabores da Europa e frica; a Barcelona da Cidade Antiga, bairro medieval de ruelas pequenas, livrarias antigas e sua majestosa catedral, restaurada pela Volkswagen; a Barcelona da gastronomia, excelente em todas suas manifestaes, desde os pequenos restaurantes de arroz de polvo cozido em sua prpria tinta prato tpico -, s tapas do Tapas Tapas, no Passeig de Graa, com sua variedade estonteante, aos restaurantes famosos, como o Siete Puertas, o Botafumeiro, o refinado Talaia del Mar e o charmosssimo Les Caracoles. Sem falar dos lanches do Museo del Jamn! H tambm a Barcelona do Pueblo Espaol, conjunto de casas tpicas de todas as regies do pas, onde um udio visual nos ensina que Barcelona foi sede de um grande imprio, o Catalo, abrangendo parte da Espanha e da Frana, bero do primeiro Parlamento do mundo (ao contrrio do que se pensa, no foi a Inglaterra que inventou o sistema parlamentar!), que lanou seus tentculos pelo Mediterrneo e que por 79 anos, o catalo foi a lngua oficial da Grcia conquistada! Barcelona das artes, de Pablo Casals, Joan Mir, com suas canes e obras em museus e espalhadas pela cidade; de Puig Cadafalchi e Gaudi. Ah! Gaudi, gnio nico, que pintou a cidade com suas casas originais, de cores inexistentes, das excentricidades do Parque Guel e da obra prima a Catedral da Sagrada Famlia, em construo h mais de 150 anos, como as catedrais medievais. Diante dela, ficamos calados, ofuscados pelo conjunto, que lembra camadas de areia sobrepostas apontando para o cu, alm da profuso de detalhes que de qualquer ponto que sejam vistos, nos surpreendem. A Barcelona moderna, que comeou sua reconstruo nos anos 1930, com o Palau Nacional e seu conjunto de fontes e se superou com as obras para as Olimpadas em 1992, resgatando um setor velho, o Port Veil, hoje pontilhado de edifcios, marinas, onde se ancora uma gigantesca baleia de metal. A Barcelona da lngua catal, to difcil de entender, mas faclima de ler, pois originria do provenal, parece-se muito com a portuguesa, com seus cs cedilhas e seu jota no aspirado. Voltei vrias vezes a Barcelona, inclusive para visitar a fbrica da Seat em Martorel. Lembro-me de ficar impressionado, porque aquilo parecia qualquer coisa, menos uma fabrica de automveis! A cada nova visita, quanto mais a conheo, percebo que tem sempre muito mais para se conhecer e viver em Barcelona. E sei, que logo, logo estarei l de novo. Ah, sim, uma ltima recomendao: se voc ainda no foi, no deixe de ir a uma tourada. O espetculo, apesar de triste, fascinante.
VW Santa Emlia, Ribeiro Preto - SP

mostra. Alm dessa visita cultural e histrica, o convidado pode fazer uma degustao com os produtos Codornu, acompanhado pelo sommelier da empresa. Certamente, a melhor parte da visita. Para manter a qualidade que a fez conhecida internacionalmente, a Casa Codornu planta, colhe e processa suas prprias uvas, conta com uma variada gama de produtos, e continua sendo pioneira na introduo de novas variedades, entre elas, a cava Anna de Codornu, o primeiro espumante que incorporou Chardonnay ao seu coupage e o inovador Pinot Noir Brut, a primeira cava rosada, elaborada exclusivamente com a variedade de uvas Pinot Noir. Simplesmente irresistvel.

38

A jornalista viajou a convite do Barcelona Turisme Convention Bureau, do Centro Oficial de Turismo Espanhol, Ibria e da Maring Turismo-Central de Eventos.

Freio Solto

Padaria no reza missa, igreja no vende po


O Estado deveria ser laico, mas no , ou ento no cederia imposio da maioria religiosa minoria atia.

Por Joel Leite

padaria uma das poucas instituies que resistem heroicamente globalizao. Ela se modernizou, novos produtos passaram a ser comercializados, mas no geral as mudanas no foram significativas nesses anos de transformaes radicais nos costumes. Se um sujeito dormisse um sono profundo em 1970 e acordasse hoje no saberia como comprar alimento. Onde esto as quitandas? E os aougues? Procuraria sem sucesso pelas ruas um corte de casimira ou de linho. Mas reconheceria uma padaria sem dificuldade. Viva, o pozinho no sucumbiu ps-modernidade! Aprendi na padaria um pensamento que me recorreu nesse momento em que a Igreja Catlica se exaspera nas atribuies que imagina ter na sociedade. Eu era ainda menino quando li um recado colado ao vidro do caixa da padaria: Fizemos um acordo com o gerente do banco: ns no trocamos cheque, eles no vendem po. Ri muito e entendei o recado para os clientes que viviam trocando cheques no comrcio, o que era comum na poca. O papa Bento XVI no teria entendido o recado. A Igreja talvez seja a instituio que mais se mete nos problemas alheios, tem a pretenso de falar em nome de todos os homens, sejam ou no catlicos, sejam ou no cristos, sejam ou no religiosos. A visita de Joseph Ratzinger ao Brasil mostrou isso com clareza. A Igreja Catlica interfere na sociedade civil e tem a desfaatez de impor a todos aos de outras religies, aos no crentes, aos ateus os seus preceitos. De um lado, fala de liberdade, bondade, democracia; do outro, oprime, desmanda e impe seus dogmas. A Igreja tem o direito de impor a seus seguidores condutas que considera adequadas: obedincia s normas religiosas e at comportamento social, mas inadmissvel a ao da Igreja em relao a toda sociedade, independentemente de credo.

A Igreja Catlica decidiu que fazer sexo por prazer proibido e quer estender essa norma para toda a sociedade. Mesmo em relao aos seus seguidores, nesse caso a Igreja comete um pecado mortal (s para usar do mesmo veneno), pois condena milhares de mulheres, maioria catlica, a morrerem na mesa de uma clnica clandestina fazendo aborto. uma imposio inadmissvel para quem prega a liberdade. Uma instituio que fala em bondade deve no apenas cuidar dos seus valores, mas aceitar a diferena, respeitar os que pensam de forma diferente. Mas no. A Igreja quer impor o seu iderio para todos, sejam catlicos, crentes, ateus. A descrio, nas notas de real, da expresso Deus Seja Louvado uma agresso a quem no aceita Deus. O Estado deveria ser laico, mas no , ou ento no cederia imposio da maioria religiosa minoria atia. Acho que todos tm o direito de pregar a sua tese, de fazer valer seus preceitos, mas nunca impor sua vontade aos que no concordam com ela. O catlico deve se precaver de sexo, faz-lo somente para a procriao, nunca por prazer. Deve repudiar qualquer forma do que chama de interrupo da vida, portanto rejeitar o aborto. Camisinha no! coisa do diabo: e morrer de AIDS? O Papa e a liderana catlica tm todo o direito e dever de impor tudo isso ao seu rebanho, mas antes de tudo deve respeitar quem no concorda com isso. Cada um deve ficar na sua. O governo deveria fazer com a Igreja o mesmo acordo que a padaria fez com o banco: O governo no reza missa e a Igreja no interfere nos assuntos governamentais.
Joel Leite jornalista, formado pela Fundao Csper Lbero, com psgraduao em Semitica, Comunicao Visual e Meio Ambiente. Diretor da Agncia AutoInforme, assina colunas em jornais, revistas, rdio, TV e internet. No tem nenhum livro editado e nunca ganhou nenhum prmio de jornalismo. Nem se inscreveu.

39

No v idades
Fim da confuso de fios
Flats TVs no so mais novidade, mas os fabricantes no cansam de lanar novos modelos para manter o mercado aquecido e o desejo do consumidor latente. As vendas mundiais de TVs de plasma cresceram 95% no segundo trimestre deste ano em relao ao mesmo perodo de 2006 e j detm participao de 5% no mercado mundial de televisores. A Philips Electronics, lder desse segmento, traz para o Brasil mais uma, a Black Crystal, nos tamanhos 32, 37 e 42 polegadas. Como diz o nome, tem gabinete preto o que traz modernidade e sofisticao ao ambiente e praticidade no uso. O modelo, cujo desenho foi premiado no International Forum Design (IF Awards 2007), vai alm da aparncia e utiliza vidro e no plstico - o que aumenta sua durabilidade. Para o consumidor brasileiro, um atrativo a mais: ela est pronta para a mudana da era analgica digital com os aparelhos aptos para receber sinais de alta definio HDTV, DVD Blu-ray ou HD-DVD. O monitor tem mais linhas e pixels, recursos para a reproduo de som que incrementa os efeitos de Surround sem a necessidade de caixas acsticas traseiras extras, entrada para PC e entrada HDMI e conexo digital de alta definio, que elimina a converso de sinal analgico. Uma das principais vantagens desta conexo substituir os cabos e conectores que fazem as ligaes de udio e vdeo entre uma TV e um aparelho de DVD, por exemplo, por apenas um cabo conector, acabando com a confuso de fios e melhorando o desempenho dos aparelhos.
Preo sugerido: 32 = R$ 3.999,00; 37 = R$ 4.999,00; 42 = R$ 5.999,00. Onde encontrar: www.philips.com.br

Espresso com design


Definitivamente o caf espresso no melhor estilo italiano tem conquistado os brasileiros. Cafeterias chiques e charmosas incentivam o hbito de degustar cafs gourmet, o que fez o consumo interno crescer trs vezes mais do que a mdia mundial, s no ano passado. Com isso, no s as cafeterias de grife chegam por aqui mas tambm mquinas de espresso, como esta, toda estilosa, da Casa Bugatti, com o sugestivo nome de Diva. Com esta macchina, a gua completamente extrada do filtro e descarregada para o tanque recuperador, por isso, cada caf feito com a gua vinda diretamente do sistema de aquecimento, que trabalha com a presso (12 Bars) e temperatura corretas para extrair o melhor do caf. O desenho cnico prioriza o aproveitamento de espao e faz com que o calor se concentre na parte superior da mquina, para manter o cachimbo seco e a temperatura correta. Utiliza caf em p ou sache e serve uma ou duas doses.
Preo sugerido: R$ 4.798,00 Onde encontrar: Glosh 011 3081-2847

A mais alta resoluo


Mais um membro da famlia de cmeras digitais Cyber-shot da Sony chega ao Brasil. O modelo DSC-N2 tem 10.1 mega pixels de resoluo, a mais alta de toda a linha, permite fotos com qualidade quase profissional. Compacta, a Cyber-shot DSC-N2, tem design slim e cor champanhe aliada tecnologia da marca como uma tela de LCD de trs polegadas touch panel, possibilitando que, com apenas um toque, o usurio encontre as funes que deseja e visualize melhor as imagens clicadas. A cmera tem ainda um monte de funes e recursos como zoom ptico e digital, lentes Carl Zeiss Vario Tessar, 25MB de memria interna, alta sensibilidade - o que reduz o efeito borrado em ambientes de pouca luminosidade - e Clear Photo Plus, que limita o rudo das imagens, minimizando os riscos de fotos manchadas ou granuladas, entre muitos outros.

40

Preo sugerido: R$ 2.099,00 Onde encontrar: www.sonystyle.com.br e lojas especializadas

Liv ro s&Afins

Divertido e inteligente
Conversa de Elevador
Escrito como uma conversa direta com o leitor, o livro Conversa de Elevador - Uma frmula de Sucesso para sua carreira oferece uma frmula de sucesso diferente das que so usadas ou consultadas nos livros de auto-ajuda. Segundo o autor Silvio Celestino, administrador de empresas com ps-graduao em Marketing pela Fundao Getlio Vargas (So Paulo) e vice-presidente da Federao Internacional de Coaches, Chapter - So Paulo, o que todos buscam na vida o sucesso, seja ele profissional ou pessoal e a pergunta mais usada nesses casos como fazer para alcan-lo? Na maioria das vezes, a estratgia empregada como resposta baseia-se em trabalhar de 12 at 16 horas dirias. Se todo esse esforo valesse a pena, v l. Acontece que bancar o super-heri no garantia de sucesso pra ningum, diz ele. Conversa de Elevador explica todas as aes que envolvem essa nova frmula do sucesso, como por exemplo, o estudo, a alfabetizao financeira, o preparo psicolgico e outros, e no que est fundamentada, alm de apresentar situaes em que ela foi ou poderia ter sido aplicada. O autor preocupa-se com o contedo do profissional, da sua nfase em sugerir caminhos para o desenvolvimento humano, que representam 70% do livro. Em sua viso, o desenvolvimento humano deve ser a base para o marketing pessoal, que por sua vez conduz ao sucesso.Trata-se de uma abordagem mais profunda e consciente que a de outros autores, que tratam o marketing pessoal meramente como um conjunto de comportamentos e atitudes que visam dar ao profissional uma embalagem atraente. Outro diferencial deste trabalho a discusso sobre a importncia de pessoas influentes e capazes de criar oportunidades de sucesso para o leitor - as quais o autor chamou de pessoas de grande credibilidade. o ltimo elo que leva ao grande objetivo do Marketing Pessoal: transformar o prprio leitor em uma pessoa de grande credibilidade e preparada para assumir posies relevantes nas empresas, nos governos e no mundo.
Conversa de Elevador Autor: Silvio Celestino Pginas: 192 Preo sugerido: R$ 29.90 Editora: Sedna

Para concorrer com os blockbusters Homem-aranha 3, Piratas do Caribe e outros que invadiram as salas de cinema neste inverno, a opo a comdia romntica Totalmente Apaixonados. O cenrio Nova York, que desempenha um papel central no filme; a histria sofisticada e inteligente, mostra como os homens conseguem ser bobos, e como eles so to diferentes das mulheres na forma de pensar e como lidam com os relacionamentos ntimos, seja ele namoro ou casamento. O filme aborda o cotidiano de dois casais, quatro personagens em suas surpreendentes e hilrias buscas por amor em paralelo s suas carreiras, famlias, infidelidades e a louca busca por uma vaga para estacionar em Manhattan. Como trata de encontros e desencontros, o enredo, embora com boas tiradas, no consegue escapar do bvio. A surpresa fica por conta de Julianne Moore (de As Horas, Longe do Paraso, A Cor de um Crime), reconhecida por suas atuaes dramticas, desempenhando com competncia um papel cmico. Escrito e dirigido pelo tambm novaiorquino Bart Freundlich (marido de Moore), Totalmente Apaixonados traz um elenco de primeira linha: David Duchovny (Reflexos da Amizade), Julianne Moore (Leis da Atrao), Billy Grudup (Quase Famosos) e Maggie Gyllenhaal (Secretria).
Estreou nos cinemas dia 7 de junho Distribuio: Imagem Filmes

41

Vinhos & Videiras


aromas delicados. A proporo de cada uva na composio do vinho base, determinada pelos diferentes produtores, dar a personalidade das diferentes cavas. Nos dias de hoje, a legislao est mais flexvel e podemos encontrar cavas que possuem uvas como a Chardonnay e a Pinot Noir em sua composio. Tambm encontramos interessantes exemplares de cavas rosados, produzidos com uvas autctones da Espanha, em especial a Garnacha e a Monastrel. A Cava produzida em diferentes locais da Espanha, concentrando-se na regio do Peneds, na cidade de Saint Sadurni dAnoia. O tempo mnimo de permanncia nas cavas subterrneas (da o nome CAVA), em contato com as leveduras de 9 meses. Para as cavas denominadas Reserva, o tempo de 18 meses e para as Gran Reserva nada menos que 30 meses. Estas ltimas apresentam forte carter de leveduras e aromas tostados, o que as torna quase indistinguveis dos vinhos espumantes de Champagne. Um aspecto que no pode deixar de ser lembrado que as cavas normalmente apresentam excepcional relao preo x qualidade, sendo excelente alternativa em termos de vinhos espumantes. As cavas de boa qualidade exibem espumatizao perfeita, grande frescor, bom corpo e aromas inspiradores.
Arthur Azevedo, consultor de vinhos, presidente da ABS-SP , editor da revista Wine Style e do website Artwine (www.artwine.com.br)

excelncia em espumantes

Cava,

na Espanha

Por Arthur Azevedo

riado para ser uma resposta ao champanhe francs, a Cava um vinho espumante que vem conquistando cada vez mais seu espao em todo o mundo. Quando Joseph Ravents, em 1872 (saiba mais na seo A Passeio) pensou pela primeira vez em produzir um vinho espumante de alta qualidade, tinha em mente o modelo vindo da Frana: trs uvas, mtodo tradicional (segunda fermentao em garrafa), longa permanncia em contato com as leveduras, estilo austero e elegante. A receita foi seguida risca e o resultado, simplesmente brilhante. As uvas escolhidas, todas brancas e naturais da Espanha, foram Macabeu (ou Viura), Xarel-lo e Parellada, cada uma contribuindo com suas caractersticas prprias para o sucesso do produto. Assim, a Macabeu entra com a fruta, a Xarel-lo com a potncia e o corpo e a Parellada com a maciez e

Mesa Posta

Receiturio Histrico de Apcio


Por Isabel Caldeira

42

hegamos terceira etapa do nosso percurso para conhecer a gastronomia da Antigidade, na Civilizao Ocidental, iniciado nas duas edies anteriores e agora j na era do domnio romano, segundo a obra A canja do Imperador, de J. A. Dias Lopes. O gastrnomo romano Marco Gavio Apcio viveu no Sculo I da nossa era e legou-nos o mais importante receiturio escrito no Imprio Romano: De re coquinaria, composto de dez sees, que a Grande Enciclopdia Illustrata della Gastronomia (Milo, Readers Digest, 2002) chama de livros. Apesar de no ser uma obra logicamente ordenada e de no trazer as quantidades dos ingredientes e o tempo de cozimento, no rene apenas receitas mirabolantes, mas, incluindo preparaes de gosto universal. Na verdade, trs gastrnomos romanos usaram o nome Apcio e segundo Ins de Ornellas e Castro, autora da fundamentada tese de mestrado O Livro de Cozinha de Apcio (Sintra, Collares, 1997), aquele que viveu no tempo de Tibrio o que tem mais possibilidades de ser o autor dessa obra. Controvrsias parte, o importante nos lembrarmos de que aos gregos se deve o extraordinrio desenvolvimento da gastronomia e da cozinha (vide edio anterior da Revista Showroom), tendo sido os mestres que introduziram os romanos nas artes de cozinhar e comer bem. A obra de Apcio, contudo, nos d a dimenso da

importncia que, desde os primrdios, o homem civilizado deu culinria e gastronomia, o que justifica, plenamente, a elas nos dedicarmos com euforia e prazer. Por outro lado, as referncias feitas nesta obra demonstram que nem sempre necessria uma elaborao complicada para que o resultado seja plenamente satisfatrio. Exemplo disto o

Peixe com Molho de Ervas:


Para quatro pessoas voc vai precisar de: um quilo peixe de carne firme e branca, cortado em postas (namorado, abadejo ou robalo); gros de pimenta do reino branca, cominho, coentro, organo, arruda, vinagre, tmaras e mel, a gosto; azeite extra virgem para fritar o peixe. Triture os temperos secos e adicione o vinagre; junte algumas tmaras picadas e o mel e misture muito bem; leve essa mistura ao fogo, ferva durante alguns minutos e conserve aquecida; frite as postas de peixe e sirva com o molho aquecido. A receita original inclui na preparao do molho um ingrediente chamado garum. Trata-se de um molho extico, proveniente dos fencios e preparado com peixes gordos (salmo, enguias, sardinhas etc.), ervas aromticas e sal grosso, que ficam marinando por uma semana; nos vinte dias seguintes so repetidamente misturados e finalmente o caldo coado. Por isso no inclui o sal. Substitua esse molho, ento, por uma pasta, preparada com anchovas salgadas, lavadas e amassadas com um garfo.
Isabel Caldeira cozinheira, estudiosa e especialista em receitas e cardpios especiais. Contato: editoria@tato.com

Anda mungkin juga menyukai