Anda di halaman 1dari 4

Nova Lei dos Empregados Domsticos PEC 66 EC n72/2012 1.

1. Legislao Aplicvel aplicada a Lei n5859/72 que foi regulamentada pelos Decretos 718885/73 e 3361/2000. O pargrafo nico do art. 7 da CF foi alterado pela EC n 72/2013. Deve ser ressaltar que o empregado domstico no regido pela CLT. 2. Conceito Conceituada pela Lei n5859/72 no seu art. 1: Art. 1 Ao empregado domstico, assim considerado aquele que presta servios de natureza contnua e de finalidade no lucrativa pessoa ou famlia no mbito residencial destas, aplica-se o disposto nesta lei. Ex: arrumadeira, cozinheira, bab, jardineiro, motorista particular e etc. 3. Direitos antes da EC n72/213 A CF/88 estendeu aos domsticos vrios direitos concedidos aos trabalhadores urbanos e rurais, no seu art. 7, pargrafo nico: a) Salrio mnimo, fixado em lei, nacionalmente unificado art. 7, IV; b) irredutibilidade salarial art. 7, VI; c) dcimo terceiro salrio com base na remunerao integral ou no valor da aposentadoria art. 7, VIII; d) repouso semanal remunerado, preferencialmente aos domingos art. 7, XV; e) gozo de frias anuais remuneradas com, pelo menos, um tero a mais do que o salrio normal art. 7, XVII; f) licena gestante, sem prejuzo do emprego e do salrio, com a durao de 120 dias art. 7, XVIII; g) licena-paternidade, nos termos fixados em lei art. 7, XIX; h) aviso-prvio proporcional ao tempo de servio, sendo no mnimo de 30 dias, nos termos da lei art. 7, XXI; i) aposentadoria art. 7, XXIV; 4. Novos direitos dos empregados domsticos Alterao do pargrafo nico do art. 7 da CF, que igualou os empregados domsticos aos trabalhadores urbanos e rurais. 4.1 De aplicao imediata a) proteo do salrio na forma da lei, constituindo crime sua reteno dolosa art. 7, X; Esse inciso, apesar de ser de aplicao imediata, ainda precisa de regulamentao, pois ainda no existe uma lei penal tipificando os crimes de reteno dolosa de salrio. Nem aos demais trabalhadores ainda no h aplicao.

b) durao do trabalho normal no superior a oito horas dirias e quarenta e quatro semanais, facultada a compensao de horrios e a reduo da jornada, mediante acordo e negociao coletiva de trabalho art. 7, XIII; O empregador domstico, a partir de abril de 2013, deve observar a jornada de trabalho cumprida pelo empregado domstico, no podendo ultrapassar oito horas dirias e quarenta e quatro semanais, sob pena de horas extras. Crtica: como realizar o controle de jornada domstica? Observe que o controle de pontos no obrigatrio. Ademais, no h tambm regulamentao da intrajornada. Para o trabalhador urbano, se a jornada for de at 4h, no haver esse intervalo. Se de 4h s 6h, o intervalo ser de 15 min. Se acima de 6h, o intervalo ser de 2h. Acima de 2h, somente por acordo. O intervalo interjornada de 11h consecutivas, para trabalhador urbano. c) remunerao do servio extraordinrio superior, no mnimo, em cinquenta por cento do normal art. 7, XVI; d) reduo dos riscos inerentes ao trabalho, por meio de normas de sade, higiene e segurana art. 7, XXII; e) reconhecimento das convenes e acordos coletivos do trabalho art. 7, XXVI; 4.2 Dependem de regulamentao a) relao de emprego protegida contra despedida arbitrria ou sem justa causa, nos termos de lei complementar, que prever indenizao compensatria, dentre outros direitos art. 7, I; Para os trabalhadores comuns, ainda no h regulamentao dessa indenizao compensatria, utilizando-se por base o FGTS, recebendo, por enquanto, a multa de 40% do FGTS. Provavelmente, para o empregado domstico, ser esta mesma regra. b) seguro-desemprego, em caso de desemprego involuntrio art. 7, II; c) fundo de garantia do tempo de servio art. 7, III; Antes da EC n72/2013, o FGTS era facultativo. Com a alterao, o FGTS passou a ser obrigatrio o seu recolhimento pelo empregador, com o acesso do seguro-desemprego, a depender de regulamentao. d) remunerao do trabalho noturno superior do diurno art. 7, IX; Ainda deve se definir qual ser o horrio noturno. Pois para o trabalhador urbano das 22h s 5h (adicional de 20%). Para o rural, depende da atividade desenvolvida, se pecuria das 20h s 4h, se agricultura, das 21h s 5h (adicional de 25%). e) salrio-famlia pago em razo do dependente do trabalhador de baixa renda nos termos da lei art. 7, XII; Baixa renda: at 900 reais. O salrio-famlia tem natureza previdenciria. f) assistncia gratuita aos filhos e dependentes desde o nascimento at 5 (cinco) anos de idade em creches e pr-escolas art. 7, XXV; Ainda no h lei especfica.

g) seguro contra acidentes de trabalho (SAT), a cargo do empregador, sem excluir a indenizao a que este est obrigado, quando incorrer em dolo ou culpa art. 7, XXVIII; O empregador ter que recolher o SAT, a depender de lei. 5. Observaes O prprio legislador, na emenda constitucional, ressaltou a necessidade de simplificao da tributao e recolhimento dos encargos. Ademais, o prof. Renato Saraiva, observa que, a seu ver, a alterao pode aumentar a informalidade. Os privilgios e garantias do empregado domstico no estendidos ao trabalhador comum.

Anda mungkin juga menyukai