Anda di halaman 1dari 23

Primeira Etapa 1a e 2a PARTES Portugus

LEIA COM ATENO


01. S abra este caderno aps ler todas as instrues e quando for autorizado pelos fiscais da sala. 02. Preencha os dados pessoais. 03. Autorizado o incio da prova, verifique se este caderno contm 64 (sessenta e quatro) questes. Se
no estiver completo, exija outro do fiscal da sala. alternativa correta.

Histria

Geografia

L. Estg.

04. Todas as questes desta prova so de mltipla escolha, apresentando como resposta

uma

05. Ao receber a folha de respostas, confira o nome da prova, o seu nome e nmero de inscrio.
Qualquer irregularidade observada, comunique imediatamente ao fiscal. folha de respostas.

06. Assinale a resposta de cada questo no corpo da prova e, s depois, transfira os resultados para a 07. Para marcar a folha de respostas, utilize apenas caneta esferogrfica preta e faa as marcas de
acordo com o modelo ( ). A marcao da folha de respostas definitiva, no admitindo rasuras.

08. S marque uma resposta para cada questo. 09. No risque, no amasse, no dobre e no suje a folha de respostas, pois isso poder prejudic-lo. 10. Se a Comisso verificar que a resposta de uma questo dbia ou inexistente, a questo ser
posteriormente anulada e os pontos a ela correspondentes, distribudos entre as demais. provas. Cabe nica e exclusivamente ao candidato interpretar e decidir.

11. Os fiscais no esto autorizados a emitir opinio nem prestar esclarecimentos sobre o contedo das

N o m e: I d en t i d a d e : A ssi n at u ra :

I n scr i o : r g o E xp e d id o r :
COMISSO DE PROCESSOS SELETIVOS E TREINAMENTOS

Portugus
TEXTO 1 TEXTO 2

Profisso de f.
(...) Invejo o ourives Quando escrevo: Imito o amor Com que ele, em ouro, o alto-relevo Faz de uma flor. Imito-o. E, pois, nem de Carrara A pedra firo: O alvo cristal, a pedra rara, O nix prefiro. Por isso, corre, por servir-me, Sobre o papel A pena, como em prata firme Corre o cinzel. (...) Torce, aprimora, alteia, lima A frase; e, enfim, No verso de ouro engasta a rima Como um rubim. Quero que a estrofe cristalina, Dobrada ao jeito Do ourives, saia da oficina Sem um defeito. (...) Porque o escrever tanta percia, Tanta requer, Que ofcio tal... nem h notcia De outro qualquer.
(Olavo Bilac. Poesia. Rio de Janeiro: Agir, s/d. Fragmento).

Escrever um ato que exige empenho...


Muitas pessoas acreditam que aqueles que redigem com desenvoltura executam essa tarefa como quem respira, sem a menor dificuldade, sem o menor esforo. No assim. Escrever uma das atividades mais complexas que o ser humano pode realizar. Faz rigorosas exigncias memria e ao raciocnio. A agilidade mental imprescindvel para que todos os aspectos envolvidos na escrita sejam articulados, coordenados, harmonizados de forma que o texto seja bem sucedido. Conhecimentos de natureza diversa so acessados para que o texto tome forma. necessrio que o redator utilize simultaneamente seus conhecimentos relativos ao assunto que quer tratar, ao gnero adequado, situao em que o texto produzido, aos possveis leitores, lngua e suas possibilidades estilsticas. Portanto, escrever no fcil e, principalmente, escrever incompatvel com a preguia. A tarefa pode ir ficando paulatinamente mais fcil para profissionais que escrevem muito, todos os dias, mas mesmo esses testemunham que escrever um trabalho exigente, cansativo e, muitas vezes, frustrante. Sempre queremos um texto ainda melhor do que o que chegamos a produzir e poucas vezes conseguimos manter na linguagem escrita todas as sutilezas da percepo original acerca de um fato ou um pensamento. O que admiramos na literatura justamente essa especificidade, essa possibilidade de expandir pela palavra escrita emoes, pensamentos, sensaes, significados, que ns, leigos, no conseguimos traduzir com propriedade.
(Luclia H. do Carmo Garcez. Tcnica de redao o que preciso saber para bem escrever. So Paulo: Martins Fontes, 2001. Fragmento).

01. Os dois textos apresentados acima, quanto temtica


que desenvolvem, podem ser considerados: A) paradoxais, pois, enquanto o texto 1 explora o minucioso cuidado do ofcio de fazer poesia, o texto 2 explora a idia de que escrever com desenvoltura dispensa tenacidade e pertincia. B) anlogos, embora o eixo das semelhanas entre eles se restrinja forma de sua superfcie e, assim, as perspectivas com que os temas so abordados se distanciem essencialmente. C) inter-relacionados, ainda que a perspectiva escolhida em um e outro texto descarte a idia de que, em qualquer escrita, existe um sujeito que, de diferentes modos, intervm em seu texto. D) centrados na mesma questo, embora, no texto 1, sobressaia a analogia, o cuidado com a forma e a inverso na ordem das palavras, conforme os padres do gnero e da filiao literria do autor. E) convergentes, mesmo tendo em conta que o texto 2 assume uma perspectiva puramente lingstica, desconsiderando os fatores presentes na situao em que ocorre a atividade verbal. Letra D Justificativa:

De fato, os dois textos se centram na mesma temtica a atividade de escrever embora o primeiro seja um texto potico, composto em torno de uma analogia entre o trabalho do escritor e aquele do ourives e construdo conforme os cnones da escola literria a que pertence o autor. As outras opes no tm consistncia, pois os dois textos no so paradoxais, so distintos na forma e no descartam a idia de um sujeito interveniente. Alm disso, o texto 2 explcito quanto relevncia dos fatores presentes na situao de comunicao.

02. Correlacionando os dois textos, quanto a aspectos de


A)

seu contedo e de sua organizao, podemos concluir que: o trecho do poema: torce, aprimora, alteia, lima a frase poderia encontrar uma justificativa, no texto 2, em Sempre queremos um texto ainda melhor do que o que chegamos a produzir. se Escrever uma das atividades mais complexas que o ser humano pode realizar, para o poeta, escrever tem a simplicidade de quem desenha uma flor.

B)

nos dois textos, a viso do poeta e a do escritor comum, sobre o resultado de seus ofcios, coincidem enquanto ambos crem ser possvel alcanar o sucesso pleno e a forma perfeita. D) o centro da discusso, em ambos os textos, a aprendizagem da escrita, que, ao jeito do ourives, se assenta sobre a explorao de habilidades inatas e naturais. E) enquanto, para o poeta, a escrita requer percia, e perfeio, para o outro autor, a desenvoltura na tarefa de escrever privativa dos profissionais da escrita. Letra A Justificativa: O trecho citado: torce, aprimora, alteia, lima a frase, evidentemente, poderia encontrar uma explicao no fato de sempre acreditarmos que nossos textos podem chegar a uma formulao ainda melhor. As outras opes no procedem, uma vez que, para o poeta, escrever uma atividade que exige muito esmero; ambos, poeta e escritor, tm conscincia de que no conseguem chegar, em suas obras, forma plena; os dois textos no contemplam a aprendizagem da escrita; nem se prope que escrever com desenvoltura habilidade dos profissionais da escrita.

C)

4)

O poeta deseja ter o esmero que ele supe ter o ourives quando aprimora sua obra. 5) S os peritos conseguem atingir a perfeio, no ofcio de, ao jeito do ourives, produzir notcias. Esto corretas: A) 1, 2, 3 e 4 apenas B) 2, 4 e 5 apenas C) 1 e 3 apenas D) 3, 4 e 5 apenas E) 1, 2, 3, 4 e 5 Letra A Justificativa: De fato, as opes 1, 2, 3 e 4 que correspondem ao que est presente no poema de Olavo Bilac: o ourives e o poeta representam o mesmo papel na analogia criada no texto; a pena e o cinzel correspondem ao instrumento de trabalho de cada um, assim como a prata e o papel, representam a matria em que cada um faz seu trabalho. O poeta deseja ter o esmero com que o ourives aperfeioa sua obra. A ltima opo so palavras justapostas cujo sentido no encontra apoio no texto:

05. Analisemos a seguinte estrofe do texto 1: Por isso,


corre, por servir-me,/ Sobre o papel/ A pena, como em prata firme corre o cinzel. e vejamos as afirmaes que so feitas a seguir. 1)

03. Explorando aspectos morfossintticos de ocorrncias


dos textos 1 e 2, podemos afirmar que: A) na primeira estrofe do poema, o pronome ele retoma a referncia anterior feita a o amor. B) em Imito-o, o pronome o retoma a referncia anterior feita a o ourives. C) a palavra pena tem, no texto 1, um duplo sentido, embora prevalea o sentido simblico do rduo esforo de quem escreve. D) Em: A agilidade mental imprescindvel, os dois sufixos sublinhados tm o mesmo sentido. E) Em: escrever incompatvel com a preguia, o prefixo que aparece na palavra sublinhada equivale, em sentido, ao que aparece na palavra injetvel. Letra B Justificativa: O pronome que aparece em: Imito-o tem como referente textual a expresso o ourives. Assim como o pronome ele, que ocorre no terceiro verso. J a palavra pena no tem no texto um duplo sentido nem expressa, naquele contexto, um sentido predominantemente simblico. Alm disso, os sufixos, em mental e imprescindvel, e os prefixos, em incompatvel e injetvel no tm o mesmo sentido.

A estrofe poderia ser reformulada, em prosa, como: Por isso, por servir-me, a pena corre sobre o papel, como o cinzel corre em prata firme. 2) O conector como sinaliza a relao de comparao que estabelecida na estrofe. 3) A expresso sobre o papel, neste contexto, tambm poderia admitir a variante sob o papel. 4) a expresso por isso expressa um sentido de concluso. Equivale a portanto. Esto corretas: A) 1, 2 e 3 apenas B) 2 e 3 apenas C) 1, 2 e 4 apenas D) 2 e 4 apenas E) 1, 2, 3 e 4 Letra C Justificativa: As alternativas corretas so 1, 2 e 4. O sentido do trecho em prosa corresponde ao do verso citado; o conectivo como expressa um valor comparativo e a locuo por isso tem um valor de concluso. Evidentemente, sobre e sob no so formas equivalentes quanto ao sentido.

04. No texto 1, alguns elementos so colocados em

06. No texto 2, o autor vincula a complexidade da


atividade de escrever ao fato de essa atividade: A) B) C) exigir a dedicao diuturna de profissionais engajados na comunicao regulada pelas possibilidades estilsticas da lngua. mobilizar diferentes capacidades psquicas e cognitivas e requerer o domnio de conhecimentos de diversas ordens. dificultar a manuteno de todas as sutilezas que correspondem percepo original acerca de um fato ou de um pensamento.

equivalncia, uma estratgia do autor para reiterar a analogia sobre a qual se assenta sua criao potica. Analise o que se afirma abaixo sobre essas equivalncias. 1) 2) 3) O ourives e o poeta esto no mesmo plano da figurao criada no poema. A pena e o cinzel representam, cada um em seu espao, o instrumento de trabalho. Se um dos artistas trabalha sobre a prata firme, o outro faz suas criaes sobre o papel.

D)

pressupor um sujeito culturalmente cioso da possibilidade de um texto dever chegar a uma forma articulada e perfeita. E) possibilitar a expresso artstica de emoes, pensamentos, sensaes e significados, de uma forma inalcanvel para o escritor comum. Letra B Justificativa: A explicao que a autora d para a complexidade da escrita o fato de ela mobilizar diferentes capacidades mentais e cognitivas e requerer conhecimentos lingisticos e de outras ordens, como aqueles decorrentes da situao em que os eventos comunicativos ocorrem. As explicaes que aparecem nas outras alternativas no correspondem ao que postulado como justificativa para a complexidade da escrita.

Justificativa: O termo assim, neste texto, tem claramente a funo de retomar uma informao previamente apresentada. As alternativas seguintes so inconsistentes: para que expressa idia de finalidade e no de causalidade; portanto uma palavra de ligao com um sentido de concluso; o termo simultaneamente no implica uma localizao temporal de simultaneidade e, por fim, o termo justamente no expressa dvida ou incerteza. TEXTO 3 -Falar portugus no difcil me diz um francs residente no Brasil -, o diabo que, mal consigo aprender, a lngua portuguesa j ficou diferente. Est sempre mudando. E como! No Brasil as palavras envelhecem e caem como folhas secas. Ainda bem a gente no conseguiu aprender uma nova expresso, j vem o pessoal com outra. No somente pela gria que a gente apanhado. (Alis, j no se usa mais a primeira pessoa, tanto do singular como do plural: tudo a gente.) A prpria linguagem corrente vai-se renovando, e a cada dia uma parte do lxico cai em desuso. preciso ficar atento, para no continuar usando palavras que j morreram, vocabulrio de velho que s velho entende. Os que falariam ainda em cinematgrafo, auto-nibus, aeroplano, estes tambm j morreram e no sabem. Mas uma amiga minha, que vive preocupada com este assunto, me chama a ateno para os que falam assim: - Assisti a uma fita de cinema com um artista que representa muito bem. Os que acharem natural esta frase, cuidado! No sabero dizer que viram um filme com um ator que trabalha bem. E iro ao banho de mar em vez de ir praia, vestidos de roupa de banho em vez de calo ou biquni, carregando guarda-sol em vez de barraca. Compraro um automvel em vez de comprar um carro, pegaro um defluxo em vez de um resfriado, vo andar no passeio em vez de passear na calada e percorrer um quarteiro em vez de uma quadra. Viajaro de trem de ferro acompanhados de sua esposa ou sua senhora em vez de sua mulher. A lista poderia ser enorme, mas vou ficando por aqui, pois entre escrever e publicar h tempo suficiente para que tudo que eu disser caia em desuso dito e feito. (Fernando Sabino, Folha de S. Paulo, 13/04/1984).

07. O uso do pronome ns no pargrafo final do texto 2


constitui uma indicao de que: A) existe no texto mais de um interlocutor no comando da interao. B) o autor se sente inserido no grupo de seus possveis leitores. C) aquele que est com a palavra no assume a responsabilidade do que diz. D) as afirmaes feitas carecem de consistncia e preciso terica. E) o texto se dirige a um pblico desconhecido, imprevisvel e heterogneo. Letra B Justificativa: O uso do pronome ns, no texto, constitui uma marca de que o autor se considera pertencendo ao grupo de seus leitores; ou seja, o autor se sente como um deles ou no meio deles; da, o uso da primeira pessoa do plural. As outras alternativas no tm apoio no texto: no existe mais de um interlocutor no comando da interao; nada mostra que o autor no deseja assumir a responsabilidade do que diz; no falta consistncia e preciso terica para o que afirmado; o pblico a que se destina o texto no imprevisvel.

08. As palavras que ocorrem em um texto tm sempre


uma funo determinada. Leia os trechos abaixo, transcritos do texto 2, e analise a funo que indicada para as expresses sublinhadas. A)

No assim. Termo que retoma, que supe uma informao previamente dada. B) A agilidade mental imprescindvel para que todos os aspectos envolvidos na escrita sejam articulados. Expresso conectora que expressa idia de causalidade. C) Portanto, escrever no fcil. Palavra de ligao que denota um sentido de concesso. D) A tarefa pode ir ficando paulatinamente mais fcil. Termo que indica uma localizao temporal de simultaneidade. E) O que admiramos na literatura justamente essa especificidade. Sempre queremos um texto ainda melhor do que o que chegamos a produzir. Termo que exprime um estado de dvida, de incerteza. Letra A

09. Est em consonncia com o texto 3 a seguinte idia:


a instabilidade do vocabulrio, verificada na lngua portuguesa, decorre da introduo, nessa lngua, de uma grande quantidade de grias. B) a lngua com que as pessoas se comunicam cotidianamente preserva suas formas de uso, a fim de possibilitar a intercomunicao social. C) devemos atentar para as novas palavras que so introduzidas na lngua a todo momento; do contrrio podemos ser incompreendidos. D) a dificuldade identificada na lngua portuguesa conseqncia do uso corrente de palavras e expresses que j caram em desuso. E) o uso de palavras como cinematgrafo, autonibus, aeroplano, dentre outras, revela, no Brasil de hoje, um esforo de adequao cultural. Letra C A)

Justificativa: A alternativa C corresponde a uma parfrase da idia de que preciso ficar atento, para no continuar usando palavras que j morreram, vocabulrio de velho que s velho entende. As outras alternativas no correspondem a idias do texto 3: nele, no se afirma (como na alternativa A) que a instabilidade do nosso vocabulrio decorre da introduo de uma grande quantidade de grias. No est de acordo com o texto, ainda (alternativa B), que a lngua cotidiana preserva sua fixidez, a fim de possibilitar a intercomunicao. exatamente da inexistncia de uma fixidez que reclama o autor. Tambm no est de acordo com o texto a idia de que (alternativa D) a dificuldade da lngua portuguesa conseqncia do uso corrente de palavras e expresses que j caram em desuso. Por fim, o uso de palavras como cinematgrafo, autonibus, aeroplano, dentre outras, (alternativa E) revela, segundo o texto, total inadequao cultural, no Brasil de hoje.

12. Analisando a funo dos elementos do texto 3,


destacados abaixo, podemos expressam uma noo temporal. 1) dizer que

eles

10. No Brasil as palavras envelhecem e caem como


folhas secas. Com essa afirmao, o autor corrobora uma das caractersticas presentes em todas as lnguas, que : A) a efemeridade de seu vocabulrio. B) a longevidade de sua estrutura. C) a precariedade de suas regras. D) a dificuldade de sua nomenclatura. E) a instabilidade de sua ortografia. Letra A Justificativa: Ao afirmar que as palavras envelhecem e caem como folhas secas, o autor se refere efemeridade que caracteriza o vocabulrio de uma lngua.

O diabo que, mal consigo aprender, a lngua portuguesa j ficou diferente. 2) Ainda bem a gente no conseguiu aprender uma nova expresso, j vem o pessoal com outra. 3) Alis, j no se usa mais a primeira pessoa, tanto do singular como do plural: tudo a gente. 4) E iro ao banho de mar em vez de ir praia... 5) A lista poderia ser enorme, mas vou ficando por aqui, pois entre escrever e publicar h tempo suficiente... Est(o) correta(s) apenas: A) 1 B) 1 e 2 C) 1, 2 e 4 D) 3, 4 e 5 E) 3 e 4 Letra B Justificativa: Dentre as expresses destacadas, aquelas que expressam uma noo temporal so apenas mal e ainda bem. TEXTO 4

11. O autor do texto 3 constata que j no se usa mais a

primeira pessoa, tanto do singular como do plural: tudo a gente. Sobre os usos dos pronomes pessoais, no portugus brasileiro, analise as afirmaes a seguir.

A forma a gente, que tem prevalecido em relao a ns, uma das marcas do uso informal da lngua. 2) Uma construo como ns estudamos apresenta duas marcas de pessoa, uma das quais se encontra inserida na forma verbal. 3) Podemos afirmar que a forma vs, para designar a segunda pessoa do plural, foi, na lngua corrente, substituda pela forma vocs. 4) Nos usos do Brasil, convivem duas formas de segunda pessoa do singular: tu e voc. Esto corretas: A) 1 e 4 apenas B) 1 e 3 apenas C) 2 e 3 apenas D) 2, 3 e 4 apenas E) 1, 2, 3 e 4 Letra E Justificativa: Todas as afirmativas apresentadas esto corretas: de fato, o uso da forma pronominal a gente marca de mais informalidade, em relao a ns; h duas marcas de pessoa em construes como ns estudamos, uma das quais est na desinncia

1)

PARA MUITO DE PRECISO TEMPO ESTUDAR

13. A anlise da estrutura presente no balo acima nos


leva a concluir que: 1) nossa lngua tem a vantagem de nos permitir absoluta liberdade no arranjo que fazemos das palavras para expressar o que queremos dizer. 2) para que nossos enunciados sejam compreendidos, devemos seguir uma certa ordem na colocao dos termos que selecionamos. 3) a total flexibilidade na ordenao das palavras constitui uma das peculiaridades da lngua portuguesa falada no Brasil. 4) em lngua portuguesa, frases inteligveis so aquelas que obedecem rigorosamente a regras de colocao fixas e imutveis. Est(o) corretas: A) 2 apenas B) 1 e 2 apenas C) 1 e 3 apenas

D) 3 e 4 apenas E) 1, 2, 3 e 4 Letra A Justificativa: O balo apresenta uma estrutura incompreensvel porque a ordem em que os termos foram colocados no obedeceu s regras do nosso sistema lingstico. Assim, podemos concluir que, para que nossos enunciados sejam compreendidos, precisamos seguir uma certa ordem na colocao dos termos que selecionamos. TEXTO 5

incorreta, pois, em notcia maquiada, a interpretao do adjetivo no deve ser literal. As afirmativas 3 e 4 esto corretas, pois os diminutivos, realmente, conferem ironia ao incio do texto, e a opo de isolar uma subordinada um recurso que lhe confere maior nfase.

15. A crtica presente no texto 5 tem a pretenso de:


A) defender a idia de que o jornalismo mais comprometido com a justia e a autonomia aquele que foge ao disfarce e preserva a fidelidade dos fatos. B) eximir o jornalismo de responsabilidades civis, uma vez que, em geral, as informaes so veiculadas sem disfarces. C) minimizar os efeitos da publicidade na formao do indivduo enquanto participante de um determinado grupo social. D) ressaltar o valor da informao sobre os fatos polticos do pas, como recurso primordial para se promover a justia social. E) concorrer para o resgate do sentimento de admirao que o brasileiro j nutriu face s belezas naturais de seu pas. Letra A Justificativa: A crtica presente no texto 5 pretende, exatamente, defender a idia de que o jornalismo mais comprometido com a justia e a autonomia aquele que foge ao disfarce e preserva a fidelidade dos fatos.

Notcia maquiada tambm fica assim: irreconhecvel. Uma disfaradinha aqui, outra ali. Um pouquinho de maquiagem pode fazer milagres. Pena que s vezes usada sem o mnimo de tica, especialmente quando o assunto jornalismo. Maquiar notcias e nmeros tirar do cidado o seu direito de formar opinies e de fazer escolhas. por isto que optamos por fazer um jornalismo s claras, de cara limpa, por mais feios que os fatos possam ser. Somos uma revista que acredita que opinies isentas, investigaes a fundo e compromisso com a verdade so o nico caminho para um pas mais justo e independente. Porque beleza o Brasil j tem de sobra. O que falta mesmo transparncia.
(Folha de So Paulo. 21/03/03, p. B-10 - Adaptado)

16. Em portugus, h casos em que as normas

gramaticais permitem flexibilidade no que se refere concordncia verbal. Indique qual dos enunciados permite flexibilidade quanto ao uso singular ou plural da forma verbal.

A)

14. Analise as seguintes proposies, a respeito de alguns


elementos lingsticos presentes no texto 5. 1) Em: Notcia maquiada tambm fica assim: irreconhecvel., a compreenso do termo assim remete, ao mesmo tempo, para a figura e para o termo subseqente: irreconhecvel. 2) Em: Notcia maquiada, a palavra sublinhada requer uma interpretao literal. 3) Os diminutivos empregados nas primeiras linhas conferem um tom de ironia ao incio do texto. 4) A opo de isolar a orao Porque beleza o Brasil j tem de sobra. constitui um recurso que empresta a esse segmento maior nfase. Esto corretas: A) 1, 2 e 3 apenas. B) 2, 3 e 4 apenas. C) 1 e 2 apenas. D) 1, 3 e 4 apenas. E) 1, 2, 3 e 4. Letra D Justificativa: A afirmativa 1 est correta, porque, de fato, o termo assim remete, ao mesmo tempo, para a figura e para o termo irreconhecvel. A afirmativa 2 est

Na imprensa nacional e internacional, devem haver informaes manipuladas e falseadas. B) Nenhuma das agncias publicitrias esto isentas da responsabilidade social e tica. C) O resultado das ltimas pesquisas mostraram que o jornalismo bastante respeitado pela sociedade. D) A maior parte das notcias so veiculadas de maneira responsvel e inteligente. E) Cada uma das notcias divulgadas precisam ser profundamente investigadas. Letra D Justificativa: A nica alternativa que permite flexibilidade quanto concordncia verbal a D, em que o verbo pode ficar no plural, concordando com notcias, ou no singular, concordando com a maior parte de. A norma padro recomenda que a locuo presente na alternativa A fique no singular (deve haver); que a concordncia do verbo na alternativa B seja feita com a forma singular nenhuma; que o verbo mostrar, na alternativa C, fique no singular, concordando com o resultado; e que o verbo precisar, na alternativa E, concorde com cada uma, ficando no singular.

17. Apenas no sculo XX, as vozes femininas fizeram-se


ouvir oficialmente na Literatura brasileira, em obras de estilos e gneros diferentes. Entre elas, trs das mais conhecidas esto citadas abaixo. Correlacione essas autoras com algumas das caractersticas de suas obras. 1) 2) 3) ( )

E)

Clarice Lispector Rachel de Queirs Ceclia Meireles. Sua fico introspectiva e nebulosa apresenta figurantes vencidos pelo mundo exterior e pelo fato objetivo e se situa, sempre, em ambientes urbanos. ( ) Em sua poesia, delicada e intimista, canta a perda amorosa e a solido. considerada como neosimbolista. ( ) Em suas narrativas valorizou, com linguagem coloquial, o universo regional nordestino e a experincia da vida rural. A seqncia correta : A) 1, 2, 3 B) 2, 1, 3 C) 3, 2, 1 D) 3, 1, 2 E) 1, 3, 2 Letra E Justificativa: A alternativa E est correta, pois Clarice autora de textos por vezes hermticos e que valorizam o detalhe; Rachel escreveu, com linguagem coloquial, histrias ambientadas no serto. S Ceclia poetisa.

Machado foi um talento mltiplo: romancista, contista, poeta, crtico literrio, cronista e teatrlogo, assim como Mrio de Andrade, modernista do incio do sculo XX. Ambos usaram de ironia nos seus escritos, renovaram a linguagem literria brasileira, desrespeitaram a sintaxe tradicional e pesquisaram as manifestaes folclricas nacionais. Letra D Justificativa: A) Errado. Machado e Gregrio de Matos diferiram na forma crtica, um era irnico e discreto e o outro era sarcstico e direto nas afirmaes. B) Errado. Embora Machado no fosse subjetivo, no comungava com os rcades da viso tranqila da vida. C) Errado. Enquanto Alencar faz uma leitura superficial dos acontecimentos, Machado se aprofunda. D) Certo. Diferente de Machado, com ironia e crticas discretas, Alusio de Azevedo no faz anlise psicolgica dos personagens, que so emblemticos dentro da teoria do determinismo e recebem crticas explcitas por seus costumes. E) Errado. Machado de Assis nunca desrespeitou a sintaxe tradicional, embora renovasse em termos literrios a linguagem e nunca pesquisou as manifestaes folclricas.

19. Graciliano Ramos pertenceu gerao do Romance


A)

de 30, dedicando-se a temas sociais. Memrias do Crcere uma obra que pode ser descrita como: Relato da ascenso e queda social de um extrabalhador do campo, que amealha algum capital com negcios duvidosos, explorando os camponeses e realizando um casamento mal sucedido. As conseqncias dos seus atos o levam priso. B) Espcie de crnica jornalstica de uma cidade do interior; crnica em que os presos relatam suas memrias e falam da causa dos seus infortnios. C) Experincias de menores abandonados numa cidade grande, que ingressam cedo na vida criminosa e depois se convertem a um ideal poltico, contrrio ao sistema. Por esse motivo, so presos e condenados. D) Impressionante relato sobre as condies dramticas de sua priso. Durante meses, de presdio em presdio, conheceu a brutalidade da ditadura, registrando-a em livro, para que ningum esquecesse a sordidez de um regime injusto e arbitrrio. E) a histria amarga das frustraes causadas pela misria econmica, no personagem central, o que o leva da dissoluo psquica at a neurose. O clmax, a traio da noiva, motiva o assassinato do rival. Seu desespero no crcere constitui as pginas mais sofridas e densas da obra de Graciliano. Letra D Justificativa: um texto autobiogrfico que narra sua experincia dolorosa nos presdios da ditadura Vargas, na dcada de 30

18. Um paralelo entre Machado de Assis e outros autores


de escolas e pocas diferentes nos leva a admitir que: A) Machado de Assis, no Rio de Janeiro do sculo XIX, e Gregrio de Matos, na Bahia barroca do sculo XVII, foram crticos da sociedade em que viveram. Ambos criticaram a hipocrisia social com uma ironia fina, discreta, requintada, sutil e feita nas entrelinhas. Toms Antonio Gonzaga, rcade em Vila Rica do sculo XVII, tem em comum com Machado a recusa na intensificao da subjetividade e o racionalismo, que transforma a vida num caminho fcil e tranqilo. Jos de Alencar, ficcionista romntico da primeira metade do sculo XIX, como Machado, situa suas narrativas urbanas na corte (Rio), onde a imitao dos costumes europeus se misturava com a mediocridade da vida local. Porm, ambos no acertam o tom crtico, fazendo uma anlise superficial dos indivduos e da sociedade. Machado realista, e Alusio de Azevedo naturalista. Ambos tm como caractersticas a objetividade, a impessoalidade, o racionalismo e o pessimismo. Porm, enquanto Machado faz uma anlise psicolgica e crtica dos valores sociais de uma forma implcita, com ironia, digresses e absoluta perfeio formal, Alusio faz crtica social explcita e busca personagens patolgicos estereotipados, com os quais desenvolve a teoria do determinismo.

B)

C)

D)

20. Ariano Suassuna um dos teatrlogos mais cultos e


divulgados no pas. Escreveu, sobretudo, farsas e comdias, cujas fontes remontam: A) aos autos medievais ibricos, que chegaram ao Brasil por meio de manifestaes populares. B) Comedia della Arte italiana, cujos personagens foram transplantados para o cenrio do carnaval brasileiro. C) aos mitos indgenas, como os do Saci, do Boto, da Iara. D) a lendas africanas, transmitidas pelos escravos bantos. E) aos romances bretes de cavalaria, como os contos do ciclo da Tvola Redonda. Letra A Justificativa: Ariano tomou como fonte os autos medievais ibricos, modificados no Brasil pela tradio popular. No sofreu influncias africanas, ndias, muito menos italianas e brets.

findas (palmeira que j no h). As demais alternativas contm referncias corretas. Leia o texto abaixo Como no ter Deus? Com Deus existindo, tudo d esperanas: sempre um milagre possvel, o mundo se resolve. Mas, se no tem Deus, h-de a gente perdido no vai-vem- e a vida burra. o aberto perigo das grandes e pequenas horas, no se podendo facilitar- todos contra os acasos. Tendo Deus, menos grave se descuidar um pouquinho, pois, no fim d certo. Mas, seno tem Deus, ento, a gente no tem licena de coisa nenhuma. Porque existe dor.
Grande Serto: Veredas

22. Guimares Rosa, pelas inovaes temticas e


lingsticas, considerado pela crtica ora como supraregionalista ora como neomodernista.

21. Minha terra tem palmeiras


onde canta o sabi As aves que aqui gorjeiam no gorjeiam como l Do poema Cano do Exlio, do romntico Gonalves Dias, resultou uma srie de parfrases e pardias de poemas que cantam as saudades da terra. Uma delas foi a de Chico Buarque, da qual se apresenta um fragmento a seguir: Sabi. Vou voltar ainda vou voltar para meu lugar E ainda l que eu hei de ouvir cantar uma sabi. . . Vou deitar sombra de uma palmeira que j no h Colher a flor que j no d. . . . considerando as semelhanas e diferenas entre os dois poemas, assinale a alternativa incorreta. A) O primeiro poema, representando o Romantismo, apresenta uma viso otimista da pujana da natureza brasileira, enquanto o segundo, representando o Modernismo, atualiza criticamente o dito e expressa a conscincia pessimista das carncias e da destruio da natureza na terra natal. B) Gonalves Dias descreve a sua terra com formas verbais no tempo presente; Chico Buarque o faz numa tenso entre o futuro e o presente, que se mostra negativo. C) Em ambos os poemas, o advrbio l refere-se a um lugar de que esto distantes as vozes eu potico. D) A musicalidade dos versos, a rima, a mtrica o sentimento de perda que compem a poesia saudosista do Romantismo so retomados nos versos de Chico Buarque. E) Assim como o texto atual, os versos do poeta maranhense fazem apologia da infncia, dos amores vividos e das belezas naturais de seu pas, preservadas pela ao dos nativos. Letra E Justificativa: O texto atual no faz apologia da infncia nem dos amores vividos e fala das belezas tropicais como

Assinale a alternativa que contempla caractersticas da linguagem criada por Guimares Rosa e que podem ser observadas no fragmento acima. A) Utilizao de recursos poticos, como aliterao, gradao e ritmo. B) Criao de neologismos relacionados forma e ao significado das palavras. C) Recorrncia a palavras em desuso, trazendo-as para o dilogo e atribuindo-lhes um sentido ora diferente, ora no. D) Traos de um monlogo interior, com a incorporao do falar coloquial do sertanejo e suas rupturas sintticas. E) Emprego de aforismos, ou seja, de definies, de conceitos que soam como mximas, como verdades comprovadas. Letra D Justificativa: Embora todas as demais estejam certas em relao linguagem de Guimares Rosa, s o falar coloquial, no monlogo interior do sertanejo, est presente no texto

23. O Modernismo no Brasil teve trs fases, e podemos

dizer que cada um dos poetas abaixo representa uma dessas fases, conforme se descreve nas proposies abaixo. 1) Manuel Bandeira foi um dos pioneiros do Modernismo. Comps o poema Os Sapos, para a Semana de Arte Moderna de 22. 2) Carlos Drummond de Andrade, da segunda fase do Modernismo, tem como um dos temas freqentes o desajustamento do indivduo no mundo. 3) Joo Cabral de Melo Neto pertenceu chamada gerao de 45. Entre as caractersticas de sua poesia esto o racionalismo, a lgica e o rigor formal, o que no o impede de fazer denncia social. Est(o) correta(s): A) 1 apenas B) 1 e 2 apenas C) 1 e 3 apenas D) 1, 2 e 3 E) 2 e 3 apenas Letra D

Justificativa: Todos os versos acima so da autoria de Manuel Bandeira, das sua coletnea Estrela da Vida Inteira :

24. O Parnasianismo teve como principais caractersticas

o princpio da arte pela arte, o rigor formal, a objetividade (eliminao do eu), o descritivismo e o retorno temtica greco-romana.

Entre os versos abaixo, do poeta parnasiano mais conhecido - Olavo Bilac - assinale a nica alternativa que reafirma a regra de eliminao da subjetividade do Parnasianismo. A) Invejo o ourives quando escrevo/ Imito o amor/ Com que ele, em ouro, o altorelevo/Faz de uma flor B) E eu vos direi:Amai para entend-las /pois s quem ama pode ter ouvido Capaz de amar e entender estrelas C) Ferno Dias Paes Leme agoniza / Um lamento chora longo a rolar na longa voz do vento. Mugem soturnamente as guas, o cu fulge. D) No quero o Zeus Capitolino hercleo e belo, Talhar no mrmore divino com o camartelo Que outro- no eu - a pedra corte Para brutal, erguer de Atene o altivo porte, descomunal E) Nunca morrer assim! Nunca morrer num dia / Assim ! De um sol assim! Tu, desgrenhada e fria. / Fria, postos nos meus os teus olhos molhados/ E apertando nos teus os meus dedos gelados! Letra C Justificativa: so os nicos versos que narram em terceira pessoa, de forma objetiva. Os demais esto em primeira pessoa - subjetivos - contrariando as regras da objetividade (eliminao do eu) do Parnasianismo.

26. Os poemas homricos so fontes histricas para


conhecer-se os primeiros tempos da cultura e da sociedade gregas. No chamado perodo homrico: A) essa sociedade viveu as primeiras experincias democrticas. B) observa-se uma grande atuao dos principais filsofos gregos. C) os gregos valorizaram o pacifismo e o teatro pico de Aristfanes. D) a sociedade grega tinha na religio sua grande base de poder. E) os gregos conservaram formas de governo sem interveno da religio. Letra D Justificativa: A) Errada. Os gregos viveram suas grandes experincias democrticas em outro perodo, pois nessa poca predominava a propriedade comunitria da terra, e a religio era grande fonte de poder. B) Errada, O destaque dos tempos homricos eram os poemas picos Ilada e Odissia, que contavam feitos da poca. A filosofia destaca-se em outro perodo da cultura grega. C) Errada. O perodo homrico foi um tempo de guerras e de exaltao coragem dos homens, no tendo relao com Aristfanes e suas famosas comdias. D) Certa. A religio era a base das relaes de poder, estruturadas no patriarcalismo e no gnos, com a valorizao da propriedade rural. E) Errada. As relaes com a religio eram indissociveis do exerccio do poder; no havia condies para vivncias polticas diferentes, como as relacionadas com a ampliao da cidadania.

Prova de Histria
25. No se pode esquecer a luta de alguns povos da
Antigidade, para construir seus vastos imprios. Contudo, esses povos tambm expressaram, na arte, seus sonhos e desejos. Numa anlise mais geral dessas manifestaes, podemos afirmar que: A)

os egpcios conseguiram realizar revolues na arte de pintar murais, mas no se preocuparam com a arquitetura de seus templos religiosos. B) a arte assria no merece destaque, devido preocupao excessiva do seu povo com a guerra e com o imperialismo. C) a grandiosidade da arte dos caldeus manifesta-se com especial destaque nas suas obras arquitetnicas. D) a escrita sumria expressava a habilidade artstica do seu povo, que era bastante envolvido com uma religio liderada pelos escribas. E) os hebreus conseguiram construir uma arte original, desarticulada das manifestaes religiosas. Letra C Justificativa: A) Errada. A arte egpcia tem expressividade na pintura, mas no se pode deixar de destacar suas

27. Na histria poltica de Roma, durante os governos


monrquicos, os plebeus: A) B) C) dominavam o ncleo central do poder, obtendo vitrias nas eleies em face dos seus privilgios polticos. gozavam de privilgios diferentes daqueles concedidos aos patrcios, pois no eram vistos como descendentes dos fundadores de Roma. tornaram-se grandes proprietrios de terra e exportadores da produo agrcola de Roma para a Grcia.

possuam latifndios, exercendo influncia sobre as relaes polticas existentes na poca. E) no eram cidados romanos, mas tinham poderes polticos destacados, inclusive, na escolha dos monarcas. Letra B Justificativa: A) Errada. O ncleo central do poder era dominado pelos patrcios, os grandes proprietrios de terras da poca, e representantes dos descendentes dos fundadores de Roma. B) Certa. Os plebeus eram cidados, mas no gozavam dos mesmos privilgios dos patrcios, que ocupavam os cargos mais importantes no ncleo do poder por serem descendentes dos fundadores. C) Errada. Os plebeus eram um grupo numeroso, mas no tinham grandes propriedades nem ligaes com o comrcio de exportao. D) Errada. Os plebeus no possuam latifndios, como os patrcios, nem exerciam influncia no domnio das relaes polticas. E) Errada. Os plebeus eram cidados, embora tivessem um poder poltico inferior ao dos patrcios.

D)

29. Analise as afirmativas abaixo relacionadas com a


existncia das Cruzadas. 1) As Cruzadas eram expedies organizadas pelos senhores feudais, com a finalidade de reativar a vida nos feudos. 2) As Cruzadas, expedies marcadas por interesses religiosos e econmicos, contavam com a participao da Igreja Catlica. 3) As Cruzadas no trouxeram contribuies para a economia no Ocidente, pois criaram conflitos inexpressivos e exacerbaram o fanatismo religioso. 4) A participao da populao pobre nas Cruzadas foi significativa e aponta para um dos momentos de crise do sistema feudal. 5) Os lucros dos nobres nas Cruzadas contriburam para revitalizar a economia feudal, com a adoo do trabalho assalariado. Est(o) correta(s): A) 5 apenas B) 2 e 3 apenas C) 1 apenas D) 1, 2, 3, 4 e 5 E) 2 e 4 apenas Letra E Justificativa: A) Errada. No houve revitalizao do feudalismo, e o trabalho assalariado no salvou a vida social dos feudos. O feudalismo no se desenvolveu com as Cruzadas. B) Errada. Houve interesse da Igreja em fortalecer seu prestgio poltico, mas tambm evidente um novo rumo tomado pela economia, com o aprofundamento da crise do sistema feudal e o aumento das atividades comerciais. C) Errada. As Cruzadas no era apenas organizada pelos senhores feudais e outras parcelas da sociedade que tentavam, no momento, novas oportunidades para sua vida econmica, em razo das grandes dificuldades. D) Errada. As Cruzadas eram expedies com interesses tambm econmicos, nas quais a Igreja tinha participao. Mas no se pode esquecer a grande mobilizao que ela causava envolvendo outras camadas da populao. E) Certa. A participao nas Cruzadas foi grande tambm por parte das camadas mais pobres, que buscavam novas oportunidades para se livrarem da crise do feudalismo.

28. Um estudo da economia bizantina no perodo


medieval: A) mostra uma atividade comercial pouco desenvolvida e muito semelhante do feudalismo europeu. B) revela a fora dessa economia, em razo das pequenas propriedades administradas com o apoio do poder estatal. C) evidencia a falta de apoio do Estado na gesto dos negcios, devido presena soberana da Igreja. D) atesta um grande desnvel social, com a presena da servido, de latifndirios aristocratas e de uma Igreja de grande poder poltico. E) registra a falta de prestgio dos comerciantes, que levavam uma vida urbana simples e sem ostentao. Letra D Justificativa: A) Errada. Havia grande movimentao comercial, com vendas de artigos para o exterior, distinta da Europa medieval. B) Errada. Havia latifndios, e as atividades agrcolas lembravam o feudalismo, onde o cultivo era realizado por uma mo de obra servil. C) Errada. O Estado participava ativamente da gesto da economia, inclusive fixando os preos dos produtos e controlando boa parte das atividades produtivas. D) Certa. Havia grandes latifndios administrados pela Igreja e por particulares, alm de uma numerosa mo-de-obra servil, vivendo de forma precria. E) Errada. Os comerciantes tinham prestgio, pois Constantinopla era um centro de trocas e vendas de mercadorias, marcada pela suntuosidade da sua arquitetura. Os mais ricos viviam com muita ostentao.

30. O Renascimento contrariou diversas concepes


A)

medievais. Nessa perspectiva crtica se destaca a obra de Erasmo de Roterd, que: abominava o catolicismo, aderindo s crticas do reformismo luterano. B) se colocava contra a intolerncia catlica com relao aos pagos. C) simpatizava com as idias de Lutero, consideradas liberais e positivas. D) aderia aos princpios de Calvino, favorecendo a burguesia. E) negava a tendncia natural do ser humano para a bondade. Letra B Justificativa:

A) B) C) D)

E)

Errada. Erasmo no abominava o catolicismo, mas colocava idias diferentes, desejando que houvesse uma renovao religiosa na Europa. Certa. Erasmo defendia uma maior tolerncia e a necessidade de libertao dos preconceitos produzidos pela ignorncia contra os pagos. Errada. Erasmo reconhecia as crticas de Lutero ao catolicismo, mas no deixava de ach-lo dogmtico. Errada. Erasmo no visava o favorecimento da burguesia. Era um pensador de grande autonomia, na formulao das suas idias, e defendia uma vida simples e tolerante. Errada. Erasmo acreditava na natureza boa do ser humano.

32. Atravs dos engenhos de produo de acar,

Portugal conseguiu acumular riqueza e ampliar os investimentos no Brasil. Contou ainda com financiamento dos holandeses. As condies de vida, nos engenhos de cana-de-acar: A) eram de muito luxo e ostentao para aqueles que trabalhavam como assalariados. B) eram muito precrias nas senzalas, onde habitava a maior parcela dos escravos. C) dependiam apenas dos senhores, que algumas vezes construam pequenas moradias para seus escravos. D) no privilegiavam nem mesmo os senhores, devido sua falta de estrutura. E) eram de luxo apenas para os representantes oficiais da Igreja Catlica. Letra B Justificativa: A) Errada. Existiam poucos trabalhadores assalariados, os quais no viviam no luxo e na ostentao. B) Certa. As senzalas eram construes muito precrias sem adequadas condies de higiene e salubridade para os seus moradores. C) Errada. Os escravos viviam nas senzalas, e no se tem registro de senhores que tenham construdo pequenas moradias. D) Errada. Os senhores de engenhos moravam nas casas grandes e tinham privilgios, condizentes com sua riqueza econmica. E) Errada. Os representantes da Igreja tinham seus privilgios, mas no se deve esquecer da vida de fausto que levava a famlia dos senhores da terra.

31. As viagens que provocaram a expanso martima

europia mudaram concepes culturais tradicionais e ampliaram as rotas comerciais da poca. A viagem feita por Cristvo Colombo em 1492: A)

foi patrocinada pelos reis de Portugal, e por comerciantes italianos interessados na explorao de metais, abrindo espaos para preparar outras expedies como a de Pedro lvares Cabral. B) propiciou a descoberta da ilha de Guanaani, onde Colombo estabeleceu contatos com os nativos da regio, sem maiores problemas, o que foi registrado em um dirio. C) abriu caminho para o fortalecimento econmico da Espanha, mas no teve repercusso na vida do navegador, que permaneceu sempre annimo durante toda a vida. D) fracassou nas suas intenes econmicas, mas realizou o projeto inicial de fazer a circunavegao da Terra, projeto de grande importncia para a poca. E) trouxe prejuzos para a Espanha, pois o navegador no chegou a terras americanas, perdendo-se nas rotas do Oceano Pacfico, devido aos erros cartogrficos. Letra B Justificativa: A) Errada. A viagem de Colombo foi patrocinada pela reis da Espanha, iniciando as grandes aventuras do pas na expanso europia. B) Certa. Colombo chegou ilha de Guanaani, pensando estar na ndia, mas teve um bom contato com os nativos. C) Errada. Foi uma conquista que trouxe vantagens para a Espanha e tornou Colombo Vice-Rei e Governador das Terras Firmes e das Ilhas por descobrir, caindo no anonimato, no final da vida. D) Errada. Abriu espaos para as navegaes espanholas, mas no realizou o projeto de circunavegao da Terra. E) Errada. Colombo chegou a terras americanas, que depois foram exploradas pela Espanha, exaustivamente, com descobertas de metais preciosos e domnio poltico sobre os nativos da Amrica.

33. As idias do Iluminismo foram importantes para a

divulgao de concepes de mundo que condenavam a escravido e o feudalismo. No Brasil, na poca, movimentos polticos foram influenciados por estas idias. A Inconfidncia Mineira, por exemplo, no sculo XVIII: A)

foi uma rebelio de carter popular que envolveu intelectuais e ameaou a dominao militar portuguesa na regio das minas. B) no conseguiu seguir as idias liberais, devido pouca participao de intelectuais entre as lideranas. C) defendeu, com clareza, o fim da escravido seguindo, de forma revolucionria, os ideais do liberalismo. D) fracassou nos seus planos e foi fortemente reprimida pelas medidas tomadas por Portugal. E) teve a participao de escravos, lembrando a estrutura da Revolta dos Alfaiates, que aconteceu na Bahia. Letra D Justificativa: A) Errada. O movimento no teve carter popular e teve a participao expressiva de intelectuais, mas no ameaou Portugal, por falta de expresso militar. B) Errada. Houve empenho de vrios intelectuais para o sucesso da rebelio, mas no houve consenso com relao libertao dos escravos, por parte dos rebeldes. C) Errada. Houve hesitaes na defesa da liberdade para os escravos e no foi um movimento de

D) E)

revoluo, devido, inclusive, as suas prprias limitaes. Certa. A denncia de Joaquim Silvrio fez com que Portugal tomasse medidas preventivas que levaram ao fracasso do movimento. Errada. No foi um movimento popular, como a Revolta dos Alfaiates, embora os inconfidentes contassem tambm com a possvel participao de escravos, em troca de sua liberdade.

D)

criou uma ampla rede de articulao com foras estrangeiras socialistas e abalou as foras conservadoras da Europa. E) expressou idias contrrias ao capitalismo, mas no conseguiu adeso popular, restringindo-se apenas divulgao dos manifestos libertrios. Letra B Justificativa: A) Errada. A Comuna no conseguiu firmar-se por muito tempo e teve seu iderio poltico ligado de forma predominante s idias de Proudhon e Blanqui. B) Certa. A Comuna teve um significado simblico expressivo para os revolucionrios, sendo exaltada por muitos socialistas, embora no conseguisse derrotar a fora militar do governo francs. C) Errada. A Comuna abalou Paris, mas teve uma rpida durao, devido organizao das foras repressivas comandadas por Thiers. D) Errada. No houve a criao de uma rede revolucionria. As foras conversadoras da Europa estavam preparadas para reprimir os movimentos revolucionrios e manter o capitalismo. E) Errada. A Comuna conseguiu mobilizar foras populares, causando grandes inquietaes polticas em Paris e provocando uma violenta represso do governo francs.

34. No governo de D. Pedro I, a situao do Brasil:


A) era de prosperidade econmica, com o crescimento da lavoura cafeeira na regio de So Paulo. B) era alvo de constantes conflitos polticos provocados pelos adversrios do imperador, na defesa de mais liberdade. C) era de estabilidade, depois da Constituio de 1824, com a defesa das idias liberais. D) assistia a dificuldades diplomticas, devido no aceitao da Inglaterra, de considerar o Brasil como um pas independente. E) era de estabilidade poltica, em face do apoio da maior parte da populao, e devido ao fato de o imperador ter decidido permanecer no Brasil. Letra B Justificativa: A) Errada. Havia srias dificuldades econmicas; inclusive, em 1829, o Banco do Brasil entrou em falncia e houve uma desvalorizao da moeda. A grande fase do caf no ocorreu neste perodo. B) Certa. Exigia-se maior liberdade, pois o comportamento centralizador de D. Pedro I incomodava as foras liberais mais radicais. Havia ainda a oposio da imprensa, que o criticava bastante. C) Errada. No houve estabilidade, mas, sim, muitos protestos contra os aspectos autoritrios da Constituio, que reforava a centralizao poltica do imperador. D) Errada. Alm da Inglaterra, os Estados Unidos tambm apoiaram o Brasil na independncia, embora os pases da Santa Aliana tivessem idias contrrias emancipao das colnias. E) Errada. A instabilidade poltica era constante, apesar do FICO. Assim sendo, o imperador resolveu abdicar, indo, em 1831, assumir o trono de Portugal, como D. Pedro IV.

36. O Modernismo causou diversas reaes na cultura

europia do sculo XIX. Os pintores impressionistas que estiveram no centro das polmicas artsticas da poca: A) tiveram aceitao imediata devido ao jogo de cores que utilizavam e ao fato de privilegiarem cenas da vida cotidiana. B) conseguiram seguir as regras do Classicismo, lembrando o equilbrio das formas, to comum na arte grega. C) valorizaram a subjetividade do artista e o seu poder de interpretao e imaginao, o que se encontra em pintores como Gauguin e Van Gogh. D) no tiveram relao com o Modernismo europeu, configurando-se como um movimento artstico, limitado ao academicismo do sculo XIX. E) fizeram um sucesso imediato no mercado de artes, abalando o Classicismo e consagrando pintores como Matisse e Gauguin. Letra C Justificativa: A) Errada. Houve muitas resistncias aos impressionistas que, hoje, so bastante valorizados nos mercados de arte, pela sua capacidade de renovao na poca em que surgiram. B) Errada. Romperam com o classicismo, seguindo outras concepes que valorizavam a capacidade do artista de interpretar a realidade. C) Certa. Houve uma valorizao da subjetividade, muito presente no modernismo, e abriu espao para mudanas na forma de pintar e de usar as cores. D) Errada. O impressionismo lana as bases do modernismo e de sua ruptura com os modelos clssicos, buscando renovao na arte. E) Errada. Matisse pertence ao movimento fauvista

35. Os caminhos do capitalismo no eram to sem

obstculos como muitos dos liberais europeus pensavam. Havia oposies, descontentamentos, condies de vida amplamente desfavorveis. O movimento revolucionrio intitulado A Comuna de Paris representou um momento de resistncia ao projeto da burguesia francesa, pois: A) B) C) inspirado nas idias socialistas de Marx e Engels, teve uma longa atuao, ameaando os governos liberais da Europa. foi uma revoluo marcada por uma forte represso do governo, defensor de idias conservadoras. derrubou o imperador e colocou a classe operria no poder por um longo perodo, divulgando idias socialistas radicais.

que segue o caminho aberto pelos impressionistas. O sucesso no mercado no foi imediato, havendo inclusive uma reao negativa diante das mudanas, pelos admiradores da arte mais acadmica.

37. Os conflitos polticos entre as naes, com uso de

tecnologias sofisticadas, foi marcante no sculo XX. O lanamento de bombas atmicas nas cidades japonesas, por ocasio da Segunda Guerra Mundial, continua sendo lembrado como um marco de violncia e barbrie a no ser repetido. Essa guerra: A)

com seu trmino, provocou acordos entre as grandes potncias, que trouxeram a garantia de uma paz segura. B) foi provocada pelo imperialismo nazista, ficando limitada a um conflito sem contedo poltico definido, mas com choques de interesses econmicos. C) transformou a Europa num cenrio de disputas violentas, com o uso de uma tecnologia de guerra sofisticada e experincias causadoras de muitas vtimas. D) consagrou a supremacia da Europa e da sua fora militar, diminuindo, assim, a hegemonia dos Estados Unidos no contexto poltico internacional, e trazendo vantagens para naes mais pobres, como o Brasil. E) alterou as relaes de poder internacionais, limitando a fora das grandes potncias, com a criao da Organizao das Naes Unidas, uma fora eficaz na resoluo dos conflitos. Letra C Justificativa: A) Errada. As tenses polticas no finalizaram com o fim da guerra. Novas guerras marcaram o sculo, com grande violncia em vrias regies do mundo. B) Errada. Muitos interesses entraram em jogo, inclusive com acusaes racistas contra os judeus. A guerra no teve apenas contedo econmico. Suas repercusses foram amplas, causando expectativas negativas na populao. C) Certa. H experincias feitas na guerra com tecnologias destrutivas. Com isso, a guerra tem sido um espao de se mostrar o lado negativo da cincia. D) Errada. Foram os Estados Unidos os grandes vencedores da guerra, com aumento do seu prestgio poltico e de sua fora econmica. A Europa sofre muitas perdas com a guerra, e formula uma poltica de reconstruo com a ajuda dos Estados Unidos. E) Errada. O fim da guerra, nem tampouco a criao da ONU, terminaram com os conflitos entre as naes.

construram uma identidade nacional harmnica, sem disputas pelo poder e com a consagrao do nacionalismo e do populismo. C) produziram obras de valor esttico significativo, na msica, na pintura e na literatura com reconhecimento pblico nacional e internacional. D) tm como modelo, at os dias atuais, o movimento modernista de 1922, e receberam completa adeso de intelectuais de Recife, So Paulo e Salvador. E) contriburam para o fim do preconceito racial, com base na defesa da miscigenao e de uma sociedade patriarcal e aristocrtica. Letra C Justificativa: A) Errada. A cultura europia e norte americana de maneira geral carrega os signos do imperialismo e da dominao colonial. B) Errada. No existe uma harmonia que afaste as disputas e a diversidade to comuns na produo cultural do Brasil. Uma identidade nica inexiste, numa sociedade onde predominam as contradies. C) Certa. A msica brasileira conseguiu projeo, sendo elogiada pela sua singularidade e beleza. Nas artes plsticas e na literatura o Brasil tambm conseguiu se projetar bastante. participando de vrias exposies no Exterior. D) Errada. O movimento de 22 foi muito importante, mas no inspirou os movimentos culturais e artsticos at hoje. Este movimento tambm no contou com o completa adeso dos intelectuais daquelas cidades. E) Errada. Os movimentos culturais e artsticos que contriburam para construo de uma identidade nacional, nem sempre defenderam a mistura de raa .e valores sociais, ou por outro lado uma sociedade patriarcal e aristocrtica.

B)

39. No mbito da economia nacional, o Plano Real:


A) alm de ter uma expressiva aceitao popular, contribuiu para a estabilidade poltica do governo de Fernando Henrique Cardoso. B) foi uma criao de Delfim Neto, quando era ministro de Itamar Franco, o que lhe garantiu a eleio como deputado federal. C) no guarda relaes com o neo-liberalismo, pois tem como princpio a interveno do Estado na gesto da economia. D) foi criado e executado durante o primeiro governo de Fernando Henrique Cardoso, com amplo apoio da populao. E) beneficiou os trabalhadores assalariados, que, pela primeira vez na histria do Brasil, tiveram seu poder de compra valorizado. Letra A Justificativa: A) Correta. O Plano Real foi decisivo para garantir a estabilidade poltica do governo de Fernando Henrique Cardoso, que conseguiu, inclusive, ser reeleito. B) Errada. O Plano Real no foi criao de Delfin Neto, nem este foi Ministro do governo de Itamar. C) Errada. O plano real foi sempre criticado por favorecer as diretrizes econmicas do neoliberalismo. D) Errada. O Plano Real foi criado no governo de

38. Uma parcela da sociedade no Brasil buscou, no

decorrer do sculo XX, atravs de diversas lutas diminuir as diferenas sociais e evitar que a pobreza fosse uma marca presente na sua histria contempornea. Alm dessa luta, contra as desigualdades sociais, deve-se ressaltar os movimentos culturais e artsticos, que: A) inspirados na cultura europia e na norteamericana, sempre expressaram em sua totalidade valores e princpios contrrios ao imperialismo e dominao colonial.

E)

Itamar Franco, quando Fernando Henrique era Ministro da Fazenda. Errada. O Plano Real no correspondeu primeira vez em que os trabalhadores assalariados tiveram seu poder de compra valorizado.

GEOGRAFIA
41. Este pas localiza-se no Oriente Mdio, onde ocupa
uma ampla pennsula desrtica. considerado o bero do islamismo. Anualmente, grandes migraes temporrias, com milhes de peregrinos, dirigem-se a Meca. A riqueza do pas provm da explorao de grandes jazidas petrolferas.

40. As mudanas decorrentes da globalizao nas ltimas

duas dcadas foram significativas para definir as relaes polticas entre as naes. Estas mudanas contriburam para alterar a economia brasileira que:

a)

conseguiu aumentar suas exportaes, garantindo seu desenvolvimento industrial, sem os emprstimos do FMI. b) adotou uma poltica econmica intervencionista, procurando atender s necessidade sociais das regies mais pobres. c) cresceu e se modernizou, embora persista a dependncia de emprstimos internacionais e as dificuldades para resolver suas desigualdades sociais. d) s ento se tornou uma economia moderna e industrializada, competindo com as grandes potncias da atualidade. e) teve a ajuda dos Estados Unidos para atualizar seu parque industrial, e rompeu sua dependncia dos pases europeus. Letra C Justificativa: A) errada: o Brasil apesar do aumento das exportaes manteve sua dependncia ao FMI. B) errada: o Brasil no adotou uma poltica intervencionista e nem atendeu as necessidades sociais das regies mais pobres. C) correta: o Brasil continuou dependente dos capitais externos e no consegue superar as desigualdades sociais existentes. D) errada: o Brasil tornou-se uma economia moderna e industrializada desde a dcada de 1950, no entanto, enfrenta dificuldades com as grandes potncias da atualidade. E) errada: o Brasil no rompeu sua dependncia dos pases europeus, nem teve a ajuda dos EUA para atualizar seu parque industrial.

1 2 3 4 Oceano ndico
O pas descrito est indicado no mapa pelo nmero: A) 1. B) 2. C) 3. D) 4. E) 5. Letra C Justificativa: O pas descrito a Arbia Saudita, o qual, no mapa, aparece indicado pelo nmero 3.

42. Com relao ao petrleo, uma das maiores fontes de


energia do mundo atual, correto afirmar que: A) algumas advertncias de que o petrleo pode acabar no tm sentido, pois, como o urnio, o petrleo um recurso natural inesgotvel, presente em terrenos metamrficos dos continentes e das bacias ocenicas. B) os pases da Amrica do Norte querem reduzir o consumo mundial de petrleo, com a finalidade de desestabilizar os pases exportadores do Oriente Mdio. C) o petrleo um recurso natural exaurvel, pois se localiza em reas no muito profundas de terrenos baslticos, ricos em matria orgnica. D) a escassez de petrleo decorre da exploso de poos, no Golfo Prsico, onde se registra a maior produo desse recurso natural. E) O petrleo um recurso natural no-renovvel, encontrado em terrenos de bacias sedimentares. Letra E Justificativa: A nica afirmativa correta a E, pois o petrleo um recurso natural que no se renova, encontrado em terrenos sedimentares. A preocupao com o fim das reservas petrolferas mundiais procede, portanto. As demais afirmativas no correspondem realidade.

43. A esperana de vida ao nascer, o Produto Interno

Bruto e o nvel de instruo da populao so trs indicadores socio-econmicos utilizados para o clculo: A) do Produto Nacional Bruto. B) do ndice de Desenvolvimento Humano. C) da Renda per Capita. D) do ndice de Globalizao. E) do Crescimento Vegetativo Populacional. Letra B Justificativa: Os trs indicadores referidos so empregados para definir o IDH (ndice de Desenvolvimento Humano).

E) 1, 2, 3, 4 e 5. Letra D Justificativa: A nica afirmativa incorreta a da alternativa 2. Aps a redemocratizao do Pas, no houve governo de tendncia socialista. E mais, os governos de tendncia socialista enfatizam a participao mais efetiva do Estado na economia.

46. Este princpio, enunciado por Jean Brunhes, chamava


ateno para o fato de que os fatores fsicos e humanos, ao elaborarem as paisagens, no agiram separada e independentemente, havendo uma interpenetrao na ao dos vrios fatores fsicos entre si, e ainda dos dois grandes grupos de fatores. Na elaborao das paisagens, nenhum dos fatores fsicos ou humanos age isoladamente; a ao sempre feita de forma integrada com outros fatores. (Manuel Correia de Andrade, Geografia Econmica) O princpio da Geografia a que o autor faz referncia o: A) Princpio da Extenso. B) Princpio da Conexo. C) Princpio da Analogia. D) Princpio das Causas Atuais. E) Princpio da Uniformidade dos Fatos Geogrficos. Letra B Justificativa: O texto menciona o importante Princpio da Conexo, enunciado pelo gegrafo Jean Brunhes. Segundo esse princpio, na formao das paisagens geogrficas, h uma forte relao entre fatores fsicos e fatores humanos.

44. As migraes internacionais vm ganhando um certo

destaque no cenrio mundial, j h alguns anos, ou seja, desde a dcada de 80 do sculo passado. Contriburam para esse importante fato, estudado pela Geografia Humana: 1) as desigualdades econmicas regionais. 2) os conflitos blicos. 3) a destruio do bloco sovitico. 4) a formao de blocos econmicos. 5) a nova onda de epidemias. 6) o fim das divergncias tnicas. Esto corretas apenas: A) 1, 2 e 5 B) 3, 4 e 6 C) 1, 5 e 6 D) 1, 2, 3 e 4 E) 2, 3, 4 e 5 Letra D Justificativa: Constituem pano de fundo das migraes contemporneas os seguintes fatos: as acentuadas desigualdades econmicas regionais, os conflitos blicos, a destruio do bloco sovitico e a formao de blocos econmicos. Esses itens atuaram como fatores explicativos para a dinmica populacional.

47. Considerando os diferentes sistemas agrcolas,


incorreto afirmar que: A) o sistema de Plantation pressupe uma acentuada concentrao da propriedade fundiria nas mos de poucas pessoas ou empresas. B) o sistema agrcola o conjunto de relaes sociais, conhecimentos, tradies e tcnicas empregados pelos grupos humanos em sua relao com a terra. C) nas reas rurais, nas quais a agricultura est claramente voltada para os mercados consumidores interno e externo, os sistemas agrcolas diferem muito, em funo do nvel de desenvolvimento alcanado pelo pas. D) no Brasil, a roa itinerante pode ser considerada como sistema agrcola tradicional, adotado por agricultores que no dispem de muitos recursos tcnicos. E) os sistemas agrcolas, em todo o Brasil, tm permanecido resistentes s mudanas tecnolgicas e aos estmulos do mercado mundial. Letra E Justificativa: A afirmativa E est incorretamente formulada, pois a agricultura brasileira vem se modernizando e reagindo favoravelmente aos estmulos do mercado mundial.

45. A privatizao das grandes estatais brasileiras foi uma

das mais importantes mudanas estruturais ocorridas na economia do Pas, nos ltimos anos. Considerando esse tema, correto dizer que:

a privatizao foi uma deciso poltica, tomada, ainda que de maneira tmida, no Governo Sarney, com o objetivo de fazer caixa para o Tesouro. 2) depois da redemocratizao do Pas, os governos de tendncia socialista promoveram a privatizao de grandes empresas estatais que no davam lucro. 3) no governo Collor, a privatizao de empresas pblicas tambm teve uma motivao ideolgica. 4) durante o Governo de Luis Incio, o processo de desestatizao tem estado paralisado. 5) as privatizaes mais importantes que ocorreram no mandato de Itamar Franco foram a CSN, a de empresas do setor de fertilizantes e da indstria petroqumica. Esto corretas: A) 1 e 2 apenas B) 1, 2 e 5 apenas C) 2, 3 e 4 apenas D) 1, 3, 4 e 5 apenas

1)

48. Em uma Amrica Latina que no acha o caminho para

o desenvolvimento, o Chile a ovelha desgarrada que encontrou a frmula econmica do sucesso. (Veja, 1/6/2005) Sobre esse assunto, analise as afirmaes a seguir. Uma delas no corresponde realidade. Assinale-a. A) Apenas durante o Governo Militar, o Chile conseguiu crescer, economicamente, a uma taxa mdia anual acima de 4% ao ano. B) A proporo de chilenos vivendo abaixo da linha de pobreza vem caindo nos ltimos anos. C) Apontam-se como causas do sucesso econmico do Chile: a boa governana, a economia livre de mercado, o investimento em educao e os acordos comerciais realizados. D) Tem havido um certo consenso entre os polticos de esquerda e os de direita no tocante economia do pas. E) O Chile, entre os pases da Amrica Latina, considerado o que apresenta o menor risco para investidores estrangeiros. Letra A Justificativa: A afirmativa A incorreta, pois, atualmente, em pleno regime democrtico, o Chile cresce economicamente a uma taxa mdia anual de 5,5%.

50. O outono-inverno a poca em que a energia dessas

emisses se manifesta com maior freqncia nessa parte do Nordeste brasileiro. Durante a primavera reduzida ao mnimo, se bem que no vero comece a ser anunciada atravs das chuvas do caju. Por isso que so chuvas cujas mximas, muitas vezes, se registram em junho - embora tenham comeado j no outono - diz-se que so chuvas de inverno antecipadas no outono. (Gilberto Osrio de Andrade e Rachel Caldas
Lins)

3 4 5

49. O chapado sozinho - A largueza. O sol. O cu no

se querer ver. O verde carteado do grameal. Ali chovia? Chove - e no encharca poa, no rola enxurrada, no produz lama: a chuva inteira se sovertia em minuto terra a fundo, feito um azeitinho entrador. O cho endurecia cedo, esse rareamento de guas. (Guimares Rosa, Grande Serto Veredas)

A forma de relevo poeticamente mencionada pelo escritor caracterstica: A) das reas cristalinas do serto nordestino. B) de regies que no possuem solos profundos. C) de bacias sedimentares. D) dos ambientes que sofreram falhamento no prcambriano. E) das reas montanhosas e ngremes do serto mineiro. Letra C Justificativa: As chapadas e os chapades so relevos tabulares tpicos de bacias sedimentares. No podem ser considerados reas montanhosas, pois apresentam topos planos.

Identifique no mapa acima a rea que apresenta o regime de chuvas referido no texto. A) 1 B) 2 C) 3 D) 4 E) 5 Letra E Justificativa: A rea 5 a que apresenta o regime de chuvas de outono-inverno no Nordeste, provocado, sobretudo, pelas emisses da Frente Polar Atlntica.

51. Conforme Pierre Gourou, seriam comuns, sob a mata

de terra firme, os perfis (de solo) com uma capa delgada de hmus, um horizonte arenoso e, abaixo, a carapaa latertica. Pouco tempo depois que a selva derrubada para cultivo, as escassas reservas de bases solveis e o hmus so arrastados para o lenol fretico, e da para os rios, pela infiltrao de gua oriunda de copiosas chuvas. Aps a concluso desse processo, o solo fica reduzido a uma areia solta, que em muitos lugares acabaria sendo arrastada pelas enxurradas. (Orlando Valverde) O processo mencionado no texto corresponde a: A) Arenizao. B) Lixiviao. C) Desertificao Antrpica. D) Eolizao. E) Litognese. Letra B Justificativa: O processo analisado pelo autor a lixiviao, que freqente na Amaznia. A arenizao seria a

formao de desertos arenosos. A desertificao antrpica no poderia ser descrita como est no texto. A eolizao seria a ao destacada dos ventos, com formao de dunas ou de eroso intensa. A litognese seria o endurecimento de certos sedimentos ou a formao de rochas.

54. Nas reas de baixas latitudes, as estaes do ano,


fora dos tratos sob a influncia do oceano e da altitude, subdividem-se em estao chuvosa e estao seca, estando, portanto, a gua meterica concentrada em alguns meses do ano. (Carlos Toledo Rizzini) As caractersticas mencionadas no texto so tpicas das reas que: A) se localizam a sotavento de cordilheiras. B) se estendem em relevos de plancies nas latitudes mdias. C) apresentam clima tropical. D) ficam em reas subtropicais e temperadas setentrionais. E) se situam prximas de oceanos e mares. Letra C Justificativa: As reas de clima tropical so as que apresentam a sazonalidade referida no texto.

52. A rea escura que aparece no mapa a seguir,


corresponde:

55. Observe o mapa a seguir. As reas escuras


correspondem aos espaos ocupados pelas:

zona de terrenos vulcnicos e metamrficos. aos principais terrenos dobrados do pas. aos terrenos de cobertura sedimentar. aos relevos do domnio do mar de morros florestados. E) zona metamrfica do Escudo Brasileiro. Letra C Justificativa: A rea indicada corresponde aos terrenos de cobertura sedimentar fanerozica, dispostos em duas grandes bacias sedimentares ou sinclises.

A) B) C) D)

53. Na paisagem esboada a seguir, a seta est


indicando: A) savanas. B) florestas tropicais e equatoriais. C) florestas caduciflias temperadas. D) florestas subtropicais. E) pradarias e estepes. Letra B Justificativa: As reas escuras indicam a distribuio espacial das florestas equatoriais e tropicais.

56. So definidas pelas Naes Unidas como sociedades

ou empresas que possuem ou controlam meios de produo ou servio fora do pas onde esto estabelecidas.(ADAS, Melhem. Geografia.). Essa definio usada para identificar: A) indstrias de bens de consumo durveis. B) empresas importadoras. C) indstrias de base. D) empresas transnacionais. E) sociedade de economia mista. Letra D Justificativa: A definio se aplica s empresas transnacionais, segundo estabelecem as Naes Unidas.

A) uma estrutura geolgica falhada. B) um divisor de guas. C) um topo de uma cuesta. D) um talvegue. E) uma crista dobrada. Letra B Justificativa: A seta indica um divisor de guas. Observa-se nitidamente que a rea separa duas bacias hidrogrficas distintas.

INGLS
This is Really Home
A few years ago Yu Changhua measured the seasons by what was growing in his fields rapeseed in spring, maize in summer, wheat in winter. He lived with his family in the countryside in Chinaa central Sichuan province, _________ one of Chinas holiest Buddhist mountains. Today the 42year-old lives with his wife and 7-year-old son in a 10square-meter room in Beijings gritty San Lu Ju district. Yu _________ $110 a month working as a construction-team foreman far more than he made as a farmer but his living conditions are harsh. For years he dreamed of going back and working his land, but last summer he couldnt find _________ willing to rent it. Faced with paying taxes to leave the land fallow, Yu _________ the quarter-hectare plot to the local government. I moved to Beijing because there is opportunity here, he says. But now I dont have land, this is really home. That resignation is increasingly common in China nowadays, _________ farmers are forced off _________ land or decide to leave it for what they hope are better opportunities in big cities. According to Chinas State Statistics Bureau, the nation lost 8.6 million hectares of farmland between 1986 and 2003 and the speed at which land _________ devoured by new roads, factories and reservoirs is stunning. In 2003, the latest period with available figures, Chinas cropland shrank by 2 percent. As the land goes, so go the farmers: Wang Chunguang, a Chinese government sociologist, estimates that 50 million farmers have lost their land to development in the past decade, a number he expects to rise to more than 100 million in the next decade. In addition, the Communist Party expects the migration of between 30 million and 40 million Chinese over the next decade as a result of depleted or degraded [natural] resources due to pollution and desertification. Nearly all will move to cities. Together with 120 million short-term migrants, this population upheaval is creating a social problem that, until now, Chinas leaders had managed to prevent urban slums and rural shantytowns. Five years ago slums were not visible in Beijing, says Jing Jun, a sociologist at Beijings Qinghua University. But now they are everywhere. Beijings biggest, located just west of Qinghua, he says, covers seven square quilometers. Like impoverished areas around the world from Rio de Janeiro to Mumbai Chinas emerging slums and shantytowns fuel the spread of crime, disease and dissent. All of which threatens to fracture Chinese society and hamper the countrys rapid economic growth.
(From This is Really Home Newsweek August 8, 2005, pages 28 and 29.)

Justificativa: NEAR preposio que indica proximidade. EARNS 3 pessoa do singular do presente do indicativo do verbo to earn (ganhar, receber); referese a quanto Yu ganha hoje. ANYONE pronome indefinido utilizado em frase negativa: He couldnt find anyone willing to rent it. Equivale, semanticamente, a ningum. GAVE pretrito perfeito do indicativo do verbo to give; reporta a uma ao passada j concluda. AS conjuno que indica causa; tem um sentido equivalente ao sentido de porque. THEIR adjetivo possessivo da 3 pessoa do plural; refere-se aos agricultores que so forados a deixar suas terras, na esperana de melhores oportunidades nas cidades grandes. IS BEING 3 pessoa do singular do presente contnuo do verbo to devour (devorar), na voz passiva.

58. In accordance to the text, migration is driven mainly by


1) 2) 3) 4) 5) the income gap between farmers and urban workers. the emerging slums and shantytowns. the busy life in the big city. ones dreams of a better life in big cities. the loss of farmlands to development.

( ) The correct responses are: A) 1, 2 and 3 only B) 2, 3 and 4 only C) 1, 2 and 5 only D) 1, 4 and 5 only E) 1, 2, 3, 4 and 5 Letra D Justificativa: A migrao impulsionada, principalmente, pela diferena de renda entre os agricultores e os trabalhadores das fbricas nas cidades; pelos sonhos de uma vida melhor nas cidades grandes; e pela perda de fazendas (terras produtivas) para o desenvolvimento.

59. The massive influx of migrants has resulted in


1) the increasing depletion or degradation of natural resources. 2) personal frustrations regarding the hard conditions of life in the big city. 3) the immediate urge for the construction of new roads, factories and reservoirs. 4) the lack of affordable housing and the growth of urban slums. 5) the raise of violence and illness, as well as anger over urban inequality. The right answers are only A) 1, 3 and 5 B) 2, 4 and 5 C) 1, 2, 3 and 4 D) 2, 3, 4 and 5 E) 1 and 3 Letra B Justificativa: O influxo macio de migrantes resultou: em frustraes pessoais concernentes s condies de

57. Fill in the blanks with the correct sequence of words.


in earned someone gives while his- has been B) on has earned no one give but your would be C) at will earn something have given when her had been D) over earn anything is giving because its was being E) near earns anyone gave as their is being Letra e A)

vida bastante difceis na cidade grande; na falta de recursos para aquisio da casa prpria e, conseqentemente, no crescimento de favelas urbanas; no aumento da violncia e das doenas, bem como no no-conformismo perante as desigualdades sociais existentes na cidade.

64. Yu Changhua says: I moved to Beijing because there


A)

is opportunity here. The correct reported speech for this sentence is: Yu Changhua said that he

60. When Yu says But now I dont have land, this is really
home., one realizes that he is both A) regretful and resignated. B) sorry and ashamed. C) afraid and hopeful. D) idealistic and defeated. E) happy and successful. Letra A Justificativa: O contraste no incio da orao, representado pela conjuno but, indica que o agricultor est tanto arrependido de ter entregue seu lote de terra como resignado com o seu novo lar, pois no h outra opo de vida para ele nem para sua famlia.

will move to Beijing because there is opportunity there. B) had moved to Beijing because there was opportunity there. C) is moving to Beijing because there is opportunity there. D) has moved to Beijing because there has been opportunity there. E) moves to Beijing because there is opportunity there. Letra B Justificativa: O discurso indireto adequado fala do agricultor : Yu Changhua disse que tinha se mudado para Beijing porque l havia oportunidade. O tempo verbal muda, respectivamente, do pretrito do indicativo para o passado perfeito e do presente do indicativo para o pretrito, na 3 pessoa do singular.

61. In the sentence All of which threatens to fracture

Chinese society and hamper the countrys rapid economic growth., the word hamper is similar in meaning to A) allow. B) impel. C) drive. D) impede. E) handle. Letra D Justificativa: O verbo to impede equivale, semanticamente, a to impede (impedir, postergar).

ESPANHOL
Las lenguas cambian de continuo, y lo hacen de modo especial en su componente lxico. Por ello los diccionarios nunca estn terminados: son una obra viva que se esfuerza en reflejar la evolucin registrando nuevas formas y atendiendo a las mutaciones de significado. Especial cuidado ha de poner en ello el Diccionario acadmico al que se otorga un valor normativo en todo el mundo de habla espaola. La Real Academia Espaola y las veintiuna Academias que con ella integran la Asociacin de Academias de la Lengua espaola trabajan mancomunadamente al servicio de la unidad del idioma tratando de mejorar y actualizar un diccionario de carcter panhispnico. Cuanto aparece en el DRAE es fruto de ese estudio y de la aprobacin colegiada. Hasta hace poco tiempo la edicin en forma de libro constitua la nica posibilidad de fijacin y transmisin. Los recursos electrnicos de que hoy disponemos hacen posible un modo diferente de actuacin. El Diccionario acadmico es actualmente una base informtica de datos, lo que permite un mejor control de su contenido, proporciona mayor facilidad de revisin y, sobre todo, hace compatibles diferentes fases del trabajo sin las servidumbres exigidas por la edicin impresa. De ah el compromiso adquirido de ir haciendo pblicas con periodicidad semestral las adiciones, supresiones y enmiendas que la Real Academia Espaola y sus Academias asociadas vayan aprobando.

62. In the phrase but his living conditions are harsh, the
word harsh has a meaning equivalent to A) quite easy. B) very good. C) rather difficult. D) unfair. E) terrific. Letra C Justificativa: O adjetivo harsh possui um significado equivalente a rather difficult (bastante difcil).

63. The word stunning, in: factories and reservoirs is


stunning (paragraph substituted for A) beautiful. B) delightful. C) pleasing. D) unattractive. E) shocking. Letra E Justificativa: O adjetivo stunning pode ser, adequadamente, substitudo por shocking (chocante, estonteante), reao decorrente dos hectares de terras que so 2), can be,

adequately,

De este modo los hispanohablantes que accedan a nuestra pgina electrnica podrn disponer del documento que contiene el texto de la ltima edicin en papel - en este caso, la vigsima segunda, de 2001 - y, al tiempo, el conjunto de modificaciones aprobadas. Por ello, entre los varios modelos posibles de organizacin se ha elegido el que mantiene con toda claridad la separacin entre los dos documentos. Los consultantes acceden inicialmente a la vigsima segunda edicin y, en los casos en que se aada un nuevo registro o un artculo haya sido modificado, vern en la pantalla un aviso que les permitir contemplar la nueva versin. Lo que a partir de abril de 2005 ofrece la Real Academia Espaola es el conjunto de ms de 12 000 modificaciones aprobadas desde el cierre de la edicin anterior hasta junio de 2004. Han sido ya estudiadas por la Espaola otras que irn siendo aprobadas por todas las Academias e incorporadas cada seis meses a esta pgina. De este modo se podr disponer de una informacin actualizada del trabajo acadmico y se facilitar el conocimiento de la evolucin del espaol.
(www.rae.es)

pela Associao de Academias ou que sua importncia foi apenas reconhecida nesta ltima verso do dicionrio. Em relao resposta C), o prprio dicionrio (e no a lngua) que apresenta vrios modelos possveis de organizao.

59. En el primer prrafo, la presencia de los dos puntos

(Por ello los diccionarios nunca estn terminados: son una obra viva que se esfuerza en reflejar la evolucin registrando nuevas formas y atendiendo a las mutaciones de significado) se justifica porque: A) aparecen en un documento oficial de la Academia. B) son empleados para enfatizar una contraposicin de ideas. C) es comn que separen, como en este caso, un participio y un verbo en el tiempo presente. D) evitan la repeticin de un elemento nombrado anteriormente. E) anuncian que habr de seguir una explicacin de lo que antecede. Letra E

57. Podemos afirmar que el objetivo principal de este texto


consiste en: A) indicar las formas correctas de usar la lengua espaola. B) establecer los elementos lingsticos comunes que unen a los pases de habla hispana. C) comparar el Diccionario de la Real Academia con otros diccionarios de la lengua. D) servir de presentacin para la pgina electrnica del Diccionario de la Real Academia. E) enumerar las modificaciones incorporadas a esta edicin del Diccionario de la Real Academia. Letra D Justificativa: Apresentar a verso eletrnica do Dicionrio da Real Academia Espanhola o principal objetivo deste texto. As duas primeiras respostas poderiam se referir aos objetivos do dicionrio (no do texto). O texto compara este dicionrio com outros anteriores (letra C), e menciona algumas modificaes incorporadas, mas nenhum desses seu objetivo principal.

Justificativa: A ltima a nica resposta correta, j que, entre as duas oraes, existe uma relao explicativa: os dicionrios nunca esto terminados porque so uma obra viva. O texto completa assim a afirmao los diccionarios nunca estn terminados; o valor explicativo da frase j estava enfatizado pela presena de por ello.

60. En la frase De ah el compromiso adquirido de ir


haciendo pblicas con periodicidad semestral las adiciones, supresiones y enmiendas que la Real Academia Espaola y sus Academias asociadas vayan aprobando, la expresin pblicas concuerda en gnero y nmero con: A) B) C) periodicidad semestral. supresiones y enmiendas. la Real Academia Espaola y sus Academias asociadas. D) adiciones. E) adiciones, supresiones y enmiendas. Letra E Justificativa: Na orao analisada, pblicas um adjetivo que modifica totalidade dos elementos (substantivos) que constituem o objeto do verbo em forma de perfrase (ir haciendo), isto : adiciones, supresiones y enmiendas, como aparece indicado na opo E). Por isso, as respostas B) e D) so parciais, pois apenas fazem referncia a uma parte do objeto do verbo. A) Nunca pode ser aceita, porque no h concordncia em nmero. Por sua vez, a opo C) est referida a outra seqncia da mesma construo.

58. Segn el texto, la lengua espaola


A) est siendo amenazada por un mundo en constante transformacin. B) presenta una diversidad que pretende ser reflejada en el Diccionario de la Real Academia. C) presenta varios modelos posibles de organizacin. D) debe ser fijada y transmitida por la Asociacin de Academias de la lengua espaola. E) ha visto reconocida su importancia a partir de la ltima versin del Diccionario de la Real Academia. Letra B Justificativa: Esta a nica resposta que pode ser considerada correta. O texto enfatiza a diversidade, a mutao e a evoluo da lngua espanhola; no se refere a esses processos como sendo uma ameaa, nem afirma que deva ser fixada com carter normativo

61. Despus de leer el texto, podemos concluir que:


1) 2) La versin electrnica del Diccionario de la Real Academia Espaola presenta contenidos que no estn incluidos en la versin impresa. La Real Academia es la institucin ms adecuada para legislar en cuestiones relativas al uso de la lengua espaola.

3)

La lengua espaola ha sufrido grandes transformaciones en los ltimos aos, todas las cuales han sido registradas en la ltima versin del Diccionario de la Real Academia. 4) La versin electrnica del Diccionario de la Real Academia est sujeta a peridicas modificaciones. Estan correctas las afirmaciones A) 1 y 3 B) 2 y 3 C) 1 y 4 D) 1, 3 y 4 E) 3 y 4. Letra C Justificativa: Esta a resposta correta (pontos 1 e 4), j que o texto afirma que los hispanohablantes que accedan a nuestra pgina electrnica podrn disponer del documento que contiene el texto de la ltima edicin en papel -en este caso, la vigsima segunda, de 2001- y, al tiempo, el conjunto de modificaciones aprobadas (ponto 1), e que o dicionrio pretende ir haciendo pblicas con periodicidad semestral las adiciones, supresiones y enmiendas que la Real Academia Espaola y sus Academias asociadas vayan aprobando (ponto 4).

E)

fijar de forma transitoria los cambios sufridos por la lengua espaola. Letra B Justificativa: Todas as respostas aludem a benefcios aportados pela verso eletrnica do dicionrio, mas o texto permite inferir que a sua vantagem mais importante consiste em facilitar a interao com o leitor. Ver, por exemplo, o seguinte trecho: Hasta hace poco tiempo la edicin en forma de libro constitua la nica posibilidad de fijacin y transmisin. Los recursos electrnicos de que hoy disponemos hacen posible un modo diferente de actuacin. El Diccionario acadmico es actualmente una base informtica de datos, lo que permite un mejor control de su contenido, proporciona mayor facilidad de revisin y, sobre todo, hace compatibles diferentes fases del trabajo sin las servidumbres exigidas por la edicin impresa.

64. Lo que a partir de abril de 2005 ofrece la Real

Academia Espaola es el conjunto de ms de 12.000 modificaciones aprobadas desde el cierre de la edicin anterior hasta junio de 2004. La expresin aqu utilizada, Lo que, muy frecuente en espaol A) es una expresin que slo se utiliza en el lenguaje coloquial. B) es una clsula temporal que se refiere a abril de 2005. C) se refiere a un contenido que aparece expresado a continuacin en la misma frase. D) otorga um sentido hipottico a la frase. E) tiene un valor anafrico, esto es, se refiere a otros elementos incluidos anteriormente en otro pasaje del texto. Letra C Justificativa: Lo que se refere a el conjunto de ms de 12000 modificaciones aprobadas desde el cierre de la edicin anterior hasta junio de 2004. As outras respostas so incorretas, j que no uma expresso que seja necessariamente mais freqente na linguagem coloquial. Tampouco uma clusula temporal, no est formada por um demonstrativo, no ilustra uma hiptese nem tem valor anafrico.

62. En la frase De ah el compromiso adquirido de ir


haciendo pblicas con periodicidad semestral las adiciones, supresiones y enmiendas que la Real Academia Espaola y sus Academias asociadas vayan aprobando, la justificacin que se ofrece en el texto al establecimiento de tal compromiso se refiere a: A) B)

la constante evolucin de la lengua espaola. la importancia de haber creado una versin electrnica del diccionario. C) la promesa de mantener disponibles en la pgina las 22 ediciones del diccionario. D) la organizacin diversificada del material que compone el diccionario. E) la intencin de incorporar nuevos contenidos cada seis meses. Letra A Justificativa: O compromisso se refere ao registro das adiciones, supresiones y enmiendas que a lngua espanhola venha a incorporar ao longo do tempo como conseqncia da constante evoluo da lngua. A resposta C) falsa, e as outras mencionam objetivos ou virtudes do dicionrio, mas que no configuram uma justificativa do compromisso mencionado.

FRANCS
Lisez attentivement le texte ci-dessous et rpondez aux quatre questions suivantes. Lcole rpublicaine la franaise Si lcole est rgulirement au coeur de dbats publics qui suscitent une forte mobilisation en France, comme en tmoignent les manifestations tout au long des annes 1980 2000, cest quelle occupe une place cruciale et fondatrice dans la socit franaise moderne [...]. La Rvolution franaise de 1789, en reconnaissant le peuple comme seule source lgitime de la souverainet national, a rendu ncessaire linstauration dun service public dducation afin de former les Franais lexercice de la citoyennet.

63. Segn el texto, la ventaja ms importante de la versin


electrnica del Diccionario consiste en: A) B) C) D) facilitar el conocimiento de las reglas de la lengua espaola; sa es una de las principales labores de la Real Academia. posibilitar al lector una mayor interaccin: puede consultar la ltima edicin y las modificaciones que sern implantadas en la siguiente. consultar rpidamente la vigsima segunda edicin del diccionario. ser el resultado de la aprobacin colegiada de todas las academias, lo que ofrece una visin panhispnica del espaol.

Les grands principes rgissant le systme ducatif, poss la Rvoultion, ont t progressivement appliqus par les partisants de la rpublique, opposs aux dfenseurs dune e restauration monarchique, tout au long du XIX sicle. Lobligation scolaire, la gratuit et la lacit de lenseignement public, ralises pour lenseignement primaire par Jules Ferry dans les annes 1880, nont pas t remises en cause depuis. Lcole, par lradication des patois (dialects) locaux et la diffusion du franais, a t le vecteur privilgi de la construction de la nation. Hritiers de la philosophie des Lumires, les rpublicains ont mis fin la tutelle de lEglise sur lducation, afin de promouvoir la raison et la libert de penser.
(Daprs Kathy Crapez, Universit de Paris-IX-Dauphine. 2004)

D)

E)

escola. Inclusive a expressao os debates pblicos o sujeito do verbo suscitent, que est no plural. Errada. O texto se refere ao servio pblico educativo para a formao do povo francs ao exerccio da cidadania e, no, para suscitar mobilizaes no pas. Errada. No texto, os filsofos iluministas inspiraram os partidrios da repblica mas no so eles quem provoca as mobilizaes atuais na Frana.

59. Dans la phrase: Lobligation (..) nont pas t remises


A) Exercice B) Motif C) Problme D) Diffusion E) Question Letra E Justificativa: A expresso remettre en cause quer dizer questionar ; logo, no terceiro pargrafo do texto, cause sinnimo de question. Portanto, as alternativas (a); (b); (c) e (d) esto erradas porque no so sinnimos para a palavra cause na acepo do texto. Somente a alternativa (E) est correta.

en cause, le mot cause peut tre remplac correctement par quel mot ci-dessous?

57. Qui a cr, en France, lenseignement primaire gratuit,


lac et obligatoire? A) Le peuple franais B) La restauration monarchique C) La Rvolution de 1789 D) Jules Ferry dans les annes1880 E) Les philosophes des Lumires Letra D Justificativa: A) Errada. O povo francs fez a revoluo. Ele foi reconhecido pela revoluo como a nica fonte legtima da soberania nacional, mas no fez as leis da escola francesa. Veja-se o segundo pargrafo do texto. B) Errada. Os defensores da restaurao da monarquia tinham princpios contrrios aos dos republicanos, que queriam uma escola que seguisse os princpios da Revoluo, como diz o texto no terceiro pargrafo. C) Errada. A Revoluo de 1789 tornou necessria a instaurao de um ensino pblico nas bases da escola republicana mas no o instaurou. Confira-se o segundo pargrafo do texto. D) Certa. O texto indica, no final do terceiro pargrafo, que essas realizaes foram empreendidas por Jules Ferry, nos anos 80. E) Errada. Os filsofos inspiraram os republicanos (herdeiros dos filsofos das Luzes) mas no criaram leis para o sistema educativo francs. Confira-se o final do quarto pargrafo.

60. Qua fait lcole rpublicaine?


A) Elle na pas radiqu les patois locaux B) Elle a contribu la construction de la nation C) Elle na pas diffus la langue franaise D) Elle a instaur la tutelle de lEglise sur lducation E) Elle a mis fin la libert de penser Letra B Justificativa: A) Errada. A escola erradicou os dialetos. B) Correta. Sim, ela contribuiu, posto que foi um vetor privilegiado na construo da nao. C) Errada. Ao contrrio, ela difundiu a lngua francesa. D) Errada. Ela ps fim tutela da Igreja sobre a educao. E) Errada. Ao contrrio, ela promoveu a liberdade de pensamento. Pour repondre aux quatre questions suivantes, signalez, parmi les propositions, celle qui complete correctement les lacunes des phrases.

58. Selon le texte, quest-ce qui provoque une forte


mobilisation en France? A) Les systmes locaux B) Les manifestations monarchiques C) Les dbats publics D) Les services publics E) Les principes philosophiques Letra C Justificativa: A) Errada. O texto no se refere aos sistemas locais e, sim, aos sistemas educativos. B) Errada. No so as manifestaes monrquicas que provocam as mobilizaes na Frana. O texto no se refere s mobilizaes monrquicas e, sim, restaurao monrquica. C) Certa. So os debates pblicos que suscitam uma forte moblizao na Frana em torno da

61. Dans la phrase Les tudiants ont protest pendant


toute lanne en 2000, le mot soulign indique _______ de laction. A) le motif B) loccupation C) lgalit D) la difficult E) la dure Letra E Justificativa: Na frase Les tudiants ont protest pendant toute lanne en 2000, a palavra sublinhada um

expresso de tempo que indica a durao da ao, logo apenas a alternativa (E) est correta. A) Errada. No se trata do motivo dos protestos mas de sua durao. B) Errada. No marca a ocupao, no expresso de lugar. C) Errada. No se trata de comparao; logo no h noo de igualdade, de inferioridade nem de superioridade. D) Errada. No h noo de dificuldade na expresso. E) Correta. uma expresso de tempo (pendant = durante) que marca a durao.

B)

C)

62. Lcole brsilienne a chang aussi _______ sicles.


A) parce que des B) cause du C) la suite de D) au cours des E) grce au Letra D Justificativa: Na frase Lcole brsilienne a chang aussi _______ sicles est faltando uma expresso que marque a extenso temporal da ao, logo: A) Errada. Alm de marcar a causa, a expresso parce que des est errada, pois no se usa des aps esta causal, que, corretamente, usada diante de um verbo e no de um substantivo; logo, no cabe, aqui, o determinante des. B) Errada. Alm de marcar a causa, a expresso cause du est errada, pois no se usa du para determinar palavras masculinas no plural, e sicles est no plural, o certo seria des. C) Errada. Apesar de marcar a posterioridade, a expresso la suite de insiste sobre a causa, e, alm do mais, o certo seria usar des antes de sicles e no de. D) Correta. Est certa, pois au cours de marca a durao do tempo decorrido, e o uso do determinante plural des est correto; E) Errada. Alm de marcar a causa, a expresso grce au est errada porque no se usa au para determinar palavras masculinas no plural, e sicles est no plural; o certo seria aux.

D)

E)

errada, pois deve-se usar a forma elidida (qu) da conjuno que diante de palavras comeadas por vogal e no o pronome qui; Errada. Em si, que: apesar de si (advrbio de intensidade usado para modificar o adjetivo) estar empregado corretamente, a frase fica errada, pois deve-se usar a forma elidida (qu) da conjuno que, diante de palavras comeadas por vogal; Errada. Em autant, qu: apesar de estar correto o uso da forma elidida (qu) da conjuno que, diante de palavras comeadas por vogal, o advrbio autant est empregado incorretamente porque no deve ser usado para dar intensidade ao adjetivo; Correta. Em tellement, qu tanto o uso do advrbio de intensidade tellement, modificando o adjetivo importante, quanto o da conjuo elidida qu diante do pronome elle esto corretos. Errada. Em tellement, qui, apesar de tellement (advrbio de intensidade usado para modificar o adjetivo) estar empregado corretamente, a frase fica errada, pois a conjuno que, na forma elidida (qu) diante de palavras comeadas por vogal, que funciona como complemento da expresso e, no, o pronome qui.

64. Dans la phrase Si la Rvolution a gagn cest parce


que le peuple tait au coeur des manifestations, les mots souligns mettent en relief _______ de la victoire. A) le temps B) le doute C) la cause D) la concession E) la finalit Letra C Justificativa: Somente a alternativa (C) completa corretamente a frase da questo Si la Rvolution a gagn cest parce que le peuple tait au coeur des manifestations, les mots souligns mettent en relief _______ de la victoire porque as palavras sublinhadas do nfase ao motivo, insistindo sobre a causa da vitria da revoluo que foi a participao central e decisiva do povo que, segundo a frase, estava no corao das manifestaes. A) Errada. A frase no insiste sobre o tempo decorrido. B) Errada. A frase no diz que houve dvida nem quanto vitria nem quanto ao papel preponderante do povo. C) Correta. A frase aponta para o motivo principal da vitria da revoluo, insistindo sobre a causa dessa vitria: o povo estava no cerne das manifestaes recorrendo a uma expresso de realce da causa (parce que) si.......cest. D) Errada. A frase no insiste sobre a idia de concesso das aes do povo. E) Errada. A frase no insiste sobre a finalidade como determinante da revoluo nem sobre a finalidade da participao do povo.

63. La Rvolution franaise a t _______ importante


_______elle a mme influenc dautres pays. A) si, qui B) si, que C) autant, qu D) tellement, qu E) tellement, qui Letra D Justificativa: Somente a altarnativa (D) traz os elementos da consecutiva, que completam corretamente a frase La Rvolution franaise a t _______ importante _______elle a mme influenc dautres pays, pelos seguintes motivos: A) Errada. Em si, qui: apesar de si (advrbio de intensidade usado para modificar o adjetivo) estar empregado corretamente, a frase fica

Anda mungkin juga menyukai