Anda di halaman 1dari 9



HGXFDomRFLrQFLDHWHFQRORJLD

('8&$d2(63(&,$/ $63(&726+,675,&26((92/8d2&21&(378$/

62),$0$5*$5,'$*8('(6'(&$0326 526$0$5,$/23(60$57,16

Durante longos milnios, a educao que como processo de interaco social e socializao, sempre existiu realizou-se quase sempre fora da escola. A famlia, a tribo ou o cl, as igrejas, a profisso e o meio social em geral assumiram a funo de educar os jovens para a vida social. (Sousa Fernandes, 1991)

1 INTRODUO No decorrer da existncia humana, a perspectiva social em relao aos portadores de deficincias, nem sempre foi a mesma, sofrendo alteraes paralelamente evoluo das necessidades do ser humano e prpria organizao das sociedades. Segundo Jimenez (1997), a evoluo conceptual da deficincia, pode dividir-se em trs pocas: a primeira considerada pr-histrica e que engloba as sociedades primitivas e se prolonga at Idade Mdia; a segunda, em que emerge a ideia de que os deficientes so pessoas a quem preciso prestar assistncia; e finalmente a terceira,

Psicloga do Colgio da Imaculada Conceio Viseu e Professora da Escola Superior de Sade e da Escola Superior de Educao do Instituto Superior Politcnico de Viseu. Professora da Escola Superior de Sade do Instituto Superior Politcnico de Viseu


HGXFDomRFLrQFLDHWHFQRORJLD

corresponde a poca actual, onde o conceito de Deficincia se desenvolve perspectivado em funo de uma sociedade, que ideologicamente se afirma como sendo inclusiva. Nesta ptica, importante salientar uma evoluo conceptual de deficincia, entendida como uma construo subjectiva ao invs de uma realidade objectiva, decorrendo do facto, dos indivduos se inserirem em contextos e sistemas ideo-polticos em que determinadas realidades podem ser consideradas ou no como desvios. Na opinio de Fernandes (2002, p.33): (...) os conceitos de norma e normalidade, so socialmente estabelecidos pela maioria representada pelo conjunto de indivduos() esta maioria que estabelece as normas, entendidas estas como aquilo que se observa com mais frequncia e com as quais cada qual ser contrastado, derivando da que os indivduos resultem classificados e etiquetados como normais ou anormais.

Desta viso resulta o que se considera deficinciacorrespondendo esta a uma diferena que intuda como negativa. Nesta perspectiva compreendemos a segregao a que foram sujeitos os indivduos portadores de deficincia, (nomeadamente na dimenso ensino), uma vez que decorre duma ptica de valorao negativa que atribuda pelos contextos sociais, educativos, e polticos aos quais se circunscrevem.

2 - DA EXCLUSO PERSPECTIVA ASSISTENCIAL Num olhar retrospectivo podemos verificar que nas sociedades primitivas, o indivduo portador de deficincia era olhado com superstio e malignidade. O pensamento social era caracterizado como mgico-religioso e concebia a diferena como uma ameaa. De facto e como refere Correia (1999), ao longo da Histria vamos encontrando posies polticas de excluso social, por vezes extremas. Por exemplo na Antiga Grcia, as crianas portadoras de deficincias fsicas eram colocadas nas montanhas, ou condenadas morte, suprimindo-as deste modo a sociedade, no admitindo a sua existncia. Para Fernandes (2002), so factores de natureza pragmtica e religiosa que esto na base deste extermnio. J no incio da Idade Mdia, os indivduos fsica e mentalmente diferentes, passam a relacionar-se com causas sobrenaturais, (tidas como criaes do diabo) e a


HGXFDomRFLrQFLDHWHFQRORJLD

associar-se a prticas de bruxaria e feitiaria com as consequentes perseguies, julgamentos e execues. Ainda ao longo desta poca, com a evoluo social e com a influncia determinante da Igreja e das religies monotestas, a concepo muda, passando segundo Lowenfeld, (1977), a existir uma atitude orientada para o proteccionismo destes indivduos (Fernandes, 2000). Na verdade a percepo dominante que se podiam obter graas de Deus tratando bem os deficientes. Deste modo os deficientes eram institucionalizados, vestidos e bem alimentados mas para alm disto nada mais era feito. Foi ento nesta fase da Histria que se fundaram, asilos e hospitais, onde se colocavam os deficientes, numa atitude marcadamente proteccionista face sociedade, mas claramente com o intuito de evitar que esta ltima se confrontasse com a diferena. A anlise deste problema mostra que a Igreja vai desempenhando ao longo dos tempos, um papel determinante na viso que a sociedade apresentava relativamente concepo de deficincia. De facto, no incio do sculo XVI emerge um movimento reformista que veiculou uma nova concepo de deficincia. Martinho Lutero, por exemplo, considerava os deficientes como pessoas sem Deus e esta concepo vai dominar durante algum tempo a mentalidade, das pessoas cujos pases tenham aderido a religies protestantes. A concepo de apoio nessa poca, essencialmente assistencial, no existindo a perspectiva de modificao das condies dos indivduos e, nesse sentido as prticas no se diferenciavam das anteriores. Posteriormente com o Renascimento, emergem diferentes estudos sobre o Homem com novas perspectivas ideolgicas que vo reflectir-se nos conceitos de deficincia, bem como nas intervenes sobre ela. A passam a aparecer obras de carcter cientfico que se orientaram para o estudo da deficincia, das quais destacamos as dos mdicos Paracelso (1495-1541), Pare (1510-1559) e Platter (1536-1614). Transportando esta anlise para o contexto portugus, verificamos um percurso histrico semelhante ao descrito uma vez que, no incio do sec.XVII, a Rainha Santa Isabel deu grande importncia s necessidades dos deficientes fazendo ordenar em lei a sua ocupao, atravs de um conjunto variado de actividades artesanais. A perspectiva primria e meramente assistencial d ento lugar a uma concepo diferente de deficincia, como algo que socialmente podia ser rentabilizado, tornando-se produtiva. Passou-se desta forma para uma perspectiva de deficiente enquanto ser susceptvel de treino e educao, no sentido de desenvolver actividades com carcter utilitrio.


HGXFDomRFLrQFLDHWHFQRORJLD

3 - DA PERSPECTIVA ASSISTENCIAL S PREOCUPAES EDUCATIVAS DIFERENCIADORAS Os relatos histricos apresentam o sc. XVIII como um perodo muito rico em ideias, com um desenvolvimento scio-econmico relevante (nomeadamente com a industrializao) e grandes avanos na cincia e na pedagogia. Paradoxalmente, tambm nesta poca que assistimos, numa fase inicial, a um retrocesso face deficincia, recorrendo novamente ao encerramento dos sujeitos com deficincia em Instituies, prises e orfanatos. Contudo a Filosofia iluminista e toda a variedade e riqueza de desenvolvimento neste perodo, desde a Economia, Cincia, passando pela Pedagogia, bem como o aparecimento de deficientes ilustres, vai possibilitar que entre os finais do sc.XVIII e princpios do sc. XIX, as condies tornem possvel uma concepo de deficincia na qual se assume uma identidade de cidadania de pleno direito. Locke (1632-1704) defende que ningum nasce com ideias inatas, que o indivduo aprende atravs dos sentidos, e que a metodologia experimental que valida todos os processos. Tambm Rousseau (1712-1778) desempenha um papel fundamental ao influenciar as concepes sociais do homem e ao difundir o ideal de homem bom. O Racionalismo e a ideia do bem e da perfeio, coexistem paradoxalmente neste perodo permitindo, como diz Fernandes (2002, p.38) () a exaltao dos favorecidos pela razo, com menosprezo dos que dela eram destitudos, e a um mesmo tempo uma corrente pr-romantica, em torno da esperana do homem, como possuidor do dom ideal do bem e da perfeio. durante este sculo que comea a desenhar-se o que poder vir a ser uma pedagogia especial com o aparecimento do primeiro alfabeto para ensinar a falar os deficientes auditivos e que mais tarde veio a servir para o ensino dos deficientes visuais. A concepo de deficincia direcciona-se para uma perspectiva de intuitos educativos e na Igreja Catlica, que aparecem os primeiros servios de educao de deficientes. Mais tarde, a partir da Revoluo Francesa, esta concepo de educao especial comea a generalizar-se maior parte dos pases europeus, entre eles Portugal e Espanha. Segundo Manjon e Vidal (1997), esta concepo mantm-se at actualidade e caracterizada por:


HGXFDomRFLrQFLDHWHFQRORJLD

Fazer a distino entre as vrias deficincias que at esta altura eram tratadas de forma igual. Possibilitar a educao de indivduos com deficincia mental. Impulsionar o desenvolvimento na rea da educao dos problemas sensoriais, surgindo as primeiras escolas para cegos e surdos.

No mbito desta nova concepo, em que se abre a possibilidade de educao para o deficiente, h alguns autores cujo papel se tornou essencial. Enquanto Pinel (1745-1826) alerta para o possvel tratamento dos deficientes mentais, Esquirol (1772-1840) estabelece a diferena entre idiotia e demncia, adoptando o primeiro termo para a deficincia mental profunda e o segundo para a moderada. Itard (1774-1836), por sua vez, estuda uma criana selvagem (Victor de Aveiron) e defende a educabilidade de todos os seres humanos, contudo e como se sabe, se tenham frustrado muitas das suas expectativas. Seguin (1812-1880) foi igualmente um autor que aprofundou o estudo das possibilidades educativas da deficincia mental. Esta ideia da educabilidade de todos os seres humanos, tem como consequncia, na maioria dos pases europeus, o reforo e generalizao da ideia de que a educao um direito de todos os cidados. Tem incio ento uma nova etapa conceptual de educao especial, onde o deficiente passa a receber tratamento educativo especializado e onde se implementam formas de escolarizao especializadas e institucionalizadas. Segundo Fernandes (2002) (referindo Hallahan e Kauffman), o pensamento da pedagogia especial dessa poca, que, ainda hoje, se mantm, concretizado pelo recurso: individualizao do ensino: a criana que determina as tcnicas de ensino. A uma perspectiva desenvolvimentista da organizao das tarefas: das mais simples s mais complexas. estimulao sensorial com o objectivo de tornar a criana mais capaz de responder a estmulos. organizao do meio ambiente como condutor da criana para as aprendizagens. utilizao de tcnicas de reforo como recompensa do comportamento desejado. promoo da autonomia e independncia da criana tornando-se o ensino tambm funcional.


HGXFDomRFLrQFLDHWHFQRORJLD

A Filosofia subjacente a este pensamento parte da ideia de que todas as crianas devem ser educadas e que todas podem progredir para mais tarde serem integradas socialmente. Nesta nova perspectiva e desde a primeira metade do sculo XX vo desenvolver-se, por toda a Europa, centros especializados no tratamento de diferentes tipos de deficincia, que se mantm at aos dias de hoje e se caracterizam como a Era das Instituies. Contudo, para Toledo (1981), Majon e Vidal (1997) esta vertente Institucional surge, mas apresenta uma dupla faceta: por um lado a proteco do deficiente e por outro a proteco da Sociedade. Com efeito, os centros especializados que aparecem nesta fase criam a necessidade de seleccionar quem os vai frequentar, e, neste sentido, so vrios os autores que vo passar a dedicar-se ao estudo das capacidades humanas. Veja-se o exemplo de Binet e Simon, que, no incio do nosso sculo, generalizaram os testes mentais com o intuito de tornarem homogneas as turmas. Decorrente deste contributo, surge nesta altura um instrumento de diagnstico que se tornou fundamental para a educao especial e que ainda hoje utilizado com esse fim. A concepo veiculada a de deficincia como algo de inato e imutvel ao longo da vida. Esta perspectiva induz necessariamente utilizao dos diagnsticos precisos, bem como caracterizao dos sujeitos portadores de deficincia, originando por sua vez a necessidade de uma educao especializada centrada nas caractersticas previamente determinadas. Esta perspectiva sobre a deficincia conduz indubitavelmente a uma modalidade de educao especial, separada da educao regular, e, consequentemente, a um sistema educativo diferenciador/segregador. De acordo com Fernandes (2002, p.47), este discurso reflectiu um pensamento scio-poltico e educativo que conduziu () classificao, categorizao, etiquetamento dos alunos e portanto a um sistema de educao incapaz de se acomodar s exigncias educativas provocadas por estes sujeitos. Todo este caminho leva a que se pense na figura do professor de educao especial, como algum que tem como fim a reeducao dos alunos agrupados segundo categorias de deficincia. As implicaes desta perspectiva reflectem-se em novas concepes sobre as funes do professor. O professor do ensino regular sozinho j no pois capaz de responder s necessidades de todos os seus alunos. Estas mudanas conduzem a uma diferenciao cada vez maior de papis entre o professor do ensino regular e este novo professor, que surge com funes mais especficas no ensino especial. tambm neste incio de sculo que a Psicologia se impe como rea cientfica e aparecem na rea da Pedagogia nomes como Maria Montessori (1870-1952)


HGXFDomRFLrQFLDHWHFQRORJLD

e Decroly (1871-1922), cujo interesse culmina na educao de crianas com atraso mental. Na base de toda esta evoluo est a concepo de que as crianas deficientes so educveis, contudo comea a colocar-se em causa o modelo clnico que tem como base a segregao em Instituies especializadas e que durante os anos 60 comeou a ser contestado. Nesta sequncia esto criadas as condies para que novos modelos ideolgicos apaream e se imponham socialmente como alternativa ao que at a se tinha feito. Neste sentido, e segundo Manjon e Vidal (1997), (citando Mikelsen (1969) na Dinamarca e Nirje (1969), divulga-se o princpio da normalizao que tem como base, a utilizao da escola regular pelos indivduos com deficincia, sendo assim considerados capazes de aceder educao, no mesmo contexto de todos os outros. Este entusiasmo revelado no incio do sculo XX, concomitantemente com o desenvolvimento de cincias como a Psicologia e a Pedagogia, acaba por esmorecer assistindo-se continuao e prevalncia na classificao baseada no modelo mdico, havendo a nvel europeu, um claro retrocesso. As razes apontadas devem-se ao facto da Europa, nesta poca, ter atravessado duas grandes guerras mundiais com consequncias devastadoras, o que levou a que o atendimento de pessoas com deficincia fosse relegado para um plano secundrio e deixasse de ser uma prioridade para os governos europeus. Um outro facto que no podemos deixar de referir prende-se com o domnio do regime Nazi, quando decretou que os deficientes fossem pura e simplesmente exterminados em nome de um absurdo conceito de purificao de raa. Assim, durante a segunda metade do sculo XX, concretamente nos anos 50-60, assiste-se a um aumento dos grandes internatos isolados, que ainda hoje existem em vrios pases europeus, nomeadamente em Portugal, como o Hospital Conde Ferreira no Porto o Hospital Jlio de Matos em Lisboa Estas Instituies, no entendimento de Vieira e Pereira (1996), procuravam prestar cuidados humanizados aos utentes mas com uma preocupao educativa. Nesta perspectiva, o pessoal tcnico destas instituies, constitudo maioritariamente por enfermeiros, foi sendo substitudo por outros tcnicos com uma formao mais vocacionada para a educao. ainda no incio da segunda metade do sculo XX que surgem grandes modificaes na rea Educao Especial, em que os pais se organizam em grandes associaes, surgindo legislao especial orientada no sentido de defender os interesses das pessoas com deficincia. A dcada de setenta caracteriza-se por uma viragem marcante em toda esta problemtica.


HGXFDomRFLrQFLDHWHFQRORJLD

4 - A TRANSIO DO SER EDUCVEL PARA O CIDADO DE DIREITOS No decorrer da dcada de 70, surgiram nos Estados Unidos e no Reino Unido leis fundamentais e decisivas sobre a integrao de crianas e jovens com deficincia. A partir desta dcada, a crise do modelo segregacionista despolotou a integrao educativa dos alunos portadores de deficincia que Segundo Manjon e Vidal (1997), se caracteriza pelos seguintes factos determinantes: O aparecimento da educao especial nas escolas de ensino regular, em salas de apoio, onde os alunos seguiam curricula diferentes dos alunos do regular. Uma profunda mudana na concepo de deficincia e de educao especial. O conceito de Necessidades Educativas Especiais vai ser um ponto de referncia para a escolarizao dos alunos deficientes, desde o despiste das caractersticas diferentes at s necessidades educativas que tm num momento determinado, e que vo exigir uma resposta da escola.

Nesta altura, o impulso de valorizao da escola integradora, essencialmente preconizada por autores nrdicos, mas que se estendeu por quase todos os pases da Europa, teve como princpio a defesa de que a escolarizao dos alunos deficientes antes de mais um direito. Na actualidade, podemos afirmar que os desafios Educao so imensos. Os valores mudam e as concepes do saber e da cultura esto rpida e permanentemente em constante transformao. Na verdade, a escola no pode continuar esttica, nem preparada para massas. Hoje, a populao escolar deve ser entendida como heterognea, onde cada indivduo diferente do outro, ou seja, todos os indivduos tm Necessidades Especficas de Educao. Nesta perspectiva, a concepo de alunos homogneos claramente posta em causa e subscrevemos Simes e Boavida (1999, p.14) quando afirmam que: a Escola moderna, os alunos que a frequentam so ps-modernos, o que significa que mesmo que o educador no aceite vivencialmente o conjunto tpico de valores da ps-modernidade no pode ignorar a mudana axiolgica ocorrida em nossos dias e as influncias externas a que os alunos esto sujeitos.


HGXFDomRFLrQFLDHWHFQRORJLD

De facto a Escola vive num contexto social em permanente mudana, motivos pelos quais tem que aprender a crescer e a construir-se nesse contexto, tornando dinmicos todos os seus processos, que nunca estaro acabados. Os alunos com necessidades educativas especiais fazem tambm parte desse contexto e so mais um elemento a ter em conta pela Escola na sua construo. Se esta viso conceptual se tornar realidade no necessitaremos de chamar escola inclusiva nem teremos de insistir que a Escola para todos. O aluno pertence por direito prprio Escola, e algum que faz parte da sua narrativa pois como afirmam Simes e Boavida (1999, p.16) Para que a esperana ps-moderna () se no transforme, assim num novo anti-humanismo, vital que os jovens se preparem para o imprevisto do futuro dentro de um esprito de responsabilizao individual e colectiva de que no pode desertar a dimenso tica do Ser com o Outro.

Referncias Bibliogrficas CORREIA, LUS M. (1999). Alunos com necessidades educativas especiais nas classes regulares, Porto: Porto Editora. FERNANDES, H. S. (2002). Educao especial Integrao das crianas e Adaptao das Estruturas de Educao. Braga: Edies APPACDM Distrital de Braga. JIMNEZ, R. B. (1997). Educao Especial e Reforma Educativa, In. R. Bautista (Coord.), Necessidades Educativas Especiais, Lisboa: Coleco Saber Mais, Dinalivro. MANJN, D.G. VIDAL, J.G. (1997). Educacin Especial Temario de oposiciones Vol II. Madrid: Editoral EOS. SIMES, M.D.F. E BOAVIDA J. (1999).Nufragos ou astronautas? Ps-Modernidade e Educao. Revista Portuguesa de Pedagogia. Ano XXXIII. N 1. TOLEDO, M. G. (1981). La escuela ordinaria ante el nio con necesidades especiales. Madrid: Ed. Santillana. VIEIRA, F.D. PEREIRA, M.C. (1996). SE HOUVERA QUEM ME ENSINARA. LISBOA: FUNDAO CALOUSTE GULBENKIAN.

Anda mungkin juga menyukai