Anda di halaman 1dari 31

ALIMENTAO

AEP / GABINETE DE ESTUDOS

JUNHO DE 2003

ndice

1. Panorama nacional ....................................................................................................... 3 1.1. Indstrias alimentares e de bebidas.......................................................................... 3 1.1.2. Alimentos compostos para animais .................................................................. 9 1.1.3. Vinhos ............................................................................................................. 10 2. Panorama da Indstria Comunitria........................................................................ 14 3. Resumo......................................................................................................................... 16 Anexo Estatstico............................................................................................................. 18

1. Panorama nacional
1.1. Indstrias alimentares e de bebidas
As indstrias alimentares e de bebidas (CAE 15) revestem-se de uma importncia significativa no total da indstria transformadora (I.T.) portuguesa, representando, segundo dados de 2000, 11,3% das empresas, 11,2% do pessoal ao servio, 15,7% do volume de negcios e 11,6% do VAB. Tanto a produtividade como os custos mdios com o pessoal tm evidenciado valores prximos dos da mdia da I.T.

Em 2000, existiam 8715 empresas pertencentes CAE 15, que, no conjunto, empregavam 105250 pessoas, sendo, portanto, o tecido empresarial dominado por empresas de reduzida dimenso (em mdia, cada unidade de produo emprega 12 pessoas). Para alm da reduzida dimenso que caracteriza a generalidade do tecido empresarial deste sector, existe tambm uma acentuada atomizao (as empresas que empregam o maior nmero de trabalhadores representam apenas uma pequena parte do nmero total de postos de trabalho do sector). A par das muitas PMEs, coexistem algumas grandes empresas, que diversificaram a sua actividade ao longo da dcada de 80, atravs da aquisio de empresas em diferentes segmentos da indstria alimentar e, ao contrrio das empresas de reduzida dimenso, detm um profundo conhecimento da procura e um forte poder negocial com as grandes cadeias de distribuio.

Naquele ano, o volume de negcios cifrava-se em 10662,8 milhes de euros e o VAB totalizava 2096,4 milhes de euros. A produtividade era de 19,9 mil euros e os custos mdios com pessoal atingiam 11,2 mil euros.

No perodo 1996/2000, tanto o nmero de empresas como o nmero de trabalhadores da CAE 15 registaram decrscimos (de 10,2% e de 11,8%, respectivamente), tendo, pelo contrrio, o volume de negcios e o VAB revelado acrscimos (de 8,3% e de 11,3%, respectivamente). Por seu turno, a produtividade e os custos mdios com o pessoal tiveram aumentos prximos (de 26%, no primeiro caso, e de 23,7%, no segundo).

De uma forma geral, as maiores quebras verificaram-se na CAE 154 Produo de leos e gorduras animais e vegetais (sendo de destacar as redues em torno dos 30% tanto no nmero de empresas como no pessoal aos servio, bem como a quebra de 23,6% no VAB), sendo ainda de referir os decrscimos de 23,3% no pessoal ao servio da CAE 155 - Indstria de lacticnios e de 25,1% no nmero de empresas e 26,7% no pessoal ao servio na CAE 156 Transformao de cereais e leguminosas; fabricao de amidos, fculas e produtos afins e de 22,4% no nmero de empresas da CAE 152 Indstria transformadora da pesca e da aquacultura. Foi neste ltimo sub-sector que ocorreram os maiores incrementos em termos de volume de negcios, VAB e produtividade (de 50,4%, 42% e 70,1%, respectivamente). O maior aumento no que respeita aos custos mdios com pessoal observou-se na CAE 159 Indstria das bebidas (30,1%).

De todos os sub-sectores que integram as indstrias alimentares e de bebidas, e excluindo o sub-sector residual CAE 158 (Fabricao de outros produtos alimentares), verifica-se em quase todos os indicadores atrs referidos um forte relevo da CAE 151 Abate de animais, preparao e conservao de carnes e produtos base de carne e das Indstrias das bebidas, sendo, em alguns casos, de salientar tambm a importncia assumida pela Indstria de lacticnios. Com efeito, a indstria das bebidas ocupa uma posio de liderana ao nvel do volume de negcios (com 21,6% do da CAE 15, seguindo-se-lhe, com menos 5,9 p.p. a indstria de abates de animais e com menos 9,1 p.p. a indstria de lacticnios), do VAB (correspondendo a 26,5% do da CAE 15, seguido da indstria de abate de animais, com 12,6%, e da indstria de lacticnios, com 10,3%), da produtividade (sendo de realar que neste indicador apenas a indstria de abate de animais e a indstria transformadora da pesca e da aquacultura apresentam valores inferiores aos da mdia da CAE 15). A indstria das bebidas ocupa ainda um lugar de destaque no nmero de empresas (5,5% do nmero total da CAE 15, seguindo-se-lhe, de perto, a Transformao de cereais e leguminosas; fabricao de amidos, fculas e produtos afins e a indstria de abate de animais e a Produo de leos e gorduras animais e vegetais) e tambm aquela que apresenta custos mdios com pessoal mais elevados (sendo que, tal como na

produtividade, apenas a indstria de abate de animais e a indstria transformadora da pesca e da aquacultura registam valores inferiores aos da mdia da CAE 15). Quanto ao pessoal ao servio, a indstria de abate de animais que evidencia um maior nmero de postos de trabalho (15,6% do nmero total da CAE 15, representando a indstria de bebidas 13,3%).

No que toca ao tipo de investimento levado a cabo pelas empresas do sector, verifica-se que nas PMEs se trata, actualmente, de um esforo dirigido para a adequao s normas de qualidade e proteco ambiental enquanto que nas grandes empresas, que se encontram num estdio mais avanado, o investimento j canalizado para reas como a cogerao ou a inovao. Nesta ltima rea, so de salientar as empresas que procedem a uma focalizao sistemtica no lanamento de novos produtos e na promoo de uma marca ncora, para alm de empresas participadas de multinacionais que fazem o desenvolvimento local de produtos. Para alm da necessidade de inovao, as empresas deste sector defrontam-se ainda com o desafio da internacionalizao, havendo poucos casos de sucesso e sendo a internacionalizao produtiva ainda bastante escassa. O caso dos vinhos, que tm assistido a um crescimento das exportaes, ser um dos poucos a assinalar.

Para alm do fraco investimento (pelo menos em algumas reas), da baixa penetrao da produo nacional em mercados externos, da reduzida dimenso e do baixo poder negocial, comuns generalidade das empresas agro-industriais nacionais, detectam-se ainda outros factores que influenciam negativamente o seu desempenho estratgico: a dbil capacidade financeira, a deficiente preparao dos recursos humanos e a existncia de barreiras profissionalizao, ao que acresce a elevada dependncia de matriasprimas externas. Contrariamente, a sofisticao dos gostos dos consumidores e a sua crescente apetncia por novos produtos podero influenciar positivamente a evoluo do sector, constituindo uma oportunidade para o seu desenvolvimento.

Relativamente aos produtos das indstrias alimentares e bebidas (Cap. 16 a 23 da NC), constata-se que as trocas comerciais tm sido desfavorveis para Portugal, registando-se, em 2002, um dfice de 456 milhes de euros, a que correspondeu uma taxa de cobertura de 70,8%. Os produtos destas indstrias apresentam uma importncia considervel no cmputo do comrcio externo portugus, com as exportaes a corresponderem a 4,1% das vendas totais nacionais ao exterior e as importaes a equivalerem a 3,8% das compras totais nacionais ao exterior. Apesar do saldo comercial para o total destas indstrias ser negativo, as bebidas, lquidos alcolicos e vinagres (NC 22) e as preparaes de carnes, peixes e outros (NC 16) tm apresentado, nos ltimos anos, excedentes comerciais (sendo apenas de exceptuar o ano de 2001 para a NC 16). Dos restantes seis captulos da NC, todos tm apresentado, nos anos mais recentes, dfices comerciais, sendo de referir a passagem de uma situao excedentria para uma situao deficitria no caso das preparaes hortcolas e frutas (NC 20), que de 1995 a 1997 apresentaram um valor de exportaes superior ao das importaes. No que diz respeito aos dois captulos da NC com um saldo comercial positivo, o das bebidas , indiscutivelmente, o que mais contribui para o resultado global do comrcio externo das indstrias alimentares e de bebidas, registando, em 2002, um excedente de 282,5 milhes de euros, valor a que correspondeu uma taxa de cobertura de 181,3%. No perodo 1995/2002, constatou-se um aumento do excedente at 1997, tendo em 1998 e 1999 apresentado decrscimos, aumentando novamente nos anos seguintes. Estes produtos, ao nvel das exportaes, desempenham um papel significativo, j que representam 2,3% do total das vendas portuguesas ao exterior. J a relevncia das preparaes de carnes, peixes e outros bastante menos significativa, tendo-se, inclusivamente, verificado, desde 1995, uma progressiva reduo dos excedentes comerciais, resultando num dfice em 2001, recuperando-se, em 2002, para um saldo positivo de 812 mil euros. Relativamente aos captulos da NC com saldos comerciais negativos, destaca-se o caso dos resduos das indstrias alimentares e alimentos para animais (NC 23), que, em 2002, apresentavam um dfice de 192,4 milhes de euros, com as importaes a ultrapassar as exportaes em 22,9%. Os acares e produtos de confeitaria (NC 17) so os produtos

que surgem, em segundo lugar, com dfices mais acentuados, tendo o saldo negativo totalizado, em 2002, 150,2 milhes de euros, com a taxa de cobertura a fixar-se em 26,6%. A seguir, surgem as preparaes de cereais, leite; produtos de pastelaria (NC 19), cujo dfice comercial perfez 148,7 milhes de euros em 2002 (nestes produtos, o dfice comercial foi-se agravando progressivamente at 2001, ano em que totalizou 172,6 milhes de euros), tendo a taxa de cobertura correspondido a 34,7%.

semelhana do que acontece com a maioria dos produtos portugueses, tambm nos produtos das indstrias alimentares e de bebidas surgem pases europeus entre os principais parceiros comerciais, sendo, contudo, igualmente notria a importncia, para alguns dos produtos, de outros pases. Assim, e no que diz respeito aos pases europeus, de assinalar o papel desempenhado, enquanto fornecedor, pela Espanha (que em qualquer um dos produtos aqui considerados, com a excepo da NC 17, surge com uma quota superior a 38%), bem como pela Frana e Alemanha (que salvo o caso da NC 17, aparecem sempre no ranking dos principais fornecedores). A Holanda, a Blgica, o Reino Unido e a Itlia revestem-se de uma relevncia considervel enquanto fornecedores de alguns dos produtos. Enquanto cliente, de sublinhar a importncia assumida pela Espanha em todos os produtos com a excepo da NC 16 e da NC 22 (sendo de realar a sua quota nas exportaes da NC 17 76,4%), assim como do Reino Unido, da Itlia, Blgica, Alemanha, Holanda e da Repblica Checa (responsvel por 10,3% das exportaes portuguesas da NC 18 cacau). Relativamente aos pases no europeus, como fornecedores, destacam-se o Equador (no caso da NC 16) e a Maurcia, Cuba, Zmbia e ndia (no caso da NC 17). Como clientes, salientam-se a Angola (na NC 16, NC 17, NC 18, NC 19 e NC 22), Arglia (na NC 17), Repblica de Cabo Verde (na NC 21 Preparaes alimentcias diversas), Srvia e Montenegro e Albnia (na NC 17), o Japo (na NC 20) e os EUA (na NC 21 e NC 22).

Anlise Swot das indstrias alimentares e de bebidas Pontos fortes: Sector com forte relevncia na Pontos fracos: Predomnio de empresas de

indstria transformadora Existncia de produtos com

reduzida dimenso Baixo investimento em I&D Reduzida qualificao dos recursos

caractersticas prprias e nicas das regies onde so produzidos

humanos Elevada dependncia de matrias-

primas provenientes do exterior Reduzida penetrao dos produtos

nacionais nos mercados externos Baixo poder negocial da maioria

das empresas Dbil capacidade financeira de

muitas das empresas Dfice comercial na maioria dos

sub-sectores Oportunidades: Crescente apetncia dos Ameaas: Elevado grau de proteccionismo em alguns pases de destino das

consumidores por novos produtos Aposta na promoo dos produtos com caractersticas nicas da regio onde so produzidos, intervindo em nichos de mercado de qualidade Maior cooperao entre as empresas do sector e as instituies

exportaes nacionais

cientficas e universitrias

1.1.2. Alimentos compostos para animais


O sub-sector dos alimentos compostos para animais surgiu em Portugal na dcada de 60. A cadncia mdia da sua produo revelou taxas de crescimento significativas, sobretudo a partir da adeso de Portugal CEE, tendo-se passado de cerca de 2,9 milhes de toneladas para um mximo histrico, em 1993, que ultrapassou os 3,8 milhes de toneladas. Todavia, a partir desse ano, a liberalizao das trocas comerciais e crises vrias (como a BSE) levaram a uma quebra da produo at ao ano 2000. O tecido empresarial caracterizado por empresas de reduzida dimenso (em mdia, cada unidade de produo emprega 39 trabalhadores). O volume de negcios totalizava, em 2000, cerca de 1041 milhes de euros e o VAB perfazia 117,6 milhes de euros. A produtividade era de 27,9 mil euros e os custos mdios com o pessoal cifravam-se em 14,7 milhes de euros. Entre 1996 e 2000, a produtividade registou um ligeiro acrscimo de 2,4% ( permitindo que o valor apurado fosse 40% superior ao da CAE 15 Indstrias alimentares e de bebidas), menor que os 14,6% de aumento dos custos mdios com o pessoal (ficando o valor contabilizado para este sub-sector 32% acima do da CAE 15). Pelo contrrio, tanto o nmero de empresas, como o pessoal ao servio, o volume de negcios e o VAB observaram decrscimos (de 6%, 11,9%, 7% e 9,7%, respectivamente). Como j foi referido, Portugal apresenta dfices comerciais nos resduos das indstrias alimentares e alimentos preparados para animais (NC 23), tendo o saldo negativo atingido os 192,4 milhes de euros em 2002, a que correspondeu uma taxa de cobertura de 22,9% (um valor que apesar de ser baixo, o maior dos ltimos anos e que, em 2002, se ficou a dever a uma quebra de 13,9% nas importaes). Os dfices agravaram-se de 1995 a 1998, tendo-se observado uma melhoria em 1999, interrompida no ano seguinte, constatando-se uma recuperao j em 2001. Segundo dados de 2000, Espanha era inquestionavelmente o maior cliente de Portugal na NC 23, absorvendo 85% das nossas exportaes, seguindo-se a Repblica de Cabo Verde (com 4%) e os EUA (com 3,6%). Este ltimo pas surgia como principal fornecedor de Portugal (responsvel por 27,3% das nossas importaes da NC 23), surgindo em segundo lugar a Argentina (com 25,7%) e a Espanha (com 18,7%).

Como principais entraves ao desenvolvimento deste sub-sector podem referir-se: a reduzida capacidade financeira das suas empresas; a forte dependncia relativamente ao exterior no aprovisionamento de matria-prima; a incapacidade de crescimento da produo, verificando-se um aumento das importaes de alimentos compostos para animais; a atomizao do tecido empresarial, etc. Como principais factores impulsionadores do sub-sector podem destacar-se: o grau de automatizao, a fidelidade obtida por parte dos clientes; a notoriedade das marcas e a proximidade do cliente.

1.1.3. Vinhos
O nosso pas apresenta condies edafo-climticas que lhe permitem ser um produtor de vinhos com caractersticas nicas reconhecidas a nvel mundial. Os vinhos produzidos em Portugal variam consoante as regies e as castas, havendo uma grande variedade de castas genuinamente portuguesas. A produo de vinho concentra-se, fundamentalmente, na regio de Trs-os-Montes, seguindo-se a regio da Estremadura, responsveis, na campanha de 2001/2002 por 28,4% e 15%, respectivamente, do total da produo nacional. Portugal ocupa o 10 lugar no ranking dos maiores produtores de vinho do mundo, cabendo-lhe a 5 posio quando se considera apenas a UE.

Segundo dados relativos a 1998, a produo de vinho representava cerca de metade do valor da produo da Indstria de Bebidas, 43% do VAB e 63% do nmero de empresas.

A cultura da vinha maioritariamente minifundiria, facto que explica o elevado nmero de pequenos produtores e empresrios em nome individual. Estes pequenos produtores defrontam-se com problemas vrios, como o da utilizao de equipamentos obsoletos ou o da inexistncia de equipamentos para defeco de mostos brancos antes da fermentao e de sistemas de controlo de temperaturas na fermentao ou ainda o da falta de estruturas de apoio para o estgio dos vinhos. Este sector debate-se ainda com outras fragilidades, sendo de destacar a falta de massa crtica em mercados externos e o escasso investimento proveniente dos investidores locais e estrangeiros.

10

A categoria de vinho mais produzida em Portugal a de Vinho de Mesa, seguida da de VQPRD (Vinhos Demarcados Produzidos em Regio Determinada), sendo, no entanto, de referir o aumento recente do peso da quantidade produzida de vinho do Porto no total da produo. O vinho do Porto constitui, alis, a principal fonte de receitas nacionais de vinho e o grande responsvel pela boa reputao internacional dos vinhos licorosos portugueses.

As trocas comerciais de vinho so favorveis para Portugal, tendo-se registado um excedente de 459,7 milhes de euros em 2002, a que correspondeu uma taxa de cobertura de 830,4%. O VLQPRD (Vinho Licoroso de Qualidade Produzido em Regio Determinada) o que mais contribui para a exportao total de vinhos (70%), sendo o Vinho de Mesa e Regional responsvel por 19% das vendas totais ao exterior, cabendo ao VQPRD uma participao de 11%. Em termos de importaes, o Vinho de Mesa e Regional que se reveste de maior relevncia (66% do total), seguindo-se-lhe o Vinho Espumante e Licoroso (25%).

De acordo com um estudo recente da empresa de consultoria Monitor Group, de Michael Porter, o sector vitivincola portugus poder vir a aumentar as suas receitas em mais de 40% at 2010, passando dos 700 milhes de euros actuais para os 1000 milhes. Detendo o nosso pas uma quota pouco expressiva nos principais mercados internacionais, e no havendo qualquer imagem negativa do vinho portugus, a estratgia a adoptar pelo cluster dever ser a de pas produtor de vinho. O estudo, que no contempla o vinho do Porto nas suas concluses (considerando que, erradamente, os vinhos de mesa e o vinho do Porto tm estado a competir pelos mesmos recursos), sugere que os mercados britnico e norte-americano sejam as grandes prioridades para as exportaes portuguesas, devido ao seu potencial de crescimento e ao elevado valor pago pelas categorias de vinho especiais. Contudo, a Monitor alerta para a necessidade de assegurar uma elevada qualidade dos vinhos, bem como de corresponder ao perfil dos consumidores e de escolher acertadamente os canais de venda.

11

A mdio prazo, e depois do sub-sector de vinhos de mesa ganhar a sua prpria reputao e se consolidar, o estudo admite a possibilidade de empresas de vinho do Porto e empresas de vinho de mesa se virem a fundir. Em snteses, a empresa de Michael Porter defende a adopo de vrias aces crticas, que incluem, para alm da melhoria da qualidade das uvas, do direccionamento do esforo promocional para os mercados britnico e norte-americano e da percepo das preferncias dos consumidores, o investimento nas empresas, a profissionalizao da gesto e a acreditao da qualidade, o desenvolvimento de trs a cinco tipos de vinho de categoria superior, a expanso da categoria Super Premium, a proteco das marcas atravs da erradicao do vinho de m qualidade, a criao de uma denominao Regional Portugal com respectivo selo de garantia e, finalmente, o investimento na cooperao entre o vinho, a academia e o turismo.

12

Anlise Swot dos Vinhos de Mesa Pontos fortes: Diversidade de castas genuinamente portuguesas Condies edafo-climticas particulares Existncia de marcas regionais perfeitamente distinguidas pelo consumidor Boa reputao dos vinhos fortificados portugueses no estrangeiro Excedentes comerciais Oportunidades: Aposta nos mercados externos, com base na diferenciao pela qualidade Adopo de estratgias de marketing no exterior Cooperao entre empresas com a mesma DOC (Denominao de Origem Controlada) Aplicao do desenvolvimento tecnolgico com vista obteno de produtos de elevada qualidade Ameaas: Susbstituio de hbitos de Pontos Fracos: Reduzida dimenso de muitas das exploraes agrcolas Escassas estratgias de marketing Baixo investimento Baixo nvel de produtividade da cultura da vinha em relao mdia comunitria (no obstante a evoluo a que se tem assistido)

consumo de vinho por outras bebidas Estratgias agressivas de marketing por parte dos principais concorrentes Concorrncia por parte de pases como Chile, Austrlia e frica do Sul

13

2. Panorama da Indstria Comunitria


Alimentao, bebidas e tabaco O valor da produo deste sector equivale a aproximadamente 15% do total da indstria transformadora, ascendendo a 600 mil milhes de euros, um montante superior ao contabilizado nos EUA (460 mil milhes) e no Japo (260 mil milhes).

Os sub-sectores cuja produo atinge montantes mais elevados so, para alm do residual (produo de outros produtos alimentares), com 125 mil milhes de euros (22% do total da produo da indstria de alimentos, bebidas e tabaco), o de abate de animais,

preparao e conservao de carne e produtos base de carne, com 100 mil milhes de euros (17% do total), seguindo-se o das bebidas e o dos lacticnios, com 90 mil milhes cada (15% do total).

A Irlanda, Dinamarca, Grcia e Holanda so os pases que apresentam maiores rcios de especializao na produo deste sector, situando-se no extremo oposto a Alemanha e a Itlia.

A indstria da alimentao, bebidas e tabaco apresenta-se numa fase de maturidade, evidenciando taxas de crescimento bastante modestas e uma procura estacionria. Com efeito, desde o incio da dcada de 90 que a procura dirigida a este sector cresceu, em mdia, 2,7% ao ano, uma dcima de ponto percentual abaixo da taxa calculada para o total da indstria transformadora. Verificam-se, contudo, diferenas entre os vrios sub-sectores, destacando-se o crescimento observado no consumo aparente dos frutos e vegetais processados (35% ao ano), que contrasta com a expanso tmida nos alimentos compostos para animais (0,4%).

O emprego na indstria da alimentao e bebidas cresceu cerca de 1,3 por cento ao ano entre 1985 e 1995, atingindo neste ltimo ano os 2,6 milhes de pessoas, sendo maioritria a presena masculina, que representa 63% da fora de trabalho.

14

O trabalho a tempo parcial assume uma relevncia considervel, equivalendo a 12% do trabalho do sector.

As exportaes extra-comunitrias de alimentao e bebidas praticamente duplicaram entre 1988 e 1998, atingindo neste ltimo ano os 41 mil milhes de euros, enquanto a evoluo das importaes foi bastante mais suave, levando a que de um saldo comercial nulo, em 1988, se passasse para um excedente de 12 mil milhes de euros (antes de descer para 8,5 mil milhes, em 1998). Refira-se que este bom desempenho na UE, contrasta com a evoluo registada nos EUA, que apresentaram dfices na maior parte dos anos, e no Japo, que apresentou um dfice recorde de 28 mil milhes, em 1997.

Entre os vrios Estados-membros, a Itlia, a Alemanha e o Reino Unido evidenciam dfices estruturais (que em 1998 ascenderam a 3 mil milhes, 4 mil milhes e 7 mil milhes, respectivamente), enquanto a Holanda, a Frana e a Dinamarca se destacam como os maiores exportadores lquidos.

Os principais clientes da UE so os EUA, com uma quota de 16%, seguindo-se-lhes a Rssia e o Japo (ambos com quotas de 8%), a Sua (6%) e a Polnia (3%).

Os EUA ocupam, tambm, uma posio de liderana enquanto fornecedores, com uma participao de 12%, surgindo em segundo lugar o Brasil (8%), seguido da Argentina (6%) e da Noruega e Nova Zelndia (ambas com uma participao de 4%).

15

3. Resumo
Panorama nacional das indstrias alimentares e de bebidas Elevado peso das indstrias alimentares e de bebidas no total da indstria transformadora (11,3% do nmero de empresas, 11,2% do pessoal ao servio, 15,7% do volume de negcios e 11,6% do VAB) Predomnio de empresas de reduzida dimenso (em mdia, cada unidade de produo emprega 12 trabalhadores) e uma estrutura empresarial atomizada Existncia de 8715 empresas e 105250 postos de trabalho, responsveis por um volume de negcios de 10662,8 milhes de euros e por um VAB de 2096,4 milhes de euros (dados de 2000). A produtividade de 19,9 mil euros e os custos mdios com pessoal atingem 11,2 mil euros. Entre 1996/2000, tanto o nmero de empresas como o nmero de trabalhadores baixaram (10,2% e 11,8%, respectivamente), tendo o volume de negcios e o VAB observado acrscimos (de 8,3% e de 11,3%, respectivamente). A produtividade aumentou 26% e os custos mdios com pessoal cresceram 23,7% Destaque para as quebras verificadas, no perodo 1996/2000, na produo de leos e gorduras animais e vegetais (de 30% no nmero de empresas e no pessoal ao servio e de 23,6% no VAB), sendo tambm de salientar os decrscimos de 23,3% no pessoal ao servio da indstria de lacticnios e de 25,1% no nmero de empresas e de 26,7% no pessoal ao servio da transformao de cereais e leguminosas e de 22,4% no nmero de empresas da indstria transformadora da pesca e da aquacultura. Este ultimo sub-sector reala-se pelos incrementos no volume de negcios, no VAB e na produtividade (de 50,4%, 42% e 770,1%, respectivamente). Destaque ainda para o aumento de 30,1% nos custos mdios com o pessoal da indstria de bebidas Significativa relevncia assumida pela indstria de abate de animais, preparao e conservao de carnes e produtos base de carnes, bem como da indstria de bebidas no total das indstrias alimentares e de bebidas Fraca internacionalizao da produo nacional Dbil capacidade financeira de muitas das empresas do sector

16

Deficiente preparao dos recursos humanos, verificando-se a existncia de barreiras profissionalizao Elevada dependncia de matrias-primas provenientes do estrangeiro Percepo de baixo investimento em algumas reas, constatando-se que as PME dirigem o seu esforo para a adequao s normas de qualidade e proteco ambiental, enquanto as grandes empresas canalizam j o seu investimento para reas como a cogerao ou a inovao

Registo de dfices comerciais para os produtos das indstrias alimentares e de bebidas (NC 16 a 23), tendo-se contabilizado, em 2002, um saldo negativo de 456 milhes de euros, a que correspondeu uma taxa de cobertura de 70,8%. Estes produtos apresentam uma importncia considervel no total do comrcio externo portugus, com as exportaes a representarem 4,1% das vendas totais ao exterior e as importaes a corresponderem a 3,8% das compras totais ao exterior

Registo, nos ltimos anos, de excedentes comerciais apenas nas bebidas (NC 22) e nas preparaes de carnes, peixes e outros (NC 16), tendo sido tingido, no primeiro caso, um saldo de 282,5 milhes de euros e, no segundo, um saldo de 812 mil euros (dados de 2002)

Destaque para o dfice dos resduos das indstrias alimentares e alimentos para animais (NC 23), que totalizou 192,4 milhes de euros, em 2002 Forte relevo de pases europeus como parceiros comerciais, sendo, em alguns dos produtos, tambm significativa a importncia de outros pases. No grupo de fornecedores, destaca-se, na generalidade dos produtos, Espanha, Frana e

Alemanha, sendo tambm de mencionar o papel desempenhado pela Holanda, Blgica, reino Unido e Itlia em alguns dos produtos. O Equador assume especial relevo no caso das preparaes de carne e peixe e a Maurcia, Cuba, Zmbia e ndia no caso dos acares e produtos de confeitaria. No grupo de clientes, de assinalar a importncia de Espanha, sendo ainda de mencionar o Reino Unido, a Itlia, a Blgica, a Alemanha, a Holanda e a Repblica Checa (destacando-se este ltimo apenas como cliente de cacau). Fora da Europa, assume especial relevncia a Angola, a Arglia, a Repblica de Cabo Verde, Srvia e Montenegro, Albnia, Japo e os EUA.

17

Anexo Estatstico
Ano Empresas Pessoal CMVMC C.Pes soal 1075,7 1108,5 1086,5 1194,5 1174,1 Vol. V. Neg. Produ. milhes euros 9846,1 10470,3 10093,4 10496,2 10662,8 9278,1 9765,8 9402,8 9808,9 9938,1 VAB Produtivida C. Med. de Pessoal milhares euros 15,8 15,8 17,7 19,5 19,9 9,0 9,2 9,9 10,6 11,2

1996 1997 1998 1999 2000

9702 10200 7677 8538 8715

119300 121070 110017 113153 105250

6731,0 7094,6 6727,3 6868,9 7033,4

1884,0 1918,0 1952,5 2202,5 2096,4

Fonte: INE Estatsticas das Empresas

CAE 151 - Abate de animais, preparao e conservao de carne e de produtos base de carne
Ano Empresas Pessoal ao servio 15558 15684 15482 16112 16400 CMVMC C. Pesso al 129,0 132,5 143,7 161,3 168,4 Volume negcios milhes euros 1996 1997 1998 1999 2000 511 471 420 473 453 1225,5 1235,1 1080,0 1105,4 1237,4 1558,3 1572,8 1451,4 1507,1 1677,7 1423,1 1458,5 1329,0 1388,6 1538,6 211,7 213,3 221,5 239,3 263,1 V. Produ. VAB Produtivida de C. Med. Pessoal

milhares euros 13,6 13,6 14,3 14,8 16 8,3 8,4 9,3 10,0 10,3

Fonte: INE Estatsticas das Empresas

CAE 152 - Indstria transformadora da pesca e da aquacultura


Ano Empresas Pessoal ao servio 6570 5553 5893 5823 5469 CMVMC C. Pesso al 49,5 43,3 50,3 52,7 50,5 Volume negcios milhes euros 1996 1997 1998 1999 2000 134 135 111 115 104 315,4 281,4 388,3 535,9 489,4 410,2 374,5 481,8 629,5 616,8 358,9 325,1 418,3 583,2 542 56,0 54,1 62,0 77,9 79,5 V. Produ. VAB Produtivi dade C. Med. Pessoal

milhares euros 8,5 9,7 10,5 13,4 14,5 7,5 7,8 8,5 9,1 9,2

Fonte: INE Estatsticas das Empresas

CAE 153 - Indstria da conservao de frutos e de produtos hortcolas


Ano Empresas Pessoal ao servio 5314 4433 4435 4519 4525 CMVMC C. Pesso al 61,3 55,8 61,3 66,7 68,8 Volume negcios milhes euros 1996 1997 1998 1999 2000 178 154 149 153 147 295,9 252,3 299,6 311,3 289,8 442,9 402,6 465,8 482,9 475,4 447,0 380,0 449,4 480,6 465 82,1 65,1 80,2 97,0 91,6 V. Produ. VAB Produtivid ade C. Med. Pessoal

milhares euros 15,5 14,7 18,1 21,5 20,2 11,5 12,6 13,8 14,8 15,2

Fonte: INE Estatsticas das Empresas

18

CAE 154 - Produo de leos e gorduras animais e vegetais


Ano Empresas Pessoal ao servio 4411 4171 3250 3704 3040 CMVMC C. Pesso al 44,2 44,6 32,7 33,5 34,4 Volume negcios milhes euros 1996 1997 1998 1999 2000 661 681 592 571 453 546,1 761,8 604,1 445,1 521,5 695,1 937,4 690,2 542,6 628,3 610,9 847,8 680,1 520,2 583,8 82,1 82,9 45,8 64,4 62,7 V. Produ. VAB Produtivi dade C. Med. Pessoal

milhares euros 18,6 19,9 14,1 17,4 20,6 10,0 10,7 10,1 9,1 11,3

Fonte: INE Estatsticas das Empresas

CAE 155 - Indstria de lacticnios


Ano Empresas Pessoal ao servio 10065 9929 8376 8301 7721 CMVMC C. Pesso al 111,7 117,7 103,0 107,2 102,6 Volume negcios milhes euros 1996 1997 1998 1999 2000 318 310 304 284 268 897,1 1071,1 920,3 995,0 936,3 1277,8 1477,9 1298,4 1420,6 1332,2 1237,0 1428,0 1252,5 1406,5 1314,6 194,9 210,9 213,6 224,6 216,3 V. Produ. VAB Produtivi dade C. Med. Pessoal

milhares euros 19,4 21,2 25,5 27,0 28 11,1 11,9 12,3 12,9 13,3

Fonte: INE Estatsticas das Empresas

CAE 156 - Transformao de cereais e leguminosas; fabricao de amidos, fculas e produtos afins
Ano Empresas Pessoal ao servio 3651 3440 3270 2931 2677 CMVMC C. Pessoal 37,2 34,9 36,1 34,7 33 Volume negcios milhes euros 512,9 523,2 518,2 517,6 477,2 V. Produ. 496,1 509,0 488,8 475,7 429 VAB Produtivi C. Med. dade Pessoal milhares euros 17,3 19,9 20,4 27,0 26,3 10,2 10,1 11,0 11,8 12,3

1996 1997 1998 1999 2000

613 646 461 419 459

400,2 400,3 395,8 383,8 354,2

63,3 68,5 66,8 79,0 70,4

Fonte: INE Estatsticas das Empresas

CAE 157 - Fabricao de alimentos compostos para animais


Ano Empresas Pessoal ao servio 4779 4631 4465 4345 4211 CMVMC C. Pessoal 61,4 61,5 59,3 59,6 62 Volume negcios milhes euros 1119,0 1068,1 1058,3 951,9 1041,1 V. Produ. 1093,0 1043,4 1028,9 926,0 1018,7 VAB Produtivi C. Med. dade Pessoal milhares euros 27,2 28,0 27,6 26,7 27,9 12,8 13,3 13,3 13,7 14,7

1996 1997 1998 1999 2000

116 114 109 112 109

921,7 873,8 866,7 764,5 844,5

130,2 129,5 123,2 116,2 117,6

Fonte: INE Estatsticas das Empresas

19

CAE 158 - Fabricao de outros produtos alimentares


Ano Empresas Pessoal ao servio 53369 57685 49803 53527 47227 CMVMC C. Pessoal 371,6 388,8 377,5 453,0 409 Volume negcios milhes euros 1998,7 2090,2 2037,4 2259,1 2105,6 V. Produ. 1871,9 1972,6 1883,6 2049,6 1910,8 VAB Produtivi C. Med. dade Pessoal milhares euros 10,6 10,6 11,8 13,1 13,5 7,0 6,7 7,6 8,5 8,7

1996 1997 1998 1999 2000

6712 7240 5079 5982 6246

1072,2 1099,5 1067,2 1139,8 1032,1

565,3 609,6 586,2 698,8 638,7

Fonte: INE Estatsticas das Empresas

CAE 159 - Indstria das bebidas


Ano Empresas Pessoal ao servio 15583 15544 15043 13891 13980 CMVMC C. Pessoal 209,8 229,3 222,6 225,6 244,9 Volume negcios milhes euros 1831,1 2023,6 2091,9 2185,0 2308 V. Produ. 1740,2 1801,3 1872,2 1978,5 2135,3 VAB Produtivi C. Med. dade Pessoal milhares euros 32,0 31,1 36,8 43,6 39,7 13,5 14,8 14,8 16,2 17,5

1996 1997 1998 1999 2000

459 449 452 429 476

1057,0 1119,2 1105,3 1188,2 1327,8

498,4 484,1 553,1 605,4 556,3

Fonte: INE Estatsticas das Empresas

TAXAS DE CRESCIMENTO CAE 15 - Indstrias alimentares e das bebidas


Ano 1997 1998 1999 2000 00/96 Empresas 5,1% -24,7% 11,2% 2,1% -10,2% Pessoal ao servio 1,5% -9,1% 2,9% -7,0% -11,8% Volume negcios 6,3% -3,6% 4,0% 1,6% 8,3% VAB 1,8% 1,8% 12,8% -4,8% 11,3% Produtividade 0,3% 12,0% 9,7% 2,2% 26,0% C. Med. Pessoal 1,5% 7,9% 6,9% 5,7% 23,7% Mg. Bruta Vendas 4,9% 0,2% 9,9% -1,2% 14,0%

Fonte: INE Estatsticas das Empresas

TAXAS DE CRESCIMENTO CAE 151 Abate de animais, preparao e conservao de carne e de produtos base de carne
Ano 1997 1998 1999 2000 00/96 Empresas -7,8% -10,8% 12,6% -4,2% -11,4% Pessoal ao servio 0,8% -1,3% 4,1% 1,8% 5,4% Volume negcios 0,9% -7,7% 3,8% 11,3% 7,7% VAB 0,8% 3,8% 8,0% 10,0% 24,3% Produtividade -0,1% 5,2% 3,8% 7,7% 17,5% C. Med. Pessoal 1,9% 9,8% 7,9% 2,6% 23,8% Mg. Bruta Vendas 13,0% 11,5% 13,7% 6,3% 52,4%

Fonte: Clculos sobre o INE

TAXAS DE CRESCIMENTO CAE 152 - Indstria transformadora da pesca e da aquacultura


Ano 1997 1998 1999 2000 00/96 Empresas 0,7% -17,8% 3,6% -9,6% -22,4% Pessoal ao servio -15,5% 6,1% -1,2% -6,1% -16,8% Volume negcios -8,7% 28,7% 30,7% -2,0% 50,4% VAB -3,4% 14,7% 25,5% 2,1% 42,0% Produtividade 14,2% 8,1% 27,1% 8,4% 70,1% C. Med. Pessoal 3,7% 9,4% 6,0% 2,0% 22,6% Mg. Bruta Vendas 0,4% -31,3% 57,5% 11,3% 21,0%

20

Fonte: Clculos sobre o INE

TAXAS DE CRESCIMENTO CAE 153 - Indstria da conservao de frutos e de produtos hortcolas


Ano 1997 1998 1999 2000 00/96 Empresas -13,5% -3,2% 2,7% -3,9% -17,4% Pessoal ao servio -16,6% 0,0% 1,9% 0,1% -14,8% Volume negcios -9,1% 15,7% 3,7% -1,5% 7,3% VAB -20,7% 23,2% 20,9% -5,5% 11,6% Produtividade -4,9% 23,1% 18,6% -5,9% 30,7% C. Med. Pessoal 9,2% 9,7% 6,8% 3,0% 31,8% Mg. Bruta Vendas -15,5% 17,2% 13,0% 3,5% 15,9%

Fonte: Clculos sobre o INE

TAXAS DE CRESCIMENTO CAE 154 - Produo de leos e gorduras animais e vegetais


Ano 1997 1998 1999 2000 00/96 Empresas 3,0% -13,1% -3,5% -20,7% -31,5% Pessoal ao servio -5,4% -22,1% 14,0% -17,9% -31,1% Volume negcios 34,9% -26,4% -21,4% 15,8% -9,6% VAB 1,0% -44,8% 40,8% -2,7% -23,6% Produtividade 6,8% -29,1% 23,6% 18,4% 10,7% C. Med. Pessoal 6,7% -5,8% -10,1% 25,0% 13,0% Mg. Bruta Vendas 32,8% -11,6% -1,1% -17,1% -3,8%

Fonte: Clculos sobre o INE

TAXAS DE CRESCIMENTO CAE 155 - Indstria de lacticnios


Ano 1997 1998 1999 2000 00/96 Empresas -2,5% -1,9% -6,6% -5,6% -15,7% Pessoal ao servio -1,4% -15,6% -0,9% -7,0% -23,3% Volume negcios 15,7% -12,1% 9,4% -6,2% 4,3% VAB 8,2% 1,3% 5,1% -3,7% 11,0% Produtividade 9,7% 20,1% 6,1% 3,5% 44,6% C. Med. Pessoal 6,8% 3,8% 5,0% 2,9% 19,8% Mg. Bruta Vendas 5,0% -6,9% 23,9% -8,1% 11,3%

Fonte: Clculos sobre o INE

TAXAS DE CRESCIMENTO CAE 156 - Transformao de cereais e leguminosas; fabricao de amidos, fculas e produtos afins
Ano 1997 1998 1999 2000 00/96 Empresas 5,4% -28,6% -9,1% 9,5% -25,1% Pessoal ao servio -5,8% -4,9% -10,4% -8,7% -26,7% Volume negcios 2,0% -1,0% -0,1% -7,8% -7,0% VAB 8,1% -2,5% 18,4% -10,9% 11,2% Produtividade 14,7% 2,6% 32,1% -2,5% 51,6% C. Med. Pessoal -0,6% 8,9% 7,4% 4,1% 20,9% Mg. Bruta Vendas 13,4% -14,5% -1,1% -18,7% -22,0%

Fonte: Clculos sobre o INE

21

TAXAS DE CRESCIMENTO CAE 157 - Fabricao de alimentos compostos para animais


Ano 1997 1998 1999 2000 00/96 Empresas -1,7% -4,4% 2,8% -2,7% -6,0% Pessoal ao servio -3,1% -3,6% -2,7% -3,1% -11,9% Volume negcios -4,5% -0,9% -10,1% 9,4% -7,0% VAB -0,5% -4,9% -5,7% 1,2% -9,7% Produtividade 2,7% -1,3% -3,1% 4,3% 2,4% C. Med. Pessoal 3,4% 0,1% 3,1% 7,4% 14,6% Mg. Bruta Vendas -1,0% -4,3% -0,4% 7,9% 1,7%

Fonte: Clculos sobre o INE

TAXAS DE CRESCIMENTO CAE 158 - Fabricao de outros produtos alimentares


Ano 1997 1998 1999 2000 00/96 Empresas 7,9% -29,8% 17,8% 4,4% -6,9% Pessoal ao servio 8,1% -13,7% 7,5% -11,8% -11,5% Volume negcios 4,6% -2,5% 10,9% -6,8% 5,3% VAB 7,8% -3,8% 19,2% -8,6% 13,0% Produtividade -0,2% 11,4% 10,9% 3,4% 27,5% C. Med. Pessoal -3,2% 12,5% 11,7% 2,3% 24,4% Mg. Bruta Vendas 9,2% -6,5% 11,4% -3,4% 9,9%

Fonte: Clculos sobre o INE

TAXAS DE CRESCIMENTO CAE 159 - Indstria das bebidas


Ano 1997 1998 1999 2000 00/96 Empresas -2,2% 0,7% -5,1% 11,0% 3,7% Pessoal ao servio -0,3% -3,2% -7,7% 0,6% -10,3% Volume negcios 10,5% 3,4% 4,4% 5,6% 26,0% VAB -2,9% 14,3% 9,5% -8,1% 11,6% Produtividade -2,6% 18,1% 18,5% -8,9% 24,1% C. Med. Pessoal 9,6% 0,3% 9,8% 7,8% 30,1% Mg. Bruta Vendas -0,2% 12,4% 3,0% 2,2% 18,2%

Fonte: Clculos sobre o INE

Peso na CAE 15, em 2000


CAE 151 152 153 154 155 156 157 158 Empresas 5,2% 1,2% 1,7% 5,2% 3,1% 5,3% 1,3% 71,7% Pessoal ao servio 15,6% 5,2% 4,3% 2,9% 7,3% 2,5% 4,0% 44,9% 13,3% C. Pessoal 11,0% 4,3% 5,9% 2,9% 8,7% 2,8% 5,3% 34,8% 20,9% Volume negcios 15,7% 5,8% 4,5% 5,9% 12,5% 4,5% 9,8% 19,7% 21,6% VAB 12,6% 3,8% 4,4% 3,0% 10,3% 3,4% 5,6% 30,5% 26,5% Produtividade 86,2% 72,9% 101,5% 103,5% 140,7% 132,2% 140,2% 67,8% 199,5% C. Med. Pessoal 92,0% 82,8% 136,3% 101,4% 119,1% 110,5% 132,0% 77,6% 157,0%

159 5,5% Fonte: Clculos sobre o INE

22

Peso da CAE 15 na Indstria Transformadora


Ano 1996 1997 1998 1999 Empresas 11,5% 12,3% 10,5% 10,9% Pessoal 11,5% 11,9% 11,2% 11,3% V. Negcios 16,7% 16,7% 15,9% 16,1% 15,7% VABpm 10,7% 10,2% 10,5% 12,4% 11,6% Produtividade 92,5% 86,1% 93,9% 109,6% 103,1% Custos Mdios Pessoal 99,5% 97,2% 97,7% 100,3% 98,7%

2000 11,3% 11,2% Fonte: Clculos sobre o INE

Evoluo do comrcio externo dos Produtos das indstrias alimentares e bebidas (NC 16 a 23)
Exportaes Milhares euros 1996 1997 1998 1999 2000 2001 2002 816991 866946 940553 967708 1022690 1035375 1107442 6,1% 8,5% 2,9% 5,7% 1,2% 7,0% TVH Peso no total nacional 4,3% 4,3% 4,2% 4,3% 3,9% 3,8% 4,1% Milhares euros 1092866 1159516 1340559 1539111 1581613 1605386 1563470 6,1% 15,6% 14,8% 2,8% 1,5% -2,6% Importaes TVH Peso no total nacional 4,0% 4,0% 3,9% 4,2% 3,7% 3,6% 3,8% Saldo Milhares euros -275875 -292570 -400006 -571403 -558923 -570011 -456028 74,8% 74,8% 70,2% 62,9% 64,7% 64,5% 70,8% Tx. cobertura

Fonte: Clculos sobre o INE

Evoluo do comrcio externo NC 16 Preparaes de carnes, peixes e outros


Exportaes Milhares euros TVH Peso no total nacional 0,7% 0,6% 0,5% 0,5% 0,5% 0,4% 0,4% 0,4% Milhares euros 52577 50867 57279 68024 79374 84498 98315 97603 Importaes TVH Peso no total nacional 0,2% 0,2% 0,2% 0,2% 0,2% 0,2% 0,2% 0,2% Saldo Milhares euros 69286 64848 50857 45065 22427 17648 -1258 812 Tx. Cobertura

1995 1996 1997 1998 1999 2000 2001

121863 115715 108136 113089 101801 102146 97057

-5,0% -6,5% 4,6% -10,0% 0,3% -5,0% 1,4%

-3,3% 12,6% 18,8% 16,7% 6,5% 16,4% -0,7%

231,8% 227,5% 188,8% 166,2% 128,3% 120,9% 98,7% 100,8%

2002 98415 Fonte: Clculos sobre o INE

Evoluo do comrcio externo NC 17 - Acares e produtos de confeitaria


Exportaes Milhares euros TVH Peso no total nacional 0,1% 0,1% 0,1% 0,2% 0,2% 0,2% 0,2% 0,2% Milhares euros 153184 190612 178468 177051 184443 187246 192219 204805 Importaes TVH Peso no total nacional 0,6% 0,7% 0,6% 0,5% 0,5% 0,4% 0,4% 0,5% Saldo Milhares euros -141120 -178620 -163456 -123570 -145775 -143940 -143788 -150227 Tx. Cobertura

1995 1996 1997 1998 1999 2000 2001

12064 11992 15012 53481 38668 43306 48431

-0,6% 25,2% 256,3% -27,7% 12,0% 11,8% 12,7%

24,4% -6,4% -0,8% 4,2% 1,5% 2,7% 6,5%

7,9% 6,3% 8,4% 30,2% 21,0% 23,1% 25,2% 26,6%

2002 54578 Fonte: Clculos sobre o INE

23

Evoluo do comrcio externo NC 18 - Cacau


Exportaes Milhares euros TVH Peso no total nacional 0,0% 0,0% 0,0% 0,0% 0,0% 0,0% 0,0% 0,0% Milhares euros 73267 75118 85270 94264 109255 106473 112251 115841 Importaes TVH Peso no total nacional 0,3% 0,3% 0,3% 0,3% 0,3% 0,2% 0,3% 0,3% Saldo Milhares euros -71859 -73539 -83538 -92782 -106984 -104523 -109171 -111995 Tx. Cobertura

1995 1996 1997 1998 1999 2000 2001

1408 1579 1732 1482 2271 1950 3080

12,1% 9,7% -14,4% 53,2% -14,1% 57,9% 24,9%

2,5% 13,5% 10,5% 15,9% -2,5% 5,4% 3,2%

1,9% 2,1% 2,0% 1,6% 2,1% 1,8% 2,7% 3,3%

2002 3846 Fonte: Clculos sobre o INE

Evoluo do comrcio externo NC 19 - Preparaes de cereais, leite; produtos de pastelaria


Exportaes Milhares euros TVH Peso no total nacional 0,3% 0,3% 0,2% 0,2% 0,2% 0,2% 0,2% 0,3% Milhares euros 115974 137166 137205 169874 200095 228978 236514 227654 Importaes TVH Peso no total nacional 0,5% 0,5% 0,5% 0,5% 0,6% 0,5% 0,5% 0,6% Saldo Milhares euros -71826 -82110 -91523 -124076 -153471 -172086 -172696 -148718 Tx. Cobertura

1995 1996 1997 1998 1999 2000 2001

44148 55056 45682 45798 46624 56892 63818

24,7% -17,0% 0,3% 1,8% 22,0% 12,2% 23,7%

18,3% 0,0% 23,8% 17,8% 14,4% 3,3% -3,7%

38,1% 40,1% 33,3% 27,0% 23,3% 24,8% 27,0% 34,7%

2002 78936 Fonte: Clculos sobre o INE

Evoluo do comrcio externo NC 20 - Preparaes de produtos hortcolas, frutas


Exportaes Milhares euros TVH Peso no total nacional 0,7% 0,6% 0,6% 0,5% 0,6% 0,5% 0,5% 0,5% Milhares euros 87441 103862 111210 137570 160763 152664 138577 142288 Importaes TVH Peso no total nacional 0,3% 0,4% 0,4% 0,4% 0,4% 0,4% 0,3% 0,3% Saldo Milhares euros 36723 8406 3278 -18693 -32364 -22127 -12935 -14303 Tx. Cobertura

1995 1996 1997 1998 1999 2000 2001

124164 112268 114488 118877 128399 130537 125642

-9,6% 2,0% 3,8% 8,0% 1,7% -3,7% 1,9%

18,8% 7,1% 23,7% 16,9% -5,0% -9,2% 2,7%

142,0% 108,1% 102,9% 86,4% 79,9% 85,5% 90,7% 89,9%

2002 127985 Fonte: Clculos sobre o INE

24

Evoluo do comrcio externo NC 21 - Preparaes alimentcias diversas


Exportaes Milhares euros TVH Peso no total nacional 0,2% 0,2% 0,2% 0,2% 0,2% 0,2% 0,2% 0,2% Milhares euros 91710 103678 106531 123308 145409 157274 184421 177953 Importaes TVH Peso no total nacional 0,4% 0,4% 0,4% 0,4% 0,4% 0,4% 0,4% 0,4% Saldo Milhares euros -65337 -67198 -66551 -73984 -92831 -92356 -125104 -121669 Tx. Cobertura

1995 1996 1997 1998 1999 2000 2001

26373 36480 39980 49324 52578 64918 59317

38,3% 9,6% 23,4% 6,6% 23,5% -8,6% -5,1%

13,0% 2,8% 15,7% 17,9% 8,2% 17,3% -3,5%

28,8% 35,2% 37,5% 40,0% 36,2% 41,3% 32,2% 31,6%

2002 56284 Fonte: Clculos sobre o INE

Evoluo do comrcio externo NC 22 - Bebidas, lquidos alcolicos e vinagres


Exportaes Milhares euros TVH Peso no total nacional 2,6% 2,7% 2,7% 2,4% 2,6% 2,3% 2,1% 2,3% Milhares euros 218170 226983 226106 288634 385749 375252 352966 347667 Importaes TVH Peso no total nacional 0,9% 0,8% 0,8% 0,8% 1,1% 0,9% 0,8% 0,9% Saldo Milhares euros 228995 275426 310217 249214 189922 219413 233435 282504 Tx. Cobertura

1995 1996 1997 1998 1999 2000 2001

447165 502409 536323 537848 575671 594665 586401

12,4% 6,8% 0,3% 7,0% 3,3% -1,4% 7,5%

4,0% -0,4% 27,7% 33,6% -2,7% -5,9% -1,5%

205,0% 221,3% 237,2% 186,3% 149,2% 158,5% 166,1% 181,3%

2002 630171 Fonte: Clculos sobre o INE

Evoluo do comrcio externo NC 23 - Resduos das indstrias alimentares; alimentos para animais
Exportaes Milhares euros TVH Peso no total nacional 0,1% 0,1% 0,1% 0,1% 0,1% 0,1% 0,2% 0,2% Milhares euros 191167 246102 272222 273446 274025 289228 290121 249658 28,7% 10,6% 0,4% 0,2% 5,5% 0,3% -13,9% Importaes TVH Peso no total nacional 0,8% 0,9% 0,9% 0,8% 0,8% 0,7% 0,7% 0,6% Saldo Milhares euros -172185 -233573 -255582 -260083 -252342 -262946 -238490 -192432 Tx. Cobertura

1995 1996 1997 1998 1999 2000 2001 2002

18982 12529 16640 13363 21683 26282 51631 57226 -34,0% 32,8% -19,7% 62,3% 21,2% 96,5% 10,8%

9,9% 5,1% 6,1% 4,9% 7,9% 9,1% 17,8% 22,9%

Fonte: Clculos sobre o INE

25

Principais pases clientes de NC 16


2002 Exportaes milhares euros 20546,2 19663,9 15118,5 11853,6 4092,8 % no total 20,9 20,0 15,4 12,0 4,2 Ranking 1 2 3 4 5 milhares euros 21737,2 21809,9 11377,5 12111,8 3787,1 % no total 22,4 22,5 11,7 12,5 3,9 Ranking 2 1 4 3 5 2001

Angola Itlia R. Unido Frana EUA

Principais pases fornecedores de NC 16


2002 milhares euros Espanha Alemanha Frana Equador Holanda Fonte: INE 55514,1 18145,4 7983,0 5000,2 2996,5 % no total 56,9 18,6 8,2 5,1 3,1 Importaes milhares Ranking euros 1 2 3 4 5 54619,7 18273,1 7136,5 5037,5 2970,1 2001

% no total 55,6 18,6 7,3 5,1 3,0

Ranking 1 2 3 4 5

Principais pases clientes de NC 17


2002 milhares euros Espanha Arglia Angola Srvia e Montenegro Albnia Fonte: INE 41710,4 3151,1 2242,3 2049,9 658,5 % no total 76,4 5,8 4,1 3,8 1,2 Exportaes milhares euros Ranking 1 2 3 4 5 31128,5 4993,8 2811,3 2586,6 2001

% no total 64,3 10,3 5,8 5,3 -

Ranking 1 2 3 4 -

Principais pases fornecedores de NC 17


2002 milhares euros Maurcia Espanha Cuba Zmbia ndia Fonte: INE 27111,3 19976,5 17711,4 10613,7 10504,2 % no total 13,2 9,8 8,7 5,2 5,1 Importaes milhares Ranking euros 1 2 3 4 5 17528,5 17773,6 17461,6 6675,4 4519,3 2001

% no total 9,1 9,3 9,1 3,5 2,4

Ranking 3 2 4 10 13

26

Principais pases clientes de NC 18


2002 milhares euros Frana Angola Rep. Checa Espanha Blgica Fonte: INE 879,0 466,6 3969,9 354,2 247,3 % no total 22,9 12,1 10,3 9,2 6,4 Exportaes milhares euros Ranking 1 2 3 4 5 337,6 783,2 439,5 0,5 2001

% no total 11,0 25,4 14,3 0,0

Ranking 4 1 3 s.s.

Principais pases fornecedores de NC 18


2002 milhares euros Espanha Frana Alemanha Blgica R. Unido Fonte: INE 50797,1 18052,6 16639,7 6485,7 6274,1 % no total 43,9 15,6 14,4 5,6 5,4 Importaes milhares Ranking euros 1 2 3 4 5 43914,8 19603,4 17496,3 4902,6 7406,2 2001

% no total 39,1 17,5 15,6 4,4 6,6

Ranking 1 2 3 7 4

Principais pases clientes de NC 19


2002 milhares euros Espanha Frana Angola Alemanha R. Unido Fonte: INE 37197,4 9443,8 5863,6 5428,7 3750,8 % no total 47,1 12,0 7,4 6,9 4,8 Exportaes milhares euros Ranking 1 2 3 4 5 27274,0 6980,2 6500,7 4447,8 2778,2 2001

% no total 42,7 10,9 10,2 7,0 4,4

Ranking 1 2 3 4 5

Principais pases fornecedores de NC 19


2002 milhares euros Espanha Frana Alemanha R. Unido Itlia Fonte: INE 93841,4 46496,2 25796,5 17903,5 13160,3 % no total 41,2 20,4 11,3 7,9 5,8 Importaes milhares euros Ranking 1 2 3 4 5 91867,3 56875,7 26792,3 18058,5 14548,5 2001

% no total 38,8 24,1 11,3 7,6 6,2

Ranking 1 2 3 4 5

27

Principais pases clientes de NC 20


2002 milhares euros Espanha R. Unido Holanda Frana Japo Fonte: INE 28809,6 20137,9 10028,2 8823,3 8410,6 % no total 22,5 15,7 7,8 6,9 6,6 Exportaes milhares Ranking euros 1 2 3 4 5 28485,4 25825,8 8906,0 7113,5 8332,2 2001

% no total 22,7 20,6 7,1 5,7 6,6

Ranking 1 2 3 6 4

Principais pases fornecedores de NC 20


2002 milhares euros Espanha Holanda Frana Alemanha Blgica Fonte: INE 61261,1 20339,1 19110,7 15910,5 9293,1 % no total 43,1 14,3 13,4 11,2 6,5 Importaes milhares euros Ranking 1 2 3 4 5 60311,6 17569,5 18232,5 14185,4 11251,3 2001

% no total 43,5 12,7 13,2 10,2 8,1

Ranking 1 3 2 4 5

Principais pases clientes de NC 21


2002 milhares euros Espanha Frana R. Unido EUA Rep. Cabo Verde Fonte: INE 15449,8 12304,2 5234,6 3327,9 % no total 27,5 21,9 9,3 5,9 Exportaes milhares euros Ranking 1 2 3 4 15589,6 15822,5 7039,5 393,0 2001

% no total 26,3 26,7 11,9 0,7

Ranking 2 1 3 15

2506,7

4,5

2244,0

3,8

Principais pases fornecedores de NC 21


2002 milhares euros Espanha Alemanha Frana Itlia Holanda Fonte: INE 73152,7 20177,1 16888,7 11686,6 11230,2 % no total 41,1 11,3 9,5 6,6 6,3 Importaes milhares euros Ranking 1 2 3 4 5 86135,2 21391,5 23362,4 8415,7 9772,5 2001

% no total 46,7 11,6 12,7 4,6 5,3

Ranking 1 3 2 5 4

28

Principais pases clientes de NC 22


2002 milhares euros Frana R. Unido Angola EUA Holanda Fonte: INE 122430,6 74740,6 68885,2 59107,5 55275,7 % no total 19,4 11,9 10,9 9,4 8,8 Exportaes milhares Ranking euros 1 2 3 4 5 115899,8 70836,7 45570,0 48418,2 55990,2 2001

% no total 19,8 12,1 7,8 8,3 9,6

Ranking 1 2 5 4 3

Principais pases fornecedores de NC 22


2002 milhares euros Espanha R. Unido Holanda Frana Alemanha Fonte: INE 134875,3 99935,9 37833,3 24889,2 15829,0 % no total 38,8 28,7 10,9 7,2 4,6 Importaes milhares euros Ranking 1 2 3 4 5 149212,8 118885,2 8255,7 23166,1 20663,9 2001

% no total 42,3 33,7 2,3 6,6 5,9

Ranking 1 2 6 3 4

Principais parceiros comerciais da NC 23 (em 2000)


Clientes Pases Espanha Rep. Cabo Verde EUA Fonte: INE % no total 85,3 4,0 3,6 Pases EUA Argentina Espanha Fornecedores % no total 27,3 25,8 18,8

Estrutura do tecido empresarial


Campanha VQPRD (*) Produo associada Produo individual 2000/2001 Produo associada Produo individual 2001/2002 Produo associada Produo individual (*) Inclui os VLQPRD e VEQPRD Fonte: Instituto do Vinho e da Vinha 1999/2000 1000 hl % 1000 hl % 1000 hl % 1000 hl % 1000 hl % 1000 hl % 1486 40 2252 60 1345 41 1916 59 1741 42 2407 58 Categoria de vinho Vinho Vinho de Regional Mesa 935 1498 63 57 560 1113 37 43 857 1180 64 56 485 928 36 44 932 1313 62 61 568 829 38 39 Total 3920 50 3925 50 3381 50 3329 50 3986 51 3804 49

29

Produo nacional de vinho distribuda por regio vitivincola


Regies vitivincolas 1998/99 Minho 608 Trs-os-Montes 1011 Douro 915 Restantes regies 96 Beiras 381 Do 121 Bairrada 88 Restantes regies 172 Ribatejo 536 Estremadura 698 Terras do Sado 200 Alentejo 241 Algarve 17 Madeira 44 Aores 14 Total 3750 (*) Valores provisrios; Fonte: Instituto do vinho e da vinha 1999/2000 1237 1960 1749 212 1338 444 381 513 854 1514 348 497 23 59 16 7844 Campanha 2000/2001 881 1715 1513 202 1202 400 316 485 744 1306 329 434 14 62 22 6710 2001/2002 1446 2210 1957 254 1390 651 293 447 592 1162 262 646 15 49 15 7789 2002/2003 (*) 836 1638 1462 176 1099 311 370 418 800 1240 350 594 20 51 21 6651

Produo nacional de vinho


Campanha 1993/1994 VQPRD (*) VLQPRD 636 13 800 12 948 13 971 10 969 16 842 22 1166 15 1164 17 1226 16 1015 15 Sub Total 1824 37 3121 48 3028 42 4183 43 2280 37 1910 51 3738 48 3260 49 4148 53 2940 44 1000 hl 1188 % 24 1994/1995 1000 hl 2321 % 36 1995/1996 1000 hl 2080 % 29 1996/1997 1000 hl 3212 % 33 1997/1998 1000 hl 1311 % 21 1998/1999 1000 hl 1069 % 29 1999/2000 1000 hl 2571 % 33 2000/2001 1000 hl 2097 % 31 2001/2002 1000 hl 2921 % 38 2002/2003 1000 hl 1925 (**) % 29 (*) Inclui os VEQPRD (**) Valores provisrios Fonte: Instituto do vinho e da vinha Vinho Regional 678 14 694 11 894 12 1355 14 1005 16 564 15 1495 19 1342 20 1500 19 1391 21 Vinho de Mesa 2369 49 2706 41 3333 46 4174 43 2839 46 1276 34 2611 33 2108 31 2142 27 2320 35 Total 4871 100 6521 100 7255 100 9712 100 6124 100 3750 100 7844 100 6710 100 7789 100 6651 100

Evoluo do comrcio externo de vinho


Exportaes 1995 1996 1997 1998 1999 2000 2001 394131 424878 469777 483514 498817 518376 504201 Importaes 54486 39806 31437 84972 138459 107154 79954 Saldo 339645 385072 438340 398542 360358 411222 424247 Tx. Cobertura 723,4% 1067,4% 1494,3% 569,0% 360,3% 483,8% 630,6%

2002 522715 62945 459770 830,4% Unidade: milhares de euros; Fonte: Instituto do vinho e da vinha

30

Evoluo das exportaes de vinho


Ano VQPRD Vinho de mesa e regional 66303 17 80644 19 106369 23 100287 21 97538 20 94988 18 87161 17 98155 19 Categoria de vinho Vinho Outros Sub-total espumante e vinhos espumoso 2494 6688 114429 1 2274 1 1579 0 1617 0 1768 0 1965 0 1480 0 1411 0 2 6688 2 477 0 109 0 243 0 128 0 161 0 23 0 30 134473 32 158449 34 157820 33 152716 31 156838 30 146573 29 155728 30 VLQPRD Total

1000 38945 euros % 10 1996 1000 44867 euros % 11 1997 1000 50023 euros % 11 1998 1000 55807 euros % 12 1999 1000 53167 euros % 11 2000 1000 59757 euros % 12 2001 1000 57771 euros % 11 2002 (*) 1000 56138 euros % 11 (*) Valores provisrios Fonte: Instituto do vinho e da vinha

1995

269701 70 290405 68 311328 66 325694 67 346101 69 361538 70 357629 71 366988 70

384131 100 424878 100 469777 100 483514 100 498817 100 518376 100 504201 100 522715 100

Evoluo das importaes de vinho


Ano VQPRD Vinho de mesa e regional 28296 52 23315 59 14731 47 66511 78 108087 78 79709 74 54247 68 41525 66 Categoria de vinho Vinho Vinho espumante e licoroso espumoso 11434 129 21 11924 30 12880 41 14657 17 20187 15 19508 18 17504 22 15528 25 0 317 1 216 1 456 1 881 1 583 1 648 1 766 1 Outros vinhos 11368 21 2697 7 2287 7 1287 2 7084 5 4340 4 3435 4 1886 3 Total

1000 3260 euros % 6 1996 1000 1552 euros % 4 1997 1000 1323 euros % 4 1998 1000 2061 euros % 2 1999 1000 2219 euros % 2 2000 1000 3015 euros % 3 2001 1000 4120 euros % 5 2002 (*) 1000 3239 euros % 5 (*) Valores provisrios Fonte: Instituto do vinho e da vinha

1995

54486 100 39806 100 31437 100 84972 100 138459 100 107154 100 79954 100 62945 100

31

Anda mungkin juga menyukai